O Hexagrama

Figura composta de dois triangulos equiláteros superpostos, um com a ponta para cima, outro com a ponta para baixo, formando assim a figura de uma estrela de seis pontas, com um hexágono regular em sua interceção, é um dos simbolos mais universais. É um símbolo mandálico chamado satkona Yantra ou sadkona Yantra encontrado nos antigos templos hindus do Sul indiano construído há milhares de anos. A tradição indiana vê no hexagrama a união de Xiva e Xácti, ou seja, o hierograma fundamental. Ele simboliza a Nara-Narayana, na meditação é o estado de perfeito equilíbrio entre o homem e Deus, e caso se mantenha alcança-se “moksha“, ou “Nirvana“.

Entre os Hebreus e , cristãos e muçulmanos  é conhecido como Selo de Salomão, Escudo Supremo de Salomão, ou, na transliteração do hebraico: Magen David, onde Magen significa broquel, defesa, governante, homem armado. O Substantivo Magen refere-se a um objeto que proporciona cobertura e proteção ao corpo durante o combate.

Há uma teoria sobre a origem da forma é que se trata simplesmente de 2 a 3 letras no nome David: hebraico, na sua grafia, David é transliterados como ‘DW-D ». Na bíblia hebraica, a letra “D” (Dalet) foi escrito em uma forma muito mais como um triângulo, semelhante à letra grega “Delta” (?). O símbolo pode ter sido uma simples família crista formada por justaposição e lançando os dois mais proeminentes letras no nome.

Alguns pesquisadores têm teorizado que o hexagram representa o gráfico astrológico no momento do nascimento de David ou anointment* como rei. O hexagram também é conhecido como o “Rei da Estrela” nos círculos astrológicos.

No campo da psicologia, na escola de Jung, essa união de contrários simboliza a ‘união dos mundos pessoal e temporal do Eu com o mundo nõa-pessoal e intemporal do não-Eu’. É em definitivo a união da alma com Deus, alvo de todas as religiões.

Entre as muitas obras de Aleister Crowley, há o chamado Hexagrama Unicurso, ao contrário do hexagrama tradicional, traçado pelo desenho de dois triangulos, este é traçado, como seu nome já diz, com uma unica linha, podendo ser desenhado sem retirara caneta do papel, além de

Também chamados hexagramas – figuras completamente diferentes – certos simbolos chineses típicos. Estão todos reunidos em um livro, o I-Ching, conhecido sob o nome de O Livrod as Mutações. Os hexagramas são compostas de seis traços cada uma, sendo esses traços ou linhas podendo ser contínuos ou descontínuos. Representam um tao ou princípio universal, que rege a ordem. São formados por dois trigramas, compostos cada um de três linhas, simbolizando o homem entre o céu e a terra. São ao todo 8 trigramas, e suas combinações resultando em 64 hexagramas.

Fonte:
Ocultura – Hexagrama
CHEVALIER, Jean, Dicionário de Símbolos

Leia também:
Do Coração do Magista
Suástica
 Coelestium
Histórico Vampirico 
O Muro de Cristal

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 10

  1. Então chamar de Estrela de David está errado ou é apenas uma má tradução do nome?
    Não seria também a união de dois elementos (Fogo – Água)?
    @Luciuxlynx – Não acredito que esteja errado, pelo fato de ser um nome corrente, o que deve ser observado que o nome “estrela de David” não exprime todo o sue significado original. Sobre os elementos, ele pode representar sim, e representar, também, a união dosa opostos, masculino e feminino, bem e mal. É a união harmonica que equilibra a dualidade.

    1. Vai Sr Marreta o grande erro da humanidade é simplificar tudo, é gostar de tudo mastigado ja prontinho pra consumo, talvez o grende erro seja absorver tudo sem questionar, talvez o grande erro seja esquecer, apagar, matar tudo o que ja vem de tempos escondido, oculto pra acreditar que eu sendo bonzinho eu vou merecer algo de D us, hoje em dia Sr Marreta as pesoas esperam mto sem esforço algum, ou até mesmo com esforço mas com expectativa que sera agraciado com um milagre divino, sera mesmo que os mandamentos sao 10? tu ja se questionou sobre isso alguma vez na vida??????
      @Luciuxlynx – Simplificar é complicado, mas considero que, para mostrar que se sabe algo de verdade, deve-se poder explicar de forma simples. Os 10 mandamentos veem das 42 confissões negativas presente no livro dos mortos egipcio, escrito muito antes, e lembrando que Moisés cresceu como egipcio.

      1. Eu li a alguns dias, nem sei mais aonde, que seriam 12 mandamentos. Porém não encontrei nenhum aprofundamento nem embasamento a esse respeito, sabe alguma coisa a mais?
        @MDD – dez mandamentos… nem 9, nem 11…

        1. Os judeus, muçulmanos e cristãos dividem os 10 mandamentos mosaicos em grupos diferentes. Para nós, por exemplo, cobiçar a mulher do próximo e os objetos do próximo é o mesmo mandamento. Já o primeiro é “eu sou o senhor teu deus”, distinto de “não ter outros deuses e fazer ídolos”. Acho que dá pra fazer ao todo 12 com essas distinções. Mas suspeito de que não sejam esses os 10 mandamentos “de verdade” 😛

          1. Shlomo e MDD,
            li desse site:
            http://www.espiritualismo.hostmach.com.br/numerologia.htm
            “Pouco sabem o que diz a Tradição a respeito as Tábuas da Lei recebidas por Moisés: “Haviam doze mandamentos, e não dez; dois mandamentos foram perdidos e permanecerão ocultos até que o homem esteja preparado para recebê-los, o que ainda não acontece em nossos dias!.””
            Mas é aquela coisa, na internet fala-se o que quiser, mesmo sem embasamento algum.
            É comum uma bobeira ser passada adiante sem qualquer conhecimento do assunto, e acaba tornando-se verdade por ser repetida por muitos bobos.
            Mas enfim, eu não conheço do assunto, só trouxe como dúvida mesmo.

    2. @Leão de marreta
      Complicar ?
      O Problema da humanidade é gostar de ser ignorante , se você fosse inteligente o suficiente teria lido a biblia e virado era um bom ateu , mais nunca leu Nada !
      Não deve saber nen quem é Exupéry animal de tetas

  2. “Amar a Deus acima de todas as coisas e a teu próximo com a ti mesmo.”
    “Vós sois Deuses.”
    O verdadeiro conhecimento assume que se completa não com a negação daquilo que não aceita ou entende , mas com a capacidade de mudar a própria perspectiva e usar tudo a favor de seu crescimento.
    Sim Moisés adaptou as 42 afirmações negativas do livro dos mortos para 10 e Cristo resumiu tudo em 2 . Basta optarmos por aquilo que melhor se adapta ao nosso crescimento e deixar de lado o que não nos acrescenta , mas sem nenhum demérito ,pois cada um de nós esta em um degrau diferente e lembrar como Já foi dito “a verdade vos libertará” , a verdade está no conhecimento e este não é para todos.
    “Você” é melhor que ninguém por querer a verdade é não desistir dela e estar disposto a pagar o preço do total desencanto ou total encantamento , “você” é apenas o touro louco que fugiu da manada e vai em direção oposta ao matadouro .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas