Moisés

O nome de Moisés evoca imediatamente a idéia do povo judeu, que ele encarna e ao mesmo tempo gera. Efetivamente, tendo nascido no Egito, é considerado como da família do Faraó, pois aparece como filho da irmã deste e, como tal se diz, é iniciado pelos sumos sacerdotes nos mistérios mais profundos de Isis e Osíris, onde se sobressai por seus conhecimentos. Desde jovem, sente um chamado cada vez mais claro para algo que ainda não se define, mas que não está relacionado nem com Egito, nem com a posição invejável que ostenta, que, por outra parte, cada vez se lhe faz mais difícil, pelos ciúmes, inveja e desconfiança de seu tio Ramsés II, e de seu primo, que lhe sucederá no trono. A “casualidade” faz com que Moisés, ao defender um escravo judeu injustamente tratado, mate o agressor e tenha que fugir pois, para casos como o seu (Moisés era ministro do culto de Osíris), a justiça do Faraó aplica as penas máximas. Refugia-se onde encontra outro personagem chave: Jetro, rei de Salém, grande sacerdote e iniciado e pai espiritual de numerosos povos nômades que povoavam os desertos e terras entre as civilizações do Egito, Caldéia, Babilônia, etc., compostos por semitas, árabes, etíopes, etc.

Estes foram os judeus, aqueles que saindo de seu cativeiro em terras estrangeiras do Egito, levantam-se um dia e empreendem uma gigantesca emigração pelo deserto, sob a orientação de um chefe que os sintetiza e encarna, e sob cuja condução, como intérprete direto de seu deus Jahvé, têm de se constituir definitivamente como povo eleito, e chegar a um destino que se dá no próprio Moisés, nome cuja tradução é “O Salvo”, e que ele imprime em seu meio, no povo ao que se lhe deu a missão de constituir e dirigir. Moisés é, pois, conjuntamente, um personagem histórico e um símbolo, como todos os protagonistas da História Sagrada. É também um ser humano, e ao mesmo tempo o receptor das energias e das mensagens de uma entidade sobre-humana, Jahvé, ao qual adora e faz adorar, quando não é o próprio deus o que atua diretamente. Como ser humano, padece por quarenta anos toda sorte de infortúnios e necessidades, a maior parte delas provocadas pela ignorância e a bestialidade dos seus. Como agente divino, aviva e fixa o monoteísmo e implanta a fogo sua lei, que sela com mandamentos. Termina sua peregrinação, e em vista da terra prometida deixa como herança A Bíblia, da qual escreve os cinco primeiros livros, síntese magistral que fundamenta a vida de um povo e de uma religião, o que posteriormente engendrará o cristianismo e o islamismo. A energia assombrosa de Moisés, seu diálogo constante com a deidade, a força de seus poderes, transferidos e compartilhados com setenta discípulos que conformam o núcleo interno de sacerdotes e sábios, iniciados e iniciadores, aos que entrega a Cabala, fazem possível sua sucessão até o final deste ciclo. Cumpre-se, pois, o Destino que Moisés inicia e que terminará com a gloriosa vinda do Messias, esperada também pelos cristãos e islâmicos, e anunciada em todos os textos e tradições orais das culturas unânimes

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 20

  1. Nossa , fódastico a texto,
    Só queria fazer umas perguntinhas .

    1- Moises era egipicio de nascensa???A parte da “fuga” do bebe dentro do cesto é alegorica?
    2- Realmente houve o retorno de moises com aarão para o egito , no episódio da libertação ??
    3 -Jahvé, é mesmo uma entidade espiritual superior??Eu acreditava ser uma alegoria, ou mesmo egregora.

    vlw o/

  2. Afinal de contas, o Egito fazia mesmo escravos para fazer as pirâmides e outras construções ou contratava as pessoas em época de escassez para manter estabilidade econômica?
    Já ouvi dizer que essa historia de escravos foi inventada pelos judeus ou pelos gregos, não lembro direito…

  3. Caro Tio Del Debbio,

    Estava olhando umas fotos de estátuas de Moisés ONTEM e achei interessante que as esculturas pareciam muito com as de Poseidon. Existe alguma corelação entre eles? Pensei sobre o Mar Vermelho e o fato de Poseidon ser o Deus relativo ao elemento água…

    Muito obrigado!

    @MDD – “coincidencias”… reparou também que as estátuas de moisés tem chifres?

  4. “Destino que Moisés inicia e que terminará com a gloriosa vinda do Messias, esperada também pelos cristãos e islâmicos, e anunciada em todos os textos e tradições orais das culturas unânimes”

    Jesus Cristo? Ou alguém que ainda está por vir? Por que esperado apenas por cristãos e islâmicos? Judeus não o esperam?

  5. muito bom o texto. Mas fiquei com uma dúvida:

    “e chegar a um destino que se dá no próprio Moisés, nome cuja tradução é “O Salvo””

    não era “retirado das águas”(ou algo assim)?

  6. Vendo o filme da disney hoje, percebi que Moisés recebe o título de arquiteto real e um anel que simboliza seu cargo. Tanto o anel quanto o título são alegorias para alguma citação iniciática?

    @MDD – “anel”? “arquiteto real”? em um filme da Disney? Nahhh, deve ser só coincidência…

  7. Olá Marcelo, nós, as “filhas de Isis” amamos Moisés e coreografamos sua história que acabou sendo encenada numa igreja evangélica.. mas foi um dos momentos mais emocionantes de nossas vidas, assim como quando dançamos no templo da seicho no ie. Nossa maior alegria é devolver a dança do ventre aos templos, seu local de origem. Abraços, Majô.

  8. Desculpa mas não consigo mais ler sobre Moisés e não lembrar do “pregando a Briba”: Mozés Moshé Moshé, erés codó!

  9. Oi marcelo,

    queria saber 1 coisa… qual é a fonte da informação de que o Faraó da época de Moises era Ramses II?

    Eu li o exodo, pq fiquei curiosa.. mas lá não fala o nome do Faraó.. a unica coisa q menciona é que os hebreus construiram duas cidades celeiro, uma chamada Ramesses e outra Pitom…(na tradução do ingles no programa torah for you, fala em cidades tesouro e não celeiro.. tradução é uma coisa!!!) Na biografia de Ramses II fala-se de uma cidade chamada Pi-Ramses…

    Pesquisando mais descobri que o mais cotado para ser o farao do exodo, já que não existe prova arqueologica concluisiva seria o Faraó Merenptah filho de Ramses II, na biblia diz que o primeiro farao morreu e um segundo assumiu e foi com este que Moises conversou…

    Na wiki em portugues diz que nos 10 anos que reinou este faraó ele passou por “período de fome motivado por mudanças climáticas na área do Mediterrâneo” e tbm diz q “Uma estela no seu templo funerário, que descreve as suas vitórias sobre os Líbios e as cidades da Palestina, faz referência ao nome “Israel”, naquela que é a mais antiga menção não bíblica a este nome “…

    Inclusive eu vi no history channel um programa sobre o exodo e lá eles especulam que as pragas do egito tenham sido causadas por um vulcão enorme que entrou em erupção naquela epoca, que fez com que aparecessem todas aquelas coisas no egito.. o que bate com a as mudanças climaticas..

    Seria Merenptah, o filho de Ramses II, o faraó do exodo?

    ps: eu ri muito lendo o exodo, todas as vezes que deus dizia pra Moises vai la e fala com o farao que eu vou fazer o coração dele endurecer e te responder que não.. hahaha po que complicado… pq ja não amoleceu o coração do faraó na primeira? Este deus do velho testamento é muito engraçado…

    @MDD – acho que o próprio Moisés era um faraó. Não há evidências que o Exôdo tenha mesmo ocorrido de fato, nem que tenha sido daquele jeito, pois praticamente todo o Pentateuco é simbólico, não literal.

  10. Mdd, HA algum consenso de quando realmente foi passado por escrito o pentateuco.
    Ja procurei sobre, mas a muita controversia, Quando estudei os livros da watchtower , li como 1500 ac aprocimadamente, mas outras fontes dizem ser o exilio da babilonia em 500 AC a verdadeira data.

  11. esses rituais que moisés praticava, vc tem algum poster falando sobre esse tema? uns dizem que ele foi um mago iniciado, praticava baixa magia etc…

  12. Percebo que muitos aqui nao acreditam em Deus. Vi inumeras coisas erradas aqui escritas e que, se me permitem, irei corrigir. Primeiro, o filme da citação da historia de Moisés no livro de êxodo “O Príncipe do Egito” nunca foi da Disney, todos cometem esse erro, esse filme é da DreamWorks, fiz a correção por eu ser uma grande fã desse trabalho. Segunda correção, o faraó da infância de moisés era Seth, pai de Thermuthis, a filha que tirou moisés do rio e o entregara a mãe da criança citada como “babá” pela irmã de moisés Miriam. O nome “Moisés” significa “Tirado das águas” ou “Tirado do rio”. Voltando para o filme, poucas partes do filme são verdadeiras (pra quem nao acredita na biblia: poucas partes do filme sao coerentes com o que esta na biblia), Moisés nao foi um filho adotivo de Seth, Moisés nao foi tirado do rio pela mulher do faraó, moisés nao foi irmão de Ramses e este nao esteve presente na época em quem moisés residiou no egito, moisés nao conhecera Zípora no egito, ela foi dada por seu pai Jetro (ou Reuel) ao chegar em Midiã, moisés nao foi um principe do egito, todos esses fatos foram criados pelos diretores e produtores da obra, esta obra foi feita para a divulgação da historia mas com um fim impactante, tendo pelo menos 70% do filme sendo fictício. O anel dado por Ramses à Moisés no filme também é ficticio justamente pelo fato explicado anteriormente. Quanto à escravidão no Egito naquela época se deu ao fato do crescimento do povo Hebreu dentro de terra estrangeira. Após José ter levado sua familia (Hebreus) para o egito ao ser proclamado Chefe no Egito o povo se multiplicou rapidamente, tornando-se nomeroso mas sem regentes, foi ai que o faraó escvravizou o povo para sustento dos egípicios e do Egito, tem sim a ver com a questão economica mas do mesmo jeito que haviam escravos africanos tempos atrás. Quando faraó viu que o povo se multiplicava absurdamente, mandou matar todos os meninos recém nascidos e foi ai que surgiu a historia de moisés por sua mãe Joquebede tê-lo escondido por três meses para salvá-lo dessa ordem do faraó. Gostaria muito de responder ào primeiro comentario. Moisés foi sim nascido no egito mas sua descendência é Hebraica, eu, particularmente, nao considero moisés um egipcio. Moisés a principio retornaria ao egito sozinho, mas como era pesado de boca e de língua (ou seja, gago), voltou com seu irmão para que este pudesse falar por ele ao Faraó e ao povo hebreu. Javeh ou Jeová (como Deus se intitula no livro de Êxodo à Moisés ao manda-lo voltar ao egito para libertar seu povo), é sim uma entidade superior, como eu disse no parênteses, Deus. Olha, me desculpe se eu insultar a crença de alguém ou tiver algo que alguem nao concorde, tudo o que eu disse é do meu conhecimento do livro de Êxodo, da historia de moisés e de pesquisas feitas, são conceitos particulares. Sou cristã protestante e sou apaixonada por Deus e pela Biblia. Eu fiquei um pouco triste e chocada com coisas que li aqui e so queria esclarecer a minha visão. Obrigada mesmo e desculpa qualquer coisa. ^^

  13. ” Quando faraó viu que o povo se multiplicava absurdamente, mandou matar todos os meninos recém nascidos”

    o ctrl c, ctrl v é mais antigo do que parece

  14. Eita povo incredulo até quando vão brincar com o NOME de Deus, Heidi parabéns pela sua explicação, o mais assustador é saber que esse povo permanece como os hebreus daquela epoca cultuando a deuses falso e ao mundo perdido se arrependam e voltem suas vidas para Jesus ele é o unico caminho a salvação.

    @MDD – Essa incredulices do povo incrédulo, heim? heim?

    1. Eu li: “brincar com o NOME de Deus”?

      Este debate levaria para qual é realmente o nome de Deus! YHVH (sem vogais), misturado com as vogais, (feito pelos massoretas) de Edonay (Adonay) dá Yehovah.
      Mas este não é o NOME?

      Então o que seria para Carla e Heidi brincar com o NOME de Deus ? Questionar e pesquisar história ou estória ofende a D’us. GADU, Javeh, Jeová, Alah etc?

  15. O fodão Ramsés mandou matar todos os meninos dos hebreus que nascera… aí sabendo do terror, uma mulher pôs seu filho numa cesta e jogou no Rio Nilo… o muleque era nada mais nada menos que Moisés.

    Etmologicamente falando, em judeu Moisés significa “aquele que foi tirado das águas”. É compreensível, vendo pelo ponto de vista dele ter sido encontrado sobre as águas…

    Já em grego, Moisés (Moses) – més – significa “filho, nascido”, com substantivo semelhantes aos egípcios Ahmés (“filho de Amon”) e Ramsés (“filho de Rá”).

    Sobre a semelhança entre Ahkenaton e Moisés, ao que sei é que o primeiro foi o criador do monoteísmo, e o segundo curtia isso, entretanto, Ramsés II preferia o politeísmo. Aí é bem provável que haja picuinha entre Moisés e Ramsés II.

    O barato da escultura de chifre na cabeça de Moisés, se não por mal interpretação, é por alegoria de que o chifre na verdade é um feixe de luz. Quero crer que, como iniciado que era, Michelangelo tenha feito propositadamente tal escultura.

    Hoje, 4 de setembro, celebramos o dia de Moisés pela ICAR.

  16. Colocações de conhecimento humano, sem perspectiva de nada, um texto para sua própria derrota! ai dos que deturpam a palavra de Deus, e a usa como engano, pois Moisés nunca se colocou como Deus, mas sendo instituído por Deus para julgar como líder, alem do mais o antigo testamento era uma época de dente por dente e olho por olho, já hoje vivemos na época da Graça para os Cristãos e da misericórdia para os que não confessaram a Jesus como único e suficiente salvador.

  17. “E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.
    E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.
    E estava vestido de veste tingida em sangue; e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus.
    E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.
    E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.
    E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.
    E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, e ajuntai-vos à ceia do grande Deus;
    Para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam; e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes.
    E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército.”
    Apocalipse 19:11-19

    Exército de vestes brancas, manja? “15 E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ELE MESMO é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas