Divisão dos 4 planos da Árvore de Vida em correspondência com outras linguagens simbólicas presentes em textos sagrados hebreus:
Os termos hebreus Arik Anpin e Zeir Anpin –Macroprosopos e Microprosopos–, em grego querem dizer, respectivamente, “Face Maior” e “Face Menor”. Estes se encontram separados por um fosso imenso chamado o Abismo (Tehom). Entre eles se costuma situar a sefirah “invisível”, ou não-sefirah, Daath, Conhecimento. Efetivamente, na Árvore da Vida, Daath está no pilar do meio, justo entre Hokhmah (Sabedoria) e Binah (Inteligência), pois se diz que ela surge da união ou combinação destas duas sefiroth, constituindo o próprio conhecimento que a Unidade (Kether) tem de si mesma, o qual se transmite às restantes sete sefiroth (o Microprosopos) através dos canais ou caminhos que as comunicam entre si, dando lugar à criação propriamente dita.
Respostas de 13
Marcelo, onde procuro mais informações sobre daath? Esse texto deixou só um gostinho na boca… O Tehom é o mesmo que mitzraim/metzarim (egito/estreitos) ou pharaoh/ha-oreph (faraó/pescoço)? A saída do egito e a consequente sefirat ha-omer tem alguma coisa a ver com redenção através de daath? Pergunto porque eu tenho alguns fragmentos de informação que não consigo concatenar…
Luz e paz!
No jogo Overlord, tem uma parte em que um NPC diz a expressão: “entre duas colunas sempre existe um portal, cruzar esse portal só se olhos fechados” Ao adentrar entre essas colunas nosso personagem é teletransportado pra um “lago” cheio de demônios, uns batendo nos outros e com um baú trancado entre eles.
Seria uma ligação com Daath ou alguma espécie de portal que não tem nada haver?
E onde entra aquela estrutura completa que vc colocou no texto “geomancia, runas e lost”? como ela deve se encaixar nessa estrutura acima?
Mas daath não está entre Hokhmah e Hesed no caminho do trovão?
@MDD – Não. Está entre Keter e Tiferet.
marcelo, poderia nos dar uma opinião sobre esse pessoal http://www.workofthechariot.com/ e a qabalah que eles ensinam?
veja quantas árvores da vida existem lá com muitas explicações.
eu achei muito interessante. mas como o velho ditado, quem já foi mordido por cobra tem medo até de linguiça.
@MDD – Muito simpático este site. Gostei dele.
Daath é um plano de consciência?
Uma dúvida
Wednesday seria “wodan’s day”? Se sim, o mesmo está relacionado com hermes – miercoles – em Hod, na árvore da vida?
@MDD – Sim
Bem faz tempo que não venho incomodar…
sei que não é pertinente a este tópico mas…
Você poderia me dizer o que acha dos livros do Carlos Castaneda?
eu ia perguntar no sedentário, mas considerando que o Carlos aprendeu por meio de alucinógenos e que pelo sedentário tem muito gado preferi fazer a pergunta aqui…
Bem eu li dois dos quatro livros que você me indicou:
“Livro dos Espíritos” e “Livro dos médiuns”…
falta ler o “céu e inferno” e “Dogma e Ritual de alta Magia”…
Do Carlos Castaneda eu li:
“A erva do Diabo” e “Uma Estranha Realidade”…
Confesso que um caminho por meio do uso de alucinógenos pra entender o mundo espiritual não me atrai muito, mesmo sabendo que eles facilitam o desligamento da mente objetiva e assim que funcionam…
Mas nos livros Também vejo muita informação util pra quem não queira utiliza-los..
Desde já agradeço, se puder mande-me a resposta no e-mail…
Grande abraço, luz e paz pra você sua esposa e pra pequena Lilith.
@MDD – O Castaneda é bacana, mas o caminho dele foi pelo uso de enteógenos, existem outras maneiras. Se vc não curte, procura outro caminho, que todos eles vão levar ao mesmo lugar.
Olá! Deixei um comentário em um artigo mais antigo( Liber Oz) e não ficou publicado, é permitido a qualquer um fazer postagens ou é nescessário um cadastro prévio?
Um Abraço!
@MDD 100 comments em espera… cursos no carnaval; só vou olhar na quarta feira… paciencia é uma virtude…
DanyKrishna, sobre o seu comentário no post sobre Liber Oz, foi publicado sim , eu estava verificando alguns comentários e vi que o seu foi publicado e bem extenso.
MDD, me desculpe eu me meter mas como você disse que tem 100 comments em espera , resolivi ajudar…
Aproveitando a deixa – voce já conheceu pessoalmente, ou indiretamente, alguma pessoa da linha (egrégora) do Castañeda ?
E, qual o efeito de um enteógeno, para um iniciado familiarizado com os caminhos de Yesod – faz muita diferença, voce ter Conhecimento dos caminhos do inconsciente ?
Mesmo sabendo que essa pergunta não caberia exatamente aqui, mas caro Ir.’. Marcelo, sempre ouvi que a ciência sempre se prima pela objetividade e racionalidade, mas uma coisa que sempre a mim me intrigou, sendo a teoria da geração espontânea uma questão totalmente refutada no meio acadêmico, porque então dizem que o universo(espaço) e o tempo se criaram ao mesmo tempo e do nada (geração espontânea)??
Há muito tempo não vejo um artigo pequeno tão elucidativo!