O sermão na Montanha

Um texto pouco conhecido do Eliphas Levi, que mostra um pouco do lado Martinista deste Mago.

“Depois de Jesus ter repelido numa visão todas as coroas da Terra que lhe eram oferecidas pelo gênio do mal, a quem elas pertenciam, e que lhe propunha comprar a tirania ao preço de escravidão, como estava na lei do velho mundo; Depois de ter dominado a fome, o orgulho e a ambição do poder, Jesus, o conquistador pacífico, subiu a montanha, e, cercado de pastores e pecadores, começou seu primeiro discurso: Bem-aventurados aqueles que são pobres de espírito, porque a eles pertence o reino dos céus! Isso queria dizer: Infelizes os escravos da riqueza egoísta, porque só acumularão a miséria eterna! Bem-aventurados aqueles que são dóceis, porque possuirão a terra! É como se dissesse: Infelizes os que querem reinar sobre a terra pela violência, porque o poder lhes escapará!

Bem-aventurados aqueles que choram, porque serão consolados! Bem-aventurados aqueles que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

Pobres e deserdados, esperai pois! o cristianismo vos abre a porta de um futuro feliz. Bemaventurados os misericordiosos, porque obterão a misericórdia! Compreendemos que a frase acima quer dizer também: Infelizes os homens sem piedade, porque não haverá piedade para eles! Bemaventurados aqueles que têm o coração puro, porque verão Deus! Deus é a verdade e a justiça. Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados de filhos de Deus! Um de nossos poetas disse: o amor é mais forte do que a guerra. A força bruta passará e se consumirá, mas a razão calma e senhora de si mesma triunfará e terá sempre um novo poder! Bem-aventurados aqueles que sofrem perseguição pela justiça, porque a eles pertence o reino do céu! É perdoando que os mártires provam sua realeza. Quem persegue, abdica, e quem sofre, resiste. Resistir é poder, e poder é reinar. Não vim para destruir, mas para realizar, dizia ainda o filho do carpinteiro, declarando-se assim o iniciador do progresso.

O que dizia então ao judaísmo podemos dizê-lo ao catolicismo, nós, os homens do progresso religioso; nós, seus discípulos e continuadores de sua obra! Se vossa justiça, dizia ele, não é mais rica que a dos escribas e fariseus, não entrareis no reino dos céus, e podemos dizer: Se não sois melhores e mais justos que os mais ardentes do
velho mundo e da Idade Média, não entrareis na associação universal do cristianismo realizado. Cristo disse: Aquele que injuriar seu irmão merecerá condenação; e nós dizemos: Aquele que não cuidar de seu irmão e que tratar como estranho um só membro da família humana, merecerá ser renegado pela família e terá lugar no julgamento dos fratricidas. Cristo disse: Perdoai sempre, e nós dizemos: Não vos ofendais mesmo com o mal que vos possam fazer. Os maus são doentes, tratai-os e não vos irriteis contra eles. Ele disse: Prestai atenção, antes do vosso sacrifício, se vosso irmão não tem alguma coisa contra vós e ide reconciliar-vos com ele antes de vossa
prece. E dizemos: Antes de vos sentardes à mesa perguntei a vosso irmão se não precisa de nada; dai primeiramente uma parte de vosso pão a quem não o tem, em seguida sentai no banquete da comunhão e Deus vos reconhecerá como seus filhos.

Ele disse: Aquele que abandona sua mulher é um adúltero, e aquele que rechaça sua companheira a impele à prostituição. E nós dizemos: Aquele que prostitui uma mulher, ultraja sua mãe, e aquele que casa sua filha por dinheiro, vende sua filha, e aquele que compra ou vende uma mulher, a prostitui; porque a essência do casamento é o amor e as relações conjugais sem amor são a impureza. Cristo disse: Não jureis, mas que vossa palavra seja sagrada. E nós dizemos: Para que a palavra seja sagrada é necessário que ela seja livre. Libertemos a inteligência; não fechemos a boca senão à mentira. Aquele que sufoca a palavra verdadeira é um deicida. Condenar não é responder. Perseguir uma idéia é sancioná-la. Um homem inteligente que fala fora de tempo pode não ter razão, para julgar é preciso ouvi-lo. Aquele que é forçado a se calar tem sempre razão. Quanto à perversidade e à estupidez, o próprio bom senso impõe-lhes silêncio. Ele disse: Oferece a face esquerda se te baterem na direita; e se te tomarem a túnica, abandona também teu manto. E nós dizemos a nossos irmãos: Quando vos caluniarem por ter dito a verdade ireis vos expor ainda à injustiça, e quando tiverdes sofrido a injúria e a calúnia, ireis vos expor com júbilo à miséria e à morte no desprezo. Quanto mais vossos inimigos vos batem, mais eles enfraquecem; quanto mais sofreis, mais sois fortes. Cristo disse: Não sejais hipócritas. E nós dizemos: Prestai solicitude a todos, falai menos de moral e sede menos infames. Sede francos e modestamente homens, e não procureis encobrir as torpezas da estupidez sob as asas de um anjo. Ele disse: Não se pode servir a Deus e ao dinheiro. E nós dizemos:

A propriedade não se faz respeitar quando não tem por origem o trabalho e por regra a fraternidade na associação. Ele disse: Não julgueis e não sereis julgados. E nós dizemos: Operai a transformação da penalidade em higiene moral, levantai aquele que cai e não batais nele; daí às enfermidades morais tratamentos morais, e não punições ímpias; não gireis em um círculo sangrento punindo o homicídio, porque agindo dessa forma dais de algum modo razão aos assassinos e perpetuais uma guerra de canibais. Se quereis que o homicídio seja realmente um crime, fazei com que não seja jamais um direito, e lembrai-vos desse condenado que dizia: Assassinando, arrisquei minha cabeça; vós ganhais, eu pago: estamos quites. E em seu pensamento acrescentava: Somos iguais. Cristo disse: Procurai primeiramente o reino de Deus e sua justiça e o resto vos será dado por acréscimo. E nós dizemos: O reino de Deus não é o reino da fome para Lázaro e das orgias do rico mau. O reino de Deus é o sol para todos, e a terra para todos é a fraternidade do trabalho, é a prostituição tornada impossível pelo respeito à mulher, é a escada social acessível, em todos os seus degraus, ao trabalho e mérito de todos. É o trabalho para todos; é a família para todos, é a propriedade para todos, é o reino da razão, é o sacerdócio do amor, é a comunhão de cada um em todos e de todos em cada um, é a unidade divina e humana, Deus vivo na humanidade, o Cristo ressuscitado e vivo no grande corpo do povo cristão; a liberdade progressiva e submetida à ordem, a igualdade relativa na ordem da hierarquia e a fraternidade distribuindo tudo a todos, segundo as leis da harmonia, que é a eterna sabedoria.

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Respostas de 10

  1. Muito bom, exprime muito bem o conhecimento que Jesus tinha sobre assuntos universais e que podem ser seguidos até hoje, obrigado pelo texto!
    Posso dar uma dica? O texto é dividido em ‘O que Jesus falou’ e ‘O que o narrador explica’, se tu dividisse cada trecho de texto com a passagem bíblica e com a explicação acho que cairia melhor, ainda mais para o entendimento.
    Abraços!

    @MDD – o texto não é meu, é do Eliphas Levi.

  2. “Só um lembrete, ele não Morreu, e esta vivo entre nós, em espirito e a sua Sabedoria e doutrina , ainda é Viva em nossos coraçôes…”

    Sem duvidas que ele “não morreu” pois até hoje nós matamos,coorompe-mos,viola-mos e profana-mos em seu nome

    Sem duvidas que “ele esta vivo entre nós,em espirito” mas não liga nem dá a mínima para nosso sofrimento,solenemente ignora quando nós pervertemos suas palavras e as utiliza-mos como melhor for de nossa conveniência…

    Sem duvidas que “sua Sabedoria e doutrina ainda são vivas entre nós”…Mas através destas mesmas sabedorias e doutrinas uns poucos nos dizem dia a dia como devemos ou não pensar de que jeito devemos ou não agir.Determinaram que o Céu esta destinado a uma seleta elite de pessoas.Dividem a humanidade em castas baseadas cada qual na interpretação própria que fazem de sua “Sabedoria e doutrina”,esmagam os “hereges” (leiam-se todos os que sabem e tem uma compreenção das coisas maior e são mais honestos ao ponto de não engolirem o que os “Auto-Nomeados Interpretes da Sabedoria e Doutrina” deste homem lhes empurram goela abaixo),querem “converter ao Cristianismo”(leia-se a “suas facções dentro do Cristianismo”)os próprios Cristãos,esmagam crenças ancestrais muito mais dignas e reverentes que a deste homem como se elas fossem pífias e irrelevantes,vendem lotes no Céu como se o Céu pudesse ser comprado e como se “pagar um dizimo” lhes garantisce automaticamente mais direito de entrar no Reino de Deus sendo que uma nota de 10 ou 100 reais é pífia para Deus não compra nem uma entrada para o Inferno quanto mais para o Céu e sendo que este homem mesmo fazendo o “Bem” pura e simplesmente o “Bem” fez e criou mais “Mal” que o próprio Demônio.Nisso me vem a mente a metafora do “Pastor”.O que é o “Pastor” se não pura e simplesmente “o proprietario” ou o “encarregado de um proprietario” de um rebanho que mata o Lobo que apenas buscava seguir seu instinto de trazer comida para si e para seus irmãos e que nem tira do rebanho mais do que ele pode lhe dar mas sim só os membros mais fracos,porque se o Lobo o fizer o “Pastor” terá prejuizo em seus ganhos,não poderá tirar leite das ovelhas,tosquia-las para que elas lhe deem sua lã para aquece-lo no Inverno e SUA CARNE para alimentar a ele e a sua familia e comunidade.Sim isso mesmo.O “Pastor” CONSOME os “fiéis”.Então pense,analise aquilo que lhe foi dito não considere como “a única e maior verdade” pois o que é “verdade” para você pode muito bem não o ser para seu irmão que mesmo sem nunca ter lido nada nem saber declamar a Biblía de trás para diante pode ter muito mais fé em sua simplicidade de simplesmente agradecer a Deus sem esperar nada dele nem querer “recompensa” nenhuma mas a noite deitar-se e dormir o sono dos justos e nesse sono encontrar-se com Deus.PENSE nisso…

  3. Temos que levar alguns pontos em consideração :

    Eliphas Levi como todo francês de séculos atrás era católico e tinha a fé cega como algo intrínseco a sua mentalidade, isso é incalcado desde criança.
    É necessário que no século XXI possamos diferenciar o Reparador como concepção de Saint Martin do Jesus histórico .

    O reparador é uma egrégora milenar alimentada pelas preces (emissões energéticas) de bons pensamentos de milhões de fiéis. Natural que tenha existência própria depois de um tempo. Esta egrégora é real, porém a base mental e ponto focal de sua formação, o Jesus histórico são totalmente falsos.

    O Jesus histórico era um zelote, porção judáica mais pobre e violenta da época , talvez uma facção degenerada dos essênios, os quais eram messianistas . Jesus faz pregações morais para envolver o seu povo judeu na revolução, pois os governos eram teocráticos e ele queria ser o restaurador do Templo, que fora profanado. Porém não conseguiu . Sua revolução era APENAS PARA OS JUDEUS, isto é claro na leitura da bíblia,
    (em Mateus ele diz que foi mandado apenas para as ovelhas perdidas da casa de Israel e chama a gentia de cachorro, só como exemplo…)

    A mitificação posterior de Jesus nada tem a ver com a realidade é apenas mais uma religião, se um fiel se iluminar pensando em Jesus o mérito é apenas de seu próprio coração. Acreditamos que no século XXI inverdades pouco possam ajudar ou convencer e que o homem possa se pautar por uma ética maior e não sectária ou dogmática. Valeu.

  4. Temos que levar alguns pontos em consideração :

    Eliphas Levi como todo francês de séculos atrás era católico e tinha a fé cega como algo intrínseco a sua mentalidade, isso é incalcado desde criança.
    É necessário que no século XXI possamos diferenciar o Reparador como concepção de Saint Martin do Jesus histórico .
    O reparador é uma egrégora milenar alimentada pelas preces (emissões energéticas) de bons pensamentos de milhões de fiéis. Natural que tenha existência própria depois de um tempo. Esta egrégora é real, porém a base mental e ponto focal de sua formação, o Jesus histórico são totalmente falsos.

    O Jesus histórico era um zelote, porção judáica mais pobre , talvez uma facção degenerada dos essênios os quais eram messianistas . Jesus faz pregações morais para envolver o seu povo judeu na revolução, pois os governos eram teocráticos e ele queria ser o restaurador do Templo, que fora profanado. Porém não conseguiu . Sua revolução era APENAS PARA OS JUDEUS, isto é claro na leitura da bíblia.

    A mitificação posterior de Jesus nada tem a ver com a realidade é apenas mais uma religião, se um fiel se iluminar pensando em Jesus o mérito é apenas de seu próprio coração. Acreditamos que no século XXI inverdades pouco possam ajudar ou convencer e que o homem possa se pautar por uma ética maior e não sectária ou dogmática. Valeu.

  5. “Eliphas Levi como todo francês de séculos atrás era católico e tinha a fé cega como algo intrínseco a sua mentalidade, isso é incalcado desde criança.”,,,
    É verdade que vc acredita nisso? se sim não leu Eliphas Levi. Uma “quebradeira” de dogmas feitas por este homem, e vc acha que ele estaria impregnado?
    Vale lembrar o Dogma e Ritual de Alta Magia (De Dogme Rituel de la Haute Magie)- Eliphas Levi. Se fosse tão condicionado pelo seu meio, não escreveria e nem pensaria neste livro. que aliás poderia custar o pescoço diga-se de passagem ,Evidencia no livro a ausência de condicionamentos e ula porposta forte de abertra. E este texto acima está maravilhoso. Não o conhecia. Obrigado por postar um material raro assim!. Abçs!

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