A questão familiar “Então, quanto tempo demora para ver resultados?” É frequentemente ouvida em uma loja esotérica ou grupo, depois de explicar uma técnica esotérica para um recém-chegado à Arte. Ao perguntar “Quanto tempo leva?” O aluno revela várias coisas que são endêmicas do esoterismo moderno.
Falta de paciência: Relatórios trimestrais e Lucros Anuais
Muitas pessoas se aproximam do esoterismo como se estivessem olhando para um plano de negócios: o pensamento de curto prazo, retornos rápidos, o investimento mínimo, e de reforço usual através de ‘dividendos’ (fenômenos paranormais), parecem ser as áreas de foco. Esta falta de “investimento a longo prazo” opera pequenas mudanças em seus professores, companheiros de loja, e o mais importante eles próprios.
A verdadeira realidade é que crescimento interior leva tempo! Se leva um mínimo de 8 a 12 anos pra tornar-se um candidato a doutor em artes ou ciências, como nós podemos esperar algo menos para tornarmos proficientes na prática esotérica? (atenção q a palavra usada foi Proficiente, não expert, ou mestre, mas técnicamente capaz, com resultados confiáveis). Dolores Ashcroft-Nowicki, uma estudante do que mais tarde seria W.E. Butler, e co-fundadora dos Servants of Light (SOL), afirmou em uma intrevista que leva aproximadamente 10 anos para tornar-se hábil em técnicas mágicas. Jean Dubuis, fundador da sociedade alquímica Francesa – The Philosophers of Nature, frequentemente afirma que leva mais de 20 anos de práticas esotéricas sérias para desenvolver um dialogo de trabalho com um dos “Mestres Interiores”.
No Manual Rosacruz publicado pela Ordem Rosacruz (AMORC), há uma seção dedicada ao tema da Iluminação psíquica e a obtenção da Consciência Cósmica. No artigo, escrito pelo fundador da organização Harvey Spencer Lewis, tem vários pontos que valem a pena ressaltar:
O maior progresso é frequentemente feito por aqueles pouco concentrados nisso.
Desenvolvimento Psíquico é desigual, e frequentemente somente manifesta-se em momentos de grandes necessidades.
O período de tempo para a maestria não é importante.
“Olhando de forma genérica, os cinco ou seis anos para trazer o aluno mediano para o limiar da maestria, quando comparado com um de ciclo todo de encarnações, é como um ponto de caneta em uma linha de um kilometro de comprimento. Mas como nos podemos ampliar aquele ponto e perder a linha como um todo!”.
Sim, em 5 ou 6 anos é possível trazer um estudante para “o limiar da maestria”. Sim, o limiar, mas não além dele! Na Golden Dawn, os primeiros 3 anos e meio são gastos apenas praticando 1 ou 2 rituais. Os próximos anos envolvido na aprendizagem de técnicas base que muitas escolas já tem como garantido. Assim sendo, 5 ou 6 anos de estudos intensos e específicos são obrigatórios para aprender as técnicas necessárias para trazer uma pessoa para o eu interior no qual ela poderia realmente se tornar um Adeptus Minor(i.e. iniciação interior), e não somente na teoria.
Pouquíssimos estudantes progridem interiormente tão rapidamente, mas ao longo do caminho eles tem as experiências interiores que irão guia-los a partir daquele ponto, onde um dia, eles cruzarão o limiar da verdadeira maestria. Esta travessia pode ser nesta encarnação ou em outra. A relevância do tempo é importante somente para o ego, e não para a alma, se seu desejo é verdadeiramente inspirado pela alma, então o tempo não terá importância para você, e o domínio do trabalho você terá.
Se você busca crescimento, então sirva, e sirva anonimamente, por detrás do véu dos adeptos. Então você estará em boa compania, e a travessia não estará muito longe.
Todos os exercícios esotéricos são designados para reparar nossos veículos psíquicos do “dano” que eles levam enquanto encarnados. Desde que eles aceleram o processo de reparo, ou reintegração, na escala cósmica seus efeitos são praticamente instantâneos, é so o espaço-tempo da terra que faz aparecer longo ou curto, entretanto, algumas idéias que valem a pena manter em mente ao realizar os exercícios.
Jean Dubuis, e Dolores Ashcroft-Nowicki confirmaram para o autor que leva até 18 meses para um processo de trabalho interior esotérico. Além disso, exercícios voltados para o mundo lunar, a maioria dos quais, podem levar vários meses para integração, mas nossa experência diz que eles são mais poderosos se aliarmos ao ciclo lunar. Assim, podemos estar fazendo um ciclo lunar por vários meses, mas achar que é mais “efetivo” nos dias de maior força lunar do mês. Apesar de não estarmos sentindo –ativamente- , os efeitos são cumulativos, o poder é expresso mais facilmente durante a lua cheia.
Outros exercícios que visam Briah levam mais tempo ainda, assim como podem ser conseguidos “mais facilmente” em seus estágios iniciais pelos efeitos do ano solar. Assim, um mínimo de um ano inteiro pode ser necessário para que estes exercícios se estabeleçam em nossa psiquê. Como os exercícios “lunares”, uma vez no seu lugar, ou suas funções re-estabelecidas, não estamos mais dependentes de ciclos astrológicos para seu funcionamento, ela sempre estará disponível para nós.
Concentração: ou porque sistemas lixo falham
Concentração é uma das chaves fundamentais para o sucesso, visualização e meditação são outros 2. mas concentração não é apenas uma faculdade mental, é também uma atitude, uma aproximação para uma vida com o eu interior. Se gastarmos todo nosso tempo olhando para o “sistema certo” ou uma combinação de técnicas que nos darão a experiência que procuramos, então muito frequentemente nos não nos derrotamos. Escolha um sistema e um conjunto de práticas diárias e manda bala neles! Uma boa base básica sólida da mais resultados do que o mais complexo empreendimento mágico. Acumulando iniciações e técnicas de diversas fontes nos distancia do que realmente importa – a iniciação em nosso Coração, e a conversa com nosso Mestre Interior.
É melhor recitar “OM” todos os dias do resto de nossas vidas e nada mais, do que tecnicamente conhecer meia dúzia de sistemas mágicos e acabar com nada mais que uma indigestão psíquica. Mantenha simples e direto, como o voar de uma flecha, e então você alcançará seu alvo.
By Mark Stavish
Traduzido por Duende
Respostas de 52
Nos tempos de Internet e tecnologia , realmente , nos habituamos a tudo muito rápido , fugaz mesmo …Esse Artigo foi muito importante para mim , pois já que demora aparentemente um certo tempo ( por ser o tempo correto ) independente da nossa pressa contemporânea , melhor começar os meus estudos o quanto antes …
O que me interessou no texto foi o paralelo que tracei com algo que tenho pensado ultimamente: como as palavras, por mais sábias que sejam, se tornam vazias sem a experiência que existe por trás delas.
Sem o conjunto de experiências que levam ao proferimento das palavras(ditas ou escritas) as mesmas não nos dizem muito além do óbvio que pode ser inferido devido ao nosso conhecimento do idioma em questão
Uma vez que utilizamos o conjunto de símbolos que contém nossas filosofias e carga de conhecimento adquirida no passado chamado idiomas, estamos expressando nada mais do que sensações, das mais variadas possíveis através de um meio que não tem capacidade de conter a experiência sofrida em sua totalidade. Logo, as palavras são um mero resumo de uma obra muito mais extensa e intensa vivênciada pelo ser.
Passar a vida lendo todos os tratados e métodos mágicos possíveis dá ao leitor uma indubdável carga de conhecimento porém, sem a experiência, muito pouco dessa carga se efetivará sabedoria.
Então a saída para a real sabedoria é a comunhão entre a experiência própria e a experiência acumulada, pelas gerações passadas e contemporêneas, em suas formas físicas de armazenamentos.
Entretanto experiência não é algo que se adquire de uma hora pra outra. Em poucos casos ela se configura instantânea.
Em termos de experiência, o tempo decorrído não é de suma importância mesmo porque há um “delay” entre a experiência e sua posterior assimilação. Quando assimilada ela torna-se sabedoria e é essa (no seu mais profundo sentido) que realmente importa.
Experimentemos, pratiquemos e sejamos pacientes pois o Todo nos aguarda.
O que acontece muitas vezes é que procuramos dinheiro, poder, reconhecimento, gloria, digamos: queremos curar uma pessoa, e no fundo, não é apenas para o bem daquela pessoa e sim para melhorarmos nosso ego… no lugar de simples humildade… não fazemos nem uma coisa nem outra!
E como isso é difícil… como é super difícil… digamos quase impossível!
Quando somos sinceros e buscamos a sabedoria um turbilhão de desejos e dificuldades aparecem e ai é que vem a diferença, podemos ali naquele momento saber o que nós desejamos, pois neste momento temos a oportunidade de escolher e ver o que realmente estamos procurando…
Acho que éssa é a bagaça da dualidade…
qual o nível de conhecimento q uma alma q ja foi um grande magista em uma encarnação anterior possui nesta encarnação?
teria mais facilidade para aprender, por exemplo?
nao sei se fui mt claro…
@MDD – Eu estou na terceira encarnação como magista (e a primeira que não lida direta e pesadamente com magia negra); responde a sua pergunta?
Oi, Marcelo!
Gostaria de saber como você descobriu isso e se é aconselhável a qualquer pessoa buscar informações sobre suas vidas passadas, com o intuito de progredir espiritualmente na vida atual.
Eu penso que saber o que já realizamos em outras vidas pode ser parte do processo de descoberta da nossa missão nesta vida. Mas, por outro lado, (1) tenho receio de consultar esses “terapeutas de vidas passadas”, (2) percebo a utilidade do “programa de proteção à testemunha” e (3) fico em dúvida quanto à validade da regressão já que (salvo engano) Kardec condenou-a.
Tudo isso me deixa bastante confusa com relação a este tema. Se você puder elucidar a questão mais detalhadamente, agradeço. E, se for aconselhável buscar informações sobre a trajetória que já percorremos em nascimentos anteriores, você poderia indicar um meio confiável? Gostaria de referências para pesquisar (autorregressão, se for o caso), institutos que trabalham seriamente com isso ou algum “terapeuta” da sua confiança.
Um abraço!
Marcelo, acha que rituais individuais tem algum efeito se a pessoa não tiver suas capacidades mentais básicas(como concentração e visualização) desenvolvidas?
@MDD – Até tem efeitos, mas MUITO mais fracos do que os feitos por quem tem esta características desenvolvidas.
Muito bom o texto, Tio..
já que foi falado em concentração, tenho uma dúvida:
quando tento praticar exercícios que exigem vizualização e uma maior concentração, sinto uma dificuldade enorme, pois minha mente não fixa num só pensamento, começa a passar várias coisas na minha mente, na hora, e as vizualizações não são nada nítidas.. às vezes sinto até coceiras no corpo, tipo em lugares diferentes, na perna, ae passa… ae depois no braço… parece que tem algo tentando me distrair, hehe
alguma dica? porque isso acontece?
abraço”, Tio!
Pois é tio…
Se pra ficar “baum” demora em média dez ano preciso começar “ontem” a levar este tipo de estudo a sério…
Só falta o impeto de tirar a bunda da cadeira…
heheheh…
Nesse ritmo, nos próximos dez anos o Tio vai formar uma Egrégora forte a partir destes estudantes candidatos a probacionistas.
Abração,
Gustavo
Legal esse texto, e ele tem razão!
“Mantenha simples e direto, como o voar de uma flexa, e então você alcançará seu alvo.” (Y)
mas agora pergunto a ti, tio, vc conhece algum tipo de rito ou oração para proteger e iluminar músicos antes de subir ao palco?!
valeu.
O problema é que a maioria absoluta das pessoas mede o tempo apenas pela duração dessa encarnação…Elas se esquecem que são eternos…
Abração, Tio!
E faz uma força aí pra rolar o curso do dia 20/12…
Bom demais o texto !!! o Divagações é bem loco mesmo passei a le-lo há pouco tempo!
Tio, adorei esse texto. Pode apostar que irei corrigir muita coisa na minha vida esotérica também, tudo graças a um “toque” recebido deste post.
MDD, sobre Kaballah e Astrologia Hermetica. Poderia, por favor, sitar alguns autores de renome (confiável) na area… gostaria de iniciar estudos nessa área, procurei nesse Blog, mas a seção de Bibliografia não esta disponível.
Consegui um livro, o autor é José Pereira, não sei se é confiável ou aconselhavel para iniantes.
Paz Profunda!
Pegando carona no post do LH”,
Como ja relatei em algum post anterior, tenho serios problemas de visualização tambem.
Estou fazendo o exercicio de respiração do ponto e circulo, nao consigo visualizar o circulo ao meu redor crescendo e diminuindo, e muito menos clareando e escurecendo, sendo eu o ponto central do circulo.
Só uma vez consegui manter essa visualização, mas eu imprimi um circulo com um ponto numa folha e fiquei olhando por uns 20 minutos, quando fechei os olhos tava marcado na minha visao.
O pior, é que quando leio livros e outras coisas, minha imaginação cria cenas complexas, crio vozes para diversos personagens. Mas ´somente no exercicio algo me bloqueia. Eu escrevo contos e historias e minha visualização é quase que perfeita, vejo cores e tudo. Somente na visualização, DD teria como eu trabalhar isso com algum outro exercicio?
Muito obrigado.
Tio DD
então pelo que entendi, só á interiorização dos exercícios que vc propôs até hoje já vai levar uns cinco anos pra começar a se tornar efetivo… então fica a dúvida, é válido aprender mais? Até que ponto podemos saber conscientemente que esse algo a mais´está sendo prejudicial?
– Eu me incluo , infelizmente, no ramo daqueles que gostariam de ver coisas ditas paranormais (quando vc relata ter visto uma salamandra de fogo ou um elemental fica um gostinho de também querer ver). às vezes me pergunto o porquê, mas a única resposta que me vêm à cabeça é “todo mistério será desvendado”. Não que eu queira ser o fodão, o mago supremo ou fazer sem objetivos maiores, mas como na criança os mistérios me atraem. Será que isso me atrasa?
No mais, mais ótimo artigo.
domo arigato
Marcelo,
o texto é realmente muito interessante porque esclarece aos leigos que pensam que Ordem Iniciática serve para desenvolver poderes, ensinar a levitar ou fazer chover. Ficou muito claro que não existe uma receita, uma fórmula mágica (que é o que muitos procuram) para provocar fenômenso extraordinários. Na minha opinião, fenômeno extrarodinário é aquilo que eu não consigo explicar, depois que conheço o processo ele passa a ser um fenômeno natural. Quem pratica exercícios de desenvolvimento interior sabe que os mais simples são os melhores, porque você acaba descobrindo por conta própria outras coisas dentros daquele exercício. Isso é a chamada Alquimia Interior. Ficar pulando de instituição para outra instituição é bobagem porque no fundo todas estão ensinando a mesma coisa de forma e com nomes diferentes. A meta é uma só a reintegração com o criador, o que diferencia é o caminho, alguns tem mais pedras que os outros, outros são mais floridos, mas no final chegaremos todos ao mesmo lugar.
É a tapera, ela é minha…
mas nas outras encarnações marcelo vc lidava com magia negra , o que seria magia pesada que vc fez em outra vida , será que esse teu conhecimento de vidas passadas nao estao no teu subconsciente
@MDD – Claro que estão. Na verdade, eu aprendo qualquer rito ou ritual com uma velocidade muito acima do normal, porque pra mim é apenas como se eu estivesse relembrando. É meio difícil de explicar, mas é como se, quando eu pego um ritual ou texto para estudar, eu já tivesse lido ou estudado isso e só estivesse passando os olhos pra relembrar. Isso fica muito evidente pra mim a cada grau filosófico da maçonaria que eu adquiro.
DD, me ocorreu uma curiosidade agora:
qual o sistema em que você tem se dedicado mais diretamente?
Abraço!
@MDD – Hermetismo e Alquimia
Já que o pessoal estão falando de encarnação…tem como comentar como funciona aqueles transe hipnóticos onde as pessoas relatam as encarnações?Funciona mesmo ou é balela?
Olá MDD,
Eu estava a algum tempo sem comentar, apenas acompanhando mas a discussão a respeito do “relembrar” textos e rituais me fez lembrar algumas coisas.
1) Texto do Dalai Lama a respeito da escolha dos sucessores. Uma das maneiras de perceber a reencarnação de grandes mestres era pela facilidade de compreender ou relembrar os textos sagrados.
2) Na AMORC esse assunto parece ser abordado no 8o Grau (http://www.amorc.org.uk/html/temple_degrees_7-8.html). Sendo algo a ser estudado, então, nas Ordens.
3) Estava refletindo hoje sobre o poder da iniciação. Minha dúvida é, digamos uma iniciação na Maçonaria. Na próxima encarnação essa pessoa terá maior facilidade de reencontrar a irmandade? Ela reencarnará obrigatoriamente com pai Maçom? A iniciação, sendo assim, marca a Alma/ Espírito/ “Eu Sou” de alguma forma?
4) As far as I know, you had tryied (have been trying maybe) in this life some sort of magic that is called “black” too. If is right, change sides (as expect) is extremely hard. Could I ask if this life are consecutives or you have “breaks” among them?
Pax et Lux!
DSimon
@MDD – Eu estou na terceira encarnação como magista (e a primeira que não lida direta e pesadamente com magia negra); responde a sua pergunta?
direta e pesadamente? quer dizer que de forma indireta, e de leve, ainda lida?
quais são os efeitos negativos disso?
@MDD – Não mais; só em caso de defesa ou necessidade. É IMPOSSÍVEL você trabalhar com anjos cabalísticos e com Demônios ao mesmo tempo; são vibrações completamente opostas. Mas hoje fico feliz de ter tido contato com elas, pois torna a defesa e o contra-ataque mágicko muito mais fáceis, o que, quando se tem um blog como o TdC, vem bem a calhar.
valeu pela resposta, e a pergunta da simone completou exatamente o que eu queria saber!!!
Mas Mdd , quer dizer que uma pessoa com dificuldades ou com um nível comum de evolução no aprendizado de magia(ou qualquer outra arte/ciência)não possuiu em vidas passadas contato com a mesma?
Ou poderia ocorrer que , por algum motivo karmico(ou outro qualquer desconhecido)a pessoa,mesmo tendo tido um passado envolvido com magia(ou , novamente, qualquer outra arte/ciência)tenha a afinidade bloqueada de algum modo.
E outra pergunta que me intriga mto : Ha algum modo confiável de se ter acesso as vidas anteriores?Se sim , elas estão acecíveis ao publico , ou ainda veladas aos iniciados?
Digo isso pois a muita controvérsia sobre a terapia hipnótica de REGRESSÃO,não sendo 100% confiavel.
vlw o/
mas marcelo vc não tem medo dessa magia que vc sabe , não tem medo de alguns inimigos magos do passado e até em qual ponto isso interfere em vc com sua esposa , filha e familia?
Bom, “efeito fisico” demora, mas basta um pouquinho de contato com a Arte pra mudar sua visão de mundo. Quando voce perceber, tudo que te acontece é encarado com outros olhos. A chuva que ia te deixava estressado agora ajuda a limpar o ar e seus pensamentos. Aqueles minutos que voce tem que esperar servem pra contemplar alguma pequena maravilha a sua volta. Voce nota, diretamente, e não só por racionalização, que alguem só parte pra uma discussão ou briga com voce por que gosta o suficiente pra isso.
É demorado, mas é ais rapido do que parece =)
O que é exatamente um magista, mago negro? O que é exatamente a magia negra?
E sim onde encontro. Sempre tive a sensação de que o mestre procura o aluno quando este está pronto, por isso tenho me mantido quieto.
Fiz capoeira até o grau Aluno Estagiário (amarelo e azul) e meu mestre me ensinou uma coisa q nunca esqueci, o melhor mestre nunca procura seus alunos, eles é que vão até ele.
Devo me manter estudando e aguardando ser chamado ou devo seguir as palavras de meu mestre(capoeira) e buscar o mestre(magia) . Esta segunda opção tbm é complicada pois não conheço a magia, sou filho de “trouxas” (Harry Potter kk) mas tenho vontade. E como vontade é uma coisa q dói caso vc não a satisfaça, estou tentando satisfazê-la…
Acho q minha pergunta deu erro, segue de novo:
O problema não é saber quanto tempo demora, mas sim onde encontro. Sempre tive a sensação de que o mestre procura o aluno quando este está pronto, por isso tenho me mantido quieto.
Fiz capoeira e meu mestre me ensinou uma coisa q nunca esqueci, “o melhor mestre nunca procura seus alunos, eles é que vão até ele.”
Devo me manter estudando e aguardando ser chamado ou devo seguir as palavras de meu mestre(capoeira) e buscar o mestre(magia) . Esta segunda opção tbm é complicada pois não conheço a magia, sou filho de “trouxas” (Harry Potter kk) mas tenho vontade. E como vontade é uma coisa q dói caso vc não a satisfaça, estou tentando satisfazê-la…
Sobre ataques espirituais, pelo que entendi se pode usar uns truques umas “simpatias” para minar a força do inimigo, então?
Como se proteje uma familia ou grupo de pessoas de um ataque das trevas?
@MDD – Simpatias só funcionam pra eguns e elementais menores… não vão funcionar se a entidade souber o que está fazendo. São pequenos quebra-galhos que ajudam, mas não resolvem. Não existe uma fórmula única… o RMP é muito eficaz, diminuir a quantidade de carne que se come também, incensamentos, fazer também uma modificação do padrão energético de cada um dos membros da família para uma oitava alta, etc.
Bom… uma pergunta simples:
Você tem…digamos…um “IP Áurico” das pessoas que visitam o blog e o Tdc?
Conhece quem é a pessoa e seu espírito? Sabe se essa pessoa tem alguma tendência ou abilidade pra algo?
Só pra saber…!! E uma frase sempre vem à minha mente “O bom filho a casa torna”.
Grato Marcelo!
@MDD – Não… As egrégoras que protegem o meu trabalho dentro das ordens filtram quem consegue ou não consegue fazer os cursos, isso sim; mas na internet não daria como, são mais de 5.000 visitantes por dia no blog.
ENTÃO ACHO MELHOR VOCE CRIAR UM CURSO ON-LINE. TAMBEM PODE CLASSIFICAR OS CANDIDATOS COM PERGUNTAS E RESPOSTAS.
@MDD – Eu não classifico ninguém… Se a pessoa consegue conciliar dia, horário, têm o dinheiro do curso e a vontade, então não importa quem seja a pessoa, ela é bem vinda… toda a seleção é feita no Astral, as entidades não querem saber quem você é hoje, no Plano Físico… elas só verificam o seu merecimento pelo que você fez e tem feito… Às vezes você pode achar que não sabe nada de nada, mas foi um magista em outra encarnação e tudo o que precisava é de um incentivo para retomar os estudos. Não é um vestibular que mede conhecimentos, mesmo porque todos os cursos básicos foram bolados justamente para quem não conhece nada sobre o assunto.
“Mas hoje fico feliz de ter tido contato com elas, pois torna a defesa e o contra-ataque mágicko muito mais fáceis, o que, quando se tem um blog como o TdC, vem bem a calhar.”
Tem tantas pessoas assim com más intencões que necessite vc efetivamente se proteger com egregoras e rituais de ambos os “lados” ? Nossa não sabia que o simples fato de ter um blog como esse causasse tantos problemas :/
@MDD – É porque este não é um “simples blog”… faça uma procura por qualquer termo sério de ocultismo e você vai me achar no google… O TdC é hoje o local onde o pessoal que está estudando hermetismo a sério se reúne pra pegar informações. Quando algum dos meus leitores está tendo algum problema com um egun e se livra dele fazendo um RMP ou procurando ajuda que eu indiquei, o egun vai relatar pra algum lorde trevoso dele o que aconteceu, e eles vão querer saber quem que ensinou aquilo praquela pessoa… quando alguém me manda um email com algum problema e eu ajudo a resolver, o encosto vira mais um inimigo na lista astral; cada grupo de evangélicos que criam elementais com as rezas deles para atrapalhar; cada maçom que acha que aquilo deveria ser um clube social; cada mago negro que acha que eu não deveria estar ensinando estas coisas pra vocês, cada ateu, pseudo-cético, charlatão que acha que este blog incomoda… a lista é grande de inimigos… fora que este blog é apenas 10-20% do total; eu faço MUITO mais coisas no mundo real/astral também.
Imagine que cada leitor que entra em uma Escola Iniciática real por minha causa forma um soldado a mais a ser treinado “do lado de cá”, consequentemente, como “portal”, eu sou um alvo estratégico para o povo “do lado de lá”… então todo cuidado é pouco.
Sobre as egregóras filtraram quem faz ou nao os cursos… fiquei chateado agora, será q alguma egrégora sua impede q eu faça algum curso seu, ou será simplesmente por falta de planejamento meu q não consigo fazer ? :/
@MDD – Não existem coincidências… se você não consegue se planejar, é porque ainda não é a hora certa.
DD, eu não sei se é uma piração minha escrever o que segue, mas na sua resposta você citou “cada mago negro que acha que eu não deveria estar ensinando estas coisas pra vocês, cada ateu, pseudo-cético, charlatão que acha que este blog incomoda…”.
Somente como esclarecimento, porque eu geralmente assino como Pseudo-Cético, eu particularmente não tenho nada contra o seu blog. Muito pelo contrário, pois agora mesmo estava lendo não somente o post, mas os comentários também.
Não me considero ocultista, não integro ordem alguma, nem frequento organizações religiosas. Tenho minhas crenças e isso me basta. Mas acho os posts e debates daqui bem interessantes, e reitero que eu próprio fui vítima não uma, mas algumas vezes do “Cyber Bullying” que as vezes rola aqui. Mas continuo visitando seu blog…
Espero que você desconsidere este Pseudo-Cético que te escreve desta lista de perseguidores que você citou.
@MDD – Sem stress.
Caro Marcelo, e como fica a questão de, bem, um mago desenvolvido e relações sexuais? Como lidam com isso? Ou são todos monges celibatários? Acho que não, afinal, a linda Lilith veio ao mundo, né! =P
@MDD – tanto eu quanto a Cy somos professores de tantra. Acho que isso responde à pergunta.
Marcelo, muito obrigado pela resposta. Esclareceu muito as minhas dúvidas.
Do jeito q vc descreveu, eu consigo visualizar verdadeiros exércitos de entidades e espíritos encarnados/desencarnados querendo “tirar satisfação” com vc e com as egrégoras e grupos com as quais vc trabalha. Cara… vc deve literalmente criar “muralhas” em torno de si mesmo e da sua família, para empreender tal combate pelo esclarecimento das pessoas e pelo despertar delas.
Não é uma luta fácil, mas é algo que eu teria enorme satisfação em participar e lutar também, um dia… eu me sentiria honrado em defender tal causa, com as armas que eu for aos poucos adquirindo….
Na verdade já é algo que está acontecendo… pois aos poucos todos nós que acompanhamos seu trabalho estamos nos juntando a voce e ajudando a propagar todo esse conhecimento.
Acho q o difícil é ter a paciência necessária para caminharmos no nosso próprio passo, e também, nesse caso para você, a resiliência necessária para aguentar todos esses ataques de tantas forças negativas.
Vc vai achar tolo, mas me veio agora a clara imagem de Hogwarts e dos feitiços que os professores lançam em torno do castelo, como barreiras protetoras, etc, para proteger contra os comensais da morte… onde eles tentam entrar, mas ricocheteiam nas barreiras… 🙂
No texto sobre os pecados capitais:
“Hoje em dia, as pessoas utilizam-se do termo “inveja” de maneira errada. Seu sentido original quer dizer “Caminhar segundo o passo espiritual de outra pessoa”. Ter inveja de outra pessoa é tomar seu próprio caminho com base nos esforços e resultados obtidos por outras pessoas. A Inveja como a conhecemos hoje é a parte material do defeito.
Por esta razão que a Virtude cardeal associada a Mercúrio é a PACIÊNCIA. A paciência é a capacidade de caminhar (espiritualmente) no seu próprio ritmo. Não é sinônimo de “lerdeza” ou de “calma” ou de “ir devagar”… ir devagar é para gente devagar! Ter paciência é ter a capacidade de avançar nos estudos iniciáticos no seu próprio passo.”
Paciência… taí uma virtude que comecei a trabalhar mais ao longo desse ano.
No exemplo de se querer seguir dois sistemas magicos, por exemplo de salomão e outro de egipcia por exemplo, pode-se seguir em frente, ou sujeita-se a tropeçar e cair de boca no chão? E no caso da magia salomonica, a sua parte dita mais “esquerda” pode ser usada como meio de defesa?
@MDD – Melhor ficar com um sistema apenas… encare sistemas mágickos como artes marciais… é extremamente difícil ser mestre em duas artes marciais ao mesmo tempo.
Pô Marcelo… até achava q vc era cdf, de óculos, q era meio devagar com as mulheres, agora vc vem com essa de professor de tantra?! rsrsrrsrsr
E nunca divulgou um curso desses em q sonho fazer com minha esposa?!?!
Fale mais, vai! Cada vez mais vc nos deixa com dúvidas de qual curso fazer primeiro, pois o leque é grande….
@MDD – Mas o curso existe: é o de “Chakras, Kundalini e Magia Sexual”.
Concordo. Gostaria de precisar aos leitores que o tempo pode nao ser o mesmo pra todo mundo; por exemplo, tem diferença entre dois anos de meditaçao de vez em quando e dois anos de meditaçao todos os dias. Dou uma dica a quem està iniciando: fixar uma data daqui a dois anos para dizer “estou pronto para o proximo passo” e iniciar com a meditaçao mas cada dia sem meditar, tardar a data fixada de um dia.
Quanto à Rosacruz, Marcelo, há algum problema em seguir o sistema AMORC e o da FRC ao mesmo tempo?
@MDD – Nenhum. Mas tente ficar com 1 ou 2 ordens no máximo, senão vc vai começar a se enrolar para se dedicar direito a elas.
Então não seria adequado seguir Franz Bardon e por exemplo O.T.O(sendo que você recomenda praticar Bardon) ?
E você mesmo participa de várias ondens ao mesmo tempo, não seria uma perda de foco? Ou elas no fundo são um mesmo sistema?
@MDD – Seria uma perda completa de foco para alguém que está começando… eu sou um estudioso, não um estudante… depois de 20 anos dentro do ocultismo, eu já tenho meu sistema pessoal faz tempo; estudo estas ordens para compará-las e estudar as nuances, semelhanças e diferenças. Para quem está começando, recomendo UMA, no máximo DUAS ordens, durante pelo menos 8-10 anos antes de começar a ampliar o leque.
Saudações Frater Marcelo.
Sobre a questão das várias ordens, sempre me interessei sobre o ocultismo, mas apenas recentemente pude começar a me dedicar. Então acabei fazendo uma analise básica sobre as ordens.
Primeiro elas podem ser divididas em 2 grupos, as invisiveis e as discretas, deixei as invisiveis de lado por motivos obvios.
Segunda divisão, aquelas que aceitam inscrições e as onde só se entra por convite, essa ultima também deixei de lado.
Chegando nas que são acessiveis a todos, percebi que mesmo variando bastante as extruturas delas, em relação a quantidade e existencia e ou não de graduações. Todas acabam dividindo os alunos em dois níveis, membros “efetivos” e “estágiários”, claro que nenhuma ussa esses termos.
O nível dos “estagiários” dura em média entre 6 meses e 2 anos, nesse período o aluno estuda em casa recebendo monografias ou cursos em casa, pelo correio ou por e-mail, algumas até oferecem atividades em Lojas para esses alunos, mas a maioria não.
Durante essa fase o estudante aprende as bases, o resumo da filosofia e da história da ordem, também recebem atividades e uns poucos exercícios para praticar, a ideia é realizar cada um deles muitas vezes. Inclussive varios dos exercícios se repetem nas diversas ordens (e no TdC), o que é compreensivel, pois todas visam desenvolver nos alunos quase as mesmas capacidades, como visualização e vontade.
Após o estágio o aluno passa pela iniciação principal e se torna membro efetivo, em muitas a cada graduação há uma iniciação. Desse ponto em diante muitas param de mandar material e o estudante deve frequentar as Lojas para continuar seu desenvolvimento, algumas continuam mandando, mas deixam claro que as lições mais importantes só estão disponíveis nas Lojas e Templos.
No meu caso apenas a AMORC tem Loja na minha cidade, então foi fácil escolher em qual vou me dedicar mais. Ainda assim entrei em outras outras duas, a FRC de Max Heindel e a SCA, que oferecem estudos sobre alguns temas não presentes na AMORC, mas acho que nesse caso não devo ter problemas, pois elas tem muitas semelhanças.
@MDD quando alguém me manda um email com algum problema e eu ajudo a resolver, o encosto vira mais um inimigo na lista astral; cada grupo de evangélicos que criam elementais com as rezas deles para atrapalhar; cada maçom que acha que aquilo deveria ser um clube social; cada mago negro que acha que eu não deveria estar ensinando estas coisas pra vocês, cada ateu, pseudo-cético, charlatão que acha que este blog incomoda… a lista é grande de inimigos… fora que este blog é apenas 10-20% do total; eu faço MUITO mais coisas no mundo real/astral também.
Caralho!
Olá Marcelo.
Em 1º lugar para dizer que gostei muito deste teu site. Após muitas pesquisas na net, consigo quase a primeira (estou convicto disto, pelo menos) um bom site e um mau site sobretudo nestas de ocultismo e esoterismos. E o teu, posso dizê-lo, sem dúvida, um dos melhores senão o melhor no seu género que encontrei. Isto pq fala com conhecimento, convicção, segurança e pelos conteudos percebe-se que tem um “connaissance” profundo dos conteúdos que aqui se desenvolvem.
Parabéns!
Eu ainda sou um iniciante do oculto (assim me considero) depois de mais de 1 ano a pesquisar quase todos os dias, sobre diversos assuntos e de ter lido várias obras e de recentemente há cerca de 3 meses e meio começar um treinamento mágico num determinado sistema bastante eclético. Mas a verdade é que sinto uma fascinação impulsiva para a magia (desde pequeno que surrupiava e lia à socapa as monografias da AMORC que meu pai recbia). Poderei até estar errado, mas penso que fui talhado para a prática mágica.
Na verdade estou ansioso e desejoso de ter minha primeira experiencia mágica a nivel da evocação. Mas como a prudência o obriga, gostaria de ter esta 1ª(não apenas a 1ª mas outras antes de começar a fazer eu mesmo) experiencia em grupo e na direcção de um mago já experiente no assunto.
Após esta 1ª apresentação breve das minhas expectativas, gostaria de lhe perguntar 2 coisas:
1. Considera a magia do caos e os IOT um sistema forte? qual tem sido na prática os trabalhos deles?
2. Suponhamos que estou com um problema pessoal sério, em que condições vc estaria disposto a ajudar-me através de um trabalho mágico.
Sei que poderei estar a pedir muito sobretudo para si ( no que toca essencialmente a 2º questão) que suponho deve ter tantas tarefas e trabalho com o blog e outras coisas a realizar. gostaria que me respondesse. Saudações.
@MDD – 1. Sim, são sistemas válidos (não funciona direito para mim porque sou virginiano demais e prefiro magia ritualística, mas ai vai de cada pessoa). A IOT é bem séria sim. Pode entrar em contato com eles sem problema.
2. Me manda um email com todos os detalhes do problema e eu vejo se posso ajudar…
Marcelo, como o magista pode distinguir quando sua magia não irá violar algum Karma?? O simples fato dela não funcionar?? Em caso de funcionar e ela quebrar o Karma da pessoa o que pode acontecer??? como se precaver disso?
Abraço
Andei lendo, e os rituais, em geral, usam visualização criativa, da força de vontade, e geralmente a entoação de algum nome em hebraico (mantra).
Os exercícios que o wagner borges passa seguem mais ou menos esse modelo… agora eu pergunto: não tem nenhuma ordem séria que use do simbolismo que o wagner geralmente emprega nos exercícios que ele ensina? Tipo, invés de nomes em hebraico, em sânscrito, ligados à atmosfera oriental, e tal? Porque a minha afinidade é muito maior nessa área!
@MDD – pode usar os orixás se quiser. Ou santos católicos correspondentes. Tanto faz.
Marcelo, essa é sua terceira encarnação como magista, pelo que percebemos tem grande fluencia nos sistemas magicos e afins, eu gostaria que me respondese uma questão:
desde sempre eu me interesso por assuntos ocultos e esotericos, desde criança tentos entender os causos e o folclore de forma plausivel e admito que creio que a maior parte tem um “Q” verdade,
sinto que esses assuntos sempre atrairam a minha atenção e sempre despertaram meu interesse… as vezes sinto que isso tem haver com meu passado (outras vidas), e tambem sinto uma repulsa natural(não nojo ou raiva, mas é como se fosse feito proibido para mim) quanto a ritos ,quanto aos exercicios e as praticas a unica coisa que consegui desenvolver apensar disso é uma intuição que quase nunca falha,assim tudo isso me disperta muito interesse não da para envitar.
eu realmente gostaria de descobrir mais sobre mim e meu passado alguma recomendação segura? afinal não ao meu sou um simpatizante e nao um praticante da ARTE
@MDD – É bem possivel que você tenha tido um passado envolvido com alguma dessas coisas (na verdade, a maioria dos leitores mais participativos que chegou até o blog já teve… não estamos nos reunindo aqui por acaso). Mas a lembrança de vidas anteriores não é algo leviano.
Como é satisfatório ler um texto desse bem quando preciso de uma resposta, não que já não tenha obtido ela, mas pelo fato de reforçar minha ideia de levar a serio o que me proponho a fazer.
Ontem no terreiro, a entidade que trabalho na esquerda me enviou um recado de me propor e levar a serio de uma vez por todas aquilo ao qual estou tentando me dedicar já a algum tempo (exercícios de concentração, visualização e RMP) e eu ja comecei e parei algumas vezes, disse que se não for agora que eu abandone de vez, estou a dois anos no terreiro e hoje em dia que estou perdendo a necessidade e o desejo de que as entidades que trabalho deem consultas, façam trabalhos ou alguma coisa espetacular, pois acredito que como o texto cita, todos os estudantes de sistemas mágicos querem resultados e grandes prodígios logo de inicio. Essa minha ânsia finalmente está passando, tudo em seu tempo.
E quanto aos exercícios, que já comecei e abandonei algumas vezes, sinto dificuldade em fazer, não tenho uma visualização nem concentração boa, mas com MDD mesmo diz, são como flexões de braço, só o tempo vai ajudar a trazer resultados.
Enfim esse texto veio na hora certa para me mostrar mais uma das “coincidências’ do universo e me ajudar a manter o foco na jornada e não no destino.
Só agradeço!
gostei desse texto, parabéns pelo seu trabalho, continue assim
Tio Marcelo,esse dias vi vc respondendo um comentário que que cada grau que avançava na maçonaria era quase como uma lembrança,quando eu entendi o princípio de polaridade eu fiquei como se a resposta estivesse na minha cara o tempo todo,e o mesmo ocorreu com o de vibração,como se o nosso sagrado anjo guardião nos colocasse nas experiências pra essas elucidações acontecerem mesmo,e toda vez que venho aqui fazer uma pergunta,como eu ia fazer agora,eu já sei a resposta,e percebi que essa mania do meu ego de fazer perguntas é só pra evitar a responsabilidade da grande obra,que é óbvia.parabens tio,seu trabalho vai ecoar na eternidade.