Referências Ocultistas em Supernatural

Olá crianças,

Dando continuidade ao projeto “Supernatural”, seguem os episódios 07 a 11. Supernatural tem sido considerada uma das melhores séries em exibição, estando em sua quinta temporada. Com temas ocultistas e voltados para o sobrenatural, com muitas referências que vão do pop ao nerd, passando por uma pesquisa bastante elaborada a respeito de mitos e lendas de criaturas sobrenaturais.
O tio Marcelo resolveu dar uma pesquisada e, aos poucos, irá postando um Guia de Referências das Lendas nas quais os autores se basearam para escrever os roteiros.

Season 01 – Episódios 01 a 06
Season 01 – Episódios 07 a 11

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 23

  1. Particularmente, nunca assisti a esse seriado, mas tenho amigos que adoram e só por isso sou bem informadoquanto a história. Diversas vezes vieram me perguntar sobre as referências feitas na série e considero isso bom pois ajuda a divulgar os mistérios, despertando o interesse de muitos, só espero que isso não venha a manchar as atividades daqueles que se dedicam à Arte.

    Mais uma vez deixo claro que não assisto a série e não a estou criticando, mas todos sabem que volta e meia aparece um desmiolado, imitando filmes, jogos de rpg e etc. Isso só faz manchar a imagem dos ocultistas, fans de cinema e rpgistas,

    Mas valeu a iniciativa, que muitas outras possam surgir.

    Marcelo, os mapas astrais são arquivos digitalizados, ou devemos mandar nossos dados postais para recebê-los em casa?

    @MDD – São pdfs e jpgs… Pelamordosdeuses, já basta eu ter tido de fazer meu mapa no braço 15 anos atrás… a tecnologia é uma serva dos magos…

  2. Algo me diz que você vai gostar de ver isso: (Spoiler)

    xxxxx

    @MDD – IRR, isso é tão porcaria que me recuso até a divulgar. No google for them.

  3. Tio, faltam 35 dias para a contagem do omer, estou fazendo meus preparativos a um tempinho já. Tu podes colocar uma versão um pouco mais avançada dessa vez? Tenho vontade de me conectar mais, sentir a egrégora mais intensamente.

  4. MDD,

    fui convidado a ir á um reunião de maçons, chamo assim porque nem me falaram o nome hehe..
    Tem algum cuidado que eu devo tomar? Afinal existe tanta espuria por ai..

    @MDD – Nao tem como ser uma reuniao de maçons porque as sessões são fechadas a não-maçons; profanos não podem assistir às reuniões a menos que seja uma sessão magna de palestra aberta ou se você for o palestrante convidado para uma palestra fechada e, neste caso, você só entra no meio da sessão e sai antes dela terminar.

  5. Percebe-se que houve pesquisa para deselvolver a trama sim, mas, particularmente, não gosto da série, pois os moçinhos só agem (para usar um termo de Peter Carroll) no Nível de Feitiçaria, o que não condiz com sua posição na trama mágica da estória. Não são treinados nem têm qualquer domínio sobre as poucas faculdades “ocultas” que possuem. É eXotérico demais. Resumindo, não me conquistou.

    @MDD – ah sim… é só ver os “grimórios” que aparecem na série como sendo raros e preciosos hehehe coisas que hoje se baixa na internet. Mas pode-se alegar que nenhum deles é um “magista”, são caçadores com conhecimento mais prático do que se fossem ratos de biblioteca.

  6. Marcelo,

    em relação ao comentário do episódio 1.07, vc diz q a queima dos corpos, causa a 2ª morte, sendo um processo bom pois libera o plano mental…
    Temos referências a 2ª morte na bíblia, porém mostra-se como algo superável ou atingível, aqueles q estão com cristo. Poderiamos descodificar isso, pelo fato de aquele q atingiu o espírito cristico(tiphereth), não sofrer com a segunda morte, pois consegue passar por ela sem dificuldades. E q a visão de 2ª morte não é algo ruim como parece ser apregoada a todos, exceto os iniciado?

    Acho fantástico supernatural e melhor ainda com comnts, do DD.

    Abraços

  7. Ah, curiosidade,

    porque aqui chama-se referências ocultistas e no site da daemos, o título virou referências RPGísticas?

    @MDD – Vou dar uma dica: começa com “Goo” e termina com “Gle”.

  8. Oi Marcelo,

    Este comentário, não é deste post, é sobre astrologia…

    Hoje já é dia 25 e estou esperando a postagem do signo de peixes!!!!
    Justo esse mês – do meu signo – não vai ter?
    Continuo aguardando 🙂

    Namastê

  9. mas pra frente mostram que eles sabem algo de ritualistica, especialmente o irmão nerd.Mas eles nunca mostram os rituais, só mostram o começo ou fim, nunca o durante.

    tem até um episódio que tem uma fala mais ou menos assim:
    “- eu admito que a gente á fez uns rituais bem caídos, mas usar toalha do bob sponja como pano de altar é demais…”

  10. Eu disse eu sempre soube, fiz um comentário perguntando se havia algo haver num post anterior, acho que o melhor está por kkkk. Sou fã da serie

  11. Eu comecei a assistir por causa das colunas e indicação de um amigo que não parava de falar.

    Achei o seriado interessante até aqui justamente por causa das referências, mas acho a trama bem fraca e os protagonistas muito canastrões. O lance deles usarem o “nível de feitiçaria” é justamente pra ter um pouco mais de ação e chamar a atenção do público mais geral, senão ia cabar virando algo muito cerebral, tipo Arquivo X e a séria não faria tanto sucesso. Nesse sentido acho até legal, porque pode acabar despertando a curiosidade de uma parcela do público que vai pesquisar mais.

    Eu mesmo já indiquei estes posts pro meu amigo que ficava me enchendo pra ver a série. Quem sabe ele se interessa e começa a ler o resto do site.

    Agora umas dúvidas para MDD (para os demais, contém SPOILERS):

    – No episódio 7 (Hook) a garota filha do pastor é que acaba atraindo o espírito do homem do gancho e o pensamento dela constante entre pecado, certo e errado etc, é que acaba de uma forma guiando as ações dele. É possível que alguém que não tome muito cuidado com o que pensa possa criar uma situação parecida ou isto tem que ser consciente?

    – Sobre o episódio 8 (Bugs). Não sei se é comum em todo Brasil mas é muito comum o pessoal falar no interior “Ah, tal lugar não vai pra frente porque foi construído sobre um cemitério de índios”. É claro que isso já virou piada pra maioria, mas depois que li sua explicação comecei a pensar que pode ter alguma lenda local relacionada mesmo.

    Agora uma coisa que não tem nada a ver com o seriado. Estava lendo um dos livros do W.W. da Matta e Silva (Mistérios e Práticas na Lei de Umbanda, “Noções sobre a eterna doutrina…”, página 41) quando ele afirma que o espírito TEM sexo, ao contrário do que se acredita e que ele sempre encarna em corpos do mesmo sexo, exceto quando existe algum “desvio”. Achei muito estranha essa afirmação. Pesquisei um pouco e na obra de Kardec fala justamente o contrário, que o espírito não tem sexo e reencarna sucessivas vezes em AMBOS os sexos. Será que eu perdi alguma coisa aqui? E agora?

  12. As referências são legais, mas nunca consigo assistir a um episódio completo dessa série, sei lá… me lembra o estilo daquele seriado Charmed, que era ruim “pra canário”.

  13. É, entãoo…

    tb nao sei.. não sou…

    mas é de boa de ir?

    é bom perguntar algo em especial antes?

    abraços

  14. Uma coisa interessante que pensei agora
    pq vc não faz uns post a respeito do nosso folclore?
    Curupira, Saci, penso eu que tem muito mais coias que pode ser dita a respeito desse seres
    e da mitologia dos índios do Brasil
    Tupã é mesmo que Zeus e o mesmo que Thor num é?

  15. @Edujanu: cara, achei umas coisas legais nesse site*: http://lendas-indigenas.blogspot.com
    *em especial a lenda de Tupã, muito louca.
    No mais, 5 min. de google e vc acha bastante coisa sobre lendas brasileiras… infelizmente não como vc acha sobre lendas greco-romanas… mas, fazer o que?! infelizmente perdemos muito da cultura nativa daqui…

    Quanto ao seriado Supernatural, ele é muito legal, mas prefiro Lost ainda.

  16. Tio, qual o significado ou a utilidade das gárgulas/carrancas?
    Tem algum problema em ter uma (falo isso pq tenho uma em
    miniatura, feita de madeira, e ouvi dizer que as carrancas acumulam
    energia negativa, e devem ser descarregadas- isso confere?).
    Pax et Lux

  17. Sou fã da série e gostei da análise.
    Muitas vezes Supernatural distorce os mitos em nome do entretenimento. Em um episódio da quinta temporada em especial (Hammer of Gods), me irritou um pouco porque tomou um tom ofensivo aos deuses pagãos, alguns que ainda são cultuados, como os hindus Shiva e Kali. Mas acabei perdoando, apesar de tudo, porque acho a série bem dosada. Mas às vezes eu preferia que se limitassem as lendas urbanas se forem distorcer demais as crenças e mitos de outras culturas. Mas em nome da ficção e da liberdade criativa, eu perdoo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas