O Urso e a Panela


Um urso faminto perambulava pela floresta em busca de alimento.
A época era de escassez, porém, seu faro aguçado sentiu o cheiro de comida que o conduziu a um acampamento de caçadores.
Ao chegar lá, o urso, percebendo que o acampamento estava vazio, foi até a fogueira, ardendo em brasas, e dela tirou um caldeirão de comida.

Quando a panela já estava fora da fogueira, o urso a abraçou com toda a sua força e enfiou a cabeça dentro dela, começando a devorar tudo.
Enquanto abraçava a panela, percebeu algo lhe machucando.
Era o calor do caldeirão… ele estava sendo queimado nas patas, no peito e em todos os lugares em que a panela encostava.
O urso nunca havia experimentado aquela sensação e, interpretou as queimaduras pelo seu corpo, como algo que queria lhe tirar a comida.
Começou a urrar muito alto. E, quanto mais alto rugia, mais apertava a panela quente contra o seu corpo.
Quanto mais a panela quente lhe queimava, mais ele a apertava contra o seu corpo e mais alto rugia.
Quando os caçadores chegaram ao acampamento, encontraram o urso caído próximo à fogueira, segurando a panela de comida.
O urso tinha tantas queimaduras que a panela grudou no seu corpo e, mesmo morto, ainda mantinha a expressão de estar rugindo.
Na vida, algumas vezes, abraçamos certas coisas que julgamos ser muito importantes.
Algumas delas nos fazem gemer de dor, nos queimam por fora e por dentro, e mesmo assim, continuamos agarrados a elas!
Temos medo de abandoná-las e esse medo nos provoca ainda mais sofrimento e desespero.
Apertamos essas coisas contra nossos corações e terminamos destruídos por algo que, muitas vezes, protegemos, acreditamos e defendemos.
Em alguns momentos da vida, é necessário reconhecer que nem sempre o que valorizamos tanto é realmente importante, muitas vezes nos agarramos, com todas as forças, ao que nos causa apenas angústia e sofrimento…
Tenhamos o discernimento que o urso não teve.
Coragem!
Solte a panela!!!!
Texto de autor desconhecido.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 23

  1. Há um experimento em psicologia comportamental sobre isso.
    – Coloca-se o cachorro dentro de um cercado fechado.
    – Coloca-se do lado de fora do cercado e abre-se uma porta no cercado em posição oposta à comida.
    Se o cão está em estado relaxado, ele encontrará a porta aberta e dará a volta no cercado para encontrar a comida.
    Mas, se o cachorro estiver faminto e, portanto, excessivamente estressado, fixará sua atenção para a comida, tentando rasgar a grade ou cavar por debaixo dela, ignorando a porta aberta do lado oposto do cercado.

  2. Acho que preciso ler este conto todos os dias. Algumas coisas nos parecem tão indispensáveis que não percebemnos que elas mesmas estão nos fazendo mal.
    PP!

  3. interessante os ultimos textos sobre solta e destruir problemas, parabens por repassa-los !

  4. MDD, o texto combina com o último vídeo que vocês postou no Sedentário mais do que limão com cachaça gelo e açúcar!!!
    Meio off-topic, se é que dá pra falar algo offtopic num blog como o seu: Poderia tecer algum comentário sobre o simbolismo maçônico que está rolando no programa CQC? Sabes dizer se algum integrante é maçom ou ocultista de alguma outra ordem e está também trabalhando pela divulgação do conhecimento ou as intenções são as piores possíveis?
    @MDD – Nao assisto CQC (nem nenhum outro programa de Tv). De que simbolismo voces estao falando?

    1. O Olho da Providência.
      Realmente está aparecendo nas vinhetas do programa CQC.
      Mas é um símbolo POP, quase todo mundo o conhece pela nota de one dollar, e que muitos usam dobradinha em forma de pirâmide na carteira. rsrs

    2. Alexp:
      O Rafinha Bastos é maçom há alguns anos (recebo os convites de seu talkshow -standup pelo grupo de debate pela internet, somente para maçons) e parece que o Tas também, pelos seus comentários…O Marco Luke achei que não era, mas ontem ele citou o “mordomo de loja maçônica” numa de suas piadas…Está descarado a simbologia, especialmente nas aberturas do “top five”, que vai do Pavimento Mosaico à Escada de Jacó”… Seja como for, eles sabem o que estão fazendo….
      @MDD – Interessante. Vou tentar assistir um dia o CQC. Se alguém puder mandar links do youtube com essas passagens, eu agradeço.

      1. Desculpe me intrometer, mas nao eh pq uma pessoa eh macon, xama, ocultista, etc. que significa que ela tera boas intencoes ou eh espiritualizada… conheco gente com conhecimento que eh egoista como qualquer ateu… alias obeter conhecimento e nao deixar o ego inflar eh uma tarefa muito dificil…
        @MDD – nenhuma ordem secreta, discreta ou iniciática vai fazer voce melhor, nenhuma religiao ou falta de religiao também… apenas voce mesmo poderá fazer de voce uma pessoa melhor.

    3. o CQC já não deve ser tão assistido assim como era antes, então um bom jeito de fazer isso é aproveitar o bando de nonsense conspiracionista que vê o capeta em tudo para fazer propaganda de que o CQC voltou e fazer antigos telespectadores e conspiracionistas assistirem, para ficarem procurando por supostas mensagens satanicas.
      viva a manipulação! quer dizer… viva o marketing.
      ;D

      1. Concordo no quesito marketing.
        Eles até fazem um bom trabalho. Tem muito político mafioso que não suporta eles, mantendo o sorriso mecânico nas abordagens e a consersinha de espertos caça-votos só para não dar munição a turma dos ternos pretos básicos.
        Uma vez aprendi com um tio que o verdadeiro maçom não é o político que entra para a maçonaria, e sim o maçom que entra na política.
        E no quesito “vamos conturbar a vida do político mafioso”, eles são ótimos!

  5. Olá tio MDD.
    Pretendo fazer meu mapa pela hospitalaria,mas por enquanto ainda não estou conseguindo,talvez mês que vem já dê certo.
    Venho estudando meu mapa astral há um tempo já,e tenho duas perguntas;se pudesse me responder ficaria muito agradecido 😉
    Tenho marte em 1 grau de Touro,e por estar tão perto de Áries essa energia seria representada pelo cavaleiro de moedas,certo?.Mas o que significa a junção das energias de Áries e Touro?
    @MDD – significa a junção das energias destes símbolos. O que mais você quer que eu diga?
    Também tenho Sol(25,12 graus) e Vênus (25,52) em Gêmeos.Os dois planetas estão em conjunção de 0,4 graus e se bem me lembro,em posts sobre mapas astrais de famosos você uma vez disse que conjunções de 0-1 são muito fortes.Pois bem,li pela internet que essa conjunção não seria assim tão boa,já que Vênus entraria em combustão pela proximidade com o Sol.Isso procede?Se sim ou se não,o que significa essa conjunção e a energia da rainha de copas?
    @MDD – hauahauahau “Vênus entraria em combustão” é boa. Ainda bem que erraram e vênus continua lá firme e forte nos céus! Rainha de Copas significa que os arquétipos de Gêmeos e Cãncer estão mesclados. Não vou exemplificar porque seria dar receita de bolo. Entenda as duas energias e entenda como elas se mesclam.

  6. já vi e vivi muito disso, nem sempre soube soltar a panela, algumas delas não antes de me queimar e insistir, sem antes sofrer um bocado sem nem compreender o porque disso.
    o que lhe trás sofrimento deve ser deixado de lado, sejam objetos, idéias, pessoas…
    é melhor dar um passo livre, do que uma jornada carregando o peso de um fardo que não é seu

  7. meu ex namorado terminou por causa de um e-mail que não era meu alguem com e -mail parecido com o meu entrou na lista de amigos dele e ele acha que fui eu , e não confia em mim , o pior é que me tratou pior do que o cu do cachorro… Sempre me esforcei para estar ao lado dele mas eu soltei a panela já me queimei muito e ainda me queimo , penso que hj no mundo não tem mais espaço para pessoas sinceras e com amor no coração.
    Creio que qnd vc faz o bem muitas vees recebe m … em troca
    Aprendi a lição não vou me apegar mais em nada …………

  8. Texto de minha autoria, datado de 2005:
    Natureza poética das cinzas.
    Eu estava nas sombras…
    Comum de minha parte, diriam alguns frateres meus, no entanto, estas eram sombras especiais e do mundo físico.
    Por quê especiais?
    Eram tais por fazerem parte de uma tarde de outono, incomum às outras tardes do mesmo gênero; nesta tarde eu fumava um cachimbo.
    Eu, tão afeito às questões da alma humana, tristemente olvidava de meu corpo, tal qual Ícaro que por Amor e Deslumbre pelo Sol, desprezou fatalmente a Prudência.
    Me questionava calado quanto à minha própria imortalidade. Não era incerto quanto a ela, no entanto faltava-me certeza quanto a seu bom uso. Um amante das Palavras e das Animas – engrenagens do Universo – não deveria fumar! Mas este não era o principal incômodo da tarde. Meu cachimbo freqüentemente se apagava, e o ato de reacendê-lo tomava meu tempo e quebrava o meu raciocínio…
    Comecei a soprar as cinzas velhas. Elas voavam pelo ar corrente, em seu baile de Efemeridade, se desfazendo, enquanto o Vento desfiava seu forte assovio – a dança das cinzas e o canto do Vento eram a Ópera da Morte.
    Fiquei perplexo e encantado, mesmo que de uma maneira mórbida, com o espetáculo trágico cuja criação pairava sobre meu sopro, mas notei algo a mais…
    A brasa do fundo do cachimbo se reavivou! Quando me desfiz das cinzas, ao passo de que o fumo se consumia não mais precisei reavivar as brasas – elas o faziam por si.
    Desnecessário dizer que meus antigos pensares acompanharam o esvoaçar da matéria velha pelo ar – a grande lição do dia estava ali! Quanto do gosto amargo de nossas Vidas não são originários do fato de aspirarmos cinzas como se fossem fumo novo? Se soprarmos as antiguidades para fora – as ancestrais coisas que nos amargam – não estaríamos nós praticando uma renovação? Certos aspectos de nossa Vida não precisam dançar o derradeiro baile das cinzas?
    Três questionamentos que fecharam meu dia, mas não de maneira muito feliz, diria eu dada a ‘incomum’ surpresa…
    Não estava preparado para descobrir que, numa ferramenta que opera lentamente a minha própria Morte, eu encontrei respostas e questões para minha própria Vida…

  9. Nossa, que achado aqui!! Estou seguindo seu blog diariamente a 1 mês e estou impressionado. Por favor continue com o bom trabalho e artigos, eles são muito bons! Isso está cada vez mais raro!! brigado!!

  10. Caramba esse texto veio no momento que estou passando por uma reflexão pessoal.
    Preciso soltar a panela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas