Por Yuri Motta
Neil Gaiman é muito conhecido no mundo dos quadrinhos, ele é pai de Sandman, uma das suas maiores obras. A maioria dos leitores do Teoria já deve conhecê-lo, mas esta coluna é dedicada a quem não entende lhufas de quadrinhos e não sabe nem por onde começar: o básico dos básicos.
Além de Sandman ele já escreveu: Hellblazer, Livros de Magia, American Gods, Orquídea Negra, Monstro do Pântano, 1602 , Wesley Dodds (Da qual Sandman foi baseado) , Fumaça e Espelhos , O Livro do cemitério , Criaturas da Noite e vários outros títulos de muito sucesso.
Podemos resumi-lo em uma palavra: “Fabulista”. Mas Gaiman não faz apenas quadrinhos, como também livros, filmes, séries de TV e músicas. Além de também ter sido jornalista e escrito parte do roteiro do filmes Beowulf e Stardust e também Coraline.
Ele abandonou sua carreira como jornalista e entrou no mundo dos quadrinhos e desde então começou a fazer muito sucesso , ele fez parte da revolução da qual chamamos de amadurecimento do mundos dos quadrinhos nos anos 80.
Gaiman tem uma boa relação com escritores de quadrinhos, como por exemplo, Alan Moore (que em breve ganhará uma postagem aqui e que é o dono do rosto da imagem da coluna) e de outros escritores de quadrinhos famosos.
Constantine foi criação de Alan Moore em Monstro do Pântano, mais Gaiman foi um dos quem o deixou famoso.
Também dizem que o famoso Harry Potter, tem um pouco do Neil Gaiman, já que em sua série Livros de Magia o personagem principal é idêntico ao Harry, porém criado em 1991, e tem até uma coruja. Gaiman disse que a ideia de jovem bruxo é comum na literatura, e não acusou J.K Rowling de plágio, para a tristeza de muitos jornalistas.
Ele tem muito conhecimento no campo de ocultismo, magia e mitologia. Em relação à mitologia, podemos perceber facilmente lendo Sandman ou Livros de Magia, por exemplo.
Gaiman queria ser escritor desde pequeno. Ele teve contato com livros como As Crônicas de Nárnia, Alice no país das maravilhas, e mais tarde também leu os livros de JRR Tolkien e HP Lovecraft, da qual podemos ver um pequeno fio de semelhança no estilo próprio, que na maior parte tem universos mágicos e ricos em simbologias.
Na maior parte das vezes Gaiman fazer a história caminhar de um modo inesperado de modo a prender a atenção do leitor.
Outra coisa que marca presença são as ilustrações. Gaiman não é ilustrador, mas consegue tirar o máximo dos ilustradores que trabalham em suas obras.
Eu recomendo Gaiman para quem goste de mitologia, aventuras, sagas épicas, universos paralelos e até quem sabe um pouco de filosofia e até para quem não goste de nada disso mas goste de ler algo de qualidade. Em breve vou trazer alguns textos relacionados a alguns títulos famosos dele. Portanto, aguardem!
A ideia principal dessa postagem, foi apenas fazer uma breve apresentação do Neil Gaiman a vocês, assim, quem se interessar pode se inteirar melhor sobre ele. Não citei todas as obras dele, mas boa parte vai aparecer aqui!
Para finalizar aqui, algumas das frases mais legais que selecionei para vocês, e que mostram um pouco da personalidade dele:
“Até onde sei, todo o motivo para tornar-se escritor se deve a não ter que acordar cedinho.”
“Os autores sabem que não se deve nunca escrever um livro engraçado, pois livros engraçados não ganham prêmios. Revistas em quadrinhos nunca ganham prêmios.”
“Sempre me sentia muito aliviado por ninguém querer publicar algo que eu tivesse escrito.”
“Os astros de Rock se dão muito melhor nas turnês do que os escritores.”
“Eu queria colocar uma referência à masturbação em um dos scripts de Sandman. Eu fui imediatamente cortado pela editora [Karen Berger]. Ela me disse: “Não há masturbação no Universo DC.” A minha reação foi: “Bem, isso explica muita coisa sobre o Universo DC”
“A estratégia número um é que eu sempre, ou quase sempre, tenho pelo menos duas ou três coisas diferentes que estou escrevendo ao mesmo tempo.” Obs.: Quando perguntado como é sobreviver como escritor.
Optei por fazer uma coluna relacionada a quadrinhos, ao invés de fazer uma relacionada ao meu blog, devido ao fato de que os quadrinhos ainda são pouco explorados em relação ao ocultismo.
Na coluna, vou apresentar a vocês, autores e obras. Alguns famosos e outros não, só com o propósito de divulgar esse meio alternativo de conhecimento, que algumas vezes não é valorizado.
Revisão do texto : Elóra Montelli
Meu Blog TSMeO
Pequeno Texto Sobre Sandman
Discurso de Neil Gaiman
Página no Facebook : http://www.facebook.com/Tudosobremagiaeocultismo
Outros Textos da Coluna de Quadrinhos
Respostas de 42
Grant Morrison tem que ser o terceiro, que ele e Alan Moore diria que são os maiores propagadores desse assunto
@Yuri Concordo , mas como tive alguns problemas com o texto dele , acabei por colocar o de Gaiman mesmo e aproveitei que o pessoal do Mayhem estava lendo Sandman.
Neil Gaiman é fabuloso… Sua obra por si só já fala muito do seu Universo e conhecimento. Artista exemplar e hipnótico…
Recomendo o filme baseado em sua obra chamado A máscara da ilusão (the mirror mask), que é simplesmente belo… Conseguiram no filme passar a mesma atmosfera dos desenhos de Gaiman, além, claro, da estória que é Sandman em essência e arte. Onírico ao extremo…
Parabéns pelo post…
Yuri, eu a mesma forma q vc , tenho essa forte tendencia de trabalhar os simbolismos aplicados a textos lúdicos, e eu comecei a trabalhar um projeto, entretanto, por uma série de motivos que vão desde a não habilidade de desenho a não conhecer/ter capital pra investir em um desenhista, que o mesmo parou. Mas o roteiro tangencia pro rumo de matrix/v de vingança/a estrada/terminator/promethea … eh uma espécie de perspectiva lógica de acontecimentos referentes essa onda toda de 2012, apocalipse, etc.
Conhece alguem que , eu pudesse encaminhar uma breve sinopse do roteiro, onde caso agradasse-se, pudessemos engendrar este projeto ?
Manda a resposta pro meu email 🙂
um abraço
@Yuri – E-mail respondido , Abraços!
Droga, é o cúmulo do atraso. Yuri, tou atrasada dois anos! Esse projeto do Ghabriel deve ter ficado incrível. Já ficou pronto? Onde podemos ver?
Yuri, ahh, os Perpétuos.
Ainda não li nada do Gaiman que superasse a “presença de palco” da irmã mais velha do Morpheus.
@Yuri – Olá Hanna, como eu não posto mais aqui por falta de tempo apenas e os posts são antigos, eu não venho mais ver se tem novos comentários, então um e outro acabam ficar sem responder.
Pois então, acredito que o projeto dele não foi para frente, na época eu indiquei onde tentar conseguir alguns artistas mas acabou não conseguindo, como eu não desenho muito não pude ajudar além disso.
Eu também adoro a Morte, adoro mesmo, fiz um texto dela e dos Perpétuos lá no blog, tá na sessão de quadrinhos
Abraços!
.
Ela me disse: “Não há masturbação no Universo DC.” A minha reação foi: “Bem, isso explica muita coisa sobre o Universo DC”
hahaha, talvez explique porque o Batman é tão mau-humorado 🙂
@Yuri – Pensei a mesma coisa Oo
talvez explique porque o superman veste a cueca por cima da calça 😛
Vai rolar um do Moebius né?
@Yuri – Desculpa , demorei pra responder a sua.
Pois então , vou dar uma lida nele e ver se consigo extrair alguma coisa legal pra fazer uam postagem.
Qualquer sugestão é só ir mandando!
Pô Yuri, Moeibus é um must see
Leia a saga dos Jardins de Edena, se não me engano são quatro gibis… O Príncipe de Aliors e A Garagem Hermética (que eu ainda não li) também são uma boa…
Santa Sincronicidade … comecei a ler Sandman há pouco tempo hehehe
Marcelo,
tem algum lugar que eu consiga ver apenas os tópicos respondidos por vc ou pelos outros colunistas? É que as vezes, as dúvidas de uns são de outros tbm.
@MDD – A única solução é reler de tempos em tempos os posts antigos. aliás, esta é a verdadeira forma de se estudar esoterismo… em espiral crescente de conhecimento. cada vez que você relê um post, o faz com novos olhos e mente mais aberta.
Concordo. Com pouco tempo que estou estudando (mas com certo empenho), já percebi que textos que antes tinha certa dificuldade, hoje leio com maior clareza. Porém, sem ainda, entender todas as entrelinhas que você dispõe…rsrs. A maior dificuldade mesmo é conter a ansiedade de querer saber mais. Descobri meu mais prazeroso “passatempo”.
Marcelo, obrigado por mais essa dica..
Uma dica eh por os comentarios do TdC em um RSS Reader, assim nao tem perigo de perder alguma coisa, alem de que por conta de um comentario novo em um post antigo, provavelmente vai te fazer ler novamente varios posts ja lidos anteriormente…hehehe
@MDD – me explica como faz (mas tem de explicar como se estivesse explicando pra uma criança de cinco anos) que eu faço. (manda para marcelo@daemon.com.br)
DelDebbio, tu não precisas fazer nada a mais. Eu acompanho os comentários pelo Google Reader da mesma forma que acompanho os posts desde que montaste o TdC nesse endereço DelDebbio.com.br.
O link é padrão no WordPress (no cado do TdC, http://www.deldebbio.com.br/index.php/comments/feed/). Esse link sempre existiu (a menos que eu esteja delirando e tu tenhas acionado só agora)
Ele fica ao lado do link para o RSS dos artigos (lá no rodapé do blog).
Isso ai. Como te respondi por e-mail, eh soh colocar o link acima no reader e ler.
Abraco.
Eduardo,
O RSS Feed dos comentários está disponível no rodapé da página: http://www.deldebbio.com.br/index.php/comments/feed/
Basta usar Google Reader ou outro de sua preferência para acompanhar os comentários de todos os posts.
E só agora que me avisam isso.
O tanto de vez que eu já enchi o saco do Marcelo pra fazer um post só com os comentários respondidos.
Ser analfabeto funcional virtual só trás sofrimento desnecessário.
Valeu por avisarem, valeu mesmo.
Ótima idéia, essa coluna, um apêndice da comunidade no Mayhem. Comecei a ler Sandman há um mês, e é demais…
mandou bem viu =D
vai rolar matérias sobre alguns mangas também???
@Yuri – Possivelmente sim 😀
Se for ter de manga, vai quer que começar por Fullmetal Alchemist, depois Mushishi…
Um dos meus escritores prediletos. Além das já citadas, recomendo “A Paixão do Arlequim”, “Os Filhos de Anansi” e “Coraline”. Na verdade, como ele escreve muito bem, qualquer obra é recomendável. Lembro de uma estória que ele escreveu para a Vertigo, “Abrace-me”, com o Constantine. Escrito pelo Gaiman e desenhado pelo genial Dave Mckean!
Ocultismo nos quadrinhos? Manda mais, por favor.
@Yuri – De fato é uma historia muito boa , lembra um pouco o espiritismo , mostrando quem quem mais causa dano é quem mais precisa de ajuda.
John como o grande mago que é sabia disso!
gostei da iniciativa de analisar ocultismo nos quadrinhos. o post ficou bacana.
Olá a todos, a simbologia dos quadrinhos é fantástica sou admirador do trabalho do Sr. Moore e após ver o filme do Lanterna Verde fiquei com uma pergunta na cabeça: “O que diria Moore ao ver este Filme?”. Se é que vai ver.
Mas o que me chamou atenção durante o filme foi a presença de uma torre no Planeta Oa em forma de pênis. Se não acreditam revejam a cena do treinamento do Lanterna, logo depois que ele dá suas primeiras piruetas. Alguém sabe o pq disso?
Abraços …
@Yuri – Eu não vi o filme , mas a energia sexual é a energia criadora , fica ai a pista…
Off-Topic
Marcelo, o assunto é futebol, bem longe dos seus interesses, mas uma coisa chamou a minha atenção: o presidente do Corinthians, Andrés Sanches, é maçom (http://anonymouse.org/cgi-bin/anon-www.cgi/http://www.blogdopaulinho.net/?p=32380#comments) >>> vá até o final do post que tem a assinatura dele num documento escaneado.
Este ser é absolutamente ridículo, está envolvido em diversas falcatruas, com drogas, prostitutas… enfim, alguém que teoricamente não ter o perfil maçom.
Você sabe se ele realmente é maçom?
Respondendo, o link é referente ao blog do Paulinho, da oposição da atual presidencia do corinthians, deve estar tentando falar que é maçom pelo fato de não serem bem vistos pela maioria das pessoas e não pelo fato de ser mesmo. Em tempo não é a primeira vez que ele ventila algo sobre o presidente do corinthians, inclusive ele ( Paulinho ) já passou algum tempo preso não me lembro bem pelo que, acho que algo envolvendo dois cpfs que ele usa.
Agora ha a possibilidade de ele realmente ser sendo de ordem espuria ou não.
Como o próprio Del Debbio já disse diversas vezes: nem religião, nem dogma, nem ceita, nem ordem, faz um ser melhor. Somente ele tem essa força. E, se realmente for maçom, existem muitos que não vale o pão que come. Vide na política, temos vários. Muitas lojas viraram o clube dos tios ricos, deixando para trás o estudo e os bons costumes de muito tempo atrás.
Amigos, não conheço esse sujeito, mas pela sua assinatura, ele não é maçom.
O “tio” Neil é muito foda!
No american gods ele dá uma aula de mitologia, e fica até dificil dizer quantas citações misticas/ocultistas ele faz no livro. Egrégoras, evocações, invocações, projeção astral…
Em Coraline toda a ação se dá no plano astral, justo quando a menina está “sonhando”.
Sem contar que ele parece compartilhar com o amigo Alan Moore o conceito de ideaspace, ou como diria o Dumbledore: Só porque está na sua mente não quer dizer que não seja real.
Ótimo Post e fico a espera dos próximos sobre o Neil.
Estava hoje vendo este clipe, e me ”surpreendi” com a camiseta que um dos percussionistas está usando, aos 01:12!!!
http://www.youtube.com/watch?v=UVab41Zn7Yc
@Yuri – Opa queria uma camiseta dessas.
Nunca li sobre o assunto, vou procurar sobre…
Gosto de todos as matérias que o Yuri escreve.
Parabens!
🙂
Yuri,
A história de como o Constantine surgiu é bem curiosa, vale um post só pra ela.
@Yuri – É boa sim , mas fica complicado fazer uma postagem só de um episodio , mas vou falar um pouco na postagem sobre ele , afinal ele é um dos melhores
Fantástico, também sou fã do Gaiman e do Moore e concordo que o Grant Morrison deve ter seu espaço nas postagens! Acho que tem um post no Mayhem sobre a possível relação dos Perpétuos com os sete arquétipos / planetas! Parabéns pela iniciativa!
Abraço
@Yuri – Morrison vai aparecer aqui também , com certeza!
Os perpétuos na minha opinião estão relacionados a muitas coisas , mas principalmente a psique humana e na série fica muito explícito , tanto que o próprio Sonho fala isso uma vez ,e também o Sonho muda de forma diversas com o decorrer do tempo e podemos reparar que os outros irmãos também já foram diferentes , depois podemos ver que é muito mais abrangente e que ele faz parte do inconsciente das formas de vida do universo, tanto que aparece em forma de um gato negro , para uma gata.
Se te interessar , tem um textinho sobre eles aqui : http://tudosobremagiaeocultismo.blogspot.com/2011/07/ocultismo-e-historias-em-quadrinhos.html
Abraços!
Meeus parabéns Yuri!
como sempre, seu texto está muito bom. Objetivo e interessante (:
Otemo post! :]
Sugestão!… conhece “Planetary” do Warren Ellis? Acho que renderia uma ótima resenha
@Yuri – Vou colocar aqui na minha listinha , se eu conseguir , faço uma postagem!
Obrigado pela sugestão!
Planetary tem referencias demais a fatos históricos, gostaria de saber do outro lado oculto dele… Se quiser tenho todos em pdf, avisa q te mando por email. thanks
@Yuri – Opa quero sim!
tsmo2012@gmail.com
Obrigado!
Muito bom o texto. Parabéns.
Adorei a iniciativa!
Mas me diga uma coisa, Yuri. Você conhece as séries “Bruxaria” (DC Vertigo) e “The Nazz” (Abril Jovem)?
Não conheço outros trabalhos dos autores, mas são muito interessantes dentro do universo do ocultismo.
@Yuri – Pra falar a verdade não conheço , mais vou procurar , aliás a série Bruxaria eu já ouvi falar sim , mas não tive tempo de ler.
Obrigado pela indicação!
Uma dica para a sua lista caso não tenha ainda:
– Neonomicom;
– Occult Crimes Taskforce.
Muito bons estas HQs
Paz Profunda!
@Yuri – Já add !!!
Paz Profunda
poxa, marcelo axo que c eu te conhecesse diria que vc seria uma especie de clone meu ou o contrario, nunca axei tanta coisa em comum comigo como nesse site ,não estou sempre acompanhando mas quando venho tento ler psots anteriores, continue fazendo seu ótimo trabalho!
abraços fraternais!!!
Gostaria que fosse comentado algo sobre Princesa Mononoke (Mononoke hime), eh um anime fantastico que valeria a pena ser comentado.
@Yuri – Por hora infelizmente só dá pra falar de quadrinhos , mas quem sabe no futuro dê pra falar de animes também , mais ai eu ia ter que me preparar melhor!
Mas vou procurar esse anime para assistir.
assista sim, tenho certeza que vocêirá gostar muito!
Peguei seu email, irei passar o planetary pra vc, aguarde….
Abraço
@Yuri – Ok , Obrigado!
Abraços!