Nikola Tesla (Smiljan, Império Austríaco, 10 de julho de 1856 — Nova Iorque, 7 de janeiro de 1943) foi um inventor nos campos da engenharia mecânica e electrotécnica, de etnia sérvia nascido na aldeia de Smiljan, Vojna Krajina, no território da atual Croácia. Era súdito do Império Austríaco por nascimento e mais tarde tornou-se um cidadão estadunidense. Tesla é muitas vezes descrito como um importante cientista e inventor da modernidade, um homem que “espalhou luz sobre a face da Terra”. É mais conhecido pelas suas muitas contribuições revolucionárias no campo do electromagnetismo no fim do século XIX e início do século XX. As patentes de Tesla e o seu trabalho teórico formam as bases dos modernos sistemas de potência eléctrica em corrente alternada (AC), incluindo os sistemas polifásicos de distribuição de energia e o motor AC, com os quais ajudou na introdução da Segunda Revolução Industrial.
Depois da sua demonstração de transmissão sem fios (rádio) em 1894 e após ser o vencedor da “Guerra das Correntes”, tornou-se largamente respeitado como um dos maiores engenheiros electrotécnicos que trabalhavam nos EUA. Muitos dos seus primeiros trabalhos foram pioneiros na moderna engenharia electrotécnica e muitas das suas descobertas foram importantes a desbravar caminho para o futuro. Durante este período, nos Estados Unidos, a fama de Tesla rivalizou com a de qualquer outro inventor ou cientista da história e cultura popular, mas devido à sua personalidade excêntrica e às suas afirmações aparentemente bizarras e inacreditáveis sobre possíveis desenvolvimentos científicos, Tesla caiu eventualmente no ostracismo e era visto como um cientista louco. Nunca tendo dado muita atenção às suas finanças, Tesla morreu empobrecido aos 86 anos.
O Mapa de Tesla é interessante em muitos pontos. O primeiro deles é que seus planetas mais fortes estão todos em Câncer (Sol, Vênus e Saturno), sua Lua e Marte em Libra e seu Ascendente (e Plutão) em Touro. Uma análise mais leviana iria sugerir um Artista, compositor ou músico, alguém mais preocupado em tomar conta da humanidade do que um cientista, afinal de contas, a fama de Nikola tesla é a de “cientista maluco”. O primeiro signo que sempre vejo estudantes chutarem como o principal para uma personalidade como ele seria Aquário ou Virgem (que, diretamente, ele não possui planeta algum neles!), daí a importância do estudo de toda a obra da pessoa antes de sair por ai “profetizando”.
As qualidades principais do trabalho de tesla podem ser compreendidas pela sua curiosidade em compreender o mundo (Mercúrio em Gêmeos na Casa 3) na área de comunicação e projetos. Seus trabalhos lhe renderam cerca de 700 patentes. A combinação do Ascendente em Touro com Mercúrio em Gêmeos comumente representam um trabalhador árduo, contínuo e incansável. Um projetista, engenheiro ou designer. Plutão em Touro reforça esta postura de fanatismo com o trabalho, em especial em renovação de materiais e novas utilizações para conhecimentos antigos. Plutão esteve pela última vez em Touro de 1853 a 1884 e voltará a Touro novamente cerca do ano de 2098. Júpiter em Áries indica uma aptidão para atingir muito rapidamente as metas a curto prazo e pode muitas vezes contar com a sorte do seu lado. Esta combinação seria fantástica para um cientista que estava trazendo novos conhecimentos e patentes (Veremos algumas semelhanças com o Mapa do Elon Musk neste sentido, embora Tesla tenha um perfil muito mais obstinado e fanático).
Suas características cancerianas estão mais relacionadas a sua preocupação com a teatralidade. “Tesla era largamente conhecido pela sua teatralidade, apresentando as suas inovações e demonstrações ao público de uma forma artística, quase como um mágico. Isto parece não estar de acordo com a sua observada propensão à reclusão. Tesla era uma figura complexa, recusava-se a seguir as convenções, com a sua bobina Tesla bombardeava eletricidade através da sala, apesar da audiência muitas vezes estar aterrorizada, assegurando que era tudo absolutamente seguro”.
Das qualidades de libra, trouxe seu caráter justo e leal. Sua secretária, Dorothy Skerrit, escreveu: “o seu sorriso genial e postura nobre sempre evidenciaram o carácter cavalheiresco que estava tão arraigado na sua alma.” Hawthorne, amigo de Tesla, escreveu que “poucas vezes se conhece um cientista ou engenheiro que também seja um poeta, um filósofo, um apreciador de música erudita, um linguista, e um connoisseur de comida e bebida.”
Nos seus últimos anos de vida, Tesla tornou-se vegetariano. Num artigo da Century Illustrated Magazine escreveu: “É de certo preferível cultivar vegetais e, penso eu, portanto, que o vegetarianismo é uma alternativa recomendável aos hábitos bárbaros estabelecidos.” Tesla argumentava que é errado comer carne cara quando um número tão elevado de pessoas estão à fome; também acreditava que a alimentação vegetariana era “superior a isso [carne] tanto no desempenho mecânico, como no desempenho mental”. Argumentava também que o abate dos animais era “imoral e cruel”.
Respostas de 3
Muito bom! Já enviei o link para meu tio, que aprecie muito Tesla!
as características de Tesla de querer criar invenções benéficas à humanidade e fazer o bem para o mundo prestando serviços desinteressados, como distribuir energia gratuitamente pelo chão ou ar, ou de abrir mão de patentes para beneficiar a comunidade, não pode ser relacionado aos seus planetas em câncer, como se ele quisesse cuidar do mundo inteiro como uma mãe de todos?
Aos interessados, recomendo a leitura de sua autobiografia, “Minhas Invenções” onde ele fala não apenas da infância peculiar quanto de flashes de visão que tinha involuntariamente quando adulto.