Oração Amatsu-Norito

A oração Amatsu-Norito é uma súplica partida dos homens:
“Ó Deus da purificação, criados por ordem do Pai e da Mãe que habitam o Céu, justamente quando o Deus Izanagui-no-Mikoto se banhou na foz estreita de um rio coberto por árvores permanentemente frondosas, na região sul! Com todo respeito e do fundo do coração pedimos que nos ouçam, tal como o eqüino, que ouve, atento com ouvidos aguçados e, juntamente com os demais Deuses do Céu e da Terra, purifiquem todas as maldades, desgraças e pecados. Miroku Oomikami (nome de Deus), protegei-nos e concedei-nos a felicidade. De acordo com a Vossa Vontade, aumentai a bem aventurança de nossas almas.”

É o Equivalente ao Ritual Menor do Pentagrama na Johrei. A repetição deste Mantra serve como invocação da egrégora e limpeza do ambiente, em grandes amplitudes.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 20

  1. A oração Amatsu Norito é uma oração feita pelos membros da Igreja Messiânica Mundial que tem uma filial no Brasil. Fundada por Mokiti Okada, cujo nome religioso é Meishu-Sama e significa Senhor da Luz. Os messiânicos portam o Ohikari e transmitem o Johrei (também conhecida como Luz Divina) a todas as pessoas. Para conhecer mais recomendo o site da igreja http://www.messianica.org.br Para estudar sobre a Teologia Messiânica recomendo o site da Faculdade Messiânica onde trabalho http://www.faculdademessianica.edu.br

  2. Sou membro da Igreja Messiânica a pouco mais de 1 ano, gostei do post sobre a oração Amatsu-Norito, se puder fazer mais post citando a doutrina do Johrei ficarei grato.

    Obrigado.

  3. Na Igreja Messiânica fazem essa oração em japonês pois dizem q o q importa é o som. Mas recomendam faze-la apenas diante do altar, nunca em casa.

  4. A oração do “Pai-Nosso” também pode ser um equivalente ao RMP? Pergunto isso, pois a oração que é mais conhecida.

    @MDD – Pode sim. É o RMP católico. Procura que há um texto sobre isso aqui no blog.

  5. Obrigado, Marcelo, por compartilhar essa oração com os seguidores do “Teoria da Conspiração” (sou um dos mais assíduos!). Eu a conheci na Igreja Messiânica e recito toda manhã. De fato, sinto como se uma grande força comigo se conectasse e me abençoasse, purificando e preparando a minha mente e o meu espírito para a jornada de cada dia.

  6. Conforme comentou o Zé da Silva eles recomendam fazer apenas diante do altar, onde existe a imagem de Deus, mas se é um “ritual” de limpeza, eu poderia realiza-lá em qualquer ambiente, assim como o “Pai-Nosso” citado pelo Adilson, é inclusive incentivado pela Igreja Católica a ser rezado sempre?

    1. Olha, Ernesto, eu sou membro desde que nasci. Quando você não tem altar ou uma foto de Meishu-Sama em casa, o que se recomenda é fazer a oração para onde o sol nasce, ou seja, para o Leste.
      Não tem problema nenhum.

  7. Apêndice (integral) do Livro de Orações da Igreja Messiânica Mundial:

    A RESPEITO DA ORAÇÃO AMATSU-NORITO

    Introdução

    A oração Amatsu-Norito é entoada em nossa igreja, diariamente, por ocasião do Culto Matinal, bem como nos Cultos Mensais de Agradecimento e Cultos Especiais. Trata-se de uma oração que o povo japonês, principalmente os seguidores do xintoísmo, vem entoando, tradicionalmente, há longo tempo. Cremos que o motivo que levou Meishu-Sama a adotar essa oração tão antiga reside na profundidade do seu sentido
    A Amatsu-Norito data de uma época que não podemos precisar. Consta que vem sendo preservada como documento histórico a partir da Era Heian (749-1192). É um importante documento que, seja como profecia, seja como parte do folclore, da história e da literatura japonesa, preserva o passado, integra-se no presente e desvenda o futuro do povo japonês. Seu tom solene e elevado exerceu enorme influência no caráter nacional, na vida familiar e na organização social desse povo, mormente aquela maioria cujo comportamento se baseia na fé.
    O significado geral da oração e a explicação de cada trecho apresentados pelas diferentes facções do xintoísmo e pelos literatos clássicos, são muito divergentes. Além disso, há inúmeras pesquisas feitas até agora por estudiosos da história do Japão, que investigam os costumes antigos.
    Com a evolução do tempo e da forma de vida do povo, o uso das palavras também sofreu transformações. Portanto, a compreensão da Amatsu-Norito tornou-se difícil, tanto para os pesquisadores referidos acima, como para as pessoas em geral. Muito mais difícil, entretanto, segundo nos parece, é aprofundarmos a razão para qual Meishu-Sama (nome religioso do fundador da IMM) a adotou. Felizmente, Ele nos deixou esta explicação: “A oração Amatsu-Norito remonta a uma época anterior a de Jinmu, o primeiro imperador do Japão. Foi escrita por um deus da linhagem de Amaterassu-Omikami, adorado pelo clã Yamato; por isso suas palavras possuem um espírito muito elevado e uma ação intensa, tendo o poder de purificar o Céu e a Terra.” Através desse trecho, podemos concluir que Meishu-Sama deu grande importância ao espírito da palavra que limpa, que purifica.

    A PURIFICAÇÃO ATRAVÉS DO ESPÍRITO DA PALAVRA

    Sobre esse tema acima, Meishu-Sama ensinou: “O espírito das palavras emitidas pelos homens exerce uma influência muito grande sobre todas as coisas. São inumeráveis as palavras relacionadas com o Mal, isto é, aquelas que se usam para dizer mentiras, proferir lamúrias ou criticar o próximo. Tais palavras geram máculas no Mundo Espiritual. Quando o acúmulo dessas ultrapassa determinado limite, surge uma espécie de toxinas nocivas à vida do ser humano. Em consequência disso, sobrevém uma ação purificadora natural e expontânea, que é uma Lei do Universo.”
    “O Mundo Espiritual, maculado pelo Mal, pode ser purificado através de palavras benignas, que em fomra de Luz, atuam sobre as máculas, dissolvendo-as. Como exemplo, temos os hinos cristãos, os sutras budistas, as orações xintoístas, etc., cujas palavras, de amor e louvor, purificam o Mundo Espiritual.”
    “O nosso espírito purifica-se quando proferimos boas palavras, principalmente quando pronunciamos o nome de Deus. Quando nós O evocamos, mesmo que ele não se faça presente, manifesta-se, em seu lugar, uma divindade subalterna. Esse é o motivo pelo qual na Oração Amatsu-Norito, são enunciados os nomes dos deuses.”
    As pessoas da atualidade geralmente não levam em consideração a ação do espírito da palavra; entretanto, esta é uma das bases fundamentais da fé desenvolvida, desde a antiguidade pelo povo japonês, que se mostra cuidadoso no uso das palavras, procurando empregá-las da forma mais bela e melhor.
    No capítulo V do “Man-yo-shú”, a mais antiga antologia poética do Japão, figura seguinte poema da autoria de Yamanoue-no-Okuti:

    “Foi dito e transmitido, de geração a geração,
    Que o Yamato, a terra amada por Deus,
    É o país onde prospera o espírito da palavra.”

    Há, também, o seguinte poema do Imperador Meiji:

    “Felizmente existe Shikishima-no-Yamato,
    A terra que realmente preserva
    O espírito da palavra.”
    “Gostaria de encontrar
    O verdadeiro caminho da palvra
    Capaz de mover até mesmo o Céu e a Terra.”

    Assim, torna-se evidente que a base e a essência da Oração Amatsu-Norito é a crença no espírito da palavra.

  8. Eu não poderia acrescentar nada ao que Wander escreveu a respeito da oração Amatsu-Norito.

  9. Olá Marcelo, sobre a oração ter o efeito equivalente ao R.M.P , basta apenas fazer a oração, ou há algum tipo de visualização que pode servir para ampliar o efeito dela ?

  10. Essa oração é lida tambem na oomoto, na Konkokyo, na sukyo Mahikari, Na seicho-no-ie, na Tenrikyo… enfim em todas as sukyôs (novas religiões japonesas) que tem viés xintoista.

    sds

  11. Já fui messiânico e com todos respeito a todos os membros, essa oração não tem poder e é mal vista pelos olhos de Deus.

    @MDD – Deixa eu ver se eu entendi… Deus, todo poderoso criador de bilhoes de galáxias, fica “ofendido” por causa de uma oraçao? é isso, produçao?

    1. Existe só um Deus e ele não gosta quando fazemos orações pedindo para outros deuses, ou qualquer outro ” ser ” para interceder nas orações e isso ocontece na oração Amatsu-Norito. Meishu-Sama deve ter sido uma ótima pessoa, porém não adianta citar o nome dele nas orações pedindo para ele interceder porque ele nada pode fazer. Há só um Deus, há só um intercessor, o homem não pode criar. Vamos ficar atenção pessoal, o nosso Deus é um Deus ciumento toda adoração deve ser feita SOMENTE para ele, todo pedido e agradecimento deve ser feito SOMENTE para ele.

      @MDD – “Nosso deus é um deus ciumento”… kkkkkkkkkkkkk que deus doente mental voce escolheu para adorar, heim?

  12. É meio complicado membros da Igreja Messiânica Mundial caírem aqui de pára-quedas dando a explicação oficial da igreja como se fosse a melhor ou a mais correta. A verdade é que a própria IMM se afastou muito da Sekay Kyusei Kyo (matriz japonesa), e meio que tem escondido algumas coisas para parecer mais palatável ao gosto brasileiro.

    O termo “Deusa Kanon”, por exemplo, simplesmente sumiu. Agora é “Divindade Kanon”, e olhe lá. A oração Amatsu Norito, criada no xintoísmo e muito anterior à Sekay Kyusei Kyo, é entoada em qualquer ocasião (o que é ótimo, já que poderosa), enquanto que a Zengen Sanji, DE AUTORIA DO PRÓPRIO MEISHU-SAMA, foi substituída por uma oração em português que precisou ser reformulada recentemente porque não condizia com a convicção de que a Era do Dia já chegou. O culto ao deus Daikokuten, muito valorizado por Meishu-Sama, é simplesmente IGNORADO, ainda que sejam muito comuns as fotos dele próximas a esculturas dessa poderosa deidade (numa foto de uma palestra, por exemplo). Mais que isso: Meishu-Sama ganhou uma imagem de Daikokuten NO DIA ANTERIOR À FUNDAÇÃO DA SEKAI KYUSEI KYO!, e ainda assim, nada se diz sobre ele.

    Enfim, acredito que os membros da Igreja Messiânica Mundial deveriam pesquisar um pouco mais e ir além do que a igreja dá. Deviam se perguntar “o que fazem na Arte do Johrei?”, “o que fazem na Messiânica Universal?”.

    Diz-se que há um movimento dentro da IMM indo em direção às dissidências, para reagrupar-se a elas. Mas, quando que um membro de uma dissidência, acostumado com o culto a Daikokuten, que já leu mil vezes o ensinamento “Daikokuten, o deus da prosperidade”, vai se conformar com uma instituição que deixa suas imagens da bodhisattva Kanon guardadas na gaveta?

  13. MEISHU SAMA QUANDO ESCREVEU A ORAÇAO DE BOA INTUIÇAO SERVIRIA PARA SALVAÇAO
    ETC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas