O movimento escoteiro foi idealizado por Robert Baden Powell em 1907 na Inglaterra e visava a convivência harmoniosa e pacifica entre os filhos dos duques (nobres) e os filhos dos seus empregados . Liberdade , Igualdade e Fraternidade foram os princípios que levaram Baden Powell dar inicio ao movimento. Segundo Baden Powell jovens de origens diferentes (fidalgos e plebeus.) poderiam conviver em harmonia, se auxiliando, se compreendendo e crescendo juntos. Seu primeiro trabalho foi organizar um acampamento com um grupo de rapazes na Ilha de Brownsea, localizada na costa inglesa. Estes rapazes foram deixados na ilha com suprimentos, ferramentas e utensílios suficientes para sua sobrevivência e se apoiando mutuamente, estabeleceram as primeiras normas que deram origem ao movimento escoteiro. Todas as diretrizes partiram de Lorde Baden Powell que em 1908 fundou o movimento escoteiro na Inglaterra.
O escritor francês Roger Peyrefite em sua obra “Los hijos de la luz “afirma categoricamente que “os escoteiros surgiram da maçonaria porque Baden Powell era maçom” e embora a literatura escoteira não cite que Baden Powell fosse maçom a história demonstra que durante sua vida recebeu grande influencia de diversos mestres maçons:
Durante a campanha dos Boers na Africa do Sul em 1883, Baden Powell compartilhou a companhia do Duque de Connaught, 3º filho da rainha Vitoria e que iniciado na Loja “Príncipe de Gales” nº 259 em 1874 muito influenciou na formação do jovem Baden Powell. Posteriormente o Duque de Connaught veio a ser o Grão Mestre da Grande Loja Unida da Inglaterra e também foi o presidente dos Escoteiros da Inglaterra;
O rei da Inglaterra rei Eduardo VII também deu grande impulso ao escotismo tendo sido iniciado na Maçonaria de Estocolmo por Carlos XV rei da Suécia;
O Livro das Selvas ( Jungle Boocks) escrito por Rudyard Kiplin serviu de inspiração para que Baden Powell escrevesse sua grande obra “Escotismo para Rapazes”. Kiplin foi iniciado maçonicamente na Loja “Hope and Perseverance” nº782 de Lahore, Punjab (India). Quando voltou à Inglaterra trabalhou na Mother Lodge nº 3861 em Londres;
Na França, o Barão de Coubertin, foi um dos principais criadores dos Eclaires, inicio do movimento escoteiro na França e nos Estados Unidos, dois outros maçons Ernest Thompson Seton e Daniel Carver Beard foram os grandes responsáveis pela criação do Boys Scouts of America. Ainda nos Estados Unidos o presidente Theodore Rooselvelt, conhecido porta voz maçônico em todo mundo, iniciado na Loja Matinecock nº 806 de Nova York, foi nomeado vice-presidente honorário dos “Boy Scout of América”. Sua relação com Baden Powell é demonstrada no livro “Escotismo para Rapazes”.
Ainda que não tenhamos provas documentais de que Baden Powell fosse maçom, no movimento escoteiro encontramos diversa coincidências que levam-nos a acreditar na influencia da Arte Real no escotismo. Podemos enumerá-las:
1- O escoteiro novato depois de aprovado seu ingresso no grupo passa por uma iniciação e faz seu juramento como acontece com o profano;
2- O numero três no escotismo tem ele grande simbolismo; os membros são divididos em três faixas de idade: lobinhos, escoteiros e seniors e dentro destas faixas existem três graus de adestramento (noviço, 2a Classe e 1a Classe), na maçonaria temos aprendizes, companheiros e mestres;
3- No escotismo existem três virtudes e três princípios e na maçonaria temos as três luzes;
4- Para um escoteiro ascender de um grau para outros, deve passar por provas de conhecimento, habilidade e merecimento enquanto que na maçonaria a ascensão é feita mediante apresentação de trabalhos e provas de conhecimento;
5- Aos escoteiros menores damos o nome de lobos ou lobinhos e no antigo Egito os iniciados nos mistérios de Isis eram chamados de chacais ou lobos;
6- Os escoteiros e os maçons se reconhecem através de sinais, toque e palavras;
7- Também no escotismo encontramos a cerimônia da Cadeia de União ou Cadeia da Fraternidade que ocorrem em ocasiões especiais;
8- Ao escoteiro que atinge a idade limite chamamos escotista e então caso permaneça no movimento é chamado de chefe e de acordo com seu grau de conhecimentos e adestramento também é chamado de Mestre;
9- O movimento escoteiro é mundial e existe em todas as nações e um escoteiro vê no outro escoteiro um irmão independente de cor, nacionalidade ou credo e isto também é um dos dogmas da maçonaria.
No Brasil escotismo iniciou-se em 1910 e desde então vemos inúmeros irmãos maçons se destacarem como membros do movimento.
Em nossas pesquisas podemos destacar e nomear o irmão Alcídio Pimentel que foi Grão Mestre maçônico e também presidente Regional do Escotismo Sul Mato-grossense e que empresta seu nome a um Grupo Escoteiro cujo lema é “Para um Mundo Mais Justo e Perfeito”- Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
Outro irmão maçom ligado ao escotismo foi Benjamim Sodré que em 1922 escrevia na revista infantil “O Tico-Tico” sob o pseudônimo “Velho Lobo” uma coluna sobre escotismo de muita influencia na formação moral da juventude da época. Antigo marinheiro, durante a guerra comandou o petroleiro Marajó. Suas atuações na vida profanas lhe valeram inúmeras comendas e diplomas e na vida maçônica era filiado à loja “Regeneração Catarinense” sendo conhecido como “Impoluto Maçom”. Foi deputado da Assembléia Legislativa do Grande Oriente do Brasil e veio a exercer o cargo de Grão Mestre.
Ascendeu ao Oriente Eterno aos 90 anos de idade e recebeu justa homenagem emprestando seu nome à A\R\L\S\ “Benjamin Sodré”nº 143 do Oriente de Niterói – RJ.A referida oficina apresenta em sua chancela sobre o fundo azul Uma ancora símbolo da Marinha, sobre ela o Compasso e o Esquadro e entrelaçada ao compasso a Flor de Liz símbolo do Escotismo e no meio da flor de Liz temos o escudo nacional em azul com circulo de estrelas rodeando a constelação do Cruzeiro do Sul e representando os grandes amores do irmão Benjamin: A Pátria, O escotismo, a Maçonaria e a Marinha.
Texto do irmão Guilherme Martins de Souza Leite
Respostas de 83
Legal essa “coincidência” !
O Irmão Guilherme Martins de Souza Leite que Você se refere é o Engº Agrônomo?
PP
EPU
Não sabia que o escotismo tinha influência da maçonaria, mas que o escotismo tem inflência direta do ocultismo, isso é evidente, muitos dos simbolos usados no ocultismo são usados no escotismo também, sob forma de insignias (é assim que eles chamam?) como a cruz Suástica por exemplo…
Aonde no escotismo aparece a suástica??
Com o advento da segunda grande guerra os escoteiros do mundo aclamaram a “queda” da suástica como símbolo pois era utilizado tb pelo partido nacional alemão. Procura essa informação com o pessoas do CCME que tu acha. SAPSMP
Certamente você está enganada. A suástica não é um simbolo escoteiro, também nunca ouvi falar que já tenha sido. No mínimo você está se confundindo com o símbolo da flor-de-lis, idêntico a suástica. Porém as origens são diferentes: Hitler buscou no ocultismo nórdico algo para representar sua ideologia nacional-socialista e racista, já a flor-de-lis vem da cultura indiana a séculos e antes da Segunda Guerra Mundial era utilizados por escritores como Rudyard Kipling em seus livros.
Prezado Guilherme,
A Cruz suástica foi o mais importante símbolo do escotismo depois da Flor de Liz.
Era a mais alta condecoração entregue pelo escotismo às pessoas que se destacavam na sociedade em prol da humanidade ou de alguma maneira haviam contribuido para o desenvolvimento do escotismo.
A Cruz suástica é um símbolo indu muito antigo e representa o Sol, a Sabedoria e pureza da Alma.
Infelizmente este simbolo foi abandonado pelo escotismo após a segunda guerra mundial dado que foi usurpado pelos Nacionais Socialistas ( Nazistas ) alemães.
Um símbolo tão antigo e com significado espiritual profundo foi transformado no símbolo do ódio, da intolerancia e do mal! Totalmente o contrário do que ele representa na realidade.
Sempre Alerta,
Chefe Alfredo Sanseverino
G.E. Irapuã – 189 São Paulo-SP
Continuando e finalizando meu comentário:
Quanto à Flor de Liz, esta sim nada tem a ver com o Induismo. B.P. escolheu este símbolo para representar o escotismo, pois a mesma era utilizada nas bússolas da época.
A bússola sempre indica o Norte e nos mostra o “Caminho a Seguir”. Este é o real significado da Flor de Liz. Suas três pontas representam ” Os Deveres Para Com Deus, Deveres Para com a Pátria e os Deveres para com o Próximo.
Sempre Alerta
Ch. Alfredo Sanseverino
G.E. Irapuã – 189 SP
Guilherme
A suástica, símbolo milenar orginário da Índia, representa, para os budistas, a roda da vida. Nos livros do Velho Lobo Benjamin Sodré, um dos pioneiros do Escotismo no Brasil, ela é citada como símbolo e condecoração escoteira também em nosso País, embora já nessa época a Flor de Lis fosse o símbolo maior do Escotismo aqui e em todo o mundo. Isso aconteceu antes de Hitler chegar ao poder na Alemanha e adotar a suástica como símbolo do partido nazista. A partir desse momento, as organizações escoteiras, pelo mundo a fora, resolveram bani-la de seus P.O.Rs. para evitar qualquer associação do Movimento Escoteiro com o abominável nazismo.
Infelizmente um símbolo dos mais positivos, venerado até hoje por budistas e outros grupos religiosos hindús, caiu na mão de um assassino global como Hitler e foi totalmente desvirtuado, a ponto de ter que ser banido por instituições como o Escotismo.
@MDD – A explicação está perfeita. Muito obrigado pela clareza.
http://www.baependi.com.br/conteudo.php?id=1
Outro texto sobre a relação Maçonaria e Escotismo.
Abraços Fraternos
Márcio Homem, Maçom e Escoteiro.
Provavelmente mais da metado do congresso nacional faz parte da maçonaria. Voces deviam ser mais cuidadosos na seleçao dos membros.
@MDD – Nem de longe. Não chega a 5%, infelizmente. Eu tinha essa lista nos meus emails; vou procurar e, se for uma informação pública, eu divulgo aqui quem são os maçons na política.
Sincronismo…
Dia 8, pela manhã, descobri um livrinho bem velhinho mesmo (1917), desfolhando lá no fundo das caixas de sapato velhas… Nele, havia todo o texto acima. E mais um pouco de práticas bem interessantes, como se fosse um livro de “preparações” para Iniciação.
Tem sete capítulos, como se cada um deles fosse uma reunião. São várias e várias tecnicas de mentalização e coordenação com as forças da Natureza/ Astral (tipo um exercício que é definido em posições geograficas, estas de entrada do “Fluido do Universo” pelo lado Oriental, com o magista a estar de frente para o Sudeste, acho).
O nome do livro, se nãome engano, era “Ensinamentos”, escrito por António Olívio Rodrigues, fundador da entidade esotérica mais antiga do Brasil, fundada em 1909 – o Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento. São citados Helena Petrovna Blavatsky, Swami Vivekananda, Elifas Levi , Baden Powell e Prentice Mulford, entre outros.
Nos propósitos do “Círculo”, estão:
– Promover o estudo das forças desconhecidas do homem e da natureza, estimulando o amor a esta, zelando pela sua defesa;
– Promover o despertar das energias criadoras, latentes no pensamento de cada filiado, no sentido de assegurar o bem estar físico, moral e social, mantendo a saúde do corpo e do espírito;
— Concorrer, na medida de suas forças para que a Harmonia, o Amor, a Verdade e a Justiça se efetivem cada vez mais entre os homens;
Coincidência achar este livrinho antes deler esta coluna, né…
Amplexos rotundos e fraternos,
ALM.
Acho o Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento Fantástico!
Descobri “por acaso” indo trabalhar. O prédio deles fica próximo à Praça João Mendes e funciona como uma Livraria. Tem todo tipo de Literatura Hermética/Ocultista/Religiosa (já achei livros que precisava com certa urgência e que não achava em livraria nenhuma.)
Além disso tem estes livrinhos que o colega falou, com ensinamentos que custam mais ou menos 3 reais e os livros de uma coleção chamada “Curso de Ciências Herméticas” com temas que vão da Educação pessoal até Medicina Oculta e Magia Prática.
Um local e uma ordem muito interessantes!
Coincidências…
Para constar tambem sou Chefe escoteiro agora cuidando do ramo pioneiro.
Para ver as coincidências da vida quando começamos a conversar, vemos as afinidades…
Abraços
Cícero
@MDD – Nem de longe. Não chega a 5%, infelizmente. Eu tinha essa lista nos meus emails; vou procurar e, se for uma informação pública, eu divulgo aqui quem são os maçons na política.
Não sabia. Eu vi uma noticia na net que desde de 2005 o dia do maçom é comemorado no senado e acabei deduzindo que a maioria lá é maçom.
AHÁAAA DD!!!
fala a verdade esse foi pra mim!!!
uauhahuahuauhauhahuauhauh
jah tinha perguntado antes, vc tinha dado uma resposta MUITO LEGAL, porém curta, mas agora mandou bem no meio!
Porém, pensando na audiência que esse texto terá na nossa WEB 2.0 lembrei que a única coisa que me desagrada nessa ligação “familiar” do escotismo com a maçonaria é que talvez pela “mãe” ser uma sociedade DISCRETA, essa discrição tenha se enraizado no movimento escoteiro de uma forma que não ajuda em nada seu crescimento e sobrevivência e, assim como com a maçonaria, o escotismo “sofre” com a anti-propaganda que seu próprio silêncio causa: SE VC NAO CRIA UM POSICIONAMENTO – ALGUEM VAI CRIÁ-LO PARA VC
O duro disso, é que cercado por ignorantes, um movimento voluntário SÉRIO, acaba sendo reduzido desde a meros “ESCOTEIROS MIRINS` dos-sobrinhos-do-pato-donald”, até “um bando de crianças, vestidos de idiotas, seguidos por um idiota vestido de criança” (essa é by juca chaves, o sem-talento brasileiro).
Pode até parecer engraçado que um garoto de 12 anos escolha fazer parte de algo como o escotismo, com roupas “estranhas”, hábitos “estranhos”… mas a verdade, é que assim como outras atividades (esportes, teatro, etc), o escotismo coloca o indivíduo em situações que a vida e a rotina normal nunca proporcionaria, mas com um diferencial que muda TUDO: no escotismo não se pretende que vc seja O MELHOR ATACANTE, nem o ATOR MAIS ENGRAÇADO, o escotismo tem como “DIRETRIZ BÁSICA” a formação de cidadãos preparados para a vida em sociedade (seja ela qual for) – pessoas com honra, lealdade, honestidade, etc – valores que quando não VIVENCIADOS, são fáceis de serem transformados em chacota pela sociedade atual.
Agora, até hoje, 20 anos depois da minha promessa escoteira (a iniciação), não sei e não entendo se essa DISCRIÇÃO ESCOTEIRA é incompetência de quem gerencia o escotismo no brasil ou se é uma estratégia do tipo: “que as egrégoras se encarreguem de aproximar as pessoas certas”. Somente o tempo dirá. Mas fico feliz por esse post tratar o assunto de forma séria e conclusiva para um público tão seleto e aberto.
É sempre bom ver o nome do movimento escoteiro ligado À COISAS BOAS.
VALEU DD!!!
brigadasso!!!
confessa aí DD: vc já usou o meião-cinza-molenga, nao?!
huahuahuahuahuahuahuahuahuahuahu
@MDD – Não… infelizmente nunca fui escoteiro… sempre quis aprender a fazer aqueles nós muito doidos…
LEMBRO A TODOS ESCOTEIROS Q LEREM ESTE POST
se vc cutucar sua memória, vai ver q as “coincidências” entre maçonaria e escotismo, vão bem mais fundo… filosoficamente dizendo mesmo –
Por ex, a lenda do REI ARTHUR para os pioneiros – neh DD? rssss
estamos no aguardo das conclusões no sedentário!
SAPS
obrigado por deixa o negrito no
SEM-TALENTO BRASILEIRO!!!!
uhahuhuahuahuahuauhauha
up the irons!
Sou escoteiro, e faz dez anos que estou afastado do movimento, mas uma vez escoteiro sempre escoteiro, bom os escoteiros não fazem propaganda porque seu objetivo não é numero de membros e não é incompetencia, muito pelo contrario é altamente organizado, suas portas estão abertas para todos e para entrar ou sair, sim Juca Chaves foi escoteiro e pediu diesculpas publicamente por sua piadinha infame, sim Robert S. S. Baden Powell com certeza foi maçon, até na lua tem o simbolo escoteiro levado na apolo 11 por Armstrong que era escoteiro, pode-se definir o escotismo de várias maneiras, mas a que gosto é: “Aprender Fazendo”
Passei por todas as etapas do movimento escoteiro de lobinho a pioneiro.
Abraços a todos. e Sempre Alerta.
Sempre alerta!
Muito Bom O Texto, Sou Escoteiro E Leio, Sobre Maçonaria, Está Realmente De Acordo… Muito Bom Parabéns!
Acredito não haver a necessidade de se acrescentar absolutamente nada após o POST do amigo “chicken nipples”. Falou tudo. Mas deixarei minha manifestação aqui registrada.
Não é só com o escotismo não! Nossa sociedade tem esse hábito de fazer chacota com toda e qualquer pessoa que pratica a boa ação. Os ditos “mais espertos” são assim mesmo. São abrutalhados, se acham melhores do que os outros e que boas ações são coisa de otários, frutinha… em fim. Mas a recompensa de quem pratica o bem não é o agradecimento de quem recebeu-o, mas sim a sensação do dever cumprido. E mais: o que seria do ignorante sem o inteligente? da escuridão sem a luz? e vice-versa, já pararam para pensar nisso?
Sempre Alerta.
P.S.: Sênior afastado do 52 GE-AR, Fabiano de Cristo. Estou arrumando tempo para retomar as atividades… o problema é que se passaram alguns pares de anos e eu queria voltar como Senior, onde parei, mas com 33 anos de idade… é muito difícil!!!! HAHAHAHA!!!!
Realmente o escotismo foi idealizado por Baden Powell seguindo alguns princípios da maçonaria. Se a humanidade fosse justa e perfeita, não haveria a necessidade de existir instituições como a maçonaria, escotismo e tantas outras que seguem regras de aprendizado e bons costumes. Num mundo cada vez mais desregrado precisamos de boas crianças que se tornarão bons adultos. Façamos nossa parte e conspiremos pelo bem.
Um T.’.F.’.A.’. a todos
Ir.’. Luciano, pai do Arthur (Lobinho)
que bom saber disso, eu fui escoteiro e hoje sou chefe escoteiro aqui no Tocantins, e fui Demolay tambem, e fiquei muito contente por saber que B.P. tenha algo com as duas classes de formaçao de carater de homens de bem.
O escotismo brasileiro não tem nem uma insígnia que se assemelhe à suástica.
@MDD – hmmm isso foi uma pergunta ou uma afirmação?!?!
Não temos? de fato, mas já tivemos, e não fazem tantos anos assim. Fonte:CCME
Que bom que…
é bom saber dessa relação, afinal de contas a Maçonaria teve muita influência em vários momentos da história e como no Escotismo, essa influência foi muito boa, afinal o Escotismo é referência mundial em desenvolvimento de pessoas.
Realmente, o Escotismo não possui nenhuma insignia parecida com a suastica.
Fui escoteiro desde os 11 anos o que influenciou muito em minha formação. Hoje em dia estou tentando voltar ao movimento, agora como chefe, já que pai de escoteiro já sou…
Sempre alerta a todos.
QUERO APENAS SABER COMO A GENTE É PROFANO DE BOMS COSTUMES,E ZELOSO PELA INSTITUIÇÃO QUE É Á MAÇONARIA, AMO DE CORAÇÃO ESTE NOME MAÇONARIA AI,GOSTARIA DE UMA RESPOSTA PORQUE HOMENS QUE SE DESTACAM COM O SEU PODER AQUISITIVO MUITOS CHEGAM A MAÇONARIA? E SEBEMOS QUE SEU ESPITO É É MANIPULADO PELO O EGOISMO?
Caro Raimundo,
O escotismo, assim como a Maçonaria, são grupos compostos por seres humanos, e todos nós, viventes neste lindo planeta, sabemos que a imperfeição faz parte do carater de todos nossos irmãos(viventes neste planeta). Você encontrará médicos, advogados, padres, filosofos,freiras e todos tipos de denominações que queira, compostas de membros e Membros. Creio , pois não sou e ninguém é o dono da verdade,que tudo faz parte de uma lei maior, divina , que é a lei do progresso. Todas estas pessoas são imperfeitas procurando a busca da perfeição, pode parecer impossível adquirir esta perfeição, mas ´so querer obte-la já é um grande passo.
QUREMO DILVULAGAR NOSSA ENTIDADE E FICAREMOS MUITO GRATO.
ASSOCIAÇÃO MUNICIPAL DOS DEFICIÊNTES FISICOS DE PEDRA BRANCA CEARÁ
A quem perguntou. Sim sou o engenehiro agronomo.Se quiser entrar em contato faça-o pelo email guilhermemsleite@gmail.com. Aos demais participantes do movimento escoteiro ou da maçonaria o meu abraço fraterno
Sempre Alerta ou De pe a Ordem para servir
Guilherme
Duas instituições que se unem em um ideal comum, levar aos homens a fé e esperança ao próximo, fazer o bem sem olhar a quem… e outros conselhos de nosso Mestre Jesus, que com certeza inspirou a criação destes dois movimentos; que têm como escopo, a liberdade, a igualdade e a fraternidade, um T.: e F.: abraço aos Ir.: e um SEMPRE ALERTA aos rapazes. Lembrem-se sempre a União faz a Força, a Força para o Bem.
Ir.: José Calazans
Chefe Calazans
Brasília-DF, 06/09/2009
Caro Raimundo, certo de que não teve oportunidade de conversar com um Maçon em situação Regular, peço permissão ao demais Ir.: que participam desta lista para esclarecer-lhe que em primeiro lugar, o egoísmo é definitivamente banido de nossas premissas, visto que uma das determinações da FRATERNIDADE, é exatamente a de auxiliar a humanidade no que de melhor tivermos, ajudando-a a ser cada vez melhor, abdicando muitas vezes de horas de convívio familiar (outro bastião fundamental da nossa instituição) e dispondo de doações em espécie ou de determinados bens específicos para ajudar quem recorre à nós, assim como os dizeres “ajudar ao próximo em toda e qualquer ocasião”, que fazem parte da promessa escoteira.
Quanto à questão da Maçonaria somente ser composta de pessoas com alto poder aquisitivo, refuto veementemente, pois temos em nossos quadros pensionistas, aposentados, e todo o tipo de trabalhadores, mas sendo importante para os que almejam participar da instituição ter em mente que ao pleitear a entrada para a mesma, devem provar que tem condição de arcar como por exemplo, sua mensalidade na loja a que pertence, ajudando a cobrir os custos e taxas inerentes à qualquer imóvel e etc, além das ações filantrópicas praticadas coletivamete que este valor não comprometa sua renda familiar, tirando de sua família para investir na Instituição, ferindo, como disse acima, um primordial preceito nosso.
Finalizando, achei interessante e bem pertinente a colocação original sobre a ligação da Maçonaria e Escotismo e como já foi bem reforçada com os demais colegas, resumo na minha experiência que foi de Lobinho a Pioneiro, terminado em uma chefia de apoio a atividades externas. Hje estou afastado, mas junto com um grupo de antigos escotistas de minha época (anos 70 a 90), estamos articulando a volta de um tradicional grupo de apoio que se denominava grupo dos 21, que tinha a principal função de apoiar os grupos da região em atividades, palestras e principalmente, perpetuar os valores do verdadeiro escotismo nos moldes do nosso patrono Robert Stephenson Smyth Baden Powel.
Bom, falei! Demais!!!
A todos o meu SEMPRE ALERTA E UM T.:F.:A.:
Eduardo Xavier
Juiz de Fora, MG
aki no Acre,eu estou abrindi um grupo de escoteiros evangelico,para ganha vivas pra JESUS
Meu amado Irmão (em Cristo Jesus) Antônio, eu fui escoteiro, cheguei a conquistar a 1º classe e cordão vermelho e branco, fui sênior conquistei escoteiro da Pátria e cordão dourado, fui pioneiro por um curto período, assistente do ramo escoteiro e chefe de tropa escoteira, depois assistente do distrital do ramo escoteiro. Na época aprendi muito sobre o escotismo, gostava e praticava muito as chamadas “MISTICAS ESCOTEIRA”, e como já conhecia a PALAVRA, achava meio estranho todas aquelas cerimoniais tão bonitas, hoje depois de um profundo amadurecimento no Senhor consigo entender que o Movimento escoteiro faz parte, ou melhor, tem ligação com a maçonaria, já observei que várias pessoas começam no movimento escoteiro depois vão para o lions, rotari, interact e finalmente maçonaria e iluminatis.
Eu já passei pela experiência de abrir um grupo escoteiro em uma Igreja Evangélica há alguns anos atrás, não deu certo.
Quer minha opinião? Ora ao Senhor que ele vai te responder com mais clareza.
Que a Graça e a Paz esteja contigo.
Outra semelhança com a maçonaria é a corte de honra, antigamente era algo secreto, só tinha conhecimento dos assuntos tratado na C.H. os monitores e os chefes, quem revelasse oque era tratado nela era punido severamente, e utilizava-se várias praticas místicas, como velas, livro secreto, entre outras, isto está no antigo livro A Corte de Honra. Tenho este livro acho que da década de 1970, nele é ensinado como preparar a sala da C.H. quem tiver alguma dúvida aconselho dar uma olhada.
Outra mística, o lenço da promessa não poderia ser lavado, não era permitido tocar no distintivo da promessa, o monitor nunca, NUNCA poderia largar o seu bastão. O livro Manual de cerimonial tem muitos ensinamentos místicos também da década de 1970.
Simbologia como os “SINAIS DE PISTA” utilizados como códigos secretos.
Olha há muito tempo eu não relembrava as coisas do movimento escoteiro.
Um abraço a todos
Eliseu, um dos requisitos básicos para ser um maçom é acreditar em Deus.
A maçonaria tem feito muitos trabalhos importantes ao longo dos séculos.
Vou citar apenas um.
Os historiadores não sabem como, durante a guerra do Paraguai, as forças aliadas cercaram Assunção com um contingente de dezenas de milhares de homens e não conseguiram impedir a fuga de Solano Lopes com seu reduzido número de soldados.
Na literatura maçônica consta a resposta. Como não se trata de segredo maçônico, vou contar.
O Duque de Caxias era maçom atuante. Solano Lopez talvez não o fosse, mas tinha assessores diretos que praticavam à Arte Real.
Caxias fez chegar a ele a seguinte mensagem:
As forças aliadas estavam em número muito superior e não havia como lhes resistir em um combate.
Entretanto, uma batalha dentro da cidade provocaria a morte de milhares de civis.
Solano Lopez poderia se retirar da cidade com todos seus homens e todas suas armas, que não seria atacado.
Foi o que aconteceu. Os paraguaios abandonaram Assunção sem sofrerem uma única baixa.
Tal qual fizera no Rio Grande do Sul, após a Guerra dos Farrapos, Caxias chamou os líderes políticos paraguaios e os incentivou a formarem uma junta para governar o país até que fosse possível a realização de eleições.
Feito isso, enviou carta ao imperador dizendo que a guerra estava acabada e, como se encontrasse doente, pedia licença para retornar ao país.
O que aconteceu depois, a História registra. D. Pedro II declarou que a guerra somente terminaria com a morte ou a rendição de Solano Lopez.
Caxias jamais perdoou o conde d’Eu por romper o acordo que ele fizera com Solano Lopez.
Prezado Carlos,
Não tenho mais o exemplar do Manual da Corte de Honra q que você se refere. Se existe alguma copia digitalizada, poderia me fazer a gentileza de informar o Link ou informar onde posso adquirir?
e mail a.sanseverino@uol.com.br
Grato grat[issimo,
Ch Alfredo Sanseverino
G.E.Irapua – 189 SP
Gostaria de deixar algumas considerações sobre o assunto.
Sou escotista, fui lobinho, escoteiro e senior, sou cristao protestante e conhecedor do Evangelho de Cristo, ao ler alguns tópicos desta enquete, pude perceber que infelizmente ainda a pessoas alienadas e sem uma visão ampla do que é ser um ser humano. Há pessoas tão santas, que se intitulam servas do Deus Vivo, que tudo o que vem ja tacham de ocultismo, demoniaco ou qualquer outra coisa que se possa nominar. Fico admirado com pessoas de tal natureza e suas artimanhas para minar aquilo que concorrem para o bem alheio. Que importa se B-P era ou não maçom, e não saber que este mesmo B-P era filho e neto de homens de Deus e mulheres de Deus, e que conhecia muito bem como tambem manuseava a espada da verdade. O mais interessante e que estes mesmos santarrões que não sei o motivo de estarem na terra ainda, pois se fossem tão santos ja teriam sido arrebatados, se esquecem que a palavra da verdade , que não foram eles que escreveram, se cumpre, e uma das promessas do Eterno diz: Ensina teu filho no caminho da verdade, e ainda quando for grande não se desviará. Assim sendo o Escotismo em sua doutrina alem de ensinar valiosas lições para a vida adulta do jovem, ensina tambem a conhecer o Eterno, não como uma religiosidade deturpadora da verdade mas sim dando a opção do jovem conhecer o Criador e seu caminho, o continuar seguindo , como o prorpio Deus ensinou depende de cada um. Sendo assim, devemos divulgar o escotismo sim, pois se tivessemos mais escoteiros no mundo ou que fosse no Brasil, teriamos menos ladrões, menos mães solteiras ou prostitutas, não teriamos ter que evangelizar em cadeias e presidios mas sim poderiamos estar evangelizando em fogos de conselho, serimôneas de promessas, e acampamentos, ou ate em eventos externos.
então
SHALON ADONAY,
SEMPRE ALERTA
Realmente a maçonaria e o movimento escoteiro tem tudo a ver, principalmente pela preocupação em formação do caráter e de bons cidadãos, de pessoas que realmente farão a diferença nesse mundo e vão deixá-lo um pouco melhor do que o encontraram. Faço parte do movimento escoteiro juntamente com a minha família desde 1.989 em Porto Velho – Rondônia e sou maçon atuante. Gostaria muito que todas as pessoas podessem fazer parte do movimento escoteira em sua faze juvenil e depois entrasse na maçonaria, com certeza esse mundo seria melhor e teríamos menos corrupção, crimes e tantas pessoas e crianças abandonadas.
Sempre Alerta aos meus irmãos escoteiros e
Estou de pé e a Ord.’. e desejo um T.’.F.’.A.’. a todos os meus ir.’. da Ord.’.
Márcio Silva Paes – 69 3224-1679 – Escritório e 69 9968-7013 – Celular.
Concordo plenamente com o Marcio Silva, desde a minha infancia participei do movimento escoteiro, percebi que nas diversas atividades relacionadas ao escotismo, sempre possuiu dogmas e outras cerimonias parecidas com a maçonaria. Deixem de serem pessoas alienadas que falam se sabem referente ao tal assunto, sejamos irmão uns aos outros e formamos uma fraternidade digna. Segueriamos todos juntos para um país melhor e menos individualista.
SAPS e um abraço ao irmão da fraternidade maçonica do Brasil :.
Bem amigos, moro na cidade de Registro, São Paulo o famoso Vale do Ribeira, e estou muito interessado em trazer o ESCOTISMO para nossa cidade, pois estou muito preocupado com nossas crianças, portanto se possivel gostaria de informações e muita ajuda dos irmãos para realizar este sonho. No aguardo.T.F.A.
@MDD – se os escoteiros leitores do blog puderem ajudar, o email do irm.’. é douglas.ngoncalves@ig.com.br
euconcondo com o marcio em algumas coisas!
porque nao importa se B-P era maçom ou nao o q importa e q ele
fazia o que é certo…
se ele foi maçon ou nao e problma dele uma escolha q ele fez!
o q nao e certo dizer que escotismo tem dogmas de maçonaria!
pq num tem!
escotismo e um movimento q tem suas proprias honrasn e tradiçoes!
nenhum preconceito com maçons. mais na biblia diz que o oculto nao e di Deus.
se os maçons segum a Deus pq eles escondem o que eles fazem??
Sempre Alerta pra todos os ESCOTEIROS !
oi, sou escoteiro e adorei o artigo
mas eu não identifiquei as três virtudes dentro do escotismo !
alguem sabe me dizer ?
Saudades do meu tempo de escotismo…
enfim, sempre alerta, meus caros irmãos!
Parabéns, Guilherme, pelo excelente artigo! Sou escoteiro desde 1969 e atualmente presido a Comissão Executiva do Grupo Escoteiro Carambitas, em Valença-RJ. Estamos construindo uma belíssima sede para o Grupo e esperamos poder oferecer novamente aos jovens valenccianos a maravilha que é a Formação Escoteira, que ensina jovens de todas as classes e credos a conviver fraternalmente e a servir ao próximo. Nosso Grupo teve a honra de ser inaugurado, em 13.7.1968, pelo Velho Lobo, Almirante Benjamim Sodré. Sua Filha, Maria Pérola Sodré, Akelá Lider do Brasil, é a Madrinha do Grupo.
Sou escoteiro mas não sei o que é Cadeia da União
Sabe aquilo que fazemos quando juntamos nossas mãos, pés, mente, coração e cantamos a musica da despedida? se chama cadeia da fraternidade, outrora cadeia da união. de fato costumamos utiliza-la para a despedida, mas sem a musica pode ser utilizado em diversos momentos. SAPSMP
Então… – os defeitos/erros que apontei no artigo: foram censurados?
@MDD – que defeitos??? este é o primeiro comment feito por este IP, acabei de verificar.
mais alguem consegue enxergar uma bolha (sem nenhuma ordem) com EUA – Europa – Classe Média – Militarismo – Sociedades Secretas – Elite – Centralização de Poder – Conspirações – Bancos – Escotismo – DeMolay – Ovomaltine – Leite de Pêra – desigualdade e hipocrisia ?
Olá a todos,
escrevo apenas pra falar que no escotismo a cruz suástica já foi utilizada sim, mas isso antes de Hitler mudar sua posição e significado.
A suástica sempre foi um símbolo de vida, do sol e do fogo.
Nos antigos desenhos de posicionamento de um acampamento escoteiro, a suástica representava o local da fogueira.
Foi a partir da ascenção do nazismo que ela deixou de ser utilizada.
SAPS
Moitão
GEMar Amigo Velho
Curitiba PR
Desculpa irmão, mas a suástica tem sua simbologia proveniente dos indús e quer dizer bons ventos.
SAPSMP
salve chefe!
apenas aumentando a escala do conhecimento…
a suástica é um símbolo que, provavelmente, data de uma humanidade anterior à nossa…
vários povos da terra tem o símbolo como adorno e significado ancestral/universal… apesar do nome que hoje a conhecemos vem do sânscrito e dae a sua referência ser primeiro estabelecida!
desde os nativos norte americanos, aos maias e ao oriente ‘médio’ e o oriente mais distante!
e é uma pena que tantas boas referências tenham sido suprimidas por referências de insanidade…
http://www.luckymojo.com/swastika.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Swastika
boa!
Olá a todos.
Muito bom ver a Familia .*. e os Escoteiros juntos, e vendo suas
historias entrelaçadas.
Sou Filha de Jó.
E a Simbologia dosEscoteiros é realmente bonita.
Parabens pelo comentario.
A todos os tios e primos um T.’.F.’.A.’.
-Pureza,Amor e União sempre. ?
Gabriela ?
Caros amigos, concordo plenamente com o Fernado Santos de Oliveira, sou presidente fundador do 83º Grupo Escoteiro Evangélico Moriá/SC e vejo também que se as pessoas dessem mais importância em fazer algo para mudar, do que simplesmente ficar questionando fatos que não levam a lugar nenhum, veriamos mais mudanças para o bem em nossa juventude, teriamos pessoas mais corretas, menos viciados e menos violência. Aos evangélicos que questionam tudo, deveriam ter mais discernimento da palavra de Deus, levantar o trazeiro do banco do templo e cumprir o “ide e pregai o evangélio a toda criatura” que ai sim pode ser chamado de “cristão”.
Um abraço e a Paz de nosso Senhor Jesus Cristo.
Roberto
Boas!
Sempre Alerta para os Escoteiros!
Primeiro no escotismo são 4 faixa Hetaria no escotismo e não 3 como diz no Texto acima.
Concordo plenamente com você Roberto, o pessoal devia se preoculpar mais com
o nosso mundo…Vemos que cada vez mais os jovens estão se envolvendo com o
que não presta…
Qual de vocês veem no Escotismo algum tipo de discriminação com RELIGIÃO?
Não importa se do Movimento Escoteiro participaram Marçons, ou se até mesmo
o Movimento foi fundado por um. No ESCOTISMO passaram Marçons, Catoligos,
Evangelicos, Espiritas e etc…
O que importa é com prometimento e a função do ESCOTISMO.
Sou escoteiro faz 10anos e amo o ESCOTISMO.
EM BUSCA DE UM MUNDO MELHOR.
Sempre Alerta e um forte aperto de mão com a canhota.
Um mundo melhor se constrói buscando a DEUS e não a maçonaria, status e poder.
Francamente…
Não é átoa que D Pedro I proibiu as atividades no Brasil logo após saber do tal de “segredo”, mandou prender vários e alguns foram até mortos.
MAs as sepentes esperaram ate que Ele adormecesse para dar continuidade com D Pedro II. Coisa verdadeiramente de satanás. Ra, isis, osiris e todas hostes do egito antigo.
Óh grande e poderoso YAOHU-UL que vossa santidade absoluta aparte esse joio do meio de teu povo logo, logo senhor.
@MDD – O que seria da internet sem os crentes-paraquedistas? hauahauah
@MDD, não entendi a sua referência aos crentes pára-quedistas? Pode definir o termo?
@MDD – Posso sim. São crentes inclusos digitais que procuram no google termos como “Jesus”, “Maria Madalena” e acabam caindo de paraquedas por aqui, ai saem dando suas opiniões toscas e sem embasamento nenhum e perturbando os outros leitores. mas não é privilegio dos crentes, os ateus também fazem isso.
Sou evangélico e fico lendo as aberrações aqui postadas, tais como: “se tivessemos mais escoteiros o mundo seria melhor”.
Ora, pois, isto sendo dito por um cristão evangéllico me causa espécie. Baseado nisso podemos concluir que não precisariamos nem anunciar o Evangelho de Jesus aos pecadores, bastaria iniciá-los no escotismo ou maçonaria, não é mesmo?
@MDD – o “evangelho de Jesus” é só mais um dentre tantos outros, sem NADA de especial, melhor ou diferente das pregações de Buda ou Saint Germain. Isso sem contar as inúmeras modificações que foram feitas pelo Imperador Constantino no século IV… recomendo que leia os textos sobre a vida de Jesus na coluna para estudar mais… E em segundo lugar, que tipo de “pecadores” estamos falando? magos? maçons? escoteiros? ou pastores estelionatários e padres pedófilos? Quem é mais pecador?
Qual é a desse irmão? Escotismo e maçonaria é o homem tentando mudar a si próprio e as coisas ao seu redor por seus próprios conhecimentos. Segundo a Bíblia, e creio firmemente nela, só uma ação do Espírito Santo na vida das possoas poderá efetuar essa mudança.
Não tenho nada contra uma pessoa adulta seguir o caminho que lhe parecer mais correto. Contudo, haveremmos de prestar contas a Deus, o Supremo Criador, de todas as nossas ações. Deus não se deixa escarnecer!
Pastor Carlos Gonzaga
@MDD – O conceito de “Espírito santo” dos crentes é muito limitado para um estudante de alquimia, pois leva a biblia ao pé da letra e acha que isso é algo externo, vindo de alguma fonte fora da pessoa, trazido por anjos e agenciado por pastores ou padres que se auto-intitulam guardiões e guias da verdade. Tiferet, ou a Verdadeira Vontade, independe de religiões e muito menos de leitura de biblias, vindo das ações concretas das pessoas em prol da humanidade. qualquer pessoa pode se iluminar sozinha, sem precisar de muletas espirituais de igreja nenhuma. Deus não se engana porque Deus é voce mesmo, não o velho barbudo sentado em uma nuvem que os crentes acreditam.
nossa eu sou escoteira e não sabia mas adorei me informar mas sobre a vida de BP amo o escotismo demais
beijusssssssss
SEMPRE ALERTA
Eliseu, pratique a tirolesa também!!! ;D
huasuhuashuasuhash
sempre alerta sou escoteiro a muinto tempo mais tive que mi afasta e cinto minta saudade da minha epoca de escoteiro e claro dos meus amigos
gostaria muinto poder conhecer vocês e um pouco da historia do grupo de vocês
essa e para você eliseu quando tive oportunidade de praticar a tirolesa si jogue
e muinto bom cara
senpre alerta para todos
quem qui ser comversa comigo estou aqui toda terça feira aparti das17:30 as20:15
@MDD – Posso fazer uma pergunta séria? Eu tinha o manual do escoteiro mirim do Huguinho, Zezinho e Luizinho e tenho quase certeza que haviam lições de português lá. Tiraram isso das novas edições?
@MDD_ESTA PARGUTA E SERIA OU VC ESTA DE SACANAGEN COMIGO MANUAL COM PERÇONAGEN DE DASENHO ANIMADOS E PARA LOBINHOS E TER ESTE TIPO DE LIÇAO E NORMAL O ? COMO MOGUILIN O MENINO LOBO
OLA TUDO BEM SI AUGUN DE VOCES TIVER CONTATO COM A ESCOTEIRA xxxxxxxxxxxx ENTRE EN CONTAS COMIGO
TEL xxxxxxx PROCURAR POR xxxxxxxxxx LTDA RJ_SP
@MDD – Desculpa mas não posso divulgar o nome de uma mulher sem autorização dela. Sou responsável pelos textos publicados em meu blog e, para o seu próprio bem, não vou divulgar o seu telefone. Não sei o que você quer com ela e não entendi uma palavra da frase acima.
HAHAHAH! Tb tenho esse manual! XD
@ MDDvoce nunca foi escoteiro e como sabe tanto sobre o escotismo
si quiser aprender os tais nois loucos e so falar comigo sou espesialista en nos
Só um pequeno, porém importante detalhe:
a cruz suastica adorada no oriente é diferente da adotada pelos nazistas.
uma é gira pra um lado a outra é pro outro.
ñ vejo nada d + na maçonaria, uma coisa que temos que aprender é que vivemos num mundo de diversidades, e temos que aceitar isso, se o escotismo é ou ñ de origem maçom, o q q tem???, o que importa é que ela constrói cidadãos de bem, com caráter e valores próprios.
o escotismo de uma forma ou de outra muda a vida de muitos jovem, que poderiam estar na rua desfrutando de atividades maleficas para saude e a sociedade,mas estão indo se reunir em sedes, acampando e o principal, aprendendo a ser feliz de um jeito benéfico.
as pessoas de hoje são muito preconceituosas quando se tratam de escoteiros, isso deve mudar, pois os escotismo é simplesmente uma forma de deixar um mundo melhor em aspectos de cidadania, responsabilidade,ética e outros…
eu sou uma guia aqui de belem do pará, deixo minha opnião enquanto o preconceito obcessivo sobre o escotismo.
Oi, concordo com vc. Esse é o básico para um mundo melhor é sempre fazer o certo, amar amigos e inimigos, respeitar, ter lealdade, honra cumprir suas tarefas.
Mas hoje o mundo vive no individualismo, na maçorania e satanismo. Eu sou Hippie, adoro ajudar as pessoas, contemplar a natureza fazer a diferença mas não quero reconhecimento por parte de um grupo de pessoas reunidas. Assim como tem muita gente que fala qe escotismo é chato e cansativo, as pessoas tbm falam q Hippies são loucos, drogados, de mente livre e desorientada.
Saudações, Guia-escoteira BRENA. Congratulo-me com suas palavras. De fato nosso Brasil precisa abraçar os nobres ideais do escotismo. Sem dúvida teremos uma juventude sadia e melhores cidadãos.
Que o Eterno prolongue os seus dias e lhe dê paz e prosperidade. Sabedoria Ele já lhe deu.
Adailton SG.
informações incorretas demais no testo .
peso que reveja algumas informações .
@MDD – Dois erros graves de portugues em duas linhas… acho que vou ficar com as informações postadas mesmo, ok?
Ricardo Wolf, é claro que algumas informações estão incorretas. Afinal, qualquer um com uma visão externa vê de uma outra forma. Mas, o texto é interessante.
Concordo com vc Brenda, independente de B.P. ser ou não maçon, é fato que o escotismo muda a vida de quem faz parte do movimento, Baden Powell não começou reunindo jovens, primeiro ele escreveu um livro para instruir soldados e percebeu que os jovens estavam se interessando e usando as técnicas descritas por ele, então viu a necessidade de fazer de forma voltada a jovens então organizou o acampamento citado no texto (está faltando muitos fatos históricos em seu texto) e como experiência pessoal sei a diferença que causou em mim esses até agora 13 anos de escotismo, meus valores para com os demais seres, animais, plantas, e pessoas, independente da religião, idade, etnia… Se o movimento tem um impacto positivo na sociedade qual o problema de B.P. ter sido ou não maçon? Vejam a história dele, das tribos e toda a influência positiva dele mesmo antes de criar o escotismo!
Outra questão também é no arriamento e hastiamento que o formato é um triângulo, e nos fogos de conselho a cerimonia do espíritos do norte, Sul , leste e oeste de destacam muito. Obrigada pela oportunidade
Acredito o que está em questão aqui é senão somente uma tentativa de elucidar um ponto de vista se B.P. era ou não Maçon. Este fato é discutível, uma vez conta-se que a sua esposa com receio de não haver uma cerimônia religiosa no enterro de BP e por ser católica, tinha receio de excumunhão pela Igreja, que nessa época, era contra a Maçonaria devido a sua própria confusão em entender que, os responsáveis pela unificação da Itália foram os Carbonários e não a Maçonaria, o que por perda de território e poder, fez com que a Igreja os excomucasse. Até hoje não se sabe se é verdadeira ou não essa (h) estória, contudo que existe muitas concidências existem!!! Também é sabido que era amigo de um grande maçon na época que iniciou o as suas escritas.
Independente de qualquer coisa, acredito que que o artigo tenha que ser visto pelo lado informação e não como uma imposição de fatos.
Ambas Instituições são patriotas e respeitam o ser humano e o ajudam evoluir como pessoa. Isto é que é IMPORTANTE.
Os Baden Powell’s eram maçons oras, claro que tem um pé maçônico nesse meio
sim o escoteiro tem MUITAS coisas a ver com a maçonaria, e SIM bp era maçom, mas meu, no escoteiro não tem nada de satanico, e nem na maçonaria, porra, como as pessoas amam falar mal do que elas não conhecem! mas e se na maçonaria e no escoteiro adorassem o satã, e dai? ia continuar do mesmo jeito!! se liga né pessoal
É interessante notar nesta postagem que alguns irmãs e irmãos escoteiros salientam o bem que o Escotismo fez em suas vidas e ressaltam como o Escotismo sofre preconceito e piadinhas.
Porém, às vezes parece haver uma preocupação em desvincular a imagem do Escotismo com a Maçonaria.
Peço licença aos Maçons para expor minha opinião sobre o assunto, mesmo sem pertencer à Maçonaria.
Compreensível que por motivos de perseguição religiosa B.P ou sua esposa tenham feito isso na época deles.
Porém estamos em 2017.
Será que muitos não tem uma visão preconceituosa com a Maçonaria? E como este preconceito pode se sustentar uma vez que estamos falando de uma Ordem Discreta?
Se gastarmos alguns minutos aqui no próprio TdC, veremos como a Maçonaria e suas vertentes se dedicam à educação, formação de caráter, difusão de conhecimento e Caridade. Então talvez este conceito equivocado que muitas vezes é passado pela mídia e por instituições religiosas de que “Maçonaria é coisa do Mal” deva ser revisto.
Até mesmo o Satanismo não é tão feio como se pinta. Ninguém vai sacrificar bichinhos e fazer rituais de filme de terror. O que as Ordens e os Estudantes de Ocultismo buscam acima de tudo é o Auto conhecimento.
Creio que se queremos lutar contra o preconceito e piadinhas temos que fazer isso não apenas com o Escotismo, mas como um todo.
Abraços
SAPSMP
Escotista em Formação GESA SP 56
SAPS, sou escoteiro ”Ramo senior” e não sou maçom mas gostaria muito de ser ate por que eu estudo sobre a maçonaria e ate então não sabia que Baden Powell era
Achei interessante mas os maçons sempre foram atacados por diversas causa inúteis devermos refletir sobre tal assunto,Recomendo vocês lerem o: O simbolo Perdido é um ficção com base em fatos reais muito bom te faz entender a maçonaria em uma dinâmica.
De fato são inúmeras coincidências. Também há quem diga que além de Maçom, Lord Baden-Powell era católico.
Vale ressaltar que ele uma vez afirmou que: “A melhor realização das minhas ideias no escoteirismo foi feita por um homem de batinas!” Referindo-se ao Pe. Jacques Sevin, que está em processo de beatificação e canonização.