Mapa Astral de James Randi

Randall James Hamilton Zwinge (Toronto, Canadá, 7 de Agosto de 1928), mais conhecido como James Randi ou, posteriormente, The Amazing Randi (O Incrível Randi), é um mágico ilusionista e cético (ou pseudo-cético, dependendo de para quem você pergunta), conhecido por ser um combatente pessoal de charlatões e paranormais.
Ele é talvez mais conhecido pelo One Million Dollar Paranormal Challenge (Desafio Paranormal de Um Milhão de Dólares), no qual a James Randi Educational Foundation pagará um milhão de dólares a qualquer um que demonstrar evidência de evento paranormal, sobrenatural ou de poderes ocultos, as condições para os testes precisam ser aceitas por ambas as partes. Ele também participa ocasionalmente do programa de televisão Bullshit!, apresentado pelos também mágicos e céticos Penn & Teller. Seu interesse em desbancar o paranormal vêm de sua época de adolescente.

Supondo que a data é mesmo a de seu nascimento, o Mapa Astral de Randi indica uma energia predominante de Leão. Com Sol, Mercúrio, Vênus e Netuno em Leão (sendo Vênus e Netuno em Leão-Virgem, o Rei de Ouros), Lua briguenta em Áries e Ascendente e Caput Draconis em Gêmeos (comunicação). Complementando este mapa interessantíssimo, temos Júpiter e Marte em Touro (facilidade em ter contato com o físico, muito arraigado ao Plano material, ao que pode ver, tocar, cheirar, provar) e finalmente Saturno em Sagitário, o “saturno dos professores”, encontrado em boa parte dos que seguem uma carreira acadêmica e metódica.
Quando me passaram este mapa pela primeira vez, foi em um desafio no orkut (eram 3 mapas em teste cego) e coloquei que as características básicas e mais importantes deste mapa indicavam um ator ou artista, alguém que certamente não teria o menor problema em se expor ao público. De fato, Randi é conhecido como “the Amazing Randi” e praticamente fez de sua Verdadeira Vontade aparecer e fazer aparecer o que considera ser a verdade. A combinação destas características com as energias explícitamente materiais de Touro (Touro é o signo em Terra-Fixa, a mais apegada e materialista de todas as energias) e o Ascendente e caput Draconis em gêmeos direcionam esta pessoa para a comunicação (daí minha interpretação do mapa como pertencente a um ator/artista).
Seu Planeta mais forte é Netuno em Leão. O astrólogo Adrian Ross Duncan define esta combinação como “Algo em sua natureza pode estimular os sonhos dos outros a nível coletivo. Uma antiga tendência para venerar astros da TV e de outros espetáculos como se fossem heróis poderá ser invertida e trocada por uma total falta de ilusões, em um estágio mais adiantado da sua vida“. EPIC WIN.
Mas james é mais do que apenas um ator sem ilusões… Combinando com a Lua em Áries (“que não leva desaforo para casa”) e o saturno extremamente acadêmico, pode-se dizer que, se este mapa for mesmo o de Randi, você não precisa acreditar em Astrologia para que ela lhe mostre sua Verdadeira Vontade!

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 32

  1. bm o randall quer saber que pode provar sua magia
    E so chamar alguns politicos brasileiros que com suas mmagias d~çao fraudes somem com o dinheiro e não são presos

  2. Marcelo, e sobre os grande trígonos de fogo que aparecem no mapa? Olha só isso:
    “GRANDE TRÍGONO DE FOGO: confere ao indivíduo confiança, espontaneidade, otimismo, entusiasmo, iniciativa e coragem. No entanto, pode haver dificuldade para aceitar pontos de vista diferentes dos seus ou para mobilizar-se pelas necessidades dos outros.”
    E ainda tem gente que não leva astrologia a sério.
    @MDD – o Randi inclusive hehehehe

    1. Só por que você quer ou sua “interpretação” diz isso??? kkkkk. Parece que você também tem essa dificuldade…kkkkkk . Eu diria que TODAS as pessoas tem, certas ou erradas. Humano, demasiado humano….

  3. Eu tenho uma dúvida, para você, ele é cético ou pseudo-cético?
    @MDD – Pseudo-Cético. Ele não quer descobrir se os eventos ditos “sobrenaturais” existem ou não, ele quer impor o modo particular dele de ver o universo para as outras pessoas.

    1. Pô, chamar o cara de pseudo cético é sacanagem….
      Ele está oferecendo 1MM e ninguem nunca apareceu…e nem vai aparecer pq isso não existe…
      @MDD – Esse desafio é uma piada. As regras vão mudando e se ajustando à medida em que o Randi vai perdendo o controle sobre o que está acontecendo. Existem vários textos céticos a respeito desse senhor: http://www.skepticalinvestigations.org/exam/Prescott_Randi.htm e http://www.skepticalinvestigations.org/whoswho/Randi_dogs.htm a respeito das picaretagens que o randi já aprontou nesses experimentos… conclusões precipitadas, pouca investigação, bravatas e até má fé da parte desses pretensos donos da verdade.

    2. Prove que ele está errado de modo objetivo, aí levo a sério sua conclusão. Até lá, vou considerar ressentimento por não conseguir aceitar algo que não te agrada e que, no fundo, você quer impor, pois tudo que ele faz é usar bom senso e metodologia científica em suas demonstrações e o que sobra a quem não entende ou não gosta do resultado é rotular a pessoa dele e a atacar por não saber como desbancar seus argumentos em vez de mudar a perspectiva para entender melhor o problema. Você conhece um método melhor que esse ou o James cometeu algum erro? Se sim, então critique de modo rigoroso e convincente . Já existem os meios para provar se os fenômenos existem ou não. não é “ele ” que tem que provar nada, e sim quem alega os fenômenos e por meio de método científico e ainda não foi provado. E o objetivo dele era simplesmente desmascarar os charlatões que se aproveitam dos momentos de fragilidade das pessoas. É assim que se prova algo: se chama falsificacionismo: se faz um teste ou testes em que uma teoria pode se mostrar falsa ou verdadeira, ou melhor, refutada ou corroborada. Infelizmente nada foi provado, é a realidade. Aceite ou acredite no que quiser, pois todos nós sempre podemos e poderemos acreditar no que quiser. É a corda da Liberdade: pode-se usar para se escalar um poço ou se enforcar…A escolha é de cada um de nós e de mais ninguém, e a responsabilidade pelas escolhas também. Ninguém é obrigado a ficar num barco furado até afundar, só se realmente quiser isso. Mudar de perspectiva não é vergonha pra ninguém. Persistir na ideia furada, sim 😉

  4. del debbio vc ira fazer o mapa do michael jackson
    @MDD – Posso fazer. Vou procurar pela data de aniversário dele.

  5. Marcelo, vi no livro Nossos Deuses são Super-Heróis, de Christopher Knowles, o seguinte trecho:
    “No final, o comportamento aberrante de Crowley e sua notoriedade o derrubaram. Viciado em heroína e álcool, perpetuamente falido e, – o mais cruel de tudo – sexualmente impotente, passou seus últimos dias num asilo, onde morreu em 1947.”
    Isso consta mesmo, ou é só a opinião de alguém?
    @MDD – provavelmente besteirada, do tipo que pesquisou apenas nos textos de mídia sobre o Crowley.

  6. Mano Marcelo, falando em Crowley você poderia realizar alguns posts dismistificando um pouco mais a vida da Besta 666? Sim, ele foi polêmico de fato, mas eu não consigo entender mesmo com toda polêmica como ele foi iniciado na maçonaria do final do século XIX por exemplo? (imagino que a questão “moral e bons costumes” da época era muito pior do que hoje), e podia falar em quais pontos o fundamento místico dele está correto e em quais ele se engenou? (uma vez você disse algo sobre o Tarot de Crowley ter algum tipo de erro, mas não me lembro em detalhes)
    Fraternais abraços!

  7. Bom, se a figura em questão se propõe a desmisticar charlatães, o link abaixo não é tão off topic assim. Gostaria de compartilhar essa mancada com vocês:
    http://marcelotas.blog.uol.com.br/arch2010-08-01_2010-08-15.html#2010_08-08_13_27_12-5886357-0
    @MDD – É um absurdo em todos os sentidos… E o pessoal acha difícil acreditar que a Igreja mentia e enganava as pessoas na Idade Média… os Políticos fazem isso na cara-de-pau em pleno século XXI… e Periga da terrorista se eleger com o apoio dessa cambada de marginais.

  8. Marcelo,
    Não tem haver com o tópico, mas acho que sempre é bom divulgar esse tipo de coisa… Alguns “gêneos” criaram um “Banco da Reencarnação”, acredita? Fala sério…
    Segue link: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/773268-banco-da-reencarnacao-desafia-autoridades-ao-tentar-receber-depositos.shtml
    Aliás, navegando aleatoriamente pelo orkut em uma das minhas comunidades, deparei-me com a “lenda dos nove”. Vale a pena dar alguma atenção a isso? Tem esse link que é, no mínimo, interessante (já aviso que é grande também hehe): http://www.suasticazul.hbe.com.br/paranoia/novedesconhecidos.html
    admito que parei de dar atenção quando começou a falar de Lost
    @MDD – Vixi, é uma teoria tosca de LOST, cujo final foi uma tosqueira maior ainda… Nem terminei de ler…

  9. Vou ser chato e lembrar mais uma vez do mapa do Bruce Lee. 😀
    27 de novembro de 1940, às 7h12, segundo o astro.com.
    Quando tiver chegando perto eu lembro de novo.

  10. Marcelo, você já assistiu The Fountain (Fonte da Vida)?
    Se sim, seria legal ver um post seu analisando e opinando sobre o filme, tem muito material lá pra falar sobre – eu só consegui entender parte dele por causa dos seus textos, imagino o que você conseguiria tirar de lá.
    Se ainda não viu, é obrigatório. O filme é muito belo, creio que apreciará.

  11. Saudações Marcelo,
    Notei que o Randi possui Saturno em sargitário na casa 6 (trabalho, tecnica, Virgem, ceticismo),
    Eu tenho Saturno em sargitário na casa 12, será que também esta relacionado com a vida academica e metódica.
    Desde ja agradeço
    Até mais.

  12. Marcelo, sobre o Marte em Touro, a tendência seria estar mais arraigado ao Plano material, mas eu me considero bem desapegado a ele.
    Se Touro é o fixo e Marte é como gastamos nossa energia, poderia ser interpretado como uma combinação energética de uma pessoa que se sente confortável fazendo tudo de forma segura, como bater cartão ao invés de horários malucos de trabalho, ou passear de trenzinho na cidade do interior a pular de asadelta? rss
    @MDD – Tá, seu marte está em touro, e onde estão os outros 9 planetas? Que aspectações fazem com marte? Se tiver Marte em Touro e os outros 9 planetas em peixes, a última coisa que vai ser é materialista rsrsrs… Não se examina um mapa astral isoladamente…

    1. O que me chama a atenção neste marte é que ele está na casa XII e faz quadratura com netuno e vênus. Me dá uma impressão de que ele não sabe muito bem pelo que está brigando, fora (como comentou) sua própria idéia (ênfase em leão). E é um mapa bem interessante sim.
      Belo post!

      1. Só vim parar aqui porque estava pesquisando sobre James Randi, me deparei com este artigo magnífico: um artigo com um mapa astral de James Randi!!! É uma pena que o pessoal da “ciência séria” fique perdido em análises de horóscopos ou confundindo astrologia com zodíaco de jornal. Acredito que com os super computadores da era atual poderíamos chegar a resultados maravilhosos.

  13. Vai lá então e ganha o 1 milhão dele!
    Cada um interpreta do jeito q quiser, é tudo subjetivo. O mesmo Touro em Marte com Luz do Leão em cima do Netuno virado pelas Cores de Urano na Coroa do Sol, pode ser uma coisa pra um, e outra pra outro, segundo os astrólogos.
    Astrologia funciona assim. Começaram achando semelhanças em pessoas do mesmo signo. Devido contradições, inventaram ascendente. Então, com a falta de argumentos, se inclui a fase da lua. Depois as posições dos planetas. E bla bla bla whiskas sachê.
    @MDD – besteira. Isso se chama “falácia do espantalho”. Os pseudo-céticos, na sua imensa ignorância, juntam um monte de maluquices em um saco de gatos onde criticam absurdos e besteiras que não passam nem perto do que a Astrologia é. Nnguém “inventou o ascendente”, não existe “luz do leão”, nem “coroa do sol” e nem se usa cores em planetas na astrologia, entre as besteiras expostas acima.
    Em segundo lugar, o conceito da combinação de planeta-signo é uma energia que cada astrólogo DESCREVE com suas próprias palavras, ou seja, é o MESMO conceito para todos, apenas descrito com vocabulários diferentes, de acordo com a cultura e referências pessoais de cada astrólogo.

    Existem infinitos “Sistemas Solares”, infinitos planetas, infinitas constelações. Existem estrelas que daqui (planeta Terra) não podemos ver. As mesmas constelações que vemos daqui, podem formar outros “desenhos” vistas de outros planetas. O Sol (que é uma estrela, caso alguém não saiba) pode fazer parte da “Coroa de Zeftinis” vista por E.T.’s do planeta “Calabocagalvao”.
    @MDD – E, novamente, a falácia do espantalho. Nenhum destes planetas ou estrelas faz parte da Astrologia, já que o sistema reencarnatório dos espíritos dentro do Sistema Solar não os leva em consideração.
    As pessoas se diferem pelo puro e simples ACASO, ou por uma força maior DESCONHECIDA. Pelo mesmo motivo que o Zé das Couves acertou o número da Mega Sena.
    Devemos dar um crédito também a grande GENÉTICA! Essa sim, influencia na vida da pessoa. Mas atente bem, INFLUENCIA. Pois o Caim pode ser um assassino, enquanto Abel não faria mal nem a uma formiga.
    @MDD – engraçado que os pseudo-céticos acham tudo OK se a genetica apenas influenciar as pessoas, mas a Astrologia precisa acertar 100% tudo para ser reconhecida…
    Astrólogos vêem o que querem. Se o teu signo não explicar uma certa característica, teu ascendente vai explicar. Se não, a lua vai explicar. Se ainda não, a posição de Marte vai explicar. Não explicou? Temos mais 7 planetas para verificar a posição. Mais a maré, a meteorologia, o humor do Papa, etc.
    @MDD – Novamente, argumentações vazias e falácias pseudo-céticas. Cada combinação de planetas-signos determina uma característica específica. Quando estudadas estatisticamente, podem ser detectadas no comportamento das pessoas (pesquise sobre Gunther Saschs para aprender mais e não escrever tanta besteira. Misturar “humor do papa” com astrologia é muita besteirada pseudo-cética mesmo…)
    Resumindo, é tudo balela. Alguns “mapas astrais” realmente devem ser bastante impressionantes. Tão impressionantes quanto o nosso amigo de antes, o Zé das Couves, ter acertado um número exato dentro de 50 milhões de possibilidades. Mas não existe um padrão. É como jogar um dado, girar uma roleta. Claro que o dado ainda pode ser um dado considerado “viciado”, assim como o Zé ganha em vários jogos de azar, enquanto o Pedro nunca ganhou nem “par ou ímpar”. Mas isso é outro fator que é completamente DESCONHECIDO pelo homem, que não pode ser creditado a ninguém mais, senão ao ACASO.
    @MDD – Da mesma maneira que um ignorante pode achar que cabelos loiros ou morenos são acaso, tem ignorantes que acham que características psíquicas/emocionais das pessoas também são acaso. E mapas astrais não tem nada a ver com jogadas de dados. Novamente, falácia do espantalho… criticar algo que não faz a menor idéia de como funciona. É triste.
    Para terminar, só quero deixar bem claro que sou um grande fã da Astronomia, e de toda e qualquer ciência, que estuda as coisas baseadas em fatos. Se queres TENTAR encontrar algum padrão que correlacione o nascimento da pessoa ao dia, mês, ano, lua, semana, estação, com o caráter e índole da pessoa, dou total apoio. Mas não concordo com essa certeza cega que os astrólogos vêem em coincidências banais.
    @MDD – coincidência é só o nome que os leigos dão para eventos correlacionados cuja origem não conhecem.

    1. Sei que é chato comentar posts antigos, mas esse mereceu: “coincidência é só o nome que os leigos dão para eventos correlacionados cuja origem não conhecem”. É a melhor definição de coincidência que já li. O que alguns chamam de coincidência, já chamava Jung de sicronicidade. Não sabemos a gama de fatores que afetaram o resultado, mas que o resultado foi condicionado por eles, isso foi. Com o tempo a ciência os vai desvendando, como fez com a interferência da genética, dos fatores ambientais, da alimentação, etc, todas, por enquanto, a nível de matéria densa. Um dia os cientistas chegam ao estágio vibracional / energético. Os físicos ao menos, já tratam as coisas nessa oitava mais alta, da dualidade matéria densa / vibração, já que são indissociáveis: toda matéria tem elétrons e os mesmos vivem a dualidade partícula / onda. Por que o resultado final de sua união, a matéria visível, seria diferente?

  14. @Giovanni
    Quem é o seu Deus? A astronomia? Talvez a biologia genética…
    Putz! Nada disso! É o Deus-Ciência é claro, como pude pensar outra coisa? ^^
    Você é muito religioso heim

  15. Marceleza, na boa: tu ainda gastaste muito latim com esse sujeito. Se fosse eu, já teria parado logo na asneira que ele mandou logo de cara no início: “Começaram achando semelhanças em pessoas do mesmo signo”. Quando o cara começa a argumentar a visão donística da verdade dele sobre a Astrologia falando de SIGNOS, eu simplesmente caio fora e deixo ele falando sozinho. Isso prova o muito que ele estudou o assunto antes de falar besteira.
    Mudando de assunto: ao fazer mapas astrais aqui pro blog, não seria mais correto se basear no horário de nascimento aproximado da pessoa cujo mapa é tema? Ou só pela posição dos planetas no dia em que a pessoa nasceu já dá pra ter uma noção? Quero dizer, acho que, com o horário, teríamos uma visão mais completa.
    @MDD – quando tem o horário eu uso, mas alguns não possuem estes dados disponíveis, então falo apenas dos planetas principais, deixando de lado casas e Ascendente.

  16. Marcelo, eu não sou ateia e muito menos materialista. Também não tenho interesse em defender o James Randi. Mas aproveito o post pra comentar o seguinte: assim como ele, eu sou bastante cética com relação a efeitos sobrenaturais genuínos ocorrendo no mundo físico. Acredito que o plano físico seja regido apenas pelas leis da física, assim como os demais planos (astral, mental, etc) são regidos por leis próprias a eles (e que pareceriam absurdas sob a luz da ciência estabelecida). Quando um médium umbandista incorpora uma entidade, por exemplo, ele o faz de maneira que qualquer pessoa de fora não perceba nada de extraordinário acontecendo no local. O mesmo vale para invocações cerimoniais, rituais wiccanos, etc. No caso de aparições (cascões, etc), alguém com capacidade para tal enxerga algo que está no plano astral, e não algo do plano astral invade o plano físico, o que seria um rompimento de suas leis. No caso do chi-kung, como já foi comentado no TdC, alguns efeitos são mesmo extraordinários, mas na minha opinião ocorrem ainda dentro do paradigma do que é considerado aceitável dentro da realidade física. Sabemos que em situações extremas uma pessoa normal sem treinamento pode apresentar uma força extraordinária, quando carregada de adrenalina. No chi-kung há um controle desses efeitos, utilizando-se o chi. Pelo que eu entendo, o chi flui originalmente pelo corpo etérico e vitaliza o corpo denso, certo? E o corpo etérico é considerado um corpo físico, apenas menos denso. E nesses assuntos, chi, força vital, chakras, corpo etérico, etc a ciência ainda nem está arranhando a superfície. Mas ela chega lá um dia, afinal já existe a fotografia Kirlian, que tem sim sua autenticidade comprovada, a despeito do mimimi de alguns.
    @MDD – Sou da mesma opinião que voce.

    1. Isso seria válido e conclusivo se as leis da física fossem todas conhecidas, mas infelizmente ainda não estão todas as leis da física na “mesa” e ao entendimento da própria ciência.
      Eu acredito na possibilidade das leis da física permitir interação com as leis dos outros mundos, caso contrário de nada valeria um ritual ou uma consagração, inclusive o corpo físico nem teria reação aos outros corpos! [A meu ver….]

      1. Sim, concordo com você. Existem muitos métodos autênticos de comunicação entre o plano físico e o astral, jamais negaria esse fato. Incorporações, invocações, desdobramentos, rituais em geral, etc desde que autênticos e bem realizados fazem essa ponte muito bem. Até pessoas sem treinamento algum em ocultismo podem enxergar elementos do plano astral, desde que tenham rompimento da tela atômica (ou búdica, sei lá como chamam atualmente). Eu apenas quis expressar que todas essas formas de comunicação entre planos ocorrem sem que efeitos extraordinários ocorram no plano físico. Por “efeito extraordinário” entenda algo que rompesse totalmente o paradigma do aceitável fisicamente falando. E por isso os pseudo-céticos e materialistas de plantão (como o Randi) sempre vão se dizer vitoriosos, porque eles querem que magos lancem bolas de fogo e voem pelo céu, e isso não vai acontecer, não é assim que funciona. E como você eu também acho que a ciência está em constante expansão. Um cientista que acredita conhecer todas as leis e regras que regem o Universo ao meu ver é ignorante e arrogante.

      2. Pesquise e se informe e reflita mais para entender o que realmente a Ciência afirma e não afirma, para não se perder na falácia do falso relativismo.Você está se confundindo em pontos muito relevantes para a real compreensão dos limites da Ciência;-). Pesquise sobre Karl Popper e sua falseabilitade ou falsificacionismo, com muita atenção e de modo rigoroso , para começar. E James Randi e Carl Sagan depois ;-). se parar pra pensar,você afirma sobre algo que não pode ser experimentado NEM POR VOCÊ NEM POR NINGUÈM. e que deve ser tido como plausível por isso.Então que garantias existem sobre o que você diz: NENHUMA, nem mesmo as mais básicas. É o mesmo que dizer que tudo que todos dizem é verdadeiro, sem críticas e que quem critica SEMPRE está e estará errado. Não faz o menor sentido isso. Por favor, ponha a inteligência na frente da crença cega, se não tudo isso cairá no precipício da autoenganação 😉

      3. O “outro mundo” é apenas o mundo ainda ou talvez nunca conhecido. Só isso. Pode chamar sem risco de confusão de “desconhecido”. Pois nem um conhecimento se pode afirmar do desconhecido: apenas do limite entre o conhecido e o desconhecido. Sabemos que ainda há o desconhecido devido às questõs que o conhecido não responde ainda ou nunca responderá.. Logo, tudo que se fale sobre ele é apenas uma suposição, se quisermos encarar o mundo com humildade e bom senso diante dele. Reflita profundamente sobre isso. Tudo que a ciência não era capaz de explicar antes fazia parte desse mundo também. Como se pode fazer uma afirmação sobre o “desconhecido”, se não o conhecemos de modo algum?? É o mesmo que acreditar em alguém apenas por sua autoridade. Não é conhecimento, e sim fé sem critérios claros ou sem nenhum

  17. Olá Marcelo DelDebbio, eu gostaria (se possível) de ver um post sobre o mapa astral do Albert Einstein e do Aaron Swartz. Obrigada.

  18. Olá Marcelo,
    Me desculpe pelo off tropic, mas não poderia deixar de compartilhar com você e com a galera do TdC esta entrevista concedida por Caio Fábio ao programa The Noite.
    Na entrevista ele fala com bastante lucidez e de forma bem humorada sobre a atual situação das igrejas evangélicas no Brasil
    A entrevista é um pouco longa(meia hora) mas garanto que vale muito a pena, pois poucas vezes vi alguém falar de assuntos tão espinhosos de forma clara e objetiva .
    https://www.youtube.com/watch?v=cbhUEhvm7W0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas