Euclydes Lacerda de Almeida – “Coletânea Thelêmica”, Ed. Bhavani
?”Magia não produz milagres e nem promete ‘salvação’. A Magia também não funciona para ajuda-lo a conquistar a mulher do próximo, ou fazer chover, ou dar demonstrações circenses, como quebrar copos à distância ou dominar pessoas mentalmente. Nós nada temos a ver com aqueles que querem conquistar a mulher do próximo, ou o marido da próxima. Existem outros meios bem mais eficazes para estas coisas mundanas do que o uso da Sagrada Magia – meios muito mais eficientes e não “ocultos”. Tudo isto, para nós, está classificado como Magia Negra, e da pior espécie, diga-se de passagem….
Como nos informa Crowley: “Todo ato mágico, não direcionado ao Conhecimento e Conversação do Sagrado Anjo Guardião, é Magia Negra”
A magia é, como toda Ciência e Arte, totalmente avessa à considerações “misticoides”, “religiosas”, “pessoais”, e “teológicas”. Ela nem é demoníaca e, muito menos pode ser vista como intocável pela “impureza humana”. Primeiro porque nós não somos tão impuros como nos querem fazer crer que o somos; segundo, ela é tão demoníaca quanto o é a psicologia, ou a química, ou a medicina. Magia é simplesmente Ciência e Arte através da qual o homem atinge certos níveis de consciência e percepção de Si Mesmo e do Universo em que tem Seu Ser. Ou, como diz Aleister Crowley: “a Ciência e Arte de causar Mudança de acôrdo com a Vontade”. Entender esta frase em toda sua extensão e profundidade é obter a Chave da Magia”
Respostas de 15
Curto,mas sendo um resumo que me ajudou a saber essa diferença q buscava.
Sou um novo pesquisador sobre ocultismo e tenho uma grande vontade em me aprofundar no qual vejo como o verdadeiro caminho do ser humano.
MDD,gostaria de uma dicas (em particular) sobre o que fazer e em que me aprofundar. Peço isso pois nao tenho amigos ou conhecidos que compartilham tal vontade em buscar o autoconhecimento. O meu começo foi através desse site,e estou com o intuito de “tentar” entrar na Maçonaria. Caso seja do seu querer me envie um email.
Abraços.
Mt interessante… tenho acompanhado as postagens desse site e gostado mt. (Y)
Belo texto!
Ainda rola umas dúvidas sobre a magia MDD.
ex: A magia está em tudo? pratica esoterica difere de magia? mediunidade é magia? magia é a ciência mãe e abrange tudo?
Temos tantas definições de magia, então seria melhor cada estudante escolher a que melhor lhe convêm?
DD,
Não concordo com esta classificação de magia dada pelo autor da primeira citação. Me pareceu um tanto quanto contraditória (inclusive com o que se seguiu ao longo do texto – que a mim pareceu virar uma “salada de frutas”).
Acho que o que diferencia um mago de um homem comum é justamente o uso frequente e consciente da magia.
Não vejo problema em usá-la para ações que beneficiem o homem, desde que se respeitem as regras morais (o livre arbítrio). Assim como é com os “outros meios não ‘ocultos’ “.
Inclusive, já vi a magia operar milagres. E foi algo puro e harmonioso.
Penso humildemente que a magia reproduz a evolução psíquica do homem, seu domínio mental sobre as energias, nada mais. E que é o uso que se faz dessas faculdades que determinará se a magia é negra (reprovável) ou branca (aceitável).
Para finalizar também discordo da definição de magia dada pelo autor do texto:
“Magia é simplesmente Ciência e Arte através da qual o homem atinge certos níveis de consciência e percepção de Si Mesmo e do Universo em que tem Seu Ser”
Para mim isso não é magia, mas sim evolução. Que neste contexto pode vir a ser uma uma das consequências do uso adequado de algumas faculdades mágicas.
É apenas o que eu penso! Abs!
Podemos mostrar definições mais abrangentes.
Vejam: Magia é a ciêcia exata e absoluta da natureza, suas leis e seus fenômenos.
Magia foi a primeira ciência que o homem conheceu em toda sua história dos últimos 18 milhões de anos de existêcia neste cenário terrestre. A magia é origem e síntese, ao mesmo tempo, da Filosofia, da Ciência, das Religiões e da Arte. Por ser ciência divina, originada diretamente de “Deus” ou “Deuses”, também se desdobra para chegar até o homem.
Depois de tantas negativas referente ao uso da magia. Não serve para isso, não serve para aquilo. etc. Me pergunto: Para que serve a magia?
@MDD – Para a Plena Manifestação da Verdadeira Vontade. O resto são truques de circo.
Evolução.
Concordo plenamente com o texto, pois para mim EVOLUÇÃO é tão somente o resultado do que foi dito. É o processo contínuo de cada indivíduo ao acessar de grau em grau os Mistérios dos Cosmos através do auto-conhecimento. MAGIA é a mais elevada expressão do Eu e seu LIVRE ARBÍTRIO em toda a sua naturalidade, plenitude e dignidade através da Arte e Ciência sobre os “elementos” dos quais dispõe segundo o Tempo, Lugar e Circunstância. E a suas escolhas serão o seu diferencial, é o que vai qualificar ou potencializar a sua MAGIA, que está latente em cada um, mas cada um tem uma fórmula diferente de acesso.
No final de tudo, é aquilo que foi dito por Deus naquele filme “O Todo Poderoso” (filme absurdamente profundo em seu besteirol, diga-se de passagem):
Abrir o mar ao meio é um truque de mágica. Milagre é uma mãe que trabalha em 2 empregos e ainda consegue tempo para levar o filho ao futebol. Uma criança que diz não às drogas e sim à educação, isto é um Milagre. “Se você quer um milagre, seja o Milagre”.
Mas tenho uma dúvida: Para que servem então os experimentos propostos nas Ordens Iniciáticas então, se são apenas truques de circo?
@MDD – Para a Plena Manifestação da Verdadeira Vontade. O resto são truques de circo.
Não concordo MDD.
Amigo, você mesmo observa na Umbanda fenômenos surpreendente, que são considerados milagres para o leigo. E o mago sabe explicar tais fenômenos.
Temos curas, desmanche de magia negra e outras que não preciso me aprofundar.
Então isso não é Magia?
@MDD – Isso sao trabalhos necessários. Nenhum exú ou caboclo usa isso para ficar mostrando que sabe fazer truques mágicos 🙂
Tudo dentro da religião tem um fundamento claro para quem está fazendo e sobre o que está fazendo.
Na Umbanda existe a explicação do porque o Marinheiro fica balançando como se estivesse em um barco no mar, do porque o Boiadeiro girar o laço no ar, estalar o chicote e gritar “Ehhhhhh Boiiii” durante tempos em tempos na gira.
A magia é autoconhecimento, crescimento pessoal e espiritual, aprender a ter dominio sobre o “eu”.
Sabendo disso, por que usar algo de foro intimo para demonstrações publicas que claramente remetem a alimentação do ego e não a ensinar o proximo em como buscar o autoconhecimento?
Se você perguntar ao guia e ele tiver permissão de relevar o porque de algo ele prontamente responderá.
E os trabalhos realizados pelo pessoal do candomblé, quimbanda se enquadraria como?
@Tiago: “Na Umbanda existe a explicação do porque o Marinheiro fica balançando como se estivesse em um barco no mar, do porque o Boiadeiro girar o laço no ar, estalar o chicote e gritar “Ehhhhhh Boiiii” durante tempos em tempos na gira.”
GUI: Não sei por que vocês só se referem à Umbanda, “macumbas” ou práticas espirituais africanas para tirar conclusões sobre ocultismo, etc.
“A magia é autoconhecimento, crescimento pessoal e espiritual, aprender a ter dominio sobre o “eu”.”
GUI: Acredito que isso faça parte mais da Teurgia. E dizer que magia é isso, mostra que, não conhece a realidade da magia.
Existem muitas formas de autoconhecimento, crescimento espiritual e pessoal.
“Sabendo disso, por que usar algo de foro intimo para demonstrações publicas que claramente remetem a alimentação do ego e não a ensinar o proximo em como buscar o autoconhecimento?”
GUi: Não disse que é pra demostrações publicas, mas magia não remete principalmente a isso….
“Se você perguntar ao guia e ele tiver permissão de relevar o porque de algo ele prontamente responderá.”
GUI: Já “converso” com entidades desde os 13 anos.
GUI: Não sei por que vocês só se referem à Umbanda, “macumbas” ou práticas espirituais africanas para tirar conclusões sobre ocultismo, etc.
Thiago: Exemplo sobre essa parte do seu post “Amigo, você mesmo observa na Umbanda fenômenos surpreendente, que são considerados milagres para o leigo. E o mago sabe explicar tais fenômenos.
Temos curas, desmanche de magia negra e outras que não preciso me aprofundar.”. Citou Umbanda e teve um exemplo de Umbanda. Se tivesse falado de “signos do zodiaco”, teria recebido um exemplo com “signos do zodiaco”.
GUI: Acredito que isso faça parte mais da Teurgia. E dizer que magia é isso, mostra que, não conhece a realidade da magia.
Existem muitas formas de autoconhecimento, crescimento espiritual e pessoal.
Thiago: E quem conhece a realidade da Magia, vc, eu, Deldebbio? Somos todos extremamente limitados a respeito e não existe certeza absoluta (pleonasmo mode on!).
GUi: Não disse que é pra demostrações publicas, mas magia não remete principalmente a isso….
Thiago: Foi a impressão que passou. E magia remete ao que na sua opinião?
GUI: Já “converso” com entidades desde os 13 anos.
Thiago: Legal, já perguntou o significado de magia para elas?.
Valeu,” Frater Thor” (1936-2010)! Reast In Peace!!!