Mapa Astral de Fernando Pessoa

Fernando António Nogueira Pessoa (Lisboa, 13 de Junho de 1888 — Lisboa, 30 de Novembro de 1935), mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta e escritor português.
É considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, e da Literatura Universal, muitas vezes comparado com Luís de Camões. O crítico literário Harold Bloom considerou a sua obra um “legado da língua portuguesa ao mundo”.
Por ter crescido na África do Sul, para onde foi aos sete anos em virtude do casamento de sua mãe, Pessoa aprendeu a ler e escrever na língua inglesa. Das quatro obras que publicou em vida, três são na língua inglesa. Fernando Pessoa dedicou-se também a traduções desse idioma.

Durante uma vida discreta, trabalhou em Jornalismo, em Publicidade, no Comércio, ao mesmo tempo que compunha a sua obra literária. Como poeta, desdobrou-se em diversas personagens conhecidas como heterônimos, objeto da maior parte dos estudos sobre sua vida e sua obra. Centro irradiador da heteronímia, auto-denominou-se um “drama em gente”.
Fernando Pessoa morreu de cirrose hepática aos 47 anos, na cidade onde nasceu. Sua última frase foi escrita em Inglês: “I know not what tomorrow will bring… ” (“Não sei o que o amanhã trará”).

Mapa
O Mapa de Fernando Pessoa não poderia ser diferente: Sol, Vênus, Netuno e Plutão em gêmeos, o signo da comunicação, na casa 8 (casa que lida com magia); Lua em leão, próxima do Meio do Céu; Saturno e Caput Draconis em Leão-Câncer ; Mercúrio em câncer e um pouco de ocultismo (ascendente e Júpiter em escorpião-sagitário, na casa 1 – Rei de Bastões na casa do Autoconhecimento).
Começando pelo básico: Sol em Gêmeos na casa 8, Lua em Leão (em conjunção ao MC), Ascendente em Escorpião, Caput Draconis em Leão-Câncer (Cavaleiro de Bastões). Os dois Planetas mais fortes do Mapa são Plutão em Gêmeos (“Se você for capaz de expressar esta influência coletiva de forma pessoal, terá grande interesse em compreender a natureza da mente e a maneira como as pessoas se comunicam”) e Saturno em Leão-Câncer (a energia do Buscador espiritual, ligada com a responsabilidade de saturno), ambos com 7 Aspectações cada.

Temos, então, uma pessoa com facilidade para comunicação, que domina o uso das palavras e alguém voltado para a busca espiritual de maneira bem séria e dedicada. Sua Verdadeira Vontade estava relacionada com as palavras, em expressar idéias, em se colocar na visão do outro. Tudo isso imerso em uma procura espiritual e profundo conhecimento de como estes mecanismos se manifestam.
Mercúrio em câncer auxilia na imaginação (a mistura do pensamento racional lado-a-lado com a imaginação emotiva canceriana), Marte e Urano em Libra trazem a energia de se colocar no lugar do outro (Marte aborda aspectos de luta/gasto de energia enquanto Urano engloba uma consciência do coletivo – estaria relacionado diretamente com suas dezenas de heterônimos?).

Ter Saturno (Planeta que representa a responsabilidade) reforçando o Caput Draconis nas energias de Buscador Espiritual é um bom indicador que ele desceu ao Planeta para auxiliar as Ordens Iniciáticas que esteve ligado. Engraçado que ele devia ter bastante noção disto, pois fez mais de 1000 mapas Astrais para amigos e conhecidos durante a vida. Para os leigos, ignorantes e céticos, capaz deles o colocarem junto com os “charlatões do amor”, mas para quem conhece a vertente ocultista dele, é muito provável que tenha auxiliado estas pessoas a buscar a Verdadeira Vontade delas, de maneira análoga a que eu faço aqui no Blog com o projeto de Hospitalaria/Mapas. Imagina uma interpretação do seu mapa feita pelo Fernando Pessoa??

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 37

  1. Nossa, hoje com o auxílio de programas de computador até que fica relativamente fácil, mas imagina como era antigamente pra fazer o mapa astral de uma pessoa pra saber precisamente onde determinados planetas se encontravam em suas órbitas!!!! Que trabalho! Que trabalho! Falando em poetas e poesia, existe alguma indicação de que Cruz e Souza foi iniciado em alguma ordem ou possuia algum conhecimento ocultista? Lendo algumas poesias dele a gente tem essa impressão…

  2. Outras pessoas notáveis que nasceram em 13 de Junho:

    – William Butler Yeats (outro poeta com interesse em esoterismo)
    – John Forbes Nash (aquele de Uma Mente Brilhante)
    – José Bonifácio de Andrada e Silva (poeta, maçon, estadista, político, etc)

    1. Tem também o Grigori Perelman que é um matemático de comportamento excêntrico que resolveu um dos sete desafios do milênio.

  3. Para cada dia que está a passar, contemplo cada vez mais esse atinado poeta.
    Não apenas por sua arrebatadora obra poética, mas também por tudo que deixou no auxilio das gerações futuras.
    Espero que no futuro possa aparecer poetas de tão magnificência como Fernando Pessoa. (Eu Realmente gosto de Fernando Pessoa).

  4. Ah! Como eu gostaria que ele lesse meu mapa astral…

    Achei curioso que tanto Fernando Pessoa quanto Guimarães Rosa tem Mercúrio em Câncer.

    Fernando Pessoa, em seus escritos, se via de fato, como alguém capaz de superar Camões e isto é o que está nas entrelinhas de Mensagem. Fernando Pessoa se via como um porta-voz do povo português mas, diferente de seu compatriota antropocêntrico e renanscentista, não procurava cantar um império, digamos, polítco. A pátria que Pessoa cantava era o idioma Português.

    Ao meu ver, essa visão de si mesmo como alguém capaz de levar um país periférico (há de se convir que Portugal é nada além do que um quintal na Europa) para um patamar Universal – E de fato ocorrou – esteja ligado a sua lua Leonina. Eis o herói da Pátria, ou, como em sua própria poesia, O Encoberto, ou D. Sebastião, rei que virou mito que voltaria para reedificar o Império Português.

    James Joyce também tinha Lua Leonina e, como nosso poeta português, se via como um arauto da pátria, retirando-a de seu plugar periférico (Irlanda) para um patamar universal.

    Felizmente, a prepotência leonina de ambos se consumou perfeitamente.

  5. Certeza que todos os heterônimos dele foram feitos para ilustrar mapas astrais fictícios ou de conhecidos.
    E impressionante, como demonstrado no mapa dele, a capacidade de se colocar na visão de um indivíduo que não é ele, não tem relação com ele e fazer poesia como se fosse ele.

    Sabe alguma coisa do baú que ele deixou antes de morrer e deu data determinada para abrirem ?

  6. Álvaro de Campos:
    E o esplendor dos mapas, caminho abstrato para a imaginação concreta,letras e riscos irregulares abrindo para a maravilha.

    O que de sonhos jaz nas encadernações vetustas
    Nas assinaturas complicadas(ou tão simples e esguias)dos velhos livros.

    (Tinta remota e desbotada aqui presente para além da morte,
    (…)
    Ó enigma visival do tempo, o nada vivo em que estamos)

    Pax et Lux.

  7. Interessante mesmo. E eu, sol em gemeos, lua em leão em conjunção com o Meio do Céu, ascendente em escorpião, pego uma rabeira nesse vácuo fabuloso,
    pelo menos sou poeta, pelo menos faço mapas astrais para os amigos rsss

    Gostei muito. Obrigada.

  8. MDD,

    Desculpa a burrice,mas não tenho nada na casa 8…isso diria que eu não tenho nada com a magia?

    @MDD – nao necessariamente.Eu também não tenho nenhum planeta na casa 8 🙂

  9. Imagino, no futuro, um blog fazendo uma leitura do mapa astral do Del Debbio….

    @MDD – Meu mapa é muito obvio em relação ao que eu faço. No meu anivesário eu publico.

      1. Aproveitando…
        Teria como vc me dizer de maneira sucinta (como vc explicou o saturno em leão-cancer do Fernando)
        como seria marte em Cancer/Gemeos?

        Se não quiser/puder, tudo bem. A busca continua. Mas eu acabo encalhando nessas energias mistas.
        Vc já me indicou os livros sobre astrologia e tarot que tem na loja de rpg. Teria alguma(s) outra(s) recomendações? podem ser livros em inglês…

        @MDD – Cancer/Gêmeos trabalha com a energia dos dois signos ao mesmo tempo: os símbolos e as emoções. Está relacionado ao arcano da Rainha de Copas no tarot, a contadora de histórias, o trabalhador das palavras, o fabulista e, nas oitavas baixas… bem… a rainha de Copas da Alice!
        Marte é o Planeta que trabalha a vontade, as lutas, a energia sexual. Basicamente, é uma combinação na qual a pessoa gasta sua vontade em sonhos e fábulas… isso logo de cara tem as duas oitavas… as pessoas que trabalham ativamente para realizar seus sonhos ou as pessoas que gastam energia demais em fantasias.

  10. Me identifico muito com Fernando Pessoa! tanto por suas obras, interesses, e alguns aspectos astrológicos em seu mapa natal. Incrível como ele conseguiu lidar com seus vários “heterônimos”, de forma harmônica e construtiva. Também queria ter meu mapa interpretado por ele!

  11. Tio Marcelo!
    já te mandei um mail com a dúvida… mais não fui respondido (reenviei agora denovo)…
    mas tb me chama a atenção esses comentários sobre a oitava casa… e sagitário-escorpião, uma concentração de planetas nessa casa pode significar o que?
    “mandei um mail, mais especifico pra você ficaria muito grato se pudesse me ajudar com essas dúvidas.”

    @MDD – Significa que aqueles aspectos são extremamente importantes para a Verdadeira Vontade daquela pessoa, oras.

  12. Em homenagem:

    B – Para onde viraste tu?

    A – Não me virei para parte nenhuma.

    B – Viraste-te… Um arrepio pela minha espinha sentiu que te viravas… Percebi logo que o fazias… Viraste-te para o lado donde sempre está chegando Deus…

    A – De que lado é que Deus está sempre chegando?

    B – De todos e de nenhum… Por isso quando te viraste para lá não fizeste movimento nenhum com o corpo…

    A – Como soubeste então que eu me tinha virado?

    B – Deus é que soube; não fui eu.

    Diálogo entre duas personagens sem nome, em “Diálogo no jardim do palácio”, do livro “Teatro do Êxtase” (Ed. Hedra).

  13. MDD, só uma dúvida, já ouvi falar isso em alguns cantos, mas, além de tudo isso, Fernando Pessoa era também médium?

    Dando talvez vazão para os a poesia de seus heterônimos…?

    @MDD – é uma teoria muito válida. Nunca li nada oficial a respeito, mas não é algo a ser descartado.

  14. umn. O planeta com mais aspectações, mais forte do mapa, é aquele cuja a energia representada mais influencia no “software” o individuo?

    ca entre nos, Fernando Pessoa daria um otimo jogador de rpg, não daria?:

  15. Mano Marcelo:

    Existe alguma documentação se o Fernando Pessoa foi algum momento iniciado na Maçonaria em em alguma ordem R+C?

    @MDD – Não se se isso é publico, mas já conversei com membros da Teosofia e Templarismo de Portugal (o grande autor Victor Adrião) e ele me garantiu que o FP fazia parte de algumas ordens invisíveis que, inclusive, estudavam ritualísticas maçônicas e rosacruzes. Daí os historiadores zé ruelas não acharem nenhum documento, apesar de qualquer maçom ou ocultista ver referências óbvias a MUITAS ordens em vários de seus poemas.

    1. a primeira vez que ouvi falar que fernando pessoa era maçom e astrologo foi com a minha professoa de literatura do 2º grau. me lembro dos meus colegas perguntando se ele era satanista e a professoa reparou que não foi uma boa ideia mencionar isso e tentou mudar de assunto.

    2. Caro Marcelo:

      Não há qq documentação (nem tal é de estranhar) sobre a filiação do vate Fernando Pessoa a qualquer Ordem Iniciática. Tudo o que se disser é mera conjectura (ou teoria da conspiração, se me for permitido dizer assim). Mas, de facto, FP era um conhecedor profundo da maçonaria (principalmente do RER), do Martinismo, dos Rosa-Cruz, da Teosofia [fez traduções – ou mesmo escreveu livros (na Clássica Editora, de Lisboa e a mando do grande João Antunes) sob pseudónimo que depois dizia traduzir: uma hipótese conspirativa, mas que é curiosa], conhecia e era dado a experiências mediúnicas, foi um excepcional astrólogo (daí não só a sua relação com Crowley, mas tb todos os seus heterónimos estão formatados em estudos com base no mapa astral) e muito mais. É possível que fizesse parte de algum grupo muito restrito de ocultistas; é possível que nunca o tenha sido. Mesmo qd FP diz ter sido iniciado “por comunicação directa de Mestre a Discípulo nos três graus menores da (aparentemente extinta) Ordem Templária de Portugal”, a argumentação sobre a sua posição iniciática, por vir do próprio FP, é de grande complexidade. Por fim, o sr. Vitor Adrião não será decerto Templário, pq aliás ninguém saberá o que isso Hoje representa tal os grupos em presença. VAdrião é um estudioso de vários fenomenos esótericos e deve-se ter todas as cautelas com os seus devaneios literários. À parte isso, por vezes, dá-nos algumas pistas. Tão só. PS: desculpe ser longa a minha participação. Abraço deste seu leitor.

      @MDD – O problema maior é que, em 1900 não tinha internet nem se poderia pegar os rituais e metodologias na web… Não é como hoje que qualquer goteira pode pegar os rituais na internet e fingir que é maçom, rosacruz, etc… para se conhecer tudo isso que ele conheceu naquela época, não bastava “estar perto” ou “pegar um livro” porque simplesmente não havia esta possibilidade. O fato de não haver documentos não quer dizer muito, porque sendo ordens secretas (no sentido de se manterem secretas), é razoavel supor que não existissem mesmo documentação (eu mesmo, em 2010, faço parte de organizações que não possuem nenhum documento ou papel dizendo que eu faça parte… e ai?). Mas conjecturas ou nao, fato também é que as colocações que ele introduz nos textos estão corretas e definitivamente não são “chutes” dados por um leigo. Some-se a isso o conhecimento da Astrologia Hermética (que TAMBÉM só foi popularizado pelos esquisotéricos depois da década de 1960) e seu círculo de amigos e a teoria adquire bastante consistência de que ele deve ter tido uma vida dupla (ou tripla, ou quádrupla, ou multidimensional…).

      1. … só mais uma nota: há uma copiosa bibliografia sobre esta temática pessoana – refiro a sua “condição de iniciação” – em Portugal. É extensa e séria.

  16. Engraçado,eu podia ter certeza de que esse post era mais antigo e que eu o vi há pouco tempo atrás,é como um deja vú só que mais avançado,estranho.

    @MDD – Já havia publicado, só mudei a data de postagem, pra pegar carona no google… provavelmente farei mais vezes com pessoas ultra-famosas kkk

  17. Olá Marcelo! Você já fez o Mapa Astral do Renato Russo? Já que a Legião Urbana está em alta fica aí o pedido. Uma abraço e meus votos de Paz profunda a todos do blog.

  18. DD, nesse momento ta passando uma matéria chamada ”Especial Mentiras” no CQC e o assunto é sobre astrologia, as entrevistas foram ridículas e tendenciosas.

    Se fosse possível você poderia fazer um post crítico sobre as ”lacunas” da matéria.

    @MDD – Vê se eu tenho cara de quem assiste CQC… já escrevi um post que diferencia Astrologia de Horóscopo de jornal.

  19. Bom dia.

    Sugiro ao MDD fazer o mapa de outro grande escritor e grande brasileiro: Machado de Assis. Ele nasceu no Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839.

    Valeu!

  20. Fernando Pessoa também traduzia obras teosóficas. A tradução de “Introdução ao Ioga”, da Anne Besant, é dele.

  21. tambem tenho asc. escorpião conjunto com plutão na casa 1; e marte na casa 8. isso seria suficiente para me fazer um mago ou coisa do tipo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas