Salve,
Com as novas diretrizes de funcionamento dos grupos e páginas do Facebook, acreditamos que seja necessário fazer algumas alterações nos Grupos do TdC. Quem utiliza bastante o FB já deve ter percebido que tem recebido bem menos atualizações dos grupos que faz parte, e quem costuma utiliza-lo para divulgação percebeu que o alcance dos posts tem caído vertiginosamente. A política do FB agora é a de repassar as postagens para apenas 10% dos membros de uma determinada página. Assim, uma página como o TdC, que possui cerca de 20.000 likes, tem seus textos repassados para apenas 2 mil pessoas… a menos, claro, que a gente PAGUE para aumentar esta divulgação. O mesmo tem ocorrido com os grupos. O resultado é que grupos pequenos (com menos de 200 pessoas) às vezes repassam matérias na qual apenas 20, 30 pessoas irão ver. E isto acaba gerando um excesso de tempo e energia desperdiçados pelos gerenciadores destes grupos.
E não foi diferente com o TdC. No início do ano, criamos grupos independentes para cada Estado do Brasil, pois pensamos que assim poderíamos reunir a galera mais regionalmente e facilitar o anúncio de palestras, cursos, eventos ou reuniões locais… na teoria parece ótimo, mas quando os posts só são distribuídos para 10% dos membros dos grupos, estes grupos acabam virando cidades-fantasmas. Não é um problema específico nosso, já que páginas de rosacrucianismo, maçonaria, enochiano, umbanda e outras têm relatado o mesmo tipo de problema. Basicamente, “pague ou a gente não divulga”.
Em vista disso, achamos melhor reunir novamente todos os grupos locais em apenas UM grupo centralizado… a proporção da distribuição vai continuar a mesma, mas o trabalho dos moderadores vai diminuir em 23 vezes, já que não precisaremos ficar replicando a mesma notícia em todos os grupos, às vezes para ter 50 ou 60 visualizações apenas. E poderemos canalizar estes esforços para mais postagens e textos nos canais relevantes. Os eventos regionais ficarão na área de Eventos do grupo.
Ficaremos, então, com os seguintes grupos:
– Teoria da Conspiração
– TdC – Kabbalah
– TdC – Astrologia
– TdC – Tarot
– TdC – Runas
– TdC – Reiki
Respostas de 4
Saudações Fraternais,
Esta porcentagem mínima para a distribuição de conteúdo entre os membros de grupos no Facebook está intimamente ligada ao experimentos psicológico do ano passado (2014), quando a rede social tentou manipular as emoções de seus usuários através das postagens.
Certamente, o Facebook agora focará no lucro sobre a transmissão de informação, mesmo que esta não represente qualquer espécie de ganho sobre este tipo de serviço, até certo dia, gratuito, mas é muito estranho que dentre 100 pessoas de uma determinada “comunidade”, somente 10 serão informadas. Ou seja, quais serão os critérios para que uma postagem “x” vá para um e não para outro?
Para quem acessa a página através de algum link (ou mesmo pela rede social), certamente irá encontrar todas as postagens, como acontece neste blog. Contudo, para a grande maioria destes usuários, que somente acompanham o que surge em suas timelines, é bom ficarem atentos, pois é certo que o Facebook, de uma maneira ou de outra, tende a realizar manipulações.
Caso se interessem pelo assunto, confiram a matéria: http://gizmodo.uol.com.br/facebook-experimento-psicologico/
Paz Profunda,
Enquirídio
A Epítomo Ontológica Universal
enquiridio.org
Precisaremos solicitar a inclusão nos grupos ou os membros serão migrados pelos moderadores?
@MDD – Voces terao de pedir. Nao temos como recadastrar vocês.
Na real essa limitação de 10% não existe, mas essa foi uma boa jogada do TDC. A estratégia de “dividir para conquistar” simplesmente não funciona na internet.
@MDD – Nós testamos em diversas ocasiões, inclusive pedindo para os leitores darem likes artificiais. Um grupo com 5k (o Tdc) chega a 500 likes, minha pagina pessoal (11k) chega a 900-1000 likes. E temos várias outras páginas (Pequenas Igrejas, a Editora Daemon, RPGQuest, outras páginas do tdC, maçonaria, e em todos os grupos/páginas, a resposta sem pagar chega até um máximo de 10-15%). Pesquisando com outros blogueiros grandes, vemos o mesmo padrão.
O número de visualizações pode ser controlado simplesmente melhorando a qualidade do conteúdo e fazendo com que os usuários verifiquem as atualizações manualmente nas páginas com mais frequência. Se o mesmo conteúdo for compartilhado em várias páginas/grupos é óbvio que a audiência será diluída.
O mais importante é manter a regularidade dos conteúdos e tentar evitar que a página ou grupo torne-se uma fonte de envio de spams, isso melhora bastante o feedback dos usuários.
Todas postagens (pelo menos nas paginas e grupos que administro) possuem um “contador de visualizações”, ele deve ser usado como “termômetro” para medir o interesse dos usuários no Facebook. Post com baixo número de visualizações devem ser evitados.
Então porque toda vez que um post atinge um certo numero de visualizações o FB te notifica com a oferta para comprar um serviço para “impulsionar” a publicação?
É bem óbvio que o FB está querendo lucrar em cima da publicação de conteúdo, o que ao meu ver é um tiro no pé.