Como fazer para balancear todas as Regras?
Ok… já explicamos sobre a Construção dos Reinos onde se passará a Campanha e a respeito das Classes de Personagem, baseadas nos quatro Elementos tradicionais do Hermetismo. Também falamos sobre os Grandes Desafios que serão enfrentados pelos Heróis na Campanha e sobre as 22 Principais Aventuras, baseadas nos Arcanos do Tarot e sobre o Sistema de Regras.
Mas e quando começar a bater todas as Metas, não vai desbalancear o jogo?
NÃO! Porque somos espertos e fizemos toda a nossa lição de casa!
Uma das coisas mais importantes em Game-Design é a matemática e a Probabilidade dos eventos ocorrerem dentro do Jogo. Quando organizamos para que existam, por exemplo, 50 Cartas de Aventuras, das quais 22 são Arcanos do tarot, 6 são ataques de Monstros, 4 são Busca por Artefatos, 2 são Monstros Errantes e temos 4 Aventuras de cada Classe (Guerreiro, Mago, Ladino e Clérigo), queremos que esta proporção se mantenha!
E se durante o Financiamento coletivo batermos muitas metas e terminarmos o Projeto com 20 Artefatos ao invés de 4? O que fazer?
Não podemos simplesmente adicionar 20 aventuras de encontro de Artefatos, pois senão nosso deck de aventuras ficaria, agora, com 66 Cartas das quais 20 são “busca por artefatos”… Isso já deixaria o jogo desbalanceado, pois se estava planejado uma chance de 4/50 (8%) de chance de entrar um Artefato no Jogo, agora temos 20/66 (30%) de chances de aparecer um Artefato no jogo!
Para isso, tivemos de transformar as 4 Cartas Originais de “Busca por Artefatos específicos” em cartas do tipo “Busca por Artefatos (sorteie)”.
Continuamos com as 4 Cartas de “Busca por Artefatos”, mas agora, com os Artefatos em uma pilha separada, a Cada partida de RPGQuest podemos escolher ou sortear quais Artefatos estarão naquele jogo específico, sem mexer em nossa estatística! O mesmo podemos fazer para os “Monstros Errantes” e as “Guildas de Ordens Secretas”. Desta maneira, o Jogo sempre estará balanceado e os Heróis terão oportunidade de buscar Artefatos diferentes, matar Monstros diferentes e se iniciarem em Ordens Secretas diferentes!
Equilibrando os Personagens!
Da mesma maneira, permitindo que os Apoiadores criem seus próprios Personagens, precisamos manter o equilíbrio dentro das escolhas nas Tavernas (senão corremos o risco de ter um Contingente excessivo de Bárbaros nas tavernas e pouquíssimos magos ou clérigos!). Para isso, mantemos a proporção das Classes dentro dos Personagens (cada Personagem possui 4 pontos de Classe: Guerreiro, Ladino, Clérigo e Mago). Esta proporção precisa ser sempre 2 pontos de Guerreiro para cada 1 Ponto de Ladino, Clérigo e Mago. Desta maneira, sempre teremos uma variedade equilibrada de Personagens nas tavernas de Arcádia!
Equilibrando os Monstros!
A mesma regra é aplicada aos Grandes Monstros. Conforme vamos batendo as Metas, vamos liberando monstros de diferentes tipos (dragões, construtos, mortos-vivos, insetos gigantes, etc) que possuem níveis de dificuldade diferentes. Os mais perigosos estarão marcados com uma Estrela dourada, para indicar aos Jogadores que se houverem DOIS daqueles Monstros na mesa, a partida será mais difícil e exigirá maior coordenação entre os Jogadores para vencer!
O Financiamento já começou!
Apoie e nos ajude a bater todas as Metas!
https://www.catarse.me/pt/rpgquest