Magia Branca e Magia Negra


Euclydes Lacerda de Almeida – “Coletânea Thelêmica”, Ed. Bhavani
?”Magia não produz milagres e nem promete ‘salvação’. A Magia também não funciona para ajuda-lo a conquistar a mulher do próximo, ou fazer chover, ou dar demonstrações circenses, como quebrar copos à distância ou dominar pessoas mentalmente. Nós nada temos a ver com aqueles que querem conquistar a mulher do próximo, ou o marido da próxima. Existem outros meios bem mais eficazes para estas coisas mundanas do que o uso da Sagrada Magia – meios muito mais eficientes e não “ocultos”. Tudo isto, para nós, está classificado como Magia Negra, e da pior espécie, diga-se de passagem….

Como nos informa Crowley: “Todo ato mágico, não direcionado ao Conhecimento e Conversação do Sagrado Anjo Guardião, é Magia Negra”
A magia é, como toda Ciência e Arte, totalmente avessa à considerações “misticoides”, “religiosas”, “pessoais”, e “teológicas”. Ela nem é demoníaca e, muito menos pode ser vista como intocável pela “impureza humana”. Primeiro porque nós não somos tão impuros como nos querem fazer crer que o somos; segundo, ela é tão demoníaca quanto o é a psicologia, ou a química, ou a medicina. Magia é simplesmente Ciência e Arte através da qual o homem atinge certos níveis de consciência e percepção de Si Mesmo e do Universo em que tem Seu Ser. Ou, como diz Aleister Crowley: “a Ciência e Arte de causar Mudança de acôrdo com a Vontade”. Entender esta frase em toda sua extensão e profundidade é obter a Chave da Magia”

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 15

  1. Curto,mas sendo um resumo que me ajudou a saber essa diferença q buscava.
    Sou um novo pesquisador sobre ocultismo e tenho uma grande vontade em me aprofundar no qual vejo como o verdadeiro caminho do ser humano.
    MDD,gostaria de uma dicas (em particular) sobre o que fazer e em que me aprofundar. Peço isso pois nao tenho amigos ou conhecidos que compartilham tal vontade em buscar o autoconhecimento. O meu começo foi através desse site,e estou com o intuito de “tentar” entrar na Maçonaria. Caso seja do seu querer me envie um email.
    Abraços.

  2. Belo texto!
    Ainda rola umas dúvidas sobre a magia MDD.
    ex: A magia está em tudo? pratica esoterica difere de magia? mediunidade é magia? magia é a ciência mãe e abrange tudo?
    Temos tantas definições de magia, então seria melhor cada estudante escolher a que melhor lhe convêm?

  3. DD,
    Não concordo com esta classificação de magia dada pelo autor da primeira citação. Me pareceu um tanto quanto contraditória (inclusive com o que se seguiu ao longo do texto – que a mim pareceu virar uma “salada de frutas”).
    Acho que o que diferencia um mago de um homem comum é justamente o uso frequente e consciente da magia.
    Não vejo problema em usá-la para ações que beneficiem o homem, desde que se respeitem as regras morais (o livre arbítrio). Assim como é com os “outros meios não ‘ocultos’ “.
    Inclusive, já vi a magia operar milagres. E foi algo puro e harmonioso.
    Penso humildemente que a magia reproduz a evolução psíquica do homem, seu domínio mental sobre as energias, nada mais. E que é o uso que se faz dessas faculdades que determinará se a magia é negra (reprovável) ou branca (aceitável).
    Para finalizar também discordo da definição de magia dada pelo autor do texto:
    “Magia é simplesmente Ciência e Arte através da qual o homem atinge certos níveis de consciência e percepção de Si Mesmo e do Universo em que tem Seu Ser”
    Para mim isso não é magia, mas sim evolução. Que neste contexto pode vir a ser uma uma das consequências do uso adequado de algumas faculdades mágicas.
    É apenas o que eu penso! Abs!

  4. Podemos mostrar definições mais abrangentes.
    Vejam: Magia é a ciêcia exata e absoluta da natureza, suas leis e seus fenômenos.
    Magia foi a primeira ciência que o homem conheceu em toda sua história dos últimos 18 milhões de anos de existêcia neste cenário terrestre. A magia é origem e síntese, ao mesmo tempo, da Filosofia, da Ciência, das Religiões e da Arte. Por ser ciência divina, originada diretamente de “Deus” ou “Deuses”, também se desdobra para chegar até o homem.

  5. Depois de tantas negativas referente ao uso da magia. Não serve para isso, não serve para aquilo. etc. Me pergunto: Para que serve a magia?
    @MDD – Para a Plena Manifestação da Verdadeira Vontade. O resto são truques de circo.

  6. Concordo plenamente com o texto, pois para mim EVOLUÇÃO é tão somente o resultado do que foi dito. É o processo contínuo de cada indivíduo ao acessar de grau em grau os Mistérios dos Cosmos através do auto-conhecimento. MAGIA é a mais elevada expressão do Eu e seu LIVRE ARBÍTRIO em toda a sua naturalidade, plenitude e dignidade através da Arte e Ciência sobre os “elementos” dos quais dispõe segundo o Tempo, Lugar e Circunstância. E a suas escolhas serão o seu diferencial, é o que vai qualificar ou potencializar a sua MAGIA, que está latente em cada um, mas cada um tem uma fórmula diferente de acesso.

  7. No final de tudo, é aquilo que foi dito por Deus naquele filme “O Todo Poderoso” (filme absurdamente profundo em seu besteirol, diga-se de passagem):
    Abrir o mar ao meio é um truque de mágica. Milagre é uma mãe que trabalha em 2 empregos e ainda consegue tempo para levar o filho ao futebol. Uma criança que diz não às drogas e sim à educação, isto é um Milagre. “Se você quer um milagre, seja o Milagre”.
    Mas tenho uma dúvida: Para que servem então os experimentos propostos nas Ordens Iniciáticas então, se são apenas truques de circo?

  8. @MDD – Para a Plena Manifestação da Verdadeira Vontade. O resto são truques de circo.
    Não concordo MDD.
    Amigo, você mesmo observa na Umbanda fenômenos surpreendente, que são considerados milagres para o leigo. E o mago sabe explicar tais fenômenos.
    Temos curas, desmanche de magia negra e outras que não preciso me aprofundar.
    Então isso não é Magia?
    @MDD – Isso sao trabalhos necessários. Nenhum exú ou caboclo usa isso para ficar mostrando que sabe fazer truques mágicos 🙂

    1. Tudo dentro da religião tem um fundamento claro para quem está fazendo e sobre o que está fazendo.
      Na Umbanda existe a explicação do porque o Marinheiro fica balançando como se estivesse em um barco no mar, do porque o Boiadeiro girar o laço no ar, estalar o chicote e gritar “Ehhhhhh Boiiii” durante tempos em tempos na gira.
      A magia é autoconhecimento, crescimento pessoal e espiritual, aprender a ter dominio sobre o “eu”.
      Sabendo disso, por que usar algo de foro intimo para demonstrações publicas que claramente remetem a alimentação do ego e não a ensinar o proximo em como buscar o autoconhecimento?
      Se você perguntar ao guia e ele tiver permissão de relevar o porque de algo ele prontamente responderá.

  9. @Tiago: “Na Umbanda existe a explicação do porque o Marinheiro fica balançando como se estivesse em um barco no mar, do porque o Boiadeiro girar o laço no ar, estalar o chicote e gritar “Ehhhhhh Boiiii” durante tempos em tempos na gira.”
    GUI: Não sei por que vocês só se referem à Umbanda, “macumbas” ou práticas espirituais africanas para tirar conclusões sobre ocultismo, etc.
    “A magia é autoconhecimento, crescimento pessoal e espiritual, aprender a ter dominio sobre o “eu”.”
    GUI: Acredito que isso faça parte mais da Teurgia. E dizer que magia é isso, mostra que, não conhece a realidade da magia.
    Existem muitas formas de autoconhecimento, crescimento espiritual e pessoal.
    “Sabendo disso, por que usar algo de foro intimo para demonstrações publicas que claramente remetem a alimentação do ego e não a ensinar o proximo em como buscar o autoconhecimento?”
    GUi: Não disse que é pra demostrações publicas, mas magia não remete principalmente a isso….
    “Se você perguntar ao guia e ele tiver permissão de relevar o porque de algo ele prontamente responderá.”
    GUI: Já “converso” com entidades desde os 13 anos.

    1. GUI: Não sei por que vocês só se referem à Umbanda, “macumbas” ou práticas espirituais africanas para tirar conclusões sobre ocultismo, etc.
      Thiago: Exemplo sobre essa parte do seu post “Amigo, você mesmo observa na Umbanda fenômenos surpreendente, que são considerados milagres para o leigo. E o mago sabe explicar tais fenômenos.
      Temos curas, desmanche de magia negra e outras que não preciso me aprofundar.”. Citou Umbanda e teve um exemplo de Umbanda. Se tivesse falado de “signos do zodiaco”, teria recebido um exemplo com “signos do zodiaco”.
      GUI: Acredito que isso faça parte mais da Teurgia. E dizer que magia é isso, mostra que, não conhece a realidade da magia.
      Existem muitas formas de autoconhecimento, crescimento espiritual e pessoal.
      Thiago: E quem conhece a realidade da Magia, vc, eu, Deldebbio? Somos todos extremamente limitados a respeito e não existe certeza absoluta (pleonasmo mode on!).
      GUi: Não disse que é pra demostrações publicas, mas magia não remete principalmente a isso….
      Thiago: Foi a impressão que passou. E magia remete ao que na sua opinião?
      GUI: Já “converso” com entidades desde os 13 anos.
      Thiago: Legal, já perguntou o significado de magia para elas?.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas