Donatien Alphonse François de Sade, o marquês de Sade, (Paris, 2 de junho de 1740 — Saint-Maurice, 2 de dezembro de 1814) foi um aristocrata francês e escritor libertino. Muitas das suas obras foram escritas enquanto estava na Prisão da Bastilha, encarcerado diversas vezes, inclusive por Napoleão Bonaparte. De seu nome surge o termo médico sadismo, que define a perversão sexual de ter prazer na dor física ou moral do parceiro ou parceiros. Foi perseguido tanto pela monarquia (Antigo Regime) como pelos revolucionários vitoriosos de 1789 e depois por Napoleão.
Além de escritor e dramaturgo, foi também filósofo de ideias originais, baseadas no materialismo do século das luzes e dos enciclopedistas. Lido enquanto teoria filosófica, “o romance de Sade oferece um sistema de pensamento que desafia a concepção de mundo proposta pelos dois principais campos filosóficos no contexto da França pré-republicana: o religioso e o racionalista”. Sade era adepto do ateísmo e era caracterizado por fazer apologia ao crime (já que enfrentar a religião na época era um crime) e a afrontas à religião dominante, sendo, por isso, um dos principais autores libertinos – na concepção moderna do termo. Em suas obras, Sade, como livre pensador, usava-se do grotesco para tecer suas críticas morais à sociedade urbana.
Mapa Astral
O Mapa de Donatien possui Sol e Júpiter em Gêmeos; Lua em Virgem (seu Planeta mais forte, com 7 aspectações fortes); Vênus, Saturno, Netuno e Caput Draconis em Câncer (Casas 8 e 9); Ascendente e Plutão em Escorpião. Em um resumo, uma pessoa muito comunicativa e com facilidade para trabalhar com palavras e emoções, que ao longo da vida vai aprofundando-as cada vez mais para, ao final do processo, tomar conta da emoção dos que estão ao seu redor. Win?
As Oitavas altas e baixas de Câncer
Câncer é um signo que geralmente os leigos consideram o “signo da mãe”, por conta das baixas manifestações emocionais da humanidade como um todo. Câncer, ou água Cardinal (as emoçoes voltadas para o espírito) representa energias que entendemos como tomar conta das emoções dos outros… mas isto se aplica desde as enfermeiras de uma unidade de UTI pré-natal, babás, médicos pediatras, maestros, poetas, fabulistas e mães/pais corujas até serial killers pedófilos… para um leigo, podem parecer coisas completamente díspares, mas se entendermos a Astrologia como matemática da psique, a única diferença é o sinal positivo ou negativo destas atitudes: todos os casos acima “conduzem o emocional do outro à sua vontade”. Tanto o bebê ou enfermo quanto a vítima do serial killer estão com suas vidas nas mãos do protagonista… o maestro conduz as emoções da pessoa através da música, para a alegria ou para a tristeza.
Com Mercúrio em Touro e Lua em Virgem (na casa 10, da disciplina), não é de se espantar em nada que Sade tenha sido um ateu materialista dogmático, lutando com cada fagulha de seu ser contra a Igreja. Some-se a isso uma facilidade enorme de lidar com as palavras e emoções e o sarcasmo do conjunto sendo influenciado por Escorpião. Sua aspectação mais forte, Urano em Capricórnio e Caput Draconis em Câncer, foi pervertida do “abraça e protege” para “amarra e bate”… matematicamente, não estão tão distantes assim: Vemos todos os dias nos jornais pessoas desequilibradas “matando por amor” ou “batendo para ensinar” (se quiser dar um passo maior pro Abismo, tem também os “estupros corretivos em lésbicas” ou “surras corretivas em gays” pregadas pelos doentes evangélicos, que são oitavas fundo-do-poço das energias completamente desfiguradas da oposição Câncer/Capricórnio (cuidar/proteger).
Com Marte em Áries, se Donatien fosse um sujeito religioso, daria um belo Inquisidor, mas estava do outro lado da balança e usou sua facilidade em escrever/trabalhar as palavras para chocar. Em suas obras, Sade usava-se do grotesco para tecer suas críticas morais à sociedade urbana. Evidenciava, ao contrário de várias obras acerca da moralidade – como por exemplo o “Princípios da Moral e Legislação” de Jeremy Bentham- uma moralidade baseada em princípios contrários ao que os “bons costumes” da época aceitavam; moralidade essa que mostrava homens que sentiam prazer na dor dos demais e outras cenas, por vezes bizarras, que não estavam distantes da realidade. Em seu romance “120 Dias de Sodoma”, por exemplo, nobres devassos abusam de crianças raptadas encerrados num castelo de luxo, num clima de crescente violência, com coprofagia, mutilações e assassinatos – verdadeiro mergulho nos infernos.
Respostas de 22
Sade foi um homem sincero em uma sociedade hipocrita.
Sinceridade deve significar crueldade nesse caso… muitas vezes o que ele fez foi subjulgar a vontade das outras pessoas através da dor, portanto, não sei se essa sinceridade possa ser algo louvável…
Sinceramente mau.
Desculpe. Leia mais. Sade não fez o que escreveu. Ele narrava para que criasse horror e fosse moralizante. O sr com certeza não leu… ouviu boatos. Fale sobre o que conhece. Em caso de ignorar algo é mais decente calar!
Parabéns DD!
Bela aula de astrologia através desse mapa. Gostei muito!
Também gostei muito deste mapa. Bela aula MDD. =)
Me ajudou muito a entender o signo de câncer. Tinha muita dificuldade em entender esse câncer “mãezona”.
Abraço
Obrigado.
Muito bom e elucidativo…mas vou ter que usar a wikipedia pra coprofagia
@MDD – Voce aprende uma coisa nova a cada dia… kkkk
essa eu poderia ter deixado de aprender rs ( credo )
Alguma coisa me diz que você não vai gostar… õ.o
Magina Gustavo, wikipedia pra que… Google Imagens tá ai pra isso.
—
Bem interessante colocar mais pessoas em faixa negativa ou oitavas baixas e fazer uma comparação doque se disvirtuaram.
é melhor vc nao mexer com isso nao..rss
muito bom!!!
valeu!
MDD, sou novo por aqui. já li vários dos teus textos aqui no blog, meio que viciei. rs
gostaria de fazer uma pergunta, desculpe se é uma pergunta que por ventura ja tenha sido respondida.
Existe inferno astral? Dizem que no mês que antecede teu aniversário é o teu ‘inferno astral’ . puxando um pouco mais o assunto… os ‘astros’ influenciam nos nossos períodos de paz, de caos, de amor, falta de… ? eu percebo estes momentos como ciclos, lembro de um monge budista explicar os ciclos de cada pessoa por ano…
procede isto? como identificar os ciclos?
@MDD – Nao existe “inferno astral’, isso é coisa de esquisotéricos. Ocorre que o ciclo anual do horóscopo (nada a ver com horóscopo de jornal) é a sobreposição do mapa do dia ou dos trânsitos com o seu próprio mapa, formando ângulos entre os planetas, que indicam as melhores e piores manifestações energéticas daquele período de tempo. Um mês antes do seu aniversário (que é o Sol em conjunção com o Sol do seu mapa) você tem a casa de Peixes ativa, ou seja, é o momento de pensar e repensar tudo o que você fez durante aquele ano; o problema é que as pessoas ficam preocupadas consigo mesmas e “nadam contra a corrente” em uma analogia; ai claro que muitos projetos vão dar errado, porque não é o momento certo para realizá-los. Nunca ouviu falar na superstição de que “não se comemora aniversário antes do dia?”. Tem um fundo de ciência por trás disso kkkk Deixe as comemorações do “eu” (casa 1) para depois que o seu sol estiver transitando pela casa 1 e não na casa 12…
qto a criminalidade, sadismo e afins, também linkei esta manifestação como algo relacionado a plutão na 12 casa e em escorpião.
Fugindo dos estereótipos, acho que ele só causou todo estardalhaço pq tudo que ele escrevia era verdade e a sociedade hipocrita, demagoga ao cubo não aceitou. (Não era muito diferente da sociedade de hoje que é hipócrita e demagoga elevada ao quadrado). Faz falta alguém como ele pra dar um tapa na cara da sociedade hoje.
Minha visão da obra de Sade mudou quando eu li Os Invisíveis de Grant Morrison. Até esse ponto, eu achava uma coisa intragável de se ler, principalmente 120 dias de Sodomia, até que na revista ficou mais claro perceber a crítica social.
psicologos, terapeutas, lideres de seita, lideres evangelicos tambem sao exemplos de que mexem com emocoes dos outros nao?
e se o signo da pessoa for cancer e o mapa astral dela tiver varias casas no cancer, isso multiplica o “efeito” dos traçoes de personalidade?
Sade, Sade…
Povoava minha mente quando criança, época em que não conhecia nada a seu respeito, e ficava fascinado na quantidade de opiniões sobre ele (essas se masi apuradas demonstrando a própria forma de pensar dos interlocutores – Jung explica)
Aposto que ele ficaria orgulhoso de ter eu nome usado tão extensivamente até hoje.
O Homem que foi a quebra de paradigmas e paradoxos em uma sociedade que lutava exaustivamente para parecer culta e casta sob os olhos de uma monarquia (seguido de um Império e Republica) com raiz tão falsa quanto a prepotência da Igreja que sempre tentou dominar à todo custo.
Deixou sua marca na história, e um sentimento bom ou ruim de que as coisas não são como as aparências insistem em ocultar. Depois os Ocultistas somos nós ^^.
E sobre esssa forma fánatica religiosa de consertar tudo á força uso as palavras de um colega: “se as coisas são realmetne dessa forma Há um lugar especial para eles no Umbral, uma pena, pois poderia ser mais simples”.
Excelente olhar!
Esse é um genio que não tem tamanho.Um imoralista que há mais de 200 anos atrás já sabia que se uma ação é possivel de ser concretizada é porque é permitida pelo Todo. Aboliu o Bem e o Mal um século antes de Nietzsche. E viveu sua Verdadeira Vontade sem qualquer medo de retaliação. Os que não admiram a liberdade de espirito de uma figura dessas, é por que estão enclausurados na pequenez no próprio espírito.
Salve os Sades, Salve os Casanovas, Salve os Nietzsches, Salve todos os demonios encarnados que se submetem a descer à vulgaridade e ignorancia do planeta Terra para nos resgatar de nossa sacralidade insossa.
Eu que sou muito fraco ou quase vomitar lendo a sua sinopse de 120 dias de sodomia é normal?
—
Se ele tivesse sido inquisidor(como vc sugeriu) acho que ele teria aperfeiçoado os já refinados meios de tortura da inquisição a um nivel inimaginavelmente doloroso… E infelizmente o inimaginalvel(principalmente quando são coisas ruins) é muito facil de imaginar…
Lembrando que tortura nem sempre tem a ver com dor fisica…
Marcelo,
Lendo este mapa resolvi perguntar. Apesar de jamais ter praticado nenhum ato libidinoso e depravado, minha mente é extremamente pervertida. É como se eu fosse a reencarnação de De Sade. Meus pensamentos não me deixam em paz e toda hora essas coisas absurdas ficam surgindo.
Contudo, meus conceitos morais jamais me permitiriam fazer esses atos, mesmo que as oportunidades se apresentassem para mim, como já aconteceu, eu não tenho coragem para tal, minha moral não me permite me entregar a isso. Já entrei em conflito comigo mesmo, lutando contra isso, o que me levou até a ataques de pânico. Gostaria de eliminar isso da minha mente, pois sinto que até para os trabalhos iniciáticos isso vai me atrapalhar.
Será que isso pode ser um obsessor? Súccubus talvez que eu mesmo tenha criado? Ou talvez eu tenha em outra vida me entregue ao Tantra negro e agora isso fica aflorando? Haveria alguma forma de eu ter certeza do que se passa?
Valeu! Abraços.