Jules Henri Poincaré (Nancy, 29 de abril de 1854 — Paris, 17 de julho de 1912) foi um matemático, físico e filósofo da ciência francês.
Ingressou na Escola Politécnica em 1873, continuou seus estudos na Escola de Minas sob a tutela de Charles Hermite, e se doutorou em matemática em 1879. Foi nomeado professor de física matemática na Sorbonne (1881), posto que manteve até sua morte. Antes de chegar aos trinta anos desenvolveu o conceito de funções automórficas, que usou para resolver equações diferenciais lineares de segunda ordem com coeficientes algébricos. Em 1895 publicou seu Analysis situs, um tratado sistemático sobre topologia. No âmbito das matemáticas aplicadas estudou numerosos problemas sobre óptica, eletricidade, telegrafia, capilaridade, elasticidade, termodinâmica, mecânica quântica, teoria da relatividade e cosmologia.
Foi descrito com freqüência como o último universalista da disciplina matemática. No campo da mecânica elaborou diversos trabalhos sobre as teorias da luz e as ondas eletromagnéticas, e desenvolveu junto a Hendrik Lorentz, a teoria da relatividade. A conjectura de Poincaré foi um dos problemas não resolvidos mais desafiantes da topologia algébrica, sendo resolvido pelo matemático russo Grigory Perelman; e foi o primeiro a considerar a possibilidade de caos num sistema determinista, em seu trabalho sobre órbitas planetárias. Este trabalho teve pouco interesse até que começou o estudo moderno da dinâmica caótica, em 1963. Em 1889, foi premiado por seus trabalhos sobre o problema dos três corpos.
Alguns de seus trabalhos mais importantes incluem os três volumes de Os novos métodos da mecânica celeste (Les méthodes nouvelles da mécanique céleste), publicados entre 1892 e 1899, e Lições de mecânica celeste (Léçons de mécanique céleste, 1905). Também escreveu numerosas obras de divulgação científica que atingiram uma grande popularidade, como Ciência e hipótese (1902), O valor da ciência (1904) e Ciência e método (1908).
O Mapa de Henri
O Mapa de Poincare possui energias predominantemente do elemento TERRA, indicando assim uma pessoa voltada para o prático e para o material. Seu Planeta mais forte é Lua em Touro-gêmeos, indicando uma facilidade inata para lidar tanto com o abstrato (gêmeos) quanto com o prático (touro). É bastante encontrada em engenheiros e matemáticos. Seu segundo Planeta mais forte é saturno, também em Touro-gêmeos (responsabilidade aliada às energias de abstrato-prático), o que reforça um Mapa ideal para matemáticos e engenheiros de campo (pessoas que “colocam a mão na massa”). Além destes planetas, temos Sol, Plutão e Urano em touro.
O ascendente de Henri era Capricórnio. A mistura de energias de capricórnio com touro-gêmeos nos descreve exatamente os hábitos metódicos de Poincare, descritos por Toulouse em sua biografia e estudos de seu comportamento. Some-se a isso Marte em Virgem (a maneira de gastar energia é voltada para o perfeccionismo e os tempos e métodos virginianos) e Netuno em Peixes (alta intuição e contato com o subconsciente) e chegamos a uma explicação para a metodologia e a maneira de pensar de Poincaré. Seu comportamente era tão metódico que mereceu um estudo psicológico sobre o tema.
Toulouse descreveu seu comportamento como o seguinte:
“Poincaré não se detinha em detalhes a princípio: circulava as idéias como se elas fossem o alto de montanhas, e pulava de topo em topo com velocidade de raciocínio impressionante. E todos os fatos que descobria neste redemoinho eram armazenados metodicamente em seu cérebro, para mais tarde formarem uma linha de raciocínio completa”.
Seu caput draconis também estava em touro-gêmeos. O mapa indica a Verdadeira Vontade (Touro/gêmeos – capricórnio – Touro/gêmeos). alguém mais do que adaptado para colocar em prática questões teóricas e abstratas. Sua vida como engenheiro, físico e matemático refletiu perfeitamente seu Mapa Astral.
Para vocês terem uma idéia dos ramos em que ele atuou:
– topologia algébrica
– Teoria das funções analíticas com várias variáveis complexas
– A teoria das funções Abelianas
– Geometria Algébrica
– Poincaré foi responsável pela formulação de um dos mais famosos problemas na matemática. Conhecido como a conjectura de Poincaré, este é um problema na topologia não estão ainda totalmente resolvidos atualmente.
– Teorema da recorrência de Poincaré
– Geometria hiperbólica
– Teoria dos Números
– Problema dos três corpos
– A teoria das equações de diophantine
– A teoria do eletromagnetismo
– A teoria da relatividade restrita
– Em um trabalho de 1894, ele enunciou o conceito de grupo fundamental.
– No campo da equações diferencias Poincaré obteve muitos resultados que são críticos para a teoria qualitativa das equações diferenciais, por exemplo a Esfera de Poincaré e o mapa de Poincaré.
Respostas de 20
Marte em Virgem? Ele ta tão coladinho Leão ali, não?
@MDD – Vero. Deveria ter considerado Virgem-Leão, que é o aspecto de virginiano mais ativo/agressivo (no sentido de estar mais próximo do arquétipo do Rei de Ouros… gente que projeta e faz!).
Faz um mapa astral do Tesla, por favor. Meu fisíco favorito.
Peraí, a maneira de saber sua verdadeira vontade é analisando Lua, Ascendente e Caput Draconis? Ou seria os planetas mais fortes? Ou seria nada disso e eu deveria tirar a mão do bolso e fazer o curso básico???
@MDD – Não se pode olhar pra um mapa isoladamente, esse é o erro mais básico que vejo em análises… ficar olhando UM planeta. Para ter uma noção da Verdadeira Vontade da pessoa, você tem de olhar TUDO, porque o todo é o mapa, não suas partes isoladas. Isolar de dividir em planetas/signos é só parte do aprendizado para facilitar…
Poincaré, muito pouco conhecido pelo público leigo mas meu grande ícone na matemática-filosofia mais recente. Foi uma grata surpresa encontrar o mapa dele por aqui. Vou reler trechos dos seus livros de filosofia da ciência e aprender sobre as suas descobertas matemáticas que ainda não conheço.
Vivas para esse grande francês!
Como matemático, posso afirmar categoricamente que o poincaré é um cara fodão.
Vish. Demais!
Esse cara era pinel, mano! Realmente um dos matemáticos mais incríveis que já existiram.
Valeu por representar a matemática aqui no site! 😀
“Eu não tenho capacidade de entender essas interpretações, mas acho incrível, fico intrigado. Há uma espécie de ciência por trás disso” – José Serra, sobre Astrologia, à revista Veja.
http://tinyurl.com/y54h29p
Abraços.
“ORÁCULO
Para Oscar Quiroga, o astrólogo preferido
de Serra, está escrito nas estrelas:
o tucano será o próximo presidente”
UHuhauhauhuhaa
O que esperar de uma reportagem sobre este assunto na veja a não ser ‘previsões fast food’ ?
A interpretação do mapa apresentado na Veja está correto, sem nenhuma invencionice.
O Mapa dele tem os aspectos muito fortes. Parece até que ele ganha vida sozinho, e se ele não tivesse sorte no mínimo seria o mendigo mais econômico.
Com certeza um dos matemáticos mais influentes do século XIX, que influenciou muitas mentes do século XX.
Entretanto Marcelo, só para deixarmos os leitores mais esclarecidos, eu trocaria a frase “Só para ter uma idéia do que ele produziu”, por “Só para ter uma idéia dos ramos em que ele atuou”, pois muitos dos trabalhos citados não são de sua autoria, mas possui sua contribuição.
A Teoria dos Números, por exemplo, é discutida desde a Grécia antiga, passando por diversos matemáticos durante a história – como o brilhante Brahmagupta.
Já Geometria hiperbólica foi desenvolvida quase na mesma época de Poincará, algumas décadas antes se não me engando, pelo russo Lobachevsky.
Enfim, é só pra não aparecer nenhuma salsinha querendo dizer que você superestimou Poincará pra justificar com o mapa e mi mi mi mi.
Abraço
A Geometria Hiperbólica foi criada pelo Lobachevsky mesmo.
Del debbio, pode dar um briefing de quais seriam as características representadas pelo rei de paus?
só pra completar, eu sei que a gente acha fácil no clube do tarô, mas eu tava querendo saber a tua descrição mesmo
“(…) circulava as idéias como se elas fossem o alto de montanhas, e pulava de topo em topo com velocidade de raciocínio impressionante. E todos os fatos que descobria neste redemoinho eram armazenados metodicamente em seu cérebro, para mais tarde formarem uma linha de raciocínio completa”.
Parece (na minha visão newba, pelo menos) uma descrição perfeita de Mercúrio em Áries (pensamento que ‘corre’) na casa 2 (armazenamento, construir algo “sólido”).
E Marte e o Ascendente dariam uma ajudinha na questão de fazer isso de forma metódica.
Já perdi algumas noites estudando, por causa desse cara hiauhiihuai
Falando em físicos, vc poderia fazer do Richard Feynman? Ele não é muito conhecido, mas por ser um cara com tantas características distintas, gostaria muito de ver sua análise do mapa dele.
Ele deu aulas no Brasil por uns tempinhos. Olha oq ele falou dos alunos, de uma situação que mudou muito pouco de lá pra cá: http://physicsact.wordpress.com/2009/03/27/richard-feynman-e-o-ensino-da-fisica-no-brasil/
Tks 🙂
Faz o da Dilma!
Tio uma pergunta. A casa 9 que não tem nenhum planeta, que está em Libre e Escorpião, que também não possuem nenhum planeta, podem ter alguma definição no Mapa? Qual seria o nível da influência?