O Setenário Místico

“Esta é uma noite para ser lembrada por muito tempo. Nenhum de nós jamais a esquecerá, ela estará sempre gravada em nossas memórias. Vocês não são mais um clube – vocês são agora membros da Ordem DeMolay. A cópia do ritual dada a vocês devem ser consideradas sagradas e não devem, sob quaisquer circunstâncias, ser mostrado a qualquer pessoa que aqui não esteja presente. Espero que cada oficial aprenda sua parte exatamente como está escrito – de memória. Cada parte é importante, não importa o quanto pequena possa parecer a vocês, tudo se combina num todo para expressar seu verdadeiro significado.” – Frank S. Land ao entregar os Rituais pela primeira vez aos futuros DeMolays.

Vamos obedecer a ordem do nosso fundador e não deixar nenhuma parte de lado. Adentrando ainda mais no Templo Interior e levantando aos poucos véus do mistério lunar – ícone central do nosso Brasão. Vamos adentrar agora na evolução proporcionada pela Ordem DeMolay, como, e por onde ela acontece.

Há uma influência alquímica no DeMolay, assim como uma influência Cristã e Maçônica. Podemos interpretar e entender nosso Ritual sobre as mais diversas óticas. No Grau Iniciático, o mais importante de toda Ordem, somos apresentados ao Setenário Místico, que é nosso Altar cercado por suas velas. Um composto de Magia Teúrgica e Mental para realização de uma simples e efetiva Magia Cerimonial.

Setenário Místico

São sete os planetas antigos viajantes pelo Zodíaco no Céu, são sete Princípios Herméticos, sete irradiações cores provenientes do branco, sete Chackras, sete Artes Liberais, sete notas musicais, sete Sephirot Emocionais, sete metais alquímicos, e assim por diante.

Na Ordem DeMolay recebemos uma explicação silenciosa muito importante sobre o setenário através do seu Altar: o Quartenário é regido por um Ternário. São símbolos divinos invocados em nossas cerimônias fechadas e brancas. O Ternário representa o princípio de Divino, pois este sendo Uno (Um, o ponto de equilíbrio) manifestou sua energia de maneira Dual, opostas e complementares. O quatro é o número da matéria (fogo, água, ar e terra).

Muitos não sabem e a tradição foi quase perdida, mas nosso Altar são esses dois símbolos em conjunto: o triangulo apontando ao Oriente sobre o quadrado, com o Altar dentro das duas figuras. Em cada um das pontas uma vela vermelha consagrada a um ideal, e no centro de ambas figuras geométricas Altar.

Cortesia

A Cortesia é a terceira das virtudes, não mais importante do que as outras, mas sem a qual todas as outras teriam fórmulas vazias. É a virtude que com certeza é deixada de lado e esquecida pela maioria de nós com mais frequência. 

Podemos ter grande amor e companheirismo aos nossos pais, a Deus, a nossos amigos, mas do que adiantaria tudo isso se deixássemos de demonstrar esses sentimentos? Num dia ruim quem vence, seu lado colérico que se lança a quem não tem culpa de estar do jeito que você está, ou seu lado cortês e espiritual?

Quase que como um acaso, Frank Land e Marshall, selecionaram essa como a terceira virtude por sua manifestação ser tão sublime. Nós somos realmente cortês quando expressamos nossas virtudes e não sobrepomos nosso egoísmo e preconceitos sobre o próximo. O DeMolay procura ser um exemplo por suas atitudes, que são a cortesia são suas manifestações.

Essa é uma virtude especialmente importante e merece ser relida em nossos rituais, pois só lá tem palavras e frases para nos fazer compreender essa virtude, sem a qual o Setenário Místico estaria incompleto.

N.N.D.N.N.

Leonardo Cestari Lacerda

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 10

  1. Olá sou iniciado Demolay, a única virtude que não consegui entender é a do patriotismo. Sempre achei o patriotismo uma lavagem cerebral e algo extremamente sectário. Poderia dar uma explanação mais esotérica sobre esta virtude, se puder é claro!

    @Leo: Existe sim um Patriotismo fanático, mas nós lidamos também com a Liberdade Civil.

    Patriotismo é viver pelo seu País. Ele fecha o Setenário Místico pois tudo que fazemos e aprendemos dentro da Ordem de nada tem valor se não utilizarmos isso para fazem o bem ao próximo e a sociedade. Fazer um simples ato de bondade, realizar uma filantropia, oferecer uma mão amiga, é um ato patriótico. Ir para guerra por ilusão e fanatismo, não é um ato patriótico. Dessa maneira a Ordem DeMolay influencia a termos um patriotismo positivo, que se importe com o bem do País, e não com o bem partidário. Ser Patriota é ser Político, e não “politiqueiro”.

    Ou seja, o que é aprendido, que está em nosso interior, o esotérico, DEVE se tornar exotérico com o Patriotismo. Caso contrário, o esotérico nada tem de valor.

    1. Já dizia Fernando Pessoa: “Minha pátria é a Língua Portuguesa”.

      Patriotismo é muito mais do que servir de alvo fácil em uma guerra estúpida. Patriotismo é valorizar sua comunidade, sua gente, sua cultura, sua Língua… É preservar o que te caracteriza como parte de um todo.

      Os DeMolays em geral têm um péssimo entendimento do que seja Patriotismo. Precisamos rever isso. Quer ser um verdadeiro patriota? Leia o jornal e os grandes clássicos de nossa Língua, seja ativo em sua comunidade, pratique a política sadia, siga as leis – é claro – mas também se esforce para mudá-las ao melhor. Lembre-se que muitos dos revolucionários de hoje serão os patriotas de amanhã.

      @Leo: Exato.

    2. Mas não basta pra ser livre
      Ser forte, aguerrido e bravo
      Povo que não tem virtude
      Acaba por ser escravo.

  2. Irmão, essa relação alquímica da Ordem também pode ser observada em outros signos implícitos na ritualística e na simbologia oculta de alguns objetos? Estava reparando na relação entre a divisão do tempo na alquímica (iniciando o dia pelo nascer do sol etc) e a relação da posição de alguns cargos e de suas respectivas localizações…existe mesmo uma relação?

    Excelente texto, forte abraço!

    @Leo: Existe. Continue comparando que você acha. 🙂

  3. Existem mulheres demolays?

    @Leo: Não, Ordem DeMolay é uma egrégora masculina. Mas existe as Filhas de Jó que são para meninas de 12 a 21 anos, que é uma Ordem bem bonita também.

  4. Olá, Leo! Eu tenho 17 anos, e queria ingressar para a Ordem DeMolay. Sabe como eu posso encontrar um membbro na minha cidade ou nos arredores? Se possível me indicar até para alguém da minha região, moro em Porto Alegre!

    Obrigado.
    Votos de paz profunda!

    @Leo: Me mande um email. leoclacerda@gmail.com

  5. Bom texto irmão. Confesso que essa era uma virtude que eu não tinha refletido muito ainda. Só complementando a resposta para a Elisa, existe também a ordem Arco-Íris.

  6. Olá prezado Tio/Irmão:

    Ouvi comentários de que nos EUA os rituais da Ordem não são secretos e que toda e qualquer pessoa pode assistir a qualquer reunião também, essa informação procede?

    Forte abraço!!!

    @Leo: Procede. E além disso qualquer estrutura (como uma Igreja, por exemplo) pode patrocinar o DeMolay, sem necessidade de paramentos ou demais regras básicas. Esse é o atual “DeMolay International”. Mas existe o DeMolay no estado da Pensilvânia, que ainda parece proceder com alguns antigos costumes.

  7. Olá Leo. bom dia.
    Estou amando ler tudo sobre hermetismo, alquimia, iniciações.
    Sabendo que não há iniciações para mulheres nessa ordem
    mesmo assim não perdi o interesse em saber mais.
    O que você sugere que eu leia a respeito de DeMolay?
    Grata
    fica na paz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas