Olá crianças,
Esta é uma curiosidade que muitas vezes me perguntam, e a resposta é bastante simples, na verdade. As dez Esferas, ou Sephiroth, são diretamente derivadas das combinações dos 4 Elementos Primordiais. Os 4 Elementos formam 10 Possibilidades de combinação, como mostra na figura acima.
Ar-Ar – O Conhecimento, o Aether, o sutil, o Todo.
Ar-Água – As Águas Superiores da Tempestade irrigando toda a criação. As gotas da criação formando um arco íris no qual é possível discernir todas as nuances de cores do multiverso.
Ar-Terra – A Montanha, a primeira forma de Manifestação e Restrição. Ouranus encontrando Gaia para gestar Saturno, o tempo. O espiritual se concretiza nas Leis rígidas da criação.
Água-Terra – A Prosperidade, o Campo Fértil e irrigado
Fogo-Terra – O Vulcão, a Vontade Aplicada na Concretização. A forja com a qual criamos nossas armas mágicas.
Fogo-Fogo – A Verdadeira Vontade, o Xristos, o Sagrado Coração.
Ar-Fogo – O Conhecimento em Movimento, o Mensageiro veloz, o encontro do abstrato com o Intelecto.
Água-Fogo – As Águas em Movimento, a Inspiração, a Paixão/Emoção
Água-Água – O Mar, Os Sentimentos em sua forma primordial. A Geração.
Terra-Terra – A Manifestação Física, a Terra.
O Pilar Central da Árvore da Vida remete aos quatro elementos puros, Kether, Tiferet, Yesod e Malkuth. As combinações formam a estrutura inicial em torno do qual desenvolveu-se toda a geometria sagrada. Além destes, existe a Sombra, Daath, que é o Portal entre a Árvore de Vida e a Árvore da Morte.
Deixo de Lição de casa para vocês descobrirem qual Esfera é qual Combinação…
Respostas de 22
Oi, Del Debbio. Não sei se você vai responder, mas vou perguntar assim mesmo. O “Daath” da Árvore da Morte leva de volta à Árvore da Vida? Se achar melhor não responder, tudo bem.
@MDD – Sim.
Que luz este post! Valeu, MDD!
E afinal, como se pronuncia Xristos, mesmo?
Agora a tetraktys faz muito mais sentido.
Bom dia Marcelo.
Kether = Ar-Ar
Hochma = Ar-Água
Binah = Ar-Terra
Chesed = Água-Terra
Geburah = Fogo-Terra
Tiferet = Fogo-Fogo
Netzach = Água-Fogo
Hod = Ar-Fogo
Yesod = Água-Água
Malkuth = Terra-Terra
Isso?
Acho que entendi o porque da ordem… só não entendi ainda por que o fogo só surge no 5o passo em diante e não nas 3 ou 4 primeiras combinações… Os caminhos complementam isso?
@MDD – Não tem “ordem” nessas combinações ainda. São apenas as combinações. Nomes e o desenho da árvore são artifícios humanos para facilitar a didática.
Os 4 elementos são a própria totalidade, em escala/degradê/graus das frequências de tudo o que existe?
Muito bom, nunca havia pensado nisso. Realmente muito simples de entender e de assimilar às esferas.
Até me deu novos insights.
Obrigado, Del Debbio.
Po, irado esse post! Bastante didático.
Dever de casa mole! Corrige aī:
Ar/ ar – Kether
Ar/água – Hochmah
Ar/terra – Binah
Água/ terra – Gedulah
Fogo/ terra – Geburah
Fogo/ fogo – Tiphareth
Água/ fogo – Netzach
Ar/ fogo – Hod
Água/ água – Yesod
Terra/ terra – a princesa, ou seja: Eu (e quase todo mundo), Malkuth.
Excelente post MDD!
Realmente quanto mais aprendo sobre a Cabala mais sentido faz como um todo, como tudo se encaixa perfeitamente.
Quanto às correspondências:
Ar-Ar – Kether;
Ar-Água – Chokmah;
Ar-Terra – Binah;
Água-Terra – Chesed;
Fogo-Terra – Geburah;
Fogo-Fogo – Tiferet;
Ar-Fogo – Hod;
Água-Fogo – Netzach;
Água-Água – Yesod;
Terra-Terra – Malkuth.
Abs
Ao ver essa imagem das esferas, penso também na divisão do todo, único, que se torna os dois gêneros; em seguida, a tríade, em que podemos considerar os trabalhos de esquerda, direita e o caminho do meio, ou as divisões astrológicas entre cardinal, fixo e mutável; em seguida, a separação em quatro elementos, ou a manifestação física do todo aqui no plano material. Essas foram algumas das associações que consegui fazer. Com certeza existem muito mais. Quem souber poderia ir comentando aqui. Valeu, MDDB.
É maravilhoso quando conhecimentos adquiridos já há algum tempo vão se combinando e fazendo sentido, e você vai compreendendo o que vem em diante..
Podemos postar nossas associações aqui nos comentários para ver se foram corretas? Queria confirmar quatro: Geburah, Chesed, Hod e Netzach
Ah, obrigado deldebbio, ótimo dever de casa 🙂 …
Eu não entendi bem. Numa aula que assisti Del Debbio explicou como os 4 elementos e em seguida os signos podem ser “derivados” yin e yang, e lembro-me que a lógica é perfeita. Agora não entendi muito bem a distribuição dos elementos pela árvore. Minha noção básica inicial era a de que malkuth era onde a energia relacionada à terra está mais concentrada, e que gradualmente as esferas vão se tornando mais sutis, até chegar em Kether, que em minha concepção está no mesmo campo simbólico do fogo. Agora esse diagrama me pareceu confuso, principalmente porque os elementos interagem apenas parcialmente, as combinações possíveis entre os 4 elementos não resultariam nos mesmos agrupamentos feitos quando se fala em signos?
@MDD – Signo é uma coisa, Sephiroth é outra coisa, elemento é outra coisa… assim como Hidrogenio é uma coisa, Oxigenio é outra coisa, H2O, apesar de ser resultado da soma de hidrogenio e oxigenio, é algo completamente diferente.
O tetragramaton seria então relacionado aos 4 elementos?
Tem procedência isso de yhwh e yhshwh com o cristo como um 5o elemento?
Tio, eu não consegui fazer a correlação dos elementos com as sephiroth. Onde o akasha entraria aí? Pq eu tinha posto o akasha como kether, fogo como hockmah e água como binah, usando as explicações do Franz Bardon no livro “Caminho do Adepto”. Seria possível você fazer uma correlação entre elemento/sephirah, para facilitar o entendimento? Obrigado desde já!
Marcello, no curso aqui no Rio, anotei a seguinte correspondência dos triângulos com os elementos:
kether/chokmah/binah>fogo
chesed/geburah/tiferet> água
netzach/hod/yesod > ar
malkuth> terra
As informações do post não estão a mostrar uma correspondência conflitante com essa, não?
@MDD – Triangulos dentro da Árvore é uma coisa, ESFERA é outra coisa. Assim como ___FOGO NÃO É YANG___ mas ___carrega propriedades da mistura simbólica de duas partes de Yang____, Kether não é ___ AR + AR___ mas ___carrega dentro de si propriedades simbólicas semelhantes a uma esfera plena do elemento Ar___ e assim por diante. São NOVOS Elementos. Kether, Hochma e Binah estao imersas no Fogo… e assim por diante. A ARVORE NAO ESTA NO VACUO. O diagrama da Árvore da vida é apenas um DIAGRAMA para facilitar o entendimento… em se tratando de energias, não existe “andares”, “níveis”, “caminhos”… é tudo uma sopa energética só. Quem separa é o ser humano.
Essa correspondência do post também faz mais sentido ao associarmos as figuras da corte, o rei, a rainha,o cavaleiro e pajem ao elementos ar, água, fogo e terra, respectivamente (como ensinado, também, no curso).
Grande parte das fontes que tenho encontrado associa o rei ao fogo, e, o cavaleiro, ao ar, mas essa não me parece uma boa escolha.
Tentei ir pela dedução, não sei se está certo, se puder corrigir agradeço. Abraços.
Ar-Ar – Kether
Ar-Água – Chokmah
Ar-Terra – Binah
Água-Terra – Chesed
Fogo-Terra – Geburah
Fogo-Fogo – Tipheret
Ar-Fogo – Hod
Água-Fogo – Netzach
Água-Água – Yesod
Terra-Terra – Malkuth
Que lição de casa fácil hein? Você já deixou ordenada na explicação!
Mas confesso que tentei correlacionar antes de ler a explicação e errei. Coloquei fogo-fogo como Kether por ser “energia pura = espirito puro = o princípio criador”. Coloquei todos que tem terra nas quatro esferas inferiores, o aspecto mais material de cada elemento. Depois tentei encaixar os outros.
Olá Marcelo, algumas ordens colocam o Ar como elemento espiritual e o Fogo como mental. Neste seu post essa troca me pareceu fazer sentido. Você segue esta linha também?
Este post me convenceu a fazer seu curso de Kabbalah Hermética. Você tem uma ótima didática MDD. Só uma dúvida, qual curso você recomendaria fazer primeiro, o de Kabbalah ou o de Astrologia?
@MDD – Kabbalah