A ialorixá do terreiro Ilê Axé Opó Afonjá, Mãe Stella de Azevedo dos Santos, também chamada de Mãe Stella de Oxóssi, a partir desta quinta-feira (24), passa a ocupar a cadeira de número 33 da Academia de Letras da Bahia.
A mãe-de-santo recebeu 22 votos dos acadêmicos em sessão realizada nesta quinta-feira (25) com objetivo de escolher o novo nome para vaga deixada pelo historiador Ubiratan Castro, que morreu em janeiro.
Mãe Stella foi comunicada pelo presidente da Academia, Aramis Ribeiro Costa, e aceitou ser a nova “imortal”.
“Acredito que é a primeira vez que uma mãe-de-santo entra em uma Academia de Letras. Isso é absolutamente pioneiro, não tenho conhecimento disso em nenhum outra do Brasil ou do mundo. Representa o reconhecimento de uma cultura, de uma raça e da história de um povo. É uma figura notável”, comemora.
O poeta Castro Alves é o patrono da cadeira 33, que já foi ocupada por nomes como Francisco Xavier Ferreira Marques, Heitor Praguer Frois, Waldemar Magalhães Mattos, além de Ubiratan, que era presidente da Fundação Pedro Calmon.
A Academia de Letras da Bahia tem 40 membros, entre eles, João Ubaldo Ribeiro, José Carlos Capinan, Myrian Fraga, Cid Teixeira, Ruy Espinheira Filho, Consuelo Pondé, Hélio Pólvora, Florisvaldo Matttos e Edivaldo Boaventura.
Mãe Stella é colunista do jornal A Tarde e autora de livros como “Meu tempo é agora”, “Òsósi – O Caçador de Alegrias” e “Epé Laiyé- terra viva”. Em 2009, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
Respostas de 5
Aqui onde vivo, vejo muitos membros da religião confundindo humildade com pobreza, e internalizando uma visão errônea da simplicidade das entidades.
Não se busca o estudo, o conhecimento, a sua evolução em si.
Claro que são apenas uma parte do todo, mas uma parte significativa.
Parabéns Mãe Stella, por nos mostrar que a outra parte é bem mais significativa.
Isso que ainda me dá esperanças de que o preconceito que jaz sobre as religiões afro ainda há de ser enterrado…
Parabéns Mãe Stella!
Axé!
Us crenti pira!!!!!
Não tem a ver com o esse assunto, porém, queria alguma informação e opiniões de vocês sobre a Aumpram e Roger Feraudy.
Obrigado
Parabéns, mãe Stella. Nós, filhos de fé, agradecemos!