O Mapa de Inception (A Origem)

Segue abaixo o Mapa com os diversos níveis de Sonho do filme Inception, um dos melhores e mais complexos filmes já produzidos. O Mapa é um guia para entender melhor quem está na cabeça de quem… Se você não assistiu ao filme ainda, ASSISTA.

AVISO: O Mapa contém SPOILERS, e vou liberar Spoilers nos comentários, então se você ainda não assistiu, não continue.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 120

  1. por que o cobb sai direto do lvl1 pro limbo e saito sai do lvl3, sendo que o saito tomou o tiro no lvl2?

  2. Soh mais um comentarios.

    CHRIS NOLAN éo cara!

    Ele conseguiu viajar na maionese, e fazer nós acreditarmos nisto, criando um mundo que nós acreditamos que exista e usando essas dimensões da melhor forma possivel, para bolar as cenas do filme, a cena de luta no corredor do predio, onde ele fica girando é espetacular, a melhor de todos os tempos.

    DelDebbio abraço.

  3. Ué, por mim o nível 4 já era o Limbo.

    E o Cobb ficou por lá, para pegar o Saito. Neste mapa, entretanto, ele sobe de volta para o nível 1 e depois desce para o Limbo… Quando ele faz isso?

    Filmaço!

    1. Também achei esse ponto errado no mapa, mas dá pra gente tentar ver o que eles imaginaram: o Cobb não acordou no chute do nível 4 e assim teria acordado em todos os níveis… só que no nível 1 ele ficou submerso na van, e teria morrido afogado, sendo assim jogador no limbo, onde o Saito estaria.

      Mas como eu disse, pra mim o nível 4 já é o limbo…

      1. eh isso mesmo… o level 4 na verdade eh o lugar q o cobb criou com a mina dele, o fisher caiu la, na real a mina do cobb rapitou o fisher, ai so a ariadne e o cobb se ligaram, ai eles foram atras dela diretao, so que a ariadne dropou(morreu) e conseguiu sair a tempo de todos(acordou e voltou pro level 1, o cobb foi como vc falou ele ficou no level 4(mundo dele) e morreu la com a mina dele so que ele fico preso no sonho num tinha como acorda pq a pessoa que ele estava no sonho(ariadne) ja tinha acordado(num tinha o level 3) ai ele foi pro limbo mesmo aonde o saito tava pq ja tinha morrido antes, so que o saito como ja tinha ido pra la antes qndo o cobb chega ele ja ta mo velho, tipo o saito espero o cobb, acho que o limbo “eh de alguem”, aquele era o limbo do saito…

    2. Ele foi no Limbo 2 vezes, mas a primeira vez não foi nessa linha temporal ai, a primeira ele foi com a mulher dele. Mas realmente o mapa está errado, na primeira vez ele não foi através do sonho de Yusuf… E outra coisa errada também é que a camada realidade, talvez seja pseudo-realidade, já que no final do filme, o totem de codd da a entender que continua girando, o que caracteriza com um sonho. E também acho que o nível 4 também já é o próprio limbo.

    3. Isso mesmo, o nivel quatro já é o limbo, já que, o Fischer morre no nivel 3 e vai para o limbo. Mais uma prova disso é que o Cobb fica lá para procurar o Saito.
      Acredito também que Cobb não volta ao 1 sonho.

    4. Cobb vai pro Limbo quando ele morre na realidade de Ariadne. Saito vai pro limbo quando ele morre lá no “lugar gelado” (esqueci o nome correto do local)

      Minha opiniao é de q realmente é o melhor filme do ano. Ah nao ser que eles me façam um filme em q eu reflita por mais tempo do que esse… o q acho dificil.

      Um sonho dentro de um sonho… quando morremos no sonho acordamos, certo ? E quando morremos na vida, nao deveriamos acordar também em outro lugar ? A Lei permanece a mesma….
      Eles viajam para “dentro” no filme… e se eles viajassem para “fora” ?

      My 2 cents 😉

      1. Errata:

        Nao é “realidade de Ariadne” que eu quis dizer no comment anterior, e sim a realidade de Mal – a “memória viva” da falecida esposa de Cobb. Troquei os nomes sem querer.

      2. Isso quer dizzer que a Mal não estava tão louca assim em querer se matar, hehehe.

        Não levem essa ideia a sério!!!

  4. O filme é muito bom! Quero ver denovo. Antes de ontem eu tive um sonho nesse naipe.
    Estava na cozinha de casa, alguém gritou dentro do sonho o que me assustou, eu acordei deitado na minha cama, então eu ouvi alguém falando comigo denovo, e eu acordei deitado no sofá (onde de fato estava) com alguém me fazendo uma pergunta.

    Estranhão.

  5. Marcelo,

    É impressão minha ou é nitido o paralelo entre os “niveis de sonho” e os “corpos” que estudamos na calen, amorc, fra, lectorium, e até aqui mesmo no blog 🙂 ?

    Pra mim ficou bem claro alguns paralelos, imagino o quão bom seria um post seu a partir daquela WTF biblioteca caseira 🙂 .

    Abraços fraternos.

  6. Spoiler

    Junto com o Cobb, o tempo todo ,pode por assim também Cobb+(Mal)! ou conflito psicológico por redenção ,busca pelo self- perdao e no fim…………vai saber ne´?

  7. desconsiderando o final do filme (onde deixa no ar que tudo poderia ser um sonho do cobb) o nivel 1 nao era um sonho do fischer?

  8. Fiquei triste por não assistir no cinema…
    Eu mudaria este mapa, colocando os niveis de forma horizontal afastando-se da realidade e o limbo abaixo da realidade, verticalmente.
    Entendi também que todos estes niveis podem estar no sonho de Coob, introduzidos pelo professor Miles.
    Enquete… ele volta à realidade ou não?

  9. Na verdade, e pensem muito bem nisso ao assitirem o filme de novo, o nível chamado realidade, pode ser interpretado como um nivel de sonho de Cobb. Pra mim, a realidade não foi mostrada no filme, e Mal está realmente tentando libertar Cobb de seu sonho e todos os personagens estão no subconsciente de Cobb. Lembrem da conversa de Cobb com Ariadne. Todos os conceitos apresentados no filme, são o filme:
    -De onde parte o inicio do filme?
    -Quando e porque realmente começa a perseguição a Cobb?
    -Porque o peão não cai na ultima cena?
    -Tudo não passaria de uma noite de sono de Cobb?

    A minha teoria continuaria por linhas e linhas, mas deixo a vocês a oportunidade de ampliar e contribuir para essa opinião.

  10. Reparem que o pião que Cobb usa para saber se está de volta à realidade era da mulher dele e é dito no filme que outra pessoa não pode tocá-lo. Cobb e Saito tocam o objeto e ele não está mais “consagrado”…

  11. Gostei do filme, muito mesmo, mas o fato dos personagens ficarem presos as leis da física de nossa “realidade” , dentro dos sonhos, achei um furo muito grande.

    1. Não é furo, velho, eles fazem dessa forma p/ melhor alcançar o objetivo, seja o de roubar ou de plantar as idéias. Mas fica claro que sem controle externo o sonho é mais lúdico.

  12. Também pensava que o nível 4 já era o limbo. Local onde Cobb e Ariadne vão buscar Fischer e, depois, recuperar Saito.

    O filme é complexo, uma maravilha para assistir, re-assistir e refletir.

  13. o filme é muito bom, cheio de efeitos e conceitos. MAS nao achei O filme porque complicaram muito nesta negocio de arquiteto e nao sei mais o que.

    AXO QUE O PIOR DO FILME FOI QUE ATEH NOS SONHOS ELES USAVAM A “MAQUINA” PARA SE “CONECTAR” AO SONHO DE QUEM ESTAVA SONHANDO.

    axei muito confuso (MAS ENTENDI A MENSAGEM DO FILME)

    SOU MAIS O MATRIX o primeiro.

    abracos

    DELDEBBIO faça algum comentario sobre aquelas pulseiras POWERBALANCE, o que vc acha delas? picaretagem?

    @MDD – Pulseiras com “hologramas quanticos”?!?!? precisa falar mais alguma coisa?

  14. Filmaço mesmo!

    Boa ideia, animação e efeitos …. tudo, até conceitos bem completos sobre o subconciente e como o sentimos.

    Vai para o grupo dos Clasicos, junto com Efeito Borboleta e … qual mais?

  15. Ainda acho estranho terem dois limbos

    Preciso ver de novo para saber em que momento o Saito morre e quando Cobb e Ariadne vão para o limbo

    Dependo do tempo justifica-se os anos envelhecidos de Saito

    Mas o dificil é prescisar quando é a realidade é descartada e em que momento ele para de confiar no totem

  16. Com mapa, gps , cartas de navegação … etc..
    continuo nao entendendo porra ninhuma desse filme até hoje.

  17. Não é só por causa disso que essa imagem está aí, certo?
    Fala ae, o que mais tu quer dizer com ela que a gente não consegue perceber naturalmente?

  18. GRANDE filme… Gostei muito mesmo!!!

    O que é mais legal é o questionamento: afinal, o que é real?

    Será que o real é o que vivemos?

    Ou será que nós somos só parte de um sonho de alguém que está nos sonhando e construindo tudo… Será que somos o sonho Dele?

    Ou ainda mais inquietante… Nós estamos no limbo de nós mesmos… Até sermos resgatados para a “verdadeira realidade”, na morte?

    Fiquei doido com isso! Aí DelDebbio: Inception merece um post especial de discussão!
    Abraços!

  19. Um amigo meu fez uma observação interessante:

    Na mitologia grega, Ariadne é a personagem que dá um novelo de linha para que Teseu ache o caminho de saída do labirinto do Minotauro. A personagem do filme não pode se chamar Ariadne à toa.

    Para esse meu amigo, a Ariadne do filme seria uma projeção da mente do personagem principal que o levaria de volta para casa, o que comprova que, no fim das contas, ELE ESTAVA SONHANDO O TEMPO TODO.

    Acredito que a teoria dele faz todo o sentido.

    Abração Marcelo.

  20. Nolan entrou na minha mente e fez o roteiro desse filme baseado nas minha ideias inclusive essa cena da luta no corredor que é baseado no meu conceito de gravidade inversa ou gravidade 2

  21. Cara…pra mim ….tudo isso é o Limbo do Cobb…e somente dele….todo o resto é pura invenção DELE….ele fez a incepçao da incepçao nele mesmo….e o pior…ele ainda continua preso….

  22. o Saito nunca foi p/ o limbo… O único que foi para o limbo(que nao aparece no filme) foi o Cobb o Saito aparece na praia do nvl 4 o Fisher estava escondido no nvl 4 pela esposa do Cobb e a Ariadne foi de louca mesmo…¬¬’

    Agora, algo que nao entendi, foi o por que deles temerem tanto o limbo, se só ficariam lá se passassem p/ um lvl mais fundo nos sonhos. qdo morressem.

    Adorei o filme, mas acho que ficou meio mal explicado a história do limbo… Agora o final foi de tirar o chapéu, afinal, eu ainda acho que o “peao?” rodou tempo de mais em cima da mesa ;-P

  23. O blog saindodamatrix apresenta uma teoria interessante, de que na verdade todo o filme é o sonho do Cobb sendo orquestrado pelo sogro (ou ex-sogro) do Cobb. Fora que o nomes de cada personagem tem um significado.

    É um filme simplesmente fantástico.

  24. Acho que há um problema com este mapa, o que está separado como nível 4 (sonho de Cobb) também é o Limbo, e como o Cobb havia passado muito tempo lá existiam as construções oníricas.

    Depois que Ariadne e Fischer acordam do Limbo, Cobb ainda fica para resgatar Saito, que já havia passado muito tempo lá também e construído a sua casa.

    Então o nível 4 e o Limbo deveriam ser os mesmos no mapa, há apenas a diferença de ser lugares com construções oníricas diferentes.

  25. agora só falta colocar todo o mapa dentro de um grande bloco que pertence ao senhor Miles (Michael Caine)

  26. Em que momento o Cobb teve esse acesso direto ao Limbo partindo do sonho do Yusuf? Não me recordo disso!?

  27. Tá certo que não pude ver o filme com legendas, mas eu acreditava ter entendido… quando foi esse salto do nível 1 pro limbo? Eu achava que o Cobb saía do level 4 pro limbo.

  28. Eu concordo que o nivel 4 não era o limbo, era o mundo construído por Cobb, ainda que estivesse em “decomposição”, talvez.

    “He stayed there to help Saito” Ariadne

    Pode dar a impressão que o Saito estava no limbo e o Cobb ficou no limbo para resgatá-lo, mas eu acredito que ele ficou para morrer no nivel 4 e só então aparecer no limbo, com as características do subconsciente de Saito, talvez por este ter chegado lá primeiro (muitas décadas antes pelo que vimos).

    Outra coisa, que talvez seja mais importante, Cobb e Ariadne não morreram no nível 3. Eles entraram no sonho de Cobb, pq então acreditar que alí seria o Limbo?

  29. É um filme muito legal de ser assistido, mas vale ressaltar 3 coisas:
    -É uma copia/adaptação dos livros do Castaneda.
    -O filme não é fiel aos conceitos que prega. (Quando propõe que as coisas acontecem em tempos diferentes nos diferentes níveis, porem durante a parte da van as coisas acontecem instantaneamente nos diferentes níveis funcionando do jeito certo somente quando a van está caindo da ponte, isso foi broxante)
    -É muito provável que o nível declarado como realidade nesse mapa, não seja ainda a realidade e sim um sonho da mulher do Cobb, pelo fato do pião ficar girando na cena final, e de o Cobb não usar um totem próprio e sim o totem da mulher dele. Ou seja em momento nenhum aparece um totem que fosse exclusivo do Cobb.

  30. Bom… eu pensei que o Cobb morria no sonho de nível 4 e, logo após, iria pro limbo. Mas o mapa sugere que ele volta com todos até o primeiro nível e, provavelmente, morre afogado dentro do carro que caiu da ponte. Tenho minhas dúvidas sobre isso. Também tem a questão do nível 4 e o limbo. Pensei que o limbo fosse o nível 4! Tanto que quando Cobb vai “resgatar” o Saito, ele (Saito) tem projeções normais, o que não vi no limbo do Cobb com a mulher dele. Vish… tá piorando. Vou parar! Hahaha!

  31. Resolvi dar uma pesquisada e realmente o nível 4 não é o limbo.

    É um dos sonhos do Cobb (sobre o que foi o seu limbo) pra tentar “acabar” com a mulher dele, tanto que ele e a Ariadne deitam no chão daquele complexo na neve e usam a mesma máquina pra entrar no sonho, juntamente com o Fischer que tinha acabado de levar um tiro, e a única maneira de ir pro limbo é morrendo, o que não aconteceu com Cobb, Fischer nem Ariadne no nível 3.

    1. Acho que não, Cobb e Mal vão p/ o limbo e lá constroem aquela imensa cidade que vemos no que seria o nível 4. Cobb usa sua capacidade p/ sonhar no limbo, já que não foi dito que a única forma de se chegar no limbo é morrendo dopado. Essa seria só mais uma das formas.

  32. Na verdade o Cobb nao sobe para o nivel 1, ele nao sai do nivel 4, logo ele no nivel 1 morre afogado na van…

    Morrendo ele nao poderia acordar, por causa do sedativo, entao ele vai automaticamente para o limbo….

    Entendeu =)

  33. Vale sempre recordar que Inception é fortemente inspirado em um gibi do Tio Patinhas, baixe o gibi e compare:

    http://quadrinhosantigos.blogspot.com/2010/08/inception-plagio-ou-coincidencia.html

    “O que o filme Inception (aqui no Brasil recebeu o estranho título “A Origem”) e Tio Patinhas têm em comum? Segundo uma polêmica que esta crescendo na Internet (e ja saiu no Universo HQ), aparentemente a história “The Dream of a Lifetime” tem inúmeras similaridades com o filme. No filme, Leonardo DiCaprio é um ladrão que amparado por uma avançada tecnologia, invade os sonhos para roubar idéias. Na história de Keno Don Rosa lançada em 2002, os metralhas roubam uma máquina similar do Professor Pardal e invadem os sonhos do Tio Patinhas para roubar a combinação para a caixa forte. Cabe a Donald entrar nos sonhos e tentar impedir os malfeitores. A história é empolgante e revisita várias das aventuras mostradas na saga do Tio Patinhas.”

    No link tem o download do gibi.

    1. O roteiro do filme tem mais de dez anos e podemos encontrar várias histórias similares. Se for plágio, não seria dessa revista, já que ela tb aborda um assunto que já foi tratado antes. 😉

  34. o filme todo não passa de um sonho… além de tudo o que foi dito aqui, os filhos dele não envelheceram e o encontro deles 3 foi como ele havia “sonhado”.

    1. Muito bom o mapa, ao vê-lo fiquei feliz pois era exatamente o que achava que tinha acontecido. (@offtopic diferente de Lost que entrei em vários fóruns para er se tinha entendido alguma coisa)
      Para aqueles que estão dizendo que tudo foi um sonho, gostaria de dizer que estão errados. O pião no final é só uma metáfora da autor, nos questionando se realmente estamos vivendo a nossa vida, principalmente para aqueles que acreditam em vida após a morte.

      1. concordo com a metáfora…mas no final as crianças estão com as mesmas roupas de sempre.
        cobb só parou de se culpar, mas permaneceu nessa outra realidade.

        pelo menos é o que eu acho.

      2. Meu, se você comparar a conversa entre o Cobb e o Saito velhinho quando o filme começa NÃO É A MESMA do final.
        Portanto, Cobb ta no limbo o filme todo.

        1. na vdd o filme nao foi um sonho inteiro,ou inteiro no limbo.se vses olharem bem o piao no fianl dá umas “babeadas” nos sonhos ele permanecia reto,nem se mechia,e no final q ele encontra seus filhos a menina esta com o sapato diferente,um all star rosa,e no resto do filme ela esta com uma sapatilha marrom.

  35. Pelo que entendi o Fischer ao levar o tiro não chega a morrer. Nisso vão Cobb, Ariadne e Fischer pro 4º nível. Tanto que Ariadne joga o Fischer do predio para que ele volte ao nível 3º e chegue ao cofre (com o desfibrilador servindo de “kick” também).

    Sendo assim o 4º nivel é um sonho do Cobb e ele continua nesse sonho para não voltar ao nivel 3 e consequentemente não voltar ao 2 e ao 1 para assim “morrer” no nivel 1 e cair no limbo junto com Saito (que já tinha ido direto do nivel 4).

    Esse tempo entre a morte de Saito e Coob (contando com a diferença do tempo corrido em cada nível) explica o fato de Saito já estar velho e Cobb não.

    Só achei que houve uma certa confusão na contagem do tempo entre os niveis. Mesmo que o Nivel 1 não tenha durado o todo tempo da viagem de avião a impressão que tive é que o nivel 2 e 3 duraram o mesmo tempo ou pouca coisa a mais (no caso do nivel 3). Na hora do “kick” essa contagem de tempo fica mais clara com a Van caindo no lago e com o Arthur plantando as bombas no elevador.

  36. Gente, o nivel 4 não é o limbo. pq só se vai para o limbo morrendo no sonho, e o nível 4 eles foram através de um sonho do cobb no nível 3. Acho que o Fischer aparece no nível 4 pq ele não estava 100% morto ainda.

    1. Acabei de ler a teoria, e confesso que não havia reparado nesse detalhe da aliança, muito interessante por sinal. O que me fez levar em consideração que o filme terminou com um final feliz foi justamente no final; quando o pião, durante os últimos segundos do filme, começa a trepidar ligeiramente. No Sonhar isso seria impossível, uma vez que o Mundo dos Sonhos não respeita as leis da Física do Mundo Material (o pião sempre se mantinha em um ângulo de 90 graus em relação a superfície na qual estivesse girando, assim Cobb sabia quando era sonho e quando era realidade). Por conta dessa trepidação, não precisa ser gênio para saber que cedo ou tarde o pião iria cair. Além disso, considero esta cena a mais bonita do filme, IMHO. Pois o girar do pião, permanecendo durante um bom tempo em 90 graus, para só depois começar a vacilar, torna-se uma bonita metáfora do significado do encontro de Cobb com seus filhos: um “sonho” (desejo) se tornando realidade.

      Ah, sim, mais uma coisa que eu li nos comentários: até onde eu sei, não há problema algum em Saito tocar no pião de Cobb no Limbo, pois um objeto só deixaria de ser “consagrado” se fosse tocado por outrem no Mundo Material (o que não acontece no filme). Mas quanto a isso, o Tio DD pode me corrigir se eu estiver falando besteira… 😉

      1. Ou então ele trepidou para depois continuar girando infinitamente. Cortaram antes que pudéssemos ter certeza que ele caiu.

  37. Gostei muito do filme, mas essas linhas representam o que? As pessoas que deram os “kicks”? Pelo que eu saiba até o nível 3 os figurantes são do inconsciente do Fischer.

  38. Bruno vc poderia explicar o segundo paragrafo…
    ………………
    Sendo assim o 4º nivel é um sonho do Cobb e ele continua nesse sonho para não voltar ao nivel 3 e consequentemente não voltar ao 2 e ao 1 para assim “morrer” no nivel 1 e cair no limbo junto com Saito (que já tinha ido direto do nivel 4).
    ……………..
    como ele “morre” no nivel 1 para depois cair no limbo… nao entendi essa parte, ele nao deveria ter morrido no nivel 4? e se morreu no 1 como ele fez pra sair do nivel 4 e voltar pro 1?

  39. Mano,

    O filme todo se passa dentro do sonho do Cobb.
    A Ariadne, na minha opinião é a consciência do Cobb, pois somente ela que consegue na primeira tentativa entrar no subconsciente mais profundo do cobb, e descobrir que ele esconde a sete chaves.
    E quando eles estão no nível 4(limbo) ela é quem mata a Mal, coisa que somente o cobb poderia fazer afinal aquela imagem da Mal é uma lembrança do cobb e nao a Mal de verdade que já tinha morrido no nivel de realidade.
    Ou seja.. o filme é do cara leo e da para se divertir muito…

  40. O filme deixa várias coisas para serem interpretadas. Por exemplo, e se o “mundo real” for um sonho, a Mal quando pulou do prédio na verdade “acordou”? O Cobb já tinha estado no Limbo, certo? Mas, como?!?

    Quando foi que ele foi pro Limbo, e como que ele sabia que o Limbo era sonho? Já que, eles mesmo dizem, indo pro Limbo a pessoa acredita que aquela é sua realidade.

    Enfim, na minha opinião há diversas maneiras de interpretar. Mas, uma coisa que me deixou bastante encafifado é que, no final, o Cobb só acorda uma vez.

    Ele não acorda de volta na neve, nem no hotel, nem na van… só no avião. Por que? será que ele não voltou pro limbo dele, que é onde ele esteve desde o começo?

    Bom, pode ser ou pode não ser… mas, faz sentido!

  41. Muito bom!

    O Legal é q Robert Monroe já especulava se isso seria possível aquele que dominassem a projeção astral.

    Lux

  42. hehe, todos estao teoricamente certos sem sabermos realmete a verdadeira msg que o Diretor quis colocar.

    Porém faço lhes uma pergunta. Lembram do Toten? Qual era o Toten do Cobb?

    Não, não era o Pião, o pião era da Mal. O dele éra o anel de casamento. E em todas as cenas “reais” ele não aparece com o anel, e todas no sonho ele aparece com o anel.

    No final do filme ele aparece sem anel quando abraça os FIlhos. Resumindo, era a realizada e nao um sonho.

    O fime é simples porém com muitas coisas intrigantes que nos faz pirar o cabeção, e é isso que faz o Fime ser Fantástico.

    Fim!

    1. Concordo totalmente! Não consegui ficar perdida um só momento do filme, sendo que o vi apenas uma vez. Acredito mesmo que o fim é realidade, apesar de ele não acreditar, tanto que testa girando o pião. Mas acho que o objetivo do Nolan era exatamente esse ao fazer essa cena… deixar todo mundo encafifado! =) Eu vejo o fato de ele largar o pião girando, sem verificar se cairia, como um desprendimento e aceitação da realidade.

    2. Não, talvez ele estava dentro do sonho… quando ele estava no nível cinco e matou a Mal, depois de várias tentativas, ele liberou ela da mente dele, porque antes ele sempre queria ver ela nos seus sonhos, mas no nível cinco, ele queria que sua ex-mulher desaparecesse para sempre dos seus sonhos, sendo assim, o anel não apareceu, e como a Mal no final do filme…

  43. Tio,

    tá aparecendo “78 Responses to “O Mapa de Inception (A Origem)””…

    Mas eu contei só 15!

    Onde estão os outros comentátios?

    Abração

  44. Para os que acreditam que td não passa de um sonho de Cobb, gostaria de dizer que estão enganados, aos 15:20 termina uma cena onde ele roda o pião segurando uma arma e o pião para. Entendemos na cena q caso não parasse ele iria se matar para poder acordar. Já o final ….

  45. Me parece mais interessante a teoria de que Cobb estivesse desde o início preso no seu Limbo, e ele é que teria sido por fim alvo de uma inserção, para poder viver ao menos num sonho mais tranqüilo, com seus filhos – que nunca envelheciam nem mudavam de roupa. Se o anel não aparece no final é justamente para mostrar que ele acredito que tudo aquilo é realidade. Não houve realidade desde o início. Saito jogaria aquele primeiro arquiteto de um prédio? Apenas para retirá-lo do sonho e possibilitar uma substituição. Excelente filme, envolvente.

  46. Na hora em que o peão parece que pode parar a imagem é cortada, é impossivel saber se é sonho ou realidade apenas pelo peão.

  47. Marcelo, trazendo para a “nossa realidade”, é, ou seria possível, ter um sonho lúcido dentro de outro? Como, em que circunstância?

  48. Pingback: Twitted by _papel
  49. não tem essa que o filme todo é sonho, prestem atençao na roupas que os filhos estão usando no final, não são iguais, são similares. O vestido muda, mantendo só a cor, ela está usando uma camiseta branca por baixo agora tambem, mudando de sandalia e sapato preto, por 2 tenis claros. Aquilo é realidade e como no sonhos os filhos sempre estão com a mesma roupa, o fato de ter mudado as peças e os calçados comprovam essa tese.

  50. O Michael Caine entregou o jogo em um entrevista. Perguntaram pra ele e ele disse que era o mundo real, pois o personagem dele estava em cena. O personagem dele só aparece no mundo real.

  51. Pq ele foi baleado e morreu lá ^^

    O Cobb nos outros níveis só esteve nos outros níveis enquanto o seu “eu” não morreu no nível 1 (ficou agonizando).

    Quando seu “eu” do nível 1 morreu, o Cobb dos níveis adjacentes “acordou” do sonho, por assim dizer, pois teve um “salto” (sua morte), e caiu direto no “limbo”, que é, basicamente, o lugar para onde vão os que acordam em Mente, mas não em Corpo (o corpo estava completamente sedado).

    1. mas quem é baleado no primeiro nível e morre depois é o saito, não cobb, logo há um erro no mapa, onde indica cobb deveria indicar saito.

      1. O Coob morreu afogado no nivel 1 quando ele não saiu da van, pq ele perdeu o kick no nivel 4 e dai por diante não acordou no 3, no 2 e no 1. Pelo menos foi o q entendi 🙂

  52. Bom vcs viram quando ele tava sonhando no começo com a mal que eles ate morrerão no trem

    quando ele pego o toten da maal e giro ali nao mostro claramente ele girando mais do ele girava pra cair entao se for errado o toten se for alcontrario

    pq ai nao mostra nem ele caindo e nao ficando muito tempo girando

    mostra muito pouco e nem da pra saber se ele caise era um sonho

    ou se ele ficasse parado era a realidade mais isso nao se encaxe pq ele foi pro limbo
    eo toten tava girando ainda

    entao tudo era dentro do sonho de usuf a questao de ele ir pro limbo é que ele morreu no nivel 4 e do 4 ele foi pro 2 e do 2 ? talvez o nivel 2 era só projeções dele pra tentar ajudar a ele a nao ter mais culpa na mente dele e ser feliz com seus filhos ele msm disse que ele nao pode controlar o sub-consciente dele
    entao o sub-consciente dele pode sim engalo com o toten quanto a realidade
    quando mais tempo ele passa num sonho mais aquilo vai se tornando realidade
    e fica dificil de saber pq vai se tipo que entrando mais detalhes da vida dele e fica quase impossivel de saber se é sonho ou nao.eu achu que é isso ^^

  53. O filme é um resgate ao cobb. Que ficou perdido em seus sonhos se apegando a um totem que não era dele. A Mal é que estava certa. Quando ela se jogou da janela ela voltou para a realidade, ela queria que o cobb fizesse o mesmo, mas cobb não conseguiu.
    Na minha opinião o saito entra no sonho do cobb como o arquiteto (onde cobb acredita ser a realidade), é por isso que ele é tão poderoso (pode comprar uma empresa área e convencer todos a participar da campanha). A idéia do saito é fazer uma inserção no cobb para que ele volte para verdadeira realidade.
    Temos varios indicios de que a realidade é na verdade um sonho do cobb. O sogro dele diz “volte para realidade” (quando eles estão na frança). Quando eles estão procurando o yusuf e que tem varias pessoas dormindo o homem negro que cuida dos que estão dormindo também tenta alertá-lo quanto a tudo aquilo ser um sonho.
    Tem vários outros indícios…assistam de novo com esse pensamento e vocês verão. A questão final é: o cobb voltou para a realidade ou para a realidade dele?? nao sabemos…

    Bruno.

    1. Bruno D;

      Suponhamos que essa sua teoria seja a certa, nesse caso Cobb voltaria somente para a “realidade dele” pois , ele morreu no estágio 1 (afogado) assim saindo do limbo e voltando novamente a “realidade dele” sendo assim pra ele voltar para a realidade mesmo, ele teria que se matar na suposta “realidade dele” ( coisa que a Mal fez ).

      Mas na verdade não concordo contigo, até porque se Saito tinha a intenção de fazer uma inserção na mente de Cobb ele fracassou, não? Não vejo em momento algum do filme alguma tentativa de Saito com esse propósito.
      A minha opinião é que ele consegue voltar pra realidade ( até porque se não voltasse o filme perderia a graça ) e o fato de não ficar claro se o totem de Cobb cai ou não no final pra mim é só uma ponta pra poderem lançar uma continuação para o filme.
      Mas ele é muito bom.

      Abraços

  54. De acordo com o mapa, Coob não estava no limbo quando se despediu da mulher dele, e sim no quarto nível, e apenas conseguiu achar Saito quando morreu afogado no primeiro nível, aí sim foi para o Limbo.
    É isso mesmo Debbio?
    Dá uma explicada com mais detalhes sobre o filme.
    T+

  55. Já assisti o filmes umas 6x… e sei exatamente de quem era o sonho e como é o verdadeiro final…
    O sonho na verdade era do cachorro de LOST (vicent)… e o final Cobb vai para ilha… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  56. minha conclusão é a seguinte: quando o Cobb foi procurar um sedativo potente no Yusuf, ele topou exprimentar e teve alguns flashes com a Mulher dele, e ele “acorda” e vai no banheiro lavar o rosto, lá ele não consegue girar o peão pois o mesmo escorrega. A próxima vez que ele gira o Peão é só no fim do filme quando ele encontra os “seus filhos”, ou seja, o planejamento da operação é real até testar o sedativo, após isso é tudo sonho.

  57. Existe um erro nesse mapa. No momento em que Cobb e Ariadne estão no 4nivel resolvendo as suas questões com a Mal ele diz: “-saito já deve estar morto então ele deve estar aqui, eu vou procurá-lo.”

    Traduzinho: o 4nivel é o Limbo.

  58. Sei que você, assim como eu, gosta muito de arte, mas você já assistiu O Sétimo Selo? Algum dia vai fazer um post sobre O Jardim das Delícias?

  59. o filme a Origem só fez referencia aos niveis dos sonhos, mas a historia é
    muito fraca. o filme a CELA ( que tem uma ideia melhor e mais bem bolada )
    onde o cara aprisiona seu proprio eu ( criança ) em sonho e vive outra realidade ….

    da de 10 a zero em criatividade, ação e ocultismo .

  60. na vdd o filme nao foi um sonho inteiro,ou inteiro no limbo.se vses olharem bem o piao no fianl dá umas “babeadas” nos sonhos ele permanecia reto,nem se mechia,e no final q ele encontra seus filhos a menina esta com o sapato diferente,um all star rosa,e no resto do filme ela esta com uma sapatilha marrom..

  61. Pessoal acabei de ver A Origem novamente e sempre fico encafifada, assim como em A Ilha do Medo, tbm com Di Caprio. Uma coisa que eu percebi foi que no fim do filme os filhos dele não somente estão de roupa diferente como também são maiores. Pensei que era impressão mas conferi no IMDB e são atores diferentes mesmo. Além disso ele nunca via o rosto dos filhos nos sonhos e no fim os filhos se viram e correm na direção dele. Não tem como definir se o filme é sonho ou realidade a partir do peão e sim nessas pequenas coisas do decorrer da história.

  62. E todos, incluindo o Cobb e o público, pensando q eles estavam no sonho do Fischer duranto o vôo…

    😉

    Fischer não foi o único a receber a inserção, embora fosse o objetivo do Saito. Na verdade foi uma oportunidade arquitetada pelo sogro/pai da Mal (Michael Caine) p/ desfazer o nó da culpa carregada pelo Cobb.

  63. Gostaria de uma explicação que não consigo absorver por mais que tente.

    O “limbo” é um lugar comum?

    Não importa quem caia ou morra no sonho e vá para o “limbo”, todos se encontram neste lugar comum? Digo isto porque a princípio era necessário “partilhar” o sonho com os outros (me parece que eram conectados por fios) para que pudessem estar juntos no sonho.

    Mas o limbo não necessita de conexão e se apresenta para Saito da mesma forma como se apresentou para Cobb – um lugar comum onde se interagem, mesmo que em épocas de ingresso diferentes – mesmo que o sonho inicial, de acordo com o diagrama, seja de Yusuf (que afirma durante o filme que o único que conhece o limbo é Cobb) quebrando a idéia de que para estarem juntos necessitam partilhar o sonho.

    Enfim, não é necessária qualquer conexão, basta cair ao limbo e você encontra as pessoas que estão lá? O limbo da mente de todos é igual ao limbo de Cobb? e todos se encontram? É como o Paraíso ou o Inferno?

    Logo que são atacados no táxi, eles discutem e é revelado que o limbo é o lugar mais profundo do subconsciente. Então me pergunto: o subconsciente de todos é idêntico? um lugar que basta chegar na praia e procurar pelos habitantes do local?

    Por fim, não entendi como se desperta do limbo. A princípio, basta despertar do sono e até que isso aconteça, você está fadado a permancer por anos ou décadas. Mas porque Saito envelhece e Cobb que lá esteve não? Ou aquela lembrança dele velho com a esposa ocorreu?

    E mais, como Cobb retornou com Saito? Eles envelheceram juntos até acordarem?

    Muitas perguntas mas as respostas são confusas pois muitas excluem outras.

    Então, acreditar que tudo foi um sonho de Cobb me parece muito mais prático.

    Abs

  64. Creio que aconteceu o seguinte.
    Quando o Cobb disse para a Ariadne que ia buscar o Saito, ele morreu no nivel 1, saindo do limbo e voltando instantaneamente, mas na praia. Ai ele encontra o Saito, eles morrem, voltam para a realidade.

    O filme inteiro não é um sonho. O final é real.

    Tipo, o criador pensou que saberiamos que o final era realidade, mas encerrou o filme antes do peão cair, para dizer que a nossa realidade pode ser um sonho (uma mentira). O peão ia cair.

    Até mais!

    1. Pessoal, seguinte:
      os dois foram pro limbo, porque os dois morreram na van. um morreu pelo tiro, e o outro morreu por afogamento!
      Só que primeiro o tiro matou um e depois de alguns segundos ou minutos morreu o cobb afogado, esse tempinho se reverteu em anos de diferença, no limbo! O Cobb não quiz voltar com a ariadne do limbo, pra dar tempo dele morrer na van e ficar preso no mesmo limbo que o Saito.
      Quando o Fisher abriu o cofre, o Saito tinha acabado de morrer, mas ele estava morrendo pelo tiro do primeiro sonho, pois não estava ferido na neve!
      Resumo o Cobb, pra sair do limbo dele que não era o mesmo do Saito precisou morrer na van e ir para o mesmo limbo que Saito, uma vez que estavam, todos no mesmo sonho, isso foi possivel!

  65. não tem sentido o sonho não teve nivel 4, so teve 3 e o limbo e o yusuf não ficou no avião a aeromoça foi contratada pelo saito para cuidar da “maquina de sonho” deles e não foi apenas o cob e o saito para o limbo foram também a ariadne e o fisher mas sairam logo em seguida.

  66. Se não me engano, no filme “Ensaio sobre a cegueira”, o diretor Fernando Meirelles deu uma entrevista falando da sua perplexidade quando algumas pessoas o questionavam sobre possíveis desdobramentos para a história, falando que seria “fácil” achar uma cura, que deveriam ter feito um grupo de controle, etc… Essas pessoas acabavam por se ligar tanto à história que perdiam o cerne da mensagem que se queria passar… Acho que aqui o caso é o mesmo… Esses questionamentos sobre a realidade ou não da última cena são superficiais, não faz parte da valiosa mensagem do filme… O que é a realidade afinal de contas?

  67. eu assisti uma unica vez, e eis a razao para achar q tudo era sonho do cobb. as crianças a esposa todos estavam sempre do mesmo jeito, jovens, como ele inconscientemente, queria q estivessem. no começo e no meio do filme o japones diz que vao ” voltar a ser jovens novamente”, ou seja somente em sonho o velho volta a ser jovem, (eu sei bem disso pois tenho quarenta anos e as vezes sonho q tenho vinte) a esposa diz a ele no final q ele nao quer ver os filhos como eram … para esquecer q era velho, perceber a realidade e acordar do sonho. ela também diz q ele achava ser vitima de “perseguição da policia e corporações mundiais” ou seja nada daquilo de maquina d sonhos compartilhados, sonho dentro do outro, perseguições etc…era real. td sonho… as outras pessoas do sonho dele podiam ser pessoas q ele conhecia, mas esse sonho todo mirabolante era tudo na cebeça dele , nunca existiu. a esposa e ele envelheceram de fato juntos e ele se lembrou disso nas ultimas cenas. ela ja tinha morrido na realidade.

  68. Se formos canalizar o escrito dixou evidencias no filme que defende varias teses sobre o final, mas que realmente ele queria e que acada pessoa toma sua própria conclusão pessoal sobre filme.pq não tem como afirma algo absoluto tipo..dizem que ele estava sonhando no final mas no sonhos crianças corria dele, e o totem dele não é pião e da esposa dele o totem dele é aliança toda vez que esta sonhando usa aliança, no final tava sem aliança e pisão começa querer cair no filme pisão nunca vez aquilo nos sonhos. Então eles fizeram tipo esse final pra cada um tirar própria conclusão mas tudo indica que pião iria cair.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas