Quem tem Exu tem tudo…


Clique na Imagem para ver a página dos Exus na Wiki.

Estou começando um novo Projeto de catalogar todas as entidades da Umbanda, Quimbanda e Kiumbanda na Wiki. Comecei pelos Exús mas a idéia é englobar todo mundo. Claro que preciso da ajuda de vocês. No primeiro momento, quem tiver como conseguir imagens de Pontos Riscados destas entidades (se puder pré-formatar para 300×300 pix melhor ainda) ou fotos das estátuas delas ou desenhos e me mandar já com o nome correto no jpg para marcelo@daemon.com.br ajuda bastante.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 26

  1. As setinhas entre os círculos representam uma fusão das duas energias? Ou são sinônimos das mesmas entidades em diferentes sistemas?

    @MDD – É a “Esfera dentro da Esfera”. A bolinha indica o orixá principal e a seta direciona pra energia secundária.

  2. Impressionante o que é dito sobre Exu Rei no Mayhem Wiki, mais impressionante no meu caso porque escrevi sobre ele “inspirado” e não imaginava que o que escrevi tinha tanto a ver assim com a entidade (achei que tinha tomado certa “liberdade poética”, mas parece que nem foi tanto o caso)…

  3. Ué!!!
    Desculpe minha ignorância, peço apenas um pouco mais de esclarcimento.

    Cada entidade “pessoal” tem a sua particularidade no ponto riscado!!
    Meu Exu Tranca Rua não tem ponto riscado identico ao Exu Tranca Rua que acompanha outro médiun!

    Como posso colaborar com a catalogação?

    @MDD – CADA entidade tem seu próprio ponto riscado, assim como cada pessoa tem seu próprio Sigilo pessoal. Mas existem características que são comuns a todos que seguem a falange dos Tranca-Ruas, por exemplo. a idéia inicial é recolher (da internet mesmo) todos os Pontos que estao espalhados por 200 mil sites de umbanda em um único local, sem precisar (por enquanto) fotografar ou scannear pontos de fora… por enquanto vamos recolher, filtrar, processar e organizar as informações que já temos na própria internet. Na segunda etapa ampliamos…

  4. FODA!!!

    Pqp, foda mesmo…. MUITO bom!

    Marcelo, faz um tópico sobre a “paramentação ritulística” da umbanda…

  5. MARCELO
    Na minha opinião no centro é o SR exu rei das sete encruzilhadas, não é a mesma falange dos SRS. 7 encruzilhadas.E também na linha das almas tem o SR joão caveira de extrema importância na calunga pequena,sete catacumbas,sete caveiras são mais alguns pais da calunga.

    TFA

  6. Existe uma coleção, acho que da editora Pallas chamada “Pontos Riscados e Cantos”. Ela contém os pontos e cantos de todas as entidades de Umbanda. Quem puder adquirir, já fica com o conhecimento acumulado e pode ajudar o projeto.

  7. Marcelo,

    Você consegue mandar para mim esta imagem em melhor resolução? Seria legal colocá-la no terreiro que trabalho para instrução do pessoal… Meu e-mail é esse aí…

    @MDD – esse foi só um rascunho… em breve o mago-mor das cores, RGrola refará o diagrama em tamanho mais apresentável e eu posto o link aqui.

  8. Off topic.
    No texto Sobre Autoconhecimento e LIberdade não tem a caixa pra postar comentários. O que é estranho, pois tem 3 comentários.

  9. Muito legal.
    A primeira entidade que eu camboneei na vida foi o seo Exú do Brejo, de um médium cujo Orixá de cabeça é Oxalá.
    Agora o problema, foi relacionado os Orixás, mas como você sabe melhor que eu, cada local tem suas 7 linhas da umbanda, e cada local é bem ciumento quanto a nomeclatura em uso em sua casa, achando a mesma a mais correta que existe. Prova disso são os processos fechados e em andamento nos tribunais de justiça (rindo atrás do teclado pra não chorar).
    Da onde sai a flecha é o Orixá de cabeça da pessoa e pra onde a flecha vai é o tal Orixá adjunto? Como que funciona a parada?
    Por exemplo, o seu Exu Bará, pode ter outras 7 sub-divisões dessa falange? Pois onde se encaixaria esse Exu do Brejo?
    Com relação a pontos riscados (que aparece até na música do Raul) você já chegou a uma conclusão do porque existirem tantas variações? Nós temos os pontos riscados que são uns desenhos de casinhas, cruzinhas, soizinhos, luas, etc. Nós temos os pontos riscados que são mais ‘cabalísticos’ por não ter um termo melhor pra ser usado, como no caso da linha do Matta e Silva. E temos os pontos segundo a codificação do Saraceni. Teria algo pra falar pra nós a respeito disso?
    Até a próxima.

    @MDD – ainda é um processo em andamento… nada neste diagrama é definitivo. a próxima etapa deve ser reordenar estas linhas mais próximo da Árvore da Vida para ver como fica. “Exu do brejo” está relacionado com Nanã (lodo), Oxum-Netzach (água) mas com mais vida do que, por exemplo, “Exu do lodo”… eu entendo que ele trabalharia com uma energia densa, emocional, que gera vida. Não é garantido, mas é um bom chute.

  10. DD, eu também mando ver razoavelmente bem nos gráficos. Se um dia precisar de alguma ajuda para fazer imagens, manda a descrição para sergio.schuler ARROBA gmail.com

  11. 93!

    Não achei o Exu 7 Esquinas aí, e só devo reencontrá-lo no final do ano, não dá pra eu tirar dúvidas com ele agora. Mas será que ele tem outra nomenclatura ou “tá faltando msm”?
    Vou dar uma olhada na net se acho algo sobre ele que possa adicionar no catálogo.
    93,93/93

    @MDD – Provavelmente está faltando aqui… este é um trabalho em andamento, não acaba nunca…

  12. No livro ´a protosintese cosmica´ tem um diagrama com a sintese cabalistica da umbanda. Bem interessante. Se eu conseguir um scanner eu envio por mail.

  13. Muito bom, entretanto existem outras ”entrelinhas” nisso tudo, MARABÔ por exemplo tem forte ligação com AIRÁ e AIRÁ com XANGO E OXALUFAN.

  14. e bom saber mais sobre isso eu sou da unbanda giro pra ze pilintra exu lulucifer tata caveira exu caveira exu cigano exu capa preta e muitos mais

  15. Desculpe te perguntar MDD, mas exu das sete catacumbas seria de qual orixa (nao sei se posso dizer assim)?
    nao possuo muito conhecimento nesse assunto, entao obrigado pela sua atençao!

    @MDD – quando eles usam o “sete” normalmente são o que chamam de Entidade Coroada, ou alguém que é líder daquela falange naquele terreiro, um espírito mais experiente. Catacumbas normalmente está ligado a Omulu.

  16. Ola MDD tudo bom?
    Deixe eu lhe perguntar uma duvida minha:
    Existe determinados livros que dizem que todo o (por exemplo) Caboclo de Oxossi tem que ter as mesmas caracteristicas (ex: se locomover muito, dançar e outras). A minha duvida é, todo o Caboclo de Oxossi tem que possuir uma ou todas essas caracteristicas? Caso ele nao possua nenhuma dessas caracteristicas e se diga um Caboclo de Oxossi, o que esta acontecendo?
    Agradeço a sua atençao!!!

    @MDD – as características não são “do caboclo”… são da energia daquela esfera interagindo com o cérebro de carne do médium e causando nele aquele tipo de reação com seu corpo físico. ISSO é a origem, o nome é consequencia disso…
    exemplo: uma vez, conversando com uma preta-velha, pedi a ela que me mostrasse o que é a energia dos pretos-velhos (Binah). Ela preparou umas ervas, esfregou em alguns chakras, bafejou o cigarro e… eu senti como se uma pessoa tivesse montado de cavalinho nas minhas costas. quase fui pro chão… meus braços pareciam estar carregando sacos de batatas e minhas pernas ficaram doloridas… meu corpo parecia moído depois de dez treinos de kung fu e eu mal conseguia parar em pé… ai ela falou “pega aquela vela pra mim, fio” e eu tentei andar, mas meu corpo mal respondia… fui quase me arrastando, pernas curvadas, costas arqueadas e tremendo todo… exatamente como os médiuns ficam… ai ela riu e falou “viu, fio? nem todo preto velho é preto ou é velho kkkkk”. Eu senti que a energia de Binah, quando conectada a este corpo físico, causa essa reação do corpo do médium e DEPOIS disso ocorrer é que foram criadas essas “explicações” de serem velhos, serem idosos, etc… as danças de giros de Iansã, os movimentos “bêbados” dos marinheiros, giros de boiadeiros, gritos de xango, batidas no peito, exus se arrastando… tudo isso sao reflexos de entidades sem formas físicas tentando se adaptar a corpos humanos.
    Então o caboclo se apresenta como “oxóssi” porque ele trabalha em Chesed e a energia de chesed faz com que o médium responda daquele jeito, assim todo caboclo de oxóssi se comporta do mesmo jeito… mas é consequencia, não causa.

    1. Muito bom MDD!
      Um exame atento deste fenomeno a luz do bom senso e do verdadeiro anseio pelo conhecimento,abre a mente para um leque de experimentos e derruba qualquer preconceito e misticismo…
      Um exemplo do “atraso”?:

      “… Na cultura brasileira, remanescente do africanismo, há uma postura muito pieguista, que é a do preto velho. E muitas pessoas acham que é sintoma de boa mediunidade ser intrumento de preto velho. Quando lhe explicamos que não há pretos velhos, nem brancos velhos, que todos são Espíritos, ficam muito magoadas, dizendo que nós, espíritas, não gostamos de pretos velhos. E lhes explicamos que não é o gostar ou não gostar. Se tivessem lido em O Livro dos Médiuns, O Laboratório do Mundo Espiritual, saberiam que se a entidade mantém determinadas características do mundo físico, é porque se trata de um ser atrasado. Imagine o Espírito que manquejava na Terra, porque teve uma perna amputada, ter de aparecer somente com a perna amputada. Ele pode aparecer conforme queira, para fazer-se identificar, não que seja o seu estado espiritual. Quando, ao retornar à Pátria da Verdade, com os conhecimentos das suas múltiplas reencarnações anteriores, pode apresentar-se conforme lhe aprouver.
      Então, a questão do preto velho é um fenômeno de natureza animista africanista, de natureza piegas. Porque nós achamos que o fato de ter sido preto e velho, tem que ser Espírito bom, e não é. Pois houve muito preto velho escravo que era mau, tão cruel quanto o branco, insidioso e venal. E também houve e há muito branco velho que é venal, é indigno e corrompido. O fato de ter sido branco ou preto não quer dizer que seja um Espírito bom.
      Cabe ao médium ter cuidado com esses atavismos, e quando esses Espíritos vierem falando errado, ou mantendo os cacoetes característicos das reencarnações passadas, aclarar-lhes quanto à desnecessidade disso. Porque se em verdade, o preto velho quer falar em nagô, que fale em nagô, mas que não fale um enrolado que não é coisa nenhuma. Ou, se a entidade foi alemã na Terra e não logre falar o idioma do médium, que fale alemão, mas que não fale um falso alemão para impressionar. O médium só poderá falar o idioma no qual ele já reencarnou em alguma experiência passada.Desde que não há milagres nem sobrenatural, o médium é um instrumento. Sendo a mediunidade um fenômeno orgânico, o Espírito desencarnado vai utilizar o que encontre arquivado no psiquismo do médium, para que isto venha à baila.”
      -Divaldo P.Franco (extraido do ensaio “consciencia”)

  17. Olá Marcelo

    Inicialmente obrigado pela citação no desenho.

    Em meus estudos estou tentando entender melhor os caminhos da Cabala através da “característica arquetipal” de cada entidade.

    “Ancorando” a linha dos pretos velhos em Binah (eu imaginava em Malkhuth, junto com Obaluaê), os pretos velhos de Ogum:

    @MDD – entao… tem dos dois tipos, mas eles se apresentam na mesma linha e “separar” nao é tarefa das mais faceis, dada a semelhança energetica.

    “São mais rápidos na sua forma incorporativa e sem muita paciência com o médium e as vezes com outras pessoas que estão cambonando e até consulentes. São diretos na sua maneira de falar, não enfeitam muito suas mensagens, as vezes parece que estão brigando, para dar mesmo o efeito de “choque”. São especialistas em consultas encorajadoras, ou seja, encorajando e dando segurança para aqueles indecisos e “medrosos”. É fácil pensar nessa característica pois Ogum é um Orixá considerado corajoso.”

    Esta característica pode representar o 18º caminho da Árvore da Vida?
    E se for por aí, como eu resolveria os pretos velhos de Oxóssi, pois não há um caminho direto entre Binah e Chesed? (Vale DAATH?)

    @MDD – As energias nao seguem os caminhos, sao irradiações diretas das Esferas. Essas “linhas” conectando cada Esfera _NÃO_ equivalem aos CAMINHOS. São apenas maneiras de se colocar no diagrama indicando a conexão entre cada uma das energias.

    “Os pretos velhos de Oxóssi são os mais brincalhões, suas incorporações são alegres e um pouco rápidas. Esses pretos velhos geralmente falam com várias pessoas ao mesmo tempo. Possuem uma especialidade: A de receitar remédios naturais, para o corpo e a alma, assim como emplastros, banhos e compressas, defumadores, chás, etc… São verdadeiros químicos em seus tocos.”

  18. Eu gostaria de saber sobre o exu sete cavalos negros ? eu carrego iansa e xango so que nao sei de quem ele vem , eu gostaria de uma ajuda se pudesse me ajudar

  19. Sjte interessa e explicacoes tambem.
    Teria ou indicaria alguma leitura acerda de pontos riscados?minha entidade riscou ponto esses dias nao o meu eu consciente por medo de deixar expor determinadas explicacoes como por ex o q significava a lua no ponto com uma cruz dentro…2 garfos curvos p baixo um de exu um de pombogira etc…
    Recomenda alguma leitura superficial so pra eu ver de fato que e natural etc…no ponto apareceu que o exu e pombogira trabalham juntos…no momento nao sabia dessa possibilidade e qdo ela qria falar meu eu bloqueou entende achando que era coisa da minha cabe a…. Pode me orientar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas