Ritual de Aniversário

A Origem deste Ritual remota o Antigo Egito. Ele é realizado por magistas em todo o mundo (e imitado praticamente por todas as pessoas do Planeta, sem que estas tenham conhecimento do que poderiam realizar se soubessem o que estão fazendo).
Durante cerca de 15 minutos por ano, o Sol entra em Conjunção Perfeita (zero graus) com o Sol do Mapa de cada pessoa da Terra. Isto ocorre no dia do aniversário de cada um e é o período mais forte do ano para a realização deste ritual de transmutação.

Para ampliar ainda mais o poder do magista para este ritual, neste dia ele reúne seus melhores amigos que, através de presentes (que normalmente são pequenos objetos feitos pelas mãos de quem presenteia, de maneira a serem receptáculos da emanação da Thelema de cada um dos convidados) emprestam sua energia pessoal para que o magista realize uma evocação.
Os presentes funcionam como transmissores da energia daquela pessoa para o magista (objetos ficam impregnados com as intenções de quem os tocam), mas podem ser substituídos por abraços (com intenção magística). O importante é que cada convidado saiba o que está fazendo; que a INTENÇÃO e vontade seja sincera.

No instante da conjuração, imbuído da energia emprestada de TODOS os convidados, o Magista poderá “fazer os seus pedidos” (evocar um Elemental do Fogo que, durante o próximo ano, tentará realizar o desejo expresso pelo magista no melhor de suas habilidades).

Esta conjuração é feita acendendo uma vela (magia do elemento fogo)e expressando o desejo do mago, da maneira tradicional. A vela não deve ser apagada e é removida para o altar ou para algum outro local na residência e deixada queimar até o final.

Após este pedido, o Magista devolve a energia emprestada aos convidados, através do verbo (sopro), para o bolo ou pão que será repartido entre eles (é a origem das comemorações envolvendo bolos e velas, com a diferença que não é a vela que se deve assoprar, mas o bolo). Esta parte do ritual chama-se “ágape”.

Todo o processo é um fluxo de energia vindo de todos os convidados para o Magista; usada na evocação e depois a devolução desta energia repartida entre todos os convidados.

Claro que hoje em dia praticamente todo este significado está perdido… presentes viraram meras formalidades, compradas sem nenhuma intenção ou amor ou amizade, mais como obrigação do que como desejo de prosperidade para a pessoa; a comemoração propriamente dita virou uma algazarra e a vela é assoprada no final, para que desejo seja apagado junto com o elemental (que nem chega a ser invocado, já que quem acende a vela não faz a menor idéia do que está fazendo ali ou do por quê está acendendo aquela vela).
O bolo também virou apenas um evento gastronômico, sem nenhuma meditação ou entendimento do que está sendo feito naquele momento entre todas aquelas pessoas ou que energias poderiam ser trabalhadas ali.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 59

  1. Marcelo juro que nunca vi (pelo menos não lembro de ver) um ritual desses em nenhuma tradição/ordem/grupo/religião que tenha frequentado/estudado, muito embora todas frisem a importância da data energeticamente falando.

    Só que este ano, com certa antecedencia me deu vontade de bolar um ritual para este dia, muitas vezes simplesmente esqueci do meu aniversario, este ano não e fiz, infelizmente sozinho (quem manda nascer cedo demais) e realmente, “coisas estranhas” acontecem hehehe, muito legal ver que não inventei nada novo.

    Abraços e parabéns mais uma vez.

  2. Olá Tio!

    parabéns mais uma vez pelo seu aniversário!

    Tio mas hoje em dia podemos fazer este ritual? Se for seu aniversário e lhe der um presente, um livro ou alguma outra coisa, no caso com este tipo de presente pode ser feito o ritual? Como se faz para evocar o elemental? Desejo por em prática no próximo aniversário!

    abraço!

  3. Marcelo, e a tradição de escolher para quem vai o primeiro, o segundo e o terceiro pedaço do bolo? De onde veio isso?

    @MDD – Invencionice… como aquele treco de cortar de baixo pra cima, de lado pro outro, de cabeça pra baixo… só maluquices… o povo não se cansa de tosqueiras… A última que eu vi foi um spam evangélico que inventou que ra-tim-bum era alguma maldição…

  4. Um abraço virtual com desejo sincero de prosperidade, saúde, sucesso (mais ainda), paz e felicidade serve?
    Tô enviando então!
    Parabéns DD! E muito obrigado por todo esse conhecimento que você passa pra gente!
    Paz Profunda e um grande abraço!

  5. Eu não sabia disso , mas tinha minha teoria de que o bater das palmas aumentaria a vibração do aniversariante,com isso aumentaria a vitalidade dele.
    Faz sentido?

  6. E a história do inferno astral? Esquisoterice?

    @MDD – Sim e não. Os últimos 30 dias antes da conjunção, o Sol esta na 12a casa do mapa Astral do aniversariante, ou seja, casa de Peixes, da Caridade e da avaliação espiritual. è o tempo onde a pessoa deveria aproveitar para meditar sobre o que aprendeu, o que fez durante o ano e o que pode fazer para auxiliar o planeta como um todo. ao invés disso, as pessoas se preocupam com o ego com as festas, presentes e comemorações. A divergência energética gera ruídos astrais, que acabam se manifestando no físico na forma de problemas.

    1. Putz… que porrada no meio da minha cara… eu sempre fico doente na época do meu aniversário, e, realmente, sempre associei isso com a ansiedade de ter que fazer festa, pensar quem convidar, onde fazer… ano que vem eu mudo de atitude.

  7. Tio, mas a simples intenção de invocar um elemental do fogo ao acender a vela faz com que ele esteja presente?

  8. Legal, ano que vem tentarei fazer esse ritual, parece BEM menos hipócrita do que as atuais comemorações. Obrigado.

  9. :O

    ISSO é interessante.

    Mas, MDD, perguntinha básica….. este elemental, porque ele procura ajudar o magista ? Qual o pagamento que ele recebe por isto ? Ou ele age gratuitamente (duvido muito, pelo pouco que conheço de magias de evocação…)

    E, mais importante…. porque ele tem de ser invocado com os amigos, em apenas um determinado dia do ano ?

  10. Quem sabe pq nunca fiz direito isso, é q nunca senti nada no meu aniversário. Por isso prefiro dar presentes, pq é uma segunda-feira, e não pq é um aniversário.
    Agora entendi da vela. Boa dica!

  11. Hum…. Interessantissimo.

    Vou tentar reproduzir o ritual durante meu aniversário. O grande problema será não apagar a vela, mas creio que isso pode ser contornado…

    Obrigado, MDD!

  12. Ah sem falar que a cada dia se observa coisas mais escabrosas sobre aniversários por aí, desde crianças até os mais old ones

  13. “Esta conjuração é feita acendendo uma vela (magia do elemento fogo)”
    Tio, quais seriam as manifestações igualmente simples de magia nos outros elementos?

  14. Infelizmente não temos mais isso. Tio vc já fez um aniversário magicko?
    Quem sabe um dia faço um desse.

  15. Defitivamente as comemorações desse ano serão diferentes lá em casa, obrigada pela informação DD.

  16. A vela acender de uma a duas vezes sozinha depois de ter sido asoprada no meio do parabens poderia ser uma tentativa do elemental(e o desejo a se concretizar) de se manter vivo ??

  17. Muito bão! Já vou usar isso no meu aniversário

    Perguntas:
    O método para fazer o bolo é como o metodo de Samhain?

    A cantoria tinha algum significado tbm?

    A vela fica em cima do bolo mesmo ou as duas práticas foram juntapostas?

  18. Estou de queixo caído… E envergonhada… Realmente nunca parei pra me perguntar porque uma vela em cima de um bolo de aniversário!

    Muito interessante Marcelo! Valeu!

  19. São tantos elementos esquecidos…
    As pessoas estão tão longe de seu interior e nem sequer prestam atenção nelas. Vivendo e aprendendo. Vou me lembrar disso no próximo aniver.

  20. Olá Marcelo.
    Primeiramente parabéns pelo seu aniversário. Infelizmente eu não sou muito bom em trabalhos manuais, para te dar um presente fisico, mas sinta-se astralmente presenteado!

    Sobre esta conjunção do sol atual com o sol no momento do nosso nascimento, obviamente se repete com os demais planetas não é? Por exemplo, um mercúrio em conjunção com nosso mercúrio natal seria um momento propício para invocar um elemental do ar, para obter vantagens intelectuais? Outra coisa, idades, que usamos como marco, por exemplo 18 anos para maioridade legal, tem origem em alguma conjunção astrológica específica que ocorre nestas datas?

  21. Se duas pessoas nasceram em datas muito próximas, é possível juntar dois rituais?

    @MDD – Possível é… mas como falei acima, o pico energético é na conjunção do Sol com o Sol Pessoal do magista, e a menos que estas duas pessoas tenham nascido com um intervalo menor do que 12h, acho que não rola um “pico” conjunto.

  22. Marcelo,

    Foi citado no texto que “… é o período mais forte do ano para a realização deste ritual de transmutação.”, significa que devemos fazer a evocação nos 15 minutos da conjunção, certo?

    Vai ser difícil achar alguém que queira ir no meu aniversário domingo, 12/09, às 9:30 da manhã. Vou fazê-lo após a homenagem a Mithra, ehehehe.

    A pergunta séria agora. Como meu aniversário cai no domingo, dia do Sol, e meu Sol estará em Sol, está evocação estará potencializada?

    @MDD – O sol caminha 1 grau por dia (aprox.) no Zodíaco. Assim sendo, ele ficará em conjunção durante todo o dia, não precisa marcar sua festa de madrugada hehehe…

  23. Salve Frater
    Bacana , vou utilizar esse método.
    Mas já tem dois anos que faço um ritual no horário do meu nascimento , sempre me preparo e inicio o rito uns minutos antes do horário , enfim… é muito bacana, mas é algo solitário, mas que é incrível 😉
    Gostei desse seu post , e claro que vou utilizar esse método.
    Paz

  24. Olá!
    Parabéns (atrasado), muitas conquistas e felicidades! Aproveito para agradecer aos seus posts que tanto ajudam a todos os leitores aqui!

    Se eu soubesse disso há 24 anos atrás veria meu aniversário diferente rsss Mas o próximo está por vir e aí dou um jeito.
    Mas sempre achei que dar presente devia ser algo feito de coração, e não por simples formalidades. E os presentes feitos manualmente, 1000 vezes mais interessantes. Em Samhain mesmo, fiz um para uma amiga (ter “talento” pra isso ajuda né).

    Abraços!

  25. Que bacana!

    Pra quem nasceu 5 da manhã e não vai ter ninguém junto no momento, existe algum ritual que pode ser feito? quem sabe uma simplificação desse?

    @MDD – A conjunção não é na hora exata que voce nasceu… cada ano varia o horário; precisa consultar em algum programa ou no http://www.astro.com

  26. “Durante cerca de 15 minutos por ano, o Sol entra em Conjunção Perfeita (zero graus) com o Sol do Mapa de cada pessoa da Terra.”
    Se alguém q nasceu com o Sol a 19º 10′ sob o signo de virgem no dia 12 de setembro do ano “tal”, deve celebrar quando no ano presente o Sol estiver também a 19º 10′, ainda q porventura ocorra um dia antes do niver = o q me fez pensar na crença tão popular de não se comemorar antes da data.. De onde surgiu isso?

  27. Muito bom. Meu DEOS! O pessoal da Universal faz isso tb! =o
    Tio DD, vc pode fazer um post sobre o novo templo de salomão que vão fazer em Sampa? Ou repostar artigos sobre os construtores?

  28. MDD, eu fiz o horóscopo no http://www.astro.com e as aspectações planetárias estavam bem diferentes do que eu fiz na SCA, por exemplo, meu ascendente segundo a SCA é em capricórnio, segundo a astro, aquário, e por aí vai…
    Sendo que dei os mesmos dados.
    Só para constar, o da SCA batia muito mais comigo do que a astro(pelo pouco que analisei na astro).

    @MDD – Veja o horário de Verão. Normalmente quando dois mapas dão diferenças, é porque um esta com o horário de verão e o outro não. Desconsidere o horário de verão e veja o mapa com o horário REAL do Planeta. Normalmente o da SCA é mais confiável, porque no astro nem sempre levam em conta o horário de verão.

  29. ah se eu conhecesse teria feito no dia 09/09, mas ano que vem e apartir de hj farei com minha família. Grata pela postagem

  30. ” A última que eu vi foi um spam evangélico que inventou que ra-tim-bum era alguma maldição…”

    Eu vi esse artigo no reporter de cristo… raramente eles postam algo interessante porém bem deturbado por causa de crendice…

    Mas ainda é bom pra dar umas risadas 😀

  31. Marcelo na teosofia existe rituais e evocações ou não, agradeço!

    @MDD – até onde eu conheço da doutrina, não. Existem rituais da Egrégora, claro, mas de evocações no sentido que você está pensando, não. Mas não conheço os graus avançados.

  32. DD, é verdade que devemos juntar todos os fios soltos em nossos projetos antes da data do aniversário (ou desse momento aí que vc falou)? Tipo, terminar de ler livros, fazer trabalhos, escrever, ou deixar pra começar tudo depois desse momento?

  33. Esperava saber disso antes do meu aniversário (que, a propósito, é hoje, 10/10/10), para verificar no mapa o melhor momento para o ritual… Sobre o tema, impressão minha ou o site traz o seu texto na íntegra, Marcelo, sem mencionar a fonte?!

  34. Marcelo,
    Meu aniversario esta chegando… Eu queria perguntar se eu poderia fazer o Ritual de Aniversário sozinho, porque meus pais fazem infelizmente parte do gado, e qualquer tentativa falha com certeza… Como voce disse, nada aconctece e o elemental nao chega nem a ser invocado..

    Muito Obrigado por tudo que aprendi esse ano!

    PS: Desculpe-me pelos erros com acentos, meu teclado e estrangeiro…

    @MDD – Pode sim.

  35. Puts…se eu soubesse disso semana passada*

    posso dizer que esse aniversário dia 2 de janeiro, no qual fiz 21 anos, passei por uma experiencia única…acredito que meu pai e minha namorada tbm sentiram o que eu senti em um dado momento…que aparentemente minha mãe veio me dar parabéns.

    ps: faz uns 3 anos que ela faleceu.
    ;D

  36. ja estudei com as testemunhas de jeova e eles não comemoram aniversarios,
    natal,ano novo ,etc e tbm em sua religião nao existe nenhum tipo de simbolo.

    o fundador Russel era ocultista, tanto é que na pesquisa que fiz na net achei
    seu tumulo em um cemiterio maçom e em forma de piramide. no começo
    sua religiao tinha varios simbolos de piramides ,etc. e ele tbm fez varias reunioes
    em lojas maconicas na epoca que estava vivo.

    apos sua morte todos os simbolos foram tirados.

  37. o unico ritual que as testemunhas de jeova faz é o da morte de jesus.
    onde eles celebram sua morte . passam vinho e pao ,onde so comem os
    escolhidos ( 144 mil ) que fala a biblia. que é 14 de nisan no calendario hebraico.

    as mulheres não podem fazer discursos no palco e quendo fazem cobrem
    a cabeça com um lenco ( um islamismo mais light ) .

    fiquei 1 ano estudando e nao me batizei e sai por causa da transfusao de sangue~
    e doacao que eles proibem.

    vc tem informacao sobre eles ?! acho que valeria um post.

  38. Olá. Faço aniversário em alguns dias, me interessei muito pelo texto. Terei de fazer o ritual sozinha e gostaria de saber se há mudanças que devo fazer para que ainda haja bons resultados, mesmo sem a energia vinda dos presentes dos amigos.
    Obrigada!

  39. Olá, interessante sua explicação. Mas de onde você tirou essas informações? Eu olhei outras fontes na internet e vi que estão falando que o bolo de aniversário e a vela tem origem na Grécia antiga em uma celebração de Artemis.

    @MDD – é mais antigo que isso. No Egito já havia a repartição da colheita e as velas.

  40. Gostei muito dessa explicação.
    Talvez eu seja leigo demais, mas ainda não me sinto preparado o suficiente para realizar um ritual de aniversário.
    É possível um post dando mais detalhes de como realizar este ritual? Ou alguma dica de textos que expliquem mais sobre como fazer rituais, ser magista, etc ?

    1. Pois bem, li o texto mais algumas vezes e no dia do meu aniversário acendi uma vela, fiz um pão (na máquina de pão rs) e um bolo de cenoura.
      Sai de casa para participar de uma atividade (na qual levei o pão), meu filho de 6 anos apagou a vela umas 3 vezes, mas minha esposa acendeu novamente rs.
      Voltei e recebi meus pais em casa, assoprei o bolo e dividi.
      Também deixei a vela queimar até o final.

  41. Marcelo, será que se eu acendesse uma vela no início do dia do meu aniversário para que ela guardasse toda energia que eu recebesse dos meus amigos, parentes e afins, e no final do dia apagasse fazendo o desejo, estaria correto ?

    @MDD – Pega uma vela de 7 dias, nao apaga a vela nao…

  42. bem, seria possível realizar fora da conjunção, apenas evocando a conjunção (sei que rituais realizados ao meio-dia podem ser feitos fora desse horário, bastando apenas que seja verbalmente chamado tal horário)? pq são quinze minutos, muitos vão estar no trabalho, ou no ônibus ou em alguma atividade “profana”. seria triste perder essas conjunções.

    então funciona ou não? e mais, se vc realiza a tal “confraternização” com amigos do trabalho (onde tem evangélico, católico e chefe pastor evangélico) não daria um “tilt” nas energias e nos “presentes dados pelos amigos”?

    @MDD – cara, a última coisa que eu recomendaria seria invocar quaisquer egrégoras em um local cheio de eguns, como um ônibus ou no trabalho ou no meio de gente profana. Melhor organizar o tempo e fazer os rituais sozinho.

  43. Olá MDD, legal saber que você faz aniversário no mesmo dia que eu.

    Enfim, achei muito interessante esse ritual, e estou afim de aplica-lo ano que vem. Porém, tenho uma dúvida:

    Boa parte dos meus amigos não saberiam fazer um presente, pensei então que eles poderiam escrever os votos e desejos deles para mim em um papel. Eu pegaria eles, e os separaria, no final, com a vela de aniversário, queimaria cada um desses votos, deixando a realização desses para a Salamandra.

    Não sei se isso teria qualquer potencial magistico e não me importa, o que eu gostaria de saber é se queimar esses votos, dessa maneira que citei, teria qualquer efeito negativo.

    Ou seria melhor eu lê-los mesmo e saber o que cada um disse? Ou os dois?

    Grato pela atenção. 🙂

  44. Onde posso ler mais sobre a relação entre vela e ritual de aniversário? Que livro(s) pode me indicar?

  45. Muito interessante este ritual.
    Mas como faço para o horário da minha Conjunção Perfeita.
    Nasci em 22/04/1980 com o Sol a 2° 26′ 39″ sob o signo de Touro.
    Onde posso consultar a passagem do Sol por este mesmo intervalo a cada ano?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas