Rosh Hashaná – Shana Tova!

Neste ano, ao pôr do sol do dia 18 de Setembro de 2020, inicia-se a celebração do novo ano judaico.

É um dia de grandes significados, dentre eles o dia da concepção do mundo, assim, festeja-se o início de tudo. O início de um novo ciclo de vida!

Também de acordo com a tradição, é o Dia do Juízo, quando se espera que uma profunda interiorização possa levar cada indivíduo a refletir sobre o ano que passou, e ter entendimento de seus atos.

Rosh Hashaná também remete a um chamado à lembrança dos atos humanos colocados diante de D’us, para Seu julgamento, ao mesmo tempo em que os indivíduos se voltam para o futuro concentrados em preces para o novo ano que chega.

Festeja-se com comidas típicas que simbolizam referências positivas para o ano que se inicia.

Entre elas:

Maçã – Mergulhamos uma fatia de maçã doce no mel, desejando que o ano se renove bom e doce.

Chalot (pães) – As chalot servidas em Rosh Hashaná são redondas, símbolo de continuidade e eternidade, como o círculo que não tem começo nem fim; sem ângulos, nem arestas, um pedido para um ano sem conflitos.

Frutas e alimentos especiais – É costume comer carne e vinho doce ou qualquer bebida doce nesta refeição, para ter um ano farto e doce.

Romã – Costuma-se ingerir para que aumentem nossos méritos, em quantidade semelhante aos caroços presentes na romã. E dizemos: “Possa ser Tua vontade que nossos méritos cresçam em número como [as sementes] da romã”.

Peixe – A cabeça do peixe é colocada à mesa e pedimos que “…sejamos como a cabeça e não como a cauda”.

É costume ouvir o toque do SHOFAR (instrumento feito de chifre de carneiro) cujo som deseja incitar o sentimento de arrependimento por atos equivocados e promessas não cumpridas.

A palavra em hebraico SHOFAR, vem do radical LESHAPER, que significa “melhorar, mudar, aperfeiçoar”. Desta forma, podemos dizer que o shofar desperta nossa capacidade de escuta, ponto de partida da compreensão, entendimento e motivação para o “tikún atzmí” e o “tikún olam”, a reparação de si e … do mundo.
Saúde, paz interior, paz entre os povos, generosidade, prosperidade, inspiração e um mundo mais justo é o nosso desejo para este novo ciclo!

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas