Onigawara e máscaras Hannya



Onigawara são telhas decorativas que normalmente são postas nas extremidades dos telhados dos templos, santuários e residências. Literalmente, significa “telha do Oni”, sendo redundante dizer que seus entalhes demonstram a face de um Oni. No entanto, o termo acabou sendo utilizado para designar também as telhas decorativas em forma de flores ou animais, bem como em forma de Baku, o youkai devorador de pesadelos, de Dragão, de Fênix, e de outras criaturas sobrenaturais.


Muito além de ser um mero elemento arquitetônico, as Onigawara exercem um papel de proteção, prevenindo os intemperismos, afastando desastres naturais, fogo e espíritos malignos. Elas são colocadas estrategicamente nos cantos nordestes das construções. Como já vimos, a posição nordeste é conhecida o “Portão do Oni”, e, no Feng Shui, é uma direção nada auspiciosa…


O Monte Hiei, por estar localizado a nordeste de Kyoto, foi escolhido como local para a construção do templo de Enryakuji, da escola Tendai, a fim de proteger a antiga capital do Japão das influências nefastas emanadas daquele quadrante. Tanto na cidade como no templo, tornou-se habitual a colocação de Onigawaras nos cantos nordestes de cada um dos edifícios, de modo a exorcizar o “Portão do Oni”.


Com o mesmo propósito, passou-se a utilizar as famosas máscaras Hannya do teatro Noh dentro das residências. Mais do que uma peça decorativa, as máscaras Hannya, que representam espíritos de mulheres maldosas e ciumentas que se transformaram em onis, também servem como elemento para afastar os maus espíritos e influências negativas.


—————–
Originalmente publicado no blog Magia Oriental em 01/03/2012

Aoi Kuwan é autora do blog Magia Oriental, dedicado à divulgação das tradições e sistemas de magias orientais, especialmente daqueles ligados ao Japão. É Mestre Reiki, onmyouji, e professora do Instituto Seimei para Cultura e Religião.

Acompanhe a página da coluna no facebook e receba as atualizações do blog.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 5

  1. Mas por que afastar espíritos maus com representações de monstros, Onis e outros espíritos maus?

    Aoi Kuwan – Porque nem todos eles são maus, assim como nem todos os seres humanos são maus.

  2. Ola ! Fiquei feliz de encontrar algo sobre vc aqui Aoi, a algum tempo me sinto confortavel em ler sobre magia, e ontem por conhecidencia vi seu site q foi mt esclarecedor, agora encontrei este do Delldebio, alguem q adimiro por outro tipo de trabalho, ultimamente tenho me sentido puxada para algumas infomaçoes, coisas dificeis d explicar… sinto-me como um portal e de certa forma vcs q conhecem com profundudade esses assuntos ajudam de uma forma incrivel essa minha evolução pessoal. Mt obrigada! ?
    PS: Sempre amei a cultura oriental e tenho mt curiosidade a e respeito pela magia, poder juntar essas 2 coisas para mim esta sendo uma grande experiencia.

  3. Olá! Gostaria de ter uma indicação de bibliografia sobre Onmyoudou em japonês para pesquisa!

    Muito obrigado!

  4. Morando em apartamento o ideal é colocar uma hanya “olhando” para o nordeste? O azimute ideal seria 45º me?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas