Os Sabbats

Os oito Sabbats, celebrados a cada ano pelos Covens dos Bruxos e pelos Bruxos Solitários, são belas cerimônias religiosas derivadas dos antigos festivais que celebravam, originalmente, a mudança das estações do ano. Os Sabbats, também conhecidos como a “Grande Roda Solar do Ano” e “Mandala da Natureza”, têm sido celebrados sob formas diferentes por quase todas as culturas no mundo. São conhecidos sob vários nomes e aparecem com freqüência na mitologia.

Os quatro Sabbats principais (ou grandes) correspondem ao antigo ano gaélico e são chamados de Candlemas, Beltane, Lammas e Samhain. Os quatro menores são Equinócio de Primavera, Solstício de Verão, Equinócio do Outono e Solstício de Inverno.
Ao contrário da imagem que muitas pessoas têm do Sabbat dos Bruxos, eles não constituem uma ocasião em que as Bruxas se reúnem para realizar orgias, lançar encantamentos ou preparar poções misteriosas. A magia raramente é realizada, se é que isso acontece, num Sabbat de Bruxos. O Sabbat, infelizmente tem sido confundido também com a “Missa Negra” Satânica ou “Sabbat Negro”, sendo esse outro conceito errado que muitas pessoas têm e que é decorrente de séculos de propaganda antipagã da Igreja, do medo, da ignorância e da imaginação excessiva dos escritores desde a Idade Média. Uma Missa Negra não é um Sabbat de Bruxos, mas uma prática satânica que parodia o principal ritual do Catolicismo e que inclui supostamente o sacrifício de bebês não batizados, orgias sexuais pervertidas e a recitação de trás para frente do “Pai Nosso”.
Nada disso jamais acontece nos Sabbats dos Bruxos. Não há sacrifícios (humano ou animal), não há o que chamam de magia negra, não há rituais anticatólicos. Os Sabbats são simplesmente uma ocasião em que os Bruxos celebram a Natureza, dançam, cantam, deleitam-se com alimentos pagãos e honram as deidades da Religião Antiga (principalmente a Deusa da Fertilidade e Seu Consorte, o Deus). Em certas tradições wiccanas, a Deusa é adorada nos Sabbats de Primavera e do Verão, enquanto o Deus é homenageado nos Sabbats do Outono e do Inverno.
A celebração de cada Sabbat é uma experiência espiritual intensa e sublime que permite aos praticantes permanecerem em equilíbrio harmonioso com as forças da Mãe Natureza.
Por Gerina Dunwich

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 18

  1. Tio Marcelo, ótimo texto e muito esclarecedor. Gostaria de sugerir que escrevesse algo mais explicativo sobre as religiões “pagãs” remanescentes. Tenho muita curiosidade sobre isso.
    Agradeço.

  2. a wicca seria um modo de começar a entender os mistérios herméticos? me intersso por essa religião (ou filosofia?) mas parece que ela está meio profanada hoje em dia, é dificil encontrar alguém que leve a sério os ensinamentos, me parece que as pessoas se interessam pela wicca por motivos mesquinhos ou como vc diz são os revoltados do orkut. É claro que não estou generalizando, sei que existem pessoas sérias, mas no meu caso to tendo dificuldade em encontrar essas pessoas…
    Feliz Ano tio!

    1. Joziel, eu tabm tive dificuldades pra encontrar alguem serio e disposto a ensinar a wicca….. e acabei nao encontrando. Existe outros modos de ser filho da Deusa, nao presisa se prender em achar alguem q te ensine algo sobre Wicca, tantos livros por ai, comecei lendo um otimo livro “Wicca Essencial” escrito por Paul Tuitéan e Estelle Daniels, se vc tiver enteressado leia é um otimo lvro, assim vc compreedera melhor sobre a Arte dos Sabios. Prazer meu nome é Isac Bruxo solitário.
      @MDD – procure um livro chamado “Wicca para Todos” do Claudiney Pietro. É um bom livro para começar.

  3. Quais são as datas dos sabats principais? achava que as datas mais importantes nessas tradições eram os soltícios e equinócios…

  4. Olá Marcelo;
    Estou lendo “As Brumas de Avalon”, e nele é mencionado um ritual chamado “fogos de beltane”. Trata-se de de um destes Sabbats, ou é um outro ritual apenas fictício?
    @MDD – É o Sabbat de Beltane (só que na data do Hemisfério Norte).

  5. A ICAR durante anos têm feito o processo de lavagem cerebral em seus fiéis que ainda nos dias de hoje há muito preconceito em relação as outras manifestações religiosas e culturais que não estão de acordo com os dogmas do Vaticano, mesmo os protestantes que se revoltaram contra a ICAR , se revelaram seus discípulos , apenas com outra denominção e também não podemos esquecer as igrejas pentecostais que somam a gama de preconceitos contra tudo que não for a favor de suas igrejas.

    1. creio que o jovem esta tremendamente enganado a respeito da igreja petencostal . nao somos contrario a nada , temos nossa meta e nosso alvo que e Cristo Jesus , nos detemos na palavra(biblia) e cremos ser ela a unica via que que nos leva ao verdadeiro Deus , depois se uam pessoa deseja ir atras do oculto e servir a Satanas que seja assim , porem sabemos que a morte sera a proxima parada e o inferno a casa eterna .bom dia a todos.
      @MDD – Pagou o dizimo pro pastor esse mes? senao voce nao tem direito a reclamar aqui.

  6. cara, essa descrição da missa negra é a parada mais absurdamente engraçada que eu já li aqui.
    Eu gargalhei alto, embora seja muito triste saber que é a mais pura verdade que uma galera acha isso mesmo.
    Vc podia fazer uns posts quando estivermos mais perto dos sabbats, para todos comemorarmos. Seria irado se pudessemos reunir uma galera em cada estado para celebrar juntos.

  7. Oi,sou praticante da wicca a mais ou menos dois anos,senti uma diferença enorme em minha vida.Mas de um tempo pra cá venho tendo grandes problemas,porque meus pais são pastores evangélicos,e neste ultimo sabbat meu pai encontrou algumas coisas da wicca em meu quarto.
    Ele simplesmente destruiu tudo o que tinha,taças,incensários,tudo,fiquei arrasado,e ai queria saber saber uma coisa.Estarei errado praticando a Arte somente quando eu puder sair,ou quando meus pais não estiveren em casa?já que infelizmente não tenho o que fazer por hora.Obrigado,Alexander
    @MDD – Podia ser pior, você nem foi pra fogueira!… e depois dizem que a humanidade não evoluiu nada… bem, isto demonstra porque ocultismo é um dos nomes para “ciências ocultas”.

  8. Boa noite, pesquiso bastante sobre ocultismo, mas estou tendo dificuldades em achar o nome do Deus, representação masculina na WICCA e qual a sua qualificação. Se puderem me ajudar fico grato.
    Obrigado
    RODOLFO

    1. Rodolfo o nome do Deus da Wicca que tabm é conhecida como(A Arte dos Sabios) é o conífero ou Deus de chifres.

  9. sabe nos wiccanianos temos o maior respeito com todos, mas infelismente nao acontece conosco. Estou falando de varios comentarios no quadro ao lado por pessoas que “mandam Jesus nos queimar”… como assim?

    1. Conceito Bíblico sobre a WICCA
      Os cristãos não creem na reencarnação. (Hebreus 9:27) Para nós, só há um Deus, triúno, Pai, Filho e Espírito Santo. (Deuteronômio 6:4; 1 Coríntios 8:5; João 20:28; Atos 5:3, 4) A tal polaridade de Deuses criada por um Princípio Criador sem nome é um meio pelo qual Satanás faz pessoas o adorarem. É uma forma de Satanás desejar adoração para si, em lugar de as pessoas adorarem o verdadeiro Deus. (Mateus 4:8-10) A Bíblia, ensina o amor e o perdão, não fazer magia e invocar três vezes mais o mal recebido. (João 13:34, 35; 1 Coríntios 13:1-8) Como diz Romanos 12:17, “não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens”. Jesus também ensina: “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.” (Mateus 7:12) Quanto aos magos e seus feitiços (bruxaria), que são formas do baixo espiritismo, a Bíblia menciona magos usando seus feitiços, os quais endureceram o coração de Faraó para não libertar o povo hebreu do Egito. (Êxodo 7:22) Em 1 Samuel 15:23, feitiçaria, rebelião e idolatria estão em pé de igauldade e causaram a ira de Deus contra Saul. Em Gálatas 5:20, feitiçaria encontra-se entre as obras da carne, e aqueles que a praticam não têm nada a ver com o Reino de Deus. Apocalipse 21:8 garante que “lá fora estão os feiticeiros”. Jesus ama vcs tambem , tenham um otimo dia

  10. Você ainda não viu nada caro colega Isac…Sempre haverá os fan´ticos religiosos passndo por aqui dando seus discursos prefetizando os final dos tempos.
    Quanto a Wicca , confesso que não sei nada, mas gostaria de aprender mais .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas