Pato Donald Nazista

Desenho feito em 1943, ganhou Oscar de melhor curta-metragem no mesmo ano. Exemplo da Propaganda de Guerra aliada. Vale a pena assistir e reparar nos pequenos detalhes.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 30

  1. Eh, digamos q seja um video p tirar a tirania de um e passar p outro…
    vc sabe dizer se ele foi veiculado????
    valew
    abraços

  2. Sensacional, da pra fazer uma tese de doutorado em cima disso… E ainda ganhou o oscar…
    Abraço!

  3. É bem verdade que os nazi nunca foram bonzinhos, mas os “defensores da liberdade” estavam longe de sê-lo.

    Outra grande verdade é que a história é sempre contada pelos vencedores, quem sabe qual a imagem que os aliados teriam hoje se quem tivesse vencido a guerra fosse o eixo?

    Excelente animação essa do Donald, não tem nenhuma mensagem subliminar, a mensagem é descarada mesmo.

    Eu ouvi falar uma vez que tem uma em que o Popeye combatia os japoneses na 2a guerra. Vou dar uma procurada no youtube e posto aqui se encontrar.

  4. Lavagem cerebral reversa hehe

    Esse exemplo poderia ser usado muito bem (e foi) contra a URSS na Guerra Fria.

    Além disso, os EUA conseguiram banalizar o conceito de Liberdade, deturpando-o como um valor intrínseco de seu povo e de seu país.
    _________________

    Curso de Astrologia Hermética: Marcelo, li a resposta e todas as informações do curso. Ainda há vagas? Pretendo depositar na segunda-feira, como eu te entrego a confirmação do pagamento?

    @MDD – por email mesmo.

  5. HUAhUHAuhAHuHUA… Sensacionale!!! “Fuher, Fuher… Aonde está vocêêê???”

    ”e reclamam que nos desenhos da disney tem mensagem SUBLIMINAR” (2)

    (Sarcams activaded) Nesse eu num vi nenhumazinha! Te juro! 😀

  6. Fala Márcio, esse do popeye eu já vi, muito bom tb! Mostra os Japas como safados e traiçoeiros. Mas os caras eram muito raçudos e combateram uma potencia utilizando armamentos velhos q restaram da 1ª grande guerra!

    Cada um com seu ponto de vista, mas como foi citado anteriormente a historia é contada por quem quanha a guerra, só q a seguda gerra quem ganhou foram os RUSSOS afinal 85% da força nazista estava tentando invadir a cidade de Stalingrado. Essa foi a batalha mais sangrenta e dificil de toda história da humanidade e logo em seguida o exercito vermelho invadiu e tomou Berlin. Viva Vodka !!!!!!

    Tudo bem q os nazis não eram do bem, mas se eles não tivessem feito tudo aquilo como seria o mundo hoje???? Nada contra a religião dos outros, mas os judeus retinham 70% da economia mundial, não dá para saber o rumo q o mundo ia tomar se isso continuasse, talvez nem tivessemos nascido….

    1. Bruno,entendi o que voce quis dizer,que sem a segunda guerra o mundo N?o seria como e hoje,mas falando assim parece que voce esta defendendo o holocausto.Eu sei que voce N?o esta fazendo isso mas tome cuidado caso alguem interprete diferente.

  7. Sutil como um elefante africano zangado em uma loja de vidros.
    A história é escrita conforme os ditos do vencedor… o lado de lá era ruim? Era, o daqui é tão ruim quanto. Triste demais, algumas horas eu sou o maior dos fãs do tio Disney, e outras simplesmente tenho nojo.

  8. Eu não sei se sou só eu… mas achei doentio.
    Afinal, … era década de 40! Esse não é nenhum desenho do Matt Groening, ou HQ do Alan Moore… É WALT DISNEY!!!
    Eu cresci vendo esses desenhos… (não esse, claro), isso é simplesmente sujo, não é certo.

    É. Eu sei como a banda toca por lá, os interesses, o momento histórico, mas enfim…

    Ver isso me deixa triste.

  9. @bruno: nem de longe eu tava tentando defender o que os nazistas fizeram, mas eu também não sou muito fã dos aliados, afinal eles meteram o planeta todo numa neurose por causa da tal guerra nuclear, etc e tal.

  10. Uai, Nikollas, um desenho antifascista de deixa triste? Bem, o Disney engajou-se fortemente no esforço antinazista. O Pato Donald até se tornou símbolo do exército ianque. Tem uma imagem clássica do Donald usando capacete com um fuzil nas mãos, escondido entre uns ramos.

    Os desenhos antigos eram muito mais politicamente incorretos que os surgidos nas décadas de 80/90. Tinham armas de fogo, charutos/cigarros e violência. Vide Pica-pau e Tom & Jerry. Por isso eram tão bons. 😀

  11. Tio Marcelo você sabe do por que das animações mais ‘simbólicas’ da Disney ter como protagonista o Donald? Algum simbolismo mais oculto? Ou apenas seu aspecto mais humano do que o do Mickey ?

    abraço

  12. Interessante perceber que o mesmo personagem (Pato Donald da Walt Disney) que está nos passando lições simples porém importantes no vídeo Matemágica, (vide post “Pitágoras e Buda, os professores de Jesus”) é usado agora pra fazer propaganda de guerra. ( e o melhor…. ganhou o Oscar!)

    Isso me faz refletir acerca dessa nova era da informação, não é pq uma pessoa famosa, um autor de livro, de blog, ou de qq coisa, ocultista ou não, diz algumas coisas legais ou que nos trazem algum tipo de informação, que tudo que ela dizer é certo. Temos sempre que manter nosso “desconfiomêtro” ligado e aprender com o que presta e descartar as baboseiras, sempre. Mas, com certeza quase todos aqui já praticam isso , senão não estariam aqui, estariam perdidos nos vídeos interessantes e nas gostosas do sedentário hiperativo sem nem nunca parar pra ler esses post gigantes do MDD.(gigantes expressão de falar, já que sempre que acabo de ler me aparece tanta coisa pra ler e e pesquisar depois q percebo que o post é só o começo).

    Só deixando meus pensamentos registrados aqui. Valeu!

  13. O que o Disney desenharia sobre os Estados Unidos de hoje?

    Hoje vejo a imagem da Estátua da Liberdade e me da nojo, e esse patriotismo cego, o nacionalismo que é ensinado as crianças, não só nos EUA, desde cedo a amar e morrer pela sua “terra mãe”, e aí assim inventado mais uma abstração dimensional humana para separar e afastar (ainda mais) as pessoas um dos outros.

    E sei lá, o que os EUA estão fazendo hoje, é um “Deja vu” do que eles fizeram no passado (Vietnam). Tio Disney nao viu isso?

    Muitos desenhos da disney são bem patriotas, isso tem a ver com os ensinamentos iniciaticos, de amor a SUA nação, “nacionalismo”?

  14. Considerei muito oportuno este vídeo pois nele há a chamada de Hitler para os trabalhadores alemães, jovens e que deviam demonstrar respeito e até veneração a Hitler.
    Minha avó encontrava-se na Alemanha durante a 2a Guerra Mundial e comentava que após a inspeção dos nazistas nas casas dos sobreviventes atrás de alimentos para os militares exigiam uma porção generosa retirando o alimento da população alemã que passava desde a procura de ovos, galinhas… E em momentos como estes até o ” papagaio” tinha de falar “Heil Hitler!”.
    Esse horrível período da história do século XX é um aviso sobre como minorias conseguem liderar a maioria ( Moscovici 1962, As Representações Sociais da Psicanálise) com o holocausto , destruição de povos e países.
    Obrigada por poder compartilhar este momento terrível neste espaço.

  15. “Sensacional, da pra fazer uma tese de doutorado em cima disso”

    belo doutorado hein? depois acham ruim o preconceito contra o pessoal de humanas que viaja alem da conta… melhor que isso só achar lavagem cerebral capitalista no bob esponja (sério, ja vi uma tese de mestrado que falava isso, UFPE se nao me engano)

    belo video, engraçadíssimo. E nao é a toa que ganhou o oscar (aliás, existe essa categoria pro oscar? e, se nao me engano, ele deixou de ser realizado durante alguns anos da guerra…). e uma bela propaganda de guerra.

  16. Bernardo | 22 de março de 2009

    Concordo contigo,mas vc – ou alguem aqui – sabe explicar pq os EUA ficaram tanto tempo pra entrar na II GM enqto Hitler dilapidava todo o patrimonio judeu nna Europa?

    Não era pra entrar arregaçando logo de pronto?

  17. Achei interessante o comentário sobre a tese na UFPE. Gostaria de obter maiores informações se tiver…

    Na verdade, tenho interesse em me aprofundar sobre estudos realizados em nosso país que abordem razões pelas quais minorias continuam comandando uma maioria.

    Gostaria de citar Josué de Castro que ressalta e mapeia em seu trabalho a Fome em nosso país e em outras nações em sua obra “Geografia da Fome” em 1946. morreu exilado em 24 /09/1973.
    http://www.josuedecastro.com.br/port/bio.html

    Com os vários comentários estou revendo muitas questões …
    Abços a todos…
    E ao tio Marcelo! rs

  18. É incrível como a esquerda, em geral, costuma ser anti-semita. É só falar de nazismo ou II guerra que já vem alguém largando um comentário ignorante, como se o holocausto fosse uma punição aos judeus.
    Todo judeu é rico, todo japonênes é inteligente, todo americano é bitolado e todo brasileiro é burro. É isso?

  19. uma sátira muito bem montada ….parabéns para a DISNEY, mostrou muito bem a alienação dos nazistas, o trabalho escravo, a fome,e a falta de liberdade de expressão.
    No desenho ele até pode estar vestido de nazista, mas ele fez uma propaganda alemã super negativa muito bem humorada……
    OSCAR SUPER MERECIDO.

  20. é uma sátira é só zueira dos desenhistas,note que a suastica esta até nas cuecas dos personagens inclusive no braço esquerdo dos mesmos,e nao venha dizer que a disney é satanica sao simbolos pagaos antigos e nao satanicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas