O Ano Novo Chinês

Clique no Banner para conhecer o Taoismo.org

Obs: este artigo foi escrito referindo-se ao ano de 2009, 2012 é o Ano do Dragão e se iniciará no dia 23 de Janeiro.

Saiba o que é o Ano Novo Chinês, suas origens e os preparativos que você mesmo pode fazer.

Em 26 de janeiro de 2009 entramos no Ano do Boi de Terra, segundo a tradição chinesa. Este ano, denominado Ji Chou em chinês, é o ano 4707 desde o Imperador Amarelo, fundador da civilização chinesa.
Esta é a festa mais importante do povo chinês e que dura 15 dias, desde a Lua Nova que marca o início do ano até a próxima Lua Cheia, quando ocorre o Festival das Lanternas. As famílias se preparam durante muito tempo para os festejos e tiram licença de seus trabalhos. A China toda para.

Suas comemorações incluem fogos de artifício, invenção chinesa, para espantar os espíritos ruins e as Danças do Leão e do Dragão para trazer prosperidade, saúde e paz. Pessoas viajam de toda parte para o jantar de ano novo, pois é uma celebração basicamente familiar. Diversos pratos especiais são preparados para esta comemoração, como a “Delícia de Buda” (Luóhàn zhai), prato vegetariano muito popular. As casas são decoradas com lanternas e muito papel vermelho em forma de ideogramas desejando prosperidade, saúde e longevidade.

Neste ano contemplamos a chegada do Boi, que é o segundo signo do ciclo de 12 anos do calendário popular chinês. O elemento de 2009 será Terra, um elemento central e firme, representado pela cor amarela e por abundância e prosperidade.

Origens
Uma antiga lenda nos conta que na China antiga existia um monstro devorador de pessoas chamado Nian. Ele hibernava durante todo o ano e a cada 12 meses ele acordava e saía caçando pessoas para comer. Por ele ser sensível a ruídos e barulhos altos, os chineses passaram a usar fogos de artifício nesta noite para assustá-lo. Também a cor vermelha lhe era agressiva, razão pela qual se utiliza muito o vermelho nas comemorações do Ano Novo. A expressão “celebração do ano novo”, em chinês, é Guò Nián, que significa literalmente “a passagem de Nian”.

Preparação
É feita uma limpeza geral na casa, chamada de Limpeza de Primavera (Qing Tun ou Sao Chu), após o 25º dia do 12º mês lunar (para nós, à partir do dia 21 de janeiro) para eliminar as energias velhas e renová-las. Escolhe-se um dia determinado e começa-se a limpeza antes do nascer do sol e termina-se antes do por do sol. Isso inclui até mesmo uma nova pintura em janelas e portas (geralmente na cor vermelha para dar sorte).

No dia 24 de janeiro há a descida do Lorde Nan Bei Dou ao mundo dos mortais, para uma inspeção nos créditos e méritos individuais que fizemos durante o ano. É o dia em que os taoístas (e chineses em geral) fazem uma auto-reflexão e criam boas resoluções de Ano Novo. Um boa hora para pararmos um pouco e pensarmos em nossas ações passadas e criarmos boas intenções para o novo ano.

No dia 25 de janeiro será a Noite de Ano Novo, no qual se reúne toda a família e se pagam respeitos às deidades e aos antepassados e se pede prosperidade, fortuna e longevidade.

 

Gilberto Antônio Silva é Parapsicólogo, Acupuntor, Terapeuta e Escritor, estudando cultura e filosofia oriental desde 1977. Como Taoísta, se preocupa em divulgar a filosofia e as artes taoístas, como I Ching, Feng Shui e Qigong, para melhoria da qualidade de vida das pessoas. Veja mais textos do autor em Taoismo.org

» Ver todos os posts da coluna Sabedoria do Tao no TdC

 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Uma resposta

  1. “Coincidentemente”, hoje é o dia em que eu resolvi botar no papel as minhas metas para o próximo ano.

    Sincronicidade, a gente vê por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas