Alan Moore é um Mago inglês mais conhecido pelo seu trabalho como roteirista de quadrinhos, ganhador de mais prêmios que você pode imaginar e considerado o maior escritor de HQs da história, com obras primas como Watchmen, V, From Hell e Promethea (minha favorita) no currículo.
Fizemos um Post especial contando algumas curiosidades da Biografia de Alan Moore.
Sua infância e adolescência foram conturbadas, devido à influência da pobreza do seu meio social e da família. Quando jovem, foi expulso de uma escola conservadora e tal motivo fazia com que outras escolas que Moore quisesse estudar não o aceitassem. Com 18 anos, estava desempregado e sem nenhuma formação profissional.
Começou, porém, a trabalhar na revista Embryo, um projeto elaborado junto com amigos. O seu convívio na área fez com que se envolvesse com o Laboratório de Artes de Northampton. Lá, conheceu Phyllis, com quem se casaria em 1974. Teve duas filhas com ela: Leah e Amber.
Alan trabalhou para revista britânica Warrior. Nela começou a escrever duas importantes séries em quadrinhos. V de Vingança, um conto sobre a luta pela dignidade e liberdade numa Inglaterra dominada pelo fascismo, e Marvelman, conhecido nos Estados Unidos como Miracleman. Ambas as séries conferiram a Moore o título de melhor escritor de quadrinhos em 1982 e 1983 pela British Eagle Awards.
Para a DC Comics escreveu as histórias de conteúdo ecológico do Monstro do Pântano, ficando conhecido no mercado americano. Nessa sequência de histórias introduziu o personagem John Constantine, que posteriormente teria sua própria revista, Hellblazer.
Mapa Astral
O Mapa de Moore possui Sol, Mercúrio, Vênus e Saturno em Escorpião; Ascendente, Marte e Netuno em Libra; Lua em Áries; Júpiter em Gêmeos e Caput Draconis em Capricórnio-Aquário (Cavaleiro de Espadas). Seu planeta mais forte é o Sol, com nada menos que 8 Aspectações. Isso significa que praticamente todos os planetas do Mapa de Moore estão conectados de alguma maneira com esta energia escorpiana, que faz com que ele se aprofunde em praticamente qualquer coisa que fizer (vide as pesquisas feitas em Hqs como From Hell, Top Ten, Voz do Fogo ou Promethea). Moore não se contenta em escrever sobre alguma coisa, ele precisa investigá-la até o último limite do conhecimento possível. Um cético no verdadeiro significado desta palavra.
O Mapa indica uma pessoa capaz de não apenas entender as pessoas ao seu redor, mas que possui uma capacidade enorme de se aprofundar em qualquer tema que pesquisar. Graças aos deuses que ele foi expulso da escola e decidiu se dedicar a histórias em quadrinhos!
Júpiter em Gêmeos denota uma enorme facilidade com códigos, símbolos e imagens, trabalhadas em conjunto com Mercúrio em Escorpião (uma mente racional, cética e profunda) e Marte em Libra (talento para observar todos os lados de um problema antes de agir), canalizando uma combinação sensacional para escritores ou pesquisadores, embora também pudesse ser um excelente psiquiatra se esta tivesse sido a sua Verdadeira Vontade.
Como ocultista, podemos concordar que Moore está plenamente realizando sua Grande Obra, o que no Mapa está indicado pelo Caput Draconis em Capricórnio-Aquário (Cavaleiro de Espadas, aquele que conhece todas as regras e é capaz de quebrá-las; um hacker da realidade).
Respostas de 20
Opa. Por esse eu esperei muito tempo. O cara é meu ídolo. Me inspira mais do que qualquer pessoa.
A todos nós meu caro!!!
Um raio acabou de me atingir…
Vc fica enviando essas mensagens escondidas e pensa q eu não percebo. Ou finge q não é comigo. hehe.
Minha responsabilidade acabou de se redobrar com essa interpretação de Mapa.
Alan Moore, meu caro… meu irmão. Vc é fonte de inspiração pra mim. Que continue com esse ótimo trabalho!
Marcelo, obrigado pela mensagem. Ou eu deveria agradecer ao meu SAG? Sim, obrigado, SAG.
Feliz aniversário para o barbudão!
Parabéns, Cavalheiro extraordinário!!
o que é e onde fica a caput-draconis?
Caput draconis é a cabeça do dragão (tradução do latim), ou o Nodo norte da Lua, e está embaixo no mapa do Alan Moore, na casa 4. =)
A quantidade de níveis diversos de informação que ele consegue transmitir ao mesmo tempo em Promethea (tb com a ajuda do desenhista, claro) é espetacular, ou melhor, é genial 🙂
Nunca fui de ler HQ, sempre gostei de ler, mas esse gênero nunca me despertou interesse. Após ler o post sobre as referências ocultistas em Promethea resolvi ler e acabei desenvolvendo um novo gosto, estou acabando Promethea e já tenho Watchmen, V for Vendetta e Lost Girls na fila!
MDD: “o que no Mapa está indicado pelo Caput Draconis em Capricórnio-Aquário (Cavaleiro de Espadas, aquele que conhece todas as regras e é capaz de quebrá-las; um hacker da realidade).”
Mas se o Caput Draconis está na casa 4 essa energia não deveria se manisfestar na sua família?
@MDD – associar a Casa 4 à Família é uma simplificação grosseira. A Casa 4 está correlacionada a tomar conta e conduzir emocionalmente outros. Pode variar desde a família (o mais óbvio e comum) mas passando por colecionadores (tomam conta de seus objetos como as mães tomam conta dos filhos), de artistas (tomam conta da sua audiência como mães tomam conta dos filhos), pessoas que cuidam de asilos ou creches; maestros e compositores; e até mesmo nas oitavas mais baixas de todas, de Serial killers (tomam conta do emocional de suas vítimas e as deixam à sua mercê).
Posso também associar às minhas fundações/bases emocionais? Emoções inconscientes?
E nas oitavas mais altas,pode-se associar a quem cuida de povos inteiros,como o Dalai LamaTenzin Gyatso
MDD, não sei se você já fez, mas seria interessante fazer o mapa do Jean-François Champollion, decifrador da Pedra de Roseta e, de certa forma, fundador da egiptologia. Datas de nascimento e morte: Figeac, 23 de Dezembro de 1790 — Paris, 4 de Março de 1832.
DD, todo esse cenário de protestos e manifestações populares lembra um pouco do que é dito tanto por Alan Moore quanto Grant Morrison sobre desenvolvimento de novas perspectivas ou conquista de uma nova consciência. Você acredita que é realmente um sinal ou será que tudo não terá sustentação e acabaremos atingindo o extremo oposto, com opressão e regressão humanas?
Maravilha, maravilha…right on time to re-watch “The Mindscape…”, thanks man!
MDD, te mandei um email sobre algumas dúvidas a respeito de umas gamas energéticas mistas do meu mapa astral. Espero que possa me dar uma luz. Se não puder, tudo bem. A busca continua.
Abraços, tio.
MDD: “Mercúrio em Escorpião (uma mente racional, cética e profunda)”
Escorpião é de água, portanto lida com emoções, por que você o coloca aqui como racional???
@MDD – Mercúrio é o racional, não Escorpião. Escorpião é responsável pela parte racional ser profunda e cética.
Caracas! Tenho Mercúrio em Escorpião e Marte em Libra, ambos na casa 12. Será que é por isso que aprendo com mais facilidade assuntos ocultos do que os racionais (nunca fui muito boa em cálculos..)? Aliás, não me supreendo em ver pessoas que tenham problemas com o que é imposto pela sociedade ter planetas pessoais em Escorpião.
Pra mim foi um baque ler o mapa do Alan Moore. Já ouvi MUITO falar dele, mas nunca li nenhuma das histórias dele, só os filmes baseados nas obras dele (e adorei). Não sei das “coincidências” da vida. Assim como ele, tb tenho Sol em Escorpião, Mercúrio em Escorpião, Vênus em Escorpião e Marte em Libra. Diferente dele, tenho a lua em peixes. Também gosto (muito) de escrever. O baque maior foi ler ” Mercúrio em Escorpião (uma mente racional, cética e profunda) e Marte em Libra (talento para observar todos os lados de um problema antes de agir), canalizando uma combinação sensacional para escritores ou pesquisadores, embora também pudesse ser um excelente psiquiatra se esta tivesse sido a sua Verdadeira Vontade.” Não sei se eu deveria dizer isso, mas analisando isso tudo me deu até uma vontade de chorar, pois no momento eu estou em um debate interno gigantesco sobre tentar Medicina (algo que eu nunca assumi pra mim que eu queria de verdade) ou não.
Mas em relação ao Moore, acho que se ele tivesse terminado os estudos neste colégio, talvez tivesse se tornado um psiquiatra tb (rs).
Oi Marcelo.
O que você acha da posição política do Alan Moore? De seus comentários quanto aos momentos em que viveu na Inglaterra e produziu algumas história com teor crítico (como V de Vingança, por ex.)?
Abraço
@MDD – Alan Moore é anarquista, no sentido de abominar qualquer tipo de governo, seja ele de direita ou esquerda. Muito provavelmente se morasse aqui seria um “ele não” mas sequer se daria ao trabalho de ir votar a favor ou contra.