A oração Amatsu-Norito é uma súplica partida dos homens:
“Ó Deus da purificação, criados por ordem do Pai e da Mãe que habitam o Céu, justamente quando o Deus Izanagui-no-Mikoto se banhou na foz estreita de um rio coberto por árvores permanentemente frondosas, na região sul! Com todo respeito e do fundo do coração pedimos que nos ouçam, tal como o eqüino, que ouve, atento com ouvidos aguçados e, juntamente com os demais Deuses do Céu e da Terra, purifiquem todas as maldades, desgraças e pecados. Miroku Oomikami (nome de Deus), protegei-nos e concedei-nos a felicidade. De acordo com a Vossa Vontade, aumentai a bem aventurança de nossas almas.”
É o Equivalente ao Ritual Menor do Pentagrama na Johrei. A repetição deste Mantra serve como invocação da egrégora e limpeza do ambiente, em grandes amplitudes.
Respostas de 20
A oração Amatsu Norito é uma oração feita pelos membros da Igreja Messiânica Mundial que tem uma filial no Brasil. Fundada por Mokiti Okada, cujo nome religioso é Meishu-Sama e significa Senhor da Luz. Os messiânicos portam o Ohikari e transmitem o Johrei (também conhecida como Luz Divina) a todas as pessoas. Para conhecer mais recomendo o site da igreja http://www.messianica.org.br Para estudar sobre a Teologia Messiânica recomendo o site da Faculdade Messiânica onde trabalho http://www.faculdademessianica.edu.br
Sou membro da Igreja Messiânica a pouco mais de 1 ano, gostei do post sobre a oração Amatsu-Norito, se puder fazer mais post citando a doutrina do Johrei ficarei grato.
Obrigado.
Já fui Messiânico, é uma oração MUITO forte mesmo! Vale a pena sempre entoa-la com muita convicção e fé.
Na Igreja Messiânica fazem essa oração em japonês pois dizem q o q importa é o som. Mas recomendam faze-la apenas diante do altar, nunca em casa.
A oração do “Pai-Nosso” também pode ser um equivalente ao RMP? Pergunto isso, pois a oração que é mais conhecida.
@MDD – Pode sim. É o RMP católico. Procura que há um texto sobre isso aqui no blog.
MDD, temos também a Invocação Cabalística de Salomão como RMP…certo?
Obrigado, Marcelo, por compartilhar essa oração com os seguidores do “Teoria da Conspiração” (sou um dos mais assíduos!). Eu a conheci na Igreja Messiânica e recito toda manhã. De fato, sinto como se uma grande força comigo se conectasse e me abençoasse, purificando e preparando a minha mente e o meu espírito para a jornada de cada dia.
Conforme comentou o Zé da Silva eles recomendam fazer apenas diante do altar, onde existe a imagem de Deus, mas se é um “ritual” de limpeza, eu poderia realiza-lá em qualquer ambiente, assim como o “Pai-Nosso” citado pelo Adilson, é inclusive incentivado pela Igreja Católica a ser rezado sempre?
Olha, Ernesto, eu sou membro desde que nasci. Quando você não tem altar ou uma foto de Meishu-Sama em casa, o que se recomenda é fazer a oração para onde o sol nasce, ou seja, para o Leste.
Não tem problema nenhum.
Obrigado Pedro.
Só lembrando que a origem dessa oração é xintoista
Apêndice (integral) do Livro de Orações da Igreja Messiânica Mundial:
A RESPEITO DA ORAÇÃO AMATSU-NORITO
Introdução
A oração Amatsu-Norito é entoada em nossa igreja, diariamente, por ocasião do Culto Matinal, bem como nos Cultos Mensais de Agradecimento e Cultos Especiais. Trata-se de uma oração que o povo japonês, principalmente os seguidores do xintoísmo, vem entoando, tradicionalmente, há longo tempo. Cremos que o motivo que levou Meishu-Sama a adotar essa oração tão antiga reside na profundidade do seu sentido
A Amatsu-Norito data de uma época que não podemos precisar. Consta que vem sendo preservada como documento histórico a partir da Era Heian (749-1192). É um importante documento que, seja como profecia, seja como parte do folclore, da história e da literatura japonesa, preserva o passado, integra-se no presente e desvenda o futuro do povo japonês. Seu tom solene e elevado exerceu enorme influência no caráter nacional, na vida familiar e na organização social desse povo, mormente aquela maioria cujo comportamento se baseia na fé.
O significado geral da oração e a explicação de cada trecho apresentados pelas diferentes facções do xintoísmo e pelos literatos clássicos, são muito divergentes. Além disso, há inúmeras pesquisas feitas até agora por estudiosos da história do Japão, que investigam os costumes antigos.
Com a evolução do tempo e da forma de vida do povo, o uso das palavras também sofreu transformações. Portanto, a compreensão da Amatsu-Norito tornou-se difícil, tanto para os pesquisadores referidos acima, como para as pessoas em geral. Muito mais difícil, entretanto, segundo nos parece, é aprofundarmos a razão para qual Meishu-Sama (nome religioso do fundador da IMM) a adotou. Felizmente, Ele nos deixou esta explicação: “A oração Amatsu-Norito remonta a uma época anterior a de Jinmu, o primeiro imperador do Japão. Foi escrita por um deus da linhagem de Amaterassu-Omikami, adorado pelo clã Yamato; por isso suas palavras possuem um espírito muito elevado e uma ação intensa, tendo o poder de purificar o Céu e a Terra.” Através desse trecho, podemos concluir que Meishu-Sama deu grande importância ao espírito da palavra que limpa, que purifica.
A PURIFICAÇÃO ATRAVÉS DO ESPÍRITO DA PALAVRA
Sobre esse tema acima, Meishu-Sama ensinou: “O espírito das palavras emitidas pelos homens exerce uma influência muito grande sobre todas as coisas. São inumeráveis as palavras relacionadas com o Mal, isto é, aquelas que se usam para dizer mentiras, proferir lamúrias ou criticar o próximo. Tais palavras geram máculas no Mundo Espiritual. Quando o acúmulo dessas ultrapassa determinado limite, surge uma espécie de toxinas nocivas à vida do ser humano. Em consequência disso, sobrevém uma ação purificadora natural e expontânea, que é uma Lei do Universo.”
“O Mundo Espiritual, maculado pelo Mal, pode ser purificado através de palavras benignas, que em fomra de Luz, atuam sobre as máculas, dissolvendo-as. Como exemplo, temos os hinos cristãos, os sutras budistas, as orações xintoístas, etc., cujas palavras, de amor e louvor, purificam o Mundo Espiritual.”
“O nosso espírito purifica-se quando proferimos boas palavras, principalmente quando pronunciamos o nome de Deus. Quando nós O evocamos, mesmo que ele não se faça presente, manifesta-se, em seu lugar, uma divindade subalterna. Esse é o motivo pelo qual na Oração Amatsu-Norito, são enunciados os nomes dos deuses.”
As pessoas da atualidade geralmente não levam em consideração a ação do espírito da palavra; entretanto, esta é uma das bases fundamentais da fé desenvolvida, desde a antiguidade pelo povo japonês, que se mostra cuidadoso no uso das palavras, procurando empregá-las da forma mais bela e melhor.
No capítulo V do “Man-yo-shú”, a mais antiga antologia poética do Japão, figura seguinte poema da autoria de Yamanoue-no-Okuti:
“Foi dito e transmitido, de geração a geração,
Que o Yamato, a terra amada por Deus,
É o país onde prospera o espírito da palavra.”
Há, também, o seguinte poema do Imperador Meiji:
“Felizmente existe Shikishima-no-Yamato,
A terra que realmente preserva
O espírito da palavra.”
“Gostaria de encontrar
O verdadeiro caminho da palvra
Capaz de mover até mesmo o Céu e a Terra.”
Assim, torna-se evidente que a base e a essência da Oração Amatsu-Norito é a crença no espírito da palavra.
Eu não poderia acrescentar nada ao que Wander escreveu a respeito da oração Amatsu-Norito.
Olá Marcelo, sobre a oração ter o efeito equivalente ao R.M.P , basta apenas fazer a oração, ou há algum tipo de visualização que pode servir para ampliar o efeito dela ?
Essa oração é lida tambem na oomoto, na Konkokyo, na sukyo Mahikari, Na seicho-no-ie, na Tenrikyo… enfim em todas as sukyôs (novas religiões japonesas) que tem viés xintoista.
sds
Na Mahikari é a Amatsu NoriGOto, que tem algumas diferenças.
Já fui messiânico e com todos respeito a todos os membros, essa oração não tem poder e é mal vista pelos olhos de Deus.
@MDD – Deixa eu ver se eu entendi… Deus, todo poderoso criador de bilhoes de galáxias, fica “ofendido” por causa de uma oraçao? é isso, produçao?
Existe só um Deus e ele não gosta quando fazemos orações pedindo para outros deuses, ou qualquer outro ” ser ” para interceder nas orações e isso ocontece na oração Amatsu-Norito. Meishu-Sama deve ter sido uma ótima pessoa, porém não adianta citar o nome dele nas orações pedindo para ele interceder porque ele nada pode fazer. Há só um Deus, há só um intercessor, o homem não pode criar. Vamos ficar atenção pessoal, o nosso Deus é um Deus ciumento toda adoração deve ser feita SOMENTE para ele, todo pedido e agradecimento deve ser feito SOMENTE para ele.
@MDD – “Nosso deus é um deus ciumento”… kkkkkkkkkkkkk que deus doente mental voce escolheu para adorar, heim?
É meio complicado membros da Igreja Messiânica Mundial caírem aqui de pára-quedas dando a explicação oficial da igreja como se fosse a melhor ou a mais correta. A verdade é que a própria IMM se afastou muito da Sekay Kyusei Kyo (matriz japonesa), e meio que tem escondido algumas coisas para parecer mais palatável ao gosto brasileiro.
O termo “Deusa Kanon”, por exemplo, simplesmente sumiu. Agora é “Divindade Kanon”, e olhe lá. A oração Amatsu Norito, criada no xintoísmo e muito anterior à Sekay Kyusei Kyo, é entoada em qualquer ocasião (o que é ótimo, já que poderosa), enquanto que a Zengen Sanji, DE AUTORIA DO PRÓPRIO MEISHU-SAMA, foi substituída por uma oração em português que precisou ser reformulada recentemente porque não condizia com a convicção de que a Era do Dia já chegou. O culto ao deus Daikokuten, muito valorizado por Meishu-Sama, é simplesmente IGNORADO, ainda que sejam muito comuns as fotos dele próximas a esculturas dessa poderosa deidade (numa foto de uma palestra, por exemplo). Mais que isso: Meishu-Sama ganhou uma imagem de Daikokuten NO DIA ANTERIOR À FUNDAÇÃO DA SEKAI KYUSEI KYO!, e ainda assim, nada se diz sobre ele.
Enfim, acredito que os membros da Igreja Messiânica Mundial deveriam pesquisar um pouco mais e ir além do que a igreja dá. Deviam se perguntar “o que fazem na Arte do Johrei?”, “o que fazem na Messiânica Universal?”.
Diz-se que há um movimento dentro da IMM indo em direção às dissidências, para reagrupar-se a elas. Mas, quando que um membro de uma dissidência, acostumado com o culto a Daikokuten, que já leu mil vezes o ensinamento “Daikokuten, o deus da prosperidade”, vai se conformar com uma instituição que deixa suas imagens da bodhisattva Kanon guardadas na gaveta?
MEISHU SAMA QUANDO ESCREVEU A ORAÇAO DE BOA INTUIÇAO SERVIRIA PARA SALVAÇAO
ETC