Mas antes vamos analisar aqui as palavras “Espiritualidade” e “Marketing” de acordo com o dicionário:
marketing
mar.ke.ting
(márqueting) sm (ingl) Propag 1 Comercialização. 2 Execução de todos os atos de comércio que sirvam para dirigir o escoamento de mercadorias e serviços do produtor ao consumidor. 3 Conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor.
espiritualidade
es.pi.ri.tu.a.li.da.de
sf (lat spiritualitate) Qualidade do que é espiritual.
A igreja é a grande mãe do Marketing, desde tempos remotos ela já vinha trazendo seus ideais capitalistas para lhe mostrar o caminho da espiritualidade, e isso se deu inicio com a catequização dos povos que não eram cristãos, e para isso foi planejada uma grande ação de Marketing que se constituía em alcançar o maior número de público-alvo e converte-los para o catolicismo, deu se então o nome desse Plano de Marketing de Cruzadas. Os homens que provassem seu “amor” a igreja trazendo novos “cristãos” iriam ser perdoados de seus pecados e levaria de quebra um espaço no céu, era praticamente o que a TecPix é hoje na TV (Você não pode perder agora sua chance de ser perdoado de seus pecados, ligue porque nossas linhas estão congestionadas, e mimimi) e realmente congestionou a linha levando a morte de várias pessoas.
O mais engraçado foi os planos de marketing complementares que rolou durante as cruzadas no qual podemos chamar aqui de Marketing Promocional, onde o objetivo era promover a ideia de que era necessário você como bom cristão realizar uma peregrinação até Jerusalém, pois corria a crença de que o fim dos tempos estava próximo, por isso, valeria qualquer sacrifício para evitar o inferno. E o plano deu tão certo que incidentalmente, as Cruzadas contribuíram para o comércio com o Oriente. Mas como todo plano de Marketing, é necessário segmentar o seu público-alvo para que sua estratégia funcione de melhor forma, alcançando bons resultados, e pra isso foi necessário à igreja criar algumas outras cruzadas com o intuito de se livrar literalmente de alguns tipos de pessoas, como mendigos, pessoas pobres, doentes, e até crianças, foi literalmente um caos, que teve um resultado onde acabou gerando uma aliança entre os Ingleses e alguns adversários que foram conquistando uma boa parte do “mercado”. Além desses eventos foram criados outros também com o mesmo objetivo, a de divulgar a marca Igreja Católica LTDA, tais eventos não preciso descrever aqui, pois acredito que já devem saber.
Nos tempos atuais seu marketing acabou perdendo forças pelos concorrentes, mas não perdera a riqueza e nem o poder que ainda tem em mãos, hoje ainda é bem comum algumas pessoas se referirem a Igreja católica como o Capitalismo, e que uma praticamente se originou da outra, é só se lembrar da época feudal no qual lá foi desenhado o modelo de hierarquia que conhecemos dentro das empresas. O Clero/Empresa, a Nobreza/Empresário e Servos/Operários.
Vamos analisar o Marketing Motivacional – O marketing motivacional trabalha a auto-estima do indivíduo e ensina técnicas de como se comportar e interagir com a coletividade, onde não apenas a comunicação verbal é importante, mas também, e principalmente, a linguagem corporal – o que realmente dizer (nosssaaaaaaaaaaa é assim mesmo que acontece na igreja do meu amigooo O.o).
Ao entrar na empresa evangélica você irá se deparar com um homem ternudo (vide post anterior) gritando e berrando, pulando que nem um macaco no cio, e dizendo que seu lugar no céu estará pronto para lhe receber assim que você ajudar a igreja, e adivinha com o que? Sim seu pobre dinheiro que às vezes você demorou 30 dias para ganhar, e como esse Zé Ruela sabe iludir, o tonto entrega todo o dinheirinho para ele. Mas agora como funciona esse processo de lavagem cerebral PH?
Assim ó, primeiro o Ternudo vai fazer você se sentir em um clima agradável, dizendo que a igreja é um local bom, de ternura e harmonia, provavelmente pelo menos 99% das vezes vai ter uma banda tocando um som gospel no palco, porque cai entre nós, quem não se sente a vontade ouvindo um sonzinho, ah, mas você não gosta de musica gospel ao estilo tradicional? Não tem problema, hoje já existem igrejas que tem até Rock, Reggae e outros estilos musicais também gospel, mas com o tempo você vai gostar tanto da letra que vai sair cantando na rua, no parque, no ônibus e até na hora do funfers (cujo nome as pessoas entendem por sexo rs), mas vamos retomar ao raciocínio, ao se sentir nesse “estado” todos lá de dentro em um clima super fraternal, também irão fazer você se sentir em casa e nosso amigo ternudo vai lhe prometer o céu, sua vida vai melhorar absurdos, você terá dinheiro, saúde, e uma porção de coisas (alguma coisa em comum com o que eu citei no post anterior?), vai sair lá de dentro com a alma lavada (o cérebro pra ser mais especifico) e vai pensar muito em tudo, até que chega um “manolo” que você conheceu no mesmo dia e diz que a vida dele mudou, ahhh meninão…se a dele mudou a sua também vai mudar…agora é só correr pra alegria e viver em nome da igreja.
Pronto, a mágica do Marketing Motivacional acaba de funcionar. Vendo tudo isso dar certo a igreja começa a aplicar o engajamento, e começa a criar outras técnicas de marketing para conquistar ainda mais o seu publico alvo, e o que antes era um Marketing de Serviço, agora se torna Marketing de Produto.
E assim a igreja caminha do lado do marketing até hoje e vai longe, bemmm longe. No próximo post vamos ver outros tipos de marketing que rola dentro da “espiritualidade” que eles acham que estão “vendendo” e alguns acham que estão “comprando”.
Respostas de 12
O grande lance é que as pessoas vão a essas igrejas quando estão com algum tipo de sofrimento(doença ,conflito no casamento,falta de grana ) e acabam se aproveitando disso para angariar fiéis ,na realidade eles acham que estão fazendo o certo e pra completar a egrégora deles é tão poderosa que muitos realmente acham que foram “tocados” por Jesus e temos que respeitar isso.Enfim, elas existem e acredito que a vão continuar crescendo enquanto o nível de consciência de uma maneira geral for muito baixo ,podemos esperar uma evolução muito lenta nesse sentido.Abraço PH !
Olá PH! Sincronidade absoluta!
Estava pensando esse dias em como alguns membros de minha família se comportam em relação a espiritualidade. Foi bastante parecido com o que foi informado aqui. Tá tão forte o esquema de marketing, que, pense, está tendo lutas de MMA “em nome de Jesus”… por isso que eu saio correndo desse povo (os ternudos!). Não por medo, mas se eu ficar um minuto escutando as lorotas, eu caio na pancadaria! (Marte em Libra aqui, defensor dos pobres e oprimidos! hehehe).
Aguardo o próximo, o texto está ótimo! 🙂
Vc tem marte em libra? E eu q tenho marte na interseção Aquário-Peixes.. Eu q n resisto a uma briga envolvendo algum assunto espiritual ou social.. haha
?aha Tiago olá! É que meu Marte briga a favor dos injustiçados… mas acho que também não resisto a uma briga espiritual, tanto que ele tá na casa 12… ô vida viu.. hahahaha!
eu trabalhei numa empresa de marketing onde o dono era adventista. Ele afirmava que mesmo com tudo que ele estudou, ele aprendeu mesmo marketing foi na igreja hehe
MDD! Teus textos estão ótimos, acho que logo chegarei aí!
Atalho! sabe que pegaram minha mulher e eu peguei o governo ladrão e assinando. Nós não votamos mais faz tempo, as urnas são programadas para eleger certos cadidatos, falei o pior momento que vivemos no país, culpem a cia quero proteção, nao consigo nem comer mais nada sem veneno.Mas terminando o comentário isto é uma piada, espalhe para todos rirem e olharem novela.rsrsrsr
Você é louco? Ou recebeu um abraço do BOE? Sem preço irmão, abraços!!!
Entendeu a piada? Nós não votamos mais, as urnas são adulteradas. O Brasil precisa sair da miséria.
O poste demorou, mas valeu aguardar…. o primeiro ja foi muito bom!
Quanto a vida do cara mudar, o fato dele entregar tudo a “Deus” e coisas boas acontecerem, não é este o princípio máximo da magia? claro q nao precisa deixar todo seu dinheiro na capelinha, mas o fato de se “pensar positivo” – the secret – pensar e atrair (uma das leis herméticas), não é isso também magia?
Começo a pensar que o pessoal da igreja anda, no campo da magia prática, muito mais atuante que nós, adeptos do Mayhem, a.a. , cih, perdidos em meio a circulos magicos, adagas perfumadas e espadas benzidas…
Antes de dar dinheiro pra igreja ou para o tio da loginha esquisotérica, é sempre bom lembrar onde se opera a Verdadeira Magia…
Muito Bom o post, aguardemos pelos proximos!!
Olha, concordo parcialmente com o texto, pois acho que falta falar da parte boa das igrejas evangélicas.
Sim, já doei meu dinheiro pra igreja que minha mãe frequenta, apesar de não compartilhar da mesma crença que ela.
Conheço diversas pessoas e Igrejas que fazem um trabalho social muito bom, e acho que a caridade é uns dos melhores atos de amor que se pode fazer, pq é necessário faze-la.
sei que a ênfase aqui é na parte espiritual, mas mesmo assim algumas das mensagens pregadas ajudam as pessoas e as confortam, embora eu me afaste de “verdades” confortáveis, tenho que reconhecer isso.
fica ai meu comentário.
abraços
Bem dito amigo.
Tava refletindo sobre os “ternudos” e me veio um insight: -pense no que significa essas igrejas do “rock”, do “Reggae” ou de “skatistas”… Eu até já vi dvd gospel sertanejo!! então fiz a seguinte analogia, eles usam da “casca” de outros pensamentos e nichos e preenchem com sua ideologia da doença e sofrimento, no final vc fica com o que já tinha, mas é “Do Senhor” e “ele pode tudo”. Eles tiram os significados das coisas e colocam “jesus” dentro, ele estará e todo lugar, não tem como fugir. Vocês já viram hippie evangélico ou funkeiro evangélico? pois é, existe…
será que um dia teremos apenas “cascas” pra ver e ouvir? onde tudo perdeu o significado pra uma seita megalomaníaca?
PS.: foi cunhado um termo “neo-ateu” onde os evangélicos colocam todos aqueles que os criticam e não são os ateus “tô nem aí” como se fossem ignorantes empolgados demais e abusados. de fato os petencostais tem um cabedal enorme de signos, e sabem usar isso, pra criar seu castelo (com fosso e masmorras, claro).
@ph_mage – Bem observado irmão 🙂