O Oshougatsu, o Ano Novo japonês é um dois mais importantes – para não dizer o principal – feriados do calendário nipônico. Uma série de preparações e rituais são realizados para recepcionar o ano que está por vir, com o objetivo de trazer boa sorte e renovação para a vida de todos.
Ao longo do mês de dezembro e no início do mês de janeiro, serão postadas no blog Magia Oriental algumas das celebrações mais tradicionais das comemorações de Oshougatsu com certa antecedência, de forma que vocês possam acompanhá-las e até mesmo realizá-las se tiverem a oportunidade.
A primeira preparação para os festivais de Oshougatsu é o Susuharai, modernamente chamado de Osouji, que a famosa limpeza de final de ano. Mas essa limpeza não consiste apenas em tirar o pó e passar um paninho úmido pela casa, é uma verdadeira limpeza mesmo: começa-se do sótão até o porão.
Tudo o que foi acumulado durante o ano e que não possui mais utilidade é jogado fora; os livros são todos retirados das prateleiras para serem reorganizados, os móveis são retirados de suas posições e todos os cantinhos são limpos. Nas casas tradicionais japonesas, o tatami é removido para ser espanado na rua, e o papel das shouji (as portas de correr) é trocado.
Essa limpeza não possui data fixa para acontecer. Alguns a iniciam cerca de um mês antes; outros, alguns dias antes do Ano-Novo, tudo conforme a necessidade da limpeza da casa, a quantidade de objetos a serem jogados fora e a serem organizados. Nos templos, os sacerdotes realizam o Susuharai entre os dias 13 e 15 de dezembro.
O Susuharai não possui apenas um caráter de limpeza física, mas também espiritual: é uma forma de remover toda a energia estagnada dentro da casa ao longo do ano, renovando o ambiente para recepcionar as boas energias do Toshigami, o Kami do Oshougatsu. Para quem divide casa/apartamento e não tem como fazer uma faxina desse nível, é possível fazer a limpeza apenas no quarto. O importante é sair da inércia e movimentar as energias para receber o Ano-Novo.
Da mesma forma que publicarei as comemorações de Oshougatsu, procurarei comentar e registrar também as minhas próprias preparações, para que elas não pareçam tão intangíveis assim de serem feitas. Quem for curioso e não quiser esperar pelas postagens, pode conferir a série de Oshougatsu feita no ano passado logo abaixo.
—————–
Aoi Kuwan é autora do blog Magia Oriental, dedicado à divulgação das tradições e sistemas de magias orientais, especialmente aqueles ligados ao Japão.
Respostas de 2
Há um ritual de oshoogatsu que consiste na refeição principal do dia ser feita com todos os familiares próximos, iniciando com o ozouni. Nesse prato típico temos o motchi e o shiitake servidos no dashi (caldo). É o equivalente a uma sopa com os bolinhos de arroz e cogumelos cortados. Esse prato, o ozouni, não pode faltar nessa refeição. Os japoneses tb evitam, nesse dia, comer pratos que contenham carnes de animais que ciscam para trás (galinhas) ou que andam de ré ou de lado, pois a ideia é que se vá sempre para a frente no ano que está iniciando.
Sou fascinado pela cultura oriental. Tantas coisas que são praticadas e cultivadas lá que parece ser outro mundo. Costumes esses que me agradam bastante e agradeço isso a você, pois nunca aprendi tanto em tão pouco tempo lendo o seu blog.
Aoi, Parabéns pelo post !
@Aoi Kuwan – Fico contente em saber disso. Obrigada 🙂