O Real Motivo


Até alguns anos atrás pouquíssimo era o meu conhecimento acerta de ordens, grupos e suas respectivas obrigações, deveres e o que compete desde à preparação do aspirante a Adepto, e um pensamento que antes parecia ser pessoal se mostrou de importância geral, e de particular preocupação aos grupos que tencionam formar verdadeiros Iniciados: O que motiva seus membros? O que faz o espirito humano buscar o conhecimento oculto, e o que faz de cada candidato sincero verdadeiro merecedor de ultrapassar os Umbrais do Templo?

Segundo o Codex Hermeticum 00 do CIH ‘Preparação do postulante ao Circulo Inciático de Hermes’, com texto de abertura, segundo item, temos:
“2. Deve buscar o real motivo de seu ingresso ao CIH
Antes da iniciação o postulante deve meditar e questionar-se sobre o motivo que o trouxe às portas da iniciação. Em nenhum momento, seus motivos devem ser apenas a curiosidade ou o interesse passageiro na escola. O caminho da iniciação e duro e penoso. Os que são motivados por pensamentos superficiais e tolos, não a poderão compreender em sua plenitude ou aproveitar sua profunda sabedoria.”
Essa preocupação aparece entre as Ordens e Grupos Iniciáticos com o intuito não somente de preservar sua própria integridade de pessoas movidas por mera curiosidade, por sentimentos levianos ou passageiros, mas também como forma de provação prévia do candidato quanto sua sinceridade de pensamento e julgamento, assim como a pureza de suas aspirações e conduta, assim como uma forma do próprio candidato perceber e buscar razões nobres para seu pedido de filiação.
Segundo o Site do Grande Oriente do Brasil (G.:O.:B.:), retiro um trecho do artigo aberto “Como Posso Tornar-me Maçom” que diz:
“Antes de mais nada, o postulante ao ingresso nos quadros da Ordem Maçônica, deve autoavaliar-se em busca de valores, costumes, atitudes (interiores), e comportamentos sociais exteriorizados cotejando-os com algumas premissas a seguir apresentadas.
(…)
A admissão à Maçonaria é restrita a pessoas adultas sem limitações quanto à raça, credo e nacionalidade, desde que gozem de reputação ilibada e que sejam homens íntegros.
Nenhum homem, por melhor que seja, poderá ser recebido na Maçonaria, sem o consentimento de todos os maçons. Se alguém fosse imposto à Maçonaria, poderia ali causar desarmonia, ou perturbar a liberdade dos demais, o que sempre deve ser evitado.
A aceitação do pedido de ingresso na Ordem depende bastante da declaração de motivos do candidato. A Ordem espera que o candidato seja sincero perante sua própria consciência, quando do preenchimento da proposta de admissão.”
Então pergunto: O que te motiva, o que faz com que busque os caminhos do Templo, o conhecimento secreto de Eras Infindáveis, os poderes ocultos da Natureza? A resposta deve satisfazer o candidato, e ser tão sincera quanto suas intenções se mostram, pois apenas com espirito receptivo, a humildade de reconhecer que muito há o que aprender, muito há o que trilhar e percorrer, assim abrem-se as verdadeiras portas do templo, assim a Iniciação se faz Verdadeira, assim começam os verdadeiros Adeptos, assim caminham os verdadeiros Mestres.
Taffarel Micaloski é autor do blog Hermetic Rose, estudante de ciências ocultas, Thelema, Maçonaria.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 15

  1. Palavras sábias, que têm sido uma das respostas de que preciso ultimamente.
    Cada vez mais tenho certeza do caminho que quero trilhar, e estou muito próxima de entrar nele.
    Parabens!!
    @LUciuxlynx – Muito obrigado, que a Luz Astral ilumine seus passos, as respostas chegam no tempo devido, mas é sempre importânte ter dúvidas, pois é o que nos força a seguir.

  2. Tenho incessantes confrontos internos pois vejo que não possuo domínio sobre minha vida e me perco em outro afazeres, não dando foco aos estudos que poderiam lapidar minha alma, porém em nenhum momento deixei de pensar que deveria mudar meus hábitos. Possui algum conselho? Pois, sigo dia após dia nesse imbróglio.
    @Luciuxlynx – Procure perceber os limites das suas ações, onde começa e termina seu próprio espaço. Se tens a noção do que deve ser feito, faça. Muitas vezes é fraqueza da idade, muitos autores acabam sendo um pocuo fatalistas, mas não há como deixar de dar razão quando dizem que, se algo é definido, e não é feito, há uma demonstração de fraqueza aí, e enquanto não se tomam as ações necessárias, o fracasso será uma contante. Direitos se exigem, Deveres se cumprem, saiba diferenciar ambos em sua vida, e as coisas passarão a fluir de forma diferente.

    1. Alexandre…Se Vc tem incessantes conflitos internos e se se sente mal por tentar mudar seus hábitos e não conseguir, fique tranquilo…VOCÊ NÃO PRECISA ENTRAR EM NENHUMA ORDEM E NÃO PRECISA SE SUBMETER A NENHUMA REGRA EXTERIOR PARA SE SENTIR MELHOR OU APRIMORAR SUA PERSONALIDADE…VOCÊ JÁ ESTÁ NO CAMINHO CERTO E JÁ TEM TUDO O QUE PRECISA PARA CHEGAR LÁ…NA VERDADE VOCÊ JÁ CHEGOU LÁ…Você tem uma coisa que falta a muitos pretensos sábios e doutores…Você tem AUTO-CRITICA E HUMILDADE…O objetivo da vida é estar vivo e Vc está vivo não está? quanto aos seus defeitos e imperfeições serão corrigidos pouco a pouco tanto quanto forem aumentando suas necessidades de corrigí-los…Se esforce por fazer o melhor possível dentro de suas limitações…A consciência de que Vc precisa se esforçar Vc já tem…Auto-crítica Vc também já possui, então olha como Vc já está acima de tantos pretensos “doutores e sábios”…Quanto aos estudos e ao conhecimento que eles trazem lembre-se: Nada disso é tão importante quanto trabalhar…Tanto para seu próprio bem, quanto para o bem comum de seus semelhantes, mas eu tenho uma forte suspeita de que também isso Vc já faz…Então só me resta te felicitar…PARABÉNS!!!…E continue sempre assim…
      Amigo_Virtual_p.g.l@hotmail.com

  3. Alexandre.
    Por isso que odeio hermetic fast food, só traz Ilusões e decepções.
    maya domina , choronzon se glorifica =/.

  4. A Hermetic Rose tem alguma ação de caridade? Estou procurando grupos que conheçam suas energias, saibam filtrar as energias ruins e transformá-las em boas através de oração e amor e façam caridade. Na maçonaria a coisa funciona nesse sentido? Se sim, gostaria de saber como fazer parte de um grupo desse.

    @Luciuxlynx – Existem vários grupos direta ou indiretamente associados à maçonaria que fazem obras de caridade, no próprio site do GOB, que cito o endereço no texto, tem fotos de alguns desses eventos com a presença do Grão Mestre Geral. Ajudar o próximo, ser participativo em sua sociedade é parte do que rege os irmãos maçons, muitas das vezes, em ações de caridade, ajudam-se grupos que nada ou muito pouco tenham à ver com a maçonaria em si, os irmãos estão a serviço do povo, maiores informações dê uma olhada no próprio site GOB

    1. Maçonaria você não pode entrar por vontade própria somente, deverá conhecer alguém que seje maçom esteje ativo numa loja, lhe faça a recomendação para ver se você será aprovado ou não após algumas avaliações de conduta e moral. A Rosacruz no qual faço parte você pode se associar por vontade própria pelo site deles e aguardar aprovação para iniciar os estudos e quem sabe ser iniciado pessoalmente numa em sua cidade.
      A jornada para um buscador/iniciado é dura e muitos desistem no meio do caminho.
      Pra ajudar os outros (caridade) não é necessário se associar a nenhuma delas, ambas tem ajuda mútua a pessoas necessitadas em certos tempos no ano, mais caso queira ajudar os demais em qualquer ocasião, visite um hospital de crianças com cancêr, uma instituição que cuide de deficientes, ou um abrigo de idosos, creio que fará sentido.
      Poderá ficar ligado na Hospitalaria aqui do blog do deldebbio também que ocorre todo mês.

      1. Philipe,
        O que une as pessoas que fazem parte da Rosacruz? O que elas fazem, buscam e compartilham?

  5. O maior problema das pessoas de nosso cotidiano, é que buscam as respostas e as querem no mesmo ato, ou em um prazo curtissimo de tempo.
    O que é passar por exemplo 50 anos estudando ciências ocultas para a eternidade do espirito que aguarda a todos no outro plano ? alguns milésimos de segundos.
    Creio que a melhor coisa que existe em ensinamentos doutrinários é isto separar joio do trigo, ou seja pessoas que tem pensamentos fúteis dos que realmente são buscadores, esta barreira imposta, é uma proteção impenetrável para os falsos buscadores que acabam desistindo e correndo de volta aos ensinos básicos do inicio de vida (católico e evangélico).

  6. Gostei muito do texto, mas ainda não achei meu motivo. Quando estudo filosofia oculta, estudo porque sinto necessidade, como quando se bebe, simplesmente por ter sede… Quando faço “caridade”, seja doando pães e roupas, ou simplesmente dando “um ombro amigo”, faço porque sinto a mesma coisa. Dar algo que outro necessite é como satisfazer uma necessidade minha também. Acaba sendo uma caridade egoísta, porque não dou exatamente porque o outro precisa, mas porque eu preciso doar…
    O mesmo quando faço algum ritual, meditação, etc… Tudo é como sede…Talvez, meu motivo seja me encontrar no “outro” e em “tudo”, porque, talvez, seja o único meio que minha alma encontrou de “entender” o conceito Deus: aquele “eu” que vem de todos os lados, inclusive dos que se fazem inimigos e das circunstâncias vistas como desfavoráveis… Ou talvez, meu motivo seja somente de saciar essa “sede”…rs.. um dia ainda entendo… abraços
    @Luciuxlynx – O sentido, o entendimento vem com tempo, nem sempre é necessário saber como algo é por dentro, desde que funcione.

    1. Xandy,
      Você escreveu isso: “Dar algo que outro necessite é como satisfazer uma necessidade minha também. Acaba sendo uma caridade egoísta, porque não dou exatamente porque o outro precisa, mas porque eu preciso doar…”
      Por que você precisa doar?
      Abraço 🙂

      1. Amigo, sinceramente não sei… vou usar a mesma metáfora que usei para o resto: por que você bebe água? A princípio, porque tem sede (uma vontade incontrolável, sem saber ao certo porque). Se for fisiologista, dirá que isso é uma resposta que seu cérebro envia ao corpo para demonstrar que há mais eletrólitos que água e que você deve diluí-los ingerindo água para manter a osmolaridade plasmática e interticial nos níveis basais, senão seu corpo correrá riscos… mas nesse sentido, ainda não achei a explicação ou motivo para os fatos mencionados antes. Apenas tenho a “vontade”, como uma sede, e faço. Mesmo em atos de caridade, faço mais pela vontade que tenho, que pela real necessidade da pessoa… não sei se clareei ou confundi…rs..abraços

  7. Otimo post!
    Mas fico indignada com alguns comentários…. daqui a pouco até p ler o TDC vai ser preciso verificar se a pessoa de fato quer ser um iniciado.
    Por isso é mais que necessario saber o real motivo da “nossa” particular existencia e nosso real motivo em fazer parte ou não de qualquer ordem.

    @Luciuxlynx – Mesmo o ‘Faz o que Tu Queres’ tem regras específicas por trás, e até o livre-arbítrio, e a livre-opinião também as têm. Tudo lhe é permitido, mas nem tudo lhe convém. Infelizmente nem todos veem ou compreendem isso.

  8. Penso que o melhor motivo que deveria mover o homem consciente nesta busca Espiritual seria o desejo de fugir da prisão da ignorância de seu caminho e de sua verdadeira vontade pra não se contentar com as respostas prontas e enganosas que dirige o homem comum. Para quem está do lado de fora nesta busca, só tem uma opção, a de bater na porta, o risco é, devido à ignorância, bater na porta errada e ela se abrir, daí teria que sair e procurar outras até “se” encontrar. ( “…E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará “…)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas