Ritual Menor do Pentagrama

O Ritual menor do pentagrama foi criado pela “Golden Dawn”, uma ordem de estilo Maçônica/Rosacruciana com graus e iniciações. Esta Ordem foi devotada ao estudo da magia cerimonial ocidental e ao estudo do oculto, passando por estudos de Kabbalah, de Tarot, Tattwas (símbolos que representam os cinco elementos), viagem nos planos, entre outros. Apesar de não ter tido uma vida muito longa, esta ordem foi a base para a maioria das ordens mágicas conhecidas hoje, e teve entre seus membros os maiores expoentes da magia da época, S.L. MacGregor Mathers, Aleister Crowley, Austim Osman Spare, Israel Regardie, Dion Fortune, W.B. Yeats, entre outros tantos. Este ritual era o primeiro a ser ensinado a seus membros, ainda neófitos. Isto porque ele o introduzia a invocação, e servia como meditação, centralização e proteção. Este ritual é utilizado por várias ordens hoje em dia, e possui grande número de variações.

O RMP é o mais eficaz método de “desinfetar” um ambiente astral e é recomendado antes de qualquer consagração ou operação mágica. Versões modificadas (e mais fracas) dele são usadas na Wicca, OTO, Maçonaria e Rosacruz, além de trocentos filhotes destas ordens. Porém, antes de você começar a praticá-lo, tem uma série de exercícios, que eu já passei no blog, que deverão ser dominados:
– Cruz Cabalística.
– Exercício de Visualização dos 4 Pentagramas.
É importante que você não “imagine” toda a estrutura do RMP, mas VISUALIZE toda a estrutura. Há uma grande (e vital) diferença entre estes dois verbos… quando eu falo em visualizar, significa ter a CERTEZA de que tudo aquilo que você traçou está realmente ali; que a luz emanada pelas chamas está iluminando e dando um tom azulado ao local, só ofuscado pela luminescência da cruz sobre o altar; que o seu sigilo pessoal está flamejante no centro de cada um dos quatro pentagramas e que os Anjos estão dispostos ao lado de fora do local, de espadas em punho.
VISUALIZAR significa que estas construções estarão firmes e cristalizadas no Astral. Com o tempo e a repetição, você tornará aquele recinto impenetrável a qualquer entidade com Força de Vontade menor que a sua (e eis o por quê os magos devem dominar TODAS as esferas da Árvore… Yesod para a visualização, Hod para a Vontade e Netzach para a cristalização). Pode-se utilizar uma vela no altar (que será acesa logo na finalização do ritual) para ajudar o inconsciente nestas visualizações (enquanto a vela estiver acesa, estará atrelada ao ritual).
O Ritual
Parte 1 – A Cruz Cabalística (ou Rosa Cruz)
Deve ser feita diante do altar onde ficará o Livro da Lei, o Coração do Templo, voltado para o Leste (Oriente). Visualizar a cruz projetada sobre o altar. Traçado com os dedos indicador e médio estendidos e os outros dedos fechados.
1 – Toque a testa e diga “ATEH” (dedo indicador e médio estendidos, os outros fechados)
Visualize a luz divina descendo do alto de Keter até o magista e o altar.
2 – Toque o sexo e diga “MALKUTH” (com a mão na posição de “figa” – Imagine a energia vinda do cósmico fecundando a mãe-terra a seus pés e fincando as bases da cruz luminosa que protegerá o ambiente). Neste momento, deverá estar visualizado um pilar de luz no centro do templo.
3 – Toque o ombro direito e diga “VE – GEBURAH” (dedo indicador e médio estendidos, os outros fechados)
4 – Toque o ombro esquerdo e diga “VE – GEDULAH” (dedo indicador e médio estendidos, os outros fechados)
Conforme for traçando os braços da cruz, imagine que esta energia luminosa se espalha pelos lados do Rigor e Misericórdia, formando a estrutura da Cruz no centro do templo/altar.
5 – Trace o seu Sigilo Pessoal (se tiver) no centro da cruz.
Imagine o traço em dourado brilhante (Tiferet).
6 – Junte as mãos no peito e diga “LE – OLAHM AMEN”
Visualize a energia divina projetando-se para dentro do Templo, iluminando toda a Sala Capitular/Templo e afastando qualquer interferência ruim do mundo profano.
Parte 2 – Os Pentagramas
1 – De frente para o Leste (o Oriente), com as mãos na forma do Kubera-Mudra (dedos polegar, indicador e médio unidos, como se estivesse segurando um giz invisível) desenhe um pentagrama visualizando-o em chamas azuladas muito fortes.
Comece a traçar o Pentagrama de acordo com a figura ao lado.
No centro visualize o primeiro nome de Deus, IHVH e inspirando-o, sentindo passar pelo peito até os pés e sentindo-o à sua volta; trace o Sigilo Pessoal com os dedos no centro do pentagrama, e depois toque o símbolo, espalhando a energia pelo pentagrama, ao mesmo tempo em que vibra o nome (pronuncia-se “Iod Rê Vav Rê”) com energia, visualizando toda a estrutura flamejante. Trace com os dedos o Círculo de Proteção, no sentido horário, do Leste para o Sul, circundando o meridiano do Templo.
2 – De frente para o Sul, repita o processo anterior trocando o nome por “ADONAI”. Continue o Círculo para o Oeste
3 – De frente para o Oeste, repita o processo anterior trocando o nome por “EHEIEH” (pronuncia-se “É-Ré-Iée”. Continue o Círculo para o Norte
4 – De frente para o Norte, repita o processo anterior trocando o nome por “AGLA”. Continue o Círculo para o Leste, fechando todo o conjunto.
Parte 3 – Invocação dos Arcanjos
1 – Na posição de Cruz (os braços abertos e os pés juntos), o estudante repetirá:
“A minha frente RAPHAEL” (vibre todos os nomes)
2 – “Atrás de mim GABRIEL”
3 – “A minha direita MICHAEL”
4 – “A minha esquerda AURIEL”
5 – “Pois ao meu redor flamejam os Pentagramas”
Sempre imaginando os Arcanjos nas suas respectivas posições, fora do Templo, guardando-o e protegendo-o, e os pentagramas em chamas. Cada um está relacionado a um elemento: Raphael (Ar), Michael (Fogo), Gabriel(Água) e Auriel (Terra), na seqüência. Como os elementos são 4, o magista, ao centro, será a 5ª parte do pentagrama, o espírito.
6 – “E na coluna do meio, brilha a estrela de seis raios”.
Que o estudante visualize dois Hexagramas, um em cima e o outro projetado embaixo, com uma faixa de luz estendendo-se na vertical, envolvendo-o e formando uma espécie de “grade” ao redor do local.
Parte 4 – Repita a Cruz Cabalística
Quando terminar, os Pentagramas e a proteção ficarão por ali tanto tempo quanto sua vontade for capaz de manter a Visualização.
UPDATE: este vídeo no Youtube tem uma boa base para as pronúncias corretas:
http://www.youtube.com/watch?v=qQWsnAUCcmw
Dúvidas?

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 157

  1. 93
    Ótimo post. O RmP é tão importante que nunca é demais falar dele, por mais batido ou repetido que o assunto às vezes pareça para alguns : ) Até pq sempre tem uma novidade/variação interessante. Eu por exemplo nunca havia visto isso de acender a vela após o ritual e achei isso bem bacana. Agregarei na minha prática.
    Recomendo aos leitores interessados do blog que se aprofundem no assunto, pois embora seja um ritual básico, ele é cheio de minúcias, como a representação dos arcanjos, cores/armas/sigilos etc de cada quadrante, modo de vibrar os nomes entre outras questões que se não me engano já vi por abordadas aqui em posts anteriores.
    Agora Marcelo, só uma coisa que sempre vejo e nunca entendo é a questão das “chamas azuis”. Sendo o RmP um ritual gebúrico/marcial, não seria mais interesante visualizá-las vermelhas?
    @MDD – Ele não é marcial, ele é de limpeza. Chamas vermelhas podemos usar para queimar Miasmas, mas é um ritual razoavelmente diferente; eu falarei sobre isso mais pra frente.

  2. Você acha que dá certo ensinar uma coisa dessas pela internet? Você mesmo não disse que ela é terra dos burros?

  3. é possivel desenvolver a visualização até o ponto de literalmente VER essa luz?
    pretende falar sobre a troca de anjos / troca de aeon?
    porque os pentagramas flamejam azulados?
    @MDD – Acho que teria de ter alguma sensibilidade, mas médiuns videntes me disseram já que conseguem VER tanto a cruz quanto os pentagramas como se estivessem no Plano Material. Azul porque estamos realizando um ritual de defesa e proteção.

  4. Algumas. Mas p/ começar vc poder relacionar os exercícios de respiração e os demais necessários p/ efetivar o ritual? tenho seguido os exercícios do livro do Regardier, mas fico com a impressão de que falta alguma coisa. Outra: Os Cursos de Novembro estão confirmados?
    @MDD – Sim, Novembro os cursos avançados… a nenê está tão boazinha que creio que há a possibilidade de eu negociar com a mamãe dela um final de semana em dezembro pra ministrar os cursos básicos… se eu conseguir eu aviso vocês.

  5. Olá Marcelo.
    Post Fantástico !!!!!… e há muito tempo esperado também…
    Realmente não deixou espaços para dúvidas quanto a este ritual… todos os pormenores estão esmiuçados e pelo menos para mim fazem total sentido…
    Mas o que me deixa intrigado é sua sequência… vc diz: “O RMP é o mais eficaz método de “desinfetar” um ambiente astral e é recomendado antes de qualquer consagração ou operação mágica.”
    Ok… esta bem claro a intenção e importância deste ritual… agora ele deve ser utilizado para abertura de qualquer ritual? o que quero dizer é, este ritual pode ser (ou deve) realizado para rituais de evocação / invocação… envolvendo qq egrégrora? ou posso faze-lo para rituais de consagração de intrumentos magistas (esta é minha intenção atualmente)?
    Por falar nisso você poderia passar as janelas para este tipo de ritual (o de consagração) que teremos até o fim do ano? Recentemente ganhei dois objetos de valor inestimável de minha família…. minha mãe me presenteou com um Pifano e um Pente feito de ossos que meu avô possuía na época que ainda pastava rebanhos em Portugal. O pífano é um instrumento musical e acredito que possa ser muito bem utilizado para rituais diversos (adoro os posts de música e ocultismo, aguardo por mais). O Pente, não sei se é muita viagem minha mas vc é a pessoa mais indicada para me orientar, gostaria de energizá-lo para sempre que eu passar por momentos de provação ele serviirá de limpeza para minha mente…. mero ato simbólico mas carregado de verdade é o que importa não?
    Bem é isso e muitíssimo obrigado por este post… na verdade já obtive este ritual por outros meios mas não me atrevi a realizá-lo antes de vc postar… creio que estamos todos sintonizados numa excelente egrégora conspiratória… rsrsrsrs
    abrazzzz (((())))
    Norton

  6. Hey Tio MDD,
    1°:Na apostila do CIH o frater goya diz que para se traçar os pentagramas deve-se usar uma adaga de aço:isso fará diferença em qualquer aspecto do ritual?
    @MDD – tanto a adaga quanto o bastonete ou varinha podem ser usados. Mas os dedos da mão você sempre vai ter.
    2°:Qual a diferença do efeito do ritual menor do pentagrama e do ritual menor do hexagrama?(até onde eu sei eles tem o mesmo efeito,quem sabe varia a potência).
    @MDD – São coisas diferentes… algum dia eu falo sobre o Ritual Menor do Hexagrama…
    3°:Para aprimorar essas visualizações seria interessante o livro “Visualização criativa” do Ophiel?(o primeiro “exercício” que ele passa é justamente o RMP,mas você já deve saber disso :p)

  7. Marcelo não encontro o post que exercita a visualização dos 4 pentagramas…
    Por favor repassar.
    Abrazos

  8. Marcelo, fale sobre as diferenças de invocação, evocação e banimento. Qual e como usar cada um?

  9. Marcelo, por favor coloca o domínio do exercício de visualização dos 4 Pentagramas que procurando pelo nome não encontrei.
    Podemos colocar os Elementos (Água, sal, vela e incenso) como numa consagração para aumentar a força da Limpeza?
    Muito Obrigado

  10. “…com a mão na posição de “figa”…”
    Pensei que o ritual inteiro era feito com o médio e o indicador estendidos, os outros fechados. Tanto que é a primeira vez que vejo este “mudra”. A alguma diferença, segredo seu este? qual o significado dele?
    Valeu

  11. Se eu fizer no meu quarto o ritual e digamos, eu usar o quarto para minhas atividades sexuais há algum problema? Tenho que livrar-me de uma possível succubus antes de efetuar este ritual?
    @MDD – O RMP serve justamente para limpar essas energias… aliás, eu recomendo fortemente que vocês usem quando forem a um motel, a menos que gostem de voyeurs…

  12. Coisa técnica:
    Tenho em mim a idéia de que todo ritual server sempre para abrir e fechar trabalhos. Esse seria a mesma coisa?
    Faz a abertura antes de uma consagração, depois finaliza o mesmo?
    @MDD – isso… pode ser sim.
    Depois da finalização(se houver uma), por que continuar a imaginar os pentagramas?
    Imagino que depois da finalização, os arcanjos invocados não deverão continuar lá, certo? Em outras palavras, a visualização das figuras deve cessar?
    @MDD – A construção fica enquanto você colocar thelema nelas. o RMP é mais usado para higienizar ambientes antes de qualquer consagração ou ato mágico, mas eventualmente você pode querer realizar sempre, ou mesmo deixar o local permanentemente protegido, mas para isso, você vai precisar de algo chamado “Firmeza”. Para vocês, basta refazer o RMP sempre que precisarem consagrar algo ou quiserem meditar sem interferências externas.
    Por ultimo, A grande dúvida, já que se trata da determinação de algum espaço, para quem não tem sigilo adianta alguma coisa?
    @MDD – adianta sim. O RMP funciona mesmo se você não tem sigilo ou não está ligado a nenhuma egrégora… claro que não é a mesma coisa que um magista iniciado fazer, mas é algo bem eficaz mesmo assim (e de qualquer maneira, se vocês fizerem todos do jeito que eu coloquei aqui, vocês pegam um pouco da egregora da Golden Dawn e ajudam a criar a egregora do tdC…

  13. Dúvidas?
    Tenho uma. No ritual da Cruz cabalística como você descreveu, o momento de se conectar a uma egrégora e traçar o sigilo era entre o “LE OLAM” e o “AMEN”. Aqui você troca a ordem. Isso é relevante?
    Outra coisa, como curiosidade, há pouco tempo passei a praticar a Cruz Cabalística antes de meus estudos na senda Rosa Cruz. Faço sempre bem baixinho, de madrugada quando tenho certeza que todos estão dormindo, pra ninguém da minha família me perturbar. Na última vez, nem 5 minutos depois da Cruz, apareceu uma pessoa da minha família extremamente nervosa, reclamando de coisas sem sentido e falando que eu estava frequentando alguma religião maluca…
    Já tinha visto relatos aqui no site de pessoas (uma mulher de um casal) que saíram correndo da Cruz, mas não de pessoas que vieram tirar satisfação. o_O
    @MDD – Na verdade, tanto faz desde que você feche com o “amen” (não traçar o sigilo depois que fechar a evocação com o alef-mem-nun).

  14. Olá Tio MDD!
    Sincronicidade!
    De sexta-feira para sábado, sonhei que estava fazendo este ritual no meu quarto!
    Tenho sonhado muito com Magia nos ultimos meses, mas sonhar com o RMP nas vésperas de ser postado aqui, pra mim é prova de que estou conectdo com a Egrégora do TDC!
    No sonho dominava muito bem, incluindo os nomes dos Arcanjos, e a lateralidade deles, mesmo sem nunca ter feito!
    Mas mesmo assim, existe alguma contra-indicação, ou se eu fizer algo errado ou simplesmente não obtenho o resultado esperado?
    Que a Luz sempre Emane de Ti, para Todos os que Buscamos!

  15. “dúvidas?”
    SIM!
    1- O altar fica no centro ou no canto leste do templo?
    se a resposta for no centro então todo o ritual é feito circulando ao redor do altar?
    se o altar ficar no centro então ao me voltar para o leste eu devo estar de frente ou de costas para o altar?
    @MDD – Fica onde voce quiser, mas o mais tradicional é no leste ou centro. Normalmente um altarzinho no canto leste ou mais próximo que conseguir do leste no quarto… Se não tiver como colocar um altar no leste, coloque onde der e comece o ritual voltado para o Leste.
    2- “Visualize a luz divina descendo do alto de Keter até o magista e o altar.”
    ou seja, visualizar uma luz vindo do alto? como um grande canhão de luz iluminando o mago e o altar de cima?
    @MDD – Yep
    3- “mesmo tempo em que vibra o nome (pronuncia-se “Iod Rê Vav Rê”) com energia,”
    como assim vibrar o nome?? com energia??
    @MDD – Putz… isso eu não consigo ensinar por internet… mas quando o médico fala “diga Aaaaaaahhhhhhh” você está “vibrando” a letra A… tem de fazer cosquinhas na garganta…
    tem algum problema se eu fizer do meu quarto o meu templo?
    @MDD – Nenhum. alias, é recomendado. mas não há limites para o local… se a sua capacidade de visualização for suficiente, pode ser até um salão.

  16. Olá Marcelo!!!!
    Obrigado… seus comentários sobre o RmP são de muita ajuda…
    Vamos as dúvidas…
    1 – Israel Regardie no livro A Aurora Dourada termina o ritual com a frase:
    ” Diante de mim Flameja o Pentagrama e Atrás de mim Brilha a estrela de seis pontas.”
    Qual a diferença deste final dado por Regardie em relação ao que você passou? O final que você passou, foi uma alteração feita por Crowley?
    @MDD – existem diversas variações. Eu prefiro a do Arthur Waite (é a que eu uso) mas também é uma tradução do inglês que por sua vez já era tradução do hebraico… então não é algo para se preocupar, mesmo porquê estes seres não se utilizam de linguagem verbal.
    2 – Pelo que você expõe acima é recomendado fazer o ritual em um local próprio para isso. Este local irá concentrar determinas energias ao longo do tempo?
    @MDD – Se você fizer várias e várias vezes no mesmo lugar, sim.
    3 – Por questões familiares, não consigo ter uma altar e poderei fazer o RmP poucas vezes em casa. Teria problemas ralizá-lo no local de trabalho todo o dia e em casa só de vez em quando? Como a questão de vincular o local com algo sagrado?
    @MDD – Só não deixe seus colegas escutá-lo, ou é capaz deles acharem que você é satanista ou aguma viagem do gênero hehehehe
    Abraços
    Israel

  17. Tio, tenho alguma dificuldade no vazio da mente, não pensar em nada, só no ritual. E acredito que esse ponto é que prejudica a minha verdadeira vontade e minha visualização. O exercício da vela que vc passou a muito tempo é que pode me ajudar nisso? E com o vazio da mente é um exercício para a visualização ou deve-se exercitar algo somente para visualização? Eu não acredito que um ritual do tipo por mais simples que seja, se trate daquela velha história de “faça para aprender a fazer”, pois acredito eu que o magista deve estar preparado para execução de tal ritual para que esse possa sentir o que faz e não só saiba o que faz.

  18. Marcelo,
    no CALEN fazemos malkhut tocando o peito, e não o sexo.Pq há essa variação?E tem grandes efeitos essa diferença? influencia nos resultados?
    @MDD – Esta é a versão de Dion Fortune. A única diferença é que você estará “aterrando” a cruz em seu chakra cardíaco, ao invés de Malkuth. Para um Adepto ou Templi Magister é ótimo, mas não recomendaria muito para iniciantes, porque se alguma coisa der errado, qualquer carga negativa irá ser direcionada para o próprio praticante (se ele possui o chakra aberto, sem problema nenhum… o próprio chakra atuará como uma “firmeza”), ou seja, ou você está verdadeiramente pura de coração, ou vai ter problemas… pensando bem, é uma ótima variação, porque já carboniza as “maçãs podres” da egregora hehehehe

  19. Existe alguma versão “discreta” desse ritual? Algo que não chame tanta atenção e possa ser feito em um lugar público (como no trabalho por exemplo)? Eu trabalho com atendimento ao público e por conta disso tenho contato com pessoas de várias origens (e com várias cargas energéticas diferentes) e gostaria de ter alguma proteção contra essas energias. Pode ser uma consagração específica mas tem que ser algo que não “dê bandeira”. Isso poderia ser útil para pessoas que trabalham em lugares não muito “hospitaleiros” astralmente como motéis, cemitérios, hospitais ou lugares em encruzilhadas (onde costumam ser feitos “trabalhos”).
    @MDD – Existe… é a que deu origem ao famoso “sinal da cruz” dos católicos. É uma versão feita a mão fechada, unindo o indicador e o polegar, tocando a fronte, o coração, os dois ombros, enquanto o magista realiza através da VISUALIZAÇÃO a cruz Cabalísta (e faz as evocações mentalmente apenas)… mas só faça depois de ter feito 100, 150 vezes a Cruz…

  20. Marcelo,
    Tem uma Cruz enorme no meio do meu quarto.
    Ela é branca, brilha e é bem imponente, quase maravilhosa, muito parecida co a imagem do post… chega até a me dar um certo medo. Eu a percebi “apenas e logo” depois do ritual, ela estava bem no local onde eu fiz a Cruz Cabalística por algumas vezes.
    Quando fui dormir, depois de ter passado algumas horas do término do ritual, ela continuava ali, nos pés da minha cama, face à Leste.
    Eu não consigo “ver” os pentagramas e o círculo mágico, mas a Cruz é nítida. É incrível.
    Bom, eu não consigo visualizar os arcanjos, não lembro de nenhuma imagem deles, você pode postar?
    Mais uma vez, Obrigado!
    Grande abraço.

  21. Apenas para complementar, e se puder junte ao meu comentário anterior.
    Pode ser viagem minha, ou até mesmo por causa das imagens das Cruzes Cabalísticas deste post e dos anteriores, mas em um pequeno momento me veio à cabeça uma jóia vermelha ao centro da Cruz, mas não sou iniciado em nenhuma ordem RosaCruz.
    Para finalizar, não preciso nem dizer que minha noite de sono foi maravilhosa, e que sonhei, em alguns momentos lucidamente, apenas com nomes divinos, outros de Deuses Egípcios e também com nomes de Arcanjos, alguns mesmo que eu nem lembrava saber.
    Me sinto muito mais “leve” hoje.
    Abração.

  22. duvidas se eu fizer a primeira vez sem o sigilo, mas depois que eu conseguir ele, mudara em alguma coisa ou somente ganhara mais força?
    @MDD – somente ficará mais forte.

  23. Muito bom!!! Como eu havia lhe dito, estava usando Runas para limpeza e proteção do ambiente. Muito eficazes, essas Runas. Mas o RMP, pela sua complexidade e história parece ser mais eficaz, não sei, ainda não o pratiquei “pra valer”. Vou treinar no Templo Astral… Depois que praticá-lo eu conto a minha experiência.
    Abraços à todos!

  24. Caro Marcelo, acompanho o teoria há um bom tempo e gostaria, primeiramente, parabenizá-lo pela iniciativa. Como diria Levi, o sábio deve calar-se, porém apenas para o vulgo.
    A minha dúvida é em relação aos nomes sagrados, principalmente os presentes na “Clávicula de Salomão” traduzida Liddell MacGregor. Você poderia me ajudar com a pronuncia de tais nomes?
    Agradeço desde já.
    @MDD – Depende… que ritual do Clavícula você quer fazer?

  25. Putz…se eu vibrar com energia eu acordo meus familiares(só tenho tempo de madrugada).
    Ontem eu tentei fazer esse RMP na parte 3 eu senti como se meus braços estivessem sendo esticados.Cometi algum erro?

  26. Uma dúvida:
    O hexagrama é visualizado na horizontal, é isso?
    Os pentagramas na vertical.
    Os hexagramas não precisam ser traçados com a mão, apenas visualizados?
    Thanks

  27. outra dúvida:
    O livro da lei deve ficar aberto durante o ritual?
    Alguma dica de qual lugar do livro? (Salmo 133, etc.)
    Valeu!

  28. Tio Marcelo,
    No CIH, CALEN e outros existe uma pequena variação na entonação de certas palavras no ritual, por exemplo:
    EHEIEH – Ê- Rê – IêH
    Raphael – Rê – Fá – él
    Michael – Mí – Rá (de rato) – él
    Auriel – Ú – Rí – él (alias, lí em algum canto que se escreve Auriel porem lê-se Uriel, confirma ?)
    Essa variações invalidam o ritual ou o enfraquecem ? E por que dessas diferenças ?
    Fraternalmente
    @MDD – de maneira nenhuma. Elas também estão corretas. Não se esqueça que estas frases são em HEBRAICO. Se você ver um RMP feito por um americano, vai ter um sotaque carregado, e assim por diante. O magista tem de saber o que está fazendo e ter a INTENÇÃO correta. O resto é ajustável.

  29. “Esta Ordem foi devotada ao estudo da magia cerimonial ocidental e ao estudo do oculto, passando por estudos de Kabbalah, de Tarot, Tattwas (símbolos que representam os cinco elementos), viagem nos planos, entre outros”
    como apanhei de tattwas ¬¬’

  30. Marcelo,
    Desculpe a insistência, mas compreender tudo certinho é muito importante para mim.
    Quando enviei o relato sobre a Cruz Cabalística no comment acima, esperava um retorno seu, para saber se estou seguindo certo (apesar do termo certo ser relativo) ou estou começando a ficar alucinado com o tema, coisa que seria compreensível devido à intensidade que emprego em minha busca por estes conhecimentos.
    Eu também sei que não é a sua função ou dever ficar respondendo qualquer comment, por isso entendo completamente caso não o faça. Mas digo que você faria um amigo muito feliz fazendo-o.
    Um grande abraço.

  31. Caro Marcelo, acompanho seu blog há algum tempo e gostaria, primeiramente, parabenizá-lo pela iniciativa. Como afirmou Lêvi, o sábio deve calar, mas apenas ao vulgo.
    Minha dúvida é em relação a pronuncia dos nomes sagrados encontrados na “Clávicula de Salomão” na tradução de S. Liddell MacGregor Mathers. Você poderia me ajudar em tão importante questão?
    Grato desde já.

  32. Uma dúvida quanto a duração dos pentagramas no ambiente:
    No post você diz que a duração é proporcional a vontade e visualização de quem o fez. Porém, no livro “Autodefesa Psíquica”, de Dion Fortune, ela alega que a duração desses pentagramas é algo que vai até o alvorecer/anoitecer (dependendo do horário que foi feito o ritual), por isso ela aconselhava efetuá-lo duas vezes ao dia. Logo de manhã e no começo da noite.
    Funciona dessa forma mesmo, como a autora do livro propôs? Ou seria um equívoco afirmar o tempo certo que a proteção irá durar???
    @MDD – Acho que não rola esse lance de “duração”, ela escreveu isso pra dar uma constância no ritual; eu já vi em vários lugares recomendando uma vez ao acordar e outra ao dormir, mas sem essa de “dura até o pôr-do-sol”… era mais para reforçar mentalmente no magista a construção astral.

  33. Olá Marcelo,
    Pode-se adicionar representações dos elementos nos quatro pontos cardeais, para ajudar na visualização?
    Por exemplo:
    Leste -> Ar -> Incenso
    Sul -> Fogo -> Vela
    Oeste -> Agua -> Taça
    Norte -> Terra -> Sal/Moeda
    @MDD – Pode, mas não é essencial. As versões wiccanas/celtas que não têm os Arcanjos usam esta simbologia. As vezes com objetos, às vezes com sacerdotes/sacerdotisas representando cada elemento.

  34. Olá Marcelo
    Os traços do RmP (pentagramas, sigilo e circulo) podem ser traçado com os dedos na posição atame (indicador e medio estendido, anelar e minimo dobrados com o polegar segurando-os) ao invés de utilizar o Kubera-mudra?
    @MDD – pode. Se não me engano ou a Dion Fortune, ou o Bardon colocam deste jeito. É uma versão comum até.

  35. marcelo, algumas perguntinhas:
    1 – Estaria correto eu considerar o RmP como uma junção de dois rituais ( a cruz e os pentagramas) ou são simplesmente dois passos?
    2 – Será que se eu falar com meu pai de santo e fizer isso no terreiro onde eu trabalho, ajuda? Se bem que ele já deve fazer algo parecido pra desinfetar o ambiente…
    @MDD – Eles já têm rituais semelhantes…

  36. Excelente post mesmo! Fico na expectativa pelos detalhes do ritual do hexagrama. Agora insistindo na pergunta, terei sérios problemas se errar a orientação do traçado do pentagrama, correto?
    @MDD – na verdade não… a essência do ritual é a visualização e a intenção, não exatamente os símbolos dele…

  37. Apocalipse 1:6 “E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém”.

  38. Ola Tio!
    Ja tinha visto o RMP com um detalhe assim como tantos outros que já comentaram por aqui, mas este em especial me traz um duvida. Se não me engano no CIH e no Collegium tem o Sinal do Entrante em cada Pentagrama. Qual é o efeito que este Sinal causa no ritual?
    @MDD – o sinal do entrante em cada pentagrama tem o MESMO efeito do Sigilo pessoal, só que ligado na egrégora da CIH/Collegium. Um maçom poderia fazer o sinal do esquadro e compasso, ou um RC projetar a Rosa vermelha na cruz dourada dentro do Pentagrama; todas estas variações representam a mesma coisa.

  39. No caso, a utilização da cor azul remete a Chesed, daí o fato de servir para proteção. O RMP pode ser usado para invocar/exorcizar as energias das demais sephirot, caso o magista utilize a cor correspondente?

  40. Ao fazer o RMP, senti meu corpo muito quente, a ponto de suar e senti meus braços e minhas mãos muito quentes, dispersando muita energia, isso é bom ou ruim, normal ou uma experiência totalmente pessoal ?

  41. só uma duvida besta, mão direita ou esquerda?
    @MDD – Direita se você for destro, esquerda se você for canhoto. Se for ambidestro, direita.

  42. @MDD – O RMP serve justamente para limpar essas energias… aliás, eu recomendo fortemente que vocês usem quando forem a um motel, a menos que gostem de voyeurs…
    Claro q essa parte, depende da mina concordar”^^”

  43. Seria muita deturpação se eu colocasse estátuas, pedras, pontos de tinta, qualquer coisa em volta do local no lugar em que os 4 anjos ficariam, para ajudar na visualização?
    Fica mais fácil pensar que no lugar daquela pedra que eu botei é onde o arcanjo vai ficar…
    @MDD – sem problema nenhum. É muito válido.

  44. Olá, bem que voce poderia passar alguma coisa relacionada a transmutação sexual… ja viu o exercicio do Ham-Sah? ele é valido?
    http://www.gnosisonline.org/Tantrismo/Polucoes_e_Quedas.shtml
    @MDD – O dilema Samael versus masturbação… ai vai da visão de cada um, a posição do gnosis é a de que as pessoas não devem “derramar o vaso de Hermes” em nenhuma instância que não seja na realização da Grande Obra; outras ordens permitem uso magistico da masturbação… é uma perda enorme de energia SIM, isso é um fato, mas se pode ser usado para fins magísticos/prazeirosos ou não, é uma escolha pessoal de cada um.

  45. Marcelo,
    O RMP é semelhante a firmar a trunqueira do terreiro, quando você evoca os guardiões para proteger o local onde serão realizados os trabalhos?
    Qual seria a diferença de trabalhar com o RMP e utilizar elementais para limpar o ambiente?
    @MDD – na prática, nenhuma.

  46. DD se eu for traçar o circulo na sala, é onde está altar, tracarei o circulo apenas dentro desse comodo ou traço em volta da casa sendo que fazendo isso o raio do circulo ficará no centro da casa, pq a casa é um quadrado dividido em 4 e a sala fica em uma dessas divisões, ou traço o circulo com o centro no altar e faço com que o raio cubra toda a casa e pegue um pedaço do quintal do visinho?
    @MDD – Não precisa ser um círculo milimétrico. “Círculo” é só uma maneira de delimitar o espaço de trabalho.

  47. Já que perguntei sobre judaísmo em outro lugar, aproveito pra comentar…
    A posição dos “anjos” no judaísmo são diferentes, não são. A bênção que eu conheço diz:
    B’sheym Adonai, Elohei Yisrael,
    Mi’yamini Michael, u’mi’smoli Gavriel,
    U’m’lifanai Uriel, m’acharai Raphael,
    V’al roshi, v’al roshi, Shechinat El.
    Em nome do Senhor, Deus de Israel,
    quem está à minha direita é Michael, e quem está à minha esquerda é Gabriel,
    e quem está à minha frente é Uriel, e quem está atrás de mim é Rafael,
    e sobre minha cabeça está a presença (shechinat) de Deus.
    Essas posições estão erradas? Ou o significado dos anjos é diferente já que a egrégora é diferente?
    Aproveito para deixar anotações, se achares que vale a pena:
    Michael – normalmente traduzido como mi (quem) cha (como) el (deus), não como pergunta, mas como interjeição
    Gabriel – G..B..R como em GeBuRah (força)
    Uriel – UR, eu acho que é em referência a “cidade/templo/fortaleza”, mas a tradução normal é “Luz” ou “Fogo” de deus
    Rafael – RF como em ReFuah = cura, restituição
    @MDD – então… Estão TODOS certos… a uma primeira vista, pode parecer que cada egrégora fazendo as associações elemento=posição estejam errados, mas longe disso… Cada Círculo é um microcosmos que reflete o Macrocosmos daquela região específica, por isso Ordens egípcias têm posições diferentes das xamânicas, das celtas, das russas, das judaicas, etc… mas não dá pra explicar em um comment, vou precisar fazer um post a respeito disso.

  48. MDD, toda vez que eu faço algum dos exercícios ou rituais depois eu me sinto triste com um vazio no peito. Meu chakra cardíaco pode estar desequilibrado?

  49. Marcelo, e em relação aos nomes sagrados hebráicos? Há algo que você possa me indicar para ajudar-me com suas vocalizações e pronuncias?
    @MDD – me manda por email a lista de nomes que eu procuro 🙂

  50. para fazer esses rituais não pode cre em Deus!!!?
    @MDD – ele funciona de maneira efetiva para ateus, crentes e hermetistas.

  51. pergunta importante,mas q ninguem fez:qual a origem desse ritual?quem o criou?
    @MDD – O ritual que eu passei é com certeza de 1904, do Edward Waite, mas creio que ele seja de 1888 ou até antes.

  52. Marcelo, você poderia explicar o significado desses processos durante as invocações e o desenho dos pentagramas? Seria mais interessante a gente vocalizar os nomes e mentalizar os símbolos tendo pelo menos uma idéia de seus significados. Se não, poderia nos indicar alguma bibliografia para que possamos pesquisar?

  53. Todas as mini-aulas na seção de hermetismo que vc vem disponibilizando (simbolismo do templo, nave, porta, montanha, caverna…) se aplica como uma luva só na visualização desse ritual, to certo?

  54. Só de anotar e praticar a ritualistica e a pronuncia dos nomes, na frente do pc mesmo, senti um “ar” de limpeza por aqui! Interessante..

  55. Cara, estou com dois problemas: meu altar fica no meu quarto, que divido com minha irmã. posso fazer em outro comodo?
    Alem disso, o altar fica na direção norte. só que não dá pra por na posição leste. é problemático isso?
    @MDD – Idealmente, vc deve fazer no local onde vai estudar, meditar… fazer na cozinha protege a cozinha… No caso de nao poder ter o altar no Sul, pode deixa-lo na direção que der, e considere o leste como simbólico.

  56. Queria saber se o ritual pode espussar kiumbas , disfazer trabalhos de magia negra etc…
    @MDD – Não. Nem espussa kiumbas nem disfaz trabalhos de magia negra; serve só para o que o post diz que serve.

  57. Marcelo ,no livro sistemagia adriano camargo fala sobre o ritual de banimento, ele diz que serve para banir qualquer coisa até entidades, vampiros, elementais etc… não é o mesmo ou estou errado? agradeço.

  58. Boa pergunta a anterior…
    A propósito, com o passar do tempo é favorável acrescentar visualizaçoes como os nomes de deus em hebraico, os arcanjos cada um com sua forma especifica (rafael – cabeça humana, gabriel – cabeça de aguia, michael – cabeça de leao e uriel – cabeça de touro), seus simbolos planetarios no peito, posicionar-se entre os caminhos de samekh e peh, etc….???
    E quanto aos traçados do pentagrama – banindo ou invocando – ou quanto à cor?
    Pergunto isso pois nao sei se ajuda ou é somente uma complicaçao inutil.
    No aguardo pelos proximos rituais – ritual maior do pentagrama, menor e maior do hexagrama, etc.. – ja que nao consigo achar explicaçoes suscintas deles na internet.
    =]

  59. Tio, eu tenho duas dúvidas. A primeira é a seguinte: A versão do ritual que você passou é a de banimento… para a de invocação basta inverter a direção do pentagrama, ou devo traçar o círculo no sentido oposto?
    E se eu uso o ritual invocando, ainda assim ele será capaz dos efeitos de limpar o ambiente, proteção e etc ao mesmo tempo em que permite invocar outras energias de nosso interesse? Poderia detalhar quanto a isso?
    Grato.

  60. MDD,
    Moro em um apartamento pequeno, de quatro cômodos. (quarto, sala, banheiro, cozinha/area de serviço). É possivel fazer o RMP para proteger todo o apartamento?
    @MDD – Sem problema nenhum.

  61. MDD,
    como falaram que não tem aqui o “Exercício de Visualização dos 4 Pentagramas.”
    Coloquei no google só pra ver o que aparecia, e é incrível a quantidade de sites que deram um cc cv no seu texto na maior cara de pau, sem nem indicarem a fonte.
    O que me intrigou mais ainda foi o seguinte um dos sites é um forum “satânico” e eles alteraram 4 coisas no ritual.
    -aramaico > latim
    – nomes dos anjos (raphael, gabriel, uriel, etc…) > nome de “principes coroados do inferno” (ariton, oriens, paymon, amaymon)
    -pentagrama > pentagrama invertido
    – texto em si
    agora me diz uma coisa esse “banimento satanista” se é que é verdadeiro seria ao contrário do que foi postado aqui que é usado para limpar o ambiente?
    site do povo que copiou ao qual me refiro:
    http://ally-goetia.livreforum.com/ocultismo-geral-f6/exerccio-ritual-menor-do-pentagrama-rmp-t14.htm
    @MDD – Não serve pra nada… Invocar “Ariton”, “Oriens” ou invocar a Xuxa dá na mesma, porque esta entidade não está comprometida com o magista e, sendo um demonio ou sei lá o que ele diz que seja, não estará interessado obviamente na “defesa e proteção” de um zé ninguém. Fora que o exercicio NÂO é um círculo de proteção, é apenas um exercício preparatório… satanistas de orkut são a raça mais patética de criaturas da internet.

  62. Ritual Menor do Pentagrama
    O Ritual Menor do Pentagrama (algumas vezes abreviado como “RmP”) é um ritual fundamental da magia cerimonial. Ele foi originalmente ensinado pela Hermetic Order of the Golden Dawn (Ordem Hermética da Aurora Dourada) como um ritual de banimento.
    Propósito
    “A primeira tarefa dum Magista em toda cerimônia é consequentemente tornar seu Círculo absolutamente impenetrável.” – Aleister Crowley
    Um banimento é geralmente efetuado antes do início de um ritual mágico. Isto tenciona limpar a área do ritual – tanto faz ser um quarto ou um círculo mágico – de todos aqueles elementos que possam interferir na operação mágica. O Banimento consiste em remover todos os objetos de um lugar de trabalho para por dentro deste espaço reservado aqueles objetos que sejam pertinentes à operação.
    Em cerimônia elaboradas, o Magista pode optar por banir todos os elementos (Ar, Terra, Fogo, Água, & Espírito), os planetas, os signos do zodíaco, espíritos, formas-divinas e até mesmo as dez Sephiroth. Inclusive as forças que serão invocadas são banidas. Como diz Crowley , “porque esta força como existe na Natureza é sempre impura”.
    Rituais de banimento também podem ser executados como finalidade em si. Isto pode ser feito por vários motivos – limpeza astral, para limpar um cômodo ou casa, para eliminar energias negativas ou indesejadas ou simplesmente para acalmar e balancear a mente. Vários magistas praticam rituais de banimento diariamente.
    ESSA EXPLICAÇÃO DIFERE UM POUCO DA SUA MARCELO, CONCORDA?
    @MDD – pelo contrário, essa explicação reforça o que eu falei.

  63. Tio, o ritual Rubi Estrela utiliza pentagramas vermelhos. Mas, sendo uma versão “melhorada” do RMP, não deveria ser com pentagramas azuis (proteção)? Ou tem uma utilidade diferente?

  64. Oi Marcelo, tudo bem?
    Esta parte não ficou muito clara pra mim: “Trace com os dedos o Círculo de Proteção, no sentido horário, do Leste para o Sul, circundando o meridiano do Templo”.
    Veja se entendi corretamente: depois de traçar o pentagrama e o sigilo pessoal, devo traçar um círculo sobre eles?
    Obrigado e abraços.

  65. Marcelo,
    “Este ritual era o primeiro a ser ensinado a seus membros, ainda neófitos. Isto porque ele o introduzia a invocação, e servia como meditação, centralização e proteção.”
    ou seja, se eu fizer o RMP, ele me protejerá onde quer que eu vá ou só o ambiente em que eu o fiz?
    @MDD – Só naquele lugar, e enquanto durar a concentração.

  66. Alguma restrição quanto ao horário a ser realizado o ritual?
    E, ao contrário, algum horário mais propício?
    Valeu

  67. ola marcelo!!! e a primeira vez que eu escrevo.minha pergunta e:a cruz cabalistica pode ser usada independente do ritual menor do pentagrama? caso possa ser usada,com quais propositos? um abraço khris
    @MDD – A Cruz é uma abertura de portal que vai servir para canalizar outros rituais. Se fizer apenas a cruz, sem círculos de proteção ou outros rituais para usar esta energia, vai criar uma fonte de energia dando sopa ali, o que com certeza irá atrair vampiros astrais ou entidades dispostas a um jantar-energético-grátis…

    1. Marcelo,
      Quando aprendi sobre o ritual, fiquei um tempo “treinando” apenas o ritual da Cruz (entonação, posições, etc) sem os devidos circulos de proteção e outros que citou. Baseado na resposta que deu ao Khris, aparentemente fiz mal… minha pergunta é, uma vez que supostamente abri um portal (caso tenha conseguido), existe algum procedimento para fecha-lo? Ou quanto tempo duraria aberto um?
      Não sei se me fiz entender, sou novato nesse assuntos e posso não ter explicado corretamente.
      Abraço

  68. OLa Marcelo, da para fazer o ritual rubi estrela conhecendo previamente este?
    @MDD – O RMP é pre-requisito para fazer o SR…

  69. Marcelo,
    quais são as imagens telesmáticas dos arcanjos? Pode ser qualquer uma que eu achar melhor (fruto da minha imaginação)? Abraços
    @MDD – A imagem que funcionar melhor para você, já que elas serão apenas maneiras da sua mente objetiva traduzir a emanação que deve ser manifestada nas bordas do Círculo. Podem ser anjos, podem ser os quatro guardiões elementais, podem ser criaturas mitológicas, etc…

  70. Marcelo. Qual ritual será melhor para protejer alguém que amamos e que está fisicamente muito distante de nós?

  71. Hoje eu estava desenhado o pentagrama com agua no banho e me veio um insight, a sensação da agua saindo da minha mão (uso a posição de atame) é parecida com a energia passando para formar o pentagrama.

  72. Tio eu sou canhoto, eu deveria ter feito essa pergunta antes, eu devo usar minha mão esquerda para fazer todos os rituais ou a direita ?
    Eu uso a esquerda normalmente e sinto como se ela estivesse “carregada” com as mesmas chamas dos pentagramas, só que eu não visualizei isso acontecendo.
    Você postou esse video http://www.youtube.com/watch?v=qQWsnAUCcmw
    essa é a maneira correta de vocalizar ? Em casa eu não posso vocalizar assim, eu devo vocalizar mentalmente dessa maneira ?
    @MDD – Se vc é canhoto, faça com a mão esquerda. Sem problema. A vocalização correta é esta mas, se não der, tente vibrar os sons em voz baixa.

  73. Del Debbio, quando eu pronuncio o nome de Michael eu pronuncio MIGUEL que é como eu conheço o nome desse arcanjo desde criança e me sinto desonfortavel pronunciando assim dessa forma. Tem algum problema, o ritual se tornara menos efetivo?
    @MDD – Sim, por conta da vibração diferente. Mas para a necessidade de vocês, não tem problema. Pode fazer do jeito que você tem mais facilidade.

  74. “One also moves in a clockwise direction, to follow the direction of the sun. If you live in the southern hemisphere you travel counter-clockwise, and exchange ADNI in the south for AGLA in the north.”
    fonte: http://forums.vsociety.net/index.php/topic,7777.0.html
    então, é horário ou anti-horário?
    @MDD – O RMP tradicional é sempre no sentido horário. O Sol nasce no Leste e se põe no Oeste em todos os lugares da Terra, independente do hemisfério.

  75. Parte 1 – A Cruz Cabalística (ou Rosa Cruz)
    Deve ser feita diante do altar onde ficará o Livro da Lei, o Coração do Templo, voltado para o Leste (Oriente)
    Esse “voltado para o leste” ta me confundindo. O altar deve estar colado na parede Leste de foma que eu fique virado para o leste ou o altar deve estar “virado para o leste”, colado na parede Oeste de forma que EU fique olhando para o OESTE ?
    @MDD – Voce deve estar virado para o leste no inicio do ritual.

  76. Marcelo, é viagem minha ou parece que este exercício tem a ver com a carta universo do Tarot?
    @MDD – por qual motivo?

  77. tenho uma duvida .
    a bussola aponta para o norte onde o leste estaria a sua
    direita. no ritual é para se orientar para a direita da bussola , que seria o oriente ?
    esse seria o leste geografico?pois tem rituais que pedem
    pra se posicionar para o leste geografico.então fiquei na duvida
    qual a diferença entre leste geografico e o leste magnetico ?
    qual é o que da bussola ?
    @MDD – o Oriente é o Leste Geográfico. Não faz nenhuma diferença, mesmo porque esta variação fica entre 10 e 20 graus, e o angulo que o seu corpo vai fazer quando voce gesticular já abrange mais do que esta variação.

  78. Olá tio!
    Estou lendo o livro Cabala Teúrgica, do Jean-Louis de Biasi, da Madras, e nas práticas do final do livro ele fala sobre chamar “guardiões”, o que liguei ao banimento do RmP. No caso desse livro, o autor troca Michael da descrição do RmP por Haniel, e Auriel por Miguel. Qual a diferença? Qual está certo?
    @MDD – os dois funcionam. basta entender os símbolos que eles representam em cada Egrégora.

  79. Eu não entendi uma coisa, a cruz cabalística começa se formando dentro de você, e depois ela vai para para o altar? Onde temos que começar a visualizá-la?
    @MDD – Da maneira que voce descreveu. Você é a cruz, o Espaço é a cruz, o altar é a cruz…

  80. Esqueci de perguntar mais um coisa, os Hexagramas devem ser imaginado de que cor?
    Feito de chamas azuis como os pentagramas ou feito de “luz” branca, dourada, prateada,etc.
    @MDD – azul ou branco.

  81. Gostaria de pedir um conselho.
    Na casa de um amigo tem acontecido coisas, a sobrinha (marcela) dele tem uma amiguinha imaginaria, so que essa amiga ta fazendo ela mentir, discutir com a mae, sem contar q qdo agente pergunta a aparencia dessa tal amiga ela fala q eh uma menina branca, com cabelo caxiado loiro e com os olhos cortados e sangrando, recentemente essa sobrinha tava reclamando que a “cris” (amiga imaginaria) nao estava mais brincando com ela, que agora ela so fica parada com os braços aperto e cabeça pra baixo)
    um outro detalhe foi que umiga da marcela foi la brincar com ela, e qdo ela foi embora ela disse que a “cris” foi embora tambem acompanhando essa outra amiga, mas depois de uma semana +- a “cris” voltou.
    as pessoas da casa estao preocupados, com medo, sem saber oq fazer…. qto a fatos paranormal nao esta acontecendo nada, so as vezes uma luz acende ou apaga, mas com pouca frequencia.
    você saberia dizer oq poderia ser isso? como resolver?
    uma outra duvida, se eu ir la e fazer o ritual menor oq aconteceria? iria acabar com o problema?
    @MDD – nao iria acabar com o problema. Fazer o RMp apenas iria afastar o obsessor enquanto voce mantivesse a concentração no círculo de proteção. quando parasse de pensar nele, ela retornaria. A causa mais provavel desse obsessor é baixa frequencia vibratória na casa. O chute de dois médiuns que eu conversei a respeito foi o mesmo que o meu: os pais estão se separando, ou está rolando algum problema sério de família e o clima está pesado na casa. Essa faixa vibratória atrai energias afins com o que está sendo emanado, daí a imagem da menina com os olhos sangrando (imagem de dor/sofrimento). a solução definitiva é mudar o astral da casa, o que infelizmente só vai acontecer quando o problema for resolvido.

  82. MDD, uma duvida que me surgiu enquanto tenho feito o RMP pra abrir e fechar a contagem do dia do Ômer.
    Quando faço a Cruz, os Pentagramas e invoco os Anjos,eu tenho que manter tudo visualizado o tempo todo,durante todo tempo do ritual.
    Por exemplo,enquanto traço os pentagramas com os Nomes Divinos dentro,eu aindan tenho que ter em mente a Cruz,e depois dos pentagramas,eu tenho continuar visualizando tanto pentagramas quanto a cruz mais os anjos?
    Tem sido mto difícil imaginar o cenário todo durante todo o tempo do ritual.
    @MDD – Sim… por isso que as pessoas acendem velas e usam objetos materiais nos rituais, para que a mente delas consiga “lembrar” desses detalhes durante o ritual.

  83. uma dúvida talvez boba mas que vai me ajudar e não perder mais o foco…. não sei pq mas fico muito preocupado em fazer o RPM enquanto tem pessoas próxima dormindo, existe algum problema? interefere nos sonhos ou qualquer coisa (pesadelos, sustos, etc..)?
    detalhe, sao pessoas evangélicas que acham que o RPM eh ritual do demonio.
    @MDD – faz o teste e conta depois o que rolou.

  84. Quando faço o Pentagrama e invoco o Anjo, eu tenho que manter tudo visualizado o tempo todo, durante todo tempo do ritual.
    Por exemplo, enquanto traço o pentagrama com os Nomes Divinos dentro, eu ainda tenho que ter em mente a Cruz, e depois dos pentagrama, eu tenho que continuar visualizando tanto o pentagrama quanto a cruz mais os anjos?
    @MDD – sim.

  85. É necessário fazer um círculo de proteção antes de invocar os anjos?
    Ouvi dizer também que após o término, deve-se dispensar os seres, fazendo com as mãos um círculo com uma cruz dentro, em cada ponto cardeal
    @MDD – Se voce nao sabe se precisa ou nao fazer um circulo de proteção antes de invocar qualquer criatura, melhor nem começar a testar…

  86. Comecei o RmP há uns dois meses. Nunca percebi nenhuma diferença. Mas há um mês houve um falecimento na família e o meu pai não consegue superar. Eu converso com ele, usoo que sei sobre psicologia, mas nada adianta. Então resolvi fazer o RmP em seu quarto, na esperança de que isso “descarregasse” um pouco o astral pesado da casa. No meio do exercício, senti como se estivesse sendo observado. Mas era uma “presença” desagradável. Senti medo. Terminei o exercício mas aquela sensação permaneceu. Usei um mantra que aprendi há muitos anos: “Klin Krshnaya Govindaya Gopijana Walabahaya Swaha” e tudo foi ficando mais calmo. Há algo mais, em termos magísticos, que eu possa fazer para ajudar meu pai?
    @MDD – Já percebeu que há alguma coisa ali se alimentando e alimentando esse sentimento nele, certo? O ideal seria fazer uma limpeza na casa com água do mar e incenso, mas se o seu pai não mudar a faixa de vibração dele, o que quer que seja vai voltar mais tarde e continuar vampirizando-o. Lembra da história que um vempiro só entra em uma casa se for convidado?

  87. As invocações dos arcanjos, seriam invocações voltados para qualquer energia próxima nessa vibração (dos arcanjos; ou da faixa que cada um deles trabalha) ???
    Haja vista que Arcanjos não estão a serviço de homens encarnados mais de Seres de Luz, correto?

  88. Alguém poderia me responder se esse ritual precisa obrigatoriamente do Sigilo Pessoal? Agradecido desde já!
    @MDD – Precisar, não precisa, mas ajuda bastante.

  89. DD
    Comecei a fazer o RMP a duas noites, sempre antes de minhas práticas o que realmente melhorou assombrosamentea minha capacidade de concentração. SÓ TEM Um PORÉm hehe. Depois quando vou dormir tenho pesadelos chatos, não é que sejam extremamente assombrosos mas são muito claros para mim. Coisa que eu nem lembrava mais de meus sonhos, sem contar a angústia que me dá ao acordar. Fiz o RMP a primeira vez e tive pesadelos, pensei: pode ser pq eu estava de estomago cheio, por isso tive os pesadelos. Na segunda vez tive os devidos cuidados, mas persistiram os pesadelos e a angústia ao amanhecer. Então isso é “NORMAL”?

  90. Mais uma perguntinha… O pentagrama usado é o da Terra, quando se faz o RMP invocando, se invoca os 4 elementos de forma genérica ou aspecto fixo/terreno deles? Caso seja, é a mesma coisa que invocar as energias dos signos fixos?
    E como banimento é genérico ou ele bane especificamente esse aspecto terreno dos elementos?
    @MDD – Tanto as evocações quanto os banimentos limpam todos os aspectos destas energias. O formato de traço do pentagrama é apenas para ajudar a focar a mente do magista no trabalho.

  91. Marcelo. Eu estava vendo o livro Cerimonial Magic do Israel Regardie, e no RMP que ele ensina, ve-Gedulah se toca o ombro direito. Qual a diferença dessa versão que você passa pra essa?
    E mais uma, Geburah no nosso corpo não estaria localizada no ombro direito? Se não, em qual local ela está localizada? Seria pedir de mais pra você descrever no nosso corpo o local de todas as esferas? Estou praticando a descida da Mezla, mas sozinho e sem instrutor é meio tenso… Aquele sentimento de que pode estar fazendo errado e tal.
    Obrigado.
    @MDD – Nenhuma. Gedulah e Chesed são sinônimos.Geburah pode ser o ombro direito ou esquerdo, dependendo de que lado você está focalizando a Árvore (não esquece que podemos representá-la como uma estrutura 3D).

  92. Para uma pessoa leiga no assunto de magia, qual é mais recomendável e eficaz: Ritual Menor do Pentagrama
    ou Ritual Draconiano de Banimento e Equilíbrio?
    Ps: Li como fazer o Ritual Draconiano de Banimento no livro Sistemagia.
    Obrigado pela atenção.
    @MDD – RMP, sem dúvida. O RDB é uma versão do RMP que, pra maioria das pessoas, que tem medo do que não conhecem ou que ainda estao presas em dogmas arcaicos, funciona praticamente ao contrário, atraindo o que o ritual deveria afastar.

    1. Foi justamente isso que pensei, visto que no ocidente os dragões são associados a entidades malignas por muitos católicos, evangélicos e afins. Tem até uma oração bem famosa que diz: “A cruz sagrada seja minha luz. Não seja o dragão meu guia…”
      De qualquer forma, valeu pela resposta sucinta. Vou me concentrar no Ritual Menor do Pentagrama.

  93. Olá DD, Comecei a estudar os livros de magia indicados por vc diariamente, iniciar com o RMP traria algum beneficio específico além de desinfetar o ambiente e o aprendizado da prática?
    @MDD – E o que mais vc queria?

  94. MDD vc falou:
    “Sempre imaginando os Arcanjos nas suas respectivas posições”.
    Mas quais imagens nos podemos usar para imagina-los?
    Eu sei que as imagens que são usadas no RmP são apenas alegorias para os elementos,mas não sei como isso se aplica aos arcanjos.Seria o arcanjo segurando uma espada(ar),cajado(fogo)?
    Qual imagem vc recomenda nos usarmos?Procurei em varios lugares tipo no calen,hadnu,no livro da GD,livro ss e não achei imagens ou descrições sobre isso.
    @MDD – Não há. Use da sua imaginação, intuição ou então pegue os exemplos da iconografia católica, se preferir…

  95. Cada tipo de traçado do pentagrama corresponde a um objetivo do ritual/prática certo? Sentido horário para banir e anti-horário para invocar? Para meditação, não seria mais adequado iniciar o traçado pelo vértice superior (Espírito)? Ainda não consegui assimilar os usos específicos de invocação e banimento. E só me dei conta dos elementos/vértices recentemente.

  96. Del Debbio,
    só uma dúvida…enquanto eu faço o círculo eu giro em torno do meu eixo, não saio do centro…mas assim o círculo fica pequeno, do tamanho de onde o meu braço alcança.
    A dúvida é: Eu posso andar pelo cômodo q eu estou pra fazer um círculo maior? O meu círculo pode ser tipo um “quadrado” pra poder abranger meu quarto todo?
    vlw! =)
    @MDD – Não precisa nem sair do lugar, voce PODE imaginar o circulo projetado dos seus dedos e sendo do tamanho que voce precisar.

  97. DD, se eu quiser ter uma proteção não para o ambiente, mas sim para minha pessoa, eu posso visualizar o círculo se movendo para onde eu for?
    Outra duvida, se uma pessoa que esteja sendo vampirizada entrar no círculo ela sentirá alguma diferença, ou a proteção só irá funcionar para mim?
    @MDD – 1) nesse caso, é mais facil usar um manto do que um círculo. 2) só para voce… se a pessoa está obsediada, ela convidou o obsessor pra entrar com ela no circulo.

    1. Mas e se a pessoa que está sendo obsediada fizer o RMP o obsessor vai fugir ou ser preso? A dúvida é se uma pessoa que está sendo obsediada realizar o RMP vai se libertar do espirito obsessor?
      @MDD – Nao, porque o obsessor esta conectado por alguma ligaçao energetica, entao por mais que o RMP o afaste por um tempo, quando a pessoa parar de mentalizar e energizar o RMP a barreira cai e o obsessor retorna para perto da pessoa.

    2. Legal, obrigado Deldebbio, tenho mais uma pergunta, como então afastar um obsessor para que ele nunca mais volte, nem ele e nem nenhum outro?
      @MDD – Ditado de Exu: “moscas nao voltam onde nao tem esterco”.

  98. Olá, Del Debbio
    Na versão umbandista desse ritual, só modificou-se a cultura, mas o cerne do ritual continuou o mesmo, então, eu posso fazer do meu jeito? por exemplo, visualizando e invocando dragões, ou Deuses gregos, ou santos, e utilizando, na invocação elemental, criaturas elementais, ou até elementos chineses?
    @MDD – Pode, desde que voce saiba o que está fazendo.

  99. Iniciei recentemente um estudo sobre o candomblé.
    Seria possível que me respondesse por que a roda
    com os iniciados, que é feita durante as reuniões,
    giram ao som dos tambores sempre em sentido
    anti-horário?
    @MDD – varia de terreiro para terreiro.

  100. Só pra ficar mais claro, é importante ressaltar que, ao iniciar a invocação dos anjos, o magista estará voltado para o leste. Outra coisa, o ritual de banimento, feito ao iniciar e finalizar um ritual de invocação (ou simplesmente para limpar o ambiente), não é um círculo mágico em si. Ele só limpa, mas, se durante o ritual, forem invocados espítiritos/elementais, ele não garante proteção. É preciso um círculo mesmo, como aquele de Salomão, ou um Wicca (meu preferido pela simplicidade) ou qualquer outro que o magista se identifique. Abs.

  101. Olá Marcelo, gostaria de saber, se existe mesmo pacto? Obrigada. Rosany.
    @MDD – existe sim… entre o trouxa que entra com a grana e o esperto que fica com ela e não dá nada em troca kkkkkk

  102. Olá DD, tenho algumas dúvidas:
    Visualizar Raphael como um silfo, Michel como uma salamandra e assim por diante ajuda no ritual?
    Quando o faço minha visualização não fica “contínua”, como se eu esquecesse do círculo por um instante. Tenho que fazer o ritual inteiro de novo ou basta visualizá-lo de novo?
    Saber o significado dos nomes dos anjos faz alguma diferença? Quais seriam eles?
    “E ao centro brilha a estrela de seis raios” pode ser o hexagrama unicursal? Se sim, há alguma diferença entre o hexagrama unicursal e o tradicional?
    Obrigado.

  103. Olá Marcelo, eu gostaria de saber se o RmP poderia me trazer ordálias. Eu sou vestibulando e tenho medo de que a execução do ritual diariamente possa me trazer algum prejuízo. Desculpe minha ignorância, mas isso é válido ?
    Abraços !

  104. Olá Marcelo!
    Não Estou Encontrando o “- Exercício de Visualização dos 4 Pentagramas.”
    Qual é o Link?
    Outra Duvida é. . . Como foi Explicado no “Ritual Menor do Pengrama Umbandista”
    Os 4 elementos estão Posicionados Harmonicamente segundo nossa Posição Geográfica.
    Neste Momento, Até Junho de 2013 estarei estudando no Japão
    Para realizar o Ritual, é necessário que as posições estejam relacionadas com o local
    Ou Posso Utilizar as Posições Energéticas Usadas na Inglaterra?!
    (por ser hemisfério norte)
    @MDD – No japão: Veja onde está o Monte Fuji em relação á cidade em que você estiver (Leste ou Oeste). Ali será Terra. Do outro lado será Água. Ar será Norte e Fogo Sul.

  105. DD, li que se fizer o ritual do pentagrama banindo, os objetos e armas magicas que estiverem ao redor serão desconsagrados se não tiveram num pano de seda é verdade?
    @MDD – O RMP só bane forças antagonicas… como voce vai banir uma energia que voce mesmo colocou la?

  106. Senho Del Debbio, o sentido e o fluxo de energia do RMP não se invertem por estarmos no Hemisfério Sul? Uma vez que aqui o Sol se dirije para o Norte não o Sul e também que temos as regiões mais quentes ao Norte e as mais frias ao Sul?
    @MDD – O RMP Umbandista que elaborei leva isso em consideraçao. O RMP tradicional, como você evoca os anjos tradicionais, precisa coloca-los em suas torres de guarda tradicionais, segundo a Golden Dawn. É preciso deixar claro que no RMP você não chama os “anjos” de verdade, mas sim imagens telesmáticas para sua mente conseguir organizar os padroes energéticos do local onde você está operando. Daí a necessidade de seguir a linha de raciocínio da egregora que você está trabalhando, para alinhar o trabalho com a egrégora correspondente.

  107. Olá, se eu passar a chama da vela atrelada a um rmp, para outra vela, o rmp fica atrelada na outra vela?

  108. Olá Tio,Saudações Fraternais! Sou novo aqui e estou lendo , aos poucos, todo o material ,minha pergunta é sobre o Ritual Gnóstico do Pentagrama (RGP),preconizado pela I.O.T(Illuminati of the Thanateros).O banimento é incompatível com a egrégora do A.’.A.’. ?
    Alguma incompatibilidade com estas egrégoras :Católica ,Umbandista ,RosaCruz, Martinistas e outras?
    Obrigado desde já.

  109. Oi, MDD!
    Como dito o “RMP” está como pré-requisito para o “Rubi Estrela” (“Star Ruby”). O “Rubi Estrela” fará parte dos ensinamentos da Arcanum Arcanorum? Se sim, esperarei até chegar lá. Se não, quantas vezes você recomenda que faça o RMP antes de começar fazer o “Rubi Estrela”/
    @MDD – Até estar com ele dominado (ou seja, fazer com naturalidade e sentir bem os efeitos.

    1. Oi, MDD!
      Somente este ano fiz mais de 365 vezes o “Ritual de Banimento do Pentagrama”, então imagino que estaria preparado para praticar o “Rubi Estrela”, mas estou com uma dúvida: o Rubi Estrela deveria ser utilizado apenas por aqueles que chegaram a N.O.X.?

  110. Caro MDD:
    Sei que esse post não é sobre a Golden, mas é sobre um dos primeiros exercicios dela.
    Hoje parece que existe uma profusão de “Golden Dawn”. Depois de uma pesquisa na net, vi essas duas Ordens: Uma na Inglaterra “ORdem Hermética da Golden Dawn” de David Griffin, e outra no Brasil “Golden Dawn Brasil”. Vc as acha sérias e confiáveis como verdadeiras ordens iniciáticas?
    Muito grato pela resposta!
    @MDD – Nenhuma delas é a verdadeira. A Golden Dawn acabou em 1903 e foi desmembrada em dezenas de lojas de ex-membros após a briga entre Crowley e Matthers; todas elas falando que eram a “verdadeira” Golden Dawn. Todas elas possuem o curriculo da GD com modificações pessoais daquele regente.

  111. Caro Marcelo:
    Seria possivel descrever o Ritual Menor do Haxagrama? Tenho visto algumas variações e não sei qual delas ´possui maior força. Obrigado.

  112. MDD, tenho utilizado diariamente o RmP Umbandista faz um pouco mais de um mês, anteriormente eu realizava o clássico com a mesma frequência. Tenho muita afinidade com a Umbanda, frequento terreiros mas não sou iniciada.
    Eu estava satisfeita com o RmP Umbandista, tive ótimos resultados durante esse tempo. O fato é que hoje tive uma vontade súbita e forte de usar o RmP clássico novamente e aproveitei pra testar se eu sentia diferença entre os dois. Quando troquei para o Umbandista eu não havia percebido nenhuma grande disparidade, apenas me sentia emocionada por usar a temática umbandista, ambos funcionavam como eu esperava. Só que hoje eu senti uma diferença realmente gritante, o da Golden Dawn teve um efeito muito mais forte do que todas as vezes que usei o Umbandista nesse período, fazia muito tempo que eu não sentia esse “baque”, essa sensação óbvia de limpeza durante e após o banimento.
    Fiquei pensando se o motivo desse choque de hoje é exatamente eu não ser iniciada na Umbanda… procede?
    @MDD – Não. O que ocorre é que, com o tempo, seus obsessores acabam se acostumando com sua faixa de vibração e se tornam acomodados na sua energia. Daí quando você faz uma chamada para uma energia de limpeza muito diferente, ela ataca com maior intensidade aquela energia intrusa. É o mesmo princípio pela qual se utilizam “Médiuns de transporte” em terreiros. O obsessor está tão afinado com a energia do obsediado que é difícil de enxergá-lo ou cortá-lo, então se puxa esse egun para uma energia completamente diferente no Médium de transporte e ele fica exposto e muito mais vulnerável.

  113. Olá adorei este ritual, mas pergunto ele serve de proteção também ou só para banimento se poder me responder fico grato. Abraços para todos

  114. No endereço abaixo há o vídeo de uma palestra do Marcelo Del Debbio. Nesse vídeo o Del Debbio explica e executa o Ritual Menor do Pentagrama tradicional e fala um pouco a respeito do RMP Umbandista. O/
    http://vimeo.com/m/89707261

  115. Marcelo, estou começando agora meus estudos, e em meio a tanta coisa pra ler e tanto joio no meio do trigo, confesso que fico meio perdido. Minha dúvida sobre este ritual é a seguinte, poderia fazê-lo usando um athame (ou espada)? Ou o correto seria usar uma versão diferente do RPM? Um objeto mágico como esse potencializaria o ritual? Obg

  116. Caro MDD:
    O ritual menor do pentagrama utilizado na Aurum Solis é traçado completamente diferente . Eles fazem a invocação do elemento no sentido horario e o banimento no sentido anti-horário. Por exemplo, o traçado que corresponde na Golden como invocação do elemento Fogo, na Aurum é considerado invocação de Espírito! Fiquei na dúvida: Se é tão impostante o traçado correto do pentagrama no astral, como saber qual traçado é o correto? Será que a forma de traçar é completamente arbitrária?
    @MDD – O traçado é importante dentro da egrégora do Mago, pois nada mais é do que o alinhamento da mente do mago dentro do mental-astral. Conheço pelo menos uns 20 variações do RMP, e todas funcionam para cada uma das egrégoras, desde que cada membro de cada egrégora saiba o que está fazendo e por quê está fazendo aquilo. Não adianta nada alguém só pegar um manual da AS e fazer o RMP diferente e se confundir com o RMP da GD e pegar mais três diferentes e fazer uma mistura que só irá enfraquecer o ritual. Pegue o que você acha mais coerente com sua intuição e treine somente aquele.

  117. Del. Existe problema em inverter a posição dos anjos? Obviamente sei que ele deve ser feito da maneira convencional, porém, se acontecer em um equívoco, isso pode ser relevante a ponto de se sentir alguma alteração no resultado do ritual no ambiente?

  118. Oi, fiquei confusa.
    Ao mesmo tempo que lia a descrição do ritual estava com Magus do Francis Barrett aberto pra procurar a melhor hora de fazer o ritual e nele um dos regentes dos quatro cantos é Uriel e o regente da terra é Ariel. No ritual a terra está associada a Auriel. Isso foi por uma junção dos nomes, Uriel enquanto regente da terra, ou desconsidero Barrett?

  119. Marcelo D. D., tenho uma dúvida.
    “Trace com os dedos o Círculo de Proteção, no sentido horário, do Leste para o Sul, circundando o meridiano do Templo.”
    O que é o Meridiano do Templo?
    @MDD – “Templo” é o espaço de trabalho que voce delimitar. Geralmente a sala onde voce esta fazendo o ritual.

  120. Tio… andei comparando o RmP e o RmPU e no umbandistas, tu disse que segue ordem dos elementos, lavando em consideração a nossa região, ou seja Norte-fogo, Sul-Ar, Leste-Água e Oeste-terra. Ja que muda a ordem dos elementos, no RmP os anjos associados a cada elemento também muda de posição? tipo, normal é: ,A minha frente Raphael, atrás de mim Gabriel, a minha direita Michael e a minha esquerda Auriel ” então seria: A minha frente Gabriel, atrás de mim Auriel, a minha direita Michael e a minha esquerda Raphael?

  121. Marcelo, tudo bem? Me tira uma dúvida, existe um horário específico para a realização do RMP? A tarde, por exemplo? Se for feito em horário diferente do indicado o efeito é nulo?
    @MDD – Nao existe “horario” para se fazer um RMP; existe horario para lavar as maos? O RMP é o ato de purificar um local para as praticas magisticas.

  122. Frater, por que ao final devemos repetir a cruz cabalística?
    Ela deve ser repetida logo ao final do RMP, ou faço o RMP, realizo os trabalhos mágicos e ao fim repito a cruz cabalística?

  123. Bom dia Marcelo.
    Em um dos comentários você disse que visualizar chamas vermelhas serviria para queimar miasma, mas que seria um ritual diferente.
    A pouco tempo atrás tive um sonho em que alguém me ensinava um ritual. Não consegui lembrar de todos os detalhes, mas me lembro bem de fazer um pentagrama igual ao do RMP, porém com uma chama amarela, meio dourada. Qual seria a função de visualizar chamas dessa cor no ritual?
    Obrigado.

    1. Mano eu não manjo muito de magia, mas, Egrégoras Evangélicas se unem e purificam a casa, orando e usando óleo da unção. Acho que se teu coração estive no local certo, vai funcionar. 😉 Sacou?!

  124. Há algum perigo em utilizar o Ritual Menor do Pentagrama SEM dominar visualização, de modo Ritualístico, como uma “Oração Sagrada”?
    Faço essa pergunta pois realizei algumas vezes o Ritual antes de saber o quão grande é sua importância, e também, sem ter a capacidade de visualização, e obtive os seguintes “resultados”:
    Sem capacidade de visualização plena, senti ao meu redor uma energia bem distinta da usual.
    Os nomes de D’us, afirmações do Pentagrama, e Nomes dos Arcanjos, ao serem vibrados, tomaram sensação de Profundidade na minha consciência.
    Tenho problemas de insônia e uma mente demasiadamente ativa, nos dias que realizei o RmP, dormi “como um anjo”, além de ficar o dia todo com maior concentração, disposição, etc. Outra observação é que tive sonhos lúcidos, esclarecedores sobre situações de vida que passava nos dias em que realizei o Ritual.
    Quando utilizei o RmP, foi numa crença e fervor de banimento do que estava ao redor, e sacralidade do campo ao meu redor para conexão com o divino.
    O motivo de minha pergunta é justamente esse, se há riscos energéticos, ou se posso utilizar, até mesmo antes de começar meus treinos com visualização, o RmP de forma Ritualística-Sacra para banir as “forças pensamento”, etc, e me concentrar nos trabalhos.
    Outra dúvida: é possível colocar os Ases do HKT em cada ponto cardeal somente, ou juntamente com os Ases, uma vela em cada ponto cardeal, e realizar o RmP Ritualístico, de forma que esses objetos materiais sejam base de minha “construção mental”?
    Att,
    Achad.

  125. Às vezes quando faço o RMP começo a me sentir observado e acabo me sentindo inseguro, por que será? Não deveria ocorrer o oposto?

  126. Oi, MDD!
    O Ritual Menor do Pentagrama pode ser usado como uma preparação para outras atividades, como para “desinfetar” um ambiente astral com o objetivo de melhorar a concentração e foco no estudo e leitura, banindo influências astrais que possam atrapalhar essa atividade?

  127. Na parte onde são citados os arcanjos é possível substitui-los por nomes de outros panteões? Grego? Egípcio? Se sim poderia citar um exemplo?

  128. Fala, Debbio.
    Sou mto novo nos estudos e nas praticas magicas e tenho uma duvida. Tenho mta dificuldade com ps exercicios de visualização. Se eu nao conseguir visualizar os simbolos o ritual funciona assim mesmo?
    Obrigado.

  129. pfv me ajuda….meu amigo fez isso como acabar com isso
    @MDD – Se seu amigo fez um RMP, ele deu uma “limpada” na area ao redor dele… como ele nao deve ter nenhum treinamento magico, pode ficar tranquila que os efeitos vao passar em algumas horas. Por isso que precisa refazer o RMP pelo menos 2 vezes por dia.

  130. Outro dia eu estava lendo Berserk e apareceu esse ritual sendo feito no mangá. É cada coincidência que acontece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas