O Planejamento a Longo Prazo


Por Jeff Alves,

Vários sistemas de ocultismo indicam em seus ensinamentos quantas horas de estudos devemos ter a cada semana e o número de práticas, bem como o tempo médio para executá-las, que devemos realizar diariamente, deixando a nosso cargo escolher o melhor período possível para isto. Muitos fazem esta escolha através do planejamento, mas muitas não.
É inegável que para termos sucesso na Senda devemos ter diversos atributos e um desses é a disciplina. Porém, geralmente agimos por impulso, motivados pelo desejo de ter um sucesso imediato. Desta forma, assim que tomamos conhecimento de uma ação, agimos e adaptamos o nosso dia para que possamos realizar tal ação sem planejamento prévio, o que geralmente acaba sem a conclusão satisfatória.

Qualquer atividade humana realizada sem qualquer tipo de preparo é uma atividade aleatória que conduz, em geral, o indivíduo a destinos não esperados e situações piores que as já existentes. Portanto, deve-se considerar que o planejamento é a condição básica para o sucesso de qualquer trabalho, ficando claro que a qualidade será conseguida quando planejamos isto de maneira organizada, dentro de uma sequência pré-determinada.
No entanto, se o planejamento é necessário, o uso da faculdade intuitiva é ainda mais essencial. Os ocultistas são flexíveis, pois caso surja um lampejo intuitivo que faça com que abdiquem de tudo o que planejaram, realizam o que o seu interior os estimula a fazer.
Fica claro e evidente que devemos seguir estes dois processos – planejar sempre e ser flexível o bastante para seguir a nossa intuição, já que as duas constituem importantes fatores para o avançar na Senda mística. O maior perigo de um planejamento é que ele seja seguido ao pé da letra, rígida e dogmaticamente, sem qualquer flexibilidade de desvios ou interrupções. Livremo-nos disto.
Um Ritmo de Estudo
Um aluno entra numa aula de piano e deseja aprender a tocar maravilhosamente bem em apenas uma semana. Nota-se que isto é um sonho extremamente difícil, senão impossível, de realizar-se. Para que ele consiga cumprir o seu objetivo, ele deve esquecer o tempo em que deseja e seguir o seu próprio ritmo. Um dos atributos necessários para este aprendizado é a disciplina. Logicamente, percebe-se que são necessárias aulas gradativas, a começar do básico até o mais difícil, seguindo um horário pré-estabelecido para este treinamento.
Da mesma forma que no exemplo acima é o despertar espiritual. Não adianta achar que em apenas uma semana você vai ser um Buda da vida porque você não vai se tornar…
Para o estudante é essencial a definição de um período durante a semana para os estudos e práticas. Escolha um tempo para isto. Não é necessário que sejam horas e horas durante o dia, pois devemos entender que o desenvolvimento na senda mística deve ser equilibrado e gradativo. No mínimo duas horas semanais é suficiente.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 4

  1. Saudações MDD

    Destaco um trecho do livro” Alice no País das Maravilhas”, do autor britânico Lewis Carroll, onde se sentindo perdida, Alice encontra o Gato (Mestre) nos galhos de uma árvore, na bifurcação de um caminho e lhe pede ajuda:

    Alice:”Você pode me ajudar?”
    Gato: “Sim, pois não.”
    Alice:”Para onde vai essa estrada?”
    Gato:”Para onde você quer ir?”
    Alice:”Eu não sei, estou perdida.”
    Gato: “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.”

    Axé a todos

  2. Obrigado pelo texto!
    Tive contato com vários sistemas ao longo dos últimos anos, mas nunca coloquei nada em prática por mais de duas semanas por falta de tal planejamento. Recentemente tenho percebido em mim um bom desenvolvimento da disciplina que acredito ser necessária, e esse texto deu Aquele empurrãozinho pra começar a Obra.

  3. Preferia a publicação original que estava dividida em tópicos e continha um exercício deveras interessante e muito bom a todos no final.

    Podem republicar este que falei? Pesquisei pelo site e ele já não se encontra presente, não consegui achar, caso ainda tenha, pelo menos está bom.

    Grande abraço.

  4. Longo Prazo … pensar no longo prazo …

    Ai ai … Numa sociedade onde tudo é mais do que “imediato”, onde todos querem tudo para ontem …

    Eu que lido com investimentos e finanças pessoais diariamente sei bem como funciona o “planejar para o longo prazo” … =/

    “Vai lá, estude, leia bons livros, converse com quem tem experiência, etc etc etc” … Não, querem distância disso tudo, mesmo que os benefícios sejam MUITOS … =(

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas