São João Batista

Hoje, 24 de Junho, é dia de São João Batista.
Descendente de Abraão, patriarca hebreu que deu início à historia do povo de Israel, e primo da Virgem Maria, São João Batista teve como pai o sacerdote Zacarias, para quem o Arcanjo Gabriel apareceu anunciando-lhe que sua esposa Isabel, já idosa, teria um filho, e que o menino seria precursor de Jesus Cristo. Segundo Lucas, isso aconteceu no ano 5 a.C., no território onde habitava a tribo de Judá.

João preparou-se para a missão que lhe havia sido confiada passando sua juventude no deserto, e lá se dedicando ao jejum e às orações. Até que por volta do ano 25 ele finalmente iniciou sua vida de pregador às margens do rio Jordão, proclamando a chegada de Jesus como o Cordeiro de Deus que daria o batismo à humanidade. João também pregou na corte de Herodes Antipas, tetrarca da Galiléia, condenando a vida escandalosa do homem que tomara para mulher a esposa de seu irmão, chamada Herodíades. Por isso foi preso e encarcerado, só não sendo condenado à morte porque o governador conhecia a popularidade do pregador e temia a reação do povo diante dessa medida extrema. Porém, durante as comemorações pelo aniversário de Herodes, a filha de Herodíades, chamada Salomé, dançou entre os convidados, agradando tanto ao aniversariante que este prometeu atender a qualquer pedido feito pela moça. E esta, instigada pela mãe, exigiu a cabeça de João Batista, que lhe foi trazida numa bandeja (ilustração abaixo).
O historiador judeu Flávio Josefo (37-95), autor de obras como A Guerra Judaica e Antiguidades Judaicas, entre outras, explica nesta última, que narra a história dos judeus desde a criação do mundo até a guerra com Roma, que a morte de João Batista aconteceu porque Herodes temia sua grande popularidade, acrescentando que o povo israelita passou a considerar a destruição do exército do governador pelos nababeus, em 36, como uma manifestação da cólera divina diante do sacrifício do pregador.
São João é chamado Batista pela importância que dava ao batismo, um ritual de purificação corporal onde a imersão na água simbolizava a mudança interior de vida. E de Precursor porque iniciou sua pregação antes de Jesus, mas anunciando sua chegada. Sua festa é comemorada em 24 de junho, data considerada pela Igreja Católica como sendo a do seu nascimento.
Sabe-se que foi a partir das sílabas iniciais dos versos da primeira estrofe do hino litúrgico em honra de São João Baptista. que se formaram os nomes das notas musicais. Veja-se como:
Ut queant laxis
Ressonare fibris
Mira gestorum
Famuli tuorum,
Solve polluti
Labii reatum,
Sancte Johannes.
O ut foi depois substituído por dó. O si é constituído pelas letras iniciais latinas de Sancte Johanes (São João: o j lia-se como i).
Herodes, o Grande, governador da Galiléia, morreu em 4 a.C. e era vivo na época do nascimento de Jesus e de João Baptista, tal como informam os registros. Quando Marco António morreu, Herodes colocou-se ao lado de Otaviano, que decretou o recenseamento de todo o império romano no 3º mês do ano 8 a.C., visando melhorar o processo de arrecadação de impostos e tributos. Os judeus sempre ofereceram resistência a este tipo de contagem do povo, e por este motivo, no reino de Herodes, ela foi protelada até ao 7 a.C..
Jesus nasceu no ano do recenseamento. José foi a Belém para recensear a sua família, e foi em Belém que Jesus nasceu. Em Belém, o registro da ocorrência do recenseamento do povo ocorre no oitavo mês do ano 31, do reinado de Herodes, tendo este morrido 2 anos depois, em 4 a.C.. Isto coloca o nascimento de Jesus em agosto de 7 a.C.. De acordo com o “Evangelho Segundo São Lucas”, Isabel, mãe de João Batista, estaria com seis meses de gestação quando foi visitada por Maria, e esta já sabia estar grávida, o que carecia de pelo menos um mês para se tornar conhecido por ela. Considerando estes dados, pode-se dizer que os meninos teriam cinco meses de diferença, o que remeteria o nascimento de João Batista para o segundo mês do mesmo ano, ou seja, fevereiro de 7 a.C..
FERNANDO KITZINGER DANNEMANN
Publicado no Recanto das Letras em 27/04/2008
Código do texto: T964341

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 25

  1. Isabel é irmã de Maria. João (seis meses mais velho) e Jesus são primos.
    @MDD – Sim, eles são primos.

  2. […]Acaso tendes piedade de Deus? A verdadeira caridade consiste em um transe espiritual pelo qual o discípulo chega à consciência da divindade contida em tudo que existe. Aos olhos de um vidente, a alma de um tal homem desabrocha como um Sol. Desse momento em diante, uma nova luz ilumina o mundo, um novo farol aponta o Caminho, a Ressurreição e a Vida. Tais são os Pelicanos, tais são os verdadeiros Sacrifícios (isto é, aquilo que é feito sagrado), tais são os Filhos da Luz, e é esta Luz que é a verdadeira caridade. Não dês esmolas aos mendigos; anula a mendicância no teu íntimo, e dá Vida, Amor, Liberdade e Luz à humanidade em peso. Que ouça aquele que tem ouvido de ouvir. […]
    Marcelo (mar)Motta – Chamando os Filhos do Sol

  3. Se a morte dele ocorreu a comando de Herodes por causa da popularidade dele, então a história de Salomé pedir a cabeça é "fake"? Ou entendi errado?

    1. sinto, creio que entendeu errado a razão de sua morte foi sim a competição com Herodes que se sentiu ameaçado pela popularidade de João Batista, acontece que se você tenta se colocar naquela época, entenderá que um homem que encarou o homem mais poderoso da região na época, pregando a monogamia e dizendo que o Slavador estava para chegar ” JESUS”, então o cortar a cabeça foi a gota dágua.

  4. DD, gostei da história das notas musicais.
    Tem algum texto falando mais sobre isso (que eu possa ler, claro)?
    E só uma coisinha gramatical chata: as notas musicais são femininas, a dó, a ré, a mi, a fá, a sol, a lá e a si.
    O interessante é que O dó é aquele sentimento de pena, no masculino.
    Enfim, como eu disse, coisinhas gramaticais. XD

  5. Certa vez li uma teoria da descendencia de ambos serem de faraos hicsos, e que joão batista seria o verdadeiro herdeiro.. com a sua morte jesus assumiu a posição.
    pelo que lembro era mais ou menos isso.

  6. Meu pai São João Batista é Xangô
    Senhor do meu destino até o fim
    Se um dia eu perder a fé no meu senhor
    Que role essa pedreira sobre mim

  7. Mestre Del Debbio, de acordo com algumas fontes, não houve o recenseamento do povo Judeu e Jesus teria nascido na Galiléia, sendo que o fato dos evangelistas colocarem o nascimento de Jesus em Belém uma alegoria à David.
    Pelo menos eu já li isso em mais de um lugar.
    Abraços Fraternais e que a luz do Grande Sol Central brilhe sobre nós!

  8. Estranho!
    No hemisfério sul o solstício de inverno acontece no dia 21 ou 22 de Junho, aonde o sol para de se mover 3 dias e sobe dinovo…. o que da em 24 ou 25 de Junho! Mesma coisa para Jesus, mas no hemisfério norte (e no caso é dezembro)!!

  9. Post Comemorativo vale pergunta????
    Peraê, tio!!!
    O tal do Jonas, que vê a luz mas não é a luz, não veio uns 200 anos antes de J.C., retomando ritos eleusios e essênios e tudo mais?

  10. Salve Tio!
    Então quer dizer que o dia de São João, na realidade simboliza o dia que O Grande Espírito do Sol, adentrou em Yeshua, ou seja a “chegada” do Cristo?
    Nos solstícios de inverno, acontecem alterações nas vibrações e na energia telúrica?
    Se sim, existe algo para acrescentarmos em nossos rituais, ou algum ritual específico, para que os Aprendizes aproveitem melhor essas energias?
    Que a Paz emane de Ti!

  11. Você parece falar demais da maçonaria. Não é uma crítica, só não me parece que esse seja o meio ideal, vai gerar mais dúvida que resposta, e algo que você colocou (em outros tópicos, não esse, óbviamente) me pareceu inadequado de ser tão exposto, mesmo sendo só a pontinha de um grande iceberg.
    Mas se quiser conversar, a gente se fala pelo meu e-mail, ok?
    @MDD – Na verdade, eu falo o ponto exato até onde posso falar. O suficiente para elucidar as maluquices que a Igreja e gente como Leo Taxil inventaram e que são repassadas por ai por pessoas de má fé. Mas obviamente eu nunca falarei neste blog nada que não possa ser dito. Não sejamos inocentes de não achar que pessoas dentro da maçonaria, assim como alguns céticos, ateus e evangélicos, são fieis leitores do blog, com a intenção somente de pegar qualquer erro meu para me ferrar depois…

  12. Ola MDD,
    Porque alguns dizem que São João Batista é patrono da Maçonaria?
    @MDD – Não é o Sao Joao Batista, é o Sao Joao de Jerusalem nosso padroeiro.

  13. eu prefiro as informações de João cap, 1 que diz, no princípio era o verbo , o verbo estava com DEUS, O VERBO ERA DEUS, TODAS AS COISAS FORAM FEITAS POR ELE E SEM ELE NADA DO QUE FOI FEITA SE FEZ, ELA É A LUZ DOS HOMENS, resumo, Jão é categórico em dizer que Jesus, é do céu, viveu desde a eternidade, hexiste eternamente, e que o seu endereço verdadeiro é : SENHOR DOS SENHORES REI DA GLÓRIA, PRÍNCIPE DA PAZ, SALVADOR DE TODOS QUE ACREDITAM EM SEU PODEROSO NOME, esse é o maior evangelho, Jão não se preocupa em dar a cidade terrena de Jesus, prefere dizer onde ele sempre viveu e sempre viverá, no eterno lar celestial,

  14. Ele veio de qual tribo? Mandeístas, Essênios ou Nazarenos?
    Estava lendo sobre a “Ordem de São Benedito” e “Ordem dos Cartuxos” e a segunda me lembrou muito os primeiros cristãos:
    “Os monges que louvaram a solidão quiseram dar depoimento do mistério cujas riquezas experimentavam, e que só os bem-aventurados conhecem plenamente. Ali se leva a cabo um grande mistério, isto é, de Cristo e da Igreja, cujo eminente exemplar o encontramos em Maria Santíssima ; o qual está também inteiramente oculto em toda alma fiel, e a solidão tem a virtude de revelá-lo mais profundamente. ”
    “Assim aprenderão a reprimir com o espírito as obras da carne, e a levar em seu corpo a mortificação de Jesus, a fim de que também a vida de Jesus se manifeste em seus corpos. ”
    via: http://www.chartreux.org/pt/frame.html
    Elas também falam muito do manter o silêncio, você sabe o porquê disso?

  15. ps: Mais uma curiosidade é que o símbo da Ordem Dos Cartuxos é um símbolo alquímico, E o de São Benedito parece um ancestral desse símbolo…

  16. MDD,
    Estamos chegando próximo à data da festa de São João. Se puder, você poderia publicar um texto contando sobre a origem dessa festa e seus significados, antes da igreja Católica transformar na festa de São João Batista?
    Por que é usado o simbolismo do fogo (fogueira, balões, fogos de artifício) ?
    Obrigado

  17. Herodes, o Grande, governador da Galiléia, morreu em 4 a.C. e era vivo na época do nascimento de Jesus e de João Baptista, tal como informam os registros.
    Não entendi… Ele morreu antes de Cristo mas era vivo quando Jesus nasceu? Ta meio contradizente não? Tipo pular pra baixo??? ou descer pra cima?? abs!
    @MDD – “Isto coloca o nascimento de Jesus em agosto de 7 a.C”… ta faltando entendimento de texto ai, ne?

  18. Agora entendi, não tinha lido todo o artigo primeiro, mania que eu tenho de perguntar antes de ler ou esperar o outro falar. Valeu por me mostrar isto Tio. Abs!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas