Como ai (harmonia) é comum com ai (amor), eu decidi nomear meu budo único (no sentido de diferenciado) de “Aikido“, embora a palavra “aiki” seja uma palavra antiga. A palavra como foi usada pelos guerreiros no passado é fundamentalmente diferente da minha.
Aiki não é uma técnica para lutar com ou derrotar o inimigo. É o caminho para reconciliar o mundo e fazer dos seres humanos uma só família.
O segredo do Aikido é nos harmonizar com o movimento do Universo e trazer-nos em unidade com o próprio Universo. Aquele que obteve o segredo do Aikido tem o Universo em si mesmo e pode dizer: “Eu sou o Universo.”
Eu nunca sou derrotado, por mais rápido que o inimigo possa atacar. Não é porque minha técnica é mais rápida do que a do inimigo. Não é uma questão de velocidade. A luta é finalizada antes mesmo de já ter começado.
Quando o inimigo tenta lutar contra mim, o próprio Universo, ele precisa quebrar a harmonia do Universo. Por isso, no momento em que sua mente está focada em lutar comigo, ele já está derrotado. Não existe nenhuma medida de tempo – rápido ou devagar.
Aikido é não-resistência. Como é não-resistente, é sempre vitorioso.
Aqueles que tem uma mente conturbada, uma mente de discórdia, já foram derrotados desde o começo.
Então, como você pode endireitar uma mente conturbada, purificar seu coração, e ser harmônico com as atividades de todas as coisas da Natureza ? Você deveria primeiro fazer do coração de Deus o seu coração. É um Grande Amor, Onipresente em todos os cantos e em todos os tempos do Universo. “Não há desacordo no Amor. Não há inimigos do Amor.” Uma mente conturbada (em desacordo), pensando na existência do inimigo, não é mais consistente com o desejo de Deus.
Aqueles que não concordam com isso não podem estar em harmonia com o Universo. O budo deles é de destruição. Não é um budo construtivo.
Portanto, competir nas técnicas, ganhar ou perder, não é o verdadeiro budo. Verdadeiro budo não conhece derrota. “Nunca derrotado” significa “nunca lutando.”
Ganhar significa ganhar sobre a mente de discórdia dentro de você. Isso é conseguir realizar a missão a qual lhe foi conferida.
Isso não é mera teoria. Você pratica isso. Então você aceitará o grande poder da unidade com a Natureza.
Não olhe nos olhos do oponente, ou sua mente será direcionada para os olhos dele. Não olhe para espada de seu oponente, ou você será morto pela espada dele. Não olhe para ele, ou seu espírito será distraído. Verdadeiro budo é o cultivo da atração pela qual você direciona o oponente por inteiro para você. Tudo que tenho de fazer é continuar a ficar nesse caminho.
Até mesmo ficando de costas para o oponente é suficiente. Quando ele ataca, batendo, ele vai se machucar com a própria intenção de bater. Eu sou um com o Universo e nada mais. Quando eu me posiciono, ele será direcionado para mim. Não existe tempo e espaço perante Ueshiba do Aikido apenas o Universo como é.
Não existe inimigo para Ueshiba do Aikido. Você está equivocado se você pensa que budo significa ter oponentes e inimigos, e ser mais forte e derrubá-los. Não existe nem oponentes nem inimigos para o verdadeiro budo. Verdadeiro budo é ser uno com o Universo; isto é, estar unido com o Centro do Universo.
Uma mente para servir a paz de todos seres humanos no mundo é necessária no Aikido, e não uma mente daquele que deseja ser forte ou que pratica apenas para derrubar o oponente.
Quando alguém pergunta se meu princípios Aiki budo são tirados da religião, eu digo: “Não.” Meus verdadeiros princípios do budo iluminam as religiões e as lideram para a plenitude.
Eu sou calmo em qualquer momento ou maneira que eu for atacado. Eu não tenho nenhum apego com a vida ou a morte. Eu deixo tudo como é para Deus. Seja desapegado da ligação com a vida e a morte, e tenha uma mente que deixa tudo para Deus, não apenas quando estiver sendo atacado, mas também em sua vida diária.
Verdadeiro budo é um trabalho de Amor. É um trabalho de dar Vida para todos os seres, e não de matar e lutar uns com os outros. Amor é a divindade guardiã de tudo. Nada pode existir sem Amor. Aikido é a realização do Amor.
Eu não faço companhia com homens. Para quem, então, eu faço companhia ? Deus. Este mundo não está indo bem porque as pessoas estão fazendo companhia entre si, dizendo e fazendo besteiras. Seres bons e seres maus são todos uma única família no mundo. Aikido deixa de fora qualquer ligação, qualquer apego; Aikido não julga casos relativos em bons ou maus. Aikido mantém todos os seres em constante crescimento e desenvolvimento, e serve para a plenitude do Universo.
No Aikido nós controlamos a mente do oponente antes de enfrentá-lo. Isto é, nós direcionamos ele para dentro de nós. Nós nos movemos para frente na vida com esta atração do nosso espírito, e tentamos ter uma visão inteira do mundo.
Nós incessantemente rezamos para que as lutas não aconteçam. Por esta razão, não há torneios no Aikido. O espírito do Aikido é de um ataque amoroso e de uma reconciliação pacífica. Neste foco, nós juntamos e unimos os oponentes com a intenção poderosa do Amor. Através do Amor, nós somos capazes de purificar os outros.
Compreenda o Aikido primeiramente como budo e então como um meio de serviço para construir a Família Mundial. Aikido não é para um único país ou alguém em particular. Seu único propósito é realizar o trabalho de Deus.
Verdadeiro budo é a proteção amorosa de todos os seres com um espírito de reconciliação. Reconciliação significa permitir a realização da missão de todos.
O “Caminho” significa ser Uno com o Desejo de Deus e praticá-lo. Se estamos só um pouquinho fora dele, não é mais o Caminho.
Nós podemos dizer que Aikido é um caminho para varrer os demônios com a sinceridade da nossa respiração ao invés da espada. Isto é, mudar a mente demoníaca do mundo para o Mundo do Espírito. Esta é a missão do Aikido. A mente-demoníaca sucumbirá na derrota e o Espírito se erguerá na vitória. Então o Aikido colherá frutos neste mundo.
Sem budo uma nação se arruinará, porque budo é a vida do Amor protetor e a fonte das atividades da ciência.
Aqueles que procuram estudar Aikido deveriam abrir suas mentes, ouvir a sinceridade de Deus através do Aiki, e praticá-la. Vocês deveriam compreender a grande limpeza do Aiki, pratique-a e aperfeiçoem-se sem hesitação. Neste desejo começa o cultivo de nosso espírito.
Eu quero sensibilizar as pessoas a ouvirem a voz do Aikido. Não é para corrigir os outros; é para corrigir sua própria mente. Isto é Aikido. Esta é a missão do Aikido e esta deveria ser sua missão.
Autor: Morihei Ueshiba – Extraído do livro: “Aikido by Kisshomaru Ueshiba”
***
Tradução Livre: Saulo Nagamori Fong
Autorizada a reprodução em qualquer meio ou mídia desde que publicado na íntegra e com citação integral da fonte.
Informações adicionais:
Confederação Brasileira de Aikido
Aikido – Instituto União
Escola de Aikido Dojo Kokoro – Sorocaba
Aikido Brasil
——————————————————————————–
Respostas de 5
Fiz aikido por menos tempo que gostaria. Mas percebi que mais que uma tarde marcial é uma filosofia que se leva para vida. Arrepiou quando vi um post sobre Morihei Ueshiba. Todas as técnicas demonstram essa filosofia e no treino você vai interiorizando esses ensinamentos. Sem dúvidas um iluminado.
Estou praticando o AIKIDO a um ano e meio. Comecei depois de ler um texto seu aqui no TDC . Domo arigato gozaimassu.
E acho que foi por isso que, apesar de gostar, não conseguia aplicar nenhuma técnica com eficiência quando treinei. No fundo do meu espírito, ainda tenho um ímpeto contencioso.
@Tiago: é importante lembrar que o que o O-Sensei disse foi relacionado ao objetivo último do Aikido, que é o alinhamento de nossa Vontade com a Vontade do Universo, resultando em um Amor Fraternal (resumindo toscamente tudo o que ele disse). Ao longo do caminho, como disse meu Sensei ontem, é necessário fazer uso de nossa “espada” – que é nossa força e poder marcial, focado e atento. “A espada está sempre em riste, sempre em uso, embora não a usemos para destruir, mas sim para construir. Tomarmos consciência dessa espada e a usarmos pelo bem de ambos – de nós e do “adversário” – é o caminho do Aikido” foram as palavras aproximadas que ele disse. Então, ter um ímpeto contencioso é bastante comum. O que realmente importa é a direção que damos a esse ímpeto 🙂 Domo Arigato!
Já pratiquei Aikido por 3 anos, gostei muito, e aprendi lições interessantíssimas sobre meditação e fluxo de energia e Ki. Porém, como arte marcial, no sentido literal do termo “marcial”, acho-a muito difícil de ser usada em uma situação real – afinal de contas, precisamos aprender a defender o nosso veículo físico de manifestação. Eu costumo dizer que o Aikido é o “RHP (Right-Hand Path)” das Artes Marciais, enquanto que artes como o Jiu Jitsu e o Muay Thai são o LHP (Left Hand Path) das artes marciais, por focarem mais no desenvolvimento físico, técnico e marcial do que psicológico, moral e espiritual do praticante, como ocorre no Aikido. Qual delas é a melhor? Fica a gosto do freguês, de suas necessidades e qual caminho da Árvore ele quer trilhar: o pilar da Misericórdia ou o pilar da Severidade. Diria eu, com meus parcos conhecimentos de Kabballah, que o Aikido está para a esfera de Chesed assim como o Jiu Jitsu e o Muay Thai estão para a esfera de Geburah.
Muito bom o texto, amigo! E achei muito legal a ideia de trazer o Aikido para o mundo do Ocultismo, pois é a arte marcial mais ocultista que existe, pra mim.
Dômo arigatô gozaimashita! Ganbatte kudasai dozo!
@Tiago: discordo educadamente de sua opinião. O Aikido é uma Arte do Caminho do Meio, segundo minha própria experiência, pelo menos, que não é muita, mas posso afirmar que há um aspecto marcial muito forte em conjunto com o desenvolvimento da harmonia e da conclusão pacífica de conflitos. É um grande direcionamento da energia marcial em prol de algo maior, que é o equilíbrio. Basta pedir para um sensei usá-lo de exemplo em uma aula típica de Aikido, e você sentirá na pele a marcialidade, hehehehe. Leia meu comentário anterior em resposta a Roberto Vasconcelos, como complemento.
Muito legal o texto…
Sempre tive vontade de praticar esta arte marcial mas até o momento não tive a oportunidade.