Este é um post antigão, daqueles tempos de sedentário e de internet malemolente, onde uma grande massa de ex-evangélicos descobriram o ateísmo como religião e abraçaram o ódio ao espiritualismo como nova fonte de direcionamento qliphotico. E como qualquer religião que se preze, os neo-ateus precisam de um Panteão para venerar. Como alegam que não acreditam em divindades sobrenaturais, escolheram pessoas comuns para colocar nos patamares divinos e dar a elas características de Ídolos.
A seguir, as estrelas de nosso Panteão Ateísta:
Malkuth: Deuses desta esfera representam o mundo material. Aqui podemos facilmente incluir todos os ateus do mundo-créu semi-iletrados que passam seus dias trocando ofensas com os crentes-mundo-créu na internet, mas escolhemos o filósofo Daniel Dennett para o posto, visto que ele não acredita nem em Consciência como algo além do mundo material. Se há um ateu-materialista a ser escolhido, este é o cara!
Yesod: Deuses desta esfera compreendem os grandes iniciadores ou as grandes mães. Como a “Atéia de Bom Humor” é inexpressiva internacionalmente, não passaria de uma pequena deusa de um panteão local. Ficamos, então, com alguém do porte de um Ganesha, como Carl Sagan, abridor de portas e derrubador de obstáculos para centenas de milhares de ateus e céticos para os reinos da ciência e do pensamento racional: A grande mãezona dos cientistas.
Hod: Aqui encontram-se os deuses professores como Toth, Oghma ou Taliesin, bem como divindades trolladoras como Loki, Hermes e Exú. O membro do panteão que melhor os representa é Matt Dillahunty e seu programa Atheist Experience. É muito fácil ser um ateuzinho de internet aqui no Brasil, mas gostaria de ver os jovens revoltadinhos encararem um programa de rádio no centro do Bible Belt nos Estados Unidos…
Netzach: Não há deusas do amor entre os ateus, que alegam nem existir um “ponto G”. Optamos por escolher entre os representantes do ateísmo que pregam a possível existência e aprendizado mútuo entre os que crêem e os que não-crêem. Entre estes poucos sábios, tem destaque o Kentaro Mori por seu trabalho de divulgação científica como maneira de deixar a religião dogmática de lado.
Tiferet: Há poucas dúvidas de que Richard Dawkins não seja o Jesus dos ateus. O fanatismo bulevoadoresco que alguns ateus desenvolveram em relação à sua pessoa chega a competir frontalmente com os melhores crentes evangélicos.
Geburah: Como representante da Guerra, os ateus elegeram o neurocientista Sam Harris como seu principal ídolo. Praticamente um Lancelot nas batalhas contra o Islã e o Cristianismo Fundamentalista.
Chesed: No lugar de Zeus, Oxóssi ou Merlin, temos a figura de James Randi como o Velhinho Barbudo no alto da montanha, mentor dos ateus e fornecedor da cornucópia do PSICOP onde todas as verdades são reveladas apenas para os buscadores.
Daath: O Abismo. Isaac Newton é reverenciado como o Pai da Ciência, mas ele representa um portal para a Alquimia que muitos ateus gostariam que fosse fechado.
Binah: A ordem, representada pela matemática e pela teoria de unificação da Física. Como ídolo principal desta Esfera, temos o astrofísico Stephen Hawkins.
Hochma: O Caos, a Evolução e a Sabedoria da Seleção natural e das mutações que causam a permanente incerteza na realidade. O ídolo correspondente é Charles Darwin.
Kether: O Big Bang, a Soma de tudo o que existe. O pilar máximo da adoração atualmente é o CERN e suas partículas dançarinas.
Respostas de 162
Muito bom!
O Eli vieira é fica aonde? A ‘Arab Zaraq?
@MDD – rsrsrsrsrs… Boa! Depois que o Kentaro pediu pra ter seu nome retirado das “homenagens” do Bule, o Eli Vieira perdeu qualquer resquício de respeito ou credibilidade que ele tinha comigo, sendo reduzido a um mero talibã ateísta. O pior é que a idéia de uma “liga humanista” era muito boa, copiada da Maçonaria e dos iluministas, porém, sem a parte espiritual, ela não se sustenta, acabando por se tornar mais um atrativo de radicais sem lar do que pessoas que realmente queiram fazer o humanismo e derrubar preconceitos.
Ótima associação, rev.breno!
“Os corvos da dispersão” com certeza estão neste momento sobrevoando LiHS, Bule Voador e outros… O problema deles é o que o MDD apontou; falta-lhes sensibilidade para ouvirem os outros. Infelizmente, de “liga” aquilo nunca teve nada, e de “humanista” menos ainda. E o pior é que, pelo menos na minha visão, eles nem precisavam de uma parte espiritual; uma parte espiritual “pura”, literal, diga-se de passagem. O que eu entendo como aspecto espiritual, de um ponto de vista materialista, seria a questão social, ou seja, permitir que pessoas diferentes interagissem e trocassem ideias, e principalmente agissem em prol de um bem comum, mesmo que isto a priori fosse contrário ao que eu penso; e não um “clube dos ateus revoltadinhos que não fazem nada”. E isso, tanto o BV quanto a LiHS nunca martelaram firme. Ficou um alicerce frouxo. A casa ia cair cedo ou tarde.
Lembrando que esta é somente a minha opinião, e me responsabilizo inteiramente por ela. Marcelo, se você não quiser publicar, tudo bem. Mas é o modo como eu vejo a situação toda.
@MDD – O Bule e a Lis já acabaram. Só não se deram conta disso ainda.
Ateus se degladiando em 5, 4, 3, 2, …
Marcelo troll!!
Quando eu olhei Newton como Daath eu pensei “verdade, tem muito ateu que não tem saco/capacidade para estudar física/método científico e saber de que m**** está falando para poder chegar a Deus/CERN e tal”. Daí eu li a sua explicação e me senti mó preconceituosa.
Gostei muito desse post pelo fator surpresa. Nunca teria passado pela minha cabeça fazer algo assim.
Se a intenção foi colocar na Árvore de Sephiroth (não sei se realmente se chama assim, me perdoe pela ignorância) todos os ateus, faço um adendo de que, segundo os historiadores, Newton não era ateu, mas sim tinha uma vertente deísta acerca de Deus e era um profundo estudioso das Sagradas Escrituras, além do grego e do hebraico. E sobre a sua concepção de Deus e do Universo, Newton cria piamente que as leis físicas presentes em nosso Universo, consistia em sinais evidentes da existência de um Princípio Criador.
@MDD – Por isso que ele está em Daath.
Entendi tudo!
Só um adendo, Newton era católico pelo que sei, tanto que parece existir uma coleção de livros sobre a Santíssima Trindade. Gostei da posição dele em Daath.
E a idéia da Kabbalah Ateístas foi show! Muito legal!
Putes… nem vou entrar nessa discussão, mas vamos colocar da seguinte forma: pra todos os efeitos, na época de Newton, se vc estava na Europa e não era Católico, chances são de que vc tivesse vários problemas pra equacionar.
Problemas que não se resolviam derivando e integrando.
Oi Marcelo,
Parabéns pelo post! Genial!
Dúvida:
Ainda não compreendo claramente Daath. Com essa sua analogia ficou um pouco mais claro.
Daath seria a negação da “realidade” ou da individualidade. A verdade que nosso ego reluta em aceitar. O conhecimento que “dissolve” com nosso universo, mas ao mesmo tempo nos leva a totalidade da realidade.
Tô no caminhho?
Posso estar errado em relação à compreensão do conceito, mas é uma beleza quando o conhecimento se revela depois de tanto estudo e matuta. Parece mágica.
Abraço!
Perfeita associação principalmente de Binah = Hawkins e Hochma = Darwin.
Sensacional! hehehehe..
Agora que desisto de entender a Kabbalah.
O problema é quando se tenta aprender Cabala disassociando-a da realidade. Ou quando ainda se é muito imaturo frente a realidade.
A Cabala é uma representação bastante simples até, se comparada com complexidade do Ser Humano e do Universo, mas é complexa o suficiente para nos divertirmos tranquilamente por uma vida para entendê-la, e olhe lá!
Te concentra em observar, entender e experimentar o mundo e em cada atividade dessas se afaste de si e reflita como se estivesse jogando na “3a” pessoa, sem ego. Quando se começa a perceber o mundo, a Cabala se revela. E aí tudo faz sentido.
Pelo menos comigo a coisa flui desta maneira.
no inicio eu queria decorar os nomes das esferas e me desesperava pelo números de caminhos que existiam, aprendi um pouco no último sefirat ha omer. mas depois parei para pensar e aceitar que cada esfera é são estados de consciência que se interligam. agora assistindo filmes, séries, lendo hqs ou livros consigo compreender alguns estados de consciência e acabo conseguindo fazer links com o pouco de mitologia que sei. estou começando a olhar para as pessoas a minha volta fazendo coisas comuns que mais refletir sobre eu mesmo ou vejo um personagem de um hq tomando uma decisão e consigo me enxergar em alguma situação que estou/estive ou em algo que pensei. kabbalah é autoconhecimento, acho que mesmo não sabendo a representação de cada esfera ou todas as cores representativas aos poucos estou estudando a kabbalah é só olhar para fora e para dentro.
posso ter falado alguma besteira, mas como eu me sinto no momento. nunca consegui interpretar tantos símbolos e metáforas em várias obras como agora e quando eu me ligo nisso vários outros símbolos vão surgindo com o mesmo significado que me pergunto pq antes eu não conseguia isso e pq as pessoas a minha volta nem sempre compreendem isso… enfim, kabbalah não é decorar é abrir os olhos
Estou rindo muito lendo esse post, Newton como Daath é impagável.
Hauhauahuahauhau! Mano, melhor correlação que já vi por aqui. Melhor que isso, só no dia que você resolver fazer a Árvore do PT.
Muito boa mesmo, está em pé de igualdade com a do Star Wars que caiu como uma luva!
Putz Marcelo! Esse foi pra fechar 2011! Pode tirar férias e passar as próximas semanas brincando com a Lilith! Fenomenal!
Ótimo
Foi um post muito bem humorado e encaixou direitinho: outro dia tinha pensado em algo parecido sobre as ideias do Hawkins; algo tão perto do que creio estar no entendimento, mas com um vício de difração que insiste em se prender em formas e conteúdos. Nem posso criticar muito, até por que, não cheguei lá pros lados do entendimento real… Agora, parece que até o local onde está o endereço do site foi pensado… Todos os movimentos parecem ter sido friamente calculados…rs
Parabéns.
Olhando essa análise, percebo porquê o ateísmo nunca me pegou de fato: não tem nenhuma mulher ai!
@MDD – Touché.
UHAUAHUHAUHAUHAUHAUAUHA boaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa velho =b ri mto =x
Admirável sua lógica na hora de escolher Daath, hehehe bem bolada esta Árvore.
Que susto! Olhei rapidamente e pensei ter visto a foto do Bolsonaro em Yesod!
Binah, restrição….muita mancada com o Hawkins ahahhahahahaha
Marcelo, escrevi um texto que, apesar de não ser contra os ateus, denuncia a fé cega em uma crença muito popular para eles, demolindo completamente a idéia de que só é racional e evoluído quem acredita nela: A extinção total da consciência após a morte. Modéstia à parte creio que está bem escrito e que seja um bom texto, relevante para muitas pessoas.
Aqui está o link do texto, se gostar , peço encarecidamente que me deixe divulgar aqui neste comment: http://brasil.anus.com/?p=247
Obrigado.
Respondi lá no seu blog, acho que vc viu demais o filme “história sem fim”, o “nada” não é uma entidade ou um lugar…
Darwin apesar de ser reverenciado pelos ateus, não me lembro dele ser ateu. E Hawkins apesar de ateu, e fazer alguns comentarios não vejo ele tb empenhado em uma cruzada contra a religião.
é que hawkings nas suas últimas teorias e livros diz que a existência de deus (como ser criador do universo) é desnecessária, já que temos a gravidade, tudo é igual a zero, e em níveis sub atômicos ocorre criação do nada (expliquei de uma maneira mega ultra huber simplória e genérica… até porque só assisti o programa no discovery dele, Curiosidade: Deus Existe? que recomendo).
mas em momento algum ele faz cruzada contra qualquer religião. Ele só diz “Ok. segundo a minha teoria (não só dele) a visão clássica de deus como ser criador de tudo não tem lugar”.
Então ele sugere que se tu quer acreditar em algo, acredita no Universo, não no velhinho barbudo que criou tudo e tá julgando a galera (até pq nessa lógica a situação dele, de saúde, seria um castigo divino).
Na minha opinião, a crença dele é muito próxima a de ocultistas (no quesito de reverenciar a grandiosidade do universo/natureza). Mas mesmo assim a posição dele na árvore tá show.
Exatamente, o problema é que ateus fundemetalistas não vem isso.
Eu já fui ateu, mas era do tipo ” não to nem ai se deus existe, se quer acreditar acredite nada contra”
O problema de tudo é sempre o fundamentalismo, seja ateu, evangelico, espirita, ocultista e etc.
Realmente, achei estranho… Darwin não era Ateu, mas sim Agnóstico…
2 – ´Estou rindo muito lendo esse post, Newton como Daath é impagável.´
Obs. Marcelo na trolagem a fu. :)))
Muito bom ehehehheeh
Abraço
LHC = KETHER. muito bom!!!
no Caminho XVII (ou XVI) ficou muito pertinente o endereço do site! Alias , não por “acaso”.
tfa.’.
ESPETACULAR!
E eu adoraria ver a arvore do PT. Lula seria Kheter; Dilma, Geburah; Suplicy seria Yesod, afinal, vive no mundo da lua; Delúbio din-din, Malkhut; a voluntariosa Heloisa helena, antes da expulsão, seria Netzach; o sith Zé Dirceu, Daath, Marina Silva, que foi crucificada pelo partido, Tipheret, Antonio Palocci, “o mestre dos mercados”, seria Chesed; “Loki, trolador”, hum, Marcos Valério como Hod; Binah e Hochmah, Caos e Ordem? Sarney, nos dois lugares. E olhando pro Lula, doidinho pra tomar o lugar dele….
Abraço!
ateísmo é religião?
não colecionar selos te faz um colecionador?
@MDD – de novo essa falacia esfarrapada? voces seguem todos a mesma cartilha, tipo uma biblia ou algo assim de respostas prontas de ateus? Hobby é tudo o que faz voce gastar seu tempo… colecionando ou enchendo o saco de quem coleciona… e a cor do cabelo é definida pelo DNA, não pelo comprimento…
Tá, não colecionar selo não te faz um colecionador… mas o que se pensa de um não colecionador que passa o dia inteiro em forum de colecionadores, discutindo sobre selos, conhece n tipos de selos… sabe o que dizem.. “se se parece com um pato, anda como um pato, faz quack como um pato… são grande as chances de ser um…pato”
onde vcs aprenderam q ateismo é religiao,,,
é a msm coisa de dizer que a tv desligada é um canal…
vcs ja foram melhor
@MDD – Outro religioso bravo. Faltou dizer que nunca mais vai ler os posts…
Não concordo nada com isso.
Sou ateu e não venero nada nem ninguém, leio sobre Dawkins, mas minhas opiniões são bem diferentes das dele.
O Lindo de ser ateu é isso, ser livre, não preciso me apegar a nada, a ninguém, nem a teoria alguma.
Sou livre.
Só eu que achei a correlação entre pensadores, cientistas, filósofos e equipamentos altamente avançados com conceitos místicos uma abobrinha sem sentido e quase ofensiva (no sentido em que estaria dizendo que ateus são crentes que substituíram antigos ícones por ícones novos sem nenhuma real diferença entre eles)?
@MDD – Exato. No sentido que ateus são pouca coisa melhor que os crentes em suas crenças e seus ídolos. Você entendeu!
A parte do “Como qualquer religião que se preze (…)” é piada né? Meu humor não tá muito afiado. =P
@MDD – mais um não-religioso bravinho com a referencia à sua “não-fé” no ateísmo…
Todo movimentos de minorias oprimidas (sejam das mulheres, dos negros, dos gays, minorias religiosas, etc), tiveram seu defensores radicais e moderados, cultos ou simplistas, é necessário que seja assim para que a mensagem chegue a todo tipo de publico e derrube o preconceito, seja com a pena ou com a espada.
Ter empatia suficiente para entender a postura de cada “pregador” não é tarefa fácil pra pessoas comuns, mas é uma pena que crie opiniões amarguradas até em pessoas esclarecidas como voce Marcelo.
Texto muito interessante se encarado meramente como a piada que é. O problema é que muita gente vai usar esse texto para provar por a+b que o ateismo é uma religiao e deturpar e confundir ainda mais um conceito tao simples de ser entendido.
@MDD – Voce sabe que seu argumento é uma falácia de espantalho, ne? e por favor, não fale de colecionar selos…
Sou ateu e nenhum desses é um ídolo meu, ou qualquer um simplesmente por ser ateu. Como exemplo, pessoalmente não acredito piamente que o big bang começou o universo, pode ser que haja outra explicação, algo que ainda não conhcemos e que talvez nunca descobriremos. Mas acredito muito menos que foi criação de um ser superior divino, ou coisa que o valha. E não é porque desconheço se existe vida após a morte que vou passar a vida seguindo teorias inventadas por outros, ou por mim mesmo. Considero o mais lógico não acreditar. Para não acreditar não é preciso criar grupos ou ligas, seguir preceitos ou dogmas, basta não acreditar. É bem simples, na verdade, e assim ocorre com a maioria dos ateus. Talvez seja difícil para você aceitar isso, mas acredite, é possível. Passei 3 meses na Suécia ano passado, e não lembro de ter conhecido uma pessoa realmente religiosa sequer, e a religião nem era algo discutido, simplesmente não é uma preocupação. Algo cumum nos países mais desenvolvidos do mundo, principalmente nos que tem os melhores índices de educação. A idéia de ateus como fanáticos, “religiosos”, é falsa, pelo menos para a grande maioria que não acredita, simplesmente por não ver lógica ou sentido em acreditar. Enfim, caí aqui pelo sedentário, e apenas quis comentar porque achei muito pouco coerentes as idéias desse texto e dos comentários, e agressivas, como se estivéssemos vivendo uma guerra de fiéis conta infiés. Sei que são muitos seus leitores, e achei preocupante o número de pessoas que parecem levar isso como uma batalha, de qualquer lado que seja, e quis desabafar. A história mostra que esse tipo de coisa não costuma terminar bem. Não quero entrar em briga religiosa, como a maioria dos que não acreditam também não. A idéia é simplesmente que nos deixem não crer em qualquer misticismo que seja, algo por vezes difícil no Brasil. Quem sabe, talvez quando a educação por aqui for prioridade. Sem aula de religião obrigatória, claro. Haha, abraço.
@MDD – quando os ateus aprenderem que Deuses são simbolos, eles poderão se sentar na mesa dos adultos com os hermetistas. Talvez na Suécia sejam mais tolerantes, mas aqui no brasil, vivemos uma guerrinha de ateus versus crentes que irrita o bom senso. O post foi para provocar mesmo e para ver os emails irados dos ateus xiitas.
MDD, eu sempre achei que vc era melhor do que isso de ficar fazendo posts só pra provocar desnessariamente os ateus… Decepcionante.
@MDD – Se fosse provocação aos crentes voce estaria feliz, certo? mas quando é a sua religião…
Eu tambem esperava que vc fosse capaz de ver que num grupo grande como ateus, não é só porque alguns parecem ser fanaticos e fundamentalista que o grupo pode ser representado por eles. Pois é obvio para qualquer um mais esclarecido que essas pessoas só aparecem mais do que a maioria mais “pacifica” é justamente por causa desse fanatismo que as destaca… É o mesmo que ocorre com religiões, em que fica mais facil relaciona-las aos seus extremistas e assim julga-las como modos de pensamento inferiores.
@MDD – que curioso. Por que será que os ateus não fazem o mesmo tipo de pensamento crítico que você fez agora quando se trata de criticar o islã, por exemplo. Meditemos a respeito…
Sobre o seu comentario de que “eles poderão se sentar na mesa dos adultos com os hermetistas”, pode-se ver que só de se colocar como o adulto e superior aos ateus, vc tem um comportamento bem infantil e, sem querer provocar, uma mania de grandeza…
@MDD – Continua sem poder se sentar na mesa dos adultos com a gente. Sorry.
Impressionantemente foda!!
Realmente bom so não achei legal a parte que diz que o ateismo eh uma religião….o ateismo eh justamente o contrario….
@MDD – o contrário dos evangelicos? são os chatos que pregam a não-crença em Jesus?
Essa é a minha segunda postagem aqui, a primeira foi no artigo do dragão em minha garagem na qual eu fiz um comentário sobre James Randi. Anyway. Eu achei muito bem humorado a ideia de criar um panteão de ”divindades” ateístas. Tenho certeza que que foi só uma cutucada nos ateus talibã (como vc msm disse) a ideia de introduzir o ateísmo como uma religião; todos nos sabemos que o ateísmo é tão religião quanto NÃO colecionar selos é um hobby. O ateísmo é simplesmente um posicionamento sobre uma unica questão.
@MDD – De novo essa falácia de “não colecionar selos”? Escreverei um posto só detonando essa besteirada e também aquela falácia de cor de cabelo de carecas. Nao use estas frases feitas do sottomaior, elas não fazem sentido e fazem voce parecer um bobão… a cor de cabelo é definida pelo DNA, não se voce tem cabelo careca ou enrolado ou rastafari… e hobby é qualquer ação que te faça gastar tempo… seja colecionando selos ou gastando seu tempo enchendo o saco de quem coleciona.
Pessoas Idiotas sempre vão existir seja elas ateias ou teístas.
Eu achei essa postagem particularmente interessante por Sangan estar em Yesod afinal foi assistindo cosmos que surgiu minha primeira semente de ceticismo. Sua ideia de associar as características de cada personalidade como alguma esfera da kabbalah foi realmente muito interessante e por incrível que parece condizente. Independente de ter sido uma ”piada” essas personalidades merecem o nosso respeito.
Só para terminar gostaria de mencionar que existe muitas mulheres notáveis no campo da ciência e que como as pessoas acima partilham ou partilhavam de visão ateia um exemplo eh a bióloga Lynn Margulis primeira esposa de Sagan.
Espero de expressado bem minha opinião. Parabéns pela postagem.
O ateísmo é simplesmente um posicionamento sobre uma unica questão. eu ja havia dito isso antes.A definição de dicionario de ateu é: Aquele que não acredita na existência de Deus ou qualquer ser supremo e ou divindade; enquanto o significado para religião é: 1crença num poder superior, 2 culto prestado à divindade. Mesmo etimologicamente a palavra Deus e divino tem as mesmas raízes, tentar argumentar que o significado de algo inversamente oposto é igual é tolice.
@MDD – da onde voce tirou essa maluquice que religião precisa obrigatoriamente de crença em deus superior? e quem tem como religião o dinheiro? e o time de futebol, o Partido dos trabalhadores? religiões são filosofias de vida e o ateísmo, como tal, é identico às religiões, com o mesmo comportamento de fanatismo que algumas colocam.
Quando é feita a pergunta: Você acredita em Deus(ou em qualquer entidade sobrenatural ou ser superior ou whatever) ? e vc responde NÃO, vc é um ateu. Como eu disse é um simples posicionamento.
@MDD – e o budista?
O problema é que para chegar numa conclusão dessa na sociedade de hoje que te doutrina religiosamente em acreditar em algo maior que vc antes mesmo de ter qualquer senso critico (quando vc ainda é criança) requer um pouco de coragem e estudo para compreender a historias das religiões e o método cientifico. O Fato de eu dedicar esse tempo para estudar as religiões e ter um posicionamento perante a elas não me faz um ‘teísta ateu” mesmo pq esse tipo de coisa não existe. o nome da falacia que vc esta cometendo é Post Hoc Ergo Propter Hoc = depois disso logo por causa disso.
Se vc dedica seu tempo para entender a religião logo vc é religioso.
O fato de eu dedicar meu tempo livre (Hobby) pra entender uma coisa não me faz religioso mas sim entendedor do assunto e apto a discuti-lo e ter um posicionamento. Se eu cometi alguma falacia por favor me diga o nome dela para que eu possa pesquisar e não comete-la mais.
@MDD – O erro está em querer separar o adjetivo “ateu” da postura filosófica “neo-ateísta” que tem um comportamento religioso. Fora, claro, o fato de ateus considerarem apenas deuses literais, e não como símbolos. Ateus não cultuam divindades, mas elevam pessoas à condição de ídolos que veneram (procure a etimologia da palavra Idolo). Não é exatamente uma falácia mas sim uma deturpação proposital do termo para querer diminuir o oponente.
Você perguntou da onde eu tirei o significado de religião; o link ta ae: http://www.dicionariodoaurelio.com/Religiao qualquer dicionario.
Tenho um amigo budista ele sempre atribuiu a crença dele mais como uma filosofia ( um mondo de vida) do que particularmente uma religião justamente por não ter uma divindade suprema; mas tenho que da o braço a torcer por levantar a questão pq esse eh um assunto que gera discussão até mesmo entre os budistas.
@MDD – é muito facil atribuir ao ateísmo dogmático o rótulo de “filosofia” e os demais sistemas de crenças em “religião” para se colocar em um patamar diferenciado. E seja um crente evangélico tosco, seja um ateu, suas crenças e sistemas de pensamentos são Memes, portanto, estão no mesmo plano. Se quiser trocar, mude a religião por um time de futebol e dá no mesmo… há muito mais pessoas que dizem não ter religião e são fanáticos pelo time X ou Y ou pelo partido politico P de maneira muito pior que ateus e crentes. Tem gente que a religião é o surf… ou ganhar dinheiro… O nome que querem dar pra essa veneração e gasto de tempo pessoal é puramente cosmético.
Sobre a etnologia de Ídolo minha resposta é : procure a etnologia de ícone.
Sobre a ”deturpação proposital do termo para querer diminuir o oponente” é uma falacia ;ad hominem eh a mais clara denotação disso na qual vc diminui o oponente para dar credibilidade no que fala.
@MDD – sim, eu sei o nome; ´só estava explicando o que efetivamente é a ação.
PS: espero de verdade que vc não me entenda mal, eu realmente gosto muito desse tipo de discussão. Acompanho suas colunas de longa data e posso dizer que graças a você tive a oportunidade de estudar coisas que eu nem sabia q existia. Novamente quero deixar claro que apesar de talvez parecer agressivo eu só estou tentando deixar claro o meu posicionamento.
@MDD – Sem stress. O que os ateus que vem bater boca aqui querem “provar ” é que eles, apesar de gastarem 20h por semana no computador lendo, escrevendo e brigando para convencer outros a pensarem como eles, querem se considerar “acima” dos crentes que gastam 10 horas por semana rezando, sendo que AMBAS as ações são gasto de tempo pessoal… gastar tempo colecionando selos e gastar tempo falando e insistindo para os outros não colecionarem dá exatamente no mesmo…gasto de tempo.
“Como qualquer religião que se preze, os ateus…”
Que frase é essa? Ateísmo uma religião? Só me resta… kakakakakakakaka
Que coisa mais estupida.
@MDD – concordo com voce. É uma religião meio estúpida, quase como um evangelico às avessas…
Dizer que o ateísmo é uma “religião como outra qualquer” só demonstra que você não sabe o significado da palavra religião. Religião = Religação com o divino. Ora, como qualquer desinformado compreende, ateísmo e divino não tem nada a ver.
@MDD – na verdade, indica que voce eh muito burro e precisa estudar mais antes de emitir opinião. Ateus normalmente sao uns jumentos de acharem que a palavra ” divino” e “sobrenatural” tem correlacao mas não os culpo. A igreja católica fez um bom trabalho em criar essa idéia e os ateus só estão nervosinhos dentro de sua ignorância tentando desesperadamente se desvincular da igreja.
A única coisa que os ateus tem em comum é o fato de não acreditarem em deuses. O ateísmo começa e termina aí. Tudo o resto são invenções para tentarem denegrir aqueles que não querem pertencer ao clube das pessoas que acreditam em seres invisíveis.
Ah! E o Newton nunca foi ateu. (Até nas coisas mais básicas vocês tem que inventar e mentir para tentarem justificar o injustificável.)
@MDD – gosto de fazer posts assim para mostrar como ateus sao limitados a idéias literais sobre o deus católico.o comentário sobre Newton eh só para que possamos rir mais de pessoas como voce, pode ficar tranquilo que sabemos q Newton era inteligente demais para ser novo-ateu.
Peço mais filosofia e menos bobagens nesses textos que “afirmação” dos fracos…muitos querem falar mal…mas po…pelo menos tenha conhecimento para falar sobre o assunto…(ateismo)
credo, agora que vi q era humor
desculpas
@MDD – sem problemas… a gente ve muito comentário irado de gente que comenta sem nem ao mesmo entender o que está escrito no post… só que geralmente vem dos crentes.
“ateísmo é uma religião”
kkkkk essa piada é velha mas é boa. Sempre acabo rindo dela. Abs MDD
@MDD -quanto ateu bravinho quando mexem na religião deles…
Poxa… Sou ateu e nem fiquei revoltado, na verdade, até achei interessante. Acaba sendo, inclusive, um bom teste para detectarmos se estamos sendo radicais demais em nossas (des)crenças.
Del Debbio, pediste o que pro velho Nicolau este ano? Uma coleção de selos? kkkkk….
Sou ateu e achei mto bem bolado e engraçado esta parada. Ótimo humor refinado hehe
MDD, deixa ver se entendi: na sua opiniao é IMPOSSIVEL um ser humano viver sem religião, sendo o ateismo uma “religião as avessas”?
@MDD – É impossivel viver sem Arquétipos. Chesed, por exemplo: a religião os preenche com deuses como Odin ou Zeus, os ateus o preenchem com o james Randi e o povo do mundo créu o preenche com Silvio Santos, Faustão ou Roberto Justus…alguém discorda que o baú da felicidade é uma versão moderna da cornucópia?
Sem dúvida o Ateísmo pode ser considerado um religião como qualquer outra, assim como não colecionar selos pode ser considerado um hobby ou não andar de skate pode ser classificado como uma prática de esporte. Próxima por favor.
@raph – Sabe aquele lance de achar que todo skatista é maconheiro e não quer nada com a vida? Ou a opinião daquele outro distinto senhor, que acha que todos os que pulam de asa delta no vazio são loucos de antemão? E ainda aquela outra que pagou um outdoor para criticar a impressão de selos porque gasta celulose? Então, existe uma grande diferença entre não colecionar selos e criticar ferozmente todos que colecionam. Na verdade o ateísmo “clássico” não faz isso, mas o ateísmo “moderno” (neo ateísmo ou anti-teísmo) não se contenta apenas em não colecionar selos, mas se organiza em grupos de “não colecionadores”, principalmente para produzir material de crítica a quem quer que se atreva a colecionar… Cada um sabe de seu próprio teísmo ou ateísmo. Cada um sabe interpretar piadas, e ficar chateado quando elas tocam no seu calo.
“não colecionadores de selo” não precisam esconder essa condição da da sociedade, não são obrigados a frequentar congressos de filatelia, não são visto como doentes, revoltados ou arrogantes, “não colecionar selo” não é sinonimo de “não ter ética”. Se assim fosse pode ter certeza “não colecionadores de selos” iriam se unir, iriam tentar se defender e , dependendo de sua natureza, alguns iriam atacar. Não existe ateismo classico/moderno, só o ateismo, a não crença, dentro deste grupo alguns se levantam contra os excessos de um governo pretensamente laico e uma sociedade pretensamente livre. Por favor, não aumente o ibope de seu site patrocinando um preconceito.
@raph – Eu não sou o autor original do post, mas apenas respondi o comenatário anterior para tentar elucidar alguns conceitos. Bem uma coisa é se organizar para defender seus direitos, e nisso os ateus não estão num “barco” muito diferente dos umbandistas e outros espiritualistas em geral… Outra bem diferente é se organizar para atacar a crença alheia… Mas sim, existem diversas interpretações para o ateísmo. Por exemplo, mesmo Jesus Cristo foi acusado de ateísmo. Está melhor explicado aqui: http://textosparareflexao.blogspot.com/2011/12/teismos-e-ateismos.html Abs.
Ateus creem na ciência, logo um ateu não pode alegar não crença quando creem em alguma coisa mesmo que material.
A questão é que, a forma de ataque proferida por ateus mencionada por você não passa das argumentações e retóricas confeccionadas em vista da discussão entre esses dois pontos de vista divergentes. Mas não é sempre esse o resultado de discussões, um ponto de vista criticando o outro a partir de argumentos a favor do próprio e em discordância do outro? Não me recordo de UM SÓ caso que esses ‘ataques’ ateístas tenha sido ilustrados por mais do que argumentações calorosas. Nunca foi se quer proposto a ameaça de qualquer direito de criacionistas ou teístas, ou qualquer proposta que efetivamente os prejudicassem. Infelizmente o mesmo comportamento não é observado de nossos opositores, salvo algumas exceções, não medem esforços para fazer com que a conduta levada por eles seja obrigatória em várias esferas da sociedade e sejam reprimidas às contrárias, assim como os famigerados casos no congresso nacional de tentativas de burlar o estado laico. Sem contar as inúmeras associações de grupos opostos à linhas de condutas negativas e depredativas em termos de moral e ética. Nessa caso são os colecionadores de selos que atacam aqueles que não colecionam E os que colecionam figurinhas, por conta de sua própria filosofia não permitir a existência de outras no mesmo âmbito de convivência!
@MDD – Eu (e todos os hermetistas) concordamos com você. Na realidade, nossa única diferença é que entendemos que deuses são símbolos inspiradores e vocês acreditam que eles sejam pessoas literais.
Até porque, Não colecionar selos significa que eles Existem de alguma forma, só optou-se não colecioná-los.
Mas se não vão colecioná-los , por que tentar convencer os que colecionam a não fazê-lo ? Querem provar que o selo não exite 🙂 ?
Mas esse foi o método que os colecionadores utilizaram para religar (a si mesmo consigo mesmo, o SELF), bem como os que não conseguiram através do ateísmo, tentam, em vão, desconstruir esse método.
Até Freud , menciona que existe tal sentimento oceânico é possível nos seres humanos, sendo que ele não ainda tinha experimentado ( ou não lembra que tenha sido dessa forma).
De alguma forma esse post fez com que os “não colecionadores” saíssem das zonas de conforto que possibilitavam afirmar suas posições. Agora , se eu sei que posso matar uma formiga facilmente, preciso dizer a todos que posso fazer isso ? onde faltou segurança para tal , a ponto de ter que MENCIONAR que isso é possível ?
TFA.’.
ah sim, ateismo eh religiao e o que eu creio eh a verdade…
Poxa os ateus explodiram kkkkk.
Seria interessante neste periodo do Natal confrontar os católicos e evangélicos com o Solsticio de Inverno rsrsrs.
O ateísmo no caso pode ser a alternativa viável ao indivíduo que cresce numa religião fundamentada pelo dogma e vem a questionar aquilo que não faz sentido pra ele. Cabe a cada um escolher seu caminho, porém de um ponto de vista sociológico o grupo tem força de expressar suas ideologias, crenças e não-crenças, de se defender do ataque de outro grupo ou mesmo atacar antes. O método como se portam os fanáticos, independente de qual time eles torçam, é o mesmo. Quem bate no peito e diz: “Sou ateu”, “Sou cristão”, “Sou muçulmano”, certamente sente a mesma sensação de segurança, de identidade com o grupo.
Tudo bem pessoal, também existem crentes que dizem que o cristianismo não é religião…
Fiquei um tanto ofendido ao ver um post como esse, tratando o ateísmo como algum tipo bizarro de paradoxo hipócrita, e, pior ainda, como uma religião. Mas confesso que ao ler os comentários sobre o post tive de rever meus conceitos, além de ter ficado até mesmo envergonhado de me dizer ateu. Se a intenção do Marcelo era, como ele disse, “ver os emails irados dos ateus xiitas.”, devo dar-lhe os parabéns pelo sucesso, porque os comentários da esmagadora maioria dos ateus daqui foi perturbadoramente semelhante à de muitos religiosos, cheios de indignação e frases de efeito repetidas. É triste ver que devido ao comportamento de muitos ateus o ateísmo- que deveria ser uma opinião, uma idéia, acaba ganhando o corpo e o comportamento de uma religião de fato, com seguidores, dogmas e, em lugar do debate aberto condizente com qualquer idéia, verdadeiras tentativas de conversão por parte dos “fiéis”.
@MDD – Você não deveria se sentir ofendido pelo post. Pense em deuses como símbolos… símbolos feitos para que se possa aprender algo com eles, e verá que não há diferença mesmo entre os deuses e os ídolos ateus. Símbolos com enorme poder. Quem compreende isso se torna um ateu alquimista, quem não compreende se torna um ateu-religioso-crente-as-avessas
Gussssfrabaaaaaaa!!!!!!!
Eu não disse que divino e sobrenatural eram a mesma coisa, foi vc que disse. Eu disse que Religião = Religação com o divino e, já agora, porque parece que nem isto vc sabe, divino = pertencente ou proveniente de deus. Como tal, ateísmo, por muito que vc force a barra, não tem nada de religião.
@MDD – Voce acabou de repetir que pensa que divino = sobrenatural. Enquanto continuar achando que divindades são seres sobrenaturais literais, não há diferença filosofica de crença entre evangelicos e ateus, é só uma questão de sinal.
Os ateus não se reunem todas as semanas em templos para agradecer a divindades invisíveis, não pagam dízimo, não proibem de comer carne ou obrigam a fazer jejum, não dizem o que vc deve vestir, não tem dogmas e melhor, nunca mandaram ninguém para a fogueira por acreditar em algo.
@MDD – parabens… ateus são pouca coisa melhor do que evangelicos ou cristaos fanaticos, embora insistam em se comparar com eles. Tem um ditado que diz que quem se mistura com galinhas come farelo… é o ateísmo de hoje.
Aliás, não sei porquê essa raiva contra ateus que atacam as religiões se, durante séculos, essas religiões torturaram, mataram, queimaram e roubaram os ateus!
@MDD – A MENTALIDADE é a mesma dos crentes, sua frase expressa isso. Se os outros mataram, vamos matar também…Tenho varios conhecidos cabeças de bule que fariam isso se soubessem que não iriam ser presos…
Isso nunca pareceu vos incomodar. Mas se agora vocês já não podem mandar ninguém para a fogueira, incomoda vos que existam ateus que façam palestras ou escrevam livros contra a religião. As religiões nunca souberam lidar bem com a liberdade de pensamento.
@MDD – só tem uma coisa pior que um mal argumentador… um mal argumentador que não sabe usar a segunda pessoa do plural.
Para terminar @MDD, utilize argumentos sólidos e racionais para defender o seu ponto de vista. Deixe de usar não-argumentos ou o insulto grátis. Sei que deus tem cada vez menos lugares para se esconder. Sei que já não existe inquisição, sei que cada vez é mais difícil para vocês defenderem coisas absurdas, como deus ou a bíblia e sei que, durante séculos, vocês eram “a voz de deus e da razão” (é difícil escrever isto sem rir) e como tal, não estão habituados ao contraditório, mas não precisam de agir como se ainda vivessemos na idade das trevas.
@MDD – Sério mesmo que voce vai tentar usar o mesmo tipo de argumentação dogmática que ensinam nas igrejas (ops… Ligas) dos ateus, que usam contra evangelicos achando que eu sou um deles? Voce é mais leigo e ignorante do que eu pensava, entao…estude mais sobre do que se trata o blog e com quem você está lidando antes de passar mais vergonha, por favor.
Meu Eu Superior, quanta discussão =x
O fogo é que sempre fica a briga: Deus criou isso x Deus não criou isso, quando nenhuma das partes está disposta a ceder nunca irá sair nada de novo disso. E quando vc não admite nada que não seja à sua opinião, vc está sendo um fanático em sua crença, com nenhuma diferença prática de qualquer religião fundamentalista.
Em relação a colecionar selos: Minha humilde opinião é que só o fato de vc acreditar que Deus não existe, vc está acreditando em alguma coisa (mesmo que seja o nada, você acredita nele) e vira uma loucura, uma crença cega, quando vc se opõe a qualquer pessoa que fale o contrário do que vc acredita (não é parecido com os fanáticos de qualquer religião?), pois vc não aceita nada que contrarie sua crença, então esse negócio de colecionar selos não passa de um sofisma, pois estamos falando de crenças .-. ficou meio(MUITO) confuso, mas eu acho que é isso
Acho que a questão não é acreditar ou não acreditar, acho que a pessoa precisa manter a mente aberta para qualquer situação, but whatfuckingever, é só minha opinião.
Qual a diferença de uma pessoa que vem enxer o seu saco e vem falar para vc acreditar em Deus e que o pensamento dela é melhor do que o seu, de outra q vem enxer o seu saco do MESMO jeito e diz para vc não acreditar em Deus e que o pensamento dela é melhor do que o seu?!
Se cada um tivesse sua própria crença (mesmo que seja crer na ausência de tudo xD) e não tentasse impô-la aos outros seria um mundo MUITO mais pacífico
Vale lembrar que há uma diferençazinha semântica entre não acreditar na existência e acreditar na inexistência.
O grande problema é quando você sai do Ateísmo “saudável” de não acreditar na existência de algo (situação que admite mudança) pra crença na inexistência (que é a certeza de que não existe).
Vale ainda lembrar a frase de um dos Ateus aí em cima: “A Ausência de evidência não evidencia a ausência.”
Cara, sabe q vc me fez refletir =B
Falou tudo aqui: “O grande problema é quando você sai do Ateísmo “saudável” de não acreditar na existência de algo (situação que admite mudança) pra crença na inexistência (que é a certeza de que não existe).”
Eu tenho vários amigos ateus e converso com eles sobre filosofia na boa, o problema é que nem vc falou, qnd a pessoa sai de um patamar “saudável” e não aceita nenhuma opinião que seja contrária a dela.
PS: gostei do seu blog =)
post FODASTICO kkkk,
gostei da (brincadeira)com Daath,deixou os ateus confusos kkkkk
quanta ignorancia….. pqp
ateismo é a não crença em algo, portanto não é uma crença, não é uma religião.
não jogar bola não é um esporte, não comer não é um tipo de almoço, não gostar de azul não é um tipo de cor… PQP!!!!!!
@MDD – Não jogar bola não é esporte, mas ficar do lado da quadra xingando quem está jogando é tão perda de tempo quanto jogar bola… não comer algo mas ficar sentado na mesa reclamando com quem está comendo gasta o mesmo tempo do almoço, o terceiro exemplo é tão ruim que nem da pra começar a rebater…
A contracultura é uma cultura tb!
Sou um ser humano e achei isto engraçado. 🙂
Valeu o post.
Marcelo eu já me chemei de ateu porem hj prefiro me colocar como um agnóstico , muito melhor assumir que não compreendo a verdade por tras do nosso universo do que simplesmente dizer que que somos um aranjo caprichoso de atomos de carbono .
Ao longo da historia o que vemos são pessoas querendo provar que a sua crença é a certa e infelizmente ao longo dessa coluna pude perceber que vc não é diferente desses donos da verdade . Teria muito prazer em tomar parte em alguma experiência espiritual verdadeira e transformadora(alguma que eu consiga captar com os meus sentidos) e acredito que todos tem esse direito não apenas os que são tidos como merecedores dentro desses circulos que vc frequenta , esses clubinhos , para mim o que muitos de vcs querem é se sentir melhores que o resto e isso é a mesmo coisa que alguem se achar melhor pq tem mais dinheiro ou é mais bonito , o que faz diferença de verdade é a maniera com que vc muda o mundo (todos nós fazemos isso , alguns em maior escala) , vc tem muita coisa boa para transmitir contudo o seu EGO ainda afeta muito as suas atitudes , não estou dizendo que vc está errado mesmo pq eu adoro o meu ego e vivo alimentando o mesmo , o problema é que vc não pode se dar a esse luxo na posição que escolheu se colocar . Feliz “Natal” muita luz para vc nesse novo ciclo .
@MDD – eu concordo que deveria ser mais bonzinho e tolerante com os ateus e crentes fanaticos, mas… veja bem… se eu fizer isso, eu serei perfeito! E, como ser perfeito, atingiria a Ascensão e vocês deixariam de ter os posts do TdC… é um paradoxo… haters gonna hate.
Na boa, o que falta é humildade, dos que sabem e dos que não sabem.
O que o Papai Noel tá fazendo aí embaixo? u.u
Como agnóstico “com um pezinho no ateísmo”, entendi o tom sarcástico do texto e não me senti ofendido – até porque é um ataque direcionado aos fundamentalistas/tapados. Muito embora seja mais provável que eu conclua um eventual mestrado em física quântica (curso bacharelado em Direito) antes de entender do que tratam a kabbalah e os textos do Marcelo DD (saudoso editor da revista Herói… ou algo assim na minha infância de nerd padawan)…
Mas sou fã do Kentaro Mori [por sua vez, meu “ídolo”, só que no sentido rockstar do termo (ignorem-se os fãs do Iron Maiden e congêneres)].
Se você acha que ateísmo é uma religião, dá até pra chamar de opinião, mas só passando por cima da semântica. Você pode até chamar o budismo de uma religião ateísta mas é complicado chamar de religião o ateísmo, mesmo com suas similaridades. Quanto ao comportamento de alguns ateístas lembrarem o de evangélicos fervorosos, eu acho imaturidade, embora eu acho difícil de segurar. Afinal, para ser católico, você tem que acreditar que dinossauros não existiram ou existiram há mais ou menos 10 mil anos e, dito isso, todo dia ir no posto e abastecer com combustível fóssil é, no mínimo, engraçado. Agora, quando for para criticar o comportamento de religiosos e como ele afeta a vida das pessoas, eu concordo, e é necessário. Eu nunca vi um ateísta ameaçar de morte (ou até matar) alguém porque a pessoa não acredita em não acreditar. Aliás, dizer que não acreditar é acreditar em não acreditar é uma das piores coisas que eu já ouvi. Porém, já vi, e ainda vejo muito, católicos, judeus, muçulmanos matando uns aos outros porque o deus de um é melhor que o de outro. Vejo também religiosos misturarem Estado e crença, retirando direitos constitucionais de gays, por exemplo, porque no livro sagrado deles, a homossexualidade é um pecado. E ainda tem os idiotas que expulsam os filhos de casa. O papa até hoje não apóia o uso de camisinha com a AIDS explodindo na África. Nem vou começar com os muçulmanos e suas visões em relação ás mulheres. A maioria das religiões é uma forma de controle através do medo. Dá pra falar muito sobre essas injustiças, mas paro por aqui.
E sobre essa Kabbalah, como ateu, me considero insultado por não colocar o Hitchens e o Dawkins.
@MDD – Como nao? o Dawkins é o Jesus Cristo dos ateus!
E sua argumentação só reforça a noçao que os ateus estao assimilando todo o credo dos crentes, criando inimigos, atacando as outras religiões e caindo na falácia de quererem se separar como filosofia de vida dos religiosos… a partir do momento em que se sai do ateísmo saudável (que é considerado o básico dos básicos para os hermetistas), e cai numas de sair convertendo pessoas, gastando tempo e energia consideráveis em proselitismo torna o ateísmo em uma religião.
É a mesma idéia por tras da falácia do “não colecionar selos é um hobby”… hobby é tudo aquilo que as pessoas fazem para apssar o tempo… Não colecionar selos está OK, mas gastar tempo, sites, blogs, energia e investimentos pessoais para brigar com colecionadores ou ficar convencendo pessoas a não colecionar é um hobby que gasta tanto ou MAIS tempo que colecionar selos…
Eu não precisei de nenhum livro pra me tornar um. Nem de nenhuma das pessoas que você citou na Kabbalah. Ao contrário, eu os descobri depois. E nem concordo com todos eles. A única coisa que eu precisei fazer foi me questionar. E em nenhum momento falei em proselitismo. Eu não tento converter ninguém, até porque não é uma religião. O máximo é fazer uma pessoa se questionar. E pra mim, é isso que toda pessoa deveria fazer, assim como a ciência faz. Sempre utilizar o pensamento crítico. Um ateu pode muito bem não acreditar em evolução mas ainda sim ser ateu. O ateísmo é um termo usado para denominar que uma pessoa não acredita em nenhuma deidade.
@MDD – e é aqui que o ateu fica limitado como o crente. ateus acreditam em divindades LITERAIS e, portanto, acham que elas obviamente não existem, como seres de carne e osso (ou vaporzinho, no caso de fantasmas camaradas). Os alquimistas e Hermetistas vão além. Eles possuem todas as vantagens de ser ateu (cético, questionador, buscador) sem as desvantagens (os hermetistas reconhecem deuses como SIMBOLOS de qualidades humanas e, como tais, podem valer-se deles como exemplos e inspirações). Viu a diferença?
Nenhum ateu é obrigado a parar um momento para conversar com alguém para explicar porque religião é ruim. O que acontece é que Estado e religião tem de ser separados. E se um católico, muçulmano, judeu ou budista lutar por isso também, é ótimo. E conheço muitos que o fazem. Quando você generaliza, torna a discussão muito ruim. A impressão é que nós não somos tolerantes. Sempre estamos discutindo com todo mundo. Você acha que não tenho parentes católicos? Amigos judeus? Eu aceito muito bem todo mundo desde que não tenham preconceitos. Quando você diz que ateus são intolerantes porque discutem com tudo e com todos, é ridículo quando comparada a intolerância religiosa. E você pode contar aí como um dos pontos que separa o ateísmo de religião. Em relação aos hermetistas, não conheço sobre o assunto. Mas pelo que sei, para ser maçom, deve-se acreditar em Deus.
@MDD – Voce é quase um alquimista. Se estudar mais as mitologias e entender os deuses e símbolos, pode se tornar um alquimista e continuar ateu 🙂 O que lutamos e temos em comum com os ateus de bom senso é a ideologia que estado e religião (e nós colocamos tamém EDUCAÇÃO nessa lista) tem de ser separados. Não é necessário acreditar no velhinho barbudo para entrar na Maçonaria. O Deus de Spinoza também serve.
Richard Dawkins é apenas um grande cientista que divulga as coisas que as Ciências vem provando durante décadas, décadas estas (aliás séculos também) que foram dominados pela tirania e ganância das religiões que inventaram deuses, almas, espíritos, demônios, santos, etc para dominar e amordaçar os ignorantes (quem ignora algo).
As pessoas que estudam tem obrigação de repassar seus conhecimentos. Isto não é nenhuma pregação, apenas divulgar de onde viemos e como funcionamos. E para quem não sabe, o único livro em que Richard Dawkins combate de frente as religiões e mostra os males que delas provém é o excelente “Deus, um delírio”. Os outros são excelentes livros de Biologia, a qual é mostrada de uma maneira extremamente cativante e lúcida. Basta ter apenas um ÓTIMO ensino médio para lê-los, coisa rara no Brasil.
No dia em que algum ateu conseguir explicar e reproduzir como um botijão de gás vazio voltou a cozinhar por mais dois meses e mais algumas coisinhas também daí eu viro ateu
“Eu nunca vi um ateísta ameaçar de morte (ou até matar) alguém porque a pessoa não acredita em não acreditar”
Stalin, Mao tse e companhia limitada mandaram dizer um oi.
“Como qualquer religião que se preze, os ateus….”
Parei de ler aí!
@MDD – ateus lêem muito pouco, por isso são tão limitados quanto os crentes. Ia dizer que da próxima vez eu coloco mais desenhos para facilitar o seu nível de inteligência, mas mais desenhos do que isso ai é impossível kkkk
SÉRIO QUE VOCÊ DISSE QUE ATEUS LEEM POUCO? A, isso já é ignorância pura. Porquê você não tenta tirar a bunda da cadeira e ler VOCÊ um livro? Coisa que nós Ateus geralmente fazemos todo dia. CONHECER. CONHEÇA ANTES DE FALAR SOBRE ALGO. POHA.
@MDD – mantenho o que disse… Voce mesma não teve capacidade para ler mais do que duas linhas, como voce mesma disse… De que adianta falar que lê mas não ler… Fica idênticos aos fanáticos crentes que dizem que lêem a bíblia mas não lêem…
@MDD troll \o/ hahhaha
O mais esquisito desse grupo de ateus irados que apareceu aqui é esse estilo “tribo urbana” que eles enfatizam. Acho importante esse distinção do MDD entre ateus e novos-ateus.
É bizarra essa afirmação de grupo dos novos-ateus, o ateu é definido pela negação e não por valores morais, hábitos, preferências, práticas ou qualquer atividade que seja.
O DD sempre coloca a cenoura pendurada na frente dos cavalos e eles são incapazes de TIRAR A PORRA DA VISEIRA e olhar ao redor. Seria bom se, quando pudessem, o conhecessem pessoalmente. Vão engolir todas as asneiras que falam dele.
Cheers.
E é curioso que, com essa ideia de que o Ateísmo é só negação, eles se livram do compromisso e da responsabilidade de terem também um estilo de vida por causa de sua não-crença.
O que, aliás, nota-se pela bela gramática da moçoila…
Achei esse post um pouco ofensivo… até porque acredito serem poucos os ateus que veneram esses exemplos, como se fossem deuses.
Eu sou ateia e admiro muitas ideias do Carl Sagan, Matt Dyllahunty, Stephen Hawkings, mas não quer dizer que eu os tomo como motivo de adoração, até porque não conheço outras esferas da vida deles. E nem acredito que qualquer coisa ou pessoa seja motivo de adoração.
Pra mim eles são exemplos em alguns aspectos. O Carl Sagan, pela sua habilidade de explicar o universo de forma fácil e bela, o Matt, pela sua retórica quase perfeita, e o S. Hawkings, por ser um físico teórico brilhante (já li textos dele).
Essa atitude não é normal? Creio que você também tem admiração por algumas pessoas. Não acho que seja motivo para comparar essa atitude com a feita à ícones religiosos, ou à kabbalah.
@MDD – E porque os cabalistas teriam qualquer tipo de “veneração” pelos deuses? esse tipo de atitude arrogante e prepotente dos ateus de achar que eles “admiram” os seus ícones e os espiritualistas “veneram” os deuses é que foi justamente criticada…
Meu Pai é ateu e nem conhece aqueles caras. Você terá de construir outra Kabala dessas para descrever aos ateus mais velhos…
“O Carl Sagan, pela sua habilidade de explicar o universo de forma fácil e bela…”
E por ter dito um monte de idiotices e espantalhos sobre a Astrologia sem nunca ter sequer lido um livro sobre…
Olha, normalmente eu evito essas discussões, mas me passou pela cabeça que o mero fato de que os Ateus ficam recortando e colando os argumentos dos seus Pontifícies (esse da coleção de selos, p.ex.) já denota o caráter religioso do Ateísmo.
Francamente, ler textos dos Sacerdotes, decorar trechos, investir tempo e energia no esclarecimento de sua crença na inexistência de algo é tão religioso, pra mim, quanto ler a bíblia, estudar São Tomás de Aquino e meditar a respeito da natureza da alma.
@MDD – Sim, é. Você tem toda a razão.
Ótima a sua alegoria, Anarcoplayba, ao falar que os ateus “recortam e colam” argumentos dos seus Pontífices.
Avaliando a situação dos ateus por esse prisma, isso significa que eles também colecionam selos, não? 😉
@MDD – eles colecionam selos em branco…
pessoal, tanto newton quanto darwin nao eram ateus.
so isso msm. abraços.
Excelente post, MDD, mas ainda tá me “devendo” a árvore do Lost….hehehe
PS: uma coisa que esqueci de te perguntar no Curso de Kabbalah, tipo…não sei se é mta viagem minha (na verdade, sei, sim, é muita viagem minha, admito, mas não custa perguntar…) rola fazer uma “árvore pessoal”, com as pessoas componentes da nossa família/amigos/relacionamento, tentando relacionar cada pessoa a uma esfera, ou é forçar demais a barra…..? entendeu o conceito…tipo…relacionar cada pessoa importante da sua vida com uma das Esferas, tomando por base as qualidades da pessoa…..?? é viável….?
@MDD – eu nunca tinha pensado nisso, mas acredito que sim, seja perfeitamente possível, pois em nossas vidas nos agarramos aos arquétipos de maneira inconsciente e estes arquétipos vão se manifestando na forma de mentores, professores, amores, “mães”, “pais”… acho válido fazer a experiência.
Eu já fiz esse exercício de tentar fazer a “Árvore da Vida” de sua própria vida.
Os resultados são muito interessantes, ótimo exercício de autodescobrimento.
Oi, Igor! Legal, cara, vou tentar , tbm…!! Algumas correlações acho q serão mais óbvias, outras não,né? Mas vou tentar, sim! Valeu pelo feedback.
PS: curiosidade…vc tentou fazer isso durante o período do Omer…? deve dar uma potencializada, né…?
Pax!
Lu 😉
Sim, algumas correlações são bem óbvias, outras serão frutos de uma profunda introspeccção. Mas é interessante fazer essa “Árvore da própria Vida” porque você passa a pensar muito mais no papel que as outras pessoas vivem em você, assim como percebe muita coisa que não havia sequer pensado antes.
Não lembro a data que fiz, mas não foi nenhum dia em especial não.
Abraço, e boa sorte!
Ok, tio, vou fazer, acho que vai ser interessante!!
Abração;
Lu 😉
Lu, depois do que você falou, também fiz relações mentais que não tinha feito até agora.
Penso que todo trabalho de psicoterapia, independente da abordagem utilizada, visa justamente à obtenção dessa consciência – quais arquétipos regem minhas atitudes e como devo me posicionar diante deles. E desenhar a árvore pode dar um nível de clareza muito bom. Descobrir quem é cada personagem na sua vida é fundamental para o autoconhecimento (quem é a grande mãe, o grande pai, o que te aproxima mais da espiritualidade, o que te aproxima mais da carnalidade, etc.)
Realmente, achei fantástica a relação que você fez e isso vai me ajudar muito na minha caminhada.
Ah, outra coisa: Colocar o link do Teoria da Conspiração no Caminho que une Netzach a Hod foi intencional? I mean: foi por causa do Caminho ou de coisas mais simples como a Diagramação?
@MDD – Deve ser coincidencia…
Desculpe trollar o Daniel Dannet , mas Lancet Fluke, (Dicrocoelium lanceolatum) ( http://www.youtube.com/watch?v=o9Vs11goU6c ) é tema no Resident Evil 4 kkkkk o cara tava jogando e teve um insight .
@MDD – kkkk… mas o video é sensacional. Especialmente a parte onde o ateu materialista mais casca grossa fala “Encontre algo na vida maior do que você é e dedique sua vida a isso” que é a descrição da Verdadeira Vontade e Busca por Tiferet e esbarra perigosamente no conceito ocultista de que Pensamentos são seres vivos e os corpos são apenas computadores pilotados por eles…
Del Debbio,
Dia desses tive uma experiência realmente assustadora. Estava praticando ocultismo e magia há alguns meses, um dia de repente, após uma leitura, comecei a sentir o que começou como um desconforto irritante mas que evoluiu para uma dor lacinante na nuca, como se estivesse queimando em brasa, senti um medo descomunal, um pânico que não teve fins, pensamentos de suicidio começaram a inundar minha mente, pensei realmente que ia morrer, nada do que eu havia aprendido fez aquilo parar.
Naquele momento, mesmo sem fé alguma e esperança de salvação, diante da morte e das incertezas do futuro, supliquei perdão a Deus e a Jesus Cristo, foi uma semana difícil que passei, acordava a noite sentindo realmente uma presença ruim ao meu redor, uma vez acordei mas senti uma pressão impedindo que meu corpo todo se mexesse por algum tempo, fui a uma Igreja Batista onde os ministros rezaram muito por mim, no fim pude sentir paz novamente, mas uma paz diferente de antes, uma paz que nunca havia tido pelo ocultismo. Axei que fosse morrer, mas graças ao Senhor Jesus Cristo estou vivo.
Del Debbio, estou escrevendo isso para perguntar a vc se realmente vc crê que há alguma verdade no ocultismo? Vc realmente não crê que aja alguma maldade por detrás de todos esses “misterios ocultos” agora revelados? Não lhe ocorreu que tudo isso possa ser meramente uma baita de uma enganação espiritual, um imenso teatro que o Diabo aprontou para nos ludibriar?
Depois de analisar toda a minha história de vida, incluindo estes últimas 5 anos em que havia estudado e praticado ocultismo, os desdobramentos e como Deus me libertou, eu não consigo pensar diferente.
Paz do Senhor.
@MDD- hahahah voce estava “praticando o ocultismo” quando foi penetrado por Jesus? E doeu muito? Hahahah
Caramba que briga feia. Aos Ateus pensem: “minha verdade não anula a sua”. A briga para provar que algo existe ou não, é das antigas. Talvez a consciência de vocês, esteja enganando. Pois até mesmo os “estudantes e praticantes” de ocultismo que se intitulam e pronunciam aqui, deveriam saber de uma máxima, só se pode ver algo quando está preparado. Ninguém olha pro sol diretamente sem estar devidamente preparado.
O_o
Não consigo acreditar que esse comentário foi real.
Tem comentário que eu acho que é sacanagem, não é possível. =]
É óbvio que o comentário do “Fish” não é verdade. Para começar, se ele fosse mesmo um ocultista, saberia se defender do que seria um óbvio ataque astral sem precisar apelar para uma egrégora repressora como o Jesus-Apolo dos nicênicos (eu chamo assim os que se submetem à doutrina definida por Constantino e os bispos corruptos de Roma durante o Concílio de Nicéia). Se precisasse mesmo invocar uma egrégora, usaria o Cristo Gnóstico ou, melhor ainda, um deus marcial, como Ares, Mitras ou São Miguel Arcanjo.
Pelo menos, eu penso assim.
Obviamente, o “Fish” em questão nem deve ser “cristão”, pois se o fosse já incorreria claramente em um pecado óbvio: o da Mentira. Segundo suas próprias crenças, vai pro Inferno abraçar o Capeta. Já era.
caraca, chorei de tanto rir ao ler o comentario do fish. kkkkkkkkkkkkk
ele estava com pressão arterial alta e não sabia….kkkkkkkkkkkk
“Estava praticando ocultismo e magia há (alguns meses).”
“Depois de analisar toda a minha história de vida, incluindo estes (últimas 5 anos) em que havia estudado e praticado ocultismo”
Estranho, muito estranho.
Ateísmo não é religião.
Não acreditar em qualquer coisa ou alguém que diz ser deus não o torna em momento algum religioso.
Não há nada que possa unir a condição ateísta para com qualquer tipo de religião que já inventaram e provavelmente irão inventar.
Entendo seu ponto de vista, muito pelo modo com que alguns “ateístas” encaram fervorosamente, como se fosse uma religião, quem não converge de suas ideias. Mas você comete um erro incrível para quem é da comunidade ateia ao ligar o ateísmo à religião.
@MDD – na verdade, voces é que morrem de medo de ficarem nivelados aos “demônios” que perseguem com tanta fúria.É quase a mesma coisa que falar para um católico que o paganismo está no mesmo patamar que a religião dele!
A Kabbalah, que não vejo importância alguma, é uma de diversas correntes que os ocultistas se lançam para tentar explicar as contradições grotescas dos chamados “livros sagrados”. No entanto, a ilustração é uma boa sátira, nada além disso. E já que o ocultismo gosta tanto de analogias, Newton é como se fosse o negativo, no montante inteiro de pólos positivos.
@MDD – Outro ponto de ignorância sua, que deveria estudar mais e entender o que a kabbalah representa ao invés de escrever uma abobrinha dessas: “é uma de diversas correntes que os ocultistas se lançam para tentar explicar as contradições grotescas dos chamados livros sagrados”. Em um blog como esse, as pessoas vão achar que você é um coitado sem instrução alguma dando palpites baseado nos seus dogmas e crenças. Não passe essa vergonha de falar besteiras sobre o que não conhece… estude mais e conheça o assunto que está se metendo a “corrigir” e “aconselhar” antes de comentar.
Aqui nos comentários temos a prova definitiva da Evolução, pois vemos que os ateus militantes ( tb conhecidos como neo-ateus e pseudo-céticos) evoluíram de um tipo de papagaio antigo que só sabia repetir o que os outros falavam (como o truque do selo), over and over again. De lascar heim…rs….
Abs.
Meu Querido(a), primeiramente o ateísmo NÃO É UMA RELIGIÃO ! é uma ausência da mesma, ou você acha que uma tv desligada é um canal? poupe-me de sua falta de inteligencia. Nem mesmo passei da segunda linha de seu texto, sinceramente espanto-me em ver quantas pessoas não são dignas de atenção. Vá estudar, vai.
@MDD – a mesma ladainha falaciosa… De que adianta a tv estar desligada se os ateus passam a tarde toda olhando para ela? Pena que voce não teve capacidade nem para passar da segunda linha do texto, se estudasse mais, com certeza seria capaz de muitas coisas na vida.
Mova esse seu traseiro da cadeira e vai estudar. O ATEÍSMO NÃO É DE FORMA ALGUMA UMA RELIGIÃO, é a ausência de todas elas. Uma TV que está desligada com certeza não é um canal. Alguém sem religião não tem religião. Isso é bem óbvio, mas tem alguns seres humanos que parecem que de alguma forma regrediram, poderiam ser considerados macacos, ou no minimo com uma idade mental de 5 a 6 anos. Nós repetimos as frases de grades nomes ateístas pois eles entenderam muita coisa, são cientistas que fizeram descobertas maravilhosas que ninguém sequer imaginara.
@MDD – de novo, o fanatismo ateu… Falácias de autoridade, falácias de tv desligada, falácia de ataque ad hominen e apenas repetem chavões e frases feitas, tal qual os crentes repetem versículos da bíblia.
Eles expressaram de forma simples em algumas frases suas teorias. E uma pergunta para o senhor/senhora, qual é a sua religião? Porque se você rejeita a NÃO-CRENÇA-EM-DEUS então você teria que ter alguma religião que ACREDITA EM ALGUM DEUS, coisa que os ateus não fazem. ATEUS NÃO ACREDITAM EM DEUS, PARA TER UMA RELIGIÃO VOCÊ NECESSARIAMENTE DEVERIA ACREDITAR EM ALGUM DEUS! Agora ficou mais fácil. Se você não entendeu, foda-se. Não me importo. Tentei espalhar conhecimento.
@MDD – o comportamento dessa senhora eh idêntico ao dos crentes que aparecem poraqui… Jah começou a escrever tudo em caixa alta, confunde religiosidade com religião, não tem capacidade para ler mais do que dois parágrafos de um texto antes de comentar e no final lança a versão ateísta de “Jesus te ama”. Chega a dar pena…
O importante não é considerar o ateísmo tão irritante quando as religiões fundamentalistas, é achar um modo de se sentir superior a ambos. Estudei ocultismo a sério por muitos anos, inclusive cheguei a me encontrar pessoalmente com alguns autores deste blog. Porém ao meu ver, há uma irritante inconveniência, tanto por parte de ateus como crentes e ocultistas. Que acham que devem “vender seu peixe para outros” que não querem comprá-lo. Isto pode ser mais ou menos expresso “minha verdade é mais verdadeira que a sua, você que não é suficientemente capaz de compreendê-la. Por isto, indiretamente (e muitas vezes não de forma consciente) me sinto superior a você”. Quanta baboseira esse tipo de discussão, só servem para alimentar o ego de quem a fomenta. É a maldita utopia que o inimigo está no poder, e que “nós” fazemos parte do povo escolhido, iluminado, desperto. Toda religião, governo totalitário, ou escolas ocultitas (mas de forma menos direta), parecem seguir esta utopia. Algumas destas chegam num nível ainda pior, te elevando a um patamar que você não está, acariciando seu ego com bobagens, fazendo você se sentir “especial” do resto do povão. Prestem atenção, ocultista ou não, ateu ou não, crente ou não, somos HUMANOS. Fadados aos mesmos erros de julgamento. Não é o ocultismo ou o ateísmo que irá providenciar uma solução final a isto. O que vai ajudar, e muito, é bom senso na hora de fazer certas afirmação. Tolerância ajuda também viu.
Abraços Fraternos,
André
Esse é o ponto!
Só uma palavra: PERFEITO.
“Uma TV que está desligada com certeza não é um canal.”
O velho modus operandi do ateulescente: repetir cem vezes o mesmo argumento já refutado.
“Alguém sem religião não tem religião.”
Alguém que não tenha uma religião pode muito bem acreditar em Deus da mesma forma.
“Nós repetimos as frases de grades nomes ateístas pois eles entenderam muita coisa, são cientistas que fizeram descobertas maravilhosas que ninguém sequer imaginara.”
Só eles? Pra sua informação, senhora Jabulani (já que tem uma bunda bem inflada de tanto ficar sentada na cadeira ESTUDANDO), Newton, as 3 Leis Naturais que a senhora estuda na escola foram postuladas por um religioso (i.e., se é que tu realmente já foste pra escola. No entanto, eu estou sendo bonzinho e supondo que ainda estás no 1º ano do ensino médio).
Esta, no final, foi de matar: “Tava só passando conhecimento”
Conhecimento do quê? De como ser feita de palhaça em um debate?
O Mais legal, é como eles chegam ate aqui, um blog DECLARADAMENTE ocultista, e ofendem, gritam, “blasfemam” como se estivessem em sua propria casa.
Nao acreditam, no que acreditamos, blz.. livre arbitrio, agora,é a mesma coisa que o pessoal daqui, chegar nos blogs de discussao sobre o ateismo e tal, e começar a ofender a todos.
Religiao nao define carater, mas respeito ao próximo sim.
Se nao concordam, nao venham ate aqui.
Da mesma forma que os de fé ajudaram a construir o mundo, como os Egípcios por exemplo, os críticos e filósofos também ajudaram, afinal de contas, sem o ceticismo e a descrença não existiria a Revolução francesa, e neste caso específico, foi a incerteza e a dúvida que fez o mundo evoluir, em outras épocas, foram os ocultistas, em outras os budistas, ,.. O que quero dizer é que todos cumprem o seu papel, o fato de vc achar que Dawkins é o Jesus dos ateus é só uma opinião sua e não muda o fato de que ele trouxe contribuição para o conhecimento científico envolvendo os genes e a evolução. Todos contribuem de alguma forma, crentes, ateus, agnósticos, ocultistas, budistas e etc… aprendemos a conviver pelas diferenças e não pelas semelhanças. Vc coloca neste post detalhes como se fossem negativos e inúteis, mas não são. Basta olhar mais de perto.
Darwin te ama..
@MDD – Se voce algum dia estudar a Kabbalah e ENTENDER o que cada esfera significa e representa, verá que o post, na verdade, é um ELOGIO a estas figuras, que eu admiro, ou não os colocaria no mesmo patamar de um panteão. A zoeira está nos ateus fanáticos que não tem capacidade de entender o que é um símbolo.
Pior do que ler sobre fanatismo ateísta é ver na pratica ele em ação.
Se alguém agride minha “crença” espiritual (e não foram poucas vezes) eu me limito a no máximo, esclarecer um ponto específico (se houver espaço para o diálogo).
Ver essa irritação toda, por causa de uma simples brincadeira, mostra que a fé na não existência de Deus(es) não é tão forte assim.
Sou ateu, vim de uma família de formação acadêmica, não dá pra aceitar que ateísmo seja religião.
Ateísmo não é o mesmo que irreligião, ateísmo é contrário a crença em deus, deuses ou outras divindades. Enquanto que alguém irreligioso é contrário a religião, àquele que não depende de religiosidade.
Eu como ateu, sou contra qualquer fanatismo religioso, mas acredito que a religião, para quem precise dela, é benéfica e, em alguns casos, conduz moralmente um indivíduo. Digamos que faço parte do chamado ateismo 3.0, uma concepção mais “light” do ateísmo.
Religião, de “religare”, significa religar. Oras, isto com o sentido de religar o indíviduo com o espiritual, no sentido antigo, estrito.
Porém, foi perdendo sua identidade com o passar dos anos, sendo hoje mais definida pela sociedade de um modo geral como um grupo de pessoas pertencentes a esta ou aquela corrente religiosa, agrupando as pessoas de acordo com as suas crenças. Bom, neste novo sentido não seria errado então incluir os ateus numa certa forma de religião, pois todos os indivíduos acabam defendendo suas crenças particulares.
A falácia ateísta de que o qteísmo não é uma religião seria verdadeira se fosse analisada pelo sentido antigo, estrito, da palavra; porém, sendo analisada pelos contextos hodiernos, pode muito bem ser incluída como uma religião, onde as pessoas se identificam e defendem com unhas e dentes seus ideais.
Olá MDD, esses posts sobre a kabala são muito interessantes, seria possivel uma relação da kabala com os x-men da mesma maneira que foi feito com os personagens de jornada nas estrelas?
@MDD – Tem de ver se é possível. Nos casos que a gente fez, os autores fizeram PROPOSITADAMENTE estas correlações. ao contrário do que um leigo pode pensar, não fomos nós que ficamos escolhendo “quem vai onde” mas sim o autor da obra (Harry Potter, Rio, Star Wars, Star Trek, Senhor dos Aneis, etc…) que criou seus personagens baseado nos arquétipos (consciente ou inconscientemente); nós apenas apontamos qual é qual. Mas isso não significa de maneira nenhuma que todo show ou programa ou HQ siga esta orientação.
Del Debbio sinceramente agora me decepcionei muito com vc. Vim aqui compartilhar experiências de vida, não usei caixa alta aqui, nem versículos bíblicos, apenas a msm linguagem que sempre usei por aqui, mas fui tratado com um desdém impressionante.
mimimi mimimi
@MDD – Cara, me poupa dos choramingos. Qual foi EXATAMENTE a experiencia tão terrivel que voce teve que foi causada por “praticar o ocultismo”? O que EXATAMENTE voce fez que “foi aconselhado por mim ou pelo meu blog” e que causou a sua “experiencia assustadora de quase suicidio” que fez voce correr pra debaixo das saias do Jesus?
E quanto à sua pergunta se “eu realmente não acredito que o ocultismo não passa de um teatro do diabo” não tem como eu não achar mais retardada do que isso. Desculpe a sinceridade. Minha paciencia com “testemunhos de ex-ocultistas que viraram crentes” acabou faz tempo.
Não sei se foi sua intenção lançar esse post justo agora por causa disso, mas o interessante é que essa questão de “ausência de crença” X “crença na inexistência” foi o que deflagrou um cisma bizarro entre as igre… os grupos de ateus nos últimos dias.
Um cara que vou identificar apenas como “Ateu do Superpop” deu a definição de “ausência de crença” porque achava que ela era menos exclusivista, podendo reunir uma quantidade maior de pessoas, incluindo gente que se dizia não-crente, mas não queria saber de guerrinhas. Imediatamente ele foi rebatido por outro ateu, líder de um grupo que vou chamar apenas de “Testemunhas de Jeová Voador” que defendeu a definição de “crença na inexistância”.
Achei surpreendente que esse líder em especial, cujos membros do rebanho ritualisticamente precisam dizer cem vezes por dia “ai como sou racionalista”, definisse o ateísmo como “crença”. Mas, claro, uma crença na “negação”.
Mas o que aconteceu foi que ao longo de semanas, essa questão semântica de relevantíssima importância para o futuro da humanidade foi motivo de ataques, ofensas e cismas que fariam inveja a qualquer reunião de bispos medievais que estivesse discutindo a natureza do Espírito Santo…
@MDD – eu posso resumir a questão de maneira simples. O Kentaro, um dos poucos céticos de bom senso no Brasil, não apenas pulou fora do bule afundador como pediu para ter suas “honrarias” e “titulos’ removidos de lá, terminando por chutar os fanáticos do projeto haan. Independente dos outros ateus também rejeitarem a proposta fanatica dos cabeças de bule, isso para mim diz muita coisa.
E isso significa que, sendo o ateísmo uma religião ou não, existem ateus que acreditam que ele no mínimo é “uma crença”. Mais do que isso, existem ateus que acreditam que o ateísmo liberta, é o caminho estreito da salvação. Que acreditam que não basta o novo ateu ter conseguido ver a luz e seguir sua vida, ele precisa se juntar a outros e não apenas atacar a religião, a fonte do mal, nas redes sociais como também abrir os olhos do maior número de pessoas para a verdade, salvando-as também.
@MDD – “O ateísmo liberta”… genial!
Sendo religião ou crença, ou sendo “ausência de crença”, isso não importa. O que importa é que o comportamento dessas pessoas é idêntico ao pior que existe nas religiões exclusivistas. Mudou a perspectiva, mas não mudou a mentalidade dessas pessoas. Os mecanismos são os mesmos. Um crente que muda para o ateísmo nesses termos, é como um crente que apenas tivesse mudado de religião. É como a visão que muitos tem de São Paulo, o apóstolo: de judeu fanático, para cristão fanático. Poderia muito bem ser ateu fanático.
Acredito que esse e apenas esse grupo de ateus seja o alvo da parte piadística do post, e por essa razão, acho que nem todos os ateus que chegarem aqui deveriam se sentir ofendidos. Se você é ateu, mas não precisa dizer todo dia o quanto é racional para se exibir na frente dos outros, se não precisa reagir como se estivesse ofendido diante de qualquer manifestação da religião alheia, se não está disposto a virar um missionário do ateísmo… enfim, se você é ateu, mas sua vida não se resume apenas a isso… não há razões para se sentir ofendido.
@MDD – Sim, é esse grupo mesmo. A maioria dos ateus de bom senso dá risada destas minhas provocações e sabe que estou trollando os fanáticos da mesma maneira que gosto de trollar os fanáticos crentes.
Adoro tuas postagens Marcelo, estudo Kabbalah há um tempo, já li e tenho lido muitos textos em seus sites, e pelo que pesquiso vejo que suas publicações são muito coerentes, a única coisa que estraga é tua arrogância.
@MDD – Não sou arrogante; sou sarcástico e ao mesmo tempo intolerante com gente burra que quer vir dar liçao de moral ou posar de gatinho sem ter conhecimento. E também sou professor de Semiótica, o que significa que tenho um dom para irritar pessoas escrevendo justamente o que vai pegar bem pesado nas crenças delas. Vê? São coisas bastante diferentes.
E vc realmente axa que eu vou levar seus comentários mais a sério dps de ver o meu editado dessa forma ridícula? Só para constar, estava seguindo o maldito sistema do Franz Bardon, já estava praticando exercícios do segundo grau e durante uma leitura dos graus seguintes do livro que todos vcs consideravam “seguro” uma opressão vinda literalmente do nada explodiu na minha mente e a qual nada fora o Verdadeiro Deus conseguiu me Libertar e me dar Paz .
Que o Verdadeiro Jesus te Ilumine e te Abençoe.
@MDD – deixa ver… voce desrespeitou a ordem correta dos exercícios, abriu brechas para que forças antagônicas o atacassem e a culpa é do Franz Bardon? desculpa, mas não é por ai… e provavelmente as forças de opressão que te atacaram são justamente essas egrégoras evangélicas.
@MDD: “O que lutamos e temos em comum com os ateus de bom senso é a ideologia que estado e religião (e nós colocamos tamém EDUCAÇÃO nessa lista)”
Interessante, então qual seria a melhor forma de educação?fiquei curiosos agora, também pelo fato de achar a educação brasileira muito falha
E fugindo um pouco do assunto o que vc acha desse pastor aqui, ta ele pode ser mais um picareta, mas é o maior GÊNIO que eu já vi ashaushuahsuahsuahsuahsuah
http://www.youtube.com/watch?v=8te0wLaK-q4
Viajando “um pouquinho” só até parece um golpe da ICAR para fazer os fiéis voltarem a ser católicos com medo do apocalipse
Ateísmo é crença na não existência de algo, pois você não pode provar que Deus não existe. Não está na esfera da ciência e não é filosofia pois também trata do aspecto religioso de tudo o que o ateísmo condena.
No mais, NEWTON NÃO ERA ATEU
@MDD – Voce disse tudo: ateísmo é crença em algo.
É uma pena mesmo que a maioria dos ateus tenha se tornado essa caricatura de evangélicos às avessas.
Parabéns. Muito bom o texto. O ateísmo está cada vez mais parecido com uma religião neo-pentecostal.
E o Moore arrebentou mais uma vez…
Ele gravou uma mensagem de Feliz Ano Novo e…
PARECE ATÉ QUE ESTAVA ACOMPANHANDO ESSA DISCUSSÃO DE 118 COMMENTS!
Esse post TINHA que vir acompanhado desse pequeníssimo, mas profundo, trecho.
” Olá todo mundo, meu nome é Alan Moore e eu ganho a vida inventando histórias sobre coisas que nunca aconteceram de verdade.
Quando o assunto são minhas crenças espirituais, talvez seja por isso que EU VENERE UM DEUS-cobra de cabeça humana do século 2 chamado Glycon, que foi DESMASCARADO como sendo um boneco de ventríloquo há quase dois mil anos. Famoso por todo o Império Romano, Glycon era a criação de um empreendedor conhecido como Alexandre, o Falso Profeta, que é um péssimo nome para os negócios.
O corpo do boneco consistia de jibóia domada, enquanto sua cabeça artificial tinha olhos com pálpebras pesadas e vasta cabeleira loira. Em muitos aspectos, Glycon parecia-se um pouco com Paris Hilton, porém mais simpático e biologicamente mais crível.
Deixando o visual de lado, me interessa um deus-cobra PURAMENTE COMO SÍMBOLO, na realidade um dos mais antigos símbolos da humanidade, que pode representar sabedoria, cura ou, de acordo com o antropólogo Jeremy Narby, a própria espiral serpenteante de nosso DNA.
Mas também me interessa um deus que é VISIVELMENTE um boneco de ventríloquo. Afinal, É ASSIM QUE USAMOS A MAIORIA DAS NOSSAS DIVINDADES. Podemos olhar nos muitos livros sagrados e, ao escolher uma passagem ambígua ou determinada interpretação; podemos fazer que nossos deuses justifiquem nossas próprias agendas atuais. Podemos FAZER com que eles falem O QUE NÓS QUISERMOS que eles falem.
A grande vantagem em ADORAR UM FANTOCHE DE VERDADE é que, obviamente, se as coisas saem do controle, nós sempre podemos colocá-los de volta na caixa. E você sabe, não importa que eles QUEIRAM OU NÃO VOLTAR para a caixa, ELES TÊM QUE VOLTAR.
Em todo o caso, muitíssimo obrigado por ouvir a mim e Glycon, um feliz ano novo a todos vocês!”
O Caps Lock eu coloquei de propósito pq certas pessoas não conseguem ler nem meia dúzia de linhas. Ou pescar a idéia toda…
Abraço!
José Goiana.
Ótimo post.
Eu ri horrores com “divindades trolladoras”, “alegam nem existir um “ponto G”” e “Jesus dos ateus”.
XD
Aos ateus e curiosos recomendo assistirem o epi de south park GO, god, GO
[spoiler] http://pt.wikipedia.org/wiki/Go_God_Go [/spoiler]
http://www.southparkstudios.com/full-episodes/s10e13-go-god-go-xii
Unified Atheist League x Allied Atheist Alliance x United Atheist Alliance
ahahahahah
À todos aqueles que não acreditam em deus vou dar uma receitinha para provar que deus existe. Infalível e não tem como contestar o resultado. Corte fora o dedo indicador do seu pastor (aquele dedo que tá sempre levantado apontando pra cara dos outros). Corte fora esse dedo e queime ele no fogo de modo que jamais possa ser reimplantado cirurgicamente. Destrua o dedo. Então convoque toda a congregação para orar e pedir a deus pelo dedo do pastor que é um homem de deus e precisa daquele dedo. Toda a congregação deve orar com fé para que o resultado seja positivo e pedindo arduamente a deus pelo dedo do pastor. Se o dedo nascer de novo será a prova que deus existe. Mas se não der certo não desanime. Aquele pastor pode ter pecados que faça deus achar que ele não merece tal milagre. Procure outro homem ou mulher mais santo. Repita o processo até encontrar alguem que realmente mereça o milagre mas não se esqueça de sempre destruir completamente o dedo. Um reimplante cirurgico não pode ser usado como prova da existencia de deus. O dedo tem que nascer do nada, ser funcioal, com unha e tudo, e que permita a tal homem ou mulher poder apontá-lo para a cara dos outros como habitualmente fazem. O dedo nasceu, deus existe.
Rapaz, você está, entre outras coisas, confundindo “Deus existe” com “Deus se importa”.
Marcelo, no que tu acredita? Onde posso achar material sobre tua crença/modo de vida?
@MDD – eu acredito na filosofia. Não existe um livro que resuma o que eu acredito porque, se existisse, eu estaria me limitando.
Eu gosto tanto quando quem defende os extremos fica irritadinho…. =]
Ser Ateu é simplesmente saber das nossas origens animais e saber como funcionamos. Todos os nossos sentimentos, ações, pensamentos, livre-arbítrio são APENAS, mas maravilhosas e complexíssimas reações químico-elétricas do nosso corpo (cérebro incluso). Portanto o Ateu sabe que nenhum deus nos criou, nenhum deus nos controla. Leiam sobre Neurociências, só para dar um exemplo, para entender o que é o sentimento chamado de Amor. Pura química. Sem alma, espírito,etc.
@MDD – Desculpe, mas não acreditar em velhinhos barbudos ou seres sobrenaturais não quer dizer grandes coisas por aqui… já avançamos muito mais longe do que isso. Eu sei que voces, ateus, ficam maravilhados quando descobrem que não existe “deus-criador”, mas voces acabam empacando no materialismo dogmatico em seguida. Trocam uma amarra por outra.
Muito engraçado. Como ateu, penso que isso é até certo ponto verdade, realmente considero alguns dos indivíduos citados como exponentes no pensamento ateu, ainda que não veja isso como uma adoração no sentido religioso da palavra.
@MDD – Fantástico. Que tal pensar neles como “exemplos a serem seguidos”? Vai te facilitar a compreensão de como ocultistas consideram os deuses.
Só sei que o principal argumento de não crer em algo, é que esse algo nunca aconteceu na vida da pessoa. Como muitas religiões tem como aspecto fundamental a fé, gera esse conflito entre, religião, religiosidade e crença.
É como a fé na lei da gravidade. Tudo centro de massa exerce força de atração a outro centro de massa.
Se a pessoa nunca presenciou eventos magnéticos ela cre na inexistencia de que ao se lançar um objeto na atmosfera terrestre que ele não caia.
Considero as experiencias religiosas no mesmo ponto. Sejam elas experiencias reais que ainda não podem ser comprovadas por equipamentos cientificos ou sejam elas psicoses, não cabe a mim, na minha experiencia, julgar o q são.
Mas o q mais curto é a máxima do padre quevedo…. Qualquer evento parapsicológico ocorre em um raio de 40 metros de alguem (o q eu considero uma distancia realmente considerável) e que ele acredita em auto-combustão.
Se esses fenomenos acontecem por conta do proprio ser humano, seja como antena, seja como ele proprio o canalisador (consciente ou inconsciente) ja me aponta que existem coisas que muito provavelmente só entenderei com a morte, e não tenho pressa de entender.
Mdd, exelente texto.
tem que ser muito estúpido para chamar ateísmo de religião !
Santa ignorancia.
@MDD – Se voces estudassem o Richard Dawkins ao invés de simplesmente venerá-lo, veriam que o Ateísmo é um meme e, como tal comporta-se de maneira igual a qualquer religião; às vezes mais fanáticos e agressivos que os crentes em divindades.
Depois de tanta discussão besta entre vocês. E olha que eu li quase todos os comentários e praticamente nada me agregou referente ao post. Enfim… acho que vocês entenderam. Um desastre toda essa briga.
Agora eu vou perguntar algo e quero que TODOS VOCÊS que comentam no post, o del me respondam. A pergunta é muito importante ein. E estou deixando em aberto para vocês responderem EXATAMENTE o que eu estou perguntando porém com a mente aberta dando todo o seu conhecimento.
“Quem pratica cabala é ateu? Quem é ateu pratica cabala?”
PS: Essa questão me foi posta, porém não dessa forma que eu estou perguntando. E me fez ponderar até que ponto uma coisa influência a outra. Pelo o MEU ponto de vista, é de que ateu não pratica cabala e cabala é uma religião, logo os dois não se batem. Mas indiferente a minha opinião, apenas respondam aí sem brigas. Aqui o conhecimento deverá ser multiplicado e não subtraído como você estão tentando fazer nos coments, um anulando o conhecimento do outro.
Peço desculpa por qualquer frase que não tenha sido expressada da forma correta. Aguardo aí a manifestação do CONHECIMENTO de vocês. Obrigada.
@MDD – Estudar a Kabbalah independe de crenças pessoais… É uma filosofia de compreensão do Universo e pode ser estudada por ateus, crentes e magos, por agnósticos, budistas e evangélicos. O que vai diferenciar é o grau de compreensão dos estudos, pois cada um desses tipos é limitado por seus estudos e conhecimentos de vida.
Como não tem cursos no interior, gostaria de aprender kabbalah através deste blog, mas fica complicado porque as informações estão espalhadas, não há uma sequência, ou sei lá, como uma escada, para que eu possa evoluir no aprendizado. Tá certo que vai vir trollagem “fritas acompanham o pedido?”, mas mesmo assim, me arrisco.
@MDD – Nao… é um pedido justo… aguarda mais um pouco, estou terminando os testes com os primeiros cobaias… digo membros do Grupo de Estudos e assim que estiver funcionando, teremos um roteiro bacana pra quem quer começar a estudar Hermetismo aqui.
Nietzsche, o ateu mais religioso de quem já ouvi falar, escreveu “deus é tudo aquilo que o homem não consegue compreender”. A idéia é de que, a medida que o homem vai compreendendo os fenômenos naturais, deus vai deixando de existir ou diminuindo. Ocorre, no entanto, que a cada passo avançado no campo do conhecimento vislumbra-se uma área muito maior a ser explorada. Deus estaria crescendo, então, ou estaríamos descobrindo que ele é muito maior do que parecia. Mas se existe ou não é assunto para outra divagação.
Qualquer forma de crença é inutil. Ser crente é tão idiota como se fazer chamar de ateu. Ateu é aquele que não crê deus, fazendo já a presunção de que existe deus, somente não se crê nele. Quanto ao crente, se for católico, alega ser monoteísta e debocha dos que são chamados por eles de pagãos, porém, acredita de uma forma que a todo momento estão criando novos pequenos deuses, somente não chamam por esse nome e sim santos. Já os crentes cristãos não católicos, principalmente os pentecostais, aumentaram o caráter predatório e corrupto do deus de israel e por consequência dos cristãos, onde, se se pagar o dízimo e fazer seus sacrificios, deus lhes dará em dobro, parecendo que esse deus irá efetuar uma aplicação muito boa na bolsa e dividirá os lucros. Qualquer deus que venha a atender a um pedido de um crente, judeu, católico ou protestante, é um corrpto em potencial, pois, terá que alterar a ordem normal para o atendimento em que lhe foi oferecido vantagens pelo dízimo ou sacrificio. Um verdadeiro deus não precisa nem quer que lhe prestem reverência. Um verdadeiro deus, com o nome real que deve ser dado, criou o que deveria criar, imprimiu sua inteligência em tudo e em todos e nada poderá fazer para mudar o que foi criado e programado para se multiplicar. O resto é mentira e engodo, utilizada para o controle mental e o domínio da grande massa inerte e imbecil.
Aqui mostra claramente a errônea visão que se tem do dízimo bíblico; o dízimo deveria ser em forma de alimentos e comido pelo dizimista junto a sua família, a família do sacerdote no momento, famílias carentes, estrangeiros, viajantes, etc…
Enfim, o dízimo era mais uma forma de ajuda humanitária que esta pouca vergonha que vemos hoje em dia, em ue muitos vivem as custas do salário dos fiéis, andando de helicóptero, avião particular, carro importado, tudo isso em nome de dízimo
Eu não sou dono da verdade.
Me considero “Ignóstico” (Não confundir com Agnóstico), mas a maioria me “xinga” de ateu. Não acredito em (uma) religião, mas acredito em Magia. Minha hipótese, é um Universo Mental, haja vista que coisas materiais ocuparia lugar no Tempo-Espaço e isso geraria uma contradição de regressão infinita de ONDE está o lugar em que está inserido o Universo… prefiro acreditar que o dito cujo possui inúmeros “bolsões de pensamento” (ex. um para cada pessoa), como em sonhos, que tem Tempo-Espaço e depois somem, quando acordamos/morremos.
Igteísmo/Ignosticismo é a posição de quem acredita que primeiro deve-se definir as características REAIS (i. e. Materiais) de Deus para depois discutir se ele merece o título ou não. Depois de provar ao menos uma coisa que exista de fato, aí pode-se atribuir divindade a isso. No entanto, alguns acham que Deus é mal (Malteísmo), outros acham que é um (Monoteísmo) outros acham que é tudo (Panteísmo), etc…
Nesse sentido qualquer coisa que possa ter sua existência provada, pode receber o rótulo/título “Deus”, haja vista que em primeiro lugar a “EXISTÊNCIA” é a primeira condição indispensável. Para uns o Universo é Deus, para outros, é Jesus… até o Imperador do Japão já foi chamado de Deus, por exemplo.
Teístas e Ateístas são cegos, no geral; com todo respeito. Em cada contexto social, cada um acredita (e nega) um Deus diferente. Exemplo: um teísta e um ateísta nascidos num país fundamentalista islâmico, como o Irã, vão ter a mesma NOÇÃO ABSTRATA do que é Deus (Alá), em função da cultura e vão dizer “sim” ou “não”, mas vão ter a MESMA imagem mental do que Deus deveria ser. Um exercício: tente NÃO imaginar um unicórnio rosa invisível, e veja o que acontece: você imediatamente imagina um!
Pense: se você colocar um Iraniano em 1930 no Japão, apontar para o Imperador e dizer “Deus” o que e ele vai responder? “Não”. Percebeu? Todo mundo é Ateu do Deus dos outros, haja vista que não há consenso.
Ateu (Forte) é aquele que não atribui o rótulo “Deus” a ninguém. No entanto, ele tem uma noção cultural (e pessoal) do que seja, ele simplesmente nega. Atente para o fato que, ser ateu, não necessariamente implica ser irreligioso, como alguns Budistas; e de forma inversa alguns Deístas, que acreditam em Deus, mas não em religião.
Em minha humilde opinião, atéismo não é religião (ex. Budismo, como explicado acima, e sim um aposição teológica como o panteísmo ou o monoteísmo). A questão não é se Deus existe ou não, é se o que EXISTE merece ou não o rótulo “Deus”. Obrigado pela oportunidade!
OBS: MDD, de fato, Darwin não era ateu no sentido corrente.
@MDD – Eu gosto muito da sua filosofia. O problema nem são os ateus, são os “neo-ateus” que viraram evangélicos às avessas… eles entram em uma vibe de raiva contra as maluquices dos evangélicos e fecham qualquer canal de ceticismo ou pensamento mais amplo que não seja “se aquilo é errado, tudo é errado” e vão para uma guerra de olhos fechados. Esse tipo de ateu é o que zoamos por aqui.
Eu achei um CONCEITO muito parecido com o que eu suponho ser correto/menos errado: O Multiverso, como você pode ver acima. Eu achei nesse link:
http://www.daemon.com.br/rpgwiki/index.php?title=Multiverso
Eu gostaria de achar um sistema de Magia que me permitisse acreditar em Ignósticismo e no Multiverso ao mesmo tempo. Alguma sugestão?
P.S. Quanto do RPG “Trevas” corresponde à realidade, principalmente em relação à Mecânica da Magia e aos Atributos? Por favor, me ajude! Obrigado!
Parabéns, DelDebbio.
Eu, como ateu-agnóstico-kopimista concordo com a tua opinião e também vejo esses ateus-extremistas levando tudo muuuuuito a sério, tentando “converter” os outros, etc.
Será que não basta somente não acreditar em deuses? É realmente preciso ficar por aí fazendo proselitismo ateísta? Acho isso muito chato.
Muito bom o post 🙂
generalização agente se vê por aqui!
@MDD – Vindo de alguém que escreve “agente”, estou feliz… analfabetismo funcional, a gente vê aqui… estude mais, aprenda a interpretar textos que tudo fará mais sentido para você.
haha, verdade mesmo. vendo alguns comentários por aqui dá até vergonha de me chamar de ateu 🙁
ou quando eu vejo no facebook alguém criticando o ateísmo, com base nesses malucos, e me pergunto se me enxergam assim.
entretanto, fazendo uma mea-culpa, ontem entrei numa discussão que foi vergonhosa. tentava eu explicar para um cristão que acreditar na teoria da evolução não é questão de fé, que há cientistas cristãos (como o Collins) que não negam a TE.
mas infelizmente não soube conduzir a discussão.
conversando com um colega quase-budista (ele é fã, mas não pratica rs), ele me lembrou da questão da meditação. e resolvi voltar aqui no seu site (que leio a algum tempo, já tive até um desentendimento com você MDD, e ainda não te perdoei rsrsrs, mas isto é outro causo).
enfim, continuo ateu-cético etc, mas vi que posso aproveitar muita coisa daqui (só não consigo acreditar nas entidades como seres fora da mente das pessoas, mas que diferença faz?), principalmente na questão do auto-conhecimento e de me tornar um cara mais calmo, mais centrado, e parar de discutir com gente sem noção.
@MDD – Antigamente (uns 10 anos atrás) eu também não acreditava em entidades como sendo seres fora da mente do médium, até ter a oportunidade de conversar com um mesmo espírito incorporado em dois médiuns diferentes (um em SP, outro na Bahia, em diferentes ocasiões). Mas são ocorrências extremamente raras (pelo menos comigo, foram 4 vezes em 20 anos que eu vi esse tipo de coisa, mesmo espírito em 2 médiuns diferentes). Talvez o pessoal de centros kardecistas tenham experiências melhores.
Que chapança dessa moçada nervosa aí. Quando tomamos uma dose de bebida alcóolica boa parte do que há em nosso subconsciente vêm a tona, true-fact, é simples como um interruptor de modelos e metáforas da expressividade.
Questionar uma ferramenta é o passo da ponderação, refletir sobre um fato (mais de uma vez) pode ser (será?!) perda de tempo… Embriaguez (por vontade) sem bebida é como o fundamentalismo religioso (uma dose pejorativa c/ limão). Zen é Nez ao contrário, que mal há nisso? Eu gosto de ler essas exposições, se eu fosse um pouquinho (porquinho) mais tolo acreditaria (com base nos Arautos) que existe a Igreja do Ateísmo… E o CERN, com louvor, seria o Papa-Pop; cada dia com uma gracinha nova para atear cores à Matrix. Mas legal mesmo seria se durante os Cânticos de Louvor à Bóson a Teoria das Cordas fizessem sua parte mostrando o Caminho de Higgs…
Boa noite.
Estudando sobre a Kabbalah, entendi como foi profundo esse seu post principalmente Big Bang como Kether. A ignorância dos ateus é compreensível, se eu lesse esse post ano passado seria mais um ignorante que julga sem entender os símbolos, como fala na Bíblia, quem tem ouvidos para ouvir, que ouça. Só uma pergunta para finalizar, aonde entraria Marx e Engels nessa árvore? pergunto isso porque o materialismo dialético e o materialismo histórico me trouxeram até aonde estou (é, já fui ateu marxista-leninista, dogmático, pior que Opus Dei) e lendo todo o texto e comentário me bateu essa duvida.
Muito obrigado.
Esse site é simplesmente sensacional rs, adorei
Lendo em 2019 e aplaudindo.
Crença é uma terminologia que para designar um conjunto de coisas que se acredita. Por mais que ateus só acreditem na matéria, mesmo assim não deixou de ser uma crença, só mudou o objeto de atenção. Aliás, o panteão tá muito bem feito.