O que você precisa saber sobre Protestos

O movimento Occupy São Paulo faz um alerta [http://www.facebook.com/occupysaopaulo/posts/565061240210574]
TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE COMO PROTESTAR.

– Guia completo de como protestar e ajudar de casa, se comportar no protesto, orientações Jurídicas, evento Oficial e contato com a Coordenação, material e Suporte Técnico, como lidar com gás lacrimogêneo e bombas, primeiros socorros (pré-durante-pós).
– Lista os eventos no Brasil e fora.
– DÁ ORIENTAÇÕES JURÍDICAS PARA QUEM FOR NA MANIFESTAÇÃO. SUGERE GRITOS DE GUERRA e CARTAZES.
– Abaixo, dicas para quem quer protestar dentro de casa ou nas ruas:

[5 MANEIRA DE AJUDAR SEM SAIR DE CASA!]
1. Abra seu Wi-Fi
Se você mora ou trabalha perto das áreas de manifestação libere o sinal do seu Wi-Fi. Com mais conexão os protestantes são capaz de informar melhor e subir seus registros e trocar mensagens.
2. Bandeira branca na janela
Coloque uma bandeira branca na sua janela e participe do movimento VEM PRA JANELA.
3. Proteja os manifestantes
Separe alguns panos com vinagre e garrafinhas de água, e converse com seu porteiro para abrigar gente fugindo dos protestos se a violência começar. PMs agrediram diversas pessoas tentando fugir da confusão encurralados na porta de prédios – a grande maioria presente não tem interesse em participar de violência. Proteja-os se puder.
4. Registre tudo que ouve e vê
Sendo uma peça presente, registre seus arredores e participe da troca de informações sobre os protestos. Utilize as tags do evento e informe seus contatos de tudo que está acontecendo – sua presença virtual é tão importante quanto sua presença física.
5. Compartilhar é participar!
Diversas informações podem ser cruciais na hora de ajudar quem esta nas ruas. Durante o protesto do dia 13, os manifestantes souberam com alguma antecedência sobre a presença do batalhão de choque da polícia escondido, e puderam tentar minimizar a os ataques. Também foi através da internet e facebook que informações sobre pontos de suporte médico chegaram as ruas. Esteja preparando com todo seu poder de cidadão da internet pra ajudar!

[15 DICAS PARA QUEM VAI AS RUAS PROTESTAR]

1. Use roupas impermeáveis
Se você tiver casacos ou peças impermeáveis em casa, eles são perfeitos contra o famoso gás lacrimogêneo. O algodão absorve o gás e os químicos ficam em contato com a pele por mais tempo.
2. Tome Banho
Sim, vá para a manifestação bem limpinho. Isso porque a oleosidade da pele também ajuda a fixar o gás lacrimogêneo.
3. Não fotografe o rosto dos líderes manifestantes
Os organizadores do movimento pedem que fotógrafos e jornalistas não ajudem a polícia a identificar membros dos protestos. Essas pessoas, após identificadas, podem ser perseguidas ou presas injustamente.
4. Cinegrafista, mantenha distância!
A cobertura da mídia tradicional brasileira está deslegitimando o processo e dando importância apenas a cenas de violência. Se você tem uma câmera, faça imagens do que realmente está acontecendo. Mas proteja-se em um lugar tranquilo e longe da confusão. No meio do protesto, você corre o risco de ser reprimido pela Polícia Militar.
5. Ande em grupo
Vídeos postados nas redes sociais mostraram grupos de policiais espancando pessoas que estavam sozinhas. O melhor é estar sempre acompanhado por um grupo.
6. Óculos de Natação
O óculos é barato – pode ser encontrado por R$ 2 em lojas de artigos esportivos – e protege os seus olhos do gás lacrimogêneo. Não use lentes de contato! Elas retêm o gás nos seus olhos.
7. Máscara de Pintor
Esta é mais uma opção barata para se proteger contra o gás lacrimogêneo. Bandanas e lenços também ajudam. Acrescente vinagre diluído em água e, se puder, leve um Cebion para colocar na boca.
8. Nunca esfregue os olhos!
Para desinfetá-los contra o gás, vire a cabeça lateralmente, jogue água corrente e deixe-a escorrer do olho para fora, em um olho de cada vez. A amônia corta o efeito do gás lacrimogêneo – vinagre contém amônia (misture meio litro de vinagre em meio litro de água pra lavar o rosto) ou Cebion.
9. Sapatos confortáveis
No último ato, foram 5 horas de caminhada. Vá preparado.
10. Se você não for participar, evite a região onde o ato vai acontecer
Você não precisa ser contra nem a favor. Se não vai participar, o melhor é evitar a região do protesto. A população está saindo nas ruas para reivindicar um direito básico. Não seja o chato que reclama porque chegou 2 horas mais tarde em casa. O ato em São Paulo acontece na próxima segunda-feira 17.
11. Registre os abusos
Diversos casos de violência e abusos só vieram a tona por que haviam registros feitos por telefones e câmeras. Utilizem as armas que vocês tem para gravar todo tipo de violência e excessos.
12. Informe e esteja informado
Mantenha seu círculo de contatos atualizado do que está acontecendo com você, em caso de ser preso ou estar machucado, alguém pode ir ao seu encontro e te ajudar. Caso você precise o momenti Habeas Corpus tem uma legião de advogados prontos pra defender seus direitos civis:https://www.facebook.com/events/557049844337828/
13. Descubra quais os pontos de apoio
Durante o último evento a Matilha Cultural prestou suporte médico aos manifestantes. Procure se informar onde estão os novos pontos de apoio, isso pode salvar a vida de alguém.
14. Seja pacífico.
Lute mas não recorra a violência. Se houverem manifestações de violência, filme e reporte. Se afaste dos ambientes onde está acontecendo combate, depredações e conflito. Essas ações invalidam e deturpam o valor da manifestação. No lugar disso, leve seu cartaz e prepara a voz pra gritar. Em caso de agressão policial com balas de borracha, deite no chão.
15. Leve seu vinagre.
Por que (ainda) não é crime.

[ORIENTAÇÕES JURÍDICAS PARA QUEM FOR NA MANIFESTAÇÃO]
1. A polícia PODE te deter, por alguns minutos, para “averiguação”. Ou seja, para verificar se você está carregando bombas, armas, drogas, etc. A polícia NÃO PODE te prender para averiguação, te jogar em um camburão, e te levar para a delegacia;
2. Se você for pego cometendo algum crime (independente das razões para isso), você poderá ser preso. Se você estiver portando drogas, bombas, armas, ou estiver depredando o patrimônio público, a polícia PODE te prender e te levar para a delegacia;
3. Você tem o direito de permanecer calado diante de qualquer pergunta, de qualquer autoridade. Você também tem direito, na delegacia, de contar com o auxílio de um advogado. Se você for preso, levado para a delegacia, e quiserem tomar o seu depoimento, EXIJA um advogado presente. Se não permitirem a presença de um, dê como declaração o seguinte: “PERMANECEREI EM SILÊNCIO, PORQUE ME FOI NEGADO O DIREITO DE TER UM ADVOGADO ACOMPANHANDO ESTE ATO”. Isso tem que ficar documentado no papel. Se o delegado ou o agente da polícia civil se negar a colocar isso no papel, NÃO ASSINE NADA!
4. Na delegacia, LEIA TUDO ANTES DE ASSINAR! Se o que estiver escrito não for a realidade, ou se você não disse alguma coisa que está escrita, NÃO ASSINE;
5. Se você for preso, não adianta discutir com o policial. Não reaja. Anote o nome de todos. Grave-os na sua memória. Se você vir alguém sendo preso, FILME! E, se souber o nome de quem está sendo preso, colete outros nomes ao redor, com telefone para contato, que poderão no futuro servir de testemunhas. Após, entre em contato com a pessoa que foi presa e repasse as informações.
6. Qualquer revista da polícia, em você ou em mochilas, DEVE SER FEITA NA PRESENÇA DE TODOS. A polícia NÃO PODE pegar a sua mochila e ir verificá-la longe dos olhos de todos.
7. Se você estiver machucado, EXIJA ATENDIMENTO MÉDICO IMEDIATO, mesmo antes de ir para a delegacia. A sua saúde deve ser mais importante do que a sua prisão.
8. Alguém foi preso ou está precisando de auxílio de algum advogado, entre em contato pela página “Habeas Corpus Movimento Passe Livre Manifestação 17/6”. Já somos mais de 4000 dispostos a te ajudar, gratuitamente.
9. E o mais importante: viu alguém sofrendo qualquer tipo de abuso? FILME! A polícia levou a mochila para revistar, sem o acompanhamento de ninguém? FILME! Viu alguém sendo preso por portar coisas legais, como vinagre ou máscaras, FILME! Anote o nome dos policiais que abusarem. Se ele não estiver portando alguma identificação, TIRE UMA FOTO! Com esses dados é possível a responsabilização do Estado e do policial que cometer os abusos.

[MATERIAL GRÁFICO]
Precisa de material gráfico (panfletos, cartazes) pra manifestação? O Estúdio Meli Melo está apoiando as manifestações e imprimindo de graças peças enviadas por nós para serem distribuídas no dia do evento. Entre em contato!
-> https://www.facebook.com/MeliMeloPress
Fique de olho também nos cartazes e imagens rolando no Facebook e compartilhe bastante o evento oficial:https://www.facebook.com/events/388686977904556/ e participe do AVAAZ para ser entregue ao prefeito pelo movimento Passe Livre.

[GRITOS DE GUERRA e CARTAZES]
Isso, já estamos preparando o coro e os cartazes, idéias aqui: https://www.facebook.com/events/388686977904556/388767097896544/?notif_t=event_mall_comment

[COORDENAÇÃO DOS PROTESTOS]
Movimento Passe Livre SP (MPL-SP):http://saopaulo.mpl.org.br/
mais informações sobre transporte: http://tarifazero.org/

[SOBRE GÁS LACRIMOGÊNEO E BOMBAS DE EFEITO MORAL]
QUEM DEVERIA EVITAR O SPRAY: aqueles com asma, problemas respiratórios ou infecciosos; mulheres grávidas; mulheres que pretendem engravidar; qualquer pessoa doente ou com um sístema imunológico baixo; infecção nos olhos; quem usa lentes de contato; crianças.
PREOCUPAÇÕES QUE DEVEM SER RELACIONADAS AO SPRAY: já que o spray de pimenta deve ser jogado de uma distância curta, a policia poderá tentar remover seus óculos de proteção ou sua máscara.
A reação aos químicos será beneficiada se houver alguma irritação na pele, como ACNE ou ECZEMA severa.
As LENTES DE CONTATO prendem os gazes irritantes e os componentes químicos, podendo aumentar os danos e as irritações causados por eles. Consiga óculos de grau e avise aos outros para não usar lentes de contatos.
ASMÁTICOS deverão trazer a suas bombinhas.
A primeira e mais importante coisa que deve ser lembrada é: RELAXE! Se você estiver tranquilo, tiver suplementos necessários e conhecimento, não irá precisar de assistência médica. Medo e confusão pioram tudo.

[PRIMEIROS SOCORROS EM CASO DE VIOLÊNCIA]
NÃO USE brincos, piercings, colares, gravatas, etc.
VISTA-SE DE ACORDO COM A TEMPERATURA: quanto mais você cobrir o seu corpo, mais você estará protegido. Casacos de chuva ou tecidos à prova d’água, lavados com sabão neutro, não irão absorver os químicos (ao contrário do cotton ou algodão). Cubra pulsos, tornozelos e pescoço.
POR FAVOR, TENHA CERTEZA DE QUE O SEU GRUPO DE AFINIDADE E A EQUIPE DE AJUDA LEGAL SAIBAM DE SUAS NECESSIDADES, PARA QUE POSSAM AJUDÁ-LO E ORIENTÁ-LO. Isso significa ter alguém ao lado consciente de alguma condição médica sua preparado para te dar apoio.
CUBRA TAMBÉM OS CABELOS com algo que seja à prova d’água: sacola plástica, touca de banho, capacete, etc.Use tênis ou botas confortáveis, que sirvam para correr. Leve calça e blusa extras, guardados na mochila, para você trocar as roupas contaminadas.
BANDANAS encharcadas em vinagre substituem a máscara de gás aliviando a garganta e o nariz. Mantenha-na guardada numa sacola plástica com zíper.

LANCHES ENERGÉTICOS:
Leve, tanto faz se em líquido ou barras (lembre-se que você vai ficar o dia todo na rua).
O QUE VOCÊ NÃO DEVE PASSAR NA PELE:
Vaselina, detergente, hidratantes, maquilagem, protetor solar que contém óleo, ou qualquer coisa ácida irá causar reações fortes. Não use vaselina ou óleo de mamona como proteção!!!

[PRIMEIROS SOCORROS DURANTE A AÇÃO]
Fique calmo e concentrado.
Quando o seu corpo aquece (por correr ou devido ao pânico), a irritação por spray de pimenta poderá aumentar. A principal razão disto acontecer é porque os seus poros irão abrir, permitindo a maior absorção dos químicos.
Fuja para um local seguro com ar puro, onde pessoas que não foram expostas poderão ajudá-lo ou garantir a sua segurança enquanto você se cuida.
Rosto em direção ao vento, olhos abertos, levante os braços e caminhe, permitindo que o ar puro te descontamine. Respire profundo e devagar.
Não toque seus olhos ou rosto, porque você poderá se re-contaminar.
Assopre o nariz e cuspa, isto ajudará a eliminar os químicos.
Se sua pele estiver molhada de spray de pimenta, limpe-a com roupa que não foi contaminada. Se você espalhar o óleo químico pela pele, aumentará a dor.
Antes de tratar alguém, peça-lhe permissão! Então explique para ele (a) o que você fará, antes de fazê-lo.
Use luvas limpas (evita contaminação das duas partes) e proteção para os olhos, para não acabar impossibilitado de ajudar os outros e precisar, também, de tratamento.
Logo depois da contaminação, você pode passar algum óleo mineral e em seguida um algodão com álcool na pele contaminada. Isto irá aliviar a dor (esle procedimento só funciona se for feito logo após a contaminação).
Molhe a região dos olhos que foi contaminada espirrando a água em direção ao chão. Desta forma, ela não irá contaminar a pele limpa, roupas ou cabelos.
GUARDE AS ROUPAS CONTAMINADAS EM UMA SACOLA.

[PRIMEIROS SOCORROS DEPOIS DA AÇÃO]
Se descontamine com um banho frio. Isto mantém os poros fechados prevenindo que os químicos entrem pela pele.
Coloque a roupa contaminada para arejar.
Fique sabendo que, se você entrar em uma sala com roupas, cabelo e pele contaminados por químicos, você irá contaminar toda a sala.
Um lugar contaminado pode ficar com um mal cheiro forte por semanas.
Se possível, troque de roupa antes de entrar em locais fechados.
Coloque as roupas contaminadas numa sacola e tire todo o ar. Lacre, para que os gazes se difundam lentamente. Se você quiser a suas roupas de volte, marque a sacola com um nome.

[PEQUENOS SANGRAMENTOS]
NASAL – inclinar (abaixar) a cabeça para frente; pedir para a vítima cuspir todo o sangue da boca e respirar pela boca; fazer pinçamento do nariz, logo abaixo do osso, na cartilagem, por 10 min; soltar devagar. Se continuar sangrando, enfie um pedaço de algodão ou pano no nariz e continue o pinçamento por mais 10 min.
CORTES – expor o ferimento; fazer compressão direta sobre a hemorragia; com um pano limpo comprimir em cima do ferimento elevá-lo ao nível do coração; quando o pano estiver cheio de sangue, colocar outro por cima.
VASO EXPOSTO – fazer o pinçamento dos vasos.
OBJETO TRANSFIXADO – mantê-lo fixo colocando algum pano em volta; colocar um objeto leve tapando o que está transfixado; prender com uma fita; pôr um pano em cima e prender com uma faixa.
FERIMENTOS GRAVES – providenciar socorro médico e hospitalar.

[OUTRAS CIDADES PARTICIPANDO DOS PROTESTOS]
Rio https://www.facebook.com/events/535972753126253/
Blumenau https://www.facebook.com/events/557996044239846/
Florianópolis https://www.facebook.com/events/114739575402227/
Maceió: https://www.facebook.com/events/1389023891309085/
São José dos C https://www.facebook.com/events/201541853330221/
Joinville: https://www.facebook.com/events/491936634209753/
Brasília: https://www.facebook.com/events/463255290434058/
Viçosa: https://www.facebook.com/events/395498297229496/
Manaus: https://www.facebook.com/events/310842239048709/
Natal: https://www.facebook.com/events/406311496150883/
São Paulo: http://www.facebook.com/events/388686977904556/
Porto Alegre: https://www.facebook.com/events/183882525105139/
Santarém: https://www.facebook.com/events/409783819137155/
Santos: https://www.facebook.com/events/135933803276168/
João Pessoa: https://www.facebook.com/events/679269142099113/
Foz do Iguaçu: https://www.facebook.com/events/481243278624089/
Uberlândia: https://www.facebook.com/events/527918607267757/
Bauru: https://www.facebook.com/events/118400468368966/
Maranhão: https://www.facebook.com/events/131262777075205/
BH: https://www.facebook.com/events/181900998638964/
Goiânia: https://www.facebook.com/events/464284696999198/
Piracicaba: https://www.facebook.com/events/425796080851120/
Florianópolis: https://www.facebook.com/events/114739575402227/
Duque de Caxias: https://www.facebook.com/events/504106012976017/
Belém: https://www.facebook.com/events/507814239274208/
Recife: https://www.facebook.com/events/169468283223991/
Juiz de Fora: https://www.facebook.com/events/558872177497414/
Curitiba: https://www.facebook.com/events/112475535594285/
[OUTROS PAÍSES PARTICIPANDO DOS PROTESTOS]
PARIS https://www.facebook.com/events/147318595459350/
VALENCIA: https://www.facebook.com/events/136456916554894/
MADRID: https://www.facebook.com/events/625940557418200/
LONDRES: https://www.facebook.com/events/183382041822867/
LISBOA: https://www.facebook.com/events/131690073703767/
BERLIM: https://www.facebook.com/events/165396716966531/
TURIM: https://www.facebook.com/events/261371487339249/
COIMBRA:https://www.facebook.com/events/200661703420881/
DEN HAAG https://www.facebook.com/events/363696367086327/
PORTO: http://www.facebook.com/events/645859998777392/
BARCELONA https://www.facebook.com/events/202433683240284/
DUBLIN: https://www.facebook.com/events/268625579944061/
MUNIQUE https://www.facebook.com/events/367062640060027/
LA CORUNA https://www.facebook.com/events/506258462756431/
BRUXELAS https://www.facebook.com/events/594266403939531/
BOLOGNA https://www.facebook.com/events/468817986538368/
FRANKFURT https://www.facebook.com/events/175117009324268/
HAMBURG https://www.facebook.com/events/341611152632858/
BOSTON https://www.facebook.com/events/238595646265111/
CHICAGO https://www.facebook.com/events/474892132587144/
NOVA YORK https://www.facebook.com/events/464704513623013
TORONTO https://www.facebook.com/events/128677670672718/
MONTREAL: https://www.facebook.com/events/185780441587055/
VANCOUVER: https://www.facebook.com/events/186329608197344/
EDMONTON: https://www.facebook.com/events/153694814817084/
CIDADE DO MEXICO: https://www.facebook.com/events/163069633872720
BUENOS AIRES: https://www.facebook.com/events/193499234142111/
TOKYO: https://www.facebook.com/events/609751042382657/

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 9

  1. Não esperava ver o blog apoiando essa causa,estou surpreso e muito contente.
    Todos se unindo!

    @MDD – e onde estaria a coerência? O Blog foi criado para mostrar o que eles não gostariam que vocês soubessem…

  2. Fortaleza também está participando das manifestações!

    Cerca de 500 estudantes protestaram no inicio da noite desta segunda-feira defendendo o passe livre em Fortaleza. A passeata dos estudantes percorreu 400 metros da Praça da Gentilândia até o Bosque do Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Benfica. A policia monitorou, mas não houve confronto.

    Os estudantes deliberaram por uma nova manifestação para a próxima quinta-feira na Praça Portugal. Segundo os líderes do Movimento Passe Livre, a ideia é parar o Centro Financeiro de Fortaleza com o protesto.

    Também foi decidido que o movimento vai se engajar na quarta-feira, 19, no início da tarde, ao protesto “Circo não, pão sim” em repúdio aos gastos com a Copa de 2014. Esse protesto vai tentar se dirigir à Arena Castelão, onde acontecerá às 16h o jogo Brasil x México pela Copa das Confederações.

    A concentração está marcada para o mesmo dia do jogo, às 10h, no pátio do Makro (Av. Alberto Craveiro). A saída em direção a Arena Castelão.

    http://www.estadao.com.br/noticias/geral,500-estudantes-defendem-passe-livre-em-fortaleza,1043589,0.htm

  3. Tio, também sou tio e estou indo pras ruas protestar e proteger nossas crianças. Os deuses nos ajudem e guardem!!!

    Não esperava menos de ti e desse blog que tanto admiro.

    Bração!

  4. ——————————-

    Gostaria de questionar algo que me intriga nestas manifestações, a meu ver toda essa algazarra que se passa nas ruas, inicialmente são organizadas pelo governo e FIFA, mas porque acho isso.
    Não passa de analises de risco para a copa, caso aconteça de grupos radicais tomarem iniciativas de cometerem atos terroristas durante os jogos da copa do mundo no Brasil o governo já tem parâmetros de investigações baseadas nos moldes de manifestos brasileiros, em meias palavras; o Brasil por ter sediado uma copa há muito tempo atrás, está sem diretrizes internacionais de segurança, pois não se sabe até onde o povo brasileiro pode chegar (aos olhos internacionais é claro), mas se o governo instigar manifestações durante um evento internacional que antecede a copa do mundo irá ter uma ideia de como seria durante a própria copa, mas tem algo mais que questiono também, um povo que recebe o que quer acaba agindo por ser escravo, pois as manifestações estão dando resultados positivos, mas de certo modo o governo vai tributar nosso povo de algum jeito, voltando ao pensamento inicial, assim vimos como o povo se comporta e qual o limite que chega, e ainda já sabem quem começa e quem se afilia a estes grupos até o final do ano ainda irá repercutir os manifestos provavelmente, mas no ano novo tudo vira festa novamente e o povo contente com as conquistas básicas que lhe são de direito ratificadas em forma de tributos mais caros que iremos pagar com desculpas que são respostas dos altos investimentos e do reflexo da crise mundial como argumento aos investimentos, mas novamente voltando e resumindo, povo descontente, povo manifesto, povo catalogado, parâmetros formados, e tem mais depois que o povo já estiver se cansando fisicamente e moralmente de lutar por uma causa infinita por assim dizer da corrupção no Brasil vem o papa, pra tirar o foco e tudo vira paz, e passado papa e fim de ano começa os preparativos para a copa com o dever de casa do governo já feito com todo o apoio do povo brasileiro para a copa do mundo, sem manifestos com diretrizes de segurança e democracia feita nos pais, perfeito para a reeleição da Dilma.
    Isso é apenas uma fração do que vem pela frente, então ACORDA BASIL!

    Author: LPUJ

  5. E esse ponto 14 aí? Já viu revolução sem sangue, tio DD? Se o Estado é violento, porque deveríamos nos deixar ser massacrados? Me lembrei agora daquele post do monge confucionista de fuzil na mão, e me pergunto… não seria incoerência pedir ‘sem violência” à alguém (o policial) que foi treinado pra te derrotar, não importa o que você diga?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas