Adam Smith (provavelmente Kirkcaldy, Fife, 5 de junho de 1723 — Edimburgo, 17 de Julho de 1790) foi um economista e filósofo escocês. Teve como cenário para a sua vida o atribulado século XVIII.
É o pai da economia moderna, e é considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico. Autor de “Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações”, a sua obra mais conhecida, e que continua sendo usada como referência para gerações de economistas, na qual procurou demonstrar que a riqueza das nações resultava da atuação de indivíduos que, movidos apenas pelo seu próprio interesse (self-interest), promoviam o crescimento econômico e a inovação tecnológica.
Adam Smith ilustrou bem seu pensamento ao afirmar “não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu “auto-interesse”.
Assim acreditava que a iniciativa privada deveria agir livremente, com pouca ou nenhuma intervenção governamental. A competição livre entre os diversos fornecedores levaria não só à queda do preço das mercadorias, mas também a constantes inovações tecnológicas, no afã de baratear o custo de produção e vencer os competidores.
Mapa Astral
O Mapa de Adam Smith possui Sol em Gêmeos; Ascendente em Libra; Lua em Câncer; Mercúrio em Câncer-Gêmeos (Rainha de Taças); Vênus em Touro; Marte em Áries; Júpiter em Capricórnio-Sagitário (Rainha de Ouros) e Saturno em Sagitário-capricórnio (Rainha de Ouros) e Caput Draconis em Gêmeos, em conjunção com o Sol.
Os Planetas mais fortes do Mapa de Adam Smith são Júpiter e Saturno, com 5 Aspectações fortes cada, o que faz do mapa dele algo ainda mais interessante: Júpiter é o regente de Sagitário. Isso significa que as energias desse Planeta e Signo são praticamente harmônicas; o Mesmo vale para Saturno e Capricórnio. Saturno e Júpiter em Conjunção dentro da energia de Sagitário-Capricórnio onde cada planeta está no signo adjacente significa que há uma integração tão gigantesca dessas energia como se fosse uma única, na Rainha de Ouros (que é a energia que lida com a relação de patrões-empregados!).
Some-se a isso a capacidade de negociações de seu Ascendente em Libra e a facilidade de comunicação geminiana tanto em seu Sol quanto em seu Caput Draconis.
Outra curiosidade (e facilitador absurdo no entendimento destas energias) de seu mapa é o fato de ter Plutão (em Virgem), Júpiter (em Capricórnio) e Netuno (em touro) formando um triângulo de Aspectações (duplo-Trígono) em energias de Terra, administrativas e concretizadoras.
Sem dúvida, Adam Smith estava trabalhando firme dentro da sua Verdadeira Vontade.
Respostas de 11
Salve, MDD! Falando em Adam Smith + Mapa Astral, o que acha de um negócio que nasce sob esse céu?:
Asc em Libra; Sol em Touro; Lua em Capricórnio; Mercurio Touro (quase Aries);Venus em Gemeos; Marte em Virgem; Jupter em Touro; Saturno em Libra; Urano em Aries; Netuno em Peixes; Plutão em Capricornio; Nodo em Sagitário; Lilith em Touro: Roda da Fortuna em Gemeos
Sol conjunção Jupter; Sol conjunção Lilith
Lua trígono Marte; Lua quadratura Urano; Lua conjunção Plutão; Lua trígono Lilith; Lua quadratura Ascendente; Lua oposição Meio do Céu
Mercurio trígono Marte; Mercurio oposição Saturno; Mercúrio sextil Netuno
Venus trígono Saturno
Marte oposição Netuno; Marte trígono Plutão; Marte quadratura Nodo; Marte sextil MeioCéu; Marte quadratura Rodada da Fortuna
Para o bem ou para o mal, as interpretações da obra de Smith formataram o mundo de hoje e as relaçoes de reproduçao material da humanidade desde o século XIX.
Na verdade, o maior aspecto da obra de Smith é a Teoria do Valor-Trabalho. Em resumo, o valor de determinada mercadoria (não o valor monetário, mas o valor como conceito mais abstrato mesmo) é medida pela quantidade de TRABALHO HUMANO CONCRETO incorporado na mesma. Olha o elemento terra, tão forte no mapa de Smith, aí.
Interessante que, de fato, Smith teorizou e ensina até hoje (jupiter e sagitário em sagitário-capricornio, creio eu) sobre a natureza das relações economicas. Muito interessante como a obra dele continua tendo força, mesmo depois de tanto tempo. Somente a obra de um homem que realmente parece ter seguido sua Verdadeira Vontade tem esse poder…
Podia rolar um mapa do Dr. Neil deGrasse Tyson, o novo Carl Sagan!
Cara, recebi seu mapa astral, li umas 10 vezes, mas ainda não consigo encontrar minha Verdadeira Vontade. To deveras perdido profissionalmente esperando algum sinal, guia, o que seja. “Conhece-te a ti mesmo” é algo que eu sei, mas não consigo viver. O que eu faço? Vou pra algum Centro conversar com entidade?
Será que rola esse ano o mapa do Michel Foucault? data de nascimento15 de Outubro 1926.
Marcelo, tem uma interpretação do mapa do C. G. Jung aqui no TdC?
Olá, MDD!
Gostaria de pedir o Mapa astrológico de John Locke. Ele foi o pai do Liberalismo, ideologia política que deu origem à Revolução Francesa e nos colocou na Idade Contemporânea. Graças a ele, o regime político conhecido como Democracia Liberal derrotou aberrações totalitárias como o Nazismo e o Comunismo. Se o Sr. decidir fazer o Mapa, pode deixar explicito se ele foi Maçom ou não, por favor? Obrigado!
poderia rolar uma sinastria entre tesla (10 de julho) e thomas edson mês que vem, para todos verem como funciona.
E qual influencia teve o mercúrio em rainha das taças? Entender a mente das pessoas (emoções + símbolos) somado a bastante criatividade?
Não sei se Smith poderia ter imaginado o que a propaganda em massa faria com esse seu sistema. A Teoria do Valor-Trabalho (conforme descrita no comentário anterior do yissai) acaba se subvertendo se temos propagandas em todos os cantos nos dizendo o que vale mais e o que vale menos, as vezes sem nenhuma relação muito clara, ou direta, com o trabalho envolvido.
Abs
raph
Amigo Raph, acontece que a teoria do valor que fundamenta toda a ação do mainstream econômico atualmente não é a do valor-trabalho, é a do valor-utilidade. O que confere valor à determinada mercadoria é o nível de satisfação que ela proporciona ao individuo. Um bem só tem valor se ele é útil a alguém. (mais uma vez, valor não é o preço monetário…o valor monetário, ou o preço, é uma representação grosseira do real Valor e é determinado pelas forças de oferta e demanda)
A concepção de que é o trabalho que gera valor e, portanto, riqueza em uma economia foi e é ideologicamente muito perigosa para as elites. Se considerarmos as sociedades já divididas em classes sociais, dizer que o trabalho gera valor é dizer que a única classe que gera riqueza é a dos trabalhadores. Por isso foi muito bem vinda a teoria de que é uma noção subjetiva (a percepção de utilidade) que confere valor à determinada mercadoria.
Não é a toa que Marx é o maior teórico do valor-trabalho. Por isso que, a respeito da teoria do valor, os marxistas estão muito mais proximos da obra de Smith do que os neoliberais.