Com alguns dias de atraso, segue o Mapa do Freud, para comparações. Jung ficaria orgulhoso de como Freud seguiu sua Verdadeira Vontade…
Sigmund Freud, foi um médico neurologista judeu-austríaco, fundador da psicanálise.
Freud iniciou seus estudos pela utilização da hipnose como método de tratamento para pacientes com histeria. Ao observar a melhoria de pacientes de Charcot, elaborou a hipótese de que a causa da doença era psicológica, não orgânica. Essa hipótese serviu de base para seus outros conceitos, como o do inconsciente. Freud também é conhecido por suas teorias dos mecanismos de defesa, repressão psicológica e por criar a utilização clínica da psicanálise como tratamento da psicopatologia, através do diálogo entre o paciente e o psicanalista. Freud acreditava que o desejo sexual era a energia motivacional primária da vida humana, assim como suas técnicas terapêuticas. Ele abandonou o uso de hipnose em pacientes com histeria, em favor da interpretação de sonhos e da livre associação, como fontes dos desejos do inconsciente.
Suas teorias e seu tratamento com seus pacientes foram controversos na Viena do século XIX, e continuam a ser muito debatidos hoje. Suas ideias são frequentemente discutidas e analisadas como obras de literatura e cultura geral em adição ao contínuo debate ao redor delas no uso como tratamento científico e médico.
Mapa Astral
Sol em Touro, Ascendente em Escorpião, Lua em Gêmeos e Caput Draconis em Áries. Seu Planeta mais forte é Vênus em Áries-Touro (Cavaleiro de Moedas). Com Sol, Mercúrio, Plutão e Urano em Touro, é esperado uma pessoa com pensamentos e ações extremamente práticas e voltadas para o materialismo. Júpiter e Netuno em Peixes, por outro lado, o puxam para o lado espiritual/filosófico. Uma combinação bem sucedida destas energias faz com que a pessoa consiga um aspecto prático do estudo do espírito humano (como no caso das interpretações dos sonhos e do método de conversa doutor-paciente).
A combinação de Touro e Escorpião molda pessoas capazes de administrar bens, sejam eles materiais (como um comerciante) ou mentais (como um filósofo ou psicólogo). Tendo Mercúrio em Touro-Gêmeos (Rei de Espadas) e Marte em Libra (comum em advogados, juízes, comerciantes e outras pessoas que gastem seu tempo e energia em busca do equilíbrio ao seu redor), a profissão de médico psiquiatra lhe serviu muito bem.
Respostas de 15
Valeu DD! Obrigado por publicar o mapa do homi^^!
curiosamente freud colecionava imagens de Deuses velhos e encardidos.
Pelo visto foi feito meio com pressa esse mapa. =)
O que representa o mercúrio em rei de espadas no mapa dele?
@MDD – A mente e o pensamento racional vibram em ressonância com a energia conjunta de Touro-Gemeos… profundidade e estabilidade aliadas à diversidade.
Usa-se Rei de espadas só como sinônimo de (touro-gêmeos)?
Obrigado
Abração
gosto muito dos escritos de Freud, só acho excessiva a visão sexual, além da linguagem rebuscada dos livros… várias vezes comprei livros para explicar seus livros, porque o cara conseguia complicar fisiologia básica para tentar explicar algumas coisas e acabava me confundindo mais. Entretanto, nunca deixo de folhear seus livros, apesar de achar que o discípulo – Jung – acabou por superar o mestre. Freud explica…rs
Valeu Marcelo, Freud era o cara! Nao eh a toa que os rabinos estudiosos do judaismo pegaram o livro de Totem e Tabu dele e usaram para estudar religiao. Totem e tabu tem ate uma versao que o prefacio eh de um rabino. E eh um texto que mexe bastante em quem acredite em religiao e coisas do tipo. Fala sobre feiticaria, magia…. sobre a otica psicanalista eh claro. Freud explica!
MDD, duas perguntas:
O mapa astral também indica o potencial de uma pessoa para desenvolver habilidades esportivas?
Haveria alguma utilização ou função do mapa astral de pessoas pré-destinadas a morrerem jovens ou que tenham deficiências graves (e que por isso não podem desenvolver seus potenciais)?
Obrigado.
Visitei o museu do Freud em Londres. Lá estão seus objetos pessoais mais importantes — o divã, a cadeira e os óculos em sua escrivaninha. É um lugar que faz com que me sinta em paz, sei lá porque.
E não eram deuses velhos e encardidos :P, eram peças da antiguidade legítimas, egípcias em sua maioria, pois ele tinha fascínio pela antiguidade. E são muitas!
(MDD: Londres é um turbilhão de emoções para mim, em alguns lugares me sinto muito, muito, mal, outros me emocionam profundamente, e vários deles são fora da rota turística. Isto não acontece em outras cidades. De fato, sempre tive uma ligação forte com a cidade desde pequena, e me pergunto se pode existir alguma explicação além ou é cisma minha :P)
Alguém sabe como está a psicanálise atualmente em outros países, principalmente na Europa?
Vejo uma grande movimentação de psicanalistas por aqui, e gostaria de saber se o mesmo ocorre em outros países ou se tem usado outros métodos.
Os principais centros psicanalíticos encontram-se na França, Brasil, Argentina e, posso estar errado quanto a este último, Espanha. Fora isso, seria mais interessante pensar em psicanaliseS, no plural, pois são algumas vertentes. A famosa Escola Inglesa é interessante, mas não é tão marcante no próprio UK. Isso deve-se a uma questão política, é preciso lembrar da ferida narcísica que a psicanálise engendra ao apresentar um ser humano não apenas racional e principalmente pautado por tendências que ele mesmo desconhece.
Discordo que a Psicologia Analitica, Jung, seja melhor ou pior do que a Psicanálise. São modos diferentes, abordagens diferentes. Inclusive, a proposta não é a mesma. Se você considera que existem campos que se relacionam, mas ainda assim são distintos, faz sentido pensá-los separadamente e realizar sua junção por conta própria. Assim, não é porque existe biologia, física, química, que todos os fenômenos devem ser estudados ao mesmo tempo, até podem, mas é mais interessante coordená-los do que misturá-los.
No que refere-se ao desenvolvimento da teoria etc, dê uma olhada em sites como o da Percurso http://www2.uol.com.br/percurso/ (é possível ler alguns números anteriores) e o da Pulsional http://www.pulsional.com.br/ (é uma editora, mas apresenta várias referências).
Abçs!
Obrigado por publicar o mapa!
Mas duas coisas, posso estar enganado mas Freud não era psiquiatra e sim neurologista e posteriormente psicanalista (esta última profissão, aliás, criada por ele).
Outro ponto, não é exatamente o desejo sexual, mas sim a pulsão, ou seja, algo que nos impele nos limites do físico e psíquico (daí pulsar/pulsão). O desejo seria uma construção posterior e a sexualidade em Freud é ampla, um dos méritos dele é justamente a ampliação do que é entendido por sexualidade.
É isso!
Abçs
Uma vez te fizeram uma pergunta (de uma mulher que via as coisas em casa) pois bem, vc respondeu que ela pode ter um grau de mediunidade e disse q apostava que no mapa astral dela teria signos em peixes ou escorpiao
minha dúvida é isso, em relação a “mediunidade” qual a diferença entre peixes e escorpiao?
pergunto pq tenho ascendente em escorpiao e tambem tenho lua e plutão no mesmo (detalhe, lua e plutao estao na casa 12)
Na questão do tratamento a psicanálise deixa a desejar. Penso que as idéias de Karen Horney e Wilhelm Reich são mais eficientes. Ou do próprio Richard Bandler. Ou ainda o Dr. Bach (to experimentando florais há uns meses).
Tio, eu sei que está longe, mas queria pedir o mapa do Humberto Gessinger: Porto Alegre, 18:30h 24/12/1963
Sol em Rainha de Moedas (Sagitário-Capricórnio), Mercúrio e Marte em Capricórnio, Vênus em Cavaleiro de Espadas (Capricórnio-Aquário), Saturno em Aquário, Lua e Júpiter em Áries, Urano e Plutão em Virgem, Netuno em Escorpião. Caput Draconis em Gêmeos e Meio do Céu em Peixes.
Seu sol é o de um arquiteto filosófico, disciplinado para conhecer as regras e capaz de transcende-las e repropô-las.
Capricórnio lhe dá muitas energias militares e hierárquicas, que transparecem tanto no seu generalato frente aos Engenheiros do Hawaii, quanto ao próprio gosto pela arquitetura, uma arte hierárquica (o arquiteto é o arqui-tekton, o hierarca dos construtores).
O lado militar de Capricórnio ainda se manifesta com seu modo de pensar e agir (mercúrio e marte). Gessinger é um soldado que luta com idéias: suas letras criticam o armamentismo (Armas Químicas e Poemas), escrafuncham relações de poder (Toda Forma de Poder, Depois de Nós, Exército de um Homem Só, Terra de Gigantes…). Até mesmo quando regravou de outrem (Era um Garoto que como eu amava os Beattles e os Rolling Stones).
Pra completar, seu Vênus em Cavaleiro de Espadas (mais uma vez Capricórnio, ao lado de Aquário) mostram que seu front é outro: uma luta espiritual evidenciada em letras de forte conteúdo espiritualista e que traem um certo aroma iniciático (A Montanha, Surfando Karmas & DNA, o Preço).
Seu Saturno em Aquário contrabalança restritivamente sua pegada High Tech, tornando-o crítico severo da Sociedade da Informação fútil e massificada (Infinita HighWay, a Promessa, Vida Real, O Papa é Pop).
Lua e Júpiter em Áries potencializam sua capacidade de lutar no campo das emoções, despertando a insatisfação com o establishment.
Em síntese harmoniosa, seu Netuno em Escorpião ao lado do MC em Peixes aprofunda-lhe a mensagem espiritualista, e seu Caput Draconis em Gêmeos não deixa nenhuma dúvida quanto à sua Verdadeira Vontade como comunicador de idéias e emoções.
Por fim, Urano e Plutão em Virgem não me deixam mentir: este é o mapa de um Engenheiro do Hawaii.