Os Três Tesouros Sagrados do Japão, também chamados de Tesouros Imperiais, são três: a Espada Kusanagi-no-Tsurugi, o Espelho Yata-no-Kagami, e a Joia Yasakani-no-Magatama. Os três foram presentes de Amaterasu ao seu neto Ninigi, quando este desceu da Alta Planície do Céu até a Terra para governar o Japão, e representam o valor, a sabedoria e a benevolência, respectivamente.
O Espelho Yata-no-Kagami é o mesmo espelho que foi forjado pelos kamis para enganar Amaterasu e fazê-la sair da caverna, devolvendo, assim, a luz do Sol ao Mundo. A Joia Yasakani-no-Magatama é a mesma joia usada para amarrar o Espelho à árvore sakaki.
Já a Espada Kusanagi-no-Tsurugi foi encontrada por Susanoo em uma das caudas do monstro Yamata-no-Orochi, que foi morto por ele para salvar Kushinadahime. Após tê-la encontrado, Susanoo deu a Espada à sua irmã Amaterasu para se redimir de seus atos.
Estes três itens foram dados por Amaterasu a Ninigi, seu neto, quando este foi enviado à Terra. O Imperador Jimmu, o primeiro Imperador do Japão, é bisneto de Ninigi, e os Três Tesouros permanecem até hoje na família imperial, sendo passados de geração a geração a cada cerimônia de entronamento. Devido ao seu caráter sagrado, não é permitido que se tirem fotos ou que se façam desenhos deles.
A Espada Kusanagi-no-Tsurugi é mantida no Santuário de Atsuta; a Joia Yasakani-no-Magatama está localizada no Palácio Imperial de Tóquio, e o Espelho Yata-no-Kagami está guardado no Grande Santuário de Ise – que é dedicado à Amaterasu, cuja Suma-Sacerdotisa deve ser alguém da Família Imperial -, na Prefeitura de Mie.
—————–
Aoi Kuwan é autora do blog Magia Oriental, dedicado à divulgação das tradições e sistemas de magias orientais, especialmente aqueles ligados ao Japão.
Outros posts interessantes no blog Magia Oriental:
A Teogonia Xintoísta: Izanagi e Izanami
A Teogonia Xintoísta: Susanoo e Amaterasu
A Teogonia Xintoísta: A Caverna de Amaterasu
A Teogonia Xintoísta: Susanoo e Yamata no Orochi
Respostas de 6
Bem que poderia faz um post a respeito dos mangás né Aoi
Yu Yu rulez
@Aoi Kuwan – Comecei já a fazer isso com Inuyasha. O próximo será Yu Yu 😉
O Japão é mesmo fantástico! Parece um outro planeta, um mundo de fantasias (ou não! =P), contos, histórias… Show!!!
Aew!!!!!! =D Aguardando ansiosamente por YYH! ^^
Mto show o artigo! Quando comecei a ler o artigo, lembrei na hora do jogo OKAMI (PS2). Recomendo jogar quem gosta de mitologia japonesa 😉
Aoi, uma curiosidade: no texto você fala que não é permitido fazer fotos ou desenhos deles. Então o que são essas imagens que ilustram o post? São só representativas?…
@Aoi Kuwan – Exato. São espelhos, espadas e magatamas. Só quem de fato viu os Três Tesouros sabem como eles realmente são. O restante de nós só pode imaginar.
Muito show!
Essa lenda de Orochi, me atrai desde minha adolescencia, bem antes dos desenhos japoneses ulularem na internet. Eu tenho uma ligação muito forte com essa mitologia. Aoi, seu blog é fantástico, está de parabens.
@Aoi Kuwan – Obrigada =)
lendo isso lembrei do manga/anime naruto,cujo teor de kabalah é altíssimo,e nunca vi ninguém no blog falar nada a respeito,tem passagens do sepher yetzirah e tudo mais,baita jornada do herói.