Mapa Astral de Monteiro Lobato

Com um dia de atraso, mas não poderia deixar de publicar o Mapa da pessoa que me inspirou a começar a ler, quando eu tinha 4 anos de idade. Guardo até hoje a coleção completa de seus contos e, com certeza, começarei a ler seus textos para a Lillith ainda este ano.
José Bento Renato Monteiro Lobato (Taubaté, 18 de abril de 1882 – São Paulo, 4 de julho de 1948) foi maçom e um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX.

Foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. A outra metade, consistindo de contos (geralmente sobre temas brasileiros), artigos, críticas, crônicas, prefácios, cartas, um livro sobre a importância do petróleo e do ferro, e um único romance, O Presidente Negro, o qual não alcançou a mesma popularidade que suas obras para crianças, que entre as mais famosas destaca-se Reinações de Narizinho (1931), Caçadas de Pedrinho (1933) e O Picapau Amarelo (1939).
O mapa de Monteiro Lobato é muito interessante para explicar um dos erros mais comuns dos horóscopos de jornal em relação às pessoas. De acordo com os jornais, Monteiro seria um “Ariano” mas, ao observarmos o mapa dele, constatamos que, com Lua, Vênus, Júpiter, Saturno, Netuno e Plutão em Touro, fica evidente que ele possuía bem mais energias taurinas do que arianas. Em uma análise mais profunda, veremos que o Mapa contém as energias muito fortes de Áries, Touro e Gêmeos combinadas.
Monteiro Lobato possuía o Sol em Áries-Touro (o empreendedor), aliado ao Mercúrio em Áries (o gosto pelo moderno e tecnológico, pensamento à frente de seu tempo). Com tanta energia em touro, as pessoas poderiam se perguntar por quê ele não se tornou ateu… a explicação do mapa é que todas estas energias se manifestavam na Casa 12 (Peixes) e, por ser maçom, Monteiro teve contato com toda a filosofia hermética e espiritualista da Maçonaria… eu vivo dizendo que a única diferença entre um cético e um ocultista é que o ocultista teve acesso a mais informações, e foi o caso dele. Acompanhando toda a sua trajetória de vida, podemos ver que, em paralelo a ser um escritor, Lobato era um empresário absurdamente bem sucedido, que ergueu praticamente um império, possuíndo até uma companhia de petróleo.
Sua vocação para as letras vem do Ascendente em Gêmeos e de Júpiter e Plutão em Touro-Gêmeos (Rei de Espadas… o senhor das palavras, que consegue pesquisar e estudar geminianamente muitas coisas diferentes com a profundidade taurina). Desta combinação surge um advogado-empreendedor-escritor multiclass. O toque criativo em seus textos vem da influência de Marte em Câncer, o fogo emocional, que ele direcionou para a forma de narrativa de seus textos e contos.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 24

  1. Nosso querido Monteiro Lobato, olha Taubaté no TdC, hehe. Suas histórias e as de Maurício de Sousa permearam minha infância e devo a eles minha fome por leitura e minha imaginação fértil. Grande análise do mapa de um dos maiores escritores brasileiros.

  2. Hmm… Lobato era um empresário bem sucedido até certo ponto né? Porque o azar permeava grande parte da sua vida e acompanhando a biografia dele vemos que sempre que ele ganhava muito dinheiro logo em seguida o perdia, levando a empresa a falência pouco depois.
    @MDD – sim, sim… mas fazer o que você ama não é necessariamente sinônimo de acertar 100% eu inclui este trecho para ficar mostrado que o que movia Monteiro Lobato era a aquisição de coisas e a paixão pela escrita.
    E quanto a não ser ateu, até onde eu sei Lobato era bastante ateu sim. Tanto que o Sítio foi muitas vezes acusado de divulgar ideias contrárias a igreja, visto que Dona Benta conta a origem do mundo de acordo com a evolução, e não segundo o criacionismo.
    A experiência de Lobato com o espiritismo se deu durante os últimos anos de sua vida, com a morte do filho mais velho. Mas se bem me lembro dos estudiosos de sua vida, foi apenas uma fase, uma experimentação, que não permaneceu muito tempo em sua vida.
    @MDD – ateu ele não tinha como ter sido, não naquela época dentro da Maçonaria… mas existe essa falsa dicotomia onde quem não acredita no velhinho barbudo já é colocado como “ateu” pelos atelhos de internet. Provável que ele era espiritualista ou sem religião, mas deísta.

    1. Causo rápido.
      Em “Emília no País da Gramática”, Emília pergunta se “Oração não é reza?”. E a responsta é:
      – É reza e também uma frase que forma sentido perfeito.
      Eis que os padres católicos muito estudiosos do Brasil entenderam que Lobato afirmava que “reza” não forma “sentido perfeito”. Afinal, a lógica linguística induz essa oposição na resposta, certo?

    2. Penso que ser contrário a igreja e ao criacionismo pregado por ela não quer dizer que ele seja ateu. O MDD por exemplo, seguindo esse lado, ele seria considerado ateu também, mas por falta de um Deus, ele tem vários. hehehehe. Por outro lado, ele é ateu por se desligar do Deus da igreja criacionista, na visão destes. Depende de quem escreveu essa biografia dele.

      1. Boa observação. Seria interessante pesquisar sobre o cara que fez a biografia e descobrir se ele não possuía um viés intolerante quanto a pontos de vista… “modernos” digamos…

  3. Por um lado, nunca pensei em um empreendedor como Lobato tão aterrado (soterrado) em Touro. Por outro lado, faz sentido se pensarmos: petróleo, venda consignada e “sítio” do pica-pau amarelo.
    Viajei?

  4. MDD, esse vênus, Saturno e Urano em Touro estão naquela história que se diz “congelados”?
    E, com relação à polêmica de “racismo” que ele está envolvido ultimamente, essa é uma boa explicação, né? Ele não era racista, ele incorporou os valores tradicionais da época…

    1. Engraçado como alguém que compactua com a KKK, mas escreveu bons livros é citado apenas como “incorporador dos valores da época”.
      Mas não era justamente contra isso que a maçonaria existia: “Liberté, Egalité, Fraternité”, mas só entre eles né?
      Albert Pike que o diga…
      @MDD – Essa historia da ligação do Pike com a KKK é meio fantasiosa: http://freemasonry.bcy.ca/anti-masonry/kkk.html

      1. Não gosto muito dessa história positivista de: “não tem fonte primaria”, “apenas uma fonte primaria que é falsa”, “fontes primarias foram queimadas… não, foram roubadas” etc.
        Também é fato de alguns símbolos (cruz malta com o shin? no meio, triangulo, “skull and bones”) dos cavaleiros de cristo KKK assim como as vestes parecerem com os mesmos símbolos empregados na maçonaria. Mas isso não prova nada, pode ser tudo coincidência também..
        Mas é interessante ver os dois lados e cruzar os dados..
        @MDD – a maioria das ordens de bandidos copiou partes da estrutura da maçonaria, simplesmente porque a estrutura de segredo Templária é ótima para manter estas sociedades _secretas_, e bandidos desejam que suas organizações sejam seguras e secretas, nem precisa ser gênio pra perceber isso… a mafia italiana copiou regras da Maçonaria, a KKK deve ter copiado também alguma coisa.

  5. Mestre Lobato! Profeta do petroleo(Ele dizia que se havia petroleo nos nossos vizinhos porque aqui não teria?)! Coincidentemente o primeiro poço a produzir petroleo no Brasil ficava na cidade de Lobato na Bahia.
    Existe até mesmo uma loja com o nome dele que me disseram ter sido fundada por Maçons da Petrobras.
    Momento sincronicidade: Eu acabo de voltar do almoço pensando em sugerir o mapa dele(só não sabia a data de nascimento dele) e olha o que eu encontro aqui.
    Saudades da coleção do Círculo do Livro em que na lombada de cada livro tinha o saci em um momento do salto(juntando todos na ordem vc via o pulo quadro-a-quadro)
    Abraços de um empregado da Companhia Donabentense de Petroleo (vulgo Petrobras)

  6. Seria válido inferir que o trigono de Vênus em Touro com Urano em Virgem demonstrariam uma tendência de Lobato para “repudiar” uma forma de arte que fuja do convencional, do conceito clássico de estética?
    Me lembrei que Lobato foi um dos maiores críticos da Semana de Arte Moderna de 1922, ao criticar as técnicas de pintura moderna trazidas da Europa pela pintora Anita Malfatti. Reproduzo um excerto do texto “Paranóia ou Mistificação”:
    “Há duas espécies de artistas. Uma composta dos que vêm as coisas e em conseqüência fazem arte pura, guardados os eternos ritmos da vida, e adotados, para a concretização das emoções estéticas, os processos clássicos dos grandes mestre.
    Quem trilha esta senda, se tem gênio é Praxiteles na Grecia, é Rafael na Itália, é Reynolds na Inglaterra, é Dürer na Alemanha, é Zorn na Suécia, é Rodin na França, é Zuloaga na Espanha. Se tem apenas talento, vai engrossar a plêiade de satélites que gravitam em torno desses sóis imorredoiros.
    A outra espécie é formada dos que vêm anormalmente a natureza e a interpretam à luz das teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica de escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos da cultura excessiva.(…) ”
    Para quem quiser ler o texto na íntegra, segue o link : http://www.pitoresco.com.br/brasil/anita/lobato.htm

  7. Ola tio marcelo, estou com uma dúvida, dei uma pesquisada sobre o termo Hermética/Hermetismo e nao encontrei um conceito bastante próximo do que vejo em seus textos, seria um sinônimo do termo Hermenêutica?
    @MDD – Hermetismo vem de Hermes trismegistrus. Qualquer outra coisa não é Hermetismo.

  8. Gostaria de saber se ainda esta fazendo os mapas astrais? se puder me responder por email ficarei grato…Obrigado e abraço a todos !
    @MDD – Sim, pelo projeto de Hospitalaria do blog.

  9. Também comecei a ler com Monteiro Lobato, tinha toda a coleção do Sítio… Mas passei-a adiante, uma vez assimilada, para que mais crianças como eu pudessem apreciá-la.
    Marcelo, além do Monteiro Lobato, poderia fazer o do Júlio César de Melo e Souza (Malba Tahan)? o aniversário dele está próximo:
    Rio de Janeiro – RJ, 6 de maio de 1895 (não achei o horário…)

  10. No livro” História do mundo para crianças”, ele faz uma descrição muito completa das colunas dóricas, jônicas e coríntias. Só quando fui iniciado que entendi que ele estava dando uma dica.

  11. R- Em resposta a crença de Monteiro Lobato, segue o trecho abaixo:
    “No livro “Monteiro Lobato e o Espiritismo”, publicado pela Editora Lachâtre, com prefácio de J. Herculano Pires, estão reunidas – graças aos cuidados de Maria José Sette Ribas – as atas das célebres sessões mediúnicas realizadas e secretariadas pelo próprio escritor.
    Nesta obra vemos que o criador do Sítio do Pica-Pau Amarelo era um espírita praticante, tendo realizado uma série de experiências com as chamadas “sessões de copinho”, tendo obtido comunicação com os filhos, parentes e amigos falecidos, inclusive a famosa Tia Anastácia das histórias infantis de Emília e Pedrinho, que realmente existiu.”
    R- Procurando no google da pra achar até algumas atas dessas supostas sessões.
    pela minha breve pesquisa descobri o seguinte:
    ele embora maçom e ter fé ele era contra a ideia de religião, sendo cético a espiritualidade até a morte de seus dois filhos, onde a partir dai a esposa dele começa a freqüentar o espiritismo e depois se torna medium ele foi o ultimo da familia a aceitar e a só crer quando um revisor de seus primeiros livros falou com ele, eles eram bem simples nas perguntas com os espíritos mesmo, parecendo mais um chat por msn ou ICQ regado a humor dos participantes de ambos os lados.
    achei bem legal descobrir isso a alguns minutos atras.

  12. Dae Deldebbio.
    Eu tava pensando em fazer meu mapa astral contigo, mas fiquei em dúvida em uma coisinha: eu nasci de 7 meses, isso influenciaria ou dificultaria na precisão do Mapa?
    @MDD – Nao faz diferença. Conta o momento do nascimento.

  13. Marcelo, vc não comentou sobre essa grande quantidade de planetas na casa 12, as vezes chamada de casa dos loucos, casa da espiritualidade ou casa do karma ‘travado’ – que precisa ser resolvido. Fico curioso pois nunca vi uma mapa com tantos planetas nessa casa, que já é a mais misteriosa…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas