Nuances da Árvore da Vida

Full_Tree_600px_mayhem
Correlações de diversos autores entre as Letras e as Sephiroth.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 8

  1. Tenso,
    Anteontem eu estava conversando exatamente sobre isso com um amigo.
    Eu não conhecia até agora a relação feita no Zohar, apenas a do Crowley e do Levi, no entanto eu sugeri a mesma relação que o Zohar faz, baseado em uma simples observação: No alfabeto Hebraico 3 Letras são chamadas de Mães, 7 são chamadas duplas e 12 são chamadas simples, No Diagrama mais comum de se ver por ai da Arvore da Vida há 3 linhas Horizontais, 7 Verticais e 12 Diagonais, me pareceu uma distribuição mais logica, mesmo não conhecendo oque são os caminhos exatamente. Eu não entendo nada de Cabala então achei que podia ser bobagem. Me senti bem agora de ver que a minha observação(de total ignorante ao tema), tem algum fundamento, principalmente considerando que é o Zohar, a principal obra cabalista(é oque dizem) da cabala judaica. 🙂 o nivel da coincidencia me surpreendeu tambem, tipo, foi anteontem. Muito legal.

    @MDD – A diferença principal entre a cabala jusaica e hermetica é que a judaica organiza (as que permitem isso!) pela geometria, enquanto a hermetica alinha na ordem (alef, beit, gimmel, daleth… etc).

    1. Que tipo de praticas são feitas com as letras/caminhos ?

      Até que ponto o posicionamento de uma letra no diagrama influencia na forma como se interpreta aquela letra ?

  2. Um exercício é distribuír os arcanos maiores na mesa segundo as diferentes árvores. O arranjo das cartas de taro seguindo o Zohar mostra um conjunto muito mais harmonioso do que mostrado por Levi/Papus. Obviamente as correlações entre letras hebraicas, caminhos na árvore e cartas de taro são alvo de debates acalorados. Escolher um lado é tarefa dura.

    @MDD – Existem 231 portais, portanto qualquer correlação, desde que seguindo os preceitos certos, fica harmoniosa. Foi o que Waite e Crowley demonstraram ao reorganizar a ávore na forma alfabetica das letras hebraicas. Como eu disse outra vez, o Diagrama da Árvore da Vida parece mais um cubo de rubik do que uma estrutura 2D

  3. Um exercício produtivo é distribuir os arcanos maiores do tarô numa mesa conforme as diferentes árvores da vida.Relacionar letras hebraicas, cartas de tarô e caminhos na árvore gera discussões estafantes mas visualisar os arranjos é ótimo.

  4. Poatz, tava tendo dificuldade em sacar o diagrama. Engraçado que no mesmo dia peguei pra ler um livro de uma autora chamada Dra. Irene Gad, e li sobre essa divisão das letras hebraicas. Ficou um pouco mais claro, mas ainda faltou entender algumas coisas. Cada autor atribuí determinados caminhos a cada letra, certo? O desafio então tá em entender os parâmetros adotados por cada autor pra sua distribuição das letras na árvore.

  5. No “Qabala Qliphot & Goetic Magic”, o Thomas Karlsson diz que a árvore tinha uma estrutura diferente antes e depois da “queda”, sendo antes da queda parecida com a imagem marcada como Rabi Eliahu, porém com os caminhos em organização diferente; e depois da queda com a imagem mais comum de se ver por ai. Existe alguma razão para estudar a “árvore pré-queda” ?

    @MDD – como conhecimento, apenas.

    Agora com relação ao que você disse no comentario do Horácio, harmonioso significa correto? os portais são relações/cruzamentos entre as letras, correto? oque isso tem haver com a atribuição da letra à um caminho entre sephirot?
    Se existem tantas combinações diferentes e ainda validas, não é mais interessante aprender as letras separadamente das sephirot, para não se apegar a um dos modelos?

    @MDD – É o que algumas escolas de Cabalá Judaica fazem; estudam apenas as letras, sem caminhos nem árvore nem nada.

  6. Parece que na árvore de Eliphas/Papus está faltando a letra Cheth. Ela ocuparia o lugar onde colocou Mem, ficando esta última entre Netzach e Tipheret, não ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas