O que é Inferno Astral?


Por Roberta Tótora
O período conhecido popularmente como “Inferno Astral” é o mês que antecede o aniversário de alguém. Nesta época, muitas pessoas acreditam viver momentos de angústia, depressão ou até mesmo azar, atribuindo as turbulências a alguma configuração astrológica misteriosa. Será que ela realmente existe e é mesmo inevitável?

Existem algumas explicações para entender estes trinta dias temidos antes da inauguração de uma nova idade. O aniversário nada mais é do que o marco de um novo ciclo solar na vida de uma pessoa, ou seja, o Sol passa pelo mesmo ponto do Zodíaco que estava quando ela nasceu, sinalizando uma nova etapa para a sua consciência. Os dias que antecedem esta renovação são exatamente os últimos do ciclo anterior que a consciência vinha atravessando.
(@MDD – O termo hermético é “conjunção solar”. É quando o Sol do seu Mapa fica no mesmo ponto do Sol no Mapa do céu do dia)
Cid de Oliveira lembra que os ciclos representam na Astrologia os estágios de todo e qualquer processo de desenvolvimento e que “o final de um ciclo” se caracteriza por ter uma qualidade de tempo marcada pela agitação, mudança, instabilidade e desordem, somadas à insegurança em relação ao futuro que está por vir. “Isto acontece porque é no final do ciclo que se esgotam as possibilidades de expressão existentes no seu início e manifestam-se os resíduos responsáveis por sua dissolução. Em suma, o tempo que antecede imediatamente o final de qualquer ciclo caracteriza-se pela desordem e pela inversão dos valores admitidos no seu início”, explica.
Pela técnica da revolução solar, cada mês do ano, a contar a partir da data do aniversário, corresponde a uma determinada casa astrológica ou setor prático da vida de uma pessoa que estará sendo vivido mais intensamente. Assim, no primeiro mês a partir do aniversário, vive-se de forma enfática a casa 1: a pessoa fica mais centrada em si mesma e em seu comportamento. O décimo segundo e último mês do ano corresponde à casa 12, trecho do mapa que analisa os sacrifícios e doações que uma pessoa deve fazer aos outros, sem esperar recompensas para isto.
(@MDD – Casa 12 corresponde às energias de Peixes, a espiritualidade e doação ao outro. Daí vem a superstição de que nunca se comemora aniversário antes da data… é puxar a energia ariana para um momento onde a energia está fluindo de maneira pisciana).
Segundo o astrólogo Eduardo Maia, o “Inferno Astral” só acontece quando não percebemos que precisamos sair do palco para contemplar mais o mundo e nos desapegarmos, em benefício daqueles que precisam de uma ajuda emocional ou prática. “É um período de ser instrumento para o bem dos outros e não estar tão preocupado com causas próprias”, afirma. Como isto geralmente não acontece, vem a angústia, o vazio e a sensação de desorientação.
Apesar de não ser uma força misteriosa desenfreada como muitos imaginam, existem explicações simbólicas consistentes para a crise do último mês de uma idade, mas isto não significa que acontecerão apenas coisas negativas na vida de alguém ou que seja impossível lidar bem com este período de transição. Todos têm livre-arbítrio e podem, ainda mais compreendendo o ciclo no qual estão inseridos, dedicarem este momento à reflexão e avaliação da etapa terminada, preparando-se sem tantos atropelos para a próxima.

Este post tem 25 comentários

  1. cleber borges

    Sincronicidade… Estou a alguns dias de Meu aniversário (16/09) e a confusão está estabelecida, hehe. Dúvidas, pontos de vista, princípiosm certezas, tudo misturado, cada hora para um lado. DEvo então aproveitar e contemplar o encerramento deste ciclo já que foi eu quem definiu (pelo menos permiti que definissem) que ele estaria desta forma.
    Paz Profunda!

  2. Ana Ramos

    Nunca tive problemas no “inferno astral”. Pelo contrário, o mês antecedente ao meu aniversário costuma ser um dos mais lights do ano.
    Agora, em todos os anos, maio e junho (o que dá a casa 5 se for contar minha data de nascimento) costumam ser meses bem pesados… Setembro também não costuma ser um mês tranquilo…

  3. Rodrigo Tonin

    O mês que antecede o aniversario sinceramente é o mês onde o homem sai da Caverna (Mito da Caverna de Platão).
    Reflexão e desapego…
    Melhor mês, certo? =)

  4. André Vinícius Bueno

    Oi Roberta. Oi Marcelo.
    Nasci em novembro, e meu mês mais difícil é abril. Penso que isso se dá porque o sol cobre a minha décima segunda casa de meu mapa é neste mês e não em outubro.

  5. Ana

    Nunca tive problemas no “inferno astral”. Pelo contrário, o mês antecedente ao meu aniversário costuma ser um dos mais lights do ano. [2]
    Mas sempre o segundo semestre do ano é mais tenso, e especialmente pesado de agosto a outubro.

  6. PeX

    Que oportuno!
    Isso explica porque esse ano meu “inferno astral” foi tão bom. Já sobre comemorar o aniversário antes da data, não tem problema se for um dia antes né?

  7. adelino

    Podes dar uma resumo dos 12 ciclos?

  8. Bela Vrask

    Meu aniversário é 25 de novembro
    Desde que entrei na faculdade meu inferno astral é bem pior por conta de fim de semestre…

  9. Mario

    marcelo, ja te pedi isso uma vez, mas hoje é dia!!
    faz um mapa do luciano huck! queria saber como ele ta trabalahdn as oitavas dele..judeu e talz.. faz!

  10. Leigo

    E quando o Inferno Astral acontece todo mês? Comofas?

  11. Yogo

    Eu nasci em 30 de novembro, mas sempre me ferro em março. A maioria das burradas, pelo menos eu tenho considerado elas assim, acontecem nessa época. Mas, vai saber o que essas “burradas” de agora, sejam os frutos da esperança do amanhã…

  12. Jonatas Arruda

    Coisa interessante, sempre ouvi falar, mas não fazia ideia do que era.
    Meu aniversario é agora dia 8 de Setembro, e do ultimo mês pra ate hoje tenho sonhado muito, uma vez sonhei com o Alan Moore e depois sonhei com o MDD, depois teve um sonho meio louco em que o Obama tinha aberto um loja de instrumentos musicais =D.
    Sera que é por causa do dia do meu aniversario que ta chegando?
    Tou virando homem xD vou fazer 18.
    Abraços

  13. Loirinha

    Interessante ler este post faltando exatamente os 30 dias para o meu aniversário. Fato nunca tive problemas sérios com setembro além da perda do meu pai e algumas brigas. Contudo maio sempre é o pega pra capa…. sempre acontece coisas absurdas comigo que em geral me causam revolta dor medo e frustração, principalmente na 1ª quinzena de maio de todos os anos nos últimos 13 anos….

  14. Paulo Tavares

    É. 1 mês para o meu tb. Tô notando que não to no caminho certo. Tá um “inferno astral” mesmo =/

  15. Gabriel

    (@MDD – Casa 12 corresponde às energias de Peixes, a espiritualidade e doação ao outro. Daí vem a superstição de que nunca se comemora aniversário antes da data… é puxar a energia ariana para um momento onde a energia está fluindo de maneira pisciana).
    Tchê, aproveita o momento e faz o mesmo que tu fez para as outras 11 casas. 🙂

  16. Alexandre I.

    “Por acaso”, esse período antes do meu aniversário foi um dos meus períodos de mais intensa reflexão sobre mim mesmo e de como mudar.

  17. Vinícius

    Os planetas posicionados na casa em questão têm alguma influência? Os planetas na casa XII no mês anterior ao aniversário, os planetas na casa I no mês do aniversário, etc…

  18. Isso explica muita coisa, nem sabia desse negócio de inferno astral, assim, conhecia o termo, mas não sabia dessa relação com o mês antes do aniversário.
    Enfim, Agosto sempre foi o mês do cachorro louco pra mim, onde tudo dava errado, o mês mais merda que eu tinha, e eu nasci em Setembro.
    Comecei a marcar minhas férias e viajar em Agosto, apenas eu e qualquer outra cidade, sem nenhum planejamento, com exceção dos dias de ida e volta. Sério, tem me ajudado muito, fico sozinho, reflito sobre meu ano, minha vida, minhas coisas.
    E sempre conheço um monte de coisas novas, pessoas novas e hábitos novos. 🙂

  19. Vinícius

    Estava pesquisando aqui sobre horóscopos, e parece que eles são feitos tomando o signo solar como a casa 1, por isso pouco antes do aniversário ele estaria na casa 12, mas isso só se tomar a posição do Sol Natal como sendo a casa 1.
    Aí fiquei pensando… O Sol no meu Mapa está em Leão na casa 6 (que acabaria sendo tomada como casa 1, por ser a posição do Sol). O “inferno astral” seria quando o Sol transita em câncer, né?
    Mas agora o Sol está em Aquário, e sobrepondo o Mapa do Céu do momento com a minha carta natal, ele está na minha casa 12.
    Existem os dois métodos (um tomando a casa 1 a partir do Sol e o outro tomando a casa 1 a partir do ascendente), um dos métodos está errado ou são usados para coisas diferentes? Se o meu interesse é analisar a “influência” astral do momento sobre mim, qual dos dois é o melhor?

  20. Cliff

    Olá, Marcelo. A revolução solar leva em conta o posicionamento celeste do local onde se passa o aniversário ou o posicionamento celeste do local de nascimento, independentemente de onde se passa o aniversário? Nasci numa cidade que neste ano, quando o Sol em trânsito fazer conjunção ao meu Sol natal, o signo ascendente será Libra. Se eu passar o aniversário no exterior e, por exemplo, o ascendente for Sagitário no momento do Retorno Solar, eu vou ser influenciado pelo posicionamento celeste deste local ou o do local de nascimento?
    @MDD – Olha, o seu Ascendente nao muda nunca. A Revoluçao Solar é feita com calculo no seu MAPA ASTRAL, e ele nao muda, nao importa onde voce estiver morando.

  21. Apollo

    Mano me disseram q o inferno astral é o periodo em q o sol ta passando pelo signo em q se encontra na casa 12 do mapa astral da pessoa. Ex: eu tenho libra na casa 12, então o meu inferno astral é entre setembro e outubro.

  22. Bia

    Nunca senti isso de inferno astral. Tem relação com o fato do meu Sol natal já estar na casa 12? Estou imune ou não sinto porque estou lascada de vez?

  23. Lulu

    E eu q sou ariano e tenho Peixes na casa 5(casa da divesão, prazeres, etc), percebam q o período em q é o inferno astral, pra mim, devia ser o melhor período do ano, porque quando o Sol ta passando por Peixes, é mais ou menos os 30(trinta) dias que antecedem o meu anivesário.

  24. Bia

    Faço aniversário 9/11 e o inferno astral começa um mês antes e vai até o início da semana em que apago as velhinhas. :/

  25. José

    Sempre observo uma espécie de finalização de ciclo mesmo.
    O que ficou pendente no ciclo tende a se mostrar com certa força, isso para alguns pode parecer “inferno astral”.
    Tento encarar como uma oportunidade para iniciar o próximo ciclo com menos pendências possíveis.

Deixe uma resposta