Mapa Astral de Gustav Klimt

Gustav Klimt (Baumgarten, Viena, 14 de julho de 1862 — Viena, 6 de fevereiro de 1918) foi um pintor simbolista austríaco. Em 1876 estudou desenho ornamental na Escola de Artes Decorativas. Associado ao simbolismo, destacou-se dentro do movimento Art nouveau austríaco e foi um dos fundadores do movimento da Secessão de Viena, que recusava a tradição académica nas artes, e do seu jornal, Ver Sacrum. Klimt foi também membro honorário das universidades de Munique e Viena. Os seus maiores trabalhos incluem pinturas, murais, esboços e outros objetos de arte, muitos dos quais estão em exposição na Galeria da Secessão de Viena.
Ao longo do ano, farei o mapa de alguns artistas característicos de cada estilo, como por exemplo Peter Paul Rubens, para que possamos comparar suas obras com as energias proeminentes de seus Mapas Astrais. dêem sugestões de pintores e datas nos comentários!

O Mapa de Klimt possui Sol e Mercúrio em Câncer; Lua em Peixes-Aquário (Rei de Taças); Vênus e Urano em Gêmeos; Marte e Netuno em Áries; Júpiter e Saturno em conjunção em Virgem. Não temos o Ascendente por não conseguir localizar seu horário de nascimento.
O Mapa indica alguém que trabalha com facilidade com o emocional, ao mesmo tempo extremamente metódico e regrado (júpiter e saturno em conjunção no signo de Virgem). Os aspectos de originalidade e muito de sua maneira de pensar refletem as características de Rei de Taças.
Em 1883, com a inauguração do novo edifício da Universidade de Viena, encomendou-se a Gustav Klimt uma série de painéis que descrevessem o triunfo da luz sobre as trevas. Os afrescos deveriam ser alusivos às quatro faculdades: Teologia, Filosofia, Medicina e Jurisprudência. O primeiro painel, representando a Filosofia, foi de certa forma um choque. Em vez da descrição da Escola de Atenas, Platão ou Aristóteles, Klimt, influenciado por Schopenhauer, representa o mundo como Vontade, em que os seres vagueiam“.
Outros exemplos de sua metodologia que ao mesmo tempo em que era composta de traços precisos e extrema beleza e elegância, causavam problemas por chocarem conceitos estabelecidos.
“A arte de Klimt não pretendia representar o papel racional e otimista da ciência universitária. Membros da faculdade colocaram-se contra os seus esquissos. A princípio, o ministro von Hartel ignorou a reação – protestos dos professores e ataques da imprensa conservadora – porém, a apresentação do projeto de Klimt para o segundo quadro (A Medicina) na “10ª Exposição da Secessão” (1901) reavivou a discussão. A ciência médica não estava ali representada segundo a corporação dos médicos. Nesta fase, Klimt revela a relação existente entre a cultura patriarcal e o elemento feminino, expõe a sua concepção do mundo como “…um protesto, uma contradição do passado, mas também como um projecto do futuro, de uma nova cultura feminina.”. Juntamente com a corporação dos médicos, os meios estéticos dirigiam aos quadros de Klimt maldosas críticas contra a representação do nu, chegando a provocar o confisco de um número do Ver Sacrum, onde um projeto de A Medicina tinha sido publicado. O Ministério Público não viu razão para perseguir judicialmente a representação do nu, mas a reação pública com a exposição de A Medicina incomodou o “conselho imperial”, que pretendia utilizar a arte como estratégia política”.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 11

  1. Frida Kahlo – 6 de julho de 1907
    Coyoacán, Distrito Federal
    México

    Diego Rivera – 8 Dezembro de 1886
    Guanajuato, Guanajuato, Mexico.

    Salvador Dali – 11 de Maio de 1904
    Figueres, Catalunha
    Espanha

    Jean Giraud “Moebius” – 8 Maio 1938
    Nogent-sur-Marne, Val-de-Marne, France

    René Magritte – 21 Novembro 1898
    Lessines, Belgica.

    Di Cavalcanti – 6 de Setembro de 1897
    Rio de Janeiro., RJ.

    Tarsila do Amaral – 1 de setembro de 1886
    Capivari, SP.

    Alex Grey – 29 de Novembro, 1953
    Columbus, Ohio.

    H. R. Giger – 5 Fevereiro, 1940
    Chur, Graubünden Canton, Switzerland.

    ufa… tentei achar a data de nasciemtno d OS GEMEOS, mas não consegui, gostaria de ver o mapa astral dos grafiteiros, enfim, fica para uma proxima.

  2. nem tinha pesquisado porque achei que tinha aqui:
    Hieronymus Bosch e William Blake. o primeiro não se sabe a data de nascimento, já do segundo:

    William Blake 28 de novembro de 1757
    Londres.

  3. Poxa, queria ver o mapa do Van Gogh, mas acho que deve ficar pro ano que vem, já que ele nasceu em 30 de março. Curto muito seus resumos explicativos, já que coloca a ideia central dos mapas, o que é bem dificil de se fazer caso siga toda a descrição de cada aspecto. Um dia queria conseguir compilar tantas correspondencias de forma simples e clara. Todos os mapas que ja fiz, incluindo o meu, como curioso, ficaram muito meia boca… Marcelo, pelo A.A. vai ser feito um resumo como vc faz no blog? Fiz o meu mapa pela Hospitalaria para complementar o que fiz sozinho e foi muito bom, mas sinto falta de um resumo das aspectações mais relevantes e tals. As descrições muito detalhadas as vezes nos fazem deixar de perceber o central (não é uma crítica aos mapas da hospitalaria; está mais como uma crítica da minha capacidade de síntese mesmo…). Abraços

  4. Olá DelDebbio!

    Nossa… não creio q a minha ideia foi passada a frente! Acredito que o fato de hj Klint fazer 150 anos ajudou, neh? A analise das posições dos planetas para mim sempre foi meio vago, por conta disto para entender melhor o post, tive q ir pesquisar para entender melhor.

    Comparando a vida de Klint com a posição astrológica é possível notar que Marte e Netuno em Aries demonstra imaginação muito ativa e fértil, o gosto da Utopia, em vez de o mundo da vida real (fantasias, sonhos, visões). Habilidade artística e a natureza mística mostra a busca do saber as verdades espirituais superiores (lembrando q Klint sempre foi muito simbolista, apesar de se destacar com a Art nouveau).

    A relação de Mércurio o Netuno é fortificada com a relação de Vênus e Uranos em gêmeos, demonstra uma ” imaginação correr selvagem”, empolgado, espontâneo e facilmente despertado tanto emocionalmente como sexualmente. Essas relação lembram do caso onde foi acusado de ” Ornamentação e Crime do seu exagero erótico” (Wiki). O mesmo aspecto demonstra q Klint não gostava de se sentir “amarrado”, o q lembra seu problema com seus, se não me engano “prováveis 14 filhos” onde 4 foram reconhecidos.

    O interessante é q Mercúrio e Plutão demonstram uma aptidão para o ocultismo… coisa q vi muito tanto em seus quadros quanto em biografias, mas nenhuma deu com precisão a sua relação direta.

    Enfim, não faço e mal conheço de astrologia… usei o astrowin e comparei seus resultados com os dele, mas gostei do resultado.

    A minha sugestão de pintor é Albrecht Dürer (Nuremberga, 21 de maio de 1471), Pintor Gótico, foco grande na técnica e o mais interessante, muitos documentos auto-biográficos onde se pode comprovar facilmente qualquer aspecto astrológico.

    Obrigada
    Vivi

  5. Frida Kahlo, 6 de julho de 1907, pintora mexicana,
    um mapa de uma mulher, só pra variar um pouquinho!
    Obrigada!

  6. Olá, MDD.

    Sei que esse não é o post mais adequado para esse tipo de comentário, mas se você tiver um tempo dê uma olhada no artigo “Aprenda a se concentrar” da Superinteressante desse mês (julho/2012).
    Há recomendações de exercícios de respiração e ao exercício da vela, como forma de se “aprender” a se concentrar. Eles estão nos mesmos moldes do explicado aqui no site.

    Deve ser coincidência…

    @MDD – certeza que é coincidencia kkkkkkkkk

  7. Salvador Dali, Andy Warhol, Hélio Oiticica, Tarsila do Amaral…São tantos, rsrs (a sugestão da Frida é excelente também)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas