São Cipriano e a Linha dos Pretos-Velhos

Muito se fala sobre São Cipriano mas poucos conhecem a história e a representação deste personagem tão controversoe tão misterioso. Muitos procuram os conhecimentos mágicos de São Cipriano mas poucos conhecem sua mais poderosa magia. Muitos pedem a São Cipriano mas poucos entendem seu real poder transformador. Portanto, hoje quero falar um pouco sobre a figura de São Cipriano e sua importante representação para a Umbanda.

Tascius Caecilius Cyprianus, nasceu na cidade de Antioquia, na Turquia. Foi nesta cidade que, quando o Cristianismo era apenas uma pequena seita religiosa, Paulo pregou o seu primeiro sermão numa Sinagoga, e foi também ali que os seguidores de Jesus foram chamados de Cristãos pela primeira vez.
Antioquia era a terceira maior cidade do império romano, conhecida pela sua depravação. Nesta metrópole conhecida por “Antioquia, a Bela”, ou a “Rainha do Oriente”, tal era a beleza da arte romana e do luxo oriental que se fundiam num cenário deslumbrante, a população era maioritariamente romano-helênica, e o culto dos deuses era a religião oficial. Alguns dos cultos religiosos estavam associados a deusas do amor e da fertilidade, pelo que a lascívia, perversão e a libertinagem eram famosas nesta cidade.
Foi neste ambiente religioso e cultural que Cipriano nasceu em 250 d.e.c., filho de Edeso e Cledónia. Nutria uma verdadeira vocação e gosto pelos estudos místicos e religiosos, sendo admitido num dos templos sagrados da cidade para realizar os seus estudos sacerdotais e místicos. Entrou assim em contato com as ciências ocultas, e aprofundou afincadamente os seus estudos de feitiçaria, rituais sacrificiais e invocações de espíritos, astrologia, adivinhação etc, dedicando a sua vida ao estudo das ciências ocultas. Ficou conhecido pelo epíteto de “O Feiticeiro”, alcançando grande fama sendo reconhecido como um poderoso feiticeiro, capaz de grandes prodígios.
Por volta dos seus 30 anos Cipriano encontra-se na Babilônia, onde encontra a bruxa Évora. Estudando com ela, Cipriano desenvolve as suas capacidades premonitórias e outras matérias sobre as artes da bruxaria segundo as tradições místicas dos Caldeus. Após o falecimento da Bruxa Évora Cipriano herda os seus manuscritos esotéricos, dos quais extrai muito da sua sabedoria oculta.
Ao fim de algum tempo, Cipriano já domina as artes das ciências de magia negra contatando demônios. Diz-se que se tornou amigo intimo de Lúcifer e Satanás, para os quais conseguia angariar a perdição de muitas belas e jovens mulheres, o que muito agradava aos diabos, que em troca lhe concediam grandes poderes sobrenaturais.
Com esse poder infernal, Cipriano construiu uma carreira de bruxo com grande fama, produzindo grandes feitos, o que lhe valeu uma imprescindível reputação de grande feiticeiro. Muitas pessoas de todos os quadrantes geográficos procuravam os seus serviços místicos e os seus ganhos financeiros eram assinaláveis.
Cipriano foi autor de diversas obras e tratados místicos e era já um feiticeiro respeitado, reputado e temido quando foi contatado por um rapaz de nome Aglaide. O rapaz estava ardentemente apaixonado por uma belíssima donzela cristã de nome Justine. Sendo rico Aglaide rapidamente encontrou o consentimento dos pais de Justine quanto a um casamento com ela, contudo a donzela professava uma forte fé cristã e desejava manter a sua pureza oferecendo a sua virgindade a Deus. Por esse motivo Justine recusou-se a casar. Desgostoso, mas com forte determinação em possuir Justine, Aglaide encomendou os serviços espirituais de Cipriano.
Cipriano usou de toda a extensão da sua bruxaria para fazer Justine cair nas tentações carnais, que a levariam a oferecer-se para Aglaide e renunciar à sua fé Cristã.
Cipriano fez uso de diversos trabalhos malignos, contudo nenhum deles surtiu qualquer efeito. Para espanto de Cipriano todo o batalhão de feitiços que usava era repelido pela jovem rapariga apenas através do sinal da cruz e das suas orações. Acostumado a fazer belas moças cair na tentação da carne e assim levá-las a entrar pelos caminhos da luxúria, Cipriano não conseguia entender o que estava acontecendo. Ele encontrou muitas dificuldades e noite após noite visitava a jovem Justine com a sua infernal quantidade de feitiços. Nada resultou.
Cipriano desiludiu-se profundamente com as suas artes místicas que até então tinham funcionado tão forte e infalivelmente, para agora serem derrotadas por uma mera donzela com fé no Deus de Cristo. Aconselhado por Eusébio, um amigo seu, e observando o poder da fé de Justine, Cipriano converteu-se ao Cristianismo. Assim fazendo-o, o feiticeiro destruiu todas as suas obras esotéricas e tratados de magia negra, assim como ofereceu e distribuiu todos os seus bens materiais e riquezas aos pobres.
Depois de se converter, Cipriano ainda foi fortemente atormentado pelos espíritos de bruxas que o perseguiam, mas teve fé e assim afastou de si tais aparições que apenas pretendiam reconduzi-lo aos caminhos da feitiçaria. A fama de Cipriano era contudo grande e as noticias da sua conversão ao cristianismo chegaram à corte do Imperador Diocleciano que tinha fixado residencia na Nicomédia.
Cipriano e Justine foram perseguidos, aprisionados e levados ao imperador, diante do qual foram forçados a negar a sua fé. Justine foi despida e chicoteada, ao passo que Cipriano foi martirizado com um açoite de dentes de ferro. Mesmo com a carne arrancada do corpo a cada flagelação do chicote com dentes de ferro, Cipriano não negou a sua fé e Justine manteve-se sofredoramente fiel a Deus.
Perante a recusa de Cipriano e Justine em renunciar à sua fé, o imperador os condenou à morte sendo decapitados em 26 de Setembro de 304 d.e.c., juntamente com um outro mártir de nome Teotiso. Aceitaram a sua execução com grande fé e serenidade, tendo falecido com coragem e dignidade. Os seus corpos nem sequer foram sepultados, e ficaram expostos por 6 dias. Foi um grupo de cristãos que, comovidos pela barbaridade, recolheu-os.
Mais tarde, o imperador cristão Constantino (272 – 337 d.e.c. ) ordenou que os restos mortais de Cipriano fossem sepultados na Basílica de São João Latrão, localizada em Roma, que é a catedral do Bispo de Roma, ou seja: o papa. Foi na “Omnium Urbis et Orbis Ecclesiarum Mater et Caput” (mãe e cabeça de todas as igrejas do mundo) que São Cipriano, o santo e mártir, encontrou o seu eterno repouso.
Todo percurso de São Cipriano é um verdadeiro hino à vida no esplendor da sua existência: do diabo a Deus, dos demônios aos anjos, da feitiçaria à fé crista, da magia negra à magia branca, em tudo São Cipriano mergulhou, estudou e viveu. Do pecado à virtude, da luxúria à santidade, da riqueza à pobreza, do poder à martirização, se alguém é digno de um percurso de existência completo, rico e enriquecedor, eis que este santo assim o representa.
Controverso e polêmico, São Cipriano é a própria noção de evolução espiritual através da profunda vivência das mais diversas realidades espirituais (do mais profano excesso, à mais sacrificada ascese) encontra corpo na vida e obra deste feiticeiro e mártir.
E VOCÊ SABIA que a Linha das Almas ou Linhas dos Pretos-Velhos também é conhecida como Linha de Yorimá ou Linha de São Cipriano e que dentro dessa linha de trabalho encontram-se pretos-velhos com o nome simbólico de Pai Cipriano?
Veja só, a Vibração de Yorimá é a Potência da Palavra da Lei, Ordem Iluminada da Lei, Palavra Reinante da Lei. Esta Linha ou vibração é composta pelos primeiros espíritos que foram ordenados a combater o mal em todas as suas manifestações, são verdadeiros magos que usam da roupagem fluídica de Pretos Velhos, ensinando as verdadeiras “mirongas” sem deturpações. São os Mestres da Magia e experientes devido às seculares encarnações.
Esta Linha, que ora se diz como linha dos Pretos-velhos, ora como dos Africanos, de São Cipriano, das Almas, tem como Chefes principais Pai Guiné, Pai Tomé, Pai Arruda, Pai Congo de Aruanda, Mãe Maria Conga, Pai Benedito e Pai Joaquim. São entidades muito evoluídas que há vários milênios encarnaram e desencarnaram adquirindo, assim, muita experiência no dia a dia da humanidade. Eles são a DOUTRINA, a FILOSOFIA, Mestrado da Magia, em fundamentos e ensinamentos.
Os Preto-Velhos da Umbanda representam a força, a resignação, a sabedoria, o amor e a caridade. São um ponto de referência para todos aqueles que necessitam pois curam, ensinam, educam pessoas e espíritos sem luz. Eles representam a humildade, não têm raiva ou ódio pelas humilhações, atrocidades e torturas a que foram submetidos no passado. Com seus cachimbos, fala pausada, tranquilidade nos gestos, eles escutam e ajudam aqueles que necessitam, independentes de sua cor, idade, sexo e religião.
Não se pode dizer que em sua totalidade esses espíritos são diretamente os mesmos pretos-velhos da escravidão. Pois, no processo cíclico da reencarnação passaram por muitas vidas anteriores onde foram negros escravos, filósofos, médicos, ricos, pobres, iluminados e outros. Mas, para ajudar aqueles que necessitam, escolheram ou foram escolhidos para voltar à Terra em forma incorporada de preto-velho.
Por isso, se você for falar com um preto-velho, tenha humildade e saiba escutar, não queira milagres ou que ele resolva seus problemas, como em um passe de mágica, entenda que qualquer solução tem o princípio dentro de você mesmo, tenha fé, acredite em você, tenha amor, Amor a Deus e a Você mesmo.
Tenha certeza, assim como a transformação que ocorreu na vida de São Cipriano, os Pretos Velhos transformam a nossa vida se houver Amor.
É incrível o poder que o Amor, e consequentemente nossos queridos Pretos Velhos, tem de transformar as pessoas.
É absolutamente incrível a transformação que os Pretos Velhos são capazes de fazer na vida, no íntimo e no envolta das pessoas. É absurdamente incrível como o amor, simples e puro, é capaz de transformar.
Triste daquele que ainda não sabe amar. Triste daquele que ainda não conhece esse poder. Triste daquele que ainda não foi tocado pelo Amor de um Preto Velho!
Cada um colherá aquilo que plantou. Se tu plantaste vento colherás tempestade, mas se tu entenderes que com luta o sofrimento pode tornar-se alegria vereis que deveis tomar consciência do que foste teu passado aprendendo com teus erros e visando o crescimento e a felicidade do futuro. Não sejais egoísta, aquilo que te fores ensinado passai aos outros e aquilo que recebeste de graça, de graça tu darás. Porque só no amor, na caridade e na fé é que tu podeis encontrar o teu caminho interior, a luz e DEUS
– Pai Cipriano através do médium Etiene Sales 09/97
Texto de Mãe Mônica Caraccio, do blog Minha Umbanda.

Este post tem 73 comentários

  1. Igor

    Esse cristianismo que ele se converteu foi o fundamentalista ou o que acreditava em reencarnação, etc? Essa magia branca que você quer dizer, é dos essênios?
    @MDD – A história é toda enrolada com lendas e fatos. É possível que tenha sido a ICAR mesmo. Não esqueça que a ICAR é a religião mais macumbeira que existe, cheia de rituais e magias.

    1. Alessandra

      Três almas que morreram por amor, 3 almas que morreram afogadas, junte-se as três mais seis, vão ao coração de (zé ruela). Dêem 3 apertos, 3 beliscadas. Se ele Estiver Dormindo, que não durma, Se Estiver Amando Outra, que não ame, Se Ele Estiver Bebendo, que nao beba, Se Estiver comendo, que não coma, Se Estiver Trabalhando, Que nao consiga trabalhar. Abra a porta E faça que (zé ruela) Não tenha sossego Enquanto não voltar pra mim e dizendo que sou sua mulher,me respeitando e me considerando e dizendo que me ama, Assim Seja, Assim Será,Assim seja feito. Esta Simpatia deve ser publicada assim que terminar a oraçao.
      @MDD – e se eu trocar o nome que voce colocou ali por “zé ruela”? cuidado com o que deseja quando vier no meu blog. O feitiço pode se voltar contra a feiticeira kkkkk

  2. Eduardo

    Marcelo,
    A cerca de um mês atrás meu pai foi assassinado. Eu moro no interior do RS e não existem muitos centros kardecistas por perto, por isso, fui até Porto Alegre, num conceituado centro espírita, para procurar alguma orientação.
    Participei do atendimento espiritual, que seria a psicografia (imaginava eu). Depois de uma grande espera, recebi uma mensagem totalmente genérica, me dando algumas orientações. Mas foi algo muito diferente do que esperava. Não se parecia em nada com aquilo que eu esperava ou que a gente ouve falar ou vê por exemplo, em livros e filmes do Chico Xavier. Duvido muito que aquela mensagem tenha sido ditada por algum espírito. É algo que qualquer um poderia ter escrito, uma amontoado de frases feitas. O tipo de coisa que os céticos chamam de leitura fria (quase gelada). E conversando com as outras pessoas no local, vi que o procedimento era semelhante para todos.
    Pq isso aconteceu? A psicografia realmente acontece ou as pessoas se contentam e acreditam com coisas deste tipo? O centro não tinha preparo para fazer este tipo de procedimento ou não era momento de eu procurar este serviço?
    @MDD – Muito provavelmente foi picaretagem, intencional ou não. Se o seu pai não estava ligado a nenhuma egrégora e, como você falou que ele foi assassinado, posso afirmar com grande grau de certeza que ele ainda deve estar em algum hospital astral, se recobrando e remontando o perispírito dele. Eu não aprovo de maneira nenhuma esse tipo de “trabalho” de centros kardecistas porque, em sua maioria, são leituras frias e farsas que só dão margem pros pseudo-céticos criticarem depois. Um mês de desencarne, vindo de alguém que teve uma morte não-natural é muito pouco tempo para conseguir uma mensagem mediúnica. Eu já vi centenas de psicografias nestes vinte anos de pesquisa, mas a imensa maioria delas era de pessoas falecidas há meses ou anos, que é o tempo até elas se reestruturarem na vida do lado de lá. Sinto muito por sua perda, mas até que seu pai tenha consciência plena do que aconteceu e de toda a situação, ele provavelmente não terá autorização para entrar em contato com a sua família, pois isso atrapalharia o desenvolvimento dele no astral.

    1. Renato Rios

      meu pai, que morreu em um acidente de carro demorou quase 15 anos pra mandar uma msg…
      força e luz!

    2. Rocket

      Há que se analisar tudo né… Vejamos: é (ou seria…) óbvio, em um centro espírita em que militem algumas pessoas com um razoável nível de instrução, que nem seria necessário psicografia. Algum membro da casa se encarregaria de dar exatamente a explicação que o MDD deu. Consolaria, e não daria falsas expectativas.
      Como diz um conhecido meu, trabalhador de outra casa: “para que chamar um espírito – ou seja, uma outra pessoa – para fazer aquilo que EU posso?”
      Quanto a psicografia, também não á para puxar direto para o lado da picaretagem. Já vi acontecer dessas (de deixarem um parente em busca de mensagem assistir mediúnica, e de não dizerem para a pessoa que talvez isso nem ocorra), e o que os espíritos fizeram foi justamente trazer uma mensagem genérica de consolação e esperança (sabiam – obviamente – que o desencarnado não tinha condições de comunicação mas também não deixaram a criatura encarnada só ali no sofrimento da expectativa). Mas cada caso é um caso.
      Repito que não havia nem necessidade de psicografia, pelos motivos que o MDD expôs. Não conheço a casa, mas acho a probabilidade de fraude consciente baixa.
      Acho que é falta de instrução mesmo!!!!!
      P.S. ao MDD: interessante a menção ao teu trabalho em regiões umbralinas. Em que termos se deram? Desdobramento consciente, ou alguma outra modalidade? Gosto do tema, e tenho uma pergunta a fazer sobre isso. Alguns espíritas colegas me afirmaram a possibilidade de desencarnar fazendo isso (desdobramento consciente em região umbralina). Motivo: espíritos capazes de cortar o cordão de prata. Me deram a impressão que isso era até facinho. Um outro espírita (mais experiente e com mais anos nisso do que os outros) me afirmou o contrário. E a sua opinião?????
      Grato e abraço

    3. Edintruder

      Eduardo, esfrie a cabeça, aquiete o teu coração. As coisas chegam para nós no momento que devem chegar. Deus nunca erra e nunca comete injustiças, as tuas aflições maltratam tanto a você mesmo como ao teu pai que precisa se recuperar e tomar consciência da nova situação dele. Pelo teu conhecimento do assunto, vejo que o teu pai não era uma pessoa muito ligada ao espiritismo, e a falta de conhecimento e estudo pesa muito nessa hora. As pessoas ficam tão ligadas à matéria que sofrem muito para se desligar de tudo. Por isso é que ficam longe da família se recuperando para poder voltar a sua verdadeira vida.
      Procura qualquer centro espírita, quanto mais simples melhor. Procure se preferires um centro de umbanda. Tenta adquirir conhecimento. Transforma esse sentimento em uma nova oportunidade de crescimento espiritual, afinal, é para isso que voltamos à matéria. O teu pai dará comunicação quando for a hora e tiver permissão e ajuda para isso. Na mesma hora, tu serás levado para receber essa comunicação através da inspiração.
      Reza pelo teu pai e pela iluminação dele, enxuga as lágrimas e entrega nas mãos de Deus pois ele sabe o que faz e ama igualmente todos os seus filhos.
      Deus te abençoe.

      1. Leonardo

        Infelizmente, em sua grande maioria essa onda de psicografias no espiritismo e guias baixando na umbanda, são mistificações, as quais o médium pode fazer consciente ou inconscientemente.
        a mediunidade alta ao grau de psicografia e incorporação é rara, tanto o aparelho (cavalo) quanto os espíritos já o sabem antes da vinda deste médium ao plano físico, que trabalharão com ele. Acompanham-no desde a infância, o que em alguns casos ajuda e em outros atrapalha a pessoa. Vide quantas pessoas estão nos manicômios pq ouvem vozes ou veem coisas desde crianças.
        Chico Xavier foi um fenômeno raro. Um aparelho humilde e digno de Emmanuel e André Luiz e outros, mas não se enganem, diferente do que alardeiam é raríssimo o médium de psicografia e o de incorporação.

  3. G. Leão

    Texto maravilhoso, mais uma vez. Muito bom saber um pouco mais sobre a história deste ser, que é tão deturpada e só reforça uma coisa que a muito já desconfiava. Livro de São Cipriano (capa preta, prata, vermelha, azul de bolinha branca) = bullshit, pois como vc mesmo descreve no texto, todos seus manuscritos foram eliminados, quando ele se tornou cristão.
    E sober os pretos-velhos, sem comentários, pois como diz uma grande amigo e irmão “não existe nada melhor que sentar aos pés de um preto velho e escutar suas palavras…é como se falassem direto ao coração.”
    Abraços!

  4. raph

    Há um caminho sedutor, de conquistas aparentes, mas que em realidade se trata de um beco sem saída. Cipriano acreditou que a conquista se dava pela sedução, mas depois compreendeu que somente pelo amor se conquistavam aos espíritos em realidade. Então do caminho sem saída partiu para um caminho do qual nem sequer os mais santos vislumbram até onde possa chegar…

  5. Maria Cris

    Lindo texto, realmente tocante! Nesse mundo em que vivemos hoje, temos a tendência de colocar TUDO na frente de nós mesmos, e nos esquecemos que sem AMOR não há NADA!
    Obrigada!

  6. TiagoMazzon

    Belíssimo texto. Vou favoritar esse blog “Umbanda SJC”. Não conhecia a história de São Cipriano.

  7. D

    Então a Umbanda também não gosta do sexo…. ou é só a brasileira ?
    Parece quase que eu lí uma mistura de uma cartilha evangélica com alguma coisa séria. Uma historinha para captar a atenção de alguns, a velha ladainha do sexo, perversão, diabos, lá vem o mal lá vai o mal….
    E então alguma coisa interessante de verdade….
    Estranho isso ._.

    1. Edintruder

      Respondo para quem ler e tiver a mesma perspectiva que o “D”, pois são mais de 2 anos entre a mensagem dele e a minha.
      O texto não falava de sexo, mas de promiscuidade e libertinagem. Sexo com amor é diferente de sexo por aventura.
      A energia sexual é a mais desenvolvida e poderosa no corpo humano, o ser humano precisa extravasar essa energia. Isso é ser humano e estar na matéria.
      O problema é quando o cara fica só nisso, aonde se transforma em uma bateria de energia sexual, atraindo energias na mesma frequência e dando brechas para entidades que querem “roubar” essa energia.
      Se não fosse essa energia, o ser humano teria se extinguido. É necessária e presente nas nossas vidas. É preferível a masturbação do que te ligares com pessoas que estão conectadas à entidades sugadoras dessa energia, usando a libertinagem e falta de pudores como forma de atração.

  8. Wellington

    Já que o assunto é sobre os Pretos-velhos e como você, Deldebbio, é pesquisador deste assunto e, me parece, ser um dos seus temas favoritos, quem sabe você não me ajuda.
    Gostaria de falar sobre uma dúvida que me persegue a um tempo e ainda não consegui encontrar uma explicação. As vezes eu passo horas pensando no mundo dos espíritos e em toda a sua complexidade e sempre tenho a sensação de estar na toca do coelho vislumbrando o país das maravilhas. Na minha compreenção particular, o mundo dos espíritos deveria ser como um deserto que a verdade impera eternamente. Ou seja, no mundo dos espíritos deveria haver uma uniformidade muito definida no modo de pensar e agir onde naturalmente os espíritos compartilhassem as mesas idéias, afinal o véu foi levantado e a névua que “castrava” o pensamento encarnado desapareceu.
    Mas, cada vez que me aprofundo nos estudos, percebo que o mudo dos espíritos está mais para uma grande floresta com muitas espécies de árvores diferentes mas todas separadas por suas particularidades que devidem apenas o espaço comum.
    Sei que livro dos espíritos diz que os espíritos determinam suas convivências de acordo com a afinidade. No me entender, isto significa que um espírito superior convive com espíritos superiores mais ou menos no mesmo nível e se afasta dos inferiores. Mas ao ler sobre os pretos-velhos com sua típica linguagem simples dos suncês e mizifis, com suas necessidades de fumar e beber, me pergunto como encaixar isto com os espíritos também elevados e de comportamento aparentemente nobre, quase prepotente, do Allan Kardec. É como se, mesmo lá, eles não se misturam. Mesmo sendo elevados, os pretos-velhos continuam com um comportamento terreno e simpáticos ao terreiro. Daí me pergunto, cade a evolução? Ou meu entendimento de evolução está deturpado?
    Outra coisa que me incomoda são os ensinamentos espíritas. 90% deles estão muito ligados a ideia ocidental do ideal bom e mal. Se eles são guiados por espíritos evoluídos, porque afinal de contas os ensinamentos não exploram a verdade universal e de proveito geral, não se limitando ao da caridade? Por exemplo, a idéia que se passa na doutrina espírita é que Deus vela por nós, mas a realidade parece mais que Deus (o poder, mistérioso, onipresente e inalcançável) não liga muito para nós não, pois ele já fez tudo o que era necessário para conseguirmos nos saír bem. Se sofremos ou não faz parte do processo e cada a nós resolvermos. Ou seja, Deus está mais para a idéia de que nós, somos problema nosso.
    A doutrina espírita parece muito ligada ao conceito de fazer o bem (caridade) e seja recompensado, faça o mal e se condene para tantas mais encarnações neste mundo de privações. Isto dá a entender que bem e mal são coisas muito distintas, bateu o olho e somos capazes de dizer o que é bom ou rium. E a lei de faça o que tu queres, pois há de ser tudo da lei, como fica? Não estou querendo dizendo que não há consequências para as atitudes, mas tudo me soa tão estranho, tão cristão, tão cordeirinho. Entende?
    Das duas uma, ou os espíritos que foram entrevistados no Livro dos Espíritos, estão empreguinados do conceito cristão humilde de evolução espiritual, e aí voltamos para o ponto inicial da idéia de Deserto ou Floresta, ou não falaram de uma verdade maior.
    Bem, é isso.
    @MDD – A tradução da doutrina espírita para o portugues foi bem carregada de preconceitos dos tradutores, ex-católicos, e muito do que vemos hoje no kardecismo reflete esse preconceito. Essa frase que voce falou, a respeito dos cigarros e bebida, por exemplo, não quer dizer em NADA que eles sejam “pouco evoluídos”, apenas que estes instrumentos (bebida e fumo) são e sempre foram necessários para facilitar o contato entre o material e astral… quem transformou cigarro e bebida em vícios foram os profanos, no seu uso descontrolado de tudo. O Plano astral não é muito diferente do Físico no aspecto de divisões… lá tem guerras tão ou mais hediondas do que aqui. Há legiões de desinformados vagandos, outra legião de espíritos querendo vingança pelo que os vivos fizeram com eles no Plano Físico e por ai vai… essa noção de que “do outro lado todo mundo é santo” vem desse catolicismo incutido no espiritismo. Existem fortalezas protegidas (como mostrou em “Nosso Lar”)? Claro que sim. mas também existem milhares de favelas, puteiros, pontos de drogas e tudo mais que você imaginar, para “abastecer” as necessidades dos espíritos pouco evoluídos que querem continuar presos na matéria. Tem senhores de escravos, tem escravizados, tem tudo o que vc imaginar por lá. Eu trabalhei alguns anos como resgate no Baixo Umbral e conheço bem o ambiente Silent Hill de alguns locais daqui de SP.
    Como um Exú arranca-toco me falou uma vez: “Não existe bem e mal, existe o que eles querem e o que nós queremos”.

    1. Denis

      A não intervenção de Deus na humanidade hoje pode ser justificada pelo livre arbítrio e níveis vibratórios.
      Quando envergonhados, quando imperfeitos, tentamos esconder essa vergonha nos afastando do lugar onde essas falhas seriam facilmente descobertas. Criamos vestes e proteções para velarmos nossos segredos, falhas e medos. Viajamos pelos planos buscando onde escondermos nossas falhas. Distanciamos-nos da Luz e do plano sutil e perfeito. Experimentamos toda sorte de sentimentos, prazeres, culpas e conseqüências e cada vez menos sutis, nos distanciamos de nossa origem, da fonte. Até chegarmos no plano físico. Nosso atual lar.
      Aqui há regras que Deus, a fonte sutil da consciência não pode intervir de forma direta. Pois seus níveis vibratórios são muito diferentes, praticamente opostos. A dor, o sofrimento, a angustia, a morte são leis do plano físico. Da nossa atual “moradia”..
      Uma vez li uma frase maravilhosa e que acalmou-me: “Só o que é perfeito chega a Deus!” Enfim, o que você faz de errado fica por aqui mesmo, junta com todas as energias “ruins” que ficam vagando por ai. E como tudo que vai, volta. É o tal de voltar 3 vezes.
      Deus, não vê o que você faz de errado, e sim o que você faz de bom. Na caridade, ainda que por interesse, você pode mudar a razão de viver de alguém. E tornar o dia de um irmão, independente das suas limitações é uma coisa maravilhosa.
      Um abraço.

    2. Wellington

      Muito obrigado Marcelo, cada vez mais percebo o quanto tenho que tomar leite antes de começar a comer algo mais sólido.

    3. Mario Neis

      DD, tu poderia escrever um livro ( conto quem sabe) – estilo Stephen King – contando essas “aventuras”, trocando os nomes e tudo mais, evidentemente, só para nós termos uma noção desse silent hill que você comentou.
      E sim, já imaginei que trevas, arkanun e coisas do tipo ja tem bastante disso pra quem sabe achar… não precisa dar esporro :p
      Só queria algo mais “romantizado” pra pegar conhecimento com um pouco de entretenimento…
      abrasss

      1. Douglas

        Sinceramente, só deve conhecer esses lugares, seja pessoalmente, ou por contos, quem é “capacitado” para tal… Creio que esse tipo de informação não seja apenas para matar a curiosidade de quem quer saber como é… E temos alguns livros de demonstram como é alguns lugares do umbral, como o próprio Nosso Lar. Se o MDD foi trabalhar lá, é porque, de alguma forma, tinha capacidade para isso, a usou mal e acabou tendo que trabalhar dessa forma para pagar as falhas anteriores.
        @MDD – Digamos que eu já trabalho com ocultismo há muitas e muitas vidas… E nem sempre trabalhei para o lado Branco da Força.

    4. Fabio

      Excelente texto. Parabéns o autora.
      Marcelo, a sua resposta me criou uma duvida.
      Pode parecer ingênuo, mas na minha cabeça no astral todos os espíritos eram livres, pelo simples fato que eu não consigo entender alguem estar “preso” no astral.
      Pelo que você disse, deu a entender que é possível um espírito se “ferir” no astral, do mesmo modo que é possível ferir os outros. Como isso acontece? você pode explicar?
      Obrigado por mais uma “aula” de conhecimento!
      @MDD – Se voce acha que está vivo, voce acha que estará com fome e cansado, então você estará com fome e cansado (mesmo se você passar DIAS ou MESES com fome e sede…). Se voce acha que uma espada vai te machucar, entao a dor é real, mesmo se for astral. Sua consciencia a torna real. Tem espíritos tão “densos” que nem paredes eles conseguem atravessar, por exemplo.

      1. Luiz Paulo

        Se quiser entender um pouco disso , peço-lhe que conheça os livros de Luiz Sérgio , Dr. Inácio Ferreira,Ermance Dufaux, Maria Modesto Cravo , Odilon , Eurípedes e José Mário. Vai encontrar farta literatura sobre isso. Te recomendo Na Hora do Adeus (Luiz Sérgio), Lírios da Esperança (Ermance Dufaux), Os Dragões (Maria Modesto Cravo)e a trilogia completa Desafios de Convivência no Centro Espírita , Do Outro Lado do Espelho (Dr. Inácio Ferreira). Acho que você encontrará tudo o que procura e mais um pouco. Qualquer coisa mande um e-mail!

    5. Agricultor

      Pô DD, mas dito isso dá até um certo receio do que pode acontecer contigo quando voce desencarna. Quer dizer, quando voce “nasce” no mundo físico, voce está ao lado da sua mãe (com certeza neh), talvez do seu pai, alguns médicos e enfermeiros, e existe uma porrada de gente (tanto da sua família quanto de fora) que sabe que voce existe e fará de tudo pra te ajudar, pelo menos nesse começo de vida.
      Mas e quando voce morre? Supondo que voce não faz parte de nenhuma egrégora em especial, e tenha levado uma vida “comum” de profano. Tem alguém lá do outro lado pra te ajudar? Voce vai ficar zanzando por aí e poder cair nas graças de algum “escravizador” ou alguém “do bem”, enfim… Voce acorda em Yesod como um total estrangeiro “ilegal”, por assim dizer, e tem que se virar com o seu bom senso?
      @MDD – Depende do que voce fez na vida. Mas normalmente morrer para as pessoas que vivem em baixas vibrações não é uma experiencia muito agradável do lado de lá não. Dependendo do materialismo da pessoa, ela acaba ficando presa dentro do corpo para “apodrecer” (afinal, não é isso que ela acredita?) até alguém se lembrar dela ou até que ela consiga entender o que está acontecendo. Outras viram homeless no baixo umbral e acabam socorridas ou cooptadas por espíritos que já estão por ali, outras são levadas para seus locais de prazer, onde vão em sonhos, para “pagar” o que devem (daí o termo Vender a alma ao Diabo) e por ai vai. Fora as cujos obsessores e sedentas de vingança conseguem alcançar…

    6. Gabriel (HiroNakamura)

      Wellington
      No meu entendimento,
      Você está equivocado ao pensar que a “verdade” impera eternamente. Como saber quão elevada se encontra a verdade?! Ou quão relativa ela é. Mais estranho ainda é limitar o modo de agir e pensar de seres elevados espiritualmente. O véu foi levantado e as limitações que castravam o pensamento encarnado se transformaram em um infindável mar de novas possibilidades. Tenha em mente que o mundo espiritual do qual temos um parco conhecimento, “está” apenas alguns degraus acima de nossas cabeças e que dele fazemos parte ativamente. Outra coisa a se pensar é que a maneira como nos chega esse conhecimento espiritual está bastante deformada pelas particularidades não de lá, mas daqui, não só a nível coletivo, como individual. A percepção de uma mesma idéia varia tanto de grupo a grupo, como de pessoas em um mesmo grupo. Todo o conhecimento espiritual que temos hoje nas mais diversas doutrinas, são somente uma faísca do “verdadeiro” conhecimento que é proferido para nós e por nós mesmo alguns degraus acima, porém mesmo o mais singelo ensinamento umbandista ou espírita, trazem na essência o ensinamento maior, ou se preferir, a verdade maior.

    7. Livio

      Eu trabalhei alguns anos como resgate no Baixo Umbral e conheço bem o ambiente Silent Hill de alguns locais daqui de SP. Como um Exú arranca-toco me falou uma vez: “Não existe bem e mal, existe o que eles querem e o que nós queremos”.
      Trabalhou na linha da umbanda, ou de alguma outra tradição ? Taí um típico trabalho sanitário que sempre me interessou!
      @MDD – Em outros grupos. Mas meu interesse sempre foi mais pesquisar e investigar aqueles ambientes do que ajudar o povo que estava pedindo. Normalmente médicos são os recrutados para este tipo de coisa, mas sempre fui muito bom em exorcismos e banimentos.

      1. milvan sousa

        vc sabe me dizer se posso jogar o livro sao cipriano fora ou enterrar ele ,eu tenho um so ta me atrasando

    8. Giovane

      Interessante vc comparar o umbral a sillent hill,mês passado sonhei que estava eu,del debbio e meu pai de santo na rua como em sillent hill,e nos tínhamos que matar uns demônios,daí depois de muito trabalho pra matar um deles,enquanto recebia instruções dos dois,eu vomitava,e vcs diziam que era normal…

  9. Marcos

    Se São Cipriano queimou tudo que ele tinha, de onde apareceram os livros Capa Preta e Aço ???
    O que há por trás desses livros? Vários amigos RC+ afirmam que só de ler vc está realizando os rituais e que quem o leu, teve um curto período de sucesso seguido por declínio total …

    1. Leonardo

      São Cipriano é uma figura simbólica do resgate do bruxo que se arrepende e vira cristão. Muitas obras foram escritas e assinadas como sendo de São Cipriano principalmente em decorrência da perseguição cristã e da inquisição. Os livros intitulados como Capa disso ou daquilo tem muito da superstição cristã dos séculos IV ao IX. Muito do que aparece por ali, principalmente o que se refere ao uso de animais, já aparecia na magia natural de época renascentista. Leia Agrippa e os três livros de filosofia oculta.
      Atualmente existem rituais que se fazem pela internet que são muito mais perigosos que as receitas de São Cipriano. Diferente da área religiosa que sempre se mantém ultraconservadora seja nos diversos segmentos, a prática mágica está em constante evolução e descobertas, pois o buscador não se fecha ao conhecimento e o mestre não se prende a dogmas pré-estabelecidos… “Se encontrares o Buda pelo Caminho, mate o Buda!”

  10. Rafael

    O espirito pode se apresentar da forma q melhór lhe aprouver conforme os critérios da conveniencia e da oportunidade, óbvio que um espírito evoluido não vai fazer o médium ou cavalo ficar rosnando, serpenteando pelo chão etc aqui no TdC mesmo ja foi explicado várias vezes que os pretos-velhos não são necessariamente tão velhos ou tão pretos e se forem mélhor ainda pois me surpreende saber que vários espiritos ao invés de ódio ou rancor trazem amor e sabedoria para esse mundo a despeito das brutais seviciais que passaram por aqui como escravos e mesmo que nunca tenham passado pelo cativeiro no Brasil, tiveram inumeras vidas como encarnados, eu estou Rafael nessa encarnação, sei lá oque fui na outra, puta, mendingo, comerciante, bandido, bruxa ou doutor? Fora que sem entrar nos fins magisticos do tabaco, marafo, vinho (quando os caboclos e pretos “cruzao” o fiaco com uma vela estão se valendo do elemento fogo para queimar os miasmas) e da simpatia qie a figura do preto-velho, das vovós, tias, pais etc provacam quase sempre na maioria independente do nível social do consulente, é muito mais facil para um espirito atrazado, zombeteiro etc imitar o jeitão elegante e formal de falar de um diplomata ou politico doq passar uma mensagem positiva e consistente por muito tempo, os pretos emanam saber atravéz do seu linguajar caracteristico e isso não é imitavel a médio ou longo prazo.

    1. Lu ;0)

      Rafael, achei sua colocação excelente, e ainda diria o seguinte: essa questão das pessoas não entenderam muito bem sobre a forma de apresentação dos espíritos não é só em relação aos Pretos(as) Velhos(as),não… Também se dá muito em relação às crianças na Umbanda (Erês/Ibejis), que chegam com aquele jeito pueril que é próprio da idade, fazendo brincadeiras, falando “ engraçadinho”, etc…
      Inclusive, esse tema do simbolismo da imagem do Preto Velho já foi tema de uma palestra muito interessante, em uma Gira que fui. A palestrante nos contou de vários casos de espíritos de Pretos Velhos que foram importantes médicos, alquimistas, cientistas, enfim, homens de muito saber e de diversas origens étnicas (europeus, africanos, árabes, indígenas/xamãs das Américas do Sul e Norte,etc..) e que escolheram trabalhar na forma de Pretos Velhos para desenvolver esse lado da humildade, paciência, e tals.
      Voltando aos Ibejis, algumas pessoas contestam como essas “crianças” poderiam ajudar o consulente, já que tem modos infantis e de aparente inexperiência, mas esses críticos se esquecem do simbolismo envolvido (pureza, inocência, o lado lúdico que temos que ter com a vida, etc…). Muitas vezes, essas pessoas subestimam aqueles Seres que são altamente evoluídos, e escolheram uma “roupagem”, uma aparência infantil, destinada a criar um acesso mais facilitado com o consulente.
      Acredito que essa imagem da pureza da criança gera uma simpatia imediata, nos deixa mais amorosos, sensíveis e abertos. Através do contato e efeito imediato que as características de uma criança geram em nossos sentimentos, somos remetidos à doçura, sensibilidade, paciência, brandura, etc, assim como acho que se dá com a serenidade, paciência, carinho, que os Pretinhos Velhos nos passam…..Enfim, concordo contigo: .acho que Sabedoria é Sabedoria, seja como for, vindo de onde for..vindo de criança, de velhinho, de mendigo, de mulher da vida, de malandro, até de ET…rs !! Tendo discernimento, tá tudo certinho..! abraços
      @MDD – Antigamente eu não gostava de Erês por causa da bagunça, mas depois que você consegue abstrair e conversa com eles ignorando a máscara de crianças, verá que eles entendem muito de energias, kabbalah (as vezes usando analogias com orixás). Os Erês são os Querubins da Kabbalah, espíritos são poderosos que só perdem em hierarquia para os Serafins (Pretos-Velhos). Daí a frase que “magia de Erê só outro Erê pra desfazer”.

      1. Lu ;0)

        É isso aê, Tio, “fechei contigo” …!!! 😉

      2. Cristiano

        @MDD Poderia dar mais correlações entre PV e Serafins, eres e querubins… talvez uma arvore da vida relaciando?
        Obrigado

  11. Rafael

    Esse lance exposto pelo Wellington e comentado pelo MDD realmente é f**** gosto do cristianismo mas tenho horror ao catolicismo e demais religiões ditas seguidoaras de Jesus, fui criado no Catolicismo fiz catecismo, 1ª comunhão fui padrinho da minha sobrinha, participei de muitas novenas etc mas tão logo pude me distanciei o mais q pude e hoje faço parte de um terreiro de Umbanda, o “problema'” é o ótimo relacionamento do meu pai de santo com a União Espirita da minha cidade então toda segunda feira os filhos de santo q não estão trabalhando com os pretos-velhos (dando passividade como cavalo ou cambonando) tem de obrigatoriamente assistir as palestras com os espiritas até ai tudo bem o problema é que não difere quase nada de uma boa pregação de um pastor desses da vida salvo alguns detalhes a qualquer momento acho q alguem vai gritar aleluia, por sorte de vez em quando algum palestrante fala sobre chacras, meditação, mediunidade, pois quando o tema é Karma…causa e efeito…fica dificil, dificil pra caramba mas é aquele lance nada é perfeito.

  12. raph

    A vida se dá em florestas, e não em desertos. Embora haja muitos que gostariam de transformar a floresta da diversidade de pensamento em um deserto de pensamentos secos e dogmáticos. Mas a natureza não deixa.

  13. Lu ;0)

    Boa noite, MDD, e companheiros (as) de Busca;
    Lindo texto, muito bom para refletir!
    Tio, não sei se fica mto “off topic”, mas queria colocar um link aqui, de uma história que vários já devem conhecer, é muito famosa nos meios umbandistas, mas sempre vale a pena reler, para gerar nossas reflexões e ” exames de consciência”…rs
    http://www.genuinaumbanda.com.br/artigos/licoes_de_preto_velho.htm
    A lembrança desse texto me surgiu após ler sua frase, com a qual concordo inteiramente,” quem transformou cigarro e bebida em vícios foram os profanos, no seu uso descontrolado de tudo.”
    Se pesquisarmos o Xamanismo e suas práticas ancestrais (só para ficar em um exemplo básico, já que existem muitos outros casos de práticas, de muitas outras culturas, inclusive ocidentais/contemporâneas) veremos o fumo em seu uso sagrado/ritualístico (vide Cerimônia da Chanupa/”Pipa Sagrada”), além de bebidas concebidas especialmente para facilitar estados alterados de consciência , em contextos ritualísticos… esse é um tema que acho bem amplo, e super interessante… vai desde plantas de poder, até absyntho…Merece um artigo específico, MDD..?!! rs 😉
    Grande abraço;
    Lu 😉

    1. Denis

      Não gostei do texto linkado ai não. Achei meio tendencioso.
      Em muitos centros espiritas o qe vejo são pessoas de bem, sem vicio algum e seus médiums todos vegetarianos.
      A lição do Preto Velho serve para todos, sem exaltação ou depreciação de doutrina alguma. Fico triste com essas batalhas entre doutrinas tão bonitas e tão inspiradas.

      1. Lu ;0)

        Oi, Denis!
        Realmente, concordo com vc em vários pontos!
        1 – “Em muitos centros espiritas o qe vejo são pessoas de bem, sem vicio algum e seus médiums todos vegetarianos. “
        Sim, no centro umbandista que freqüento, todos tem uma vida bem equilibrada, tem muita gente bem jovem, de cabeça “boa”, como dizem, auxiliados, logicamente, pelos mais experientes… o que , a meu ver, ajuda muito a desmistificar uma certa visão preconceituosa que muita gente tinha/tem, sobre a Umbanda… Sem contar que a galera é muito dedicada, e estuda pra caramba, não só temas atinentes à Umbanda, mas sim, Espiritualidade em geral…bem legal!!
        2 – “A lição do Preto Velho serve para todos, sem exaltação ou depreciação de doutrina alguma. Fico triste com essas batalhas entre doutrinas tão bonitas e tão inspiradas.”
        Com certeza, sem exaltar ou depreciar nada..!!! acho que o Ocultista /Espiritualista que quer crescer nos conhecimentos tem que estar com o espírito livre, aberto a absorver os conhecimentos, que, muitas vezes, estão nas “entrelinhas”, e são de várias e distintas Escolas iniciáticas existentes… Também me entristecem essas “batalhas” entre doutrinas… nada a ver, esses embates de doutrinas, querendo desqualificar umas as outras … ;-(
        Acho que esse texto linkado mostra bem a importância de nos atentarmos mais para o “conteúdo” dos conhecimentos transmitidos do que para a “forma” dos mesmos….prá mim, essa é uma das interpretações possíveis…. Bom seu comentário, me gerou reflexões….! e esse Post enorme!! Hahaha
        Paz e Luz!

  14. Ana

    Isso me faz lembrar os tempos de faculdade, do pessoal falando do Livro do São Cipriano e eu tremendo nas bases de medo, até isso de que se você lesse os feitiços já os estaria realizando…
    E sobre o “espiritismo fofinho”, o que me incomoda horrores em espíritas (e não só neles) são, além de divergências teológicas que não vem ao caso, a postura de “nós somos os únicos que enxergamos a verdade”. Não que seja privilégio de espíritas, mas isso é tão oposto ao que a doutrina deveria ser que acho um absurdo… Lembro uma vez de alguém escrevendo que não só o Chico Xavier não era a reencarnação de Allan Kardec (até aí tudo bem) como Kardec era um espírito mais evoluído, através de um juízo de valor pessoal dele. E quem é VOCÊ pra dizer isso, cara-pálida, ainda mais levando em consideração juízos de valor pessoais???

  15. Zeh

    Meu interesse pela Umbanda é mais tentar compreender as origens e as características das entidades e fazer a ligação com as demais religiões. É tudo questão de análise.

  16. Leon

    MDD,aproveitando que o texto aborda o Cristianismo e que tocaram no assunto “ICAR”,nos coments,queria saber sua opinião sobre certas figuras da Igreja.
    A ICAR fez mta merda durante a idade média,e hj em dia o papa continuando falando mta besteira,mas…E pessoas como Francisco de Assis,Bento de Nursia,Tomas de Aquino,como algo como a ICAR pode produzir esses Iluminados?
    @MDD – basta ver a Opus Dei e voce constatará que a ICAR possui várias pessoas inteligentíssimas em suas fileiras (nem precisa ir muito longe… basta o Padre Quevedo, que ^possui um conhecimento de ocultismo absurdo – e esqueçam aquela figura caricata… se voce acha que ele é aquilo, ele enganou mais um trouxa kkk). a diferença é que eles usam esse conhecimento para os fins deles.

  17. Emídio Pilato

    Droga, eu tenho o Capa Preta. E quanta besteira tem nele! Mas sempre tenho uma leve sensação de tontura quando mexo nele. Será que o antigo dono (comprei em um sebo) junto com outros tantos de tolos que acreditaram nele acabaram abrindo uma egrégora?

  18. Fellipe

    Deldebbio, já ouvi por algumas fontes que a história de Cipriano foi deturpada, e que na verdade o próprio Cipriano teria se apaixonado pela moça que mais tarde o fez mudar o modo de vida.

  19. Luiz

    Nessa questao dos multiplos livros de São Cipriano, assim como a proliferação de “Manuais” de magia, aqui tem um txto que vem bem a tona:
    MANTRAS E DISTORÇÕES
    – Por Frank –
    Ele foi para a Índia para pesquisar os mantras e cantos devocionais.
    Aprendeu que os mantras* eram formados por sons sutis, recebidos no Astral, para abrir certos portais; compreendeu que os cantos, se entoados adequadamente, poderiam levar o fiel aos planos celestiais.
    Estudou muito, mais não quis se aprofundar, pois tinha outros planos. E, quando voltasse, ele mesmo criaria uma banda que tocasse as canções e a melodia que tanto o encantara naquele país. E, assim o fez!
    Como ele não tinha estudado a fundo, usou os sons que conseguia lembrar e o que não se recordava, adaptou à sua maneira ao som local.
    No início, o som parecia quase o mesmo, ele só mudou uma sílaba aqui, outra palavra lá – nada, em sua opinião, que pudesse alterar as portas que aquelas melodias divinas abriam -, nem mudar a sintonia que aquelas palavras celestiais provocavam dentro de quem as entoava.
    E fez, assim, do seu som, uma cópia distorcida; e, quanto mais tempo foi passando, mais diferente do original os seus cantos foram ficando.
    O povo que ouvia, por não conhecer o original, repetia o canto e, cada vez mais, o mesmo ia se modificando e os levando a diferentes portais.
    Os estudantes dos cantos hindus e do sânscrito tentaram lhe avisar: “Cuidado! Esses cantos devem ser entoados da forma correta. Eles foram recebidos lá nos planos mais sutis, e não podem ser alterados; precisam ser cantados com a harmonia certa, pois, do contrário, eles podem levá-lo para planos que parecem ser os mesmos dos cantos originais, mas que não passam de mundos distorcidos, cópias enganosas do real”
    Porém, já era tarde; ele não quis mudar o que fizera, e a forma como ele modificara os sons originais permaneceu. O que foi uma pena, pois, se usasse a sua criatividade para estudar mais a fundo os sons originais, ele poderia não só abrir as mesmas portas, mas, também, conhecer os lugares de onde nasce a fonte dos mantras e das canções devocionais, e voltar de lá, com o seu próprio canto e fazer a sua própria música.

  20. Marcello

    Belo texto. Obrigado.
    Salve os Pretos-Velhos! Salve a Umbanda!

  21. Jeff Alves

    Del Debbio, qual a origem e o que verdadeiramente é uma seita?
    @MDD – Seita é o nome que se dá para qualquer grupo de se divida de um outro grupo original. Os evangélicos são uma seita do Catolicismo, por exemplo. Os Ateus da ATEA formam uma seita de ateus vegetarianos dentro da UNA e por ai vai. Claro que as seitas podem crescer e eventualmente se tornar maiores que o grupo original… hoje em dia, “seita” é usado pejorativamentre para tentar retirar o crédito de qualquer filosofia ou doutrina.

  22. Padre Judas

    Apenas para ressaltar a questão da primeira pergunta (do Eduardo) – é interessante notar que no já citado “Nosso Lar”, André Luís mesmo levou anos até ter permissão para ver sua família, i.e., para ter contato com ela. E mesmo passado tanto tempo de aprendizado em NL, ele ainda teve dificuldades em lidar com a presença de outro homem com sua esposa (não lembro do livro em detalhes, pois o li há muito anos, mas vi o filme recentemente) – inclusive, tomado por suas emoções de ciúme e raiva, acaba por ir ao Umbral (aliás, a cena de transição do Plano Físico para o Umbral foi muito bem executada).

    1. Remy

      Como conclusão, chega-se a um ponto importante: cada caso é um caso.
      ***
      Sobre o filme Nosso Lar, na minha opinião a cena final, onde ele retorna ao plano dos vivos para ver a família, é o melhor momento do filme. Está bem exemplificado como o apego, a possessividade, pode acabar prejudicando uma pessoa.
      ***
      IMPERMANÊNCIA, conceito budista que, se o mundo melhor conhecesse, muita porcaria que vemos aqui e no astral não ocorreria.

  23. E. Lara

    Acredito que nossa doutrina é tão maravilhosa que muitos: curiosos, ignorantes, oportunistas, mal educados adoram entrar e criticar de forma grosseira o trabalho de pessoas competentes. É inveja!
    Até que esses “seres humanos” queriam entender, mas não conseguem. Porque isso exige um grande esforço da massa cinzenta. Artigos inteligentes não são para esses “tipos” porque estes vivem lendo “Amai-vos uns aos outros como a ti mesmo”, mas não conseguem nem respeitar, quanto mais amar.
    Não respeitam o direito do outro SER ESPÍRITA, querendo humilhar e ridicularizar: sites, vídeos, músicas, matérias, livros, etc. Tudo é obra do demônio! Estou com pena do diabo, porque depois que pessoas cometem atos absurdos, ficam usando o nome do coitado. Lógico, colocar a culpa pelas suas falhas em outras pessoas é fácil. Difícil é assumir suas práticas. Porque reconhecer erros e tentar fazer um novo fim é evoluir. E isso é muito difícil para eles!
    Graças a Deus essas pessoas não possuem poder e não estamos no século XIV, caso contrário a ira deles é tão grande que hoje estaríamos na fogueira.
    Intolerância religiosa é crime! De acordo com a Lei Caó (número 7.716), a pena para intolerância religiosa pode variar de um a três anos.
    Inconsebível é saber que, o Mestre Jesus sofreu foi justamente isso, intolerância religiosa. Será que hoje o caso iria parar na delegacia? Ou o Pai Maior seria novamente crucificado?
    Umbandistas e candomblecistas não estão mais dispostos a apanhar calados. Percebo que os judeus também sofrem preconceito, mas é um preconceito velado.
    Ora o Brasi é um Estado laíco, pois em nossa Constituição há um artigo que garante a liberdade de culto religioso. Mesmo assim temos que enfrentar um ciclo vicioso que persegue a humanidade, PRECONCEITO.
    Preconceito religioso que corrói e fanatiza pessoas de baixo valor moral que perseguem e tentam delinquir grandes nomes que muito contribuem para a história da humanidade.
    Os tempos mudaram, mas o homem caminha lentamente a evolução.
    Termos como: doutrina, seita, etc. .. Não interessam! O que importa é evoluir. Independente do lugar que esteja.
    Abraço forte,
    E. Lara

  24. Fernanda

    Olá bom dia,
    Pelas minhas andanças no mundo espiritual online, me deparei com esse blog.
    Gostei muito do que li. Desde sempre sou espírita, minha irmã, minha mãe.
    Li no texto acima, que o Eduardo, que teve o pai assassinado, foi em um certo espírita em Porto Alegre. e recebeu uma carta psicografada “vaga” do seu pai .
    Também aconteceu comigo.
    Eu sempre fui muito ligada com minha mãe. Mas tínhamos uma relação um tanto quanto perturbada, com brigas…..
    No ano de 2009, no feriado do dia das crianças, ela desencarnou. Tinha 51 anos arrecém completados, dois dias antes, estava muito bem….teve infarto fulminante. eu nao estava junto, pois no final de semana passei na casa do meu namorado.
    Quando cheguei em casa, ela já tinha partido.
    Não aceitei sua partida de inicio….tão bem num dia, noutro estava enterrando minha mãe?!?! como assim?!?!
    Me enfiei dentro de centros espíritas para achar, ao menos, uma explicação….. e fui em um, que, não fazia um mes que ela havia morrido, estou na sala de passes, e uma mulher recebe uma entidade, e começa a chorar sem parar, dizendo que era minha mãe e que nao queria ter morrido….. (claro, isso depois de eu ter falado que, dpeois do passe ter ocorrido, que queria saber noticias da minha mae)…
    Como assim?? vou a um centro espirita achar luz, paz , e saio aos berros, pois minha mãe estava aos gritos na sala dizendo que não queria morrer!!!!!
    Foi o fim…..me enterrei aquele dia junto com ela…..
    Mas depois mais calma, fui a uma outro centro espírita, que disseram ser praticamente impossível, o desencarnado fazer contato 3 semanas depois.
    Pergunta: hoje já se passaram 2 anos. Existe alguma chance dela fazer contato?
    Queria tanto….sinto muita falta e muita saudade dela. Mesmo sendo esírita, e sabendo que foi uma das melhores mortes, vamos dizer assim, sem muito sofrimento, ainda hoje não aceito muito……
    Queria tanto poder me conectar com ela….sentir ao menos numa carta , revê-la. Amo-a demais. queria muito esse presente…..
    Muita luz à todos.

  25. Danilo

    muito boa a historia, não conhecia a fundo.
    obrigado

  26. gilnei souza

    alguem teria como fazer a gentileza de me passar por e-mail livros e feitiços de todas as formas de algum livro de são sipriano?
    meu e-mail é xxxxxx aguardo contato e se alguem pode me ajudar fico grato
    obrigado
    @MDD – para o seu próprio Bem, não iremos mandar. Comece lendo todos os textos do Blog.

  27. D

    MDD, comprei recentemente o livro “São Cipriano, o Bruxo” (Capa Preta). Pretendo comprar o de capa de aço, porque ouvi dizer que possuem conteúdos diferentes.
    Eles de fato possuem conteúdos diferentes, ou é só o tal do “feitiço da capa preta” (the hell ?) que é diferente neles ?

  28. will

    ORAÇÃO DA CABRA PRETA MILAGROSACabra Preta milagrosa, que pelo monte subiu, trazei-meFulano, que de minha mão sumiu.Fulano, assim como o galo canta, o burro rincha, o sinotoca e a cabra berra,assim tu hás de andar atrás de mim.Assim como Caifás, Satanás, Ferrabrás e o Maioral doInferno, que fazem todosdominar, fazei Fulano se dominar, para me trazercordeiro, preso debaixo do meu péesquerdo.Fulano, dinheiro na tua e na minha mão não há de faltar;com sede, tu, nem eu, nãohaveremos de acabar; de tiro e faca, nem tu, nem eu, nãohá de nos pegar; meusinimigos não hão de me enxergar.A luta vencerei, com os poderes da Cabra Pretamilagrosa. Fulano, com dois eu tevejo, com três eu te prendo, com Caifás, Satanás,Ferrabrás.(REZE-SE ESTA ORAÇÃO COM UMA VELA ACESA E UMAFACA DE PONTA NA MAO).
    @MDD – ih… se for depender do Maioral, esta ferrado… a Ordem dos Filhos da Sabedoria, no Rio de Janeiro, tá lá pra mostrar que ele não tem poder nenhum… pelo menos contra mim.

  29. SIRC

    ORAÇÃO DA POMBA GIRA
    ORAÇÃO NEGRA INFALÍVEL AMARRAÇÃO – ORAÇÃO FORTE E DEFINITIVA PARA
    > AMARRAÇÃO
    > REALIZADA AS
    > 13 ENTIDADES. ATENÇÃO: QUANTO MAIS ESTA ORAÇÃO FOR REALIZADA, MAIS FORTE ELE FICARÁ PARA MIM E PARA QUEM REZAR. ALÉM DISSO APOS PUBLICA-LA VOCE NÃO PODERA VOLTAR
    > ATRÁS NO SEUPEDIDO.
    > A RAINHA MARIA PADILHA (POMBA GIRA)
    > AO SÃO CIPRIANO
    > A MARIA MULANBO (POMBA GIRA)
    > AO EXU DUAS FACAS MUSIFIM
    > AO EXU CAVEIRA
    > A MARIA ARREPIADA (POMBA GIRA)
    > A CIGANA IRIS (EM NOME DE TODO POVO CIGANO)
    > A POMBA GIRA DAS CALUNGA
    > A POMBA GIRA DAS ALMAS
    > A RAINHA YEMANJÁ
    > A ROSA CAVEIRA (POMBA GIRA)
    > AO EXU MARAMBO
    > AS 13 ALMAS
    > QUERO QUE…
    @MDD – e eu quero que C.G.O. se livre definitivamente de L.M.G. que é uma doida varrida que acha que vai usar o Teoria da conspiração pra suas amarrações… e a partir de agora, qualquer imbecil que tentar postar essas correntes neste site terá seu feitiço alterado por mim para o contrário…
    Assim seja.

  30. Francisco

    Pelos poderes de São Cipriano mimimi mimimi mimimi AMÉM!!!
    @MDD – Já deve ser o trigésimo comment com “orações de são cipriano” que esquisotericos tentam postar aqui (foram todos deletados). Tem algum site mandando postar essa oraçao online pra essas criaturas chegarem até este post especifico?

  31. carla

    Três almas que …. … Assim Será,Assim seja feito. Esta Simpatia deve ser publicada assim que terminar a oraçao.
    @MDD – Ia ser uma pena se o autor do blog censurasse toda a oração, ai não valeria, ne?

  32. misticaaa

    Pelos poderes de São Cipriano (PRSC) …. E NUNCA MAIS VAI SE SEPARAR DE MIM. AMÉM
    @MDD – Pelos poderes de Marcelo Del Debbio, que este coitado consiga fugir para o mais longe possível de você. Amém.

  33. si

    Tou feliz por ter encontrado este site e pela seriedade do autor, sou medium mas
    Tou descobrindo agora um pouco sobre esse “universo”. Gosto muito de me aconselhar na Umbanda, mas não posso frequwentar muito o centro pq é longe e tou sem grana pro transporte. Faço tratamento pra depressão lá e já foi retirado 2 aproximações de mim. Tb disseram lá q eu jádeveria está incorporando.
    Como servir aos outros sem abrir mão da minha vida, família, filha pequena? tenho uma saúde muito fragil , tambem, desde criança. Uma luz, por gentileza!

  34. Renan''

    MDD,
    Já li algumas versões da história de São Cipriano. Mas o que importa são os ensinamentos.
    Quais seriam realmente os fatos relacionados ao Livro de São Cipriano??
    Grande Abraço”

  35. Danilo

    Curioso ou nao minha esposa se chama Aruanda, uma tia dela q escolheu…… Sei la vai entender!

  36. e-oliveira

    Três almas que morreram por amor….. xxxx… que fulano fuja para bem longe dessa maluca… xxxx
    Assim Será,Assim seja feito. Esta Simpatia deve ser publicada assim que terminar a oraçao.
    @MDD – e se eu modificar toda a simpatia como eu fiz ali em cima e sacanear voce?

  37. macelo xavie

    Eu coheci são cipriano, atravez do meu pai, tudo que meu pai pedia à são cipriano ele conseguia, e eu confio muito em são cipriano pós ele tem me ajudado muito com alguns pedidos e divulgarei seu nome em forma de agradecimento por toda ajuda que são cipriano tem me consedido.

  38. Debora

    Achei o texto interessante e bastante embasado em fatos históricos. Contudo, não consigo entender a razão pela qual o cristianismo está sempre atrelado ao sofrimento ímpar de seus mártires. O próprio Jesus sofreu de modo atroz em nome da fé. Assim, muitas vezes me pergunto… Se não estamos sendo deveras egoístas em nossos pedidos de orações, normalmente, tão ligados aos interesses deste mundo? Se todos esses, cuja vida foi de pura devoção, tiveram punições severas em nome dessa fé, que dirá de nós, meros mortais, cuja desejo, muitas vezes, está limitado ao que o mundo dita como vitória!

  39. Eu sonhei com um pentagrama desenhado no chão com um pó branco parecendo pó de giz. Havia um circulo protegendo o pentagrama. Em cada ponta desse pentagrama havia uma vela de cor branca. No centro havia uma vela na cor violeta. Nesse sonho estavam a Nana Buruquê, Vovó de Aruanda e mais um preto-velho. Mas não lembro quem era: Pai Joaquim ou Pai Benedito…
    Sonho muito com os pretos velhos. Costumo trabalhar dormindo e acordo muito cansada.
    Gostaria de saber se esse sonho é bom ou ruim. E qual o seu significado.
    No sonho esses mesmos Pretos-Velhos pediram para eu fazer um pentagrama igual ao do sonho. É um sinal de proteção pra mim e minha família?
    Me ajude por favor!

  40. rosa branca

    As magias de sao cipriano é clara e objetiva n façam zombando pois poderao ter um castigo ou seja o feitiço virar contra o feiticeiro e eu é q sei provei do meu proprio veneno.Estou muito triste e humilhada isso e q da mexer com essas magias desafiando os poderes ocultos.Aprendi a lição!!!!

  41. rosa branca

    Vou contar uma historia q aconteceu comigo.Certa vez meu namorado me deixou, a principio fiquei desesperada pois eu o amava tanto q um dia entrei num site e vi algumas postagens de oracoes de Cipriano entao lcomecei a ler a oracao e divulguei.Demorou u mes pro meu ex namorado voltar ou seja ele voltou.Mas voltou diferente ele n ligava mais pra mim , quando nos viamos ele queria apenas sexo.Eu fiquei cega de amores por ele ao inves dele por mim eu sofro todos os dias pensando nele.
    Mas contudo depois de dois meses nos vendo ontem ele me disse q n quer mais me ver.Estou muito triste meus olhos estao lacrimejando de tantas lagrimas q derramei e derramo .Agora esta dificil esquecê lo,mas tenho certeza q vou conseguir.Agora n sei se isso q aconteceu comigo e consequencia da oracao q fiz ou ironia do destino.
    @MDD – ainda bem que ele não a agrediu… essas orações de amarração fajutas trazem a pessoa para perto, mas a pessoa já não quer estar mais perto de voce, ai será como manter alguém que nao esta a fim de ficar proximo proximo, ou seja, só da problema…

  42. Thayla

    ORAÇÃO DE SÃO CIPRIANO PARA ELE ENLOUQUECER DE SAUDADES
    Para ele enlouquecer de saudades FAÇA ESSA ORAÇÃO, POIS A PESSOA NUNCA MAIS TE ABANDONARÁ, NUNCA MAIS SAIRÁ DO SEU PÉ E TE AMARÁ PELO RESTO DOS SEUS DIAS… FAÇA E VERÁ O QUE ACONTECE EM 10 MINUTOS APÓS PUBLICAR A PESSOA VAI TE LIGAR, TE PROCURAR, é importante ter FÉ.
    Uma oração para o amor muito forte e poderosa!
    Pelos poderes de São Cipriano e das três almas pretas que vigiam São Cipriano (H.K.D)vai vir agora atrás de mim (T.A.G.H), quero que você (H.K.D) venha de rasto, andando, correndo, apaixonado, cheio de amor e tesão para ficar comigo o mas rápido possível…
    @MDD – Atenção, o Exu Tranca Puta do TdC acaba de desfazer essa amarraçãozinha, dando a HKD liberdade de fugir dessa louca da Thayla e que sirva de lição para as próximas que vierem encher o saco nesse post com essas orações.

  43. Fab

    Mto bom o texto sobre São Cipriano.
    Tudo que a ele pedi me foi atendido, nunca pedi o mal a ninguém, assim sigo acredito no seu poder para o bem.

  44. sandra ramos

    o meu cao akira teve que ser eutanasiado na manha do dia 30 novembro de 2015,era o amor da minha vida ,todos os dias choro e sinto tanto a falta dele,ajudem-me a traze-lo de volta ,faço o que for necessário para trazer o meu menino de volta ,reecarnaçao,seja o que for,tou desesperada só quero que ele volte para mim,o meu coração sente uma dor tao grande que s´o mquero ele de volta.
    Ajudem-me por favor
    @MDD – Seu cachorro ja esta encarnado em outro animal. Provavelmente um humano agora.

  45. Hercules

    Salve Estudioso, aproveitando o gancho das amarrações nos comentários, comente algo com sua visão de como a tecnologia está sendo usada na magia e qual as consequências e resultados.

  46. FC

    Eita povo mal amado ein… Mal amado por si mesmo! kkk

  47. Hulisses

    Slave Marceleza!
    Por favor, dê uma dica de bons livros sobre a história dos orixás.

  48. Vitor

    Aconteceu algo bem bizarro comigo essa noite. Eu estava sonhando e de repente fui interrompido por uma voz. Entrei em estado cataléptico na mesma hora, como se estivesse fora do corpo. A voz me orientou a acender uma vela de (ou para?) São Cipriano e uma outra vela que eu esqueci o nome, mas que me explicou que era azul. Aí logo em seguida eu emendei num sonho lúcido com meu avô, que faleceu há 7 anos. Era uma conversa bem real, contando pra ele do que aconteceu comigo nesses anos e tal.
    Fiquei muito intrigado, mas sou cético quanto à essas intervenções. Não vou sair acendendo vela nenhuma não. Pelo menos por enquanto. Acho que vou no centro de Umbanda que volta e meia frequento e perguntar para algum Preto Velho sobre o que se trata antes de fazer qualquer coisa.

Deixe uma resposta