Maçonaria Regular e Espúrias

Como segundo Post na série sobre a Maçonaria, é necessário explicar o que talvez seja a maior causa de confusões (e má-fé) no mundo profano. A questão de Lojas Regulares e Irregulares (ou Espúrias).
Primeiro ponto: o que é uma Loja Regular?

Para entender a Regularidade, precisamos voltar no tempo até o Início da Chamada “Maçonaria Especulativa”.
A Maçonaria apresenta duas fases: a primeira, operativa, e a segunda especulativa. Na primeira, os seus componentes operavam materialmente, eram trabalhadores especializados na construção de Templos, Castelos e Igrejas e data de aproximadamente 900 DC. A segunda fase é denominada especulativa, de vez que os seus adeptos são homens de pensamento.

Desde a antiguidade, os construtores que detinham conhecimentos especiais, constituíam uma espécie de aristrocacia, em meio das demais profissões. Formavam como que colégios sacerdotais. Na idade Média, os construtores de catedrais e palácios eram beneficiados, por parte das autoridades eclesiásticas e seculares com inúmeros privilégios tais como: franquias, isenções, tribunais especiais, etc. Daí a denominação francesa de franc-maçon traduzida como pedreiro-livre. A arquitetura constituía então, a Arte Real, cujos segredos eram transmitidos somente àqueles que se mostrassem dignos de conhecê-los. Havia entre aqueles construtores como que um Ideal, a construção de uma obra suprema, mediante um trabalho constante. Seria o Templo Ideal.

Os pensadores e alquimistas da época, combatidos pelos espíritos menos esclarecidos, perseguidos, buscavam refúgio entre os pedreiros livres, capazes de protegê-los pelos privilégios que tinham. Eram alguns aceitos. Daí a denominação der Maçons Aceitos em contraposição a Maçons Antigos, os construtores.

Claro que nem todos podiam ser aceitos. Faziam sindicâncias e apenas alguns eram admitidos, porém depois de submetidos a uma série de provas que constituíam a iniciação. Os iniciados juravam guardar segredo dos ritos e respeitar as regras.

No séc. XVI, aumentou consideravelmente o número de Maçons Aceitos, com predominância para os Rosa-Cruz ingleses, entre eles, Elias Ashmole, alquimista, que ingressara com um grupo de amigos, teólogos em 1646. A partir daí, por iniciativa dos novos membros, organizou-se uma sociedade, cujo objetivo era a construção do Templo de Salomão, templo ideal das ciências.

Elias Ashmole obteve permissão para que a sociedade realizasse suas reuniões no Templo Maçônico. De pouco em pouco, os elementos precedentes da Fraternidade Rosa Cruz (Instituição secreta que presumidamente dedicava-se ao estudo do esoterismo, alquimia, teosofia e outras ciências ocultas) passaram a preponderar na Maçonaria, introduzindo nela muito de seus símbolos. Alteraram os rituais, sobretudo a parte referente à iniciação.

Primitivamente havia na hierarquia maçônica apenas os graus de aprendiz e companheiro, pois que o Mestre era somente o encarregado da direção de uma construção.

Em 1664, foi criado o grau de Mestre por Elias Ashmole, formando assim a base definitiva das hierarquia maçônica. Posteriormente, a Maçonaria tomou grande impulso na Inglaterra quando operou-se grande transformação orientada por Jacques Anderson, presbítero londrino, diplomado em filosofia, e Desagulliers, de origem francesa, grão mestre inglês, eleito em 1719. A partir de então passou a Maçonaria a desenvolver tendências para instituição filantrópica.

Em 1723 foi aprovado o Livro das Constituições maçônicas, revisto por Jacques Anderson. Sendo chamado de Constituição de Anderson, tornou-se em pouco tempo a Carta da maior parte das lojas. Propagavam uma doutrina sobretudo humanitária, deísta espiritualista, aberta a todos os cristãos, qualquer que fosse a sua seita, e leal aos poderes públicos.

Esta origem, ligada aos construtores da era medieval explica o porque da simbologia maçônica estar toda ela relacionada ao tema construção. Seus símbolos mais conhecidos, até mesmo pelo observador mais desatento, são os instrumentos do pedreiro: o esquadro, o compasso, o prumo, a régua, o nível, etc.

De 1717 Até os dias de hoje, graças a este Sistema de Iniciações esotérico/simbólico, um Iniciado precisa obrigatoriamente passar por uma Iniciação e ser consagrado Maçom por um Venerável Mestre, que por sua vez também um dia foi aprendiz e passou por uma iniciação organizada por um Venerável Mestre, e assim por diante até chegarmos a Jacques Anderson.

Esta é a Maçonaria REGULAR. Ou seja, se pegarmos o histórico do Tio Marcelo, vamos voltando no tempo nas iniciações de Venerável Mestre em Venerável Mestre até chegarmos ao Mr. Anderson.
Eu sou reconhecido como irmão pelos maçons Ingleses (e por maçons regulares do mundo inteiro).

Porém, ao longo dos séculos, devido a Vaidades humanas, disputas por poder, brigas e expulsões, acabaram sendo criadas maçonarias chamadas “irregulares”, o que não significa que elas sejam nem melhores nem piores… Algumas lojas maçonicas irregulares foram formadas por graus 33 que detinham todos os conhecimentos dos ritos, mas não fazem mais parte da “Linhagem” (a Prince Hall, por exemplo, que foi formada por ex-escravos e não foram reconhecidos na época e, por algum motivo, preferiram continuar independentes até hoje) . Outras são lojas que seguem o padrão de Iniciações mas que nada tem a ver com seus ritos (entre elas fraternidades estudantis Alfa-beta-gamas da vida e o Skull and Bones), temos lojas mistas ou que permitem a entrada de mulheres, e algumas podem até mesmo ser organizações criminosas que seguem a estrutura iniciática (Yakusa, P2, Máfia…). NENHUMA destas ordens é considerada “Maçonaria”.
Aqui no Brasil temos até estelionatários passando golpes com o nome de maçonaria (vocês nunca receberam um email “entre para a maçonaria?”. Se receberem, fujam: é golpe na certa!

Aqui no Brasil, existe uma Potência reconhecida, que é o Grande Oriente do Brasil, e duas Obediências, que são as Grandes Lojas (uma em cada estado) e o Grande Oriente Paulista. Uma Obediência significa que há um tratado de reconhecimento mútuo entre estas lojas (ou seja, o tio Marcelo pode visitar lojas das Grandes Lojas e membros das Grandes Lojas podem visitar a ARLS Madras ou a Crowley), mas que estas continuam NÃO sendo reconhecidas pela Grande Loja Inglesa (a GLESP, GLERJ, GLEMT e GLMEES atualmente são reconhecidas pela UGLE). Sim, é um pouco confuso mesmo…

E quais as vantagens de ser regular ou irregular? Bem, um maçom irregular não pode frequentar reuniões de lojas regulares, pois ele não é reconhecido como irmão, ou seja, um maçom irregular não poderia ir a uma reunião na Loja Madras ou Aleister Crowley. Ou seja, uma loja irregular está isolada nela mesma ou em pequenos (ou grandes) grupos que se reconhecem mutuamente. Uma das melhores coisas da maçonaria é a quantidade fantástica de palestras, tempos de estudo e núcleos de debate que ocorrem nas lojas… ser Livre-pensador é poder visitar X lojas e ver X pontos de vista e opiniões diferentes sob um mesmo aspecto de um estudo, por exemplo…

Uma loja irregular pode se regularizar… para isso, existe uma cerimônia chamada Regularização, onde os membros da loja XYZ são recebidos por um Venerável Mestre e encaixados novamente na “Grande Árvore”, e o oposto também pode acontecer… uma loja XYZ ser expulsa e tornar-se irregular.

E disto vêm os absurdos que a gente vê na mídia, falando que Bush é maçom, que a Skull and Bones é parte dos Illuminati, que os maçons vão dominar o mundo, que o NWO fez isso e aquilo, e assim por diante… para os crentes, toda religião afro é “macumba” e toda ordem iniciática é Illuminati”.

Dúvidas?

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 227

  1. Não ficou nada claro sobre as três grandes lojas do Brasil. Por que existe essa divisão por estados?

    @MDD – Creio que são critérios administrativos. Semelhantes aos da política profana, onde temos prefeitos (Veneráveis Mestres), Governadores (Grandes Mestres Estaduais) e presidente (Grande Mestre Geral). Com a diferença que podemos ter vários Veneráveis em uma mesma cidade… cada Loja é independente entre si. Várias lojas do mesmo estado fazem um “Grande Oriente Estadual” e todos os Orientes formam o Grande Oriente do Brasil.

  2. “… para os crentes, toda religião afro é “macumba” e toda ordem iniciática é Illuminati”.

    É por ai mesmo auduhsadas

    Esse trecho do post

    “…e leal aos poderes públicos.”

    O que você isso quer dizer? Que deve ser implícito à todos os maçons o respeito pelas leis do sistema?

    No mais, um post muito bom.

  3. Então um maçon de 33º grau em porto alegre pertence a uma loja irregular ?

    @MDD – Depende de que loja ele pertence. Pode-se chegar a grau 33, 50, 666 em lojas expúrias também. “grau 33” não é um privilégio das lojas regulares… Você terá de verificar caso a caso, qual loja a pessoa pertence.

  4. Olá tio, muito esclarecedor e interessante esse post. Mas eu tenho uma dúvida quanto à maçonaria gaúcha, ela pertence ao GOB? Eu pergunto isso porque aqui na minha cidade, onde moro, em Canguçu, RS. Tem um martelo de madeira que foi usado por Bento Gonçalves na época da revolução farroupilha, e é usado até hoje nas posses dos veneráveis mestres, portanto a minha dúvida era se a maçonaria do RS se separou do GOB na época e ficou assim até hoje, ou se ela é subordinada normalmente como as outras, pois o Grande Mestre Estadual do RS é um Canguçuense se não me engano, o Sr. Gilberto Mussi, ele é membro da paróquia da qual minha família pertence na igreja anglicana, por isso eu o conheço e é uma pessoa inteligente esclarecedora.

    @MDD – Não saberia responder… Acho mais fácil vc falar com o VM ou verificar o nome da loja no site do GOB ou das Grandes Lojas.

  5. Marcelo achei que ia ter algum post aqui, neste momento(00:30 de 11/05) tem um circulo imenso em volta da lua, deve ser algum tipo de fenômeno.. muito parecido com aquele circulo que ficou em volta do sol (denominado “Halo”)

    muito bonito e interessante, mas não sei se é só aqui no céu da minha cidade..

    Abraços

  6. As chamadas irmandades fundadas pelos escravos recem libertos ou dos escravos com um maior nivel de instrução do final de 1800 e começo de 1900 podem ser influencia de ordems como a prince hall ou da propria maçonaria?

  7. Olá Marcelo,

    Excelente post.
    Com Skul and Bones entre outras copiando os símbolos e rituais da Maçonaria, dá para entender por que ela acaba levando a culpa de tanta coisa!

  8. Acho que a dúvida do fmp diz com a afirmação que a Maçonaria só tem 3 graus (Aprendiz, Companheiro e Mestre), então ele deve ter concluído que acima disso seria maçonaria expúria.

    Na verdade, as lojas simbólicas só tem estes três graus mesmo, os demais (4º e acima) não fazem parte dos ritos da Loja Azul, mas sim das lojas filosóficas (nomeação um tanto estranha, mas já de uso comum), que também são reconhecidos pelas três potências/obediências regulares, e são por elas regularmente concedidos em lojas próprias.

    Ou seja, um maçom de grau 33, se afiliado a uma das três potências/obediências reconhecidas, é um maçom regular.

    Abraços fraternos

  9. Olá, Marcelo…
    Primeiro a midia nunca falou a respeito, que Bush é maçom, Skull and Bones é parte dos Illuminati, etc…, outra, porque vc não sita Albert Pike (Líder da maçonaria Americana na época – chefe de justiça da KKK) que disse a seguinte pérola em relaçao a Prince Hall:
    “Eu tomei minhas obrigações para com homens brancos, não para com Negros. Quando eu tiver que escolher entre Negros como Irmãos ou abandonar a Maçonaria, eu abandonarei a Maçonaria”
    A maçonaria a que Albert Pike liderava não era regular?

    @MDD – Cara, eu acho que a informação não procede, Albert Pike nunca foi sequer mencionado em nenhum texto da KKK.
    “The first work about the Klan, Ku Klux Klan: Its Origin, Growth and Disbandment was written in Tennessee in 1884 as a 119 page apology and justification for the Klan, by one of the founders, Captain John C. Lester and a non-Klansman, Rev. D.L. Wilson. Walter L. Fleming added notes and an introduction for the 1905 edition. Fleming provides no quotes from Albert Pike or other corroborating references.
    The title of Chief Judicial Officer does not appear in the Prescript of the Order, under Article I, Titles; Article V, Judiciary; or elsewhere. [pp. 153-176.] The title also does not appear in the 1868 Revised and Amended Prescript. ”
    http://freemasonry.bcy.ca/anti-masonry/kkk.html

    Porém, não é impossível que ele tenha sido racista, já que não dá para julgar o passado com os olhos do presente.

  10. Bom dia, Marcelo! Só uma correção:

    “Aqui no Brasil, existe uma Potência reconhecida, que é o Grande Oriente do Brasil, e duas Obediências, que são as Grandes Lojas (uma em cada estado) e o Grande Oriente Paulista.”

    Em Minas, assim como em vários Estados, os Grandes Orientes Independentes (GOMG/COMAB) são reconhecidos tanto pelo GOB (Brasil e MG) quanto pela GLMMG.

    @MDD – São Potências Regulares e Reconhecidas:
    1- Grande Oriente do Brasil
    2- Grande Lojas dos Esados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e agora Espírito Santo. Elas obtiveram esse reconhecimento do próprio GOB, quem assinou foi um grão-mestre geral, francisco murilo pinto… Que pena!!!

    A Comab é a união das Lojas Independentes.
    Existem alguns poucos Grão-Mestres assinando tratados com eles… Mas quem pode assinar qualquer tratado é o nosso Soberano, Grão-Mestre Geral do GOB, o resto, taí o nome, é resto…
    Isso, meus Irmãos , não quer dizer que eles, os independentes, não sejam maçons, significa, sim, que são irregulares

  11. Oi Marcelo!

    É verdade que na maçonaria é considerado “Jabulom ” (termo composto para Jeová, Baal e On) o verdadeiro nome de Deus?

    @MDD – Não… isso é parte de uma explicação de mitologia em um dos graus sobre deuses antigos (a cada grau existem estudos de mitologia, filosofia, história, etc…), que o povo evangélico adora distorcer para acusar os maçons de Satanistas. O mesmo ocorre com a lenda de Prometeus, que é explicado em algum grau que o nome latino dele é “Lucifer” e que, como ele que traz a luz, os evangelicos se esbaldam em tirar as informações de contexto e falar que “os maçons veneram lúcifer e dizem que ele que lhes traz a luz”, entre outros absurdos. Vale tudo pelo Dízimo!!!

  12. Muto esclarecedor mesmo esse post. Uma coisa que gostaria de salientar é que eu pensava que como todos são maçons (regulares ou irregulares) deveriam se tratar como tal, porém vejo na minha cidade, pois tenho vários clientes maçons que existe uma rixa grande de loja regular para loja irregular. Parece até que são inimigos. Houve, certa vez, uma negociação grande de um contrato onde o chefe era maçon e o possivel prestador de serviço também ,porém irregular…ninguém percebeu, mas ví que os dois eram maçons pelos anéis usados e forma de falar (maços tem algums palavras interessante…parecem advogados), mas o negócio não foi à frente e como conheço o chefe…perguntei o porque que não tinha fechado o negócio já que ra bom e ele falou que o prestador o decepcionou, pois já foi seu irmão e hoje não o reconhece mais!

    @MDD – É muito complicada (e triste) esta questão das lojas expúrias, porque conheço gente que foi enganado e iniciou em uma loja expúria achando que estava entrando “na maçonaria” e acabou até sendo lesado, pois nem avisaram nada para ele que ele não poderia frequentar o GOB ou GLESP, isso depois de tirarem a grana dele na iniciação. Por outro lado, muitas lojas expúrias fazem um trabalho ritualístico melhor que as lojas “oficiais”, justamente porque nao concordavam com aspectos X ou Y nos ritos e decidiram sair para fazerem o trabalho magistico melhor. O mesmo na tal da “maçonaria feminina”, que não existe!!! O pessoal acaba enganado, acha bacana liberarem mulheres e depois, quando vão a algum evento oficial e são barrados, ficam putos da vida com o GOB, como se a culpa fosse do Grande Oriente por não os reconhecer…

  13. Marcelo, talvez valesse a pena citar que a Maçonaria é divida em graus simbólicos e filosóficos, ou seja, o primeiro, segundo e terceiro graus são deveres para se chegar a ser um mestre maçom, contudo os graus filosóficos somente o fazem aqueles que desejam perseguir um grau de conhecimento maior sobre variados assuntos que foram agregados a maçonaria por grandes filósofos. E que, quando falamos de Potência, estamos falando da Maçonaria simbólica, ou seja, todas as Lojas Simbólicas que podem iniciar do grau 1 ao 3. No Brasil existe o Grande Oriente do Brasil com seus Grande Orientes Estaduais (como uma Federação) e a Congregação das Grandes Lojas do Brasil, que é a união das Grande Lojas em cada Estado, contudo cada Grande Loja pode ou não estar ligada a Grande Loja da Inglaterra e a outras pelo Mundo, assim como o Grande Oriente do Brasil está ligado ao Grande Oriente da França. Por exemplo: a Grande Loja do Estado do Rio de Janeiro está intimamente ligada/relacionada com a Grande Loja da Inglaterra com mais de 180 Grande Lojas no mundo e por isto recebe com freqüência seus delegados. Internamente ela possui um tratado de mútuo reconhecimento com o Grande Oriente do Brasil. Em relação aos graus do 4 ao 33, estes estão ligados ao Supremo Conselho dos Graus Filosóficos do Brasil que não está diretamente ligado a nenhuma Potência, mas as “engloba”, pois qualquer maçom do grau 3 poderá ingressar em seus quadros independente de que Potência Regular for (desde que as mesmas sejam Regulares). E as Lojas que possuem o aval para ministrar do grau 4 ao 33 são as chamadas Lojas de Perfeição. Talvez, no princípio, possa ser um pouco complicado estas divisões, porém com o passar do tempo e conhecendo as histórias, o maçom tende a entendê-las. E, talvez, mesmo por isto, muitos incautos (profanos) são pegos de surpresa por lojas expúrias. Por isto que vale a pena sempre consultar o site do GOB ou das Grande Lojas Estaduais, para saber se não se está direcionando a um engodo. Quanto ao Grande Oriente Independente em alguns estados possui tratado de reconhecimento interno com o GOB Estadual. De qualquer forma espero ter dado alguma contribuição sobre este assunto. O legal na maçonaria é que no mundo todo você será reconhecido (se você for regular) e esta experiência é muito interessante! E isto talvez seja uma das cuasas de existirem tanto boatos de dominação do mundo…kkkkk…. TFA

  14. Olá MDD,

    Ao ler o post me surgiu a dúvida:

    Ok, não interessa se o nome é Padaria André e Filhos, Confeitaria da Tia Lili ou qualquer outro, pois a farinha vem do mesmo fornecedor. Mas o sabor do Pão é o mesmo?

    Esclarecendo: A Egrégora é diferente? Ela é mais forte e mais fraca dependendo da familia, associações, tratados, et cetera? Tentei encontrar a resposta refletindo e tem coisas que me fazem pensar que sim e outras não.

    Pode clarear este ponto?

    @MDD – Existe a Egrégora de cada loja e a Egrégora maior. E a somatória das duas. Ai cada caso é um caso.

  15. “eram trabalhadores especializados na construção de Templos, Castelos e Igrejas e data de aproximadamente 900 DC”

    900 DC é a data de criação ou de ruptura?

  16. Interessante!!
    Não havia pensado por este ponto de vista! Imaginava que a presença de um maçom ou uma loja expúria pudesse de alguma forma “atrapalhar” a egrégora da loja. Mas como vc falou que às vêzes a ritualística pode até ser melhor, vou reconsiderar minha opinião!!
    T.:F.:A.:

    @MDD – É muito importante deixar claro que não temos nada contra as lojas ou maçons que não são regulares; apenas seguimos os regulamentos Ingleses, que nos proíbem de visitar lojas irregulares ou a presença de maçons irregulares em nossos templos. Nunca deixaria de socorrer um irmão (ou qualquer pessoa, independente de ter sido iniciada ou não) no que estivesse ao meu alcance.

  17. Muito confusa essa parada… mas normal porque é assim com todas as organizações de homens…

    E tudo tem seu ‘porque’ mas o exclusivismo que a maçonaria regra não me agrada.

    O Rotary International é uma loja maçônica?? Ou uma extensão da maçonaria?? Ou não tem nada a ver com a maçonaria??

    @MDD – Rotary é Rotary, Maçonaria é Maçonaria, são duas coisas completamente diferentes, mas existem muitos maçons que são membros do Rotary e Lyons também.

  18. MDD,

    Desculpe perguntar, mas meu comentário antigo foi moderado ou você não recebeu?
    Eu questionava a respeito de diferentes egrégoras para as lojas regulares e expúrias, ou como se dividem as egrégoras entre as lojas e associações.

    Paz e Luz.
    DS

  19. “temos lojas mistas ou que permitem a entrada de mulheres,”

    Uma loja regular ainda não permite a entrada de mulheres?

    @MDD – “ainda” não… espero que nunca!

  20. A respeito de Albert Pike, estas informações ( Albert Pike “Líder da maçonaria Americana na época – chefe de justiça da KKK” que disse a seguinte pérola em relaçao a Prince Hall: “Eu tomei minhas obrigações para com homens brancos, não para com Negros. Quando eu tiver que escolher entre Negros como Irmãos ou abandonar a Maçonaria, eu abandonarei a Maçonaria”)
    foram retiradas de uma monografia maçônica escrita pelo Ven.Irmão WILLIAM ALMEIDA DE CARVALHO 33, com o titulo: PRINCE HALL: UMA MAÇONARIA DESCONHECIDA.
    Segue link:
    http://www.freemasons-freemasonry.com/14carvalho.html

    @MDD – Valeu, Márcio, o texto está muito bom. Vou levar as duas informações para tentar descobrir qual delas é a mais correta. Albert Pike foi, sem dúvida nenhuma um grande e polêmico homem!

  21. E isso da maçonaria só aceitar homens já foi muito bem explicado em posts anteriores. Não é uma questão de gosto ou preconceito.. simplesmente não tem nada a ver.

    Isso implica dizer que existem práticas ritualísticas na maçonaria que só trabalham com a energia masculina.. seria um Templo solar.

  22. Qual a razão específica de proibirem a entrada de mulheres? Imagino que não passe por nenhuma definição do tipo “as mulheres são inferiores ou menos capazes”, certo?

  23. Oi Vinicius, desculpe não havia lido nada sobre isso nos outros posts sobre Maçonaria (talvez estejam sem a tag ou no S&H).

    De qualquer forma, era mais ou menos o que imaginava mesmo… abs–raph

  24. 1.Então só a GOB é reconhecida pelos Ingleses?!

    2.Se eu for iniciado pela GLESP então, tem como “mudar” para a GOB, a fim de ser reconhecido?

    @MDD – Só mude da GLESP pro GOB se voce tiver mesmo necessidade de ir para a Inglaterra, e mesmo assim acho que para tudo se dá um jeito e se consegue uma carta de reconhecimento… a ritualistica da GLESP é tao mais arrumada e organizada que no GOB.

  25. Grande Tio.

    Teremos algum dia um post falando sobre a AMORC ? E é necessário eu fazer minha filiação no site da AMORC.com.br ou posso ir pessoalmente no templo e explicar porque quero ingressar na ordem ?

    Muito obrigado.

  26. Ótimo post, gerando também dúvidas. Não sei se vc teria como descrever em algum post, mas gostaria de saber os pré requisitos para se tornar um membro da maçonaria. Existe um “padrão” ou cada loja define sua análise dos candidatos?

    Ainda quanto à questão de seleção, qualquer pessoa que tiver interesse pode ir até uma loja e dizer que tem interesse em participar? Como funciona isso?

    Um abraço Marcelo!

    Erick.

  27. tem uma loja em são vicente,baixada santista,chamada Duque de Caxias,como conheço a estrutura dos templos maçônicos,logo identifiquei,mas um amigo meu me falou a uns diasq ela é irregular.Ele ta errado?tem como saber só olhando pro templo?

    @MDD – ARLS Duque de Caxias, 70
    Avenida Capitão-Mor Aguiar, 520 – São Vicente – SP – Ligada à GLESP
    http://www.duquedecaxias70.com.br/
    Seu amigo viajou na maionese.

  28. a loja FRATERNIDADE ACADÊMICA LUZ E SABER pra ser mais específico (na cidade de mogi das cruzes).

    @MDD – ARLS Fraternidade Acadêmica Luz e Saber – 3267
    Rua Ipiranga, 603 – Centro – Mogi das Cruzes – GOSP – GOB
    Totalmente justa e perfeita!

  29. “O cara preferia abandanoar a maçonaria a reconhecer negros como irmãos?”
    Um homem de extraordinária “cultura”. Pra mim parece mais o que se convencionou chamar “Irmão Negro”. Ou seria “Irmão Branco”? Dá na mesma. (desculpe o trocadilho. Não resisti. hehe)
    À primeira vista, parece-me ridículo que uma Prince Hall queira um “reconhecimento” e tenha como documento mais importante uma carta de “garantia” provavelmente circunstancial e bastarda de conveniências políticas.
    Melhor seria nunca ser aceita por uma instituição historicamente racista, caso ela mantenha ainda esse posicionamento, do que pleitear qualquer reconhecimento de cima para baixo. Isso é uma mentalidade submissa.
    Claro, tudo isso se as informações do texto forem verdadeiras.
    Isso, como eu disse, é apenas uma idéia à primeira vista do assunto. Um posicionamento razoavelmente seguro só seria possível mediante um estudo mais aprofundado.

    @MDD – Pelo que eu vi ontem, me parece que 38 dos 51 estados já reconhecem Prince Hall como parte da Maçonaria Regular. Acho que o tio Obama 32 vai acabar finalizando o reconhecimento das outras lojas, afinal, se o filho é bonito, todo mundo quer ser pai, né?

  30. Tio/ Irmão,

    tem alguma outra explicação para não aceitação de mulheres na Maçonaria a não ser pelo Ritual digamos… ser para homens. ou num tem nada a ver?

    Abraços

  31. Marcelo, não sei se cheguei atrasado, mas enfim. Um colega de trabalho, é vizinho de um maçom (regular ou irregular não sei), não fui iniciado em nada, mas não precisei pra achar as atitudes dele inconsequentes. O vizinho dele começou a fazer a cabeça dele pra entrar na maçonaria, expondo todos lados positivos, etc. Eu sei que hoje não estamos mais na inquisição, mas me aborrece o desleixo que ele tem pela coisa, e acredito que vocês tenham votos de sigilo (não sei até que ponto), mas ele já chegou a levar documentos (similares à monografias Rosacruz) e me mostrou. Me preucupa que o tal amigo dele não dê a mínima pras tradições, e esse meu colega vai seguir o mesmo caminho, e eu não acho que seja por ai, não acho que esse tipo de pessoa seja indicada para os estudos, mais parecem que estão querendo marcar presença do que estudar. Isso não é discovery channel.

    Abraçs.

  32. “Uma loja regular ainda não permite a entrada de mulheres?

    @MDD – “ainda” não… espero que nunca!”

    Por que você espera que nunca, tio?
    E você ainda vai fazer algum post sobre sociedades “secretas” femininas?

  33. marcelo ,vc pode me informar á respeito de richard clov.estou á procura de um livro do richard clov chamado numeros em mundi,vc conhece?

    @MDD – Nao conheço 🙁

  34. Marcelo, qual a relação da maçonaria com a
    cidade de Sorocaba ???
    Aqui tem muitas praças da maçonaria,
    Simbolos espalhados pela cidade,
    os cargos políticos, seja de vereadores e de prefeitos,
    quase todos eram e são maçons.
    Tem um explicação ?

  35. Até onde eu sabia, já há tratado de reconhecimento da GLESP pela GLUI…

    Estou na Sereníssima e fui regularmente reconhecido lá.

    Há inclusive a emissão de passaportes maçonicos pela Grande Secretaria de Relações Internacionais (salvo engano) da GLESP, garante reconhecimento na Inglaterra sim…

    E até onde eu sabia, a GLESP é uma Potência, e não uma Obediência…
    Estou tão mal informado assim?

    @MDD – eu perguntei isso hoje… GLESP, GLRJ e GLMS são atualmente reconhecidas pela Inglaterra… mas não são potências, são Obediências.

  36. Ola MDD, como saber se uma loja e regular ou nao? Att, Jean

    @MDD – O método mais fácil é google no nome completo da loja e procura na net se ela está ligada ao GOB (Grande Oriente do Brasil) ou as Grandes Lojas (GLESP, GLRJ, etc…) ou ao GOP. Uma loja regular vai ter um NUMERO também (ex. Madras, 3359) que é o numero dela de registro. Na duvida, pode perguntar aqui que eu verifico isso fácil pra voces.

  37. Marcelo, gostaria de informações a respeito de ser regular ou irregular o Rito de Memphis Mizraim. Existem lojas regulares e/ou irregulares no Brasil que o praticam?

    @MDD – Não há lojas seguindo este rito no GOB nem na GLESP, infelizmente.

  38. ESCLARECIMENTOS
    Tem-se a impressão de que existe, em Maçonaria, hoje em dia, uma verdadeira obsessão, por um lado, pela “regularidade” maçônica, e uma verdadeira preocupação, por outro lado, com a “irregularidade”.
    Na realidade, o que é regular e quem é regular?
    Jean Baylot, em “Dossier Français de la Franc-Maçonnerie Régulière”, Editions Vitiano, Paris – 1965, como membro da Grande Loja Nacional Francesa, aborda a regularidade apenas do ponto de vista metafísico, ou melhor, da obrigatoriedade da crença em Deus, tendo em vista a maçonaria “irregular” francesa, representada pelo Grande Oriente da França, que, em 1877, através de uma grande reforma dogmática , suprimiu a obrigatoriedade da crença em Deus — mas não a crença —julgando que os padrões religiosos do ser humano são de foro íntimo e não podem ser impostos, em respeito a mais absoluta liberdade de consciência. Por essa atitude, o Grande Oriente foi anatematizado pela Grande Loja Unida da Inglaterra — a “Mater” maçônica — que, depois, criaria a Grande Loja Nacional Francesa, dando, a esta, o seu reconhecimento de regularidade e “condenando” o Grande Oriente da França à irregularidade, embora ele seja a maior Obediência maçônica francesa.
    Ora, mas se o conceito de regularidade é a obrigatoriedade da crença em Deus — de acordo com a deturpação feita, em 1815, no texto original das Constituições de Anderson, de 1723 — por que a Grande Loja Unida da Inglaterra não reconhece e não dá o cunho de regularidade a dezenas de Obediências que adotam a regra e rezam pelo catecismo inglês? No caso específico do Brasil, por que a “Maier” inglesa não dá o cunho de regularidade aos Grandes Orientes Independentes e por que não o deu, até a muito pouco tempo, a todas as Grandes Lojas Estaduais? Por que, se estas Obediências cumprem os demais requisitos expostos nos “Oito Princípios de Regularidade”, emanados da Grande Loja inglesa, embora alguns deles sejam rançosos e caducos?
    Mas, em questão de regularidade, a maçonaria inglesa tem uma rival de peso, que também impõe a sua vontade: a maçonaria norte-americana.
    Assim, existem Obediências e Lojas que são consideradas regulares por uma, mas não pela outra, e vice-versa. E qual é o motivo? Não se sabe, já que o dogmático, comprovadamente, é furado. Nos Estados Unidos é editada, a cada ano, a “Lesta of Lodge”, contendo todas as Lojas regulares — na visão norte-americana — do mundo. E, quando algum obreiro, de qualquer parte do mundo, chega, representando uma Loja, se ela não estiver na “lenta of lodge”, ele poderá ir passear, porque não entrará em Loja nenhuma do local. Quem deu tal poder à maçonaria norte-americana, de julgar quem é “regular”, ou não? E quem o deu à Inglaterra, a não ser o fato dela ter criado a moderna maçonaria e ter aberto “franchising”, exigindo, dos flanqueados, absoluta vassalagem?
    Por aí se pode ver como são estranhos os conceitos de regularidade e de irregularidade, que só servem para dividir, ainda mais, uma maçonaria, que, por definição, deveria ser unida.
    Já que a maçonaria é universal sem distinções de fronteiras ou de raças.
    Mas voltando-se um pouco ao passado vamos ver um pouco da história da sua potência que na qual não tenho nada contra.
    Um grupo de maçons reuniu-se no Rio de Janeiro, em 1821 e fundou uma Loja do Rito Francês, a “Comércio e Artes”.
    Em 1822, essa loja desdobrou-se em mais duas, por sorteio entre os irmãos de seus quadros. As três constituíram um Corpo Maçônico intitulado Grande Oriente do Brasil.
    Nenhuma outra Organização Maçônica no globo existente autorizou essa criação; o Grande Oriente do Brasil não possui uma Carta Patente de Grande Oriente ou Grande Loja que o invista das precisas condições de regularidade. Mal foi criado em Junho de 1822, entrou a trabalhar no campo da política e em Outubro do mesmo ano, teve por esse motivo, os seus trabalhos encerrados por ordem do Grão-Mestre, o primeiro imperador do Brasil, Dom Pedro de Alcântara.
    Com a abdicação deste, em 1831, renovaram-se os trabalhos do Grande Oriente, mas, nessa época ainda, ao reconstituir-se, não teve quem lhes regularizasse a existência, quem lhe concedesse uma Carta Patente, que o fizesse entrar para a categoria das Potências Maçônicas regulares. O Grande Oriente do Brasil sempre trabalhou no Rito Francês ou Moderno, em sete graus, criado pelo Grande Oriente da França, rito que não é reconhecido como regular senão na França e mesmo assim, não por todos os Maçons. A maioria dos maçons brasileiros, porém, preferindo o Rito Escocês Antigo e Aceito e na impossibilidade de atrair para o seu seio um dos dois Supremos Conselhos existentes, o Grande Oriente do Brasil fundou um para o seu uso com Cartas Patentes do Supremo Conselho irregular que existe no seio do Grande Oriente da França.
    Em 1863, houve uma cisão no Grande Oriente do Brasil, separando-se ele em dois corpos: o Grande Oriente do Lavradio e dos Beneditinos. A Maçonaria no Brasil enfraqueceu visivelmente com essas lutas. Foi quando, em 1864, o Supremo Conselho legítimo, unindo-se ao Grande Oriente do Brasil, deu-lhe, com a confederação realizada, todas as características de regularidade, de legitimidade, conforme verificou o irmão Albert G. Goodall, do Supremo Conselho para os Estados Unidos em suas viagens. Tudo isto consta dos relatórios apresentados, em 1868 àqueles Corpos Maçônicos.
    Em 1885, uniram-se os dois corpos Maçônicos que haviam se separado, podendo considerar-se então, a Maçonaria Brasileira unificada. A vítima única, porém, dessa unificação foi o Supremo Conselho do Rito Escocês que, desde aquela época, começou a ter as suas prerrogativas anuladas, as suas atribuições invadidas, os seus direitos soberanos desconhecidos por sucessivas reformas que foi sofrendo a lei reguladora da vida Maçônica Brasileira.
    A atual Constituição do Grande Oriente do Brasil é uma simples paródia da Constituição do Grande Oriente de França. Os seus corpos legislativos e administrativos trabalham no Rito Francês ou moderno. Que tido como totalmente irregular, e tendo as suas bases totalmente Francesas a GOB paga anualmente uma Taxa para se manter regular perante a Inglaterra que não manda em nada na maçonaria Brasileira que sempre foi soberana, este acontecimento todo foi visto por alguns irmãos até como traição ao Grande Oriente de França que é muito mais antigo que a Grande Loja Unida da Inglaterra.
    Agora vamos refletir um pouco, a primeira Igreja no mundo que se tem datada foi Santa igreja Católica imagine se ela fosse começar a cobrar uma regularidade o que faríamos com 185.500.000 evangélicos cerca de 22% da população Brasileira e com uma taxa de crescimento anual de 7,43%.
    Por isso vos digo Maçonaria não tem dono e pego um exemplo no próprio livro sagrado na qual tu jurastes Hebreus 5:4 Ninguém toma esta honra para si mesmo, senão chamado por Deus, como aconteceu com Arão.
    Mas meu Irmão o verdadeiro intuito da Maçonaria é de mudar o mundo e não expor uma loja ou um maçom ao ridículo. Maçonaria se faz em loja não no mundo profano lembre-se do juramento que fizestes perante o livro da lei, a maçonaria é universal sem distinções de fronteira ou de raças, sejam elas nobres ou não. Então não coloque em vosso site que com 99% de certeza tu sabes se loja A ou b é espúria, tu sabes que não tem tal poder pra isso. Peço também que retire o Link do site da loja Marechal Deodoro de vossa página, pois não tem autorização legal par tal uso, podendo assim responder Criminalmente sobre tal ato. Mas antes de tomarmos medidas Judiciais cabíveis no mundo profano contra o Irmão esperamos esclarecimentos de vossa parte. Deixo claro que não temos nada contra as Potências Maçônicas constituídas em nosso País e temos a certeza que o Irmão não responde por elas. E caso seja de vosso conhecimento ou Grau lembre se dos que foram queimados injustamente e rogaram antes dos últimos suspiros de vida Nekan Adonai. Um T.’.F.’.A.’. de um eterno Aprendiz que procura nos antigos mistérios seguir a verdadeira Maçonaria, sito a de Salomão, Hiran e Hiran Abif que tem de preceitos básicos a liberdade a igualdade e a fraternidade entre os irmãos.
    Gregory.’. M.’.M.’.
    Citações: manifesto de Mario Behring e Os Estranhos Conceitos de Regularidade e Irregularidade José Castellani.

    @MDD – Pior é que eu concordo totalmente contigo, Gregory. Já tive de deixar de palestrar em várias lojas por elas não serem GOB ou GLESP, pois como você sabe, nossos estatutos nos proíbem de visitar lojas maçônicas não regulares. Muitas das chamadas “lojas irregulares” possuem uma ritualística e tempo de estudos muito mais esmerado do que as regulares, e obreiros mais dedicados. São as vaidades humanas. Por outro lado, quem decide quem é regular e quem é expúria não sou eu, é a Grande Loja da Inglaterra, e eu tenho de explicar aos leitores que, se eles forem iniciados em lojas não reconhecidas, depois não poderão frequentar reuniões de lojas regulares, o que pode causar frustrações.

  39. Ir. Marcelo,

    Desculpe corrigí-lo, mas a GLESP é reconhecida pela Grande Loja da Inglaterra sim!!!
    Inclusive, como obreiro da Glesp, já tive oportunidade de visitar lojas jurisdicionadas à UGLE, inclusive em uma oportunidade, assisti a uma bela sessão de iniciação lá.

    Para consultas às chamadas potência regulares (reconhecidas pela UGLE) da América do Sul , visite: http://www.ugle.org.uk/provinces/olodges/samerica.htm

    Abraços,
    Ir. Marcos T.

    @MDD – Salve! Não tem problema nenhum! Já corrigi o texto. Fico extremamente feliz de saber isso. Na minha opinião, a ritualística da GLESP é mais cuidadosa e esmerada que a nossa aqui do GOB e sempre que visito meus queridos irmãos da GLESP sou muito bem recebido. Já não é sem tempo ter este reconhecimento!

  40. Tio Marcelo, no caso existe alguma forma de saber se a loja é Expuria ou não ?
    depois dos 21 Anos e virar Senior na Ordem DeMolay pretendo ingressar na Maçonaria aqui na cidade onde moro e queria saber qual das lojas ou se todas as daqui são Regulares
    Grande abraço

    @MDD – O mais seguro é consultar sempre o site do GOB ou das Grandes Lojas… dar uma procurada no google já ajuda, porque toda loja regular SEMPRE vai mencionar a afiliação ao GOB ou GLESP ou GLERJ, etc… qualquer duvida, manda pra mim a cidade e o nome da loja que eu vejo aqui.

  41. O MAIS IMPORTANTE É RECONHECER OS IRMÃOS DO MUNDO TODO, E NÃO FICAR QUESTIONANDO A TUA LOJA É REGULAR, SE PRESTAR A FICAR FAZENDO PERGUNTA DESTE TIPO É MUITA IDIOTIÇE, POIS QUEM RECONHECE UNS AOS OUTROS SÃO OS IRMÃOS QUANDO SE ENCONTRAN, E COMO DISSE UM IRMÃO ACIMA, VOÇÊ PRECISA FAZER PARTE DO GOB, SÓ SE VOÇÊ FOR PARA A INGLATERRA, MELHOR NA TERRA DOS LORDES,OS DONOS DO MUNDO, A MAÇONARIA NÃO TEM DONO,POIS É PATRIMONIO HISTÓRICO,E MAIS QUEM DEU LEGITIMIDADE PARA A GLUI RECONHECER OU FAZER RECONHECER, E COMO FICA A LOJA FRANCESA NESTA HISTÓRIA,POIS PARECE QUE ELA A FRANCESA É MAIS ANTIGA, E DAI, QUEM DEU TAL PODER PARA SAIR RECONHECENDO LOJAS PELO MUNDO AFORA, REAA ,LAND MARKS, E MAIS NADA, YORK, É LÁ NA ENGLAND, POIS É O RITO DELES, POIS O NOSSO É FRANCES REAA

    @MDD – Porque todo “maçom” que reclama das lojas expúrias serem deixadas de lado nunca são os regulares? Eu reconheço meus irmãos pelos seus feitos, não pelo oriente, mas ficar dando apoio pra “potências” que são mais novas do que o whisky que eu bebo é o fim da picada, ne?

  42. Olá Marcelo , boa tarde ! Poderia me responder se a Ordem Franco Maçônica da Centúria dourada(O.F.M.C.D) é reconhecida no Brasil, e se essa loja é uma loja 99 da qual Hitler fez um dia parte; Desde já obrigado…

    @MDD – Não, não é reconhecida nem no Brasil nem em nenhum outro lugar do mundo. Os 6 ritos reconhecidos no Brasil são o Rito Escocês Antigo e Aceito (REAA), Rito de York (Emulation), Rito Adonhiramita, Rito Moderno, Rito Schroeder e Rito Brasileiro. A GLESP ainda tem reconhecido o Rito de São João (Húngaro).

  43. Qual a bronca dos “não expúrios” com relação às mulheres? Vcs ainda acham que mulher é sexo oposto? Só se for prá vcs, para a maioria dos “Homens livres e de bons costumes” mulher não oposto, é o ideal”. Quando vejo uma pessoa com um curriculo como o seu, sentindo-se orgulhoso em cantar em verso e prosa SER concientemente vassalo do domínio ingles, chego a pensar que seu hino nacional deve ser o Deus salve a rainha. Não consigo imaginar, como é desconhecer um irmão BRASILEIRO, negar-lhe teto, para acobertar um ingles que esta C.’. e A.’. para nós latinos. Já passou da hora de abandonar esses quase trezentos anos de subserviência, termos prazer e orgulho, em podermos fazer alguma coisa para nossos irmãos menos favorecidos, se tens a consciência que ritualisticamente e eSotericamente, várias potências são melhores que a sua, por quê permanecer em algo reconhecidamente ruim, desculpe-me mas sinto-me obrigado a perguntarhá algo impublicável nesta permanência, ou é apenas a falsa honraria de dizer-se reconhecido? Qual a vantagem em desconhecer os irmãos brasileiros? Desde quando potências maçônicas têm o direito de desrespeitar a nossa constituição?
    Pela LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE. Também com as mulheres, negros, deficientes, enfim, todo ser humano capaz de pensar e ser racional.

    @MDD – Para aqueles que conhecem a ritualística esotérica maçônica, não há nada contra mulheres fazerem parte da Rosacruz, AMORC, FRA, CIH, SCA, Golden Dawn, Wicca, Carbonária e outras ordens filosóficas cujos rituais são adequados para os chakras femininos. A Maçonaria, como ordem osiriana, não é adequada para o corpo energético feminino. Esta total falta de conhecimento das bases esotéricas do que se constitui a Maçonaria é que leva as expúrias a esses absurdos de aceitarem mulheres em suas fileiras, causando a elas mais mal do que bem.
    Estude sobre a posição das mãos nos sinais e suas relações com os chakras e quais chakras; estude a circulação em loja; o salmo e o anjo cabalístico que é invocado a cada sessão; A posição de cada oficial em relação à Árvore da Vida representada e os símbolos e sigilos que são traçados durante a circulação do M.’. Cer.’. e H.’., entre outros detalhes.
    O problema é que não ensinam isso nas expúrias: o que acontece é que cada sujeito que perde uma votação para Venerável Mestre sai do GOB e funda sua própria “potência”, a maioria delas mais nova do que o whisky que eu bebo, e depois aparecem com esse discurso de “igualdade para as coitadas das mulheres”.
    E, por fim, todas as lojas que eu reconheço terem ritualistica melhor que o GOB, mesmo não sendo reconhecidas TAMBÉM não aceitam mulheres…

  44. Olá Marcelo!
    Permita-me discordar pois,”os argumentos de “limitações ritualísticas” à atuação da mulher são puro sofisma, uma vez que no antigo Egito, nos mistérios gregos, nos de Zoroastro, de Pitágoras etc., jamais alguém se lembraria de mencionar tais limitações a uma sacerdotisa de seus cultos, como nos de Osíris e Isis.

    @MDD – Eu também não tenho nenhum problema em reconhecer sorores rosacruzes, já que é destes cultos que voce esta falando, e não da maçonaria, que é um culto osiriano. Os cultos egipcios que voce se refere são os cultos estelares (permitidos a ambos os sexos) e, portanto, sem problemas da participação de mulheres. Recomendo que leia meus textos “Hieros Gamos” e “Bruxaria, Paganismo e Magia Sexual” no qual explico a diferença entre cultos solares e lunares.

    Cabe lembrar ainda que as vivências do ritual são simbólicas, valendo exclusivamente pela experiência esotérica que proporcionam; negá-lo é desconhecer o mais profundo significado da própria Instituição Maçônica — instrumento imemorial da civilização humana, destinado à perpetuação do Conhecimento Hermético de geração a geração.”

    @MDD – Só são simbolicas porque sao mal feitas atualmente, por gente cada vez menos preparada para o aspecto esotérico da maçonaria. Hoje em dia existe apenas em sua maioria aspectos eXotéricos na maçonaria. Os significados magisticos dos rituais estão cada vez mais fechados dentro de poucas lojas. A maior parte das lojas atuais é pouca coisa melhor do que uma reunião de condomínio.

    Porquê desconhecer irmãos brasileiros? Já que não se reconhece a IGUALDADE da ORDEM, deviam no mínimo respeitar a CARTA MÁGNA.
    E.T:. Não faço parte do grupo de derrotados do GOB, conforme insinuado. Certamente se tivesses tomando um whisky melhor, (ou bebendo menos), não trataria as mulheres como coitadas.SSS

    @MDD – Não poder fazer parte de lojas regulares não torna as mulheres coitadas. Sua afirmação não faz sentido.

  45. Mestre Marcelo!
    Quem afirmou serem as mulheres “coitadas”, foi voce em seu comentário do dia 09 do corrente, acredito até que tenha sido por causa do wisky que voce bebia, (afirmação também sua, mesmo texto e seguinte).
    Maçonaria atualmente (há alguns séculos, é simbólica). Quanto ao eXoterismo, concordo contigo, principalmente quando se fala com “S”, mas age-se com “X”, ao ver o irmão como primo, e o primo como desconhecido, fazendo maçonaria “para inglês ver”. Não acatando os Landmarks, 01 e 14, bem como a Constituição de Anderson, quando fala “da Autoridade Civil”, mas, reconhece com veemência o Landmark 18. Aproveitando, recomendo refletir sobre o Landmark 24. SFU

    @MDD – Não é uma questão de reconhecer como irmãos ou primos… vou explicar de uma maneira simples: vestir-se de vermelho, pintar seu carro de vermelho e andar por ai carregando uma mangueira não faz da pessoa um bombeiro; andar por ai em um carro pintado de preto-e-branco com sirenes e vestir roupas azuis não faz da pessoa um policial, por mais que ela tenha o treinamento de combate e leis melhor do que eles. Sem o reconhecimento da OAB, você não é um advogado, por mais que conheça as leis, sem o seu CREA, você não é um engenheiro, sem o seu CRM você não é um médico, e assim por diante… Da mesma forma, não é porque uma loja irregular tenha uma ritualística melhor ou pior do que uma loja regular que a fará uma loja MAÇÔNICA. Ela continuará SEM AUTORIDADE e SEM AUTORIZAÇÃO para seguir os ritos. Magisticamente falando, não fazem parte da mesma egrégora secular da UGLE, constituindo uma egrégora própria. Nem vou entrar novamente na questão das mulheres porque já escrevi três textos inteiros a respeito da atuação da ritualística sobre os chakras masculinos e femininos.

  46. Sois M.’.?

    – MM.’.II.’.C.’.T.’.M.’.RR.’. !

    É a sintese da identificação Maçônica: Os II.’. se RR.’., e não esta ou aquela potencia Maçonica os RR.’. !
    De se dizer que potencia, deriva de poder, centralização.
    Nao consta nenhum “Land.’. que vincule o reconhecimento maçonico a potencia regular ou irregular. A Regularidade vem da postura do Irm.’. em sociedade, sua observancvia aos preceitos maçonicos, sua postura em loja etc.
    É certo que determinadas sessões, até de grandes potencias, se assemelham mal e mal a reuniões de condominio, razão pela qual o surgimento de potencias menores, que buscam preservar a tradição maçonica, de forma a não tranformar a sublime Ordem a mera reunião semanal de “leoes” e “rotarianos”, imbuidos apenas no exercicio da benemerencia regados a lautos jantares.
    A maçonaria é uma escola filosófica iniciática! Nosso distico: LIBERDADE IGUALDADE E FRATERNIDADE.
    Não seremos maçons, se não tolerarmos fraternalmente aqueles que tiveram a LIBERDADE de fazer uma opção diferente da nossa. Se os reconhecer-mos estaremos exercitando a FRATERNIDADE, na exata medida em que, se entendemos que desviam-se dos caminhos da ORDEM, fraternalmente devemos recoloca-los na senda dos nossos principios em honra ao G.’.A.’.D.’.U.’.
    Tenho dito!

    @MDD – Eu concordo totalmente contigo, Jaime. Uma das minhas grandes birras com o GOB é justamente a regra de impedimento de visitarmos potências irregulares. Que os maçons de outras potencias não possam visitar nossas lojas, tudo bem, já que não contribuem para a manutenção da estrutura nem dos templos, etc e é justo negar-lhes a entrada… mas interferir no meu direito de visitar, por exemplo, uma loja Carbonária, passa um pouco do que eu considero justo. Infelizmente, eu tenho necessidade de contato com diversas lojas inglesas e européias em minhas pesquisas, e lá fora não há conversa apelativa de landmarks ou o que for… não está na UGLE, não é reconhecida e ponto. Para eles, não estar em potência regular não é maçom. Simples assim. E assim sendo, eu permaneço no GOB. Não fui eu quem fiz as regraas: eu as aceito ou saio.
    Não tenho nenhum problema em ir palestrar em vossa oficina, desde que seja em uma sessão branca e eu seja convidado como profano e entre junto com os profanos. Tenho muitos amigos e amigas em lojas mistas, e muitos deles são tão ou mais sérios quanto os de potências regulares. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa… estar sério na ritualística não te faz reconhecido pela UGLE.
    Por outro lado, preciso avisar aos meus leitores que, caso sejam iniciados em loja irregular, não poderão ir, por exemplo, em uma palestra minha ou nas reuniões da ARLS Madras ou Aleister Crowley. A decisão final cabe a eles, claro.

  47. ” Mas meu Irmão o verdadeiro intuito da Maçonaria é de mudar o mundo e não expor uma loja ou um maçom ao ridículo. Maçonaria se faz em loja não no mundo profano lembre-se do juramento que fizestes perante o livro da lei, a maçonaria é universal sem distinções de fronteira ou de raças, sejam elas nobres ou não”

    Parabens Mestre Gregory! Realmente a Maçonaria é Universal sem distinções de fronteiras ou de raças, sejam elas nobres ou não, e eu ouso acrescentar, composta de Homens Honrados como voce Grégory, que enaltece os principios da Ordem e Honram o Avental que ostentam.

    @MDD – Os ideais maçônicos são universais e sem distinções. Mas o Gregory está misturando as bolas. Reconhecer ou nao reconhecer um irmão não tem nada a ver com potencias regulares ou irregulares… reconhecer um irmão pelos seus atos não significa que eu possa visitar sua oficina, e vice versa…

  48. Os principios do CMSB, falam por si só:

    ” A Maçonaria é uma Instituição universalista, filosófica, espiritualista, filantrópica e humanitária, fundamentada nos postulados da LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE, PAZ, JUSTIÇA e DEMOCRACIA.
    Proclama a existência de um princípio criador, o qual denomina de GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO.
    Não é religião, seita ou agremiação política e não permite, em suas reuniões, qualquer discussão sectária.
    É uma escola de aperfeiçoamento moral e intelectual, congregando homens livres e de bons costumes, iniciados e unidos pelo sentimento de fraternidade. Volta-se para a livre investigação da verdade sem preocupação de fronteiras e de raças.
    Proclama o trabalho como direito e dever principal do homem, indispensável à evolução da humanidade; combate os privilégios e a exploração do homem pelo homem.
    Respeita as leis do País, defende a livre manifestação do pensamento e a dignidade da pessoa humana.”

    T.’.F.’.A.’.

  49. Muito interessante o post;

    Convém citar que aqui no RS existem três potências regulares, e reconhecíveis entre si, o GOB-RS, o GORGS e a GLMERS, esta última é a obdiência a qual é filiada a loja que pertenço. Hoje se fala muito no RS em “Maçonaria Unida do Rio Grande do Sul” onde as obdiências se reconhecem, se respeitam e buscam objetivos comuns para o crescimento da ordem; inicialmente no RS onde tem dado exemplo para outras unidades federativas do país. Como dizia o Ex Grão Mestre da GLMERS, Irmão Rui Stragliotto: “Pode-se amar o vizinho, sem ter a necessidade de avançar a cerca do seu quintal…” Esta experiência tem mostrado-se muito proveitosa aqui no RS, principalmente na cidade onde resido, onde existem lojas das três potências regulares e tem relações fraternas entre todos, sem problemas.

    Abraços.

  50. Poxa Pablo,

    Não sei aonde vc escutou isso da Luz e saber, mas está longe de ser verdade. Frequento a loja e conheço os esforços daqueles que se dedicam a manter as colunas daquela loja sempre em pé. Mesmo com as limitações e preconceitos de tantos outros irmaos com as lojas academicas.
    Abraços

  51. Marcelo,
    Bastante esclarecedor esse post junto com os demais comentários e respostas.
    Acredito que a Maçonaria pode ser um caminho para o que eu quero pra mim. Procurei pelo site do GLESP, porém não consegui identificar uma loja em São José dos Campos – SP. Você consegue me dizer qual é a loja afiliada ao GLESP aqui?

    Muito Obrigado!!

  52. Caros participantes desta comunidade.
    Na verdade não existe nenhuma diferença entre “espúria” ou “reconhecida”.
    “Espúria” é em relação aqueles que acham que são os Donos” da maçonaria.
    Estas Potências são perfeitamente legais perante a legislação do País, A maioria pratica uma filosofia bem mais correta do que as tais “Reconhecidas”, que se acham cheias de “Vícios”.

    @MDD – Na verdade, existe sim… você bem sabe que, pelas nossas leis, maçons irregulares estão vetados de participarem de nossas reuniões. Assim sendo, alguém que se inicie em uma loja não reconhecida não poderia assistir a uma palestra minha ou de qualquer irmão que eu anuncie por aqui, por exemplo. Normalmente, lojas não reconhecidas ficam isoladas apenas nelas mesmas, sem a grande vantagem da maçonaria regular de hoje em dia, que é a pluralidade de eventos, palestras, debates e estudos esotéricos, maçônicos e de diversos outros assuntos. Sem contar que, fora do Brasil, ou você está ligado à Inglaterra ou você simplesmente não existe para a maçonaria. Não há esta “boa vontade” que temos para com os irmãos de outras potências aqui no Brasil. Eu nunca me recusei a ter alunos maçons de outras potências e tenho diversos amigos de ritos não reconhecidos, de Carbonários a Menphis Misraim, mas sou (oficialmente) proibido de visitar suas sessões…

    O fato da Maçonaria operativa ter surgido na Inglaterra, não torna a Grande Loja Unida da Inglaterra dona da Maçonaria.
    A Maçonaria não e Universal como os Prepotentes e tolos alardeiam o tempo todo, Universal é apenas a sua Filosofia, Universal e por exemplo a Igreja Católica, pois tem sua sede no Vaticano e parte dali sua diretriz para o mundo. A Maçonaria sequer é regional, existe inúmeras Potências registradas por todos os estados.
    Já e hora de pararem de fazer estes comentários ridículos e procurarem se unir em torno do mesmo ideal, que seria há meu ver o reconhecimento mútuo de todas Potências Brasileiras.

    @MDD – Este reconhecimento é feito à medida em que as potências se filiam ao GOB ou demonstram serem potências sérias (como o GOP, por exemplo). O problema é que a maioria destas “potências” são justamente dissidências porque fulano ou beltrano não conseguiu ser Grão-qualquer-coisa e decide sair e montar sua própria potência… algumas são mais novas do que o meu whisky… Sei que o GOB também tem muitos problemas, e todos vêm da mesma raiz: “Vaidade das vaidades e tudo é vaidade”.

    Abraços a todos.
    kim ( kimcostar@hotmail.com )

  53. Caro G.Costa.
    Apenas para que fique registrado, sem querer com isto que o amigo me leve a mal.
    O que me consta vosso comentário.
    ((Convém citar que aqui no RS existem três potências regulares, e reconhecíveis entre si, o GOB-RS, o GORGS e a GLMERS,….)))
    O termo regular se aplica a qualquer Potência que esteja registrada junto aos Órgãos competentes, portanto o que me consta e que todas são regulares.
    Não confundi estes reconhecimento citado pelo amigo como sendo o tal “reconhecimento” pela GLUI.
    Reconhecidas pela GLUI no Brasil são apenas as Grande Lojas de Mato Grosso do Sul, de São Paulo é a do Rio de Janeiro, e ainda o GOB, é mesmo assim com” reconhecimento” discutível.
    Deixo claro que o “Reconhecimento” pela GLUI , não traz nenhum valor legal, é apenas simbólico.
    Abraços.
    kim

  54. MDD,
    Essas lojas são regulares?
    Grande Oriente Estadual da Bahia: http://www.goeb.com.br/
    Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia: http://www.gleb.org.br/

    @MDD – Não são “lojas”, são os Orientes… GOEB é o Grande Oriente Estadual da Bahia, filiado ao G.O.B., e G.L.E.B. é a Grande Loja do Estado da Bahia, filiada às Grandes Lojas. Aqui em SP, temos como equivalentes o GOSP (Grande Oriente de São Paulo) e a GLESP (Grandes Loja do Estado de São Paulo). Tanto a GOEB quanto a GLEB são regulares.

  55. Caro Marcelo.
    Apenas com o intuito de orientar.
    Quando o amigo cita:

    (((Aqui no Brasil, existe uma Potência reconhecida, que é o Grande Oriente do Brasil, e duas Obediências, que são as Grandes Lojas (uma em cada estado) e o Grande Oriente Paulista. Uma Obediência significa que há um tratado de reconhecimento mútuo entre estas lojas (ou seja, o tio Marcelo pode visitar lojas da GLESP/GOP e membros da GLESP/GOP podem visitar a Madras ou a Crowley), mas que estas continuam não sendo reconhecidas pela Grande Loja Inglesa (a GLESP, atualmente, é reconhecida pela UGLE). Sim, é um pouco confuso mesmo…)))

    Acho melhor o amigo se atualizar.
    Reconhecidas pela G.L.U.I. no Brasil são apenas as Grandes lojas de São Paulo, Mato Grosso do Sul e a do R.J. e ainda o G.O.B., e este último vale a pena mencionar que o tal reconhecimento se deu quando era ele uma Potência Maçônica, sendo hoje e uma Federação de Potências, acredito que o tal reconhecimento deveria ser revisto.
    Quanto ao tratado de reconhecimento entre as Potências e Obvio que os filiados podem se visitar mutuamente.
    Repito o tal “reconhecimento” pela G.L.U.I. é puramente “tradicional” mas nada, portanto sem nenhuma exigência legal, portanto não e obrigatório.
    No entretanto defendo o direito daqueles que querem ser “subservientes” ao Lord Kent.
    Eu prefiro uma Maçonaria mais Brasileira.

  56. Caros Participantes.
    A G.L.E.S.P. é “regular” e “reconhecida pela G.L.U.I.
    A G.L.E.B é perfeitamente “regular” só não é “reconhecida” pela G.L.U.I.

  57. Existem muitas “Potências Reconhecidas” praticando uma filosofia maçônica “Deplorável e Imoral”, enquanto outras “não reconhecidas” que praticam uma filosofia justa, perfeita e acima de tudo honesta.

    @MDD – E eu concordo totalmente com você. Infelizmente, pelas leis humanas, não pode haver intercâmbio entre reconhecidas e não reconhecidas, o que acaba deixando as não reconhecidas praticamente isoladas das lojas sérias reconhecidas, mesmo se estiverem fazendo um trabalho magnífico.

  58. Caro MDD.
    Quando o amigo cita acima (pelas leis humanas), está se referindo a legislação das “reconhecidas” que “rezam” pela cartilha da GLUI.
    No entretanto pelas leis do País as “não reconhecidas” estão PERFEITAMENTE LEGAIS.

    @MDD – Kim, eu consigo entender as “Old Charges” quando as lodges serviam para receber os Templários fugitivos da Inquisição, onde bastava reconhecer um irmão para lhe dar abrigo (ver landmarks), mas hoje não funciona mais assim.
    E não adianta você ficar irritado, não sou eu quem faço as leis e não sou eu quem diz as lojas que são ou não são reconhecidas. Eu tenho vários amigos de lojas não-regulares, de ritos que não existem no GOB mas, oficialmente, estou impedido de visita-los; portanto, acho que você pode perceber que eu não gosto muito destas regras.

    O não reconhecimento não isola ninguém, existe outras não reconhecidas que fazem acordo de amizade entre si.
    CITO UM FATO CURIOSO E DIGNO DE MENÇÃO: A MAIORIA DAS POTÊNÇIAS “NÃO RECONHECIDAS”, RECONHECE A TODOS COMO IRMÃOS. isto, só demonstra o “nível” que elas estão atingindo, enquanto as “reconhecidas” se negam a evoluir, se perderam no tempo e no espaço, onde a hipocrisia, a prepotençia e a vaidade andam lado a lado.
    O amigo se refere as “Lojas sérias” como se fosse uma característica das “reconhecidas”, aí o amigo generalizou, deixando entender que as demais não são sérias.

    @MDD – É um misto… boa parte das lojas irregulares são picaretas, montadas para angariar fundos de incautos que pensam estar entrando na maçonaria mas estão apenas servindo de fonte de renda para algum ex- perdedor de votação que abriu uma “potência” nova da noite para o dia. E a quantidade destas pseudo-maçonarias aumenta a cada dia. Existem as boas lojas não-regulares, que fazem um trabalho sério sim. Tenho diversos amigos em lojas que se esforçam para darem o melhor de si, e nunca me neguei a ajudá-los tirando dúvidas de trabalhos ou o que estivesse ao meu alcance.

    Pelo visto o amigo não está atualizado em relação a algumas “reconhecidas”, onde os “escândalos” se sucedem continuamente, é este “descalabro” cometido que serve de incentivo para que verdadeiros Maçons criem “NOVAS POTÊNCIAS”, numa árdua tentativa de manter acesa a chama da moralidade, dentro de uma ORDEM MORALMENTE CORROMPIDA .
    Finalizando pertenço a uma destas Potências “não reconhecidas”. Não queremos
    ser “reconhecidos” pela GLUI, se negamos a ser “SUBSERVIENTES’ do Lord Kent. Vamos lutar para sermos reconhecidos sim, mas pelo G.O.F. onde se pratica a VERDADEIRA FILOSOFIA MAÇÔNICA.
    Espero que minhas declarações não seja motivo para num “debate acirrado”, não é meu feitio tais discussões, respeito o pensamento de todos, só reagi, porque jurei defender a Ordem.

    @MDD – O grande problema é que você confunde “verdadeira filosofia maçônica” com “ter uma potência regular/irregular”, e são coisas distintas… pode-se ter potências irregulares perfeitas e picaretas, assim como pode-se ter potências regulares corrompidas e lojas justas e perfeitas. E eu já vi dos 4 exemplos, e também já vi muita tosquice no GOF (inclusive a admissão de mulheres).

  59. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, e isto o DD deixou claro em vários pontos, no fundo no fundo ninguém é mais maçom que ninguém por causa da potência, porque uma pessoa faz parte do GOB ela não vai ser mais maçom que uma pessoa que vem do rito de Memphis Misraim por exemplo neste rito pra se achar aqui no Brasil coisa séria é muito difícil pois existem alguns sites que vendem iniciação que é que nem bombril tem maçonaria, golden dawn, templarios etc tudo junto pra vc escolher, basta procurar no orkut que vai achar um monte desse tipo.

    Também existem uma monte de loja por ai que se dizia regular e eram (e algumas ainda são) constituidas de maçons bonitinhos mais ordinários. A questão maior é da regularidade e digamos de passagem muitas das discussões geradas por ai é porque um Maçom “irregular” (do ponto de vista GLUI) que ser reconhecido como maçom regular, Ai fica a pergunta… será que o próprio cara não se reconhece como maçom, e precisa ter o reconhecimento de outros, esta sede de ser de estufar o peito e exibir grau ou seja lá o que for não deveria fazer parte da personalidade de um verdadeiro maçom, logicamente que é interessante a troca de experiências etc, mas não devemos nos guiar só por isso, onde fica a pratica da verdadeira arte real?

    Porém a sede de alguns profanos é tanta que a primeira coisa que aparece que se diz maçonaria e usa avental, eles tão pagando pra entrar, muitas vezes nem sabem o que é direito mas querer fazer parte porque acham que vão se dar bem, que vão fazer de suas lojas verdadeiros pátios de negociação, as pessoas se esquecem dos ideais e se ligam só no material a ganância acaba deixando a pessoa cega ai é onde a Loja do Zézinho das bananas vê um oportunidade pra faturar, e olha que tem muitas por ai, agora imaginem se não tivessem um orgão regulador ai seria pior ainda as lojas maçônicas estariam competindo com as igrejas evangélicas pois bastaria ter uma garagem livre que todo mundo ia querer abrir uma. A questão da regularidade é apenas uma questão administrativa que deve ser obedecida e ser respeitada por ambas as partes regulares e irregulares (desde que verdadeiros Maçons) que quem sabe um dia poderá ser resolvida, agora a questão da SeriedadeXPicaretagem esse é um ponto sim que merece ser acompanhado e combatido de perto por ambos tanto regulares como irregulares pois é um mal que atinge os dois lados.

    Um fraterno abraço

  60. Carissimo Irm.’.

    Sou de SP, e atualmente estou trabalhando no RGS, gostaria de um contato com o Irm.’. G. Costa para troca de experiencias e possivelmente uma visita, ou até mesmo frequencia regular em sua loja.

    Por favor repasse meu e.mail a ele

  61. Marcelo, estou viciado nos seus posts e é claro que leio quase tudo que vc q indica, mas tenho muitas duvidas ainda…. minha duvida mais fraquinha é existe as duas ordens no brasil? ( regular e irregular) e o processo para se tornar um iniciante é o mesmo? aliás moro num cidade pequena existe uma loja aki mas mas não conheço pessoalmente nenhum membro, gostaria de conhecer para q alguém pudesse me indicar, rsrsrs!
    parabéns e espero respostas!

    @MDD – Na verdade, existem o Grande Oriente do Brasil e Grandes Lojas, que são as regulares. As outras obviamente não se autointitulam “irregulares”. Mas é uma questão delicada. É mais fácil você conseguir o nome certinho da loja da sua cidade e me passar e eu vejo aqui se ela é regular ou irregular.

  62. ah e quase me esqueci… vc está devendo um post sobre sinarquia e os 144, ou será que vc já postou e eu ainda não encontrei…. abraços!

  63. O nome da loja aki da minha cidade ( Itajubá-MG) é ” Deus e Humanidade – 61″, (para você ver pra mim se é regular ou irregular, thanks!)… outra dúvida que me surgiu é: existe um limite de idade para se iniciar na maçonaria? dependendo da idade é melhor se iniciar em outras ordens ( rosa cruzes por exemplo)?
    Thanks!!! abçs!

    @MDD – Não. São Potências Regulares e Reconhecidas:
    1- Grande Oriente do Brasil
    2- Grande Lojas dos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e agora Espírito Santo. Elas obtiveram esse reconhecimento do próprio GOB, quem assinou foi um grão-mestre geral, francisco murilo pinto.

    A Comab é a união das Lojas Independentes. Existem alguns poucos Grão-Mestres assinando tratados com eles… Mas quem pode assinar qualquer tratado é o nosso Soberano, Grão-Mestre Geral do GOB.
    Isso, meus Irmãos , não quer dizer que eles, os independentes, não sejam maçons, significa, sim, que são irregulares

  64. Ir.’. Marcelo

    Gostaria de saber se a Glob é reconhecida como uma potência e se é regular,pois gostaria de visitar outras potencias e quero saber se posso.
    No caso é a Loja Benjamin constant 36 -Cotia

    @MDD – Infelizmente, o GLOB não é reconhecido pelo GOB nem pela GLESP, então não poderei convidá-lo para nossas sessões, a menos que sejam palestras abertas.

  65. Tio, vc pode me dizer se as lojas
    Augusta e Respeitável Loja Simbólica Acácia do Paraibuna nº 1691
    e
    Loja Maçônica Benso Di Cavour – nº 28
    de Juiz de Fora, Minas Gerais, são filiadas ao GOB e qual o rito praticado nelas?
    Ah, vc tá nos devendo aquela agenda dos cursos com alguns meses de antecedência!!! 😉
    Abração

    @MDD – Acacia de Paraibuna, 1691, Filiada ao GOB
    Benso Di Cavour – nº 28, filiada às Grandes Lojas (MG). Não diz pelos sites, mas creio que ambas são Rito Escocês.

  66. Tio, a Grande Loja Maçônica do Estado do Piauí e suas lojas jurisdicionadas são regulares?

    @MDD – Não é reconhecida pelo GOB nem pela Inglaterra.

  67. Tio,

    a Loja Cidade de Novo Hamburgo Força e União (GORGS) é expuria?

    @MDD – Não é reconhecida pelo GOB nem pela Inglaterra. Está no próprio site deles.

  68. Fr Marcelo, o “Obama 32” significa que ele é do 32º grau?

    No site do GOB na área que fala sobre os requisitos para se tornar um maçom, entre eles há o seguinte:
    “- ser engajado em união estável, contar com a concordância da esposa;”
    Não sabia que era obrigatório ser casado!! Isso confere? Ou foi algum erro?

    @MDD – Não é necessário ser casado mas, se for, a esposa precisa obrigatoriamente aprovar a entrada do candidato na maçonaria, senão nada feito.

  69. Marcelo,
    Ainda existe (se é que já existiu) a probiição para homosseuxais na maçonaria? Se sim, qual é a justificativa?
    Digo isso porque já fui convidado três vezes por pessoas diferentes que não sabem de mim, mas nunca aceitei com receio de ser “descoberto” depois de iniciado e então ser expulso de forma constrangedora.

    Entendo perfeitamente a questão energética, mas acho que nada impede um homossexual de cumprir sua função masculina/solar em rituais, até mesmo fazendo sexo heterossexual em rituais de magia sexual, deixo as relações homo para os momentos “profanos”. Essa minhaopinião tem fundamento?

    @MDD – proibição oficial não existe, mas se você tiver o azar de pegar uns irmãos preconceituosos para fazer sua sindicância, você se ferrou… Cada caso é um caso, cada loja é uma loja… esquece essa idéia de “o que a maçonaria pensa a respeito de X, Y ou Z”, isso não existe! a grande força da maçonaria está justamente no pluralismo de seus membros e de suas idéias (mas por outro lado, também está sujeita ao pluralismo de conceitos e percepções). Eu recomendo alguma ordem Rosacruciana, eles são bem mais tranquilos neste aspecto.

  70. Boa noite,tenho vontade de me iniciar na maçonaria gostaria de saber aqui em São Paulo qual loja seria regular?E a quem eleas estão sendo jurisdirecionana.Ex:o glosp,a glesp,o gop,e a academia superior masonica do Brasil são todas regulares.No aguardo.

    @MDD – destas, apenas a GLESP é reconhecida.

  71. Post interessante; pelo jeito aquecendo as turbinas para 2010…
    E falando nisso, estamos sentindo falta das colunas do Sedentário, seguindo a cronologia…
    Tudo a favor do fromspring, mas se para atualizá-lo vc precisar abrir mão dos posts, eu prefiro que se concentre na coluna!

    P.P.

  72. Boa noite,olha lá eu com uma pergunta parecida com a anterior.Vc poderia me esclarecer se o Grande Oriente de SP é regular.Pois li algo que o GOSP esta jurisdicionado ao GOB e o GOB pela Grande Loja Unida da Inglaterra.Se estou falando alguma bobagem me explique por favor.E se possivel me explique como me iniciar na maçonaria regular,e se eu me iniciar numa loja não regular oque muda e qual a gravidade se assim for.Grato no aguardo..

    @MDD – o GOSP (Grande Oriente de São Paulo) faz parte do GOB (Grande Oriente do Brasil), portanto, é regular.

  73. Bom dia,vc não concluiu minha pergunta anterior,mais acho que ja entendi.Agora tratando de outro assunto,é normal quando um iniciante na maçonaria não estar sendo convidado,pagar um valor x para ser iniciado?Ou todo membro iniciante paga com uma taxa unica para iniciar na maçonaria,mesmo quando se trata de um orgão bem conhecido.Não estou falando da taxa mensal.Grato..

    @MDD – Como assim “não estar sendo convidado?”. Bem, a resposta é sim. MESMO os convidados (e você precisa obrigatoriamente ser convidado, nas lojas sérias, ou não teria um padrinho) precisam pagar uma taxa de iniciação (que varia de loja para loja mas fica entre 2-3 salários mínimos). E mais tarde, existem taxas para elevação, exaltação, graus, etc…). Quem acha que vai ficar rico entrando na maçonaria se ferrou… entre mensalidades, obras de caridade, pagamento de taxas de grau e almoços/jantares beneficentes, se gasta em torno de R$200-300 por mes.
    Mas palemordosdeuses, toma cuidado com as expúrias… já vimos casos de “lojas maçonicas” que cobravam até 5.000,00 por iniciação, e os muggles endinheirados pagavam só pelo “privilégio” de estar na maçonaria… e se ferravam. Na dúvida, me manda um email.

  74. Bom dia Marcelo,e muito obrigado pelas respostas.
    Fui convidado sim, só que fiz entrevistas em algumas obediencias pois não conhecia as mesmas e não sabia quem era regular ou não.Dai as minhas perguntas sobre lojas regulares e taxas,pois por incrivel que paressa uma regular falou algo em torno de 5 salarios minimos e uma irrigular ja falou em 2 mil reais.Eu não tenho intenção de me iniciar no intuite de ficar rico não em,e ssim para ser um homem melhor e de bons costumes.Se possivel me passa seu email,e mais uma vez muito obrigado.

    @MDD – 5k? absurdo. Cai fora dessa. Estas lojas normalmente são apenas versões pomposas do Rotary ou Lyons.

  75. Bom dia MDD,eu sei o que eu quero mais suas respostas por mais que sejam esclarecedoras,estou cada vez mais confuso.É de sua confiança o local que procurei e fui convidado.Mais se voce esta abismado com o valor de 5k eu não sei mais oque eu faço?

    @MDD – me manda um email e explica tudo dando nome aos bois e eu vejo o que posso fazer.

  76. Boa tarde MDD,me expilca uma coisa.Se eu procurar um Oriente ou uma loja e ali eu fui convidado é correto ou não.Ou o correto é eu ser convidado direto por um irmão.Pois fico com receio de esclarecer os 5k por email e acabar dando um tiro no pé.Um abraço..

  77. Olá marcelo boa noite , entrei no site http://www.academiasuperior.com.br preechi um formulario a pessoa me ligou em seguida marcou uma entrevista e me falou que deveria ser feito um sindicancia em seguida preenchi uns papeis e depois de uma semana a pessoa me ligou para marcar a segunda entrevista e ja marcar a iniciação sendo que seria pago 2000,00 dividido em quatro vezes, ele diz que presta serviços para lojas independentes.

    AA em relação a sindicancia ninguem foi a minha casa ou ligou para a referencias que foram dadas.

    o que vc acha.

    @MDD – Eu preciso MESMO responder? sério… nessa altura do campeonato vocês já deviam estar espertos com essas caça-níqueis… vou responder sua pergunta com outra pergunta: você acha que QUALQUER instituição ocultista séria vai te convidar pra entrar sem ter a menor idéia de quem você é ou do que você faz ou de qual a sua índole?

    1. Boa noite a todos também fiz a mesma coisa que o Rodrigo, o detalhe é que pesquisei muito na internet para ver se havia alguma reclamando contra eles http://www.academiasuperior.com.br, e nada nenhuma reclamação sendo assim acredito que seja uma loja séria.
      Quanto a sindicancia é secreta e é obvio que nao saberiamos se eles perguntassem ou bisbilhotassem toda nossa vida.
      Gostaria de sua opnião marcelo.
      Ainda não me iniciei mais estou pendendo a me iniciar pelos motivos acima citados(Detalhe eles não escondem o fato de que não são regulares).
      Opni por favor Marcelo 06/05/2010.

      @MDD – “séria” e “regular” são coisas completamente independentes. Esta “Academia Superior” é irregular (não reconhecida pela Inglaterra). Isso significa que você não será reconhecido em lugar nenhum do mundo, nem nas outras lojas maçônicas regulares (por exemplo, não poderia assistir a uma palestra minha no GOB ou visitar a loja Aleister Crowley ou Madras, que são regulares). Isso não significa que o pessoal da Academia não tente seguir a ritualística certinho… de repente eles até podem ser bem estudiosos, fazer o ritual direitnho, vai saber. Eu tenho bons amigos e vários alunos que fazem parte de lojas que não são reconhecidas e as lojas deles fazem a ritualística direitinho. Como eu disse, uma coisa não tem nada a ver com a outra.

    2. Olé Rogério, tbm fiz estas etapas na “academia” porém ainda não paguei a jóia, estou em dúvida, se prossigo. Se vc souber de algo mais me diga por favor

      @MDD – Fuja Bino, é uma cilada!

  78. Resumindo, toda essa trela é coisa dos líderes regionais e mundiais, onde um líder regional q babe ovo pros ingleses recebe o reconhecimento e assim pode mostrar pra todo mundo o seu “diploma de oficial”; e um líder regional q naum concorde com algo ordenado pelos ingleses ou naum queira alguém superior a ele lhe dando ordens, se desfilia e passa a ser dono da própria banda?

    E aí kem paga o pato é os membros, q naum tão nem aí pra kem manda no q e praticamente nunca sabem desse rolo ao entrarem, às vezes regulares e irregulares se conhecem e precisam se manter separados, e poraí vai.

    Se eu tô errado me desculpa, mais do q eu li parece ser só um jogo de interesses baseado no ego.

    Por outro lado, concordo q pra se manter íntegra é preciso ter um controle e ligado às origens, se naum corre o risco de começar a aparecer loja maçônica em toda esquina e até gente com graus menores, em sua ânsia de poder e desejo de mandar, cansar de esperar e funda sua própria loja, abre inscrição pra todos os interessados e aí já viu.

    @MDD – é exatamente isso que acontece nessas “potencias de fundo de quintal”. O fulano quer ser Venerável Mestre, não consegue e sai pra fundar uma nova potência, e ai temos dezenas de sites de potências fajutas enganado as pessoas. Uma boa dica pra ver se a potência é regular ou não é quando no site delas fala muito sobre “regularidade é seguir os landmarks, blá blá blá”…

    A questão então é, a maçonaria inglesa é digna e pura pra merecer liderar todos os maçons do mundo, ou tanto poder afetou o ego e eles ficam mais preocupados com “outras questões” e naum coa integridade da maçonaria?

    @MDD – Ela ainda é o berço e a referência histórica de todos os ensinamentos da Ordem.

  79. Bom dia MDD-não entendi porque não obtive resposta,porem continuo no aguardo.Continuo lendo seus posts,pois como o amigo do post anterior quase cai no conto do vigario,gostaria que vc respondesse meu post anterior.Grato,no aguardo…

    @MDD – Nao obteve porque só continuarei essa conversa quando voce me passar todas as informações pertinentes ao caso. Não vou ficar “chutando” o que eu acho ou não acho.

  80. Ola Marcelo, as lojas jurisdiscionadas pelo GOSC( Grande Oriente de Santa Catarina) sao regulares? Att, Jean

    @MDD – Sim, o GOSC é filiado ao GOB.

  81. E esta aqui, é regular?

    A.·.R.·.L.·.S.·.Irmãos de Hiram Abiff – Nº 328

    @MDD – Olha… eu procurei aqui e não é do GOB nem da GLESP… No GOB é a Vigilancia e Segredo, 328 e na GLESP é a Colunas do ABC, 328. Essa que vc menciona não aparece nem no Google!

  82. Boa tarde MDD,ve se vc pode me ajudar nessa,por que alguns simbolos com o compasso e o esquadro as vezes ta com a letra G e as vesez não,se o g vem de G.A.D.U.,e tambem qual a origem da cruz de caravaca e seu significado.Grato,no aguardo..

  83. Boa noite,estranho parece que vc so responde quando é p/ denunciar lojas expurias ou irregulares…

    @MDD – pela segunda e última vez, só continuarei essa conversa quando voce me passar todas as informações pertinentes ao caso. Não vou ficar “chutando” o que eu acho ou não acho.

  84. Olá MDD,

    Existe alguma definição quanto a atuação geográfica de uma loja? Um amigo foi convidado para participar de uma loja em SP sendo que ele mora no sul do país. Apesar de não poder afirmar, não vejo possibilidade de ele frequentar a loja com uma frequência superior a uma vez por mês (se chegar a isso). Neste caso, é possível apenas ser convidado, haver a iniciação e ele passar a frequentar outra loja no estado de origem, voltando apenas exporadicamente à loja de origem?

    @MDD – Possivel é. Mas os resultados sao imprevisiveis. Pode facilitar a vida dele pra ele mudar de loja pro sul ou pode fazer com que o pessoal do sul fique com um pé atrás dele porque ele foi iniciado e já mudou, ou foi iniciado longe de onde mora. Não esquece que o povo do sul é o mais conservador em termos de tradições.

  85. Boa noite MDD,desculpe acho que vc não entendeu,eu ja mudei o assunto e vc não respondeu .Se estou cometendo alguma indelicadeza peço desculpas a vc..Eu apenas achei que vc poderia responder oque acabo de relacionar abaixo.Se não pode tentarei entender e procurarei tirar minhas duvidas de outro modo.Continuarei lendo seus posts ,são muitos inreressantes e na maioria das vzs ajuda muito…( ve se vc pode me ajudar nessa,por que alguns simbolos com o compasso e o esquadro as vezes ta com a letra G e as vzs não,se o G vem de G.A.D.U.,e tambem qual a origem da cruz de caravaca e seu significado.)Grato,no aguardo..

    @MDD – O “G” representa Deus (God). A Cruz de Caravaca, também conhecida como Cruz de Lorena e Cruz de Borgonha, é uma relíquia cristã de origem espanhola.
    Segundo a tradição, apareceu por milagre na cidade de Caravaca, Espanha, em 3 de Maio de 1232, e, por conter fragmentos do lenho da cruz de Cristo, eram-lhe atribuidos muitos milagres.
    Em 1934 a cruz medieval desapareceu misteriosamente, sendo mais tarde foi restaurada por doação, pelo Papa Pio XII, de dois fragmentos do Santo Lenho.

  86. Thiago , passe as informações ao MDD e pare de ficar especulando .Esse seu assunto está ficando cansativo e não vai chegar a lugar nenhum.

  87. Muito obrigado MDD pelas respostas,e boa páscoa.Mais e o simbolo sem o G tem o porque ou é só estética,um abraço e até breve…

    @MDD – O G pode ou nao aparecer, não tem obrigatoriedade nem problema se não aparecer.

  88. bom dia marcelo vc conhece a loja maçonica paulistana, são regular ?, pois no site eles se intitulam regulares

    @MDD – Assim, por nome, não conheço, mas se eles deram muita enfase pro “somos regulares”, provavelmente não são. Verifique se são filiadas ao Grande Oriente do Brasil. Se forem reconhecidos, esta informação estará na página deles. Toda loja maçônica do GOB possui um número, o rito, a filiação ao Grande Oriente do Estado e ao Grande Oriente do Brasil (por exemplo, ARLS Madras, 3359 – REAA – GOSP – GOB). manda o link pro site pro meu email que eu verifico.

    1. Daniel e MDD, esta Loja Maçonica Paulistana é “independente” como se intitula no site e arregimenta incautos pela internet. (portanto, como estamos cansados de saber, irregular). É mais uma daquelas que manda uma enxurrada de convites por meio de SPAM, como tambem a tal de Templários,a Academia Superior Maçonica do Brasil que se auto intitula de “prestadora de serviços” para as Obediências do Brasil (e até pouco tempo mantinha os logotipos do GOB, GLESP e GOP no seu site, e que foi retirado depois de alguns questionamentos legais) esta mesma que cobra r$ 2.000,00 por uma iniciação (que deve ser por correspondencia ).
      Para mim, deveria ser incluido nos nomes destas lojas, o titulo de “ESTELIONATÁRIAS”…Enquanto isto não acontece, fujam de lojas e obediências que convidam por email ou por sites, mediante o preenchimento de cadastros (que sabe-se lá para que fins poderão ser utilizados), além das taxas
      que só fazem engordar as contas bancárias dos G.M.G. (Grão Mestres Golpistas).
      A Maçonaria Regular só inicia candidatos apresentados por maçons regulares, através de convite pessoal, e após rigoroso processo de sindicancias e aprovação atraves de votação secreta por todos membros de uma determinada Loja.

      @MDD – Perfeito. Nada mais tenho a acrescentar.

      1. Pois eu tenho algo a acrescentar, senhor Chico Kaupa.

        Se, com a expressão “Grão Mestre Golpista” você se refere a xxxx
        sem motivo nenhum, apenas para mostrar alguma autoridade, tentar ganhar força política junto ao Grande Oriente do Brasil.

        @MDD – Eu precisei cortar seu texto porque como estes assuntos estão sendo discutidos apenas dentro de listas maçônicas, não será o meu blog que colocará estas palavras-chaves no google, certo? Mas como voce deve saber, o GM que moveu a interdição não apenas perdeu a ação como teve de voltar pianinho para o lugar dele ou seria o Primeiro Grão Mestre a sofrer um impeachment. Nos outros casos, tenho de concordar com você. Estes profanos de avental muito fazem por envergonhar os irmãos perante a sociedade; se dependesse de mim, já estariam com as gargantas cortadas.

        Quantos, atos, decretos, nomeações e medalinhas não são livremente distribuídos nessa, e em outras obediências, apenas para que alguns fracassados possam se sentir mais importantes no mundo, apesar de não ser?

        Bom, ultrapassada a fase de introdução, onde ficou claro que vocês não tem ENVERGADURA MORAL para falar mal de quem quer que seja, pois o que citei aqui se baseia em provas, julgamentos de tribunais e cobertura midiática, ao contrário da sua opinião que se baseia unicamente em NADA. Você diz, maliciosamente, que as Lojas Independentes cobram dois mil reais por uma iniciação que deve ser por correspondência – novamente, uma constatação criada na sua mente doente. Pois eu lhe pergunto, na sua opinião (pois isto é tudo que você tem, apesar de ser distorcida), quanto custa uma iniciação maçônica em uma Loja da cidade de São Paulo? Muito bem, esqueça a pergunta, pois, se você vier a responder aqui, será com mais mentiras. Prefiro que o Marcelo Del Debbio nos diga aqui quanto as Lojas que ele faz parta costumam cobrar. Sim, por quê tanto eu, quanto você, quanto o Del Debbio, sabemos que 2 mil é um valor bastante comum, tem lojas que cobram até mais do que isso. No entanto, você, de maneira maldosa, coloca esse valor com insinuações para que os profanos que lêem este blog pensem que não é. Maldade e Ignorância, em conjunto, formam um pacote perigoso.

        @MDD – os valores giram em torno de dois a três salários mínimos, o que é um valor aceitável. Mas em relação às expúrias, frequentemente recebemos emails em listas denunciando “lojas” na net com valores entre 2.000,00 a 5.000,00. Claro que eu já vi lojas inglesas regulares que cobram 5.000,00 de iniciação (com templos luxuosos e afins, mas são diplomatas e empresários então esse valor nem chega a fazer cócegas neles), só que a diferença é que quandos se é iniciado em uma loja regular, se é reconhecido em todo o mundo. Em uma “loja de internet”, a coisa é bem diferente.

        Sou membro de uma Loja Maçonica Independente na cidade de São Paulo. A Jóia da iniciação em nossa Oficina custa 1500 reais. Certa feita, perdemos um candidato pois um colega de trabalho (SAFADO, DISSIMULADO E MAU CARÁTER) lhe disse, enquanto estávamos no processo de sindicância, que não existia taxa de iniciação, que a iniciação era gratuita. Esse sem-vergonha, que é de uma loja de uma das obediências “regulares”, convenceu assim o candidato a desistir de nossa Loja, e aguardar por um convite da Loja desse seu amigo. Isso lhe parece um comportamento “regular”? Mentir para candidatos? A que ponto chegaram.

        @MDD – e uma acusação que não faz sentido, pois se ele falou que era grátis, quando o candidato fosse na loja do fulano, veria que ele teria mentido e, se entrasse, seria por própria vontade de gostar de ser enganado.

        Voltando ao ponto em que estava. Sou membro de uma Loja Independente. Em nossa Loja, praticamos a ritualística com todo o esmero, a fraternidade entre os Irmãos é forte e consistente, os estudos são levados a fundo e desenvolvemos ações sociais aqui no nosso bairro. Ao meu ver, somos uma Loja Maçônica muito boa. Nosso único “defeito” é, em virtude de nossa independência, apenas manter relações com outras lojas na mesma condição. Em contrapartida, não temos que aturar a pavonagem e a politicagem das Grandes Autoridades Maçônicas, que pouco ou nada fazem pelas lojas em sí, exceto recolher as captações. Somos felizes com a nossa opção, e trabalhamos com afinco e seriedade. E quando eu vejo um babaca como você escrevendo todas essas acusações maldosas, como se vocês fossem perfeitos e nós, independentes, fossemos bandidos, me causa profunda indignação. Você, assim como o Del Debbio, eu, ou qualquer outro maçom, sabe que as obediências não são nenhum mar de rosas, sabe que existem problemas sérios e condutas condenáveis dentro dos palácios, e, mesmo que não queiram optar pela independência dessa farsa, já deveriam, ao menos, ter aprendido a respeitar os que não querem participar disso.

        @MDD – Eu acredito. Tenho vários amigos e leitores do blog que são maçons de lojas independentes e que, se cairam neste blog, certamente o fizeram porque procuravam pelas palavras chaves que eu coloco, então estavam estudando. Muitos deles fazem meus cursos e posso perceber que são muito empenhados e, como eu, a maioria deles odeia essa separação entre as regulares e irregulares.
        PORÉM, o que tem acontecido e muito, são “Potencias de fundo de quintal” que brotam do nada e ficam pipocando pela net sem nenhuma responsabilidade, cuja única função é pegar dinheiro dos curiosos que “querem ser maçons” com iniciações por email e captura de nomes via SPAM. Um lixo total que causa tanto dano à instituição quanto os charlatães e picaretas causam ao ocultismo. E estas porcarias têm de ser exterminadas.
        Entra em contato comigo em PVT, eu tenho um registro pessoal e extra-oficial das lojas independentes que posso recomendar, caso alguém me pergunte, e queria saber mais sobre vocês.

        1. Sr. Rubens,
          Em primeiro lugar não sitei nome algum para o G.M.G….(que tambem pode ser entendido como “Genérico”). É bom lembrar que para a GLUI, existiria apenas uma Obediência em cada país (faz parte das regras de reconhecimento). No Brasil existe uma grande profusão de Obediências (prefiro Obediência à Potência) devido as dissidências ocorridas no inicio, no Grande Oriente do Brasil, e depois nas proprias dissidências. Os motivos foram quase sempre os mesmos: os preteridos em eleições (democráticas, diga-se de passagem) . Recentemente esta havendo uma explosão de Obediências e lojas independentes que através do recrutamento pela internet, ninguem pode negar, banalizam e até ridicularizam a Maçonaria. Estas neo-obediências estão surgindo por dissidências, e até por expulsões nas Obediências com reconhecimento das tres grandes “certificadoras”
          A Loja Independente a qual você pertence é uma destas que nomeamos? Se for,
          como você foi recrutado, por email ou pela internet? Se não, não sei por que esta “revolta” tão agressiva… No mais, a grande máxima da Maçonaria: “Tolerância”. Lembrando que para ser maçom não basta pertencer à Loja ou Obediência Maçonica (seja ela qual for). É preciso ser reconhecido como tal.
          Um forte abraço.

          @MDD – E hoje em dia a coisa está muito feia mesmo… estou vendo com o Efarsas de marcar uma entrevista em video específica sobre maçonaria pra poder explicar melhor este lance de ritos, potencias, etc. Porque realmente confunde quem está de fora, que acha que é tudo uma coisa só: “parte dos illuminati”

          1. Marcelo,
            Estamos com a mesma idéia, aqui na nossa Loja. Percebemos que toda esta “situação” não confunde apenas a quem esta de fora, mas tambem aos
            que estão dentro dos Templos. Qualquer hora poderíamos trocar uma idéia.
            Ficaria muito agradecido.
            Abração

  89. Boa noite, a Loja Maçonica Paulistana é regular?http://www.lojamaconica.com.br/Artigos/artigos.painel.asp?tp=183.
    Entrei no site e não vi referencias quanto ao rito praticado e nem se é filiada ao GOB.É possível também se filiar via internet, por favor, me oriente, abraços fraternais!

    @MDD – Bem… pelas pistas que você colocou já dá pra ver que não é, mas tem uma nova dica… geralmente, quando estes sites de “maçonaria” dão muito ênfase pra palavra REGULAR é porque não são… NENHUMA loja maçônica séria vai pedir pra voce preencher cadastro na internet pra ser iniciado, isso é quase SPAM…

  90. ATT: @MDD

    Bem, a ACADEMIA SUPERIOR MAÇONICA DO BRASIL entrou em contato comigo e fiz uma entrevista com eles. Estou aguardando a sindicância deles.
    A questão é a seguinte:
    Eu demonstrei o meu desejo de fazer parte da fraternidade. Eles me pareceram muito sérios, mas nem tudo o que parece é. Me foi cobrado tb a importância de R$2000,00 para iniciação. A pessoa exemplificou que na GRANDE LOJA MAÇONICA DO ESTADO DE SÃO PAULO, eles cobram quase 3x mais e que a mensalidade chega a R$800,00.

    @MDD – Fuja das duas. São duas irregulares e expúrias… mas pelo menos agora sabemos qual é a que arranca as calças dos candidatos… Note a picaretagem desse lugar… misturar no nome “Grande Loja” (para confundir com a GLESP, que é regular). Você sabe que a coisa é picareta quando tem no nome a palavra “regular”, ou Grande Loja do Oriente de XYZ” ou assim por diante… lembra aquelas faculdades que colocam as siglas parecidas com as estaduais ou aqueles “tênis Mike” ou o famigerado “Polistation”…

    Não entramos no quesito de regularide ou não. Mas ví algumas pessoas aqui dizendo que é pilantragem essa ACADEMIA SUPERIOR.
    Eu procuro a maçonaria por algo maior em minha vida, por uma herança de conhecimentos que não consigo decifrar, deixada pelo meu avô paterno e nunca saiu da minha cabeça. Procuro respostas que nem sei se poderão me dar, mas procuro acima de tudo ser um homem como meu avô foi.
    Existe um grande problema também que é a indicação. Você ter que conhecer alguém e ser indicado a loja é muito complicado. Não conheço maçons, pelo menos acho que não conheço. Logo, não consigo indicação, e isso é uma coisa que quero muito.
    Não acredito em nenhuma dessas baboseiras fantasiosas que dizem a respeito da maçonaria, inclusive a de que um membro enriquece estando na maçonaria. Não preciso disso, eu mesmo faço meu dinheiro e meu caminho. Queria explanar mais a respeito deste assunto com vc. Se possível for.

    @MDD – Tem como voce conseguir o nome completo e loja que o seu avô pertencia? se for do GOB ou das Grandes Lojas (as de verdade) eu posso entrar em contato com eles e pedir pra algum irmão conversar com você.

  91. Juro que fico um pouco assustado com esse assunto e todo o debate de lojas regulares e irregulares, mais um empecilho.
    Tenho interesse de ingressar em uma ordem, apesar da minha pouca idade e, talvez pela cidade aqui ter influência muito grande da maçonaria, sempre tive vontade de ingressar nela mas não conheço nenhum membro, não possuo remuneração suficiente nem para pagar a iniciação e não fui pertencente a fraternidades mais jovens como a ordem DeMoley…
    Bom, tudo no seu tempo, talvez não seja a hora ainda.

    Tio, tu já vieste para o interior de São Paulo para dar cursos? Mais precisamente para Limeira? Se vier para cá por favor me dê um toque. To estudando em Santo André e quero muito fazer os cursos, o problema é que nos FDS eu volto pra cá, daí fica difícil. Enfim, se tu puder avisar de alguma maneira aqui no blog eu agradeço imensamente.

    Grande abraço!

  92. Boa noite MDD,poderia me dizer se Bafome é Lucifer,e qual a relação dele e a maçonaria.Por que ja li algo que relaciona Bafomé com a maçonaria,e tambem ja li que na maçonaria o seu principio é acreditar no grande arquiteto do universo G.A.D.U ou seja Deus?.No aguardo..

    @MDD – Nenhuma. Foi a maior decepção quando tiraram a minha venda e não tinha nenhum Baphomet ali… Quem inventou essa ligação foi um picareta chamado Leo Taxil. Eu falo sobre ele em algum dos posts do Sedentário, se não me engano. Procura lá.

  93. gostaria de saber se e reconheçida e regular aquela loja q e exposta no site do samael au n weor gnosis online
    obrigado

    @MDD – Não tem links pra nenhuma loja maçônica ali, o que voce deve ter visto é um adsense do google… e nenhuma loja séria iria se anunciar via adsense do google, então mesmo sem ter visto qual é, apostaria dinheiro que não é regular.

  94. Pelo que percebi, a maçonaria se tornou uma instituição
    muito familiar, no sentido literal mesmo.
    Se você for filho, neto ou aparentado com algum maçom você já tem
    as facilidades para entrar no clube do Bolinha.
    Depois ficam aqui discutindo que loja eh regular ou expuria.
    De tudo que estudei sobre a maçonaria, sempre existiram cisões e unificações de
    diferentes obediências. E aí, quem estava certo?
    O importante não eh seguir o rito e ser um bom maçom?
    Eu gostaria muito de me iniciar na ordem e ser um bom maçom.
    Mas não conheço nenhum maçom, não sou parente de nenhum maçom fica complicado. Logo, continuo um profano. No entanto, tento me lapidar através dos meus estudos.

  95. MDD boa noite,no quadro do grau de aprendiz a tres janelas,existe representações de janela dentro de uma loja,ou templo maçonico?

    @MDD – Se vc nao for maçom, não posso te explicar; se voce for, está nas instruções de aprendiz. Faz parte do simbolismo do grau.

  96. e como fazer para ser maçom mulher?

    @MDD – Não existe maçonaria feminina. Eu recomendo às mulheres leitoras do blog que entrem para o martinismo, que tem os MESMOS conhecimentos da maçonaria, mas o rito é adequado para ambos os sexos.

    1. MAS EU RECEBI UM CONVITE PARA CONHECER UM MARÇONARIA MISTA,EM BH.
      MEU EX NAMORADO ERA E ISSO ME DESPERTOU MUITA CURIOSIDADE,E ACABEI ENTRANDO EM UNS SITES,E ACABEI ME ESCREVENDO EM UM QUE ELES ME LIGARAM E ME CHAMARAM PARA IR CONHECER LÁ.
      ME DISSERAM QUE TEM UMA TAXA ,MENSA ,ENTRE OUTRAS COISAS,EU ME INTERESSEI ,MAS ESTOU COM MEDO.NÃO TO SENTINDO QUE ISSO PODE SER .VOCÊ PODERIA ME INFORMA MELHOR SOBRE A EXISTENCIA DA MAÇONARIA MISTA?

      @MDD – Não existe maçonaria mista. Para as leitoras interessadas, eu recomendo o Martinismo (a TOM, dentro da AMORC em especial), que possui os mesmos ensinamentos da Maçonaria, mas com o ritual adaptado para ser realizado por ambos os sexos.

  97. DESCUPA ERREI O NOME

    POTENCIA GLOB (GRANDE LOJA DO BRASIL)

    GOSTARIA DE SABER SE A MESMA E RECONHECIDA COMO POTENCIA?
    VENDO EM VISTA QUE A MUITOS PECARETAS POR AI

    @MDD – Não, a GLOB não é reconhecida. Apenas o GOB (Grande Oriente do Brasil) e algumas GL (Grandes Lojas) são. Note a “esperteza” do titulo GLOB para confundir as pessoas com “grandes lojas + do Brasil”).

    1. O que precisa para uma loja ser regular? Ser reconhecida pela Grande Loja Unida da Inglaterra? Quem conferiu os direitos da Maçonaria à GLUI?

      @MDD – Voce mesmo já respondeu à pergunta. Loja Regular é aquela reconhecida pela Inglaterra. O resto não é Maçonaria. Vestir roupas iguais às dos Maçons e copiar seus rituais não faz das “potências” espúrias potências maçônicas.

      Bom, a meu entendimento, para ser uma Loja regular, a potência tem que seguir alguns conceitos, e não vejo a GLOB fora deste, então, faço uma pergunta… Quem conferiu o direito de reconhecimento à GLUI? O G.´.A.´.D.´.U.´.? Só acredito a GLUI ser detentora da Maçonaria, se ver o documento de exclusividade, assinada pelo próprio GADU e com assinatura tri-pontuada… Somente o ser humano mesmo, para achar que detém alguma coisa que pertence à DEUS ou como dizemos em nossa Ordem… G.´.A.´.D.´.U.´..

      @MDD – Seguir Landmark é uma coisa, ser regular é outra BEM diferente. Eu posso me fantasiar de advogado, comprar um monte de livros de direito bacanas, compar até um anel de advogado chique, mas sem o número da OAB, eu não sou um advogado… e quem conferiu o direito de reconhecimento à OAB?!?! Montar uma potência espúria é a mesma coisa que montar uma OAB espúria… não importa se seguirem as mesmas leis, não são reconhecidas diante da OAB de verdade. Assim como estas potências espúrias podem fazer o que quiserem; sem o reconhecimento da GLUI, não são de verdade. Simples assim. Não é algo pessoal nem significa que eu não gosto de vocês… tenho vários amigos de potências irregulares que estão felizes com isso pelas razões deles, mas regular é regular, irregular é irregular. Não misture as coisas.

    2. Querido Valdeci, sou da GLOB e lhe garanto… Somos uma potência regular, pois seguimos os Princípios Fundamentais para o Reconhecimento de Grandes Lojas

      1º – A Regularidade de origem: uma Grande Loja deverá ser regularmente fundada por uma Grande Loja devidamente reconhecida, ou por pelo menos três Lojas regularmente constituídas;

      @MDD – O argumento já cai na primeira, já que a GLOB não é reconhecida, não pode iniciar ninguém regularmente. Vocês confundem “seguir as landmarks” com regularidade. Vou dar um exemplo prático e simples de ser entendido: Se eu juntar meia dúzia de amigos, comprarmos roupas vermelhas, comprarmos um carro vermelho com sirenes e uma mangueira e decorarmos todos os regulamentos do corpo de bombeiros, por melhor que saibamos o hino dos bombeiros, isso NÃO faz de nós bombeiros… quem tem AUTORIDADE para conferir a regularidade é a Grande Loja da Inglaterra, o resto não é regular. Fim do debate. Pode seguir os regulamentos que quiser, fazer os landmarks que quiser, usar as ritualísticas que quiser, mas nunca serão.

      2º – A crença do Grande Arquiteto Do Universo (G.A.D.U.) e em sua vontade revelada são condições essenciais para a admissão de novos membros;

      3º – Todos os iniciados devem prestar sua Obrigação sobre o Livro da Lei Sagrada, ou com os olhos fixos sobre este Livro aberto, pelo qual é expressa a revelação do Alto, pela qual a consciência do indivíduo que se inicia está irrevogavelmente ligada;

      4º – A Grande Loja e as Lojas, particularmente, serão compostas apenas por homens; também não poderão manter relações com Lojas mistas ou femininas;

      5º – A Grande Loja exercerá o seu poder soberano sobre as Lojas de sua jurisdição, possuindo autoridade incontestável sobre os três graus simbólicos, sem qualquer subordinação a um Supremo Conselho ou a uma Potência que reivindique um controle ou vigilância sobre esses graus, nem repartirá sua autoridade com estes órgãos;

      6º – As Três Grandes Luzes (Livro da Lei, Esquadro e Compasso) serão sempre expostas nos trabalhos da Grande Loja e das Lojas de sua jurisdição; a principal Luz é o Livro da Lei Sagrada;

      7º – As discussões de ordem religiosa e política são interditadas nas Lojas;

      8º – Os princípios dos Antigos Landmarks, costumes e usos da Maçonaria, serão estritamente observados.

      Além deste critério existe o seguinte:

      a) Regularidade de Origem: um Grande Oriente ou Grande Loja necessita, para ser regular, do reconhecimento e da transmissão da Tradição por outro Grande Oriente ou Grande Loja previamente regular junto às outras Potências, tendo assim uma Regularidade de Origem;

      b) Respeito às antigas regras: a principal regra a ser seguida é a Constituição de Anderson, de 1723, formulada por Anderson, Payne e Desagulliers, para a recém-fundada Grande Loja de Londres. Pode-se, no entanto, levantar cinco pontos fundamentais para Regras que devam ser respeitadas:

      i) Absoluto respeito aos antigos deveres, que estão reunidos em forma de Landmarks;

      ii) Só é possível aceitar homens livres, respeitáveis e de bons costumes que se comprometam a por em prática um ideal de Liberdade, Igualdade e Fraternidade;

      iii) Ter sempre como objetivo o aperfeiçoamento do Homem, e como conseqüência, de toda a Humanidade;

      iv) A Maçonaria exige de todos os seus membros a prática escrupulosa dos Rituais, como modo acesso ao Conhecimento, através de práticas iniciáticas que lhe são próprias;

      v) A Maçonaria impõe a todos os seus membros o mais absoluto respeito às Opiniões e crenças de cada um, proibindo categoricamente toda discussão, proselitismo ou controvérsia política ou religiosa em suas Lojas.

      c) Reconhecimento: além das condições anteriores, para que uma Obediência seja regular, ela deve ser reconhecida por outras, geralmente após um tempo de observação. No entanto o reconhecimento não é incondicional, pois caso o Grande Oriente ou Grande Loja desvie-se destes preceitos, ele deixa de ser regular, perdendo o reconhecimento.

      Não se deixe levar por influências de maçons, que mesmo obtendo a Luz, ainda assim, continua vendado para a Ordem Maçonica… Se essas pessoas sentem-se melhores, ou reconhecidas, perto de outras, não correspondem à divisa da Maçonaria: Liberdade, “IGUALDADE” e Fraternidade.

      @MDD – concordo com todas as leis e landmarks, mas, como disse acima, obedecer a elas não faz dos irregulares regulares. Posso dar como exemplo bombeiros, policiais, advogados, médicos, o que você quiser… não basta fazer igual aos advogados, tem de ter OAB, não basta saber fazer o que os médicos fazem, tem de ter CRM, não basta saber usar um cassetete, tem de ter autoridade pra ser policial. assim é na Maçonaria, e quem confere esta autoridade é a Grande Loja da Inglaterra. Questionar a autoridade da GLUI é tão despropositado quanto questionar a autoridade da OAB.

  98. MAS EU RECEBI UM CONVITE PARA CONHECER UM MARÇONARIA MISTA,EM BH.
    MEU EX NAMORADO ERA E ISSO ME DESPERTOU MUITA CURIOSIDADE,E ACABEI ENTRANDO EM UNS SITES,E ACABEI ME ESCREVENDO EM UM QUE ELES ME LIGARAM E ME CHAMARAM PARA IR CONHECER LÁ.
    ME DISSERAM QUE TEM UMA TAXA ,MENSA ,ENTRE OUTRAS COISAS,EU ME INTERESSEI ,MAS ESTOU COM MEDO.NÃO TO SENTINDO QUE ISSO PODE SER .VOCÊ PODERIA ME INFORMA MELHOR SOBRE A EXISTENCIA DA MAÇONARIA MISTA?
    me responde por favor se realmente exite esta maçonaria mista?

    @MDD – Não existe maçonaria mista.

  99. Boa noite Marcelo:

    Estive no mes passado (julho2010) em Londres, sou menbro ativo de uma loja do Grande Oriente Paulista aqui em minha cidade, com muita vontade de participar de uma reunião na UGLE, procurei um irmão na mesma e pedi para ver a possibilidade de participar de suas reuniões, para meu espanto, fui informado por ele mesmo que esta a 24 anos, que nunca ouviu falar do Grande Oriente Paulista, e que existe um acordo com o GOB que somente reconhece alguma potencias dentre elas a GLESP GLERJ e mais tres, vejo então que o GOP pelas explicações sua anteriores, somos uma potencia irregular???
    Se assim haveria possibilidades de regularização desta potencia???
    Pois acredito em sua teorias, não adianta se fantasiar de advogado, bombeiro, policial se não tiver seus respectivos diplomas.
    Um grande fraterno abraço.

    @MDD – seu amigo esta certo. A GLUI (UGLE) só reconhece o GOB, GLESP, GLERJ, GLEES e GLMS. Todas as outras, apesar de tratados de reconhecimento aqui no Brasil, só valem dentro do território tupiniquim. Lá fora não são reconhecidas. É isso que tento explicar aos colgeas de outras potências (glop, glada, gfr, etc). Eles podem seguir os landmarks que quiserem, mas não serão reconhecidos fora do Brasil.

    1. Pelo seu conhecimento, será que já houve uma tentativa de reconhecimento desta potencia (GOP) ou valeria a pena tentar.

  100. Boa tarde a todos, tb fui vitima de uma potencia espuria em quem confiei meus sonhos e ideologias, eu nao quero desanima-los meus caros, mais se almejam os graus filosoficos e ate mesmo o grau 33, ja mais o serao, infelizmente eu senti isso na pele fui veneravel de uma loja que iniciava por mes 30 pessoas, vcs sabem das joias vc tb pagaram, pois é quando eu assumi a veneralato e fui pedir para ver as finanças da loja verifiquei que eu ja entrei devendo para a potencia, questionei tal divida e me disseram esqueça o antigo, as finanças agora e sua, ou seja quantos eu iniciar a grana era minha, eu nao concordei com isso pois meu sonho era um templo proprio e nao engordar minhas finanças a custas de outros, nao sei quanto a potencia de vcs mais aminha era assim iniciava, elevava, exaltava e quit placet, há nao fiquem preocupados pois nem isso vcs tem eu nao tive, eu sei, isso tudo pode parecer balela mais e verdade, se todos querem poder adentrar outros templos cavar masmoras ao vicios saiam desses lugares, peçam seus quits, procurem lugares reconhecido pela GLUI, aqui no \Brasil temos o Grande Oriente do Brasil (GOB) temos o Grande Oriente de Sao Paulo (GOSP) e a Grande Loja de Estado de Sao Paulo (GLESP), o GOP ou Paulistinha que demorou mais de 20 anos se nao me engano para conseguir um tratado de intervisitação, vejam bem o tratado e nao o reconhecimento, isso eu tambem questionei na minha antiga GLB pois é Grande Loja Brasileira, por mais que alguns de seus Graos Mestres e Veneraveis trabalhem seguindo a ritualistica jamais o serao, entende hoje sou menbro regular de uma loja, então meus amigos aquem chamo de IIr.´. nao se deixem enganar questionem,perguntem, lutem pelos seus ideais, solicitem visitas a estas potencias conheçam de verdade quem são os seus lideres, o meu por exemplo era 33 mais tava mais sujo do que pau de galinheiro, conseguiu ser espulso destas potencias acima citada, mais se ainda quiserem ficar questionando regular e irregular boa sorte, mais acordem para o que esta a sua frente, pois todos somos apr.´. que assim seja-. a todos eu rogo para que o Grande Arquiteto do Universo os conservem justos e perfeitos como homens e que ilumine seus caminhos arrebatando-os para o seio deverdadeiros IIr.´.

    1. Concordo contigo Irmão Costa. Fui membro de uma loja irregular e também senti na pele o que é ser membro de uma loja não reconhecida. Hoje felizmente essa loja já é filiada ao GOB e a diferença é grande. A abertura é muito grande para os estudos, coisa que não tinhamos antes. Felizmente mesmo não sendo reconhecidos, todos os Irmãos são de bom caráter e não tivemos os problemas que você teve, isso também facilitou nosso intresso ao Grande Oriente. Só gostaria de adicionar que para mim, regularidade e reconhecimento devem ser tratados separadamente quando falamos entre Irmãos e quando falamos quanto à instituição. Reconheço meus irmãos por Ss.’. Tt.’. e Pp.’., mas infelizmente não posso recebê-los em loja caso não estejam regulares. Um TFA.

  101. Boa tarde,MDD tenho uma duvida e ja tentei desvendala sozinho mas não consseguie
    vc poderia me falar o motivo de alguns pavimentos mosaicos serem diferentes um do outro,em algumas lojas.É o rito ou não existe obrigatoriedade.
    Um tfa.’.

    @MDD – São simbólicos, então basta que haja o mosaico; a forma como ele é apresentado pode variar de templo pra templo, de rito pra rito, de loja pra loja.

  102. Gostaria de saber se a Academia Superior http://www.academiasuperior.com.br pode cadastrar membros e apresentá-los a alguma loja para ingresso. Obrigado.

    @MDD – Nao possui vinculos com nada de nada. Nem vou colocar a opinião dos meus colegas maçons sobre isso porque tem crianças e adolescentes lendo este post.

  103. Olá!
    Eu recebi uma ligação dessa academia superior e resolvi pesquisar sobre eles.
    Não achei absolutamente nada além do site deles.
    Parece que são uma empresa privada que presta serviços para lojas… é isso mesmo?
    Eles querem conversar sobre algo comigo mas não tenho interesse em me filiar a maçonaria por meios escusos e não ortodoxos.
    Agradeceria se pudesse me mandar um e-mail para conversarmos.

    @MDD – Fuja Bino, é uma cilada!

  104. Bom dia,

    Recebi um convite para ingressar na maçonaria através da loja construtores da virtude em São Paulo. Visitei a loja e conversei com um de seus membros sobre o processo, taxas, mensalidades, etc. Me pareceu bastante sério. Pode me dizer algo sobre esta loja?

    @MDD – Não é reconhecida pela Inglaterra. Apenas lojas filiadas ao Grande Oriente do Brasil (GOB) ou Grandes Lojas do Estado de São Paulo (GLESP) são consideradas regulares. O que não tem absolutamente nada a ver com fazer um trabalho ritualístico bem feito ou não; apenas que você ficará impedido posteriormente de participar das Ordens de Aperfeiçoamento Inglesas, dos Cavaleiros Templários, dos Cavaleiros de Malta, Ordem do Arco Real e assim por diante…

  105. Gostaria de receber informações sobre estas questões.

    Se a maçonaria é bem mais antiga que a Grande loja unida da inglaterra, Porque só são reconhecidos os maçons que pertencem as potências ligadas a GLUI.

    @MDD – Se a instituição dos bombeiros é bem mais antiga que a PM-SP, porque só são reconhecidos como bombeiros aqueles que possuem autorização da PM-SP aqui no Brasil para tal? Não é porque se eu e uns amigos nos vestirmos como bombeiros, pintamos nosso carro de vermelho e andamos carregando mangueiras que nos tornamos bombeiros, é preciso RECONHECIMENTO e AUTORIDADE para tal, e a GLUI é a autoridade mundial que dá este reconhecimento aos maçons.

    É verdadeiro que a GLUI foi formada atravéz de uma união entre a grande loja de Londres e a grande loja de york correto, bem se essas duas lojas não se entendiam porque depois que se uniram querem ditar para o mundo maçônico o que é certo é errado.
    Pergunto de quem a GLUI recebeu a carta patente .
    Pergunto um maçom feito na potência GOB é diferente de um outro formado em outra potência. se sim o que sabe ele que os outros não sabem.

    @MDD – Voce confunde ritualística com regularidade… uma coisa não tem nada a ver com a outra. Um maçom de uma potência irregular pode ser tão esmerado nos estudos, ritualística, caridade ou conhecimentos que um maçom do GOB/GLESP, mas continuará irregular e não será reconhecido como maçom fora do Brasil.

    Pergunto se um maçom feito na GOB, Mudar de potência , passa ele a não ser mais reconhecido como maçom.

    @MDD – sim, ele se torna irregular aos olhos da GLUI. Maçom é algo que está na alma da pessoa, não uma carteirinha.

    Pergunto ser maçom é pertencer a GOB?. ou ser maçom é praticar o que determina a doutrina.

    @MDD – ser maçom é praticar a doutrina, ser regular é fazer parte do GOB. São coisas diferentes…

    Pergunto a voce que escreveu tudo isso sobre a GOB. Se voce sair da GOB e abrir uma loja ou potência independente, sera justo dizer que voce não é reconhecido que seus conhecimentos passam a não ter valor nenhum?

    @MDD – Novamente, uma coisa não tem nada a ver com outra… se eu sair do GOB, me tornaria irregular, não importa qual loja eu fundasse ou que tipo de estudos eu praticasse lá.

    Pergunto pertencer a uma potência que não tenha tratado de reconhecimento com a GLUI é ser nada! se sim onde estâo os principios da maçonaria? F.
    Pergunto uma potência que tem tratados de reconhecimento em mais de 40 Países é expuria?
    Termino perguntando não é a união que faz a força? porque estamos separados?

    @MDD – Eu nao tenho problema com irmãos de outras potências, tanto que muitos dos alunos nos meus cursos e muitos amigos meus são de outras potências. Eu gostaria muito de uma unificação mundial da maçonaria, gostaria de poder visitar alguns ritos que não existem no GOB sem encheção de saco, mas nao sou eu quem faz as leis maçônicas, eu concordei com elas no momento em que me iniciei.
    Só que elas são necessárias para proteger as pessoas de potencias picaretas e caça niqueis, ritos “arabes” e outras picaretagens inventadas para ganhar dinheiro e extorquir as pessoas que tem o desejo de entrar na maçonaria. Creio que deveria haver um movimento de regularização das potencias que estao irregulares, para que possamos novamente ter uma maçonaria única, mas isso tem de vir de quem se afastou, não da potência maçônica mãe.

  106. Olá tenho outra pergunta , vc disse que não existe maçonaria mixta , isso? Então mulheres não podem ser maçon?
    mas a GOB tem mulheres nas lojas, ou não? li no propio site deles.

    “A Fraternidade Feminina foi criada pela Constituição do GOB em 1967, normatizada pela Lei nº 030 de 09/10/96 aditada e
    alterada pela Lei nº 0081 de 23/06/2005. É uma associação paramaçônica, patrocinada pelo Grande Oriente do Brasil, vinculada a uma ou mais Lojas Maçônicas da Federação”.

    @MDD – “Associação PARAMAÇÔNICA”. As mulheres possuem sua própria ritualística, que é DIFERENTE e SEPARADA da maçônica. São grupos de mulheres (a maioria esposas de maçons) que trabalham dentro de organização própria AO LADO da maçonaria, não MISTURADO nos templos e rituais… O mesmo existe para as “Filhas de Jó”, que é uma organização nos moldes da Ordem Demolay, mas com ritualística própria e também não se misturam com os garotos.

    1. Caro Deldebbio,
      Diga-me como você, um maçom digno e honrado, criador deste meio tão interessante de expressarmos nossas opiniões, um homem de vanguarda, portando tão a frente do seu tempo, pode ser veementemente contra a Maçonaria Mista, já que N fatores tornam mulheres e homens diferentes, sobretudo nossos cromossomos, mas nada pode nos tirar a equivalência, constitucionalmente e filosoficamente falando.
      As mulheres são dotadas de inteligência, princípios, tempo, discernimento, honra, hombridade e todos os outros aspectos que requerem de um neófito os preceitos para tornar-se maçom.
      Mas, bom, se tu tiveres tempo, é claro!

      @MDD – e, teoricamente, homens podem entrar em escolas de dança do Ventre… mas ambos são toscos, errados e acabam, a longo prazo, causando problemas energéticos para ambos. Existem ritos iniciáticos apropriados para as mulheres, como a Wicca Dianica, Dança do Ventre Iniciática, o Xamanismo, o Rosacrucianismo, o Martinismo, o Menphis Misraim ou a Carbonária. A Maçonaria possui o ritual desenvolvido para homens.

  107. Obrigado pelos esclarecimentos , mas gostaria de fazer mais uma pergunta , aliais enfatizar esta:

    “Grande Oriente Paulista – GOP” possui reconhecimento da inglaterra?como posso saber quais são reconhecidas?

    recentemente estive na “ARLS LUZ PAZ E JUSTIÇA, 308” os participantes me garantiram que se tratava de uma loja regular e que pertenciam a potencia GOP.
    pode me confirmar que estes não tem tal reconhecimento e se tratam de espurias?

    existe uma lista que eu possa consultar.?

    @MDD – O GOP Não possui reconhecimento da Inglaterra… pra eles (e pra maioria das lojas não ligadas à GLUI), usam a palavra “regular” como se fosse sinônimo para quem segue todas as landmarks (regras maçônicas), e não é o caso: “Regular” é a loja que é reconhecida pela GLUI, independente do esmero com que trabalham o ritual.

    1. mimimi

      @MDD – Apaguei sua provocação gratuita, mas nao vou deletar o post porque traz um conteúdo interessante para discussão. Segue a parte que interessa…

      Mas meu propósito neste comentário é outro, comentar o seu “comentário sobre o GOP”.

      Certamente você é um voraz escritor e propicia um volume condierável de conteúdo de qualidade para os Internautas. Porém, as vezes é preciso tecer um cojunto maior de argumentos para não ser injusto com este ou com aquele.

      Neste caso, penso que sua contribuição no que toca a Maçonaria Regular e não-regular é pertinente, mas é preciso fazer algumas ressalvas.

      Dizer, por vias inderetas, que o GOP é o mesmo que o GLOB é ser displicente na escrita. Sabemos muito bem que existem Lojas e Potências que são fantasias de alguns irmãos(lembre-se que o Fiorino foi do GOB), mas que existem trabalhos relevantes e de fato independentes.

      Sabemos que existem muitas Lojas cassa-niquel que se dizem Idependente, mas não podemos nos furtar da prerrogativa de uma Loja de assim ser e que existem Lojas Independentes de fato. Certamente estas Lojas não surgiram assim; estavam em uma Potência e decidiram se desvincular. Outra características destas Loja é que elas não surgiram no advento da internet.

      Ainda o que caracteriza estas Lojas Indepedentes é o seu patrimônio vultoso e toda a benemerência Maçônica que ali acontece sem apoio de Potencia Y ou X.

      @MDD – Sobre a questão de regularidade, mantenho o que falei. Diante da Inglaterra, é um SIM ou NÂO. Ou é regular, ou não é… ou está gravida ou não está. E o conceito de regular não tem ABSOLUTAMENTE NADA a ver com o esmero nos trabalhos, estudos, ritualística ou o que for. É simplesmente se tem ou nao reconhecimento da Maçonaria Inglesa. o GOP não tem, o GLOB não tem… aos olhos da regularidade, são iguais… claro que há diferenças entre as duas, diferenças enormes… mas o ponto não é na ritualística ou nos estudos…

      Veja o quanto é complexo o pensamento sobre Lojas Idependentes. No caso da Potências podemos dizer o mesmo. Como você mesmo sabe, mas o leitor leigo não, podemos ver no próprio site de vossa Potência (http://www.maconaria.srv.br/) no tópico sobre Maçonaria Regular, uma ótima explicação e na qual figura o GOP que é filiado á COMAB como sendo uma Potência Regular.

      @MDD – O referido site NÂO pertence ao GOB, nem tem nenhuma chancela da Inglaterra. O site foi feito por algum internauta externo e sem nenhuma ligação com o GOB. O único site que pode falar alguma coisa sobre o GOB é http://www.gob.org.br/gob/..

      A discussão de Regularidade não pode se furtar de questões do tipo: Sim, a Grande Loja Unidada da Inglaterra é quem consede o título. Pois bem, vem uma pergunta: Mas quem delegou a ela este direito Natural? Não soa por demais estranho para uma Instituição que apregoa o primado da razão e de ser promotoras das tais Independência dos EUA se apegar a um modelo ou uma tradição que mais lembra as Monarquias?

      @MDD – De maneira alguma… você é advogado? tem OAB? se não tem, não é regular… é engenheiro? tem CREA? Não? então não é regular… é médico? tem CRM? não? então não é regular… e assim por diante. A GLUI regula a Maçonaria mundial. Se determinada loja ou maçon não é reconhecido pela GLUI, é como um advogado que não tem OAB… pode conhecer maravilhas sobre leis, redigir processos espetaculares, mas não é reconhecido.

      Enfim, caro Del Debbio, temos ainda, no contexto de Regular, que dizer das brigas políticas entre Ingleses e Franceses. É histórico o fato de que inglês não gosta de francês e vive-versa. Sabemos, também que na Inglaterra a monarquia se ajeitou e manteve-se no poder após as revoluções políticas e industrial que varreu a Europa. O que não ocorreu na França, na qual houve profunda ruptura com a Monarquia e, sobreutudo, com a Igreja.
      Certamente a Maçonaria que vingou na Inglaterra absorveu estes traços da monarquia, da tradição; e portanto se “acha” no direito de dizer que ela é A Maçonaria. Ao contrário, daquilo que prosperou nos EUA ou na França, a coisa tomou outros rumos. Na França, donde vem inclusive a idéia de Grande Oriente, do qual você faz parte, vamos obsevar uma recusa desta subseviência aos ingleses e suas idéias.

      @MDD – A França tem uma série de coisas bizarras, como “maçonaria mista” para ritos REAA, por exemplo, que é um absurdo. Acho que a Inglaterra faz muito bem de se manter afastada daquelas maluquices.

      Como haviam feito uma ruptura com a idéia medieval de Direito Natural, de que o poder do Rei é de Deus, a Maçonaria aí, por exemplo, se recusou a professar uma religião, na tentativa democrática de fato de permitir que os menbros escolhecem seu credo, na sua vida particular.
      Enfim, falar de Maçonaria é estar atento a complexidade do real. Não dá para ser simplista, pois se assim procedermos comumente caímos no dogmátismo, enquanto pensamento anacrônico, e corremos o risco de proferir bonitos idéias Iluminsitas, mas sermos exatamente o contrário disto.

      @MDD – Novamente, o mesmo problema do povo de outras potências que comenta aqui. Regularidade ou Irregularidade não tem nada a ver com qualidade dos trabalhos (embora a maioria das irregulares sejam apenas caça níqueis toscos que fazem reuniões pela internet, caçam membros por SPAM e por ai vai…)

      Um TFA

  108. Tenho dúvidas sobre estes assuntos.

    Pergunto se a GLUI é quem comanda a maçonaria no mundo e para ser reconhecida uma potencia tem que ser ligada a GLUI, quem deu os poderes a GLUI (a carta patente).
    Pergunto as lojas que existiam antes de existir a GLUI o que éram elas expurias ?
    Pergunto quem nasceu primeiro a GLUI ou a Maçonaria.
    Pergunto os maçons que fundaram a GLUI como se tornaram maçons. em lojas expurias?

    @MDD – Suas três primeiras perguntas podem ser respondidas facilmente, bastando observar o contexto histórico da criação da GLUI. Até aquele ponto, por conta da INQUISIÇAO, todo e qualquer fugitivo (rosacruzes, cabalistas, anglicanos, alquimistas, cientistas, etc…) que precisasse se esconder teria no seio da maçonaria um ponto seguro. Por estarem espalhados pela Europa, bastava a eles o conhecimento das palavras, toques e sinais para serem admitidos, porém estas palavras, toques e sinais não eram dados a quem nao fosse merecedor…
    A GLUI foi formada após estes períodos de perseguição (embora no Brasil e em outros países predominantemente católicos a perseguição ainda permaneceu por um bom tempo). a partir dai, já que nao corriam mais risco de vida, as lojas maçônicas já formadas durante aquele período se regularizaram e se submeteram à GLUI. Assim sendo, quem deu legitimidade à GLUI foram todas as lojas maçônicas daquele período que nela se filiaram. E mesmo esse processo não foi sem resistência de algumas lojas, que tinham medo de formalizar suas reuniões. A partir do século XVIII, praticamente todas as lojas estavam co-ordenadas com a GLUI.
    Portanto, respondendo à sua pergunta, não existiam “lojas expúrias” antes da GLUI… porém, nos dias de hoje, as lojas expúrias e irregulares são formadas por lojas que SE AFASTARAM da GLUI, normalmente por motivo de vaidades e egos enormes, às vezes roubando e utilizando seus rituais sem autorização, e muitas vezes fundadas com o único intuito de pegar o dinheiro de curiosos e pessoas que nao conhecem o mecanismo de regularidade da maçonaria.
    Veja que nada tem a ver com o histórico da maçonaria e a fundação da GLUI. Uma vez formada, ela é a autoridade mundial em relação à Maçonaria. De nada adianta eu montar uma loja no quintal da minha casa e me chamar de maçom, se não estou regular perante a GLUI. Palavras, toques e sinais podem ser roubados hoje na internet; o que concede legitimidade à loja é a CARTA PATENTE, emitida pela GLUI (e aqui no Brasil, pelo GOB e algumas Grandes Lojas).

    Pergunto Um Bombeiro que seja lotado no rio de janeiro quando vem a São paulo ele deixa de ser reconhecido pelos colegas Bombeiros paulistas?

    @MDD – Novamente, somente serão reconhecidos se forem bombeiros reconhecidos pelas autoridades Brasileiras (o que seria a equivalência da GLUI na maçonaria). Um bombeiro (maçom) do RJ reconhecido é reconhecido em todo o país… já se eu ou você nos vestirmos de bombeiro, pintarmos nosso carro de vermelho e andarmos por ai com mangueiras, isso não nos tornará bombeiros. É preciso REGULARIDADE… o mesmo vale para policiais, advogados (experimente se declarar “advogado” sem ter uma OAB ou “Engenheiro” sem ter CREA ou “médico” sem ter “CRM” para ver o que acontece…). Quem emite a oficialidade é a GLUI. Maçons que naõ são regulares perante à GLUI são como advogados que não possuem número na OAB… voce pode conhecer o quanto quiser das leis, mas não valem de nada em um tribunal.

    Pergunto a voce até quando vamos insistir nesse erro.
    Pergunto já não é hora dos líderes maçonicos se reunirem e construirem uma nova ordem mundial atravez dos sábios encinamentos e princípios antigos .
    Pergunto a voce que responde a estas perguntas. podemos caminhar juntos rumo a união das potências e reconhecimento umas das outras. voce vê isso possível.
    Termino com esta pergunta, hoje que o mundo clama por paz nós não poderiamos iniciar esse movimento dentro da ordem mundial.

    @MDD – Eu vejo isso como possível. Basta aos “grãos-mestres” das “potências” irregulares deixarem as vaidades de lado e regularizarem suas lojas junto à GLUI. O problema é que as vaidades e os egos são mais fortes (e nem estou entrando na questão das “potências” caça niqueis da internet, aquelas que só existem para pegar o dinheirinho dos incautos, que chegam a mandar iniciações e convites por Spam…

  109. Puxa!!!!! Academia Superior, uma baita espuria, pra mim cheirou foi um truque, rs
    Os caras queriam é 2 mil pela matricula e 150 por mes,,,,rs. Só vendo pra cre na tranca kkkkkkkkkkkk

  110. Éssa academia superior maçonica é golpe na certa, um tal Luciano que dá a tranca..
    comigo foi igualziho,,,,rs, quase que paguei.

    1. Cara.. obrigado!

      Esse mesmo Luciano acabou de me ligar…..

      Fiquei em duvida mas fui procurar alguma coisa na net e olha só!!!!

      Obrigado pela dica….

      Se ele ligar de novo vou mandar ele pra $#@!%&

  111. Essa de “Rito Árabe” também “não me viu”… Extranho mesmo isso não? Prefiro as Lojas “Não Reconhecidas” à entrar nessas espeluncas de “Maçonaria Virtual”!!!

    Dentro dos parâmetros de “Reconhecimento” pela UNITED GREAT LODGE OF ENGLAND, eu dou Razão ao Mano MDD…

    Só não vejo as Lojas de Potências “Não Reconhecidas” como “Irregulares” penso que o que dá a “Regularidade” à uma Loja, é CUMPRIR FIELMENTE OS RITUAIS QUE ALÍ SE PRATICA, desde os Graus “Azuis” ou seja, os Graus Simbólicos, passando pelos Graus de Perfeição, Inefáveis, Conselho Kadosh, até os Graus Administrativos… acredito na Regularidade destas Potências que congregam estas Lojas.

    Pode até não serem “Reconhecidas”, mas ao meu entender, para mim, NÃO DEIXA DE SER REGULAR só por que não seja “Reconhecida” Pela U.G.L.E.

    Aliás, o mundo está DIVIDIDO entre a U.G.L.E. (United Great Lodge of England) e O GRANDE ORIENTE DA FRANÇA. Da qual vem a divisa tão famosa; “Liberdade, Igualdade Fraternidade”. Cito um fato curioso sobre esta divisa, que é LEVADA EM CONTA POR TODOS OS MAÇONS BRASILEIROS, (até mesmo dos Maçons “reconhecidos” pela U.G.L.E.) embora a U.G.L.E. NÃO USE, E NEM RECONHECE ESTA DIVISA!!!

    Pude comprovar isto em um certo fórum Maçônico do qual participo ativamente com MAÇONS DE TODAS AS POTÊNCIAS que por la congregam. Bastando para tal apresentar provas de sua Iniciação, pelos meios por eles instituidos.

    Pois bem, ao tocar neste “lema” tão usado aqui no Brasil, um dos Maçons Portuguêses, que reside na Inglaterra, e que frequenta uma Loja da U.G.L.E. em Londres, me disse DESCONHECER ESTA DIVISA!

    Pasmem, os Maçons Inglêses, NÃO FAZEM USO DESTA DIVISA! (Igualdade Liberdade Fraternidade) Adivinhem por que?!?

    Simples, esta DIVISA ou “Sublime Ternário” da Maçonaria É DE ORIGEM FRANCESA!!! Surgiu na revolução Francesa! Que é sem dúvida, um segmento Maçônico mais “LIBERAL”. E que os Maçons Inglêses teimam em NÃO “RECONHECER”. O que é um direito que lhes assiste, diga-se de passagem.

    A isto sim eu chamo de “VAIDADE”, pois se auto denominam os únicos que podem outorgar a “pseudo-regularidade” tão sómente à eles, como se fosse a “DETENTORA” da Ordem Maçônica que para mim, é UNIVERSAL.

    Penso que é uma divisão sem razão de ser… Não que eu queira bater na porta de uma Loja “reconhecida” e queira ser “reconhecido”, nada disso me faz falta, estou muito bem onde estou, e posso assegurar que muito contente e satisfeito.

    Porém, há de se ressaltar aqui publicamente, que embora seja o fato de que o Apelo de Estrasburgo reunir em seu seio a maioría das Lojas Maçônicas Mistas, e Femininas, ou até Masculinas “não reconhecidas” pela U.G.L.E., não tornam estas Lojas Irregulares, apenas NÃO RECONHECIDAS, só isso.

    O Maçom que pertence à uma Loja jurisdicionada à uma Potência “não reconhecida” (pela U.G.L.E. da Inglaterra) Só não será reconhecido por força das Potências colifadas à U.G.L.E., com “Tratados de Amizade e de mútuo Reconhecimento”. Porém este Maçom será RECONHECIDO pela maioría das Lojas que estão sendo parte do Apelo de Strassburgo. Ele não será “menos Maçom” do que um Maçom “reconhecido” pela U.G.L.E., pois os TT.’. SSin.’. e PPal.’. de rec.’. SERÃO OS MESMOS, (levando-se em conta as distintas formas de cada Rito é claro).

    Há particularidades em que um determinado Rito, se dá o T.’. de uma maneira, e em outro Rito será de uma maneira diferente, respeitando-se sempre a Bat.’. do Gr.’. de cada grau, há ainda diferenças, e até pela inversao das CCol.’. se muda a Pal.’. Sagr.’..

    Mas não irei adentrar aqui no âmbito Ritualístico por este não ser o escopo de minha mensagem.

    Meu sincero T.’.F.’.A.’. à todos os Irmãos do Globo Terrestre, de fala portuguêsa, sem distinção de Rito, nem de Potências nem nada disso. à todos os MAÇONS, independente de serem da linha Inglêsa, ou Francesa.As ferramentas usadas são as MESMAS, nossa SIMBOLOGÍA, é a mesma, enfim… a única questão que faz esse entrave, é; A VAIDADE HUMANA!!!

    Uma mera questão POLÍTICA, e, como todos bem sabem, a “POLÍTICA” sempre foi SUJA E DESONESTA!!! Desde os primórdios da Humanidade, cada qual arrastando a “sardinha” pra sua brasa.

    Nada mais a acrescentar.

    S.’.F.’.U.’.

  112. ola,gostaria de saber sobre se a loja maçonica paulistana é regular

    @MDD – Não, não é. Ao contrário do que falam no site, não basta “seguir as landmarks” para ser regular. Tem de ser reconhecida pela Grande Loja da Inglaterra para tal.

  113. Prezado MDD,
    Tudo bem já se falou tudo que era possível sobre regularidade… já entendi que para ser regular tem que ser reconhecida pela GLUI… um exemplo e uma dúvida, se um determinado V.’.M.’. que é reconhecido pelo GOB e já tocou loja para o mesmo, monta uma loja podemos dizer que os trabalhos que ali são dirigidos estão corretos???

    @MDD – Podem até estar com a ritualistica correta, etc, mas se nao tiver a CARTA PATENTE da loja que ele estiver presidindo, que lhe confere autoridade e autorização para tal, ele será irregular (imagine um policial que sai da polícia e passa a caçar os criminosos por conta própria. Ele perde a autoridade para isso, mesmo que seja o batman no combate ao crime).

    teve alguns comentários acima a respeito da Academia Superior, acho que para criticarmos algo primeiro deveriamos conhecer os trabalhos que são realizados ali, questionaram que não tem nada a respeito no site, concordo que conhecer venha fazer parte…. a respeito da joia e mensalidades informo a todos que desejam entram para Ordem que isso faz parte do processo de qualquer Loja ou Potência… Acredito que um irmão que chega ao grau 30 não abriria uma Loja para se beneficiar daqueles que desejam pertencer a Ordem… Volto a dizer sei que o reconhecimento junto a GLUI se faz necessário, um outro lado das lojas é que nem todas quando começam tem os cargos necessarios para filiação, logo é necessario alguns anos para completar…

    @MDD – eu acredito que o ser humano tem muita gente podre no meio. E que existe gente assim, e que nao sejam poucos…

  114. Amad.’. Ir.’. Marcelo, uma dúvida. O maçom regular ele não pode conhecer ou mesmo visitar lojas onde o rito não tem no GOB? tenho muita curiosidade de conhecer o trito memphis-misraim, pelo que eu vi e entendi a maioria seria expúria, é verdade?

    @MDD – Infelizmente não pode, oficialmente.

  115. Ordens paramaçônicas, do tipo Demolay e FDJ, são reconhecidas pela Grande Loja da Inglaterra?? Só pra ter certeza…

    Você está aqui respondendo as mesmas perguntas hehe

    @MDD – São entidades diferentes e autonomas, nao subordinadas à GLUI.

  116. boa tarde, li em todos os post a informação de que não existe maçonaria feminina ou mista, até certo ponto não me cabe discordar ou concordar, sei e participo até onde me convém, é o que sempre digo; porém, frequentava uma médica que em uma consulta mencionou ser da ordem, e pertencer a GLERJ, inclusive informando o nome da loja, o que acho curioso é que meu finado companheiro em uma ocasião mencionou sobre a existência de uma loja mista, já os comentários do que aconteciam lá, dentro da visão dele não comentarei por considerar totalmente inapropriado e por não saber se era verdade.

  117. Como pode, um maçom tão vanguardista, digno e honrado, como eu sei que tu és, Deldebbio, te prenderes às “tacanhices” de Lojas expúrias ou não reconhecidas pela Grande Loja da Inglaterra, como se fosses o procurador desta?

    @MDD – Estou apenas respondendo às perguntas. Porque depois um leitor entra em uma arapuca espúria ou em uma loja irregular e, depois de gastar uma grana, descobre que nao pode frequentar as reunioes das lojas regulares. E ai? Melhor prevenir do que remediar. Nao sou procurador de ninguem e a GLUI nao precisa de mim para nada. Mas eu tenho a obrigação de avisar aos meus leitores sobre este tipo de problema.

  118. O teu objetivo supremo é estudar a maçonaria especulativa e aplicá-la à tua vida prática como obreiro ou frequentar as reuniões das lojas “regulares”?

    @MDD – Se voce acha que a maçonaria é só um clubinho social para aprender boas maneiras ou aprimoramentos morais, então nao deve ver problemas em ter mulheres ali dentro… mas se estudasse a ritualística, a circulação em loja, as palavras, os gestos, as posturas e os chakras que eles afetam, a maneira como o ritual é conduzido, veria que a Maçonaria é muito mais do que só uma reuniao de bla-bla-bla… é uma ordem magistica e que contem chaves ritualísticas extremamente poderosas para o sexo masculino. A desculpa de “as mulheres sao iguais aos homens” nao tem absolutamente NADA a ver com a proibição de mulheres dentro dos Templos. Ou você vê muitas “Padres mulheres” na ICAR? muitos Cardeais mulheres na ICAR, talvez? repare que as freiras tem rituais COMPLETAMENTE DIFERENTES dos padres, e não rezam missas… por que será? Estude, tente descobrir…

    1. Deldebbio, eu nunca disse que os homens são iguais às mulheres, disse que somos equivalentes, somos sim absolutamente diferentes, mas estamos em pé de equivalência, com poder e autonomia!
      Conheço os rituais, gestos, toques, pois sou M:.M:., e não vejo nada de inapropriado para mim, pelo contrário, minha iniciação foi absolutamente regular e conforme os rituais pelos quais passam os homens, inclusive com toda agressividade gestual e de ação!

      @MDD – se voce nao viu nada de inapropriado, entao é porque não sabe pra que eles servem. E, como eu já disse várias vezes aqui, somente são regulares lojas reconhecidas pela GLUI.

  119. Bom, Deldebbio, não vou debater contigo…
    Só tu sabes o que te leva a pensar assim!
    E com opiniões diversas, seguirei te respeitando.

    @MDD – O Estudo aprofundado das diversas ritualísticas me leva a pensar assim… saber o que eu estou fazendo ali, o que é cada parte do ritual e como todo aquele sistema funciona astralmente me faz pensar assim… a desculpa de “igualdade das mulheres” nao faz o menor sentido nessa discussao. Voce deve achar que ‘tanto faz homens e mulheres” porque nao estudou sobre o fluxo de energia nas lojas maçônicas, RCs e Martinistas e imagino bem por quê tais estudos não devem ser muito profundos na GLF… O ÙNICO argumento seu que eu aceitaria é se voce me falar “eu nao acredito em magia; a maçonaria não tem nada de magistico ou energético, entao homens e mulheres sao iguais e podemos ter nosso clube misto” só que, nesse caso, eu responderia para que voces suprimissem 2/3 do ritual, já que fica parecendo meio bobo repetir sentenças, fechar e abrir templos, acender velas e ficar andando pra la e pra ca com espadas e cajados, sussurrando palavras no ouvido um do outro se voce nao acredita em magia ou energias…eu não posso comentar no blog sobre a ritualística maçônica, então estuda a da Igreja Católica. Verá que lidamos com as mesmas energias de uma Catedral. E depois voce me fala por quê o Vaticano não aceita padres mulheres.
    Entenda que eu nao tenho absolutamente NADA contra as mulheres maçonas, até conheço algumas e são bem dedicadas… mas acho que, da mesma maneira que homens não devem fazer dança do ventre iniciática, mulheres não devem estar na maçonaria (pela mesma razão).

    1. Então, Deldebbio, já que você é um maçom que detém o conhecimento das Eras da humanidade e deves saber que estamos na Era de Hórus, então porque frequentas um rito Osiriano? Estamos em um período Andrógino, onde não existem homens ou mulheres, e tu ainda estás fadado aos antigos (e retrógrados) preceitos da Maçonaria? Seria isso caminhar na canhota e contra o vento?

      @MDD – esse é seu melhor argumento? Na verdade, quem deveria perguntar porque voce, uma MULHER, frequenta um rito Osiriano, sou eu! Eu estou no lugar certo… homem… Osiris… mulher… Ísis… NÂO Osiris… entendeu ou quer que eu poste um desenho de Ísis e Osiris? Se voce quer tanto frequentar um rito de Horus, vá para o Martinismo ou a Rosacruz, que sao verdadeiramente mistos.

    2. Lendo as tuas refutações perante os comentários de Leonel, percebi uma analogia muito interessante. Deus é a GLUI; as Lojas Expúrias são Lúcifer e mesmo que Lúcifer, depois de ter sido expulso do “céu”, faça boas ações, tenha compaixão de seus semelhantes pobres, ajude aos mais necessitados e pregue o bem, ele NUNCA será bom, pois o poderoso G:.A:.D:.U:. (GLUI) não aceita aquele que se rebele contra sua magnitude. Isso sim é VAIDADE E EGO, caro Deldebbio.
      Um T:.F:.A:. MISTO pra você! 🙂

      @MDD – Sua analogia nao faz muito sentido. Use esta: a GLUI é a OAB, os maçons são os advogados. A maçonaria é o Direito… Se preferir, use CREA e engenheiros, ou CRM e médicos…

  120. Já que você viveu na Inglaterra, me responda uma pergunta (pegando o mote da Camila):

    A Igreja Anglicana alterou seus rituais quando rompeu com o Catolicismo? Porque, se não me engano, eles ordenam padres mulheres. Então, a ritualística foi modificada, ou eu estou enganado e não existem padres mulheres entre os anglicanos? Fico agradecido.

    @MDD – Sim, a Igreja Anglicana modificou seus rituais em relação à ICAR. Perguntei isso ontem para um pastou Anglicano.

  121. Meu melhor argumento não, é um argumento, simplesmente isso! Mas vejo que vc se aborreceu! 🙂 Não vou usar a analogia da GLUI como OAB, porque esta não reconhece um advogado, mas faculta a um bacharel passar pelo exame da Ordem, ser aprovado e exercer aquilo que aprendeu. Pra GLUI, não importa o conhecimento que tem o maçom, o que importa é o poder aquisitivo da Loja, para se fazer reconhecer.

    @MDD – E é o que estamos discutindo aqui, REGULARIDADE. A OAB não se importa com a qualidade do bacharel ou se ele ficou nervoso no dia do exame, ela apenas regula. A GLUI apenas regula, ela não julga quem está fazendo o melhor ritual ou quem é mais rico.

    Mas eu creio que, no seu debate com o Leonel, você atribui às lojas “expúrias” o ego enorme, mas EGO ENORME é atribuído à quem detém o poder delegado por… (?) QUEM mesmo deu esse poder à GLUI??? E julga os “rebelados” como expúrios e esse seu discurso todo.

    @MDD – Escuto o choramingo do “quem deu o poder para a GLUI?… mimimi” o tempo todo e esse argumento não se sustenta. As espúrias/expúrias (tanto faz a grafia) são dissidentes geralmente vindo de egos enormes que perderam eleições de grão mestrado, juntaram suas lojas amiguinhas e foram embora. Isso quando não são caça-níqueis que mandam convites por Spam para os incautos. Não há “rebelados” porque os profanos que entram nessas arapucas normalmente são enganados em sua boa fé, não sabem nada sobre os processos de regularidade e acham que “maçonaria é uma só”. E depois, quando querem visitar uma loja de verdade, descobrem que não são reconhecidos.

    Pois eu vejo que você não entendeu! Mas não é tu que és contra a Maçonaria Mista, ou “Não existe Maçonaria Mista”, caro Ir:.? É como se dissesse que o cristianismo só aceita a Igreja Católica Apostólica Romana e não a Igreja Protestante e outras denominações. Por isso existe Maçonaria Mista e Feminina. Punto e basta!

    @MDD – Algum picareta poderia inventar um grupo de dança do ventre iniciática para homens (deve até existir, não duvido mais de nada); alguém poderia fundar uma igreja católica só de padres-mulheres… inventar moda qualquer um pode inventar, e a maioria dos esquisotéricos inventa bastante! mas isso não faria nada disso ser legítimo, apenas faria com que ele existisse. Você coloca de uma forma a parecer que eu não gosto das maçonas… não é verdade. Não tenho nada contra elas, pelo contrário… mas daí a querer que as “reconheça como irmão” já vai uma distância BEM grande…

    E mesmo que todas as Lojas Mistas usassem o rito Memphis-Misraim, você diria que não é Maçonaria. É difícil debater com alguém que não aceita outra opinião. Seria melhor você parar de responder aos comentários, já que tu estás aqui só para esclarecer e não ouvir.

    @MDD – Enquanto voce ficar girando em falácias, terei de rebater os comentários. Memphis Misraim é um rito fantástico, ADAPTADO para ser um rito misto. Quem o criou sabia o que estava fazendo magisticamente. Claro que é Maçonaria, mas continua não sendo REGULAR, já que uma coisa não tem nada ver com a outra.

  122. E só para ratificar: o Rito que usamos na minha Loja é o Moderno, portanto agnóstico. Os Rosacruzes e os Martinistas partem do preceito cristão, e o Rito Moderno não se prende a dogmas.

    @MDD – Nenhum deles parte do preceito cristão, mas sim do preceito Crístico, que é bem diferente. Menos mal saber que é o Rito Moderno… é quase uma reunião de condomínio 🙂 estou feliz pelos seus chakras.

  123. Ao invés de postar desenhos de Osíris e Ísis, você poderia postar alguma pesquisa sobre Hórus, seria bastante interessante, caro Ir:.

  124. Oi Marcelo. Gostaria de parabenizá-lo por seu site. Encontrei-o por acaso e achei-o
    bastante didático e elucidativo, principalmente no tocante a diferença entre as maçonarias regulares e irregulares. Gostaria, se possível, que voce listasse algumas ordens iniciáticas que voce considera idôneas. Recebi um -email de uma ordem chamada “templários.org”. Posso confiar ou trata-se de caça-níquel?
    Como saber se uma ordem é séria? Posso solicitar filiação a uma ordem ou tenho que ser convidado? Desde já agradeço sua atenção.

    @MDD – Basta seguir um conselho útil e eficaz; voces nem precisam mais me perguntar se a ordem XYZ é séria ou não… NENHUMA Ordem séria convida pessoas para entrar via SPAM, emails ou links de Adsense. Simples assim.

  125. Eu disse que você não gosta das MAÇONS? Disse apenas (ou quis dizer, ao menos) que você não aceita a Maçonaria Mista ou Feminina. O que, aliás, não é mentira!

    @MDD – Voce tem toda a razão. eu gosto muito das mulheres como pessoas, mas não existe isso de mulher-maçom, da mesma maneira que não existem homens-dançarinos-de-dança-do-ventre… cada um no seu quadrado.

  126. @MDD – Não existe maçonaria mista.
    (Ao que respondeu à aspirante a maçom, Clarice Silva).

    “Você coloca de uma forma a parecer que eu não gosto das maçonas… ”
    Afinal, Ir:., em tua franca opinião? Existimos nós, maçonas, ou não?

    @MDD – cartomantes, videntes, dançarinos do ventre homens, reiki shamanico, terapias quanticas, seguidores do Et Bilú… tudo isso “existe” mas não quer dizer que tenha coerência ou eles tenham a mínima noção do que estejam fazendo.

  127. o que torna uma loja regular, Del Debbio (vc poderia ter dito que eu estava escrevendo o seu nome errado a todo o tempo)? Apenas o fato da GLUI reconhecê-la? Tu não acha que é teocentrismo demais?

    @MDd – Sim, é APENAs isso… reconhecimento da GLUI, nada mais… não tem nada a ver com cobranças, ritual esmerado, trabalhos de caridades, nada. O termo “regular” e “irregular” só tem essa conotação pejoratica aqui entre os brasileiros. No resto do mundo, é apenas uma maneira administrativa de saber quem é maõm reconhecido e quem não é. Existem muitas lojas irregulares que são sensacionais, com ritualística perfeita; e muitas lojas regulares que parecem reuniões de condomínio de tão chatas…

  128. Caro MDD,

    Qual é o tipo de conselho que você daria para os incautos que se iniciaram em potências espúrias e sentem a necessidade de obter reconhecimento em potências reconhecidas pela UGLE?

    @MDD – É um caminho chato. Você terá de se iniciar novamente em uma Potência Regular. OU conseguir que toda a loja se regularize. Neste caso, eu acredito (preciso verificar isso pra te responder com certeza) que os membros da loja mantém os graus que possuíam.

    1. Olá caro Alberto.

      Falarei por experiência: 6 irmãos foram, no final de 2010, iniciados em uma L.’. regular da GLESP. Eles vieram de uma L.’. irregular, foram enganados por esta loja, que não informou seu estado irregular. Pediram para o grão mestrado da GLESP, que aceitou os IIr.’., mas estes precisaram ser iniciados regularmente. Destes, 2 eram AApr.’., 1 era C.’. e 3 eram MM.’.. Após a iniciação, todos como AApr.’., fizeram provas e trabalhos de grau, e no final de março todos já estavam em seus respectivos graus.

      Conforme disse o Ir.’. MDD, a regularização da L.’. completa seria até mais simples, posto que LL.’. não precisam ser “iniciadas”, e os graus se manteriam.

      Ou seja, é possível sim, ser regularizado, de forma justa e perfeita.

      T.’.F.’.A.’.

      1. Mas o investimento ($) é pesado para alguns, e infelizmente não dá para acompanhar.

        No meu caso mesmo por exemplo, não teria problema nenhum em passar pelo processo todo novamente, pelo contra´rio, seria uma honra. Mas infelizmente não tenho cacife para bancar.

  129. Bom dia,

    Recebi um e-mail da Academia Superior maçonica do Brail, dizendo que minha admissão na ordem fora aprovada tenho apenas que levar os documentos
    o que o sr. pode me dizer dessa instituição.

    @MDD – Nenhuma instituição ou ordem séria recruta pessoas através de SPAM. Nessa altura do campeonato voces já deveriam saber disso sem precisar perguntar pra mim….

  130. A maconaria Paulistana, nao e regular qual a diferenca ela nao deve ser picaretagem pois ja tem mais de 60 anos.
    Gostaria que vc comentasse

    @MDD – Ela poderia ter 300 anos… não faz a menor diferença. Se não está ligada à Grande Loja da Inglaterra, é considerada Irregular.

  131. Olá. Marcelo, como vai?

    Entendi que o reconhecimento da regularidade significa duas coisas: um atestado contra erros conceituais grosseiros e uma concordância em termos administrativos. Uma potência pode ser conceitualmente corretíssima mas não concordar com a parte “burocrática” da instituição (vamos ignorar os aspectos egóicos da disputa) e ficar de fora da rede principal. E, nesse caso, o único resultado dessa irregularidade é o isolamento social. Por outro lado, picaretas estão automaticamente fora da rede principal, mas aí, por incompetência mesmo. Correto?

    @MDD – regularidade quer dizer apenas e tão somente “reconhecido pela Inglaterra”. Tem lojas regulares que são um lixo, tem lojas irregulares que são impecáveis. Regularidade não mede qualidade nem estudos nem ritualística… diz apenas que você será reconhecido como Maçom nos outros países do Mundo. Esse controle, no geral, é bom, porque evitam as caça níqueis e as picaretas… mas por outro lado causa problemas com potências que são sérias mas que ainda não estão ligadas à GLUI, como o GOP ou COMAB. Eu creio que estamos caminhando para que as potências sérias façam tratados de reconhecimento (aqui no Brasil, no Sul, isso já existe) o que deixará essas “potências de adsense” de fora.

    Ainda tenho uma dúvida sobre o tema. Se uma potência maçônica irregular pratica os mesmos rito e conceito, ela está ligada à egrégora principal da maçonaria ou não? Minha lógica diz que sim. Nesse caso, o cisma é resultado de birra entre irmãos (nesse caso, metafórica e literalmente)!

    @MDD – Eu creio que sim. O que vai definir a egrégora é o ritual, não um pedaço de papel que diz se você é ou não reconhecido pela Inglaterra.

  132. Olá
    Recebi um e-mail me convidando para me cadastrar no site
    xxxxxx

    Um tal “xxxxx” me ligou marcando uma entrevista, isso é “Maçonaria “? ou golpe?

    @MDD – Golpe, claro. NENHUMA loja maçônica regular faz recrutamente por spam…

  133. Eu fui um dos “incautos” que foi iniciado em uma potência irregular. Não me arrependo de forma alguma, pois isso me abriu muitas portas que talvez tivessem ficado fechados. “A Egrégora escreve através de linhas tortas”… Obviamente eu via problemas sérios em minha antiga potência (e a ficha não demora para cair não…) entretanto minha loja tinha pessoas fantásticas (e que estão se mudando atualmente para uma potência regular agora). Eu, por motivos profissionais, me mudei de cidade e segui outro caminho. Ter sido iniciado em uma potência irregular fez com que eu ficasse adormecido uns bons meses… estou agora prestes a ser reiniciado no GOP de meu novo oriente, onde o pessoal me recebeu muito bem. É uma pena que a maçonaria tenha passado por todos esses cismas. Todos os Irmãos sofrem com isso, além de gerar brechas para incansáveis guerras de egos, instituições picaretas e etc.

    Se pelo menos os irmãos se lembrassem da condição de humildade no qual foram iniciados e se lembrassem do seu juramento. Mas somos humanos e humanos erram.

    1. Muito interessante a sua experiência de vida e os esclarecimentos no nosso Ir.’. Jal também. No entanto, já estou entrando com os procedimentos para a minha regularização no GOB e levando o meu certificado de grau e demais documentos para que possam refazer a sindicância, no lugar certo e de maneira correta. E os IIr.’. da Loj.’. em que vou me regularizar me acolheram muito bem e estão sendo muito solícitos nesse ponto.

      TFA

      1. Olha, eu tentei fazer isso, levando os documentos e certificados não só no GOP como na GLESP também. Tenho alguns conhecidos na GLESP da minha cidade atual e eles também se dispuseram a ajudar. Entretanto, em ambas o Grão Mestrado avisou que não teria problemas que eu voltasse para a maçonaria como regular, PORÉM eu teria que de fato ser legalmente reiniciado… (é um tanto estranho quando você já está no Grau 2, mas tudo bem…). Acabei optando pela loja do GOP pois na GLESP demoraria mais tempo para ocorrer o processo e também pq houve uma empatia maior entre eu e os membros da loja do GOP (e eu achei que isso foi o que pesou mais).

        Minha história e a de outros irmãos mostra que é possível sim uma pessoa se regularizar, mas é algo complicado sim. Como eu disse, apesar de não me arrepender de ter sido iniciado em uma potência não reconhecida como maçonaria regular, eu não recomendaria para os outros não, por motivos que eu prefiro não comentar.

        Fraternais abraços, multiplicados à moda da casa…

  134. Olá,

    Sou atraído pela maçonaria desde menino. Interesse sincero de quem quer vê-la crescer com qualidade e não apenas quantidade. Tanto que tive oportunidade de entrar para uma uma loja do GOB anteriormente e não o fiz por não me sentir preparado para contribuir como a Ordem merece e somente esse ano devo realizar esse ingresso.
    Bem, gostaría da sua opinião sobre algo que tem me incomodado profundamente. Tenho visto nesses ultimos 3 anos crescer de forma significativa o número de organizações que se intitulam “maçonaria”. Podemos facilmente encontrar na internet organizações mistas, femininas, ritos exóticos como “rito árabe” e ” REAA original de 1804″. Sites como GLOSMAB, GLOMEB e por ai vai, seduzem pessoas que tem mais vaidade e desejo do que compromisso com o que é correto, e assim é certo vão ganhado em quantidade muito mais que em qualidade, mas em minha opinião acabam maculando todo o unverso maçônico com golpes, desencontros e ensinamentos equivocados. Muitos dos que fundaram esses agrupamentos saíram da fileiras da regularidade, como por exemplo alega a Grande Maçonaria Mista da Bahia, que se orgulha que seus líderes são todos graus 33 do GOB.
    Hoje a maçonaria está banalizada pela internet. Existem fotos, rituais e até iniciações pela internet. Assiti uma palestra do Zé Rodrix uma vez, onde ele falou que no tempo que o pai dele era Maçom, nem a mãe dele sabia: preferiria que ainda fosse assim a como como está hoje. Havia respeito, havia o sagrado, havia no ar aquele clima de coisa séria que a todos induzia ao silêncio interior. Tenho 34 anos e quando eu era menino achei um livros de maçonaria trancados em um sebo. O vendedor disse que só podia me vender se fosse maçom. Hoje um menino não precisa mais ser maçom para conseguir qualquer coisa….incluindo paramento comprados no Mercado livre e sites de alfaias pode montar uma loja inteirinha no seu quarto, incluindo os rituais. Ok, não saberá as palavras, passes e sinais….mas criará os seus próprios, como esses grupos irregulares e fará o estrago que estamos vendo…vulgarização e banalização da ordem mais bela e sagrada que já houve em nossa história.
    Então o que quero saber é o seguinte: A Maçonaria regular não se importa com isso? Vivemos em um país democratico, ok, mas não há nada que possamos fazer para parar com essa bagunça? Não há nada que possamos fazer que impeça ex-membros de formarem esse circos e banalizem a maçonaria dessa forma? Qual sua opinião?

    @MDD – Antigamente não existia estas palhaçadas espúrias porque, como ordem secreta, precisava-se escolher com muito cuidado quem seria convidado a entrar na maçonaria, pois o descuido de um único membro poderia fazer com que todo o grupo caísse nas mãos da Inquisição. A tradição se manteve na Europa, com a seriedade devida, mas aqui no Brasil impera a Lei de Gérson… a maçonaria não é uma “marca” e não pode ser registrada, então ABSOLUTAMENTE NADA impede um picareta de montar uma “loja maçônica” no fundo do quintal da casa dele… a diferença é que não possui a força da egrégora ou da irmandade.
    O problema das espúrias é que 99% delas são fundadas como golpes de estelionatários, especialmente as mistas ou essas invencionices de ritos árabes, cabalísticos, enochianos, cinturão dourado e outros lixos inventados com o objetivo de arrancar dinheiro de curiosos. Ai, como em todo estelionato, boa parte da culpa cai na vítima, que quer ser mais esperto que o bandido… acham que vão conseguir iniciações pela internet, sem o período de UM ANO que demora, em média, as sindicâncias, etc… e acabam caindo nas arapucas.
    Judicialmente, a coisa é tão absurda que recentemente nosso Grão Mestre teve de registrar os rituais na Biblioteca Nacional (de uma maneira sigilosa, a salvo dos olhos profanos) para poder processar os picaretas que estavam usando na cara de pau rituais do GOB roubados em suas “lojas” porque era impossivel mover uma ação contra os bandidos simplesmente porque não havia registro de direitos autorais do ritual!
    No final das contas, cabe ao buscador prestar MUITA atenção onde está se metendo…

  135. A GLB – Grande Loja Brasileira e regular? ou reconhecida…no site eles se dizem regular.

    @MDD – Não é reconhecida pela Inglaterra…

  136. Meu caro sou obrigado pela luz lançada no caminho que por pouco não trilhei. Recebi convites de duas Lojas aqui citadas como não sendo reconhecidas, mas agora, depois de abastecido por sua valiosa informação posso fazer minha decisão. Continuarei profano a não ser que, convidado pela verdade e não por seu nêmesis.
    Grato,
    Guylherme.

  137. Bom dia! Estou em porcesso de sindicância em uma dessas espúrias, gostaria de fazer uma pergunta, se isso influencia no conhecimento adquirido, no que é tratado dentro das reuniões, se essas lojas transmitem conhecimento falso ou incompleto ? Pois o problema do reconhecimento, pode não ser tão importante no que diz respeito ao conhecimento adquirido, que é o que busco, em princópio.

    @MDD – A maioria das caça-niqueis nem sabem o que estão fazendo ali dentro e possuem seus conhecimentos ancorados na internet, o que pode ser um problema para quem quiser estudar a sério. Mas depende muito de qual delas vc está falando. Me manda um email com os detalhes e eu te falo.

    1. Eu, como disse acima, fui iniciado em uma potência não reconhecida e posso afirmar que, no meu caso, eu aprendi muito lá sim. Mas esse foi um caso. Não recomendaria que você fosse iniciado pela minha ex-potência por outros fatores. O conhecimento trabalhado em loja na verdade excedia as expectativas até, principalmente por conta do empenho e pesquisa extensiva dos membros do quadro, a partir de literatura apropriada e sites confiáveis (como o TDC aqui do mano Marcelo, inclusive que eu mesmo recomendava para todo aprendiz recém iniciado).

      Mas, como existia uma loja boa (como a minha antiga oficina), existiam outras lojas, da mesma potência, onde a reunião era pura algazarra. A seção ritualística não durava nem uma hora e logo a loja era encerrada e o pessoal começava um Clube do Whisky no agapê… Era constrangedor até para irmãos visitantes presenciarem tal fato.

  138. Obrigado pelos esclarecimentos. A Academia Superior Maçonica do Brasil, é reconhecida pela GLUI ? Pois em seu site na internete pode-se inscrever para ser apresentado a alguma loja.

    @MDD – Não, não é reconhecida.

  139. nobre ir.. MDD fico um poco triste com vossas respostas em relação a loja mista,pois elas existem sim e não são paramaçonica, são lojas constituidas de homens e mulheres de bom costime e livres, fui da loja tradicional hoje em loja mista, não estamos de encontro L 18, não porem estamos hoje comprindo nossa constituição do Pais, fazendo prevalecer a igualdade e lutando para o reconhecimento destas lojas mista, estamos unidos fazendo tratados entre elas até que MOSSA MAÇONARIA TRADICIONAL, reveja os conceito do landmark 18, no seculo que estamos vivendo ( presidente, senadoras, deputadas federais, estaduais, prefeitas, vereadoras, ministras), que estão dicidindo o rumo do nosso Pais e ainda fala-se em espuria, toda organização comeca assim com apoio de umas e outras não depois todos que são contra desse do muro, e lamentavel que varios Ir.. não aprenderão LIBERDADE IGUALDADE E FRATERNIDADE, foi preciso fazer uma nova CONSTITUIÇÃO DO PAIS, para bem poucos entender que o mundo que vivemos hoje e diferente quando fizeram (landmark 18), somaos livres de bom costume e seguimos a constituição do pais os propios rituais estão escrito para ser um Maçon, correto ? tudo na vida muda ontem eu tinha 18 anos hoje tenho 58, e 26 anos de Maçonaria.
    T.. F.. A..
    Grande Maçonaria Mista da Bahia

    @MDD – a razão pela qual eu nao gosto nem concordo com Lojas Mistas não tem absolutamente NADA a ver com incapacidade de mulheres ou diferenças intelectuais, tanto que vivo recomendando às minhas leitoras que entrem na Tradicional Ordem Martinista, da AMORC, que ensina as mesmas coisas que a maçonaria, sem o problema sério do ritual solar. Sou contra lojas mistas ou femininas maçônicas porque o ritual maçônico trabalha com chakras masculinos; da mesma maneira que sou contra homens fazerem dança do ventre, que mexe com chakras femininos. Faça tango ou salsa se quer dançar…
    Existem ritos como o Menphis Misraim ou Carbonária que são mistos por natureza. Tenho amigos e amigas lá e recomendo, mesmo sabendo que o GOB/GLUI as considera irregulares. Mas REAA, RER, York, Adonhiramita, Schroeder, Moderno ou Brasileiro são ritos SOLARES-Masculinos. as mulheres deveriam passar longe desses ritos.

    1. Marcelo, só uma correção,ninguém pode solicitar afiliação a tradicional Ordem Martinista-TOM, se não for membro da AMORC, que tenha atingido ao primeiro grau de templo.
      Abraço Fraterno.

  140. Gostaria de agradecer pelos conhecimentos e esclarecimentos aqui prestados ! Queria que me falasse um pouco mais da Loja supracitada em minha outra mensagem, mas não gostaria de expô-la, se você tiver um e-mail de contato fica mais fácil o contato… Grande abraço !!!

    @MDD – marcelo@daemon.com.br

  141. obrigado pela resposta o carater não estar no portugues e sim no coração

    @MDD – Concordo, mas de que adianta ter bom coração e ser iludido pela ignorancia e desconhecimento das chaves magisticas que regem os rituais, fazendo rituais que vão trazer problemas energeticos para as mulheres? Fazendo uma alegoria… como atleta de kung-fu, se eu vir uma pessoa bondosa, honesta e de ótimo coração fazendo exercícios físicos errados que eu sei que irão lhe machucar o joelho a médio prazo, é minha obrigação alertá-la de que aqueles exercícios estão errados e que ela deveria parar com aquilo. Se ela me vier com a desculpa que “é democracia e cada um faz o que quer”, só me resta lamentar e saber que o aviso foi dado….

  142. Saudações! Analisando as perguntas e respostas aqui postadas, cheguei a conclusão de que você pode me esclaracer algumas dúvidas:
    – O que você pensa a respeito da XXXXXX, que ela é espúria eu já percebi, assim como a maioria das Grandes Lojas, segundo suas respostas, gostaria de saber se o que eles fazem é não é caça-níqueis, conforme uma de suas respostas acima…e se os ritos são aceitos..
    – A respeito das ordens – Cavaleiros templários e Rosa Cruz – São estudos similares aos da Maçonaria? A Maçonaria reconhece estas Ordens ? O que elas são para a Maçonaria ?
    Marcio

    @MDD – “maçonaria egipcia”? Fuja para as montanhas Bino!

    1. A Ordem Rosacruz, não tem nada a ver com a maçonaria, muito embora muitos dos seus estudantes também são obreiros na maçonaria. Ela possui Grandes Lojas por Jurisdição ex. Grande Loja para o países de língua portuguesa, língua alemã, japonesa, inglesa para europa e africa, inglesa para as américas, etc…quem quiser membro. Existem várias ordens e fraternidades rosacruzes, cada uma segue independente seu próprio trabalho, seus membros não se visitam, mas todos sabem que não é a ordem em si que faz a pessoa ser um rosacruz e sim sua evolução, através da compreensão e prática.dos ensinamentos. A Ordem dos Cavaleiros Templários é uma ordem iniciática e templária, e deu uma contribuição a maçonaria com seus ensinamentos e rituais. Seria interessante pesquisar isso mais a fundo.
      Fraternalmente!

  143. Voce poderia me tirar algumas duvidas?
    Me disseram q maçonaria mexe com magia negra e outras coisas que atraem energia negativa p/ a gente. Isso é verdade?
    Qual a forma de entrar p/ a maçonaria?

    @MDD – baboseira. coisa de gente muito ignorante que não faz a menor idéia do que seja maçonaria.

    Se possivel, explique quais tipos de pessoas nao podem entrar e os motivos p/ estas proibiçoes.
    Eu queria muito ir numa palestra sua, mas eu moro no RJ entao nao tem como.

    @MDD – Não podem entrar quem tem o nome sujo em cartórios, possui ficha criminal ou qualquer outra conduta que não o qualifique. O que ocorre é que não é o que NÃO qualifica alguém que barra o candidato, mas deveria ser a escolha do candidato pelas qualidades que ele possui.

  144. Obrigado pelas respostas. Mas uma duvida. Como que é essa maçonaria mista? Vi o senho falando que ela traz problemas energeticos para as mulheres. Por que isso acontece? E se causa mal, por que elas praticam?

    @MDD – Porque trabalha com ritualistica solar, chakras masculinos. Da mesma maneira que um homem não deveria fazer dança do ventre, uma mulher não deveria fazer os ritos solares. Elas praticam por pura ignorância ou desconhecimento disso.

  145. Saudações, diante de tais exposiçoes poderia informar se a GLOSMAB é regular ou irregular?

    @MDD – Não é reconhecida pela Inglaterra.

  146. Meu caro, existe uma confusão enorme em relação a regularidade e não regular, gostaria de saber a sua opnião real sobre regularidade, pq as não regulares não são maçonaria? pq em vosso testo vç afirma que em um determinado momento o que é regular pode se tornar não regular e vice-versa. como assim, basta somente ser reconhecida pela Inglaterra e pronto? pq a Inglaterra é dona da maçonaria? quem determinou o poder deste pais de disser quem é maçom e quem não é? julga-se o candidato pelo carater e capacidade e não simplismente por uma papel que diz se sou reconhecido ou não?

    @MDD – a questao é muito mais complexa do que isso, Eneias. Espírito de Maçom é uma coisa, regularidade é outra. Imaginemos um advogado. Podemos ter um estudante magnifico, que conhece todas as leis perfeitamente, mas que por razoes ideologicas nao concorda com a OAB e decide nao prestar seu concurso… apesar de ter o espirito juridico dentro de si, nao pode ser considerado um advogado. A Inglaterra é a “OAB” da Maçonaria e dita a regularidade. Claro que podemos ter advogados reconhecidos que sejam picaretas e canalhas, como infelizmente temos maçons regulares que não valem o que comem, da mesma maneira que temos maçons irregulares que são exemplos perfeitos de filhos da viúva.

    1. meu amigo como vç mesmo disso é muito complexo, vejamos então a inglaterra quem é que determiou que ela é “OAB“ da maçonaria pois tambem temos o Grande Orinte da França que também seria uma “OAB“ da maçonaria e hoje existem varias potência serias com um pessoal totalmente serio lincada a essa ordem e nem por isso saem divulgado e distribuindo rótulos de espurio por ai, fazemos uma outra analise em cima disso, a GLUI foi fundadano ano 1717 em uma cervejaria que elegeu um Grão Mestre que nem era mestre, será que auto se aouturgar poder da o direito de diser quem é espurio ou não, se partimos para a constituição de anderson que foi istaurada pela própria GLUI, como podemos dizer que a maçonaria ja existia o poder da GLUI foi da por pessoas espertas da época de dominava com seu dinheiro e seus cargos politicos que so advogou em causa propria, se fomos as raizes de negócio chamado maçonaria vajamos que nas lendas do grau principalamente na do grau de mestre já exista traição, pelo companheiros isso no tempo do Rei Salomão, que foi o grande que difundiu a maçonaria, hoje seria difenrente, sempre vai haver a ausencia de Deus em todos os aspectos que envolvem pessoa, mas deixando a rivalidade politica que existe dentro da maçonaria universal, podemos concluir o seguinte que a mçonaria tem estar dentro de vç e depois vç prega isso aos outros a maçonaria não é de propriendade de ninguem mas sim de direito de todos e de uso publico a partir que uma lei ou constituição Federal de um pais como Brasil soberano diz que a maçonaria é de uso de todos meu caro amigo não é uma GLUI que foi formanda em uma cervejaria com pessoas maus intencionadas se auto intitula “ OAB“ da maçonaria vai disser que é expurio ou não, por que ate mesmo o Grande Oriente PAulista ate 5 anos atras era expurio e hoje não é, qual a importância em contrução a soberania de nosso Pais a GLUI participou , ja o GOF participou em muitas conquista para a soberania de nosso Pais, como por exemplo a abolição da escravatura, então meu caro amigo eu lamento muito por tudo isso quem vem acontecendo na maçonaria e a cada dia que passa, tenho certeza que so existe pessoas interresada em reconhecimento de papel é impressindivel qie uma pessoa so alimente seu ego com quadros na parede, enquando existem pessoas precisando do BRAÇO FORTE DA MAÇONARIA e não tem encontrado por que ao inves de nos unirmos cada dia que passa so pensamos no interrese proprio e não no coletivo, so para lembrá-los a todos que participam deste site vai uma reflexão para alguem que procure a maçonaria e esta dentro dela, ate quando vamos discutir regularidade sendo que antes da fundação o sindicato chamado GLUI, GOF, e outros já existia a maçonaria e isso se fazia por sinais toques e palavras e hoje se faz por reconhecimento de papeis. É com muito pesar e tristeza que redijo esta palavras estou vendo que a maçonaria virou definitivamente um comércio de papeis que tem é do clube e que não tem é um pobre coitado.

      1. Você escreveu o que todos os maçons devem saber de forma Perfeita e Justa meu Ir.’.
        T.’.F.’.A.’.
        André

    2. Relação incompleta de grupos maçônicos no Brasil não reconhecidos pelo Grande Oriente do Brasil – GOB, pela Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil – CMSB (Grandes Lojas) e pela Confederação Maçônica do Brasil – COMAB (Grandes Orientes estaduais):

      1. Academia Maçônica do Estado de São Paulo
      2. Academia Superior Maçônica do Brasil
      3. Confederação da Maçonaria Universal Unida no Brasil – COMUB
      4. Grande Loja Arquitetos de Aquário – GLADA
      5. Grande Loja Brasileira – GLB
      6. Grande Loja Carbonária do Brasil
      7. Grande Loja da Maçonaria Egípcia – GLOMEB
      8. Grande Loja do Brasil – GLOB
      9. Grande Loja dos Maçons Antigos do Rito Schröder do Rio Grande do Sul – GLOMARS
      10. Grande Loja Feminina da Amazônia
      11. Grande Loja Maçônica Feminina do Brasil
      12. Grande Loja Maçônica Mista do Brasil
      13. Grande Loja Maçônica Unida de São Paulo
      14. Grande Loja Maçônica Unida do Piauí
      15. Grande Loja Mista do Rito de Memphis-Misraim
      16. Grande Loja Regular Brasileira
      17. Grande Loja Regular de São Paulo
      18. Grande Loja Regular do Paraná
      19. Grande Loja Regular do Rio Grande do Sul
      20. Grande Loja Simbólica Maçônica Brasileira – GLOSMAB
      21. Grande Loja Simbólica Nacional Brasileira – GLSNB (ou Primeira Grande Loja Simbólica Nacional Brasileira)
      22. Grande Loja Unida de Maçons Antigos, Livres e Aceitos do Estado do Rio de Janeiro
      23. Grande Loja Unida de Minas Gerais
      24. Grande Loja Unida de Pernambuco
      25. Grande Loja Unida de São Paulo (GLUSP)
      26. Grande Loja Unida do Paraná
      27. Grande Loja Unida Sul Americana – GLUSA
      28. Grande Maçonaria Mista da Bahia – GMMB
      29. Grande Oriente da Franco Maçonaria Mista do Estado do Rio Grande do Sul
      30. Grande Oriente da Maçonaria do Espírito Santo
      31. Grande Oriente do Rito Antigo e Primitivo de Memphis- Misrain
      32. Grande Oriente Independente Misto do Rio Grande do Sul
      33. Grande Oriente Lusitano no Brasil
      34. Grande Oriente Maçônico Cristão do Brasil – GOMCB
      35. Grande Oriente Maçônico do Brasil – GOMB
      36. Grande Oriente Maçônico Pan-americano – GOMP
      37. Grande Oriente Nacional “Glória Do Ocidente” do Brasil
      38. Ordem Maçônica Mista Internacional “Le Droit Humain” (O Direito Humano) – Federação Brasileira
      39. Ordem Maçônica Mística e Esotérica do Brasil – OMMEB
      40. Poderosas Lojas Maçônicas Independentes do Brasil
      41. Supremo Conselho Independente da Maçonaria do Brasil
      42. União Mineira de Lojas Maçônicas Independentes – UNILOJAS
      *Lojas independentes, livres, etc., que não se congregam em qualquer tipo de associação.

  147. Tio Marcelo, consegue identificar??
    é só mais 1 fanático da EUBIOSE…
    só pela baboseira ao dizer que 137 ao contrário e de ponta cabeça se escreve a palavra lei, percebe-se que é só mais um vampirizado desse negócio.
    mano quando que esse povo da eubiose vai cair na real a perceber que o fato de numa palavra de outra linguística existir uma palavra em português num passa de UMA BAITA duma coincidência?? kramba meu, assim é fácil eu poderia pegar o meu Nome: BRRyushi e dizer que nele existe a palavra “ushi” que é uma expressão usada para demonstrar espanto à uma situação, mais conhecida como “oxe!”, e oq isso significa?? nada! absolutamente nada. eu só acabei de inventar uma estórinha na hora pra brincar com a cabecinha de vcs! ; ]
    e é isso que a doutrina da Eubiose faz, acorda negada…
    affe…

  148. Del debbio um amigo meu recebeu convite para entrar para a maçonaria aqui em Campo Grande-ms. A loja é GLUMS- Grande Loja Unida do Mato Grosso do Sul
    Obreiros da Luz. Mas não soube dizer pra ela se era expúria ou não.
    Tem como voce dar uma luz??
    Salutem Punctis Trianguli

    @MDD – GLUMS? não é reconhecida pela Inglaterra.

  149. Ainda em tempo: Por ser um grande amigo, justo, íntegro com retidão não gostaria que ele entrasse numa roubada, principalmente porque ele conversando com outro maçom, ele disse que se ele se filiasse a esta loja não poderia visitar a loja deste outro maçom. O que me deixou de orelha em pé.

  150. Perdoe-me meu irmão, mas existem milhares de outras lojas e Grandes Lojas reconhecidas no Brasil, aliás, internacionalmente. Existe uma Grande Loja Regular que é reconhecida por 32 países, o que não acontece com o GOB, que se diz ser o dono da maçonaria brasileira.

    @MDD – Voce jah começa torto… o GOB é reconhecido por 156 países e a informação que eu tenho é de 2010.

    Para que todos saibam. para que uma potencia seja potencia, precisa ter 3 lojas com 7 mestres cada, ter constituição e ter carta patente de uma outra Grande Loja reconhecida. está feita a grande loja!

    @MDD – feita no fundo de quintal, literalmente… dá pra revezar o quintal e colocar lá 7 lojas, uma pra cada dia da semana rsrsrsrsrs e vai continuar não reconhecida.

    Não existe loja espúria (vão procurar o significado disso para ver que nenhum maçom de verdade chama outro disso!) nem maçons espúrios, reconhecemos os irmãos pro Sn. Tq.e pal. não por carteirinha de potência!

    @MDD – Sinais, toques e palavras estao na internet. Qualquer zé ruela os sabe… foi-se o tempo em que apenas isso definia quem é regular ou quem é caça-niqueis.

  151. as GL podem cobrar algum custo mensal ?

    @MDD – Sim, por conta de taxas, aluguel de templo, custos dos jantares, etc… é normal haver uma taxa mensal nas lojas.

  152. A GLUI e INFELIZMENTE a O A B dos verdadeiros Maçons pois a constituição do Reverendo Jaques Anderson é reconhecida pelas Grandes Potencias Maçônicas,do mundo todo,e nem os Maçons franceses,escoceses ou os americanos que adoram uma polemica discutem isso,as lojas não reconhecidas pela grande loja da Inglaterra são Mundanas,ou espúrias.Eu pertenço a uma Loja espúria á nove anos,e tenho a plena certeza que no momento,não sou um Maçom regular,para as Lojas ditas regulares,reconhecidas pela grande loja da Inglaterra,no entanto já fui venerável Mestre de minha loja. Hoje sou Mestre Instalado,mas para meus Primos os Maçons Regulares sou uma Pedra Bruta no sapato deles, um Mundano e profano. PRONTO FALEI.

  153. Frater Marcelo, por favor me explique essa publicação do Freemasonry Today, Jornal oficial da Grande Loja Unida da Inglaterra (A OAB da Maçonaria segundo você) reconhecendo uma mulher como Maçona regular e reconhecendo a regularidade de Lojas Femininas. A mesma é considerada Irmã e é encarregada do Setor de Relações Públicas da U.’.G.’.L.’.E.’.

    @MDD – Mande o link. Não achei em lugar nenhum nada sequer parecido com o que voce falou.

  154. E o Grande Oriente Paulista (GOP) é maçonaria Regular???

    @MDD – ele não é reconhecido pela Inglaterra, mas em muitas cidades, principalmente no interior de São Paulo há acordos extra-oficiais de visitação entre as lojas da GLESP e GOB

  155. Sou recém iniciado em uma loja do GOP da cidade de SP, e até então desconhecia este assunto sobre reconhecimento, visiações, etc. Posso visitar as lojas aqui na cidade de SP da GLESP e GOB sem problemas? E também serei realmente reconhecido como Maçom por esses irmãos de outras potências?

    @MDD – Muito provavelmente não… O GOP não possui acordos de visitação com a GLESP ou GOB ou Lojas regulares da Inglaterra.

  156. Fui convidado para me iniciar em uma loja, cujo a potencia se chama Grande Oriente Brasileiro da Maçonaria Universal(Gobmu), jurisdicionada ao Grande Oriente do Para(Gopa) me disseram que esta é uma potencia irregular por não ser reconhecida pelo Grande Oriente ou pela Grande Loja, Por favor, peço ajuda de quem já é um maçom para saber se realmente esta é uma potencia seria! Obs: Gobmu é de Guararema-SP

    @MDD – Seus amigos estao corretos. Gobmu não é reconhecida.

  157. O que vejo em todas estas manifestações, é que as Potências ditas irregulares só visam o dinheiro e que fazem captações de pessoas através da internet para filiar-se a maçonaria. Se vocês entrarem no site da Grande loja da Inglaterra, você verá que a pessoa interessada em ser maçom preenche um cadastro via internet. O que vale lá não vale aqui?

    @MDD – …preenche um cadastro e depois passa por quase um ano de entrevistas, documentos e certificações para poder ser aceito. BEM diferente das picaretas made in braziu…

  158. Caros, boa noite. Fui convidado por um amigo meu para iniciar na maçonaria. A loja que ele frequenta está sob jurisdição da GOP. Pergunto: serei reconhecido como maçom regular? Qual a relação da GOP com a GOB ou com a GLESP? Moro no interior do estado de Sao Paulo. Agradeço antecipadamente.

    @MDD – O GOP oficialmente nao é reconhecido pelo GOB, entao, aqui em SP, voce teoricamente nao poderia frequentar sessoes regulares. O ponto é que o GOP é muito sério e em muitas cidades os maçons fazem vista grossa a isso e existe uma intervisitação, mas depende muito da cidade e da loja. A resposta oficial é “não, não há acordo de reconhecimento ainda”.

  159. Ola,
    Mudei de bairro e a loja que pertenco (GLESP) ficou muito longe de casa, prejudicando minha presença.
    Existe uma outra loja perto de minha casa, mas de outra potencia (GOB).
    É possivel eu mudar de loja sendo elas de potencias diferentes? Terei que voltar a ser aprendiz? Hoje estou como companheiro e prestes a virar mestre.

    @MDD – Voce pode frequentar a Loja nova, pois ambas pertencem a potências regulares (continuando a pagar os metais na sua loja mãe), ou pode mudar de loja como cotizante, ai voce terá de fazer a chamada “filiação”, mantendo seu grau. Neste caso, voce mudaria de potência.

  160. Saudações!Um amigo me fez um convite de uma Loja para afiliar-me a maçonaria. A potência(?) é Gloria do Ocidente do Brasil, alguém conhece,? é uma maçonaria séria?

    @MDD – Não é reconhecida.

    1. Não é reconhecida, porém regular, o que não a torna indígna. Muito séria desde sua fundação, que neste ano comemorará 54 anos de trabalho sério, voltado para à maçonaria.

    2. A Glória do Ocidente, aqui na minha região (Patos de Minas) a Glória do Ocidente faz um trabalho fantástico, sou membro do GOB e 37 anos, fui deputado por 2 mandatos e venerável por 2 também infelizmente vejo em minha amada potência uma evolutiva tendência ao preconceito e vaidades. Lembro que o combate a esses vícios é fundamental na evolução do ser. Conheço varios membros da Glória e vejo membros inteiros e fieis ao propósito da ordem, é uma ordem que busca muito o conhecimento académico maçônicos, de fato gostam muito de estudar. Na pessoa do irmão V.’.M.’. Eder Luiz, gostaria de abraçar fraternalmente todos membros dessa fantástica loja.

      1. Sou membro da glória do ocidente, no oriente do Paraná, Toledo PR. Ensinamento fantástico, irmandade com acolhida de proveito e prazer sendo o resultado, eu aprovo

  161. Caro @MDD, caso um maçom pertencente ao GOP queira mudar para o GLESP ou GOB, é possivel? ou deve ser iniciado novamente, pois existem pontos de diferencial, como a Regularidade e Reconhecimento, por exemplo.

    @MDD – Se nao for reconhecido, é como se fosse um profano, precisa passar por tudo de novo. Este é mais um motivo para nem começar em uma potencia nao reconhecida, pq os gastos e trabalhos serão em dobro 🙁

  162. Marcelo, recentemente li um artigo e fiquei em dúvida, o GOB não vai mais reconhecer os Grande Orientes Independentes?

    @MDD – Ele nunca reconheceu, na verdade… existia uma “vista grossa” por parte das lojas, mas agora infelizmente ficou oficial por decreto. Eu acho isso muito triste, na real..

    1. Marcelo, acredito que essa vista grossa vá continuar em algumas cidades, pois, algumas Lojas do GOB são muito unidas às da COMAB.

      @MDD – No que dependesse de mim, a COMAB jah estaria reconhecida pelo GOB e GLUE… vaidades, só vaidades…

  163. Como uma associação maçonica independente se regulariza ?

    @MDD – Entra em contato com o GOB e pode fazer a regularização da Loja. Nao sei quais tramites exatos sao necessários, mas é algo possível sim.

  164. Quero saber sobre a regularidade das lojas do Grande Oriente INDEPENDENTE de São Paulo – GOISP.
    São reconhecidas pelo GOB e Grande Loja da Inglaterra?

    @MDD – Nao 🙁 O GOISP era o antigo “complexo pitagoras”, que se tornou irregular por desavenças entre o seu dono e o GOSP.

  165. Bom dia!!
    Gostaria de deixar bem claro que o assunto e extenso e polemico, mas vou simplificar:
    Quando O GOB foi reconhecido pela GLUI, a mesma exigia que a Potencia tivesse sido criada por 03 lojas fundadas por Maçons regulares.
    O GOB foi fundado por apenas uma única Loja, irregular, a Comércio e Artes.
    Na 2ª seção, isto e, apos a fundação, e que começaram a organizar as outras duas.
    Seu 1º Grão Mestre, o José Bonifácio, nem maçom era, alem disto, odiava os maçons, só aceitou o cargo, para pode observar melhor seus desafetos.
    Ele era Monarquista e a maçonaria Republicana, ele nunca foi o Patrono da Independência, titulo este dado pela Prefeitura de Santos, e acabou ‘colando”.
    Já como Grão mestre perseguiu e mandou matar muitos Maçons.
    Pelo exposto, já que não cumpria com as exigências, o GOB não Poderia ter sido reconhecido pela GLUI. Todos sabem que o GOB e uma FEDERAÇÃO e a GLUI não reconhece FEDERAÇÃO, seria por isto que o GOB esta mudando o nome dos Orientes estaduais?
    Quanto a Grande Loja pior ainda, foi criada por Lojas que abandonaram o GOB, portanto eram irregulares e ainda por cima Perjuras. Não poderiam ser reconhecida pela GLUI.
    Falando em espúrias, espúria quer dizer; Não original, não verdadeira etc etc, portanto, se visto por este prisma, nem a GLUI pode ser considerada Regular, também e Espúria, uma vez que a Maçonaria Operativa não surgiu naquele País, mas sim na Alemanha por volta de 1200.
    Um TFA a todos
    Kim

  166. Olá, tenho uma dúvida, quem sabe você consegue me iluminar. Recebi um e-mail deste domínio xxxxxx trata-se da AMGOSP supostamente Academia Maçônica Grande Oriente SP. Era um convite para afiliar-se através de uma ficha de inscrição no próprio site, fiquei curioso e enviei a ficha, dias depois fui contatado por um irmão que fez uma pré entrevista pelo telefone e depois me passou as seguintes informações caso fosse aceito na ordem ocorreria uma segunda fase e precisaria disponibilizar 3 fotos 3 x 4 de terno e gravata pretos e camisa branca, comprovante de residência, cópia de RG e CPF, até aqui tudo bem, mas, havia também uma tal ONÇA MAÇÔNICA no valor de R$ 1.500,00. Então pergunto. A AMGOSP é reconhecida? Essa tal ONÇA MAÇÔNICA é de fato exigida por todas as lojas quer sejam regulares ou espúrias? Ou isso é algum tipo de engodo?

    @MDD – Total picaretagem. Fuja para as montanhas. NENHUMA loja maçônica minimamente séria faz cooptação por email, spam, faceboks e afins… são apenas caça niqueis sem nenhum reconhecimento de potencia alguma.

  167. Gostaria de fazer um comentário sobre lojas regulares e expurias.

    Vejo que alguém no passado bebendo em um Pub resolveu se tornar o dono da maçonaria no mundo. e assim o fez em uma reunião de 3 ou 4 pessoas que desde então se consideram os donos .
    Eu pergunto a maçonaria nos estados unidos é filiada a Glui? sei que não é então todos americanos são maçons irregulares?
    A Maçonaria é muito mais antiga do que esses senhores que resolveram ser os donos dela.
    Ser maçom não é ser vinculado a Glui. isso esta mais para um titulo de vaidade estupida .
    os conceitos são bem diferentes.

    @MDD – Voce começa sua argumentação errada. Ninguem quis se tornar “dono da maçonaria”; as mais antigas lojas que existiam se reuniram para formar o que se chama hoje de maçonaria. As irregulares, espúrias, mistas e outras é que foram surgindo depois, JUSTAMENTE pela vaidade de seus donos que não queriam trabalhar em prol da maçonaria. A história das lojas irregulares é que pode ser traçada a partir de pessoas que geralmente perderam eleições para grão mestre, violavam os landmarks, queriam poder ou simplesmente (nas mais recentes) apenas arranjaram um galpão e querem faturar uma grana com os profanos trouxas que estao dispostos a pagar um bom dinheiro pra serem “maçons”… fazem propaganda via SPAM e recrutamento do tipo “pagou-passou”

    1. E quando o fundador de uma potência dita “não reconhecida” é um dos nomes mais respeitados mestres no Brasil, Grau 33 do REAA? E quando esta potência tem mais de 50 anos de trabalho sério? E quando os valores de iniciação nesta potência são um dos mais baixos praticados no Brasil? E quando a sua fundação aconteceu justamente porque o seu fundador queria inserir pessoas não elitizadas, de renda baixa, mesmo ele sendo um importante empresário? Isso é picaretagem?

      IIr.´. Pratiquem a arte real e verão que isso é meramente títulos e pompas que não levarão a lugar nenhum a nossa sagrada ordem.

      T.´.F.´.A.´.

  168. Bom dia !

    Sou filiado a uma potencia a nacional sybolica é regular e tem o reconhecimento do gorj, gostaria de saber se posso visitar qualquer loja em sp por exemplo passando pelo telhamento..

    @MDD – Se for do COMAB e quiser visitar uma loja do GOB, infelizmente nao.

  169. Boa noite.

    Gostaria de uma opnião sobre a loja maçonica chamada amgosp – Academia maçonica oriente São Paulo, pois, recebi um convite da mesma e achei estranho a facilidade de acesso.

    Se puder me responder via e-mail agradeço.

    @MDD – NENHUMA loja maçonica seria e reconhecida convida membros por SPAM ou anuncio no facebook…

  170. Ser maçom é ser irmão compreensivo e fraterno, e o mais importante, que é a máxima da maçonaria, igual, todos nós somos iguais, quem subjuga superior comprova não ser maçom, independente do grau ou da potências

    @MDD – São coisas distintas. O combate às lojas espúrias e picaretas se faz necessário para que pessoas honestas não sejam lesadas por estes charlatões, aprendam tudo errado e distorcido e acabem se decepcionando com a maçonaria. Entre lojas regulares, somos todos irmãos, iguais e maçons… mas a pessoa não fez o ritual verdadeiro, nao pertence a uma loja correta e nao esta a par da estrutura maçônica, nosso dever é informar da irregularidade para que a pessoa possa trilhar o caminho certo dentro da egrégora maçônica.

  171. Marcelo,

    Recentemente entrei no site do GOB e este tinha um formulário de registro de interesse.
    É confiável?
    Digo isso pois tenho interesse em ingressar na maçonaria, mas tenho receio de que possa ser algo que vá ser danoso no futuro.

    @MDD – No GOB sera regular, mes eu recomendo que voce procure por algum amigo que seja maçom para que ele seja seu padrinho dentro da Ordem. É o melhor jeito.

  172. MArcelor, mesmo que não sejam reconhecidas pelo Gob e Glo, existem potências que fazem um trabalho sério?

    @MDD – “reconhecimento” e “trabalho serio” são duas coisas distintas e independentes… tem lojas reconhecidas que são uma porcaria e tem lojas irregulares que são uma excelencia em estudos…

  173. Complicado. O que cai nas mãos do homem, se perde.
    Maçonaria não é uma Loja ou uma Potencia. Maçonaria é dentro de cada um.
    Disputas de poder, dentro de algo originalmente concebida para ser sublime, levou a perda da essencia fundamental.
    Hoje temos associações comerciais e entidades de elevação de egos, em nome de algo concebida para ser uma escada espiritual para melhora do ser humano.
    Lamentável. Reconhecidas ou não reconhecidas hoje estão dentro da mesma panela. Enquanto as primeira querem deter o poderio e o dominio, as segundas querem chegar la para os mesmos fins.
    Triste fato, mas é a tendencia da humanidade.

  174. Bom dia!

    Se somos reconhecidos por ss.’.tt.’. e pp.’., quando impomos que é necessário documentos do GOB, GLUI ou outras para reconhecimento, não estaríamos mexendo na imutabilidade de nossos Landmarck’s? Assim, nos tornamos um clube de negócios e não fazemos maçonaria. Infelizmente estamos nos comportando como clérigos e não como maçons.
    E tenho dito!

  175. BOA NOITE GOSTARIA DE SABER A RESPEITO DA LOJA MAÇONICA PAULISTA SE ELA É REGULAR E QUAIS AS LOJAS FILIADA .POIS ESTOU EM DUVIDA QUANTO A SUA REGULARIDADE .
    OBRIGADO

    @MDD – Irregular. Nenhuma loja maçônica séria anuncia em facebook, revista, spam ou emails… nunca, em nenhuma hipótese. Se voce receber email de convite, spam, propaganda de facebook, etc, etc pode ter certeza que é um golpe, nem precisa vir perguntar aqui.

  176. Olá boa tarde.
    Estou pra ser iniciado no GLOMEB De gostaria de saber a título de curiosidade de eles são regulares,
    Ou seja grandes lojas Ou ao GOB.
    Agradeço atenção

    @MDD – Infelizmente, A GLOMEB não é reconhecida pela Inglaterra. Você não poderá frequentar sessões no GOB ou Grandes Lojas.

  177. Gostaria de saber a média de custo mensal das três potências aqui o Paraná, grato.

    @MDD – Impossivel responder, pq depende da loja, da potência, da quantidade de obreiros, etc… mas geralmente está entre R$ 150 e R$ 250 por mês (abril/2018).

  178. Saudações,

    Gostaria de saber se um irmão iniciado uma ordem não regular, mesmo que “de respeito”, ainda poderá ter a oportunidade de se iniciar (tal como um profano) numa loja maçônica reconhecida e regular do GOB?

    @MDD – Pode, mas ele terá de fazer todo o processo do início, como um candidato normal.

  179. Recebi dois e-mails dizendo ter sido indicado por um membro regular a iniciar a ordem dos cavaleiros templários e a Ordem Maçônica Mista Internacional Le Droit Humain, emails distintos em datas diferentes, com links de sites, endereço e telefone formal, tais fraternidades existem mesmo ou são golpistas se passando por tais ordens?

    @MDD – NENHUMA ordem séria recruta por spam, email, facebook, panfleto no farol, etc…

  180. A questão de ser reconhecido pelo Gob ou Glesp ou outra potência pode dar uma referência de idoneidade, mas não é tudo. Somente na convivência , experimentação própria, e dotado de um senso crítico baseado em valores éticos o indivíduo poderá avaliar a busca de cada loja. Em primeiro lugar “jamais” alguém poderá afirmar que, somente esta ou aquela potência está ligada a G.A.D.U. e então que, simplesmente baseado nisso uma potência ou loja são descaminhos. Há lojas sérias, que nunca se filiarao a grandes potências mas estarão contribuindo para formar grandes homens , praticando a velha maçonaria

  181. Achei muito interessante o texto e o ponto de vista.

    Mas me surge uma dúvida. Sou do GOMB, uma potência relativamente nova e filiada a G.’. O.’. Da França. Sei que não sou reconhecido pela Inglaterra. No entanto aprendí muito frequentando as Lojas do GOMB e pago uma mensalidade barata até… Qual exatamente a Diferença pra uma Loj.’. Que é vinculada à Inglaterra? E qual é a média de mensalidade em uma Loja Do GOB/GLESP? Se por um acaso eu fosse aceito, eu voltaria a ser aprendiz?
    TFA e parabéns pelo excelente texto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas