Manifestações Rosa Cruz

Recebi este texto do Frater M+R e estou postando para conhecimento de vocês.

Sou leitor assíduo da coluna do Marcelo e tenho visto nos comentários perguntas referente às varias manifestações Rosa Cruz existentes e duvidas sobre elas resolvi então fazer este artigo com o objetivo de esclarecer um pouco aos leitores.
Rosa Cruz é antes de, mas nada uma filosofia uma forma de ver o mundo onde a cruz representa o homem e a rosa significa o desabrochar do conhecimento. Daí todas as manifestações existentes atualmente valorizarem enormemente os estudos. Para evoluir dentro das instituições é preciso estudar. Estudo é a palavra chave nas organizações rosa Cruz. A origem da filosofia Rosa Cruz nos remete ao sermão da montanha e aos ensinamentos de Jesus, priorizando o amor ao próximo e o bem comum.
Fala-se que Da Vinci, Benjamim Franklin, George Washington Sir Francis Bacon Isaac Newton, Thomas Jefferson, Paracelso e outros proeminente pensadores foram membros de organizações Rosa Cruz. Isso provavelmente foi verdade, mas como na ocasião a igreja ainda tinha o poder e o controle sobre corações e mentes, essas organizações eram secretas, diferente de hoje onde são discretas. Uma das características do Rosa Cruz é o livre pensar, diferente dos evangélicos, por exemplo, que passam com o tempo a pensar por meio de seus pastores.
A filosofia Rosa Cruz se torna publica a partir da divulgação do manifesto Fama Fraternalis, de 1614. o do livro as bodas alquímicas de Christian Rosenkreutz um personagem mítico cuja existência nunca foi provada.
As manifestações Rosa Cruz na época moderna começam com H. Spencer Lewis, Max Heindel, e o Dr. Arnold Krumm-Heller Todos contemporâneos e com forte influencia dos ensinamentos de Eliphas Levi e Papus Sendo que o Dr. Arnold Krumm-Heller e H. Spencer Lewis foram efetivamente discípulo de Papus. Juntos estes senhores foram membros de varias ordens iniciaticas da época tendo participado inclusive da O.T.O.
A primeira Instituição criada foi a Fraternidade Rosa Cruz, por Max Heindel em 1911. Max Heindel escreveu vários livros sendo o mas importante deles o Conceito Rosa Cruz de Cosmos, base de todo conhecimento da Fraternidade Rosa Cruz. Sob o ponto de vista de explicação da doutrina é tão importante quanto o Livro dos Espíritos de Kardec.
A segunda instituição criada foi a AMORC por H. Spencer Lewis em 1915. Em seus templos existe forte influencia egípcia, tanto na arquitetura quanto na ritualística, pois segundo eles a base de todo conhecimento Rosa Cruz teria se originado no Egito com o Imperador Akenaton.
A terceira instituição criada foi a FRA – Fraternidade Rosa cruz Antiga pelo Dr.Arnold Krumm-Heller, que o Brasil começa a funcionar em 1933.
Por ultimo em 1945 foi criada a Rosa Cruz Áurea ou Lectorium Rosicrucianum ou Escola Internacional da Rosacruz. Áurea. Éla nasceu em Haarlem, na Holanda, onde tem sua sede central, criada pelos irmãos Zwier Willem Leene e Jan Leene que eram antigos membros da divisão holandesa da Fraternidade Rosa Cruz de Max Heindel.
Estas instituições tem mais semelhanças do que diferenças, não sendo difícil encontrar pessoas que são membros de mais de uma.
Muda a nomenclatura usada, muitas vezes por conta de traduções mal feitas, mudam os enfoques mas a essência é a mesma. Max Heindel era engenheiro e seus textos demonstram isso pela forma concisa e direta como escrevia, alem de ser um grande astrólogo. O Dr. Arnoud Krumm-Heller era medico tendo sido um dos primeiros médicos a escrever sobre biorritmo. Seus textos mostram a preocupação com a saúde do rosa cruz. Como o Dr. Arnoud Krumm-Heller, tinha dupla nacionalidade alemã e mexicana, estudou sobre as civilizações pré- colombianas nas Américas tendo se iniciado com o nome de Hiuracocha. H. Spencer Lewis como americano, tinha uma visão mercantilista, o que escandalizava a Max Heindel, mas isso possibilitou o enorme crescimento da AMORC. A Fraternidade Rosa Cruz, de Max Heindel enfatiza em seus cursos o estudo do livro Conceito Rosa Cruz de Cosmo, o que ajuda muito a compreensão do mundo em que vivemos. A FRA é a única com um viés religioso mantendo em funcionamento alem da parte iniciatica a Igreja Gnóstica, com missas todos os domingos as 9:00, fazendo as vezes casamentos e batizados de seus próprios membros de membros da maçonaria e daqueles que os procuram. Mudam também os graus. Na AMORC são 12, na FRA apenas 3 na Fraternidade Rosa Cruz de Max Heindel inexistem, na Rosa Cruz áurea são 7.
O que importa é que todas essas instituições propagam a filosofia rosa cruz, se reconhecem se respeitam, e tem idéias muito parecidas Tendo como dito anteriormente pessoas membros de mas de uma delas. Portanto se você quer se iniciar nos caminhos do autoconhecimento procure uma delas, e boa sorte.
M+R
Membro FRA
http://www.fra.org.br

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 70

  1. Muito bom o texto. Sempre tive interesse pela Rosa Cruz e seus ensinamentos, porém aqui em Colatina/ES não tem =/.
    @MDD – Na AMORC você pode estudar as monografias na sua casa, pelo correio. Não é tão efetivo quanto frequentar um capítulo, claro, mas ajuda bastante nos estudos.

  2. tenho grande admiração pela rosa cruz! Sempre estudo a respeito.Pretendo engressar nela um dia.

  3. Obrigado, por essa explicação esclarecedora.
    Eu me afiliei a AMORC agora em agosto e confesso que conheci o TdC procurando informações sobre Rosacruz.
    Tornei-me leitor e gosto dos assuntos abordados.
    Sei que tenho que trilhar um longo caminho , mas não me falta vontade e enrgia para ter o conhecimento.
    obrigado.

  4. Muito importante frisar que o Dr Jorge Adoum, o Mago Jefa, autor de Adonai, foi instrutor da FRA.

  5. Excelente texto, muito explicativo sendo que eu que cheguei a ingressar na Amorc e depois visitei a FRA (após do encontro com o Del Debbio) estava em dúvida nessas diferenças/semelhanças.

  6. Texto interessante, eu mesmo pensei que na filosofia rosacruz só tinha a AMORC, não sabia que tinham tantas delas apesar da filosofia ser a mesma.
    Alguém pode me informar onde eu consigo mais informações sobre a Rosacruz e como posso me afiliar a uma (ou mais) dessas ordens?

  7. Eu já faço parte da AMORC a 1 ano e recomendo. É realmente uma ajuda incrível no caminho do auto – conhecimento e conhecimento do mundo.

  8. A filosofia rosa cruz tem semelhanças com a da sociedade teosofica?
    Sobre o livro “Conceito Rosacruz do Cosmos”,
    É um livro de dificil emtendimento pra quem esta começando a desvendar a filosofia ocultista?é recomendado ler primeiro os tres do KARDEC , ou pode começar por esse mesmo?
    Aqui na minha cidade , Rio claro interor de Sp, ha um Pronaos.
    As reunioes são as quartas as 20:00 horas.
    Gostaria de saber se, não sendo filiado da amorc , teria problema em aparecer por lá.
    HA tmb um “centro de irradiação mental TWATTAS Eliphas Levi”.
    Numca houvi falar dessa associação esoterica , e nem achei informações na net.
    VC recomenda??
    vlw o/

  9. Estive numa loja Rosa Cruz (AMORC) há algum tempo. Conversei com alguns membros e peguei alguma publicações abertas. O que senti (experiência pessoal, sem querer rotular) foi uma inflência cristâ até demasiada, e um conservadorismo ( que me incomodou bastante na hora) tentando ditar o certo e errado. Eles não gostavam nem um pouquinho de Crowley por exemplo. Chamaram-no de excêntrico e envolvido com energias negativas. Não sei por que disseram isso
    Depois desse contato me desencantei com a ordem. Preferi conhecer outras (mais envovidas com o ramo Thelemico) como O.T.O. , A.’.A.’. e o CIH (declaradamente surgida após dissidências da AMORC).
    Quando ficou sabendo da minha visita à AMORC, um membro da ROsa Cruz Áurea me disse que ela era do mal. Não sei o por quê.. nãome explicou..
    Entretanto essas experiências não fecharam totalmente meu olhos para a filosofia Rosa Cruz que é bem interessante. Espero que no futuro qualquer mal entendido possa ser esclarecido.
    Abraços

  10. Sou Rosacruz por intermédio do Tio, que me fez conhecer através do Sedentario. Recomendo o caminho da Senda à todos que desejam o auto conhecimento!
    Paz Profunda à todos…

  11. Muito interessante.
    Eu tenho curiosidade em saber mais sobre as histórias das organizações seculares mas dificilmente vou atrás disso.
    O que eu gostaria de compartilhar é que… muito do que foi escrito na história humana ajuda ao individuo encontrar o bom caminho… mas muito do que ainda vai ser escrito pela futura história humana também vai ajudar…
    Não se desespere em querer participar de um grupo fechado/secreto/seletivo (ou não) achando que assim terá o acesso livre… o acesso sempre vai depender de você!
    Cada indivíduo tem em sí o caminho… independente das tochas que o ajudam a dar as passadas!
    Valeo!

  12. “O que importa é que todas essas instituições propagam a filosofia rosa cruz, se reconhecem se respeitam, e tem idéias muito parecidas Tendo como dito anteriormente pessoas membros de mas de uma delas. Portanto se você quer se iniciar nos caminhos do autoconhecimento procure uma delas, e boa sorte.”
    Falou e disse! Rsrs. Me sinto feliz de ver que a filosofia Rosa-Cruz está se propagando cada vez mais. (via rádio/ativado) É um pequeno passo para nós, mas um grande passo para humanidade! (via rádio/desligado) Sou membro da AMORC há pouco tempo, mas estou gostando muito e estou muito satisfeito com o que tenho aprendido.
    Abraços a todos! 😀

    Um blog de que faço parte. Com destaque para os dois posts mais novos: uma singular explanação do meu amigo Luiz Felipe sobre a música “Ide a Mim Dadá” de Raul Seixas… E um poema escrito por este que vos fala, intitulado “Minha Religião”! Rsrs.
    http://lobosdaestepe.blogspot.com/
    See you later!

  13. DD tem uma AMORC aqui não muito longe de casa, não me filiei ainda porque estou só estudando e não tem como pagar as taxas agora, mas tem como ir la conhecer ou participar de algo?

  14. DD, procurei no site da FRA e não encontrei nenhum capítulo aqui em Salvador – BA.
    Você tem conhecimento de algum lugar sério aqui em Salvador?
    Obrigado!

  15. Conheci a AMORC tb por aqui 🙂 e to querendo muito me filiar, to só esperando estar com o bolso folgado rsrs. Adorei o texto ^^

  16. @Picard
    Em todas as doutrinas eu sinto um pouco de vontade de querer ser a mais certa, a melhor, a mais antiga, mais pura, etc.
    É natural que isso ocorra porque as pessoas se esforçam pra fazer o seu melhor e tendem a transmitir com paixão o que gostam e o caminho que seguem, querendo auxiliar as pessoas.
    No espiritismo muitas vezes se fala mal da umbanda, os evangélicos falam mal dos católicos, as ordens discretas falam mal umas das outras e de outras religiões. Não com maldade necessariamente, mas sim porque acreditam estar ajudando os outros dando informações “valiosas” para que não “percam tempo”. O fato de querer rotular de certa ou errada já é errado, na minha opinião, mas é difícil de correr disso, até neste comentário eu estou dizendo que alguma coisa é errada. Se nada falar e se omitir sobre dar comentários acerca de outros pensamentos as pessoas se sentem perdidas (o que tem de gente aqui pedindo opinião do MDD sobre as ordens, religiões, livros, sites, etc num tá no Gibi). É bem complicado.
    Cabe a nós entender que isso é normal e que são humano (oras bolas) e erram (olha eu dizendo que os outros erram). A busca é interior mesmo, religiões, doutrinas, ordens são muletas e devem ser tratadas como tal (olha eu classificando de maneira ruim as coisas) ou seja, são ajudas a despertar o amor e a bondade em nosso caminho (agora doutrinando achando que o amor e bondade é o auge da vida – e é mesmo!).
    Relevar este tipo de considerações é necessário para que possamos utilizar das muletas e quem saber fingir que andamos enquanto estamos ainda em fase de engatinhar se formos por nós mesmos. Também fico as vezes chateado com coisas que escuto, mas fazer o que, é só tentar perceber se a “muleta” tá te fazendo caminhar ou se é só mais um peso no seu engatinhar… e isso só seu coração diz. O caminho é traçado por nós mesmo. Tudo que eu queria era ver Jesus, ou melhor Deus, aqui na minha frente e dizer o que devo fazer agora (e olha que eu estou precisando)… mas num aparece… não tão evidente… pode até ser que pela intuição ele apareça. As vezes uns oráculos ajudam, mas nunca tão diretamente como poderia ser se fosse Deus in persona.
    Egos e mais egos entram em conflitos toda hora em todos os lugares, o que devemos procurar é saber se mesmo ante estes conflitos dos egos do outros estamos indo pra frente (e é difícil isso). Estou mandando este comentário porque quanto mais eu procuro informações históricas sobre ordens e tals, vejo brigas e dissidências em quase todas (senão em todas) e cada qual se achando certa, melhor, mais legítima, mais antiga.
    No final vai ver que estão todas certas, até porque nem todos são iguais e precisam escutar as mesmas coisas e vai ver que separam-se pra poder falar pra outras pessoas que deviam escutar (as vezes a mesma mensagem – de amor e bondade) mas de outra maneira.
    Minha opinião… Não liguem muito pra isso, se puderem preguem a paz e tolerância nas ordens e religiões de que façam parte, mas, o principal, perguntem aos seus corações se elas tem te ajudado ou não, se você tem evoluído ou não, se é para o caminho do amor e da bondade que você está caminhando ou não (se é que você acha que este é o caminho, como eu acho).
    Tenho conseguido ver a mesma mensagem de amor em todas os lugares, religiões, ordens e etc. Alias até no mal eu consigo ver o amor em níveis mais baixo de entendimento. Afinal as vezes a gente acha que tá fazendo o bem e faz mal à alguém. Nunca agradamos a todos. É difícil atingir o bem absoluto a tudo e a todos, mas esta deve ser a busca.
    Me alonguei demais, mas achei legal deixar registrado este pensamento. Abraços a todos os Irmãos (Frates) e Irmãs (Sorores) Teóricos das Consipiração filiados a ordens, religiões ou não.

  17. AD&D eu visitei a amorc através de um amigo, e deixei meu email para poder receber a agenda com as datas para eventos para membros e não menbros.

  18. Muito esclarecedor, e falando em monografias pelo correio, se uma pessoa quiser participar e não tiver uma loja na cidade, apenas vai poder ficar com os estudos em casa então? Imagino que eles tem loja, ritual e iniciação, certo?
    @MDD – Isso.

  19. @B…
    Boa!
    Bacana o post, compartilho -em boa parte- da tua!
    E acho que o velho ditado…
    ‘Quem tem cabeça de porco, vê porcaria em tudo’
    Se aplica de forma positiva também… que é o seu caso…
    ‘Quem tem amor no coração, sente o amor em todas as coisas’

  20. O texto é bom e conciso, mas acredito q poderia ter falado q devido a importância e abrangência da filosofia RC ela está presente em várias ordens que não carregam o título de RC.
    Luz e paz

  21. Não sei se isso é de todos os movimentos da Rosacruz, mas em relação à Rosacruz Áurea, o simbolismo da rosa não é exatamente o conhecimento que se pode adquirir através de estudos, mas sim o conhecimento interior que está latente no coração do homem, dado que cada ser humano possui uma centelha divina que já possui em si todo o necessário para o despertar da consciência.
    A rosa em botão é essa centelha divina, esse resquício do divino dormente e latente que deve ser despertado, desabrochado e manifestado. A rosa aberta, desabrochada, é a nova consciência, nova alma, que surge depois desse despertar.

  22. B…
    Muito interessante seu comentário. Pena que o Ser Humano está tão ávido pelo materialismo e imediatismo que esquecemos de procurar nosso EU SUPERIOR. E mesmo quando o procuramos, caímos no erro de julgar X ou Y religião/ordem/crença etc. O que acredito é que está tão intrínseco em nós o “Julgar” que mesmo inconscientemente acabamos por fazê-lo. Mas caminhos que nos levem ao auto conhecimento não nos faltam, basta engatinharmos na busca deles, escutando com sabedoria o que sentimos em nossos corações.
    Abraços

  23. Fiz minha afiliação RC e estou bastante satisfeito com o processo interno que começou a ocorrer. É claro que toda sistematização do conhecimento de certa forma congela o processo de desenvolvimento pessoal, mas nada impede de continuar em seu próprio ritmo os experimento mais tradicionais.
    De qualquer modo preciso agradecer ao TDC por me esclarecer dezenas de dúvidas ( e por criar centenas de outras ).
    Não saberia como agradecer.
    p.p.

  24. Marcelo,
    o que voce sabe sobre o racha existente entre a AMORC e o sr. Gary stwart? Se o legado do Spencer Lewis ficou com o Gary, podemos considerar a AMORC como autêntica Rosacruz? Porque as modificações feitas pelo atual Imperator deixou a Ordem mais social e cultural do que mistico filosófico. Os ensinamentos da AMORC são cópias para um grupo que só pensa em dinheiro e poder?
    Gostaria do seu comentário por favor.
    @MDD – Eu tenho procurado monografias antigas (década de 40, 50…) e realmente as monografias estão mais sociais e menos ocultistas, talvez por medo da sociedade cristita. Frater Goya costuma falar que “A Amorc é um excelente clube, pena que não tem piscina”. mas eu não concordo que seja tão exagerado assim… Existem graus de consciencia e graus de consciência. É impossivel pegar uma pessoa leiga 9tipo um leitor do TdC, por exemplo) e socar nele Teosofia da Blavatsky na veia de cara… não só ele não vai entender lhufas quanto vai sair achando que são todos loucos esquizofrênicos… há uma graduação para se colocar a luz na frente de uma pessoa, não pode ligar o holofote de uma vez! Então creio que ordens como a FRA e a AMORC tem sim um papel muito importante dentro da filosofia RC… tenho grandes amigos na OSTI, que é a Ordem dissidente fundada por Raymond Bernard e vi que o caminho pro estudante sério é se manter o mais afastado possível dessas brigas de ego e continuar seguindo o seu caminho.
    Se eu fosse me deixar levar pela politicagem, já teria saido da Maçonaria há anos… mas você tem de buscar o que a instituição oferece, não as pessoas dentro delas… imperators nascem e morrem, a RC continua lá.

  25. @ B… Parabéns pelo comentário. Bem madura sua opinião.
    Compartilho também o que escreveu.
    Antes de me filiar à AMORC eu sempre me questionei sobre a concentração do conhecimento. Eu não compreendia muitas caracteristicas do processo iniciático. Hoje compreendo a maioria e outras apenas aceito. Quando bate aquela vontade de chegar no topo logo eu rapidamente me vejo lembrando da paciência e perseverança. E que tudo vem ao seu tempo. Se amanhã não mais me sentir a vontade com essa ou aquela instituição devo procurar meu caminho. E acho que essa é a idéia: sempre lembrarmos humildemente que podemos “estar/ser” RC, Maçonaria, Teosofia, etc … mas quando vamos ao plano do Eu, este transcende tudo isso.
    Compartilho duas passagens que gosto muito e acho apropriado.
    “Nenhum homem poderá revelar-vos nada senão o que já está meio adormecido na aurora do vosso entendimento. O mestre que caminha à sombra do templo, rodeado de discípulos, não dá de sua sabedoria, mas sim de sua fé e de sua ternura. Se ele for verdadeiramente sábio, não vos convidará a entrar na mansão de seu saber, mas antes vos conduzirá ao limiar de vossa própria mente.” GIBRAN KHALIL GIBRAN (O Profeta)
    “…nos cumpre fazer é observar com atenção, todas as murmurações, todos os temores, ilusões, desesperos de nosso próprio ser. E vereis então, por vós mesmos – e para isso não se necessita de provas, nem de gurus, nem de livros sagrados – se a Realidade existe. E encontrareis, então, um extraordinário sentimento de libertação do sofrimento. Aí existe a claridade, a beleza e aquela coisa que está faltando hoje à mente humana: o amor, a afeição.” Krishnamurti

  26. Só não falaram da Confraternidade Rosa + Cruz, que é encabeçada pelo antigo imperator da AMORC. Gostei bastante dos textos dele.
    A propósito (que isso fique entre nós), eu tenho umas monografias antigas da AMORC aqui (década de 60). Vou dar uma olhada. Sei que mudou muita coisa, mais eu não vou me afiliar, mesmo. Se há outros caminhos, estou trilhando um deles. Nada contra as Ordens, pactos, Círculos.
    P. S. Tô procurando alguém que me dê um contato com o CIH pra eu tirar uma dúvida.
    @MDD – Manda um email pros caras. O Frater Goya é acessível.

  27. DD, tenho lido na internet sobre uma questão política (ou de ego, não sei) que envolve a RC em Brasília.
    Efetivamente, seria possível afirmar qual a situação aqui hoje? A loja é oficial ou realmente foi desligada da AMORC?
    Bem, sobre essa questão, se todos entendessem que as instituições é que são mais importantes, com menos vaidades, provavelmente esses problemas não viriam a surgir. Ninguém ‘É’ algo, mas sim ‘ESTÁ’.

  28. é natural o que acontece com esse tipo de instituição. elas nascem, se reproduzem e morrem

  29. Marcelo, pq o Samael da Gnose ataca tanto a AMORC? Não só ele como o Marcelo Motta?
    @MDD – O samael acha que “Belzebu ensinou magia negra atlante para os mestres da AMORC”, então nem vou gastar meu tempo discutindo sobre a opinião dele… O Marcelo Motta não gosta nem da AMORC nem da Maçonaria por pensar que Ordens Iniciáticas deveriam ser secretas e inatingíveis para os não merecedores… mas ele esquece que a verdadeira função destas ordens discretas (que seriam cerca de 95% das Ordens existentes) é separar o joio do trigo e preparar as pessoas para depois de algum tempo nelas ingressarem nas verdadeiras Ordens Ocultas (as 5% restantes). Não vou entrar no mérito de que por conta disso, também muitas destas ordens estão todas podres e corroídas por dentro hoje, porque daria um post enorme e eu acredito que, no final das contas, de cada 100 pessoas que entram nestas Ordens/Fraternidades, só 1% acaba mesmo chegando às Ordens Invisíveis./strong>

  30. Algum comentário sobre os textos deste site?
    http://xxxx
    @MDD – Parece um site de mimimi de algum thelemita nervosinho. Conheço muitos sujeitos como esse, que fica revoltadinho porque “a AMORC vende chaveiros, camisetas e bonés, desqualificando uma verdadeira ordem magística”… é o mesmo tipo de sujeito que, se dependesse dele, o meu blog não existiria pois é “gastar tempo precioso com inúteis que não vão seguir o caminho verdadeiro da magia bla bla bla…”. Gostaria de saber se o autor pelo menos sabe fazer um Ritual Menor do pentagrama antes de falar tanto contra as Ordens RC mais “populares” (popular no sentido de estarem discretas ao invés de invísíveis).

  31. Tenho um questionamento sobre os diversos manifestos rosacruzes que surgiram.
    Onde está estipulado o ciclo de 108 anos?
    Seguindo o ciclo, em 2017 haverá outra hibernação, correto?
    Você pode esclarecer um pouco esse tema, DD?
    Abraço, e saudades!
    TFH

  32. Eu comecei a conhecer um pouco de ocultismo justamente pela gnose samaelina, quando um represantante chegou em minha cidade , e um colega meu começou a freqüentar.
    Dei uma olhada pra conhecer mais sobre o tema no GNOSISONLINE ,mas não gostei , tem um ar de religião , uma coisa dogmática que me incomoda bastante.
    Quanto aos thelemitas, eu fico meio boiando, conheço pouco sobre e filosofia do crowley , mas sempre ouvi falar que um dos lemas dele era que “o conhecimento é de todos ” .
    Esconder o conhecimento ao máximo possível como parece que tentam me soa tão Catolico

  33. Muito grato pela resposta. Quando postei o link não tinha lido todos os textos ainda. O que chamou a atenção de início é que havia muitos textos de fontes diferentes, inclusive usaram textos do Frater Goya (embora pegando umas coisas fora de contexto), do Samael (que você já explicou bem no comment anterior o que se pode esperar) e do Marcelo Motta (magista de esquerda). Alguns textos que o sujeito postou inclusive se contradizem, ou se anulam mutuamente!
    A impressão que tive depois de ler tudo foi justamente essa de “mimimi” do autor como você falou… e de perder tempo lendo sobre uma “teoria de conspiração” furada. Hehehe…

  34. Obrigado pelo esclarecimento, Marcelo!
    Estranho, mas o link postado acima me manda prum sex shop hahahah
    @MDD – Cara, seu computador deve estar com malware !!! roda um antivirus ai urgente.

  35. Exatos 30 anos como membro assíduo da AMORC-Ordem Rosacruz..
    Tudo é vaidade, inchaço do EGO humano. Não percam tempo com isso.
    Vá estudar , formar-se , adquirir doutorados e mestrados,praticar musculação, e há inúmeras fontes de onde se possa obter conhecimentos folosóficos..
    Misticismo não é para o homem conteporâneo. A vida atual exige muito e é muito melhor estar estruturado numa atividade produtiva/corporativa que mergulhado
    em pensadores inertes do passado.
    Continuo na AMORC, mas, agora, apaixonado por NIETZSCHE, Carl von Clausew-
    itz , Jung, Richard Wagner …e alguns anarquistas conscientes.

  36. opa boa noite, marcelo!
    sou leitor do blog a algum tempo, e estudo o livro(o caminho do adepto de franz bardon ) e varia outras fontes buscadas por mim.
    poucos dias atras nessa minha busca, topei com o site da amorc, e me foi enviado uma proposta de afiliação, até ai tudo bem, mas, agora vem a duvida, o mesmo aconteceu com a o.t.o que tambem acompanho em minha busca por conhecimento e iluminação.
    sei que são duas ordens diferentes, mas, preciso de ajuda na minha decisão tendo em vista que ainda sou um mero estudante a procura da verdade.
    agradeceria se poder me auxiliar nessa minha busca.
    um grande abraço e muita paz .
    @MDD – acho que, pra começar, a AMORC é mais interessante do que a OTO.

  37. Marcelo, uma dúvida.
    Na linha do Max Heindel, eu descobri duas ordens aqui no Brasil.
    Uma delas é a Fraternidade Rosacruciana São Paulo – http://www.maxheindel.org/ , e a outra é a Fraternidade Rosacruz – http://www.fraternidaderosacruz.com.br/ , sendo a segunda filiada à The Rosicrucian Fellowship americana.
    No site da primeira, encontrei um texto chamado “AOS FILHOS DO FOGO” – http://www.maxheindel.org/page.php?id=5 , no qual ele diz que essa segunda não passa de uma deturpação das idéias originais de Heindel, sendo que a própria ordem fundada por ele, tornou-se decadente após sua morte (algo previsto pelo próprio Max). A justificativa dada pela Fraternidade Rosacruciana São Paulo é que em sua obra MAÇONARIA E CATOLICISMO, Heindel se mostrava totalmente contra o Catolicismo.
    O seguinte trecho é do site: O conteúdo desse livro define claramente a posição do seu autor com relação aos ensinos do ocultismo tradicional, ao declarar-se “Maçon pelo coração”, desejando ardentemente que, para o bem duradouro da humanidade, vença a linha dos Filhos do Fogo, na qual se incluía. Afirma ainda, que sua preferência o situa numa linha “FRANCAMENTE CONTRÁRIA AO CATOLICISMO”, pois é do conhecimento das pessoas esclarecidas que o principal baluarte do catolicismo é a Virgem Maria, ao passo que Cristo é a “Pedra Angular” dos “Filhos do Fogo”!
    E mais a frente no texto, justifica o porquê de achar que a ordem original entrou em decadência: O lamentável engano em que incorreu a “The Rosicrucian Fellowship” e que a levou a decadência (aliás prevista pelo Sr. Max Heindel), foi ter subestimado o ideal maçônico, masculino e positivo dos “Filhos do Fogo”, que lhe servia de fundamento, para aderir aos sonhos espiritualistas, sentimentais, negativos e femininos dos “Filhos da Água”, promovendo um verdadeiro adultério filosófico, aceito passivamente por todos os centros filiados à Sede Mundial, que nunca se empenharam em estudar seriamente os ensinos rosacrucianos.
    A “The Rosicrucian Fellowship”, logo após a saída do Mestre da sua direção em 1919, foi conduzida pela sua esposa, Sra. Augusta Foss Heindel, por trinta anos aproximadamente. Durante esse largo espaço de tempo, foram implantados nos serviços esotéricos organizados pelo Sr. Max Heindel, alguns rituais religiosos próprios da igreja católica, em franca contradição com os métodos empregados por uma verdadeira Escola Esotérica.
    Como não poderia deixar de acontecer, a direção feminina e matriarcal dessa Sra., junto a outras do mesmo parecer, acabou por transformar a “Original Escola Esotérica” numa “igrejinha”, na qual transparecem claramente os ideais e métodos empregados pela linha sacerdotal. A Grande Escola Rosacruz fundada pelo Irmão Iniciado Sr. Max Heindel, degenerou-se logo a seguir, transformando-se numa instituição religiosa apenas, onde pontificam até hoje, a fantasia e os sonhos espiritualistas.
    A ausência de uma direção masculina autorizada e a falta de entendimento dos seus diretores, levou a instituição ao extremo de realizar casamentos, batizados e ofícios fúnebres, além de outras cerimônias religiosas, imitadas por alguns centros de estudo filiados a ela, inclusive a “Fraternidade Rosacruz Max Heindel” citada acima, cuja fundadora aderiu plenamente a esta orientação negativa, por sentir naturalmente, uma vocação inata para o sacerdócio feminino! Perguntamos: o que a Escola Rosacruciana tem a ver com os métodos eclesiásticos e quem autorizou a direção de Oceanside a adotá-los? Seguramente não foram os Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz!

    O que você tem a nos dizer sobre esse conflito?
    Você concorda com essa idéia de que o lado feminino estragou a ordem?
    A Rosacruz não é um rito estelar, que aceita tanto homens quanto mulheres?
    Agradeço desde já!
    Abraços!

    1. Ressucitando o post, mas eu ia redigir um texto para perguntar exatamente a mesma coisa.
      Nenhuma das duas é de fato a FRC, nem a RFMH, do Rio de Janeiro, nem a Fraternidade Rosacruciana de SP.
      Mas o ponto não é esse afinal. Lendo a tal carta aos Filhos do Fogo da mencionada ordem paulista de 1929, apesar de ter achado meio “combativa demais”, ela faz crer que na ordem de SP, a que é totalmente DESvinculada à Fellowship de Oceanside, o ensinamento é mais fiel ao original do Heindel, principalmente no que diz respeito ao “ideal maçonico, masculino”, próprio dos “filhos do fogo” e etc, e que a Fellowship e a ordem do RJ desvirtuaram isso amealhando energias femininas da virgem da Icar na ritualística, nos ensinamento e por aí vai.
      Mas o rosacrucianismo em si não seria mesmo estelar?
      Procedem as afirmações contidas na carta da ordem paulista?
      Se não quiseres tomar partido no tema, podes então caro DD, nos dizer se essa ordem paulista é séria (http://www.maxheindel.org), e de fato fiel ao rosiacrucianismo original do Heindel? (ainda que eu não tenha entendido muito bem a esmerada defesa da preservação da pureza da energia de um rito solar que eles fizeram na carta. É isso mesmo? A ordem original do Heindel era solar?)
      Estou bastante inclinado a optar por este, quanto menos igreja no meio melhor.
      Aguardo, desde já grato.

      1. Pra não perder o fio da coisa…
        Ao que parece, são os ritos franceses da maçonaria que são mais “rosacrucianizados”, dada a estreita relação entre elas nos séculos XVIII e XIX, confere?
        Seria então o caso de concluir que o rosacrucianismo do Heindel seria a via invertida (não oposta), ou seja, uma fraternidade rosacruz “Maçonizada”? (maçonizada ficou um neologismo ruim, mas vale o sentido).

        .

  38. marcelo, valeu pela atenção! vou dar uma conferida pois aqui proximo a minha casa existe uma amorc, muito abrigado e muita paz.

  39. gostaria de saber se é verdade,q para entrar na rosa cruz temos q sacrificar um de nossos irmaos ou parentes mais amados?
    @MDD – HAUAHAUAHAUAHA… Se for um evangélico, tudo bem, pode sacrificar…

  40. Rara associar-se ,tenho que pagar algo, é analisado o grau de conhecimento e potencialidade.
    @MDD – Nas vertentes rosacruz, as taxas são mínimas. Cobrem as monografias que são entregues em casa e as revistas; creio que não chega a R$ 25,00 por mês. Algumas fraternidades enviam as monografias por email, então são ainda mais baratas.

  41. Fr. Marcelo sou novo na AMORC e tenho uma duvida, as monografias iniciais dizem para estudar com uma determinada frequência, mas também dizem que cada um deve gerenciar seu próprio ritmo de estudo.
    Como tenho tempo livre de sobra esse trimestre gostaria de saber se posso ler e praticar tudo todas as semanas.

  42. Irmão, é sempre uma alegria ler novos ensaios escritos por membros da Fraternidade.
    Continue firme na Grande Obra.
    Que as Rosas floresçam em tua Cruz,
    ZadKiel R+

  43. Qual das quatro grandes instituições Rosa Cruz no Brasil é mais “secreta” , e com uma legítima linhagem ocultista até o seu fundador? Obrigado.

  44. Grande MDD,
    Existe algum problema pra ser adimitido na AMORC se voce nao tem religião nenhuma? Eu não sigo nem aos evangelicos, nem a ICAR, nem o São Dawkins, e gostaria de entrar na ordem pelo prazer do aprendizado…
    @MDD – Não tem problema nenhum.

  45. Marcelo,
    No teu artigo a OKRC não foi citada e segundo o material das monografias que recebo ela nasceu em 1888, então supostamente ela seria um pouco mais antiga que as citadas. Isto confere ?

    1. A OKRC original acabou no inicio do seculo XX, a que existe atualmente tem sede em Las Vegas foi criada por um americano na década de noventa do seculo passado.

  46. Amigos e amigas,
    Todos são bem vindos na Ordem, independente de religião.
    Apesar de teologia ser uma das matérias ensinadas, não se prega nenhum tipo de religião e existem membros de diversas religiões.
    Basta apenas que sintam vontade, uma vontade vinda do coração, pois jamais entrará aquele que tem apenas mera curiosidade.

  47. Bom Dia Marcelo,
    Daqui a alguns meses, eu poderei me inscrever na AMORC. Infelizmente, nao vale a pena eu entrar numa ordem agora, por que ainda me falta me estabelecer no mundo material(estudos+ ind. financeira) e nao poderei me concentrar a 100% no estudo do ser humano e do universo.
    O que eu gostaria de lhe perguntar é o seguinte: Até eu finalmente estiver preparado para ingressar em uma ordem , o que eu poderia fazer para trabalhar minha pedra bruta?

    1. Caio, faça como eu…continue lendo e estudando sozinho, mas o principal, é que vc procure ser uma pessoa melhor…isso é trabalhar a pedra bruta….

    2. Olá Caio, se no momento não pode se comprometer com algum valor, eu indicaria o site da Fraternidade de Max Heindel, enviando um e-mail para eles, os Frateres enviam estudos gratuitos pra ti. Uma ótima forma de começar 🙂

  48. Senhores,
    Por curiosidade gostaria de saber qual a posição da AMORC em relação ao sionismo,obrigado.

  49. Caro sr. Marcelo>
    Em relação ao Lectorium, ou também chamada Escola Internacional da Rosacruz Aurea, essa Ordem me pareceu bastante sectária. Segundo sua doutrina, todo tipo de magia faria o indivíduo ficar mais preso à roda de sansara pois o eu divino, caído precisa voltar ao verdadeiro mundo espiritual original antes da queda. Eles entendem que os planos astrais e mentais fazem parte da “esfera refletora” que continuam sendo uma esfera de morte dos outros corpos do ser humano. Assim, segundo eles, qualquer tipo de exercicio com repercussão nessas eferas não libertam a ” centelha divina” que precisaria receber influencias do plano divino, do plano atmam para cima. Em que sentido essa teoria poderia estar equivocada, já que eles se consideram “o único caminho verdadeiro para Deus”?
    Obrigado pela resposta.
    Luis Carlos

  50. Luis Carlos,
    Sou membro da Escola Internacional da Rosacruz Áurea a alguns anos e posso afirmar que em nenhum momento afirmamos que somo os únicos detentores da verdade; o que fazemos é expor a Doutrina Universal explicada pelos nossos Grão – Mestres e inúmeros livros.
    Respeitamos e entendemos sim todas as outras manifestações religiosas como parte da grande verdade existente no caminho daqueles que buscam pela mesmo.
    O que a Doutrina Universal nos diz é que somos estrangeiros nesse mundo e por isso devemos retornar de volta ao morada do Pai e para isso precisamos despertar aquilo que os Rosacruzes Clássicos chamavam de “Rosa do Coração” e que habita em todos nós de forma dormente.
    Para maiores informações e esclarecimentos, sugiro a leitura do nosso site: http://www.rosacruzaurea.org.br
    Grande abraço,
    Leonardo Teixeira

    1. Leonardo:
      Respondendo sinceramente: vc aceita que o caminho da magia é tão libertador da centelha divina e proporciona o caminho de “volta ao Pai” ?
      Ou seja, os dois métodos, o da magia e o da Rosacruz Áurea, tem a mesma eficácia de resultados?
      grande abraço!

  51. Luis Carlos, a verdadeira magia é diferente do ocultismo.
    O ocultismo é apenas um aspecto desta natureza, uma pratica normal e natural.

  52. Luis Carlos,
    Toda magia natural, feita para este mundo e por este mundo, tem tão somente a finalidade de nos aprisionar na roda eterna do nascimento da vida e morte pois a única coisa que a magia natural consegue fazer é aumentar o Ego do ser humano, o que o afasta cada vez mais do caminho libertador.
    O que a Escola Espiritual da Rosacruz Áurea propões, é um caminho livre das maquinações do Ego e de qualquer tipo de magia natural que o alimente, o que naturalmente nos prenderia nesta infinita roda.
    Nada feito neste mundo pode de fato ser libertador, lembremos do que diz o evangelho: “Carne e sangue não podem habitar o reino dos céus”.
    A única coisa que podemos e devemos fazer para sair desta influência, é diminuir o Ego para que o “outro” em nós possa crescer e nos guiar a morada do pai.
    Fraternal Abraço,
    Leonardo Teixeira

    1. Caras amigas, caros amigos,
      O ser humano sincero e de certa maneira inquieto em busca de uma resposta para os misterios do existir, nao pode fazer outra coisa senao procurar, bater, pedir, como aconsenha o evangelho. Nao pode fazer outra coisa ate que seu coracao encontre uma mensagem que o toque verdadeiramente.
      Se este buscador, nao querendo simplesmente aumentar seu conhecimento intelectual (embora este seja ate certo ponto uma ajuda para o coracao anelante) for sincero e de boa-feh, entao tudo estarah bem.
      Que seja seu coracao o seu mestre e guia.
      Nada peca para si, nem material nem intelectualmente. Reconhecamos apenas nossa incapacidade de compreendermos todos os misterios que envolvem nossa existencia. Num certo sentido, como Mikhail Nayme em O Livro de Mirdad, ore (no silencio de seu coracao e sem palavras) por Compreensao Interior.
      Se em profunda humildade o fizerdes, com absoluta certeza encontraras, dentro de ti mesmo, o Caminho de que de fato necessitas nesta etapa de tua existencia.
      Sinceridade e boa-Fe.
      As ordens rosacruzes mencionadas nos varios comentarios nasceram de uma Unica Fonte, vai alem dos ploprios manifestos rosacruzes, alem dos Upanixades, alem dos evangelhos canonicos e dos evangelhos tidos como apocrifos, alem dos escritos do Tao-te-king….
      Como todos eles sao e foram os possiveis meios de que a Verdade se utilizou para se aproximar dos seres humanos, eles, em sua forma material, seja escrita ou verbal, sofrem refracoes, por assim dizer, da cultura, do tempo, do espaco. Mas sao, mesmo assim de imprescindivel valia para aquele que busca.
      O seu Coracao, onde a Verdade, como um Sol, fulgura, indicarah o melhor agrupamento ou o melhor caminho p voces neste momento.
      Sem medo, sem preocupacao.
      Um fraternal abraco.
      Wandering

  53. Olá Marcelo, tudo bem?
    Se possível gostaria que esclarecesse uma dúvida.
    Pesquisando encontrei a OKRC – Ordre Kabbalistique de la Rose-Croix, e diferente das demais ordens, esta não dispõe de um local físico para reuniões e palestras para não iniciados, e além disso, não existem muitas referências sobre eles.
    Você os conhece e saberia dizer se são idôneos e uma boa alternativa para filiação?
    Agradeço desde já!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas