Os Sonhos

Em todas as cosmogonias tradicionais, os sonhos sempre foram considerados como veículos intermediários entre a realidade concreta e sensível e a realidade espiritual e Metafísica. Isto se deve à razão de que os sonhos pertençam precisamente ao estado sutil intermediário, ou seja, ao plano de Yetsirah ou das formações, participando portanto da dualidade inerente ao citado plano, o que os faz suscetíveis de oferecer um aspecto escuro e inferior, ligado ao orgânico e, por conseguinte, ao plano de Asiyah, e outro aspecto, pelo contrário, luminoso e superior, relacionado com o plano de Beriyah e o mundo das idéias. Não seria um erro dizer que é ao primeiro destes dois aspectos ao que presta todo seu atendimento a psicanálise freudiana, que se cinge exclusivamente ao fenomênico, aprofundando nisso, enquanto é o segundo o que verdadeiramente é importante e significativo, pois as imagens que constituem seu conteúdo não são senão idéias revestidas de formas mentais, podendo ser consideradas então, efetivamente, como autênticos símbolos veiculares e reveladores do que está mais além do individual e, por conseguinte, do fenomênico, ou seja, que abrem a determinadas possibilidades de realização interior, com a vantagem de que o ser, no estado de sonho, encontra-se liberado de certas condições implícitas na modalidade corporal e, portanto, espacial, de sua individualidade. Temos o exemplo do conhecido “sonho” de Jacob, durante o qual este vê anjos (os estados superiores) ascender e descer por uma escada, que é o Eixo do Mundo unindo terra e céu, sem esquecer da importância concedida a determinados sonhos em todas as vias iniciáticas, e muito especialmente nas xamânicas de qualquer parte do mundo, que quase sempre se tratam do recebimento de um desígnio, ou de uma revelação concedida pelos espíritos, númenes ou deuses.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 35

  1. queria saber se tem algum problema por eu nunca lembrar dos sonhos ou lembrar quase nada… isso me incomoda um pouco, pois gostaria mesmo de lembrar deles

  2. Santo-daime é oficializado para uso religioso
    Qua, 27 Jan, 09h10
    O governo brasileiro oficializou ontem as regras para o uso religioso do ayahuasca, chá também conhecido como santo-daime, entre outras denominações, e utilizado principalmente em cerimônias religiosas no Norte do País. A resolução, publicada no Diário Oficial da União, veta o comércio e propagandas do composto, que só poderá ser cultivado e transportado para fins religiosos e não lucrativos.
    Além disso, a norma coíbe o uso do chá com outras drogas e em eventos turísticos. Também oficializa um cadastramento facultativo das entidades que o utilizam.
    O texto recomenda ainda que as entidades façam uma entrevista com aqueles que forem ingerir o chá pela primeira vez e evitem seu uso por pessoas com transtornos mentais e por usuários de outras drogas.
    O texto referenda as conclusões de um grupo de trabalho multidisciplinar instituído em 2004 pelo governo para estudar o uso religioso do chá. Não havia impedimento para a aplicação do composto em cerimônias religiosas, mas faltavam orientações para evitar o uso indevido, o que o grupo publicou em 2006.
    Em 1985, a bebida chegou a ser proibida no País, mas liberada dois anos depois, quando estudos demonstraram a importância de seu uso religioso. No início dos anos 90 houve nova tentativa de proibir o chá, também refutada. Em 2002, mais uma vez houve denúncias de mau uso do chá, o que gerou os estudos mais recentes. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
    http://br.noticias.yahoo.com/s/27012010/25/manchetes-santo-daime-oficializado-religioso.html

  3. Esse sonho de Jacob me lembra a primeira prancha do Mutus Liber.
    Os anjos acordando o jovem para que este dê inicio à Grande Obra.
    DD queria te perguntar sobre umas coisas que vem acontecendo. Faço o exercicio da vela a algum tempo e um dia desses a chama chegou a quase 1 metro de altura e ondulou como se dançasse (mesmo sem vento)
    Me mandou mensagens mentais e depois disso o carro desandou na minha vida, to tendo sonhos com encruzilhadas e sendo levado a estudar coisas como arvore qliphotica, goécia, sombra (coisa que eu tenho evitado a todo custo, mas a vontade é tão grande e eu tenho acesso muitas informações)
    Acho que to sendo obsediado, convocado ou coisa do tipo.
    Tem alguma sugestão?

  4. Olá Marcelo!
    Relendo o livro de Paulo Coelho (Diário de um Mago), deparei-me com uma prática nomeada “Rítuais de RAM”, onde o próprio Paulo descreve um certo rítual ao qual se invoca um “demónio pessoal”. Inicia com você visualizando uma coluna de fogo a sua direita, fala algumas palavras mágicas, depois visualiza a segunda coluna de fogo a esquerda; o tal demónio teria que se manifestar no centro das colunas e dizer o nome dele para você…Isso seria uma consulta para você tirar algumas duvidas práticas do mundo terreno.
    Agora lhe pergunto:
    Essa prática é válida? O Mago tem algum crédito no mundo ocultista? Isso pode causar algum dano pra mim? Ou cada um no seu quadrado e práticas de RAM são para os pessoal da O.T.O.?

  5. MDD, pode destoar do tópico, mas achei interessante repassar esse material, referente a um “projeto de pós-doutorado apresentado ao Instituto de Antropologia da UFPe, com o objetivo de estudar o discurso espiritualista de um ser supostamente incorpóreo: pai Joaquim de Aruanda. As heurísticas utilizadas foram a História Oral e a Mitocritica”.
    Eis o link: http://www.universalismo.org/JoaquimLivro.pdf

  6. É fato que o inconsciente prevalece quando dormimos ou entramos em certos estados mentais. Então os sonhos, muitas vezes em linguagens metafóricas, seriam representações aleatórias do processamento do insconsciente, refletindo tudo que captamos durante o dia e como isso se relaciona ao todo que temos armazenado, seja dessa vida ou de outras.
    Bom, mais interessante é que com um pouco de intenção é técnica é possível induzir temas para que o nosso cérebro processe durante a noite, e até reflita nos sonhos (a mesma técnica para se lembrar dos sonhos) – o que em hipotese alguma garante que o sonho não será metafórico…

  7. desculpa invadir aqui sem ter nada a ver com o assunto, mas acho que essa foi uma das melhores coisas que já vi no formspring.me:
    -Posso doar sangue sem preocupação nenhuma ?
    -Sim. Duvido muitíssimo que o pessoal do hemocentro irá fazer qualquer coisa com ele a não ser transfusões de sangue…

  8. Olá TIo
    Uma dúvida não ligada a esse assunto. Se os Céticos na Kaballah estão representado como ligação entre Malkuth e Hod, e os Fanaticos Religiosos estão entre Malkuth e Netzach.
    Como estão dispostos na Kaballah aquelas pessoas que são manícas compulsivas por alguma coisa nerd e da cultura pop? (RPG, Anime, Quadrinhos, Games…) e não sabem fazer outra coisa a não ser falar o tempo todo do seu passatempo preferido, não demonstrando entender de mais nada além desse assunto, ou seja, o tempo todo pensando no dito assunto…
    @MDD – Estao perdidas entre Malkuth e Yesod.

  9. Enfim algo sobre sonhos ! Se possível Del Debbio , gostaríamos de saber sua abordagem sobre sonhos lúcidos em algum futuro post …Ontem consegui a lucidez durante algum tempo no sonho ; Sonhei que corria muito por uma estrada úmida e não molhava os pés , então pensei : É sonho , estou deitado na minha cama dormindo ! Caminhei um pouco , já lúcido , mas logo após me movi e acordei de fato …

  10. Saudações Tio DD…
    Uma pergunta um tanto quanto besta, mas que até hoje não encontrei a resposta. “Dream a Little Dream of Me” tem origem aonde? Já vi inúmeras referências, e por causa disso nunca encontrei a origem dessa frase, nas buscas sempre cai em seriados, hq’s, músicas e todo o resto, e não consegui encontrar por aqui também.

  11. Oi Marcelo.
    Falando em Jacob, seria MUITO legal se você fizesse um post sobre Lost e também sobre o simbolismo de Stairway to Heaven 🙂
    Abraço

  12. Engraçado, comecei um diário de sonhos semana passada, e parece que a cada dia fica mais dificil de lembrar dos sonhos para escrever -.-”
    Quando eu durmo muito (9, 10 horas…) parece que menos eu lembro, e quanto menos eu durmo (4, 6 horas…) páginas inteiras são escritas no diário numa boa >.<
    Abraços

  13. @Bruno Diniz, se tu quer lembrar dos teus sonhos tenta anotar ou gravar os poucos que tu lembra, pois com o tempo você vai começar a lembrar mais deles.
    No pior dos casos você pode fazer como eu que quando acordo espero sempre um pouco para me levantar, é batata.

  14. hum interessante hj cedo pela primeira vez procurei o significado de um certo animal que sonhei que estava na minha cama (lebre branca) ate pedi pra minha mãe um livro de sonho que sabia que ela tinha..
    DD sei que o melhor jeito, como já disse, é ir anotando o sonho e descobrindo os significados, mas tem algum site ou livro desses que pode ajudar um pouco?
    Ah.. tb ha alguns dias atras, fiz uma pergunta, sobre respostas ‘diferentes’ (do S&H anos atras e no formspring recentemente) para o mesmo assunto, e sonhei com a resposta..
    o DD falando que cada lugar a um nivel de leitores e de respostas etc.. DD fazendo hora extra ate no sonho auehauhe
    Abraço

  15. Como o bruno eu tambem não sonho a noite ou não consigo me lembra do sonho, sonho apenas quando durmo um pouco a tarde eu queria saber o porque, sempre vou durmir de madrugada e acordo bem cedo por isso tenho problemas para me concentrar em tarefas normais do dia a dia talvez seja esse o meu problema.

  16. bruno diniz.
    Para vc se lembrar de seus sonhos, no exato momento em que você acordar sem mover nem um musculo você vai se lembrando de tudo cada cena cada vivencia.
    Quando nos movemos ao acordar perdemos todas ou quase todas as lembranças então e muito importante não se mover ao acordar.

  17. Claudio
    Dream a little dream of me é uma música muito bacana e conhecida da década de 50. Vale a pena ouvir, e ela foi muito lembrada com os lançamentos do filme De volta para o futuro (acho que 85) e da HQ Sandman, por volta de 1990 (acho que um ou dois anos antes). Só não sei se há algo anterior a ela com essa frase.

  18. @Vinícius.
    Pra mim comecei o diário anotando só umas 3 linhas, no segundo foi pra 5 linhas e no quinto sonho consegui anotar meia página. :O
    Sempre (maioria das manhãs) me lembro dos sonhos, mas não consigo ter disciplina suficiente pra anotar todos os dias, inclusive tem dias que tenhos dois sonhos completamente distintos.

  19. as vezes qnd sonho e sou acordado dependendo do dia as vezes consigo dar continuaçao ao sonho mas nao sei como faço isso e nao é sempre

  20. Também meio que continuo o sonho interrompido se me acordam bruscamente…só deito novamente e vejo o final da história.Quando os anoto no caderno o mínimo é uma página completa,anotando somente os elementos mais importantes!
    Seguindo a dica do MDD,de ver escritos de sonhos anteriores para avaliar melhor o entendimento sobre os mesmos,peguei uns diários com sonhos mais antigos de quando era pequena e vi que umas igrejas evangélicas tentaram me aliciar via astral e eu fugi.Morri de rir da minha descrição infantil do acontecido.XD
    Tenho quase certeza que o motivo desse ataque era eu aceitar constantemente os planfetos de crentes de igrejas no caminho da escola…

  21. hehehe,essa de anotar os sonhos eu usava quando mais jovem e mestrava umas sessões de RPG, baseei nas anotaçõesasaventuras decyber punk mais doidas que joguei/mestrei até hj

  22. @Manfroi
    Pow, eu comecei no primeiro dia com umas 5 páginas (metade foram pesadelo). Geralmente eu consigo preencher 2 ou 3 páginas, exceto quando o povo aqui de casa me acorda de forma incoveniente (ficar chamando, querendo conversar, acordar de uma forma que me assuste ou me surpreenda, etc). Daew eu só lembro de flashes -.-

  23. “Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade” ^^

  24. DD, antes mesmo de começarem a perguntar para você sobre sonhos eu já estava anotando os meus em um caderno, e essa noite antes de dormir fiz uma meditação e solicitei provas sobre a reencarnação (resquícios do cristianismo como é colocado para muitas pessoas desde pequenas bloqueiam e muito varias verdades interiores) cara, que noite louca…
    Estou desde que acordei, lembrando de coisas que se passaram nos sonhos e analisando todas as impressões, até parece que ainda não acordei, que noite doida hehe…
    Teve algumas perguntas que fiz para você, e até o momento não recebi e-mail resposta, já tive algumas respostas por esse mesmo canal.

  25. Infelizmente, não conheço a pesquisa pessoalmente, mas acho que o link serve para futuras referências. Acho muito interessante o estudo, que poderia ser seguido do ponto de vista ocultista (se é que tu já não conheces um estudo sério na área), principalmente na parte que relata que gamers não só controlam os próprios sonhos com maior facilidades, mas apresentam “menos medo” durante os sonhos.
    Link: http://www.livescience.com/culture/video-games-control-dreams-100525.html

  26. Tio Marcelo… gostaria que vc pudesse esclarecer um sonho muito bizarro que eu tive essa noite…
    Antes de dormir, eu pratiquei a meditação do Sanctum Rosacruz, e de repente me vem esse sonho potencialmente revelador, porém mto assustador…
    Sonhei q tava com mechas loiras e brancas no cabelo… depois tinha dois chifres na cabeça, mas n eram bem chifres… era tipo umas patinhas de digimon (whatafuck?!) e qdo eu tentei cortar fora, elas estavam presas por pregos na minha cabeça (oO)
    e no final do sonho minha familia preocupada achando que era magia negra (e eu tbem).. meu pai me manda guardar os pregos na minha gaveta e eu acordei depois com os dois joelhos tremendo pra caralho
    foi um troço bizarro, mas parece q foi real!
    Também no mesmo sonho uma hora eu estava interpretando umas nuvens no céu que tinham formato (e cores) de uma garota de braços estendidos e um monstro preto…. e isso pq eu estava indo pra faculdade de patinete, e voltei pra casa pq caiu uma puta tempestade
    Cara, parece tudo muito bizarro, mas mexeu demais comigo e eu acordei mto mas mto assustado, se puder me esclarecer isso, agradeço!
    .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas